You are on page 1of 5

Poluentes Inorgnicos do ar

Incluem-se nesta classe poluentes de vrios tipos, como gases e particulados. Muitas substncias slidas e lquidas podem vir a ser particulados contaminantes do ar. Os xidos de carbono, enxofre e nitrognio tambm so considerados poluentes inorgnicos quando presente em grandes quantidades. Muitos dos gases poluentes do ar aparecem na atmosfera atravs de atividades humanas, os mais comuns so CO, SO2, NO e NO2, na ordem de 100 milhes de toneladas por ano, sendo que a quantidade emitida destes gases ainda pequeno em relao quantidade de CO 2 presente no ar. (H2S), cloro (Cl2), cido clordrico (HCl) e cido fluordrico (HF) tambm emitidos por atividades humanas (Manahan, 2001).

Outros gases poluentes so amnia (NH3), xido nitroso (N2O), cido sulfdrico

Partculas na atmosfera
O tamanho dessas partculas de aproximadamente 0,5 milmetro (como pequenos gros de areia ou orvalho) e so originadas de uma grande variedade de materiais e objetos discretos que podem ser slidos ou gotculas de lquidos. Aerossis atmosfricos so partculas slidas ou lquidas com dimetro menor que 100mm. Partculas poluentes entre 0,001 e 10mm esto comumente suspensas no ar prximas a fontes de poluio, como a atmosfera urbana, plantas industriais, rodovias e fbricas em funcionamento (Manahan, 2001). Exemplos de partculas slidas menores so: as fuligens (carbono preto), iodeto de prata, ncleos de combusto e ncleos de sal formados atravs da perda de vapor d'gua proveniente do mar. Partculas maiores incluem p de cimento, poeira e carvo pulverizado. Matria particulada lquida inclui pingos de chuva, nvoa e gotas de cido sulfrico. Algumas partculas so de origem biolgica, como vrus, bactrias, esporos bacterianos, esporos de fungos e plen. Os particulados podem ser orgnicos ou inorgnicos; ambos os tipos so contaminantes atmosfricos muito importantes.

Monxido de Carbono
O CO um gs incolor, inodoro e txico. um dos principais poluentes da atmosfera, sua concentrao total de aproximadamente 0,1ppm. O monxido de carbono um dos gases emitidos pelos escapamentos dos automveis (combusto incompleta de materiais que contm carbono (1), como os combustveis fsseis), mas muito desse gs est presente como intermedirio da reao de oxidao do metano pelo radical hidroxila (2) (Manahan, 2001; Lee, 2000).

O monxido de carbono um gs inerte, no constituindo grande ameaa vegetao ou aos materiais expostos atmosfera. No entanto, se aspirado em determinadas quantidades pode causar a morte. No sangue ele possui um efeito muito perigoso quando forma um complexo estvel com a hemoglobina: se aproximadamente 2% dela estiver ligada ao CO, a atividade normal da pessoa fica debilitada. Se esse percentual estiver entre 10 e 20% pode causar a morte do indivduo. O complexo formado impede o transporte de oxignio pelo corpo, levando, inicialmente, inconscincia e depois morte.

Considerando que a combusto interna de mquinas a fonte primria de emisses do monxido carbono, medidas controladas estiveram concentradas em automveis. Os automveis mais modernos utilizam catalisadores (metais nobres) que auxiliam na oxidao do CO em CO2, diminuido assim a emisso de monxido de carbono na atmosfera (Manahan, 2001; http://www.sicap.com.br/portugues/catalisador/saude.htm). O tempo de residncia do CO na atmosfera pequeno, sua destruio ocorre na reao com o radical hidroxila, transformando-o em gs carbnico:

Gs Carbnico (CO2)
necessrio ao crescimento das plantas. A quantidade de dixido de carbono na atmosfera de aproximadamente 365 ppm em volume, mas essa quantidade est aumentando cerca de 1 ppm por ano. A fotossntese efetuada pelas plantas remove cerca de 360 bilhes de toneladas de CO2 da atmosfera, a mesma quantidade deve ser devolvida atmosfera pela respirao de plantas e animais ou pela putrefao de restos de animais ou plantas (Lee, 2000). A queima de combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural), e de florestas liberam para a atmosfera cerca de 25 bilhes de toneladas de CO 2 por ano. A decomposio trmica de calcrio na fabricao de cal libera aproximadamente 100 milhes de toneladas de CO2 (Lee, 2000). O CO2 , dos xidos, o mais abundante, ele um constituinte natural e

aquecimento geral da atmosfera, o chamado "efeito estufa".

