You are on page 1of 16

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino a Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo deste fascculo.

. Cpia no autorizada Crime.

Interpretao, Literatura, Redao Ingls e Espanhol

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Paulo Lobo, Pedro Fernandes, Rivaldo Coelho e Sousa Nunes

3 0

Caro Estudante

ao, explorando suas Tecnologias e Red Linguagens, Cdigos e de , abordaremos a rea avs Neste terceiro fascculo idiano. mltiplas linguagens atr s que utilizamos no cot ade erpretao de textos, as competncias e habilid literatura por meio da int bm examinaremos os isso! Tam preender: a redao. Mas, no s Nossa abordagem com anhol. o textual por meio da propostas em ingls e esp l e no verbal e a produ estrangeira, com de texto verba ao de textos em lngua erpret elementos centrais da int Bom trabalho!

Objeto do Conhecimento

O ndio na literatura brasileira: do bom selvagem ao heri sem escrpulos


Esta seo tem como objetivo geral o estudo de temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestaes culturais, com nfase no dilogo que a literatura mantm com as outras artes. O ndio, j no primeiro texto sobre o Brasil (Carta, de Pero Vaz de Caminha), elemento de fundamental interesse na construo ideolgica e esttica que o colonizador fez do colonizado. Nos primeiros sculos da colonizao, os textos dos historiadores e da literatura catequtica dos jesutas deram ao ndio um perfil estereotipado, de tabula rasa, que, de certa forma, vai ser mantido at o advento da literatura romntica de Gonalves Dias e de Jos de Alencar. Na literatura brasileira, o termo indianismo faz referncia idealizao do indgena, por vezes retratado como heri nacional. Mas o selvagem extico logo se transforma em heri do Romantismo. O ndio ento virou moda no mundo e no Brasil e passou a ser referncia para a criao de uma nacionalidade. Os romances Iracema e O Guarani, de Jos de Alencar, so smbolos desse perodo. Os dois livros podem ser designados como romances fundadores, ou seja, obras ficcionais que representam metaforicamente o incio de um mundo e/ou de uma raa. Essa moda durou at o final do sculo XIX, quando o ndio sai de cena, temporariamente, j que ele volta literatura na dcada de 20, com o Modernismo, quando surge Macunama, o anti-heri criado por Mrio de Andrade. O ndio passa a ser mostrado como pardia do ndio romntico. um modo mais refletivo que marca a diferena da cultura brasileira. O Modernismo tambm refora a identidade nacional, mas de outro modo. No mais a valorizao do nacional como algo extico, mas como parte de um modelo nacional. Mas o que fica a imagem do bom selvagem Peri, da virgem dos lbios de mel Iracema e do heri sem escrpulos Macunama.
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-19d.asp (adaptada).

Para completarmos nossa