You are on page 1of 3

Ficha Informativa: o Texto Dramtico

1. Categorias ou elementos do texto dramtico


Aco: desenrolar dos acontecimentos, atravs do dilogo e da movimentao das personagens. Exposio: apresentao das personagens e dos antecedentes da aco. Interna Conflito: sucesso dos acontecimentos que constituem a aco teatral. Desfecho: desenlace da aco. Estrutura da aco Acto: grande diviso do texto dramtico, que decorre num mesmo espao. Externa Cena: diviso do acto determinada pela entrada ou sada de personagens.

principais Personagens secundrias figurantes

Espao local onde decorre a aco. No texto teatral corresponde ao espao da representao. Tempo momento em que decorre a aco.

2. Modalidades textuais do texto dramtico


a) Falas ou rplicas: das personagens, que aparecem em discurso directo, a seguir ao nome de quem as diz, podendo apresentar-se sob a forma de dilogo ou no; b) Didasclias ou indicaes cnicas: que surgem normalmente entre parntesis e informam dos movimentos, gestos e atitudes das personagens, dos objectos utilizados em cena, do cenrio, do guarda-roupa, dos efeitos luminosos e sonoros, entre outros.

O teatro: ficha de trabalho


1. Descobre na sopa de letras catorze pessoas envolvidas num espectculo teatral. M A C E N O W T I L E Z C E S A R E C A Y M Y B S E O A U V C D E F I T U I P E N D R A M A T U R G O R E T T E N C E N A D O R S R C Q R R Z T A U O R E X U T T A A E E O R D V O P F B L A S C A R A C T E R I Z A D O R I R C E U D O G R C O N E S E S O N C I D U A T R O G T S A N I S U R P R I P R A I I T G L M T I I I T L A T D R R O A O N D Z A A B O U T O A U T R I V C S I P A E R F A R I S P A E T A V C A O P O N T O R M A E S T I V B W S A T O L E R L U M I N O T C N I C O T

2. Faz corresponder os espaos e os objectos utilizados no teatro sua definio.


Adereos Balco Bastidores Bilheteira Camarim Camarotes Cenrio espectculo Colunas Cordas Foyer Guarda-roupa Palco Pano Plateia luminoso Projectores espao destinado aos espectadores, no pavimento inferior de um teatro conjunto de fios para erguer o pano caixas acsticas para difuso de som plataforma onde se apresenta o espectculo cortina que separa o palco do pblico sala de entrada de um teatro conjunto de fatos e de adereos de um espectculo aparelhos para enviar distncia e com intensidade a luz de um foco guich onde se compram os bilhetes para um espectculo gabinete onde os actores se vestem e se caracterizam acessrios utilizados no teatro galeria/ avanado, frente dos camarotes e sobre a plateia espao do palco que no visto pelos espectadores decorao do espao de actuao pequenos compartimentos dispostos em andares onde se assiste ao

3. Preenche as seguintes palavras cruzadas

Verticais: 1- Pessoa que, durante a realizao do espectculo, l o texto em voz baixa para auxiliar a memria dos actores. Ocupa um lugar apenas visvel aos actores. 2- Aquele que altera o rosto do actor para o adequar ao papel que desempenha. 3- Aquele que marca a entrada dos actores em cena. 4- Pessoa que imagina e realiza os cenrios. 5- Pessoa que trata dos figurinos. 6- Indivduo que representa um papel numa pea de teatro. 7- Tcnico que reconstitui os rudos que acompanham a aco. Horizontais: 1- Pessoa encarregada dos adereos. 2- Aquele que assiste a um espectculo. 3- Indivduo encarregado da iluminao de um espectculo teatral. 4- Aquele que pe em cena ou que faz a encenao de um espectculo teatral. 5- Criador de uma pea teatral. 6- Autor de textos dramticos. 7- Feminino de actor.

You might also like