O aumento da quantidade de CO2 juntamente com outros gases causa o

Dixido de enxofre (SO2)

podendo ser de origem natural ou artificial. O SO 2 natural proveniente de erupes vulcnicas e da decomposio de animais e vegetais, no solo, nos pntanos e nos oceanos. O artificial resulta da queima de combustveis fsseis, como o petrleo e seus derivados, como por exemplo, a gasolina (Manahan, 2001; Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1996). A hulha (FeS2) contm de 1 a 3% de enxofre (S), sua queima produz tambm o

O SO2, muito comum na baixa atmosfera, tambm um importante poluente,

dixido de enxofre pela reao abaixo. Os leos pesados da destilao de petrleo contm de 1 a 2% de S. No Brasil esse teor chega a 5%. Um teor de 0,1 a 0,2 ppm j causa danos s pessoas com doenas respiratrias, 0,3 ppm de SO 2 causa srios danos aos vegetais.

Muitos fatores como temperatura, umidade, intensidade da luz, transporte atmosfrico e caracterstica de materiais particulados na superfcie podem influenciar as reaes do dixido de enxofre na atmosfera. Assim como outros gases poluentes, o SO2 sofre reaes qumicas formando partculas. Boa parte do dixido de enxofre na atmosfera oxidada a cido sulfrico e sulfatos, particularmente sulfato de amnio e sulfato de hidrognioamnio. O principal efeito sobre a sade no aparelho respiratrio: o SO2 causa irritao e aumenta a resistncia do canal respiratrio, principalmente em pessoas asmticas e com deficincia respiratria, alm de secrees da mucosa nasal. O SO2 quando convertido em cido sulfrico provoca a chuva cida que pode destruir as plantas. Os danos causados so pequenas manchas sobre as folha, exatamente onde tocam as gotculas (Manahan, 2001).

Uma maneira de reduzir a presena desse gs na atmosfera a remoo do enxofre do carvo e do leo antes da combusto atravs da injeo de calcrio (CaCO3), pulverizado nas fornalhas. A decomposio do calcrio produz cal (CaO) e CO2, o CaO reage com o SO2 formando sulfito de clcio:

combusto por uma suspenso aquosa de cal, mas a remoo ineficiente e a grande quantidade de combustvel a ser tratada torna o processo um pouco dispendioso, no sendo muito utilizado.

As partculas slidas de CaSO3 e boa parte de SO2 so removidos do gs de

xidos de Nitrognio

xido

Os xidos de nitrognio mais encontrados na atmosfera so o xido nitroso (N 2O), ntrico (NO) e dixido de nitrognio (NO 2).

O xido nitroso gerado microbiologicamente e relativamente inerte na baixa atmosfera e no influencia muito nas reaes qumicas. Seu nvel diminui com a altitude na estratosfera causado por reaes fotoqumicas.

Alguns reagem com oxignio atmico:

Essas reaes so importantes em termos da diminuio da camada de oznio, como citado anteriormente (Manahan, 1997). Cerca de 60% das emisses de xido nitroso (N 2O) provm de fontes naturais; ele encontrado em grande abundncia nos oceanos e o restante em emanaes de solos, principalmente os tropicais. A concentrao deste gs era constante no perodo pr-industrial dos pases desenvolvidos, seu nvel era de cerca de 275ppb, e atualmente, com uma taxa anual de 0,25% alcanou 312 ppb. O N 2O um sub-produto em ambientes terrestres e aquticos de processos de desnitrificao e nitrificao. O monxido de nitrognio (NO) e o dixido de nitrognio (NO 2) so poluentes provenientes do escape de veculos motorizados, avies, centrais termoeltricas, fbricas de fertilizantes, de explosivos ou de cido ntrico, incineradores e queimadas. O ar utilizado na combusto dentro dos motores dos automveis possui, logicamente, oxignio e tambm nitrognio. Com o aumento da temperatura a valores suficientemente altos, ocorre a reao entre estes gases produzindo, principalmente, xido ntrico (NO).

Este gs oxidado formando dixido de nitrognio (NO 2):

ntrico:

O NO2 reage com gua formando cido ntrico (causador da chuva cida) e xido

Os gases expelidos pelos veculos automveis podem conter at 1.000 ppm de xidos de nitrognio, mas com o uso de catalisadores, o NO presente nos combustveis transformado em N2, um gs pouco reativo e um importante componente da

atmosfera. O fumo de cigarros tambm contm xidos de nitrognio em concentraes de at 300 ppm. Os gases de escape e fumo de cigarros so produzidos em recintos fechados, dificultando a diluio destes gases, principalmente por estarem em concentraes muito elevadas. Pequenas quantidades de xidos de nitrognio formamse durante as tempestades e na solda eltrica. Os xidos de nitrognio sofrem, no meio ambiente, transformaes fotoqumicas que levam formao de oznio (O 3), o chamado smog fotoqumico(http://www.geocities.com/RainForest/Canopy/9399/Ambiente_Global/ai r/gases.html). O NO um gs praticamente inofensivo e puro, no representa graves perigos sade. O NO2 um gs de cor castanho-avermelhado, de odor caracterstico txico e muito irritante. Uma pessoa que aspire este gs sente imediatamente ardncia nos olhos, no nariz e nas mucosas em geral (http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/ciencia/chuva.html; http://www.zemoleza.com.br/trabalho.asp?cod=596; http://www.zemoleza.com.br/trabalho.asp).

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_polinorg.html

You might also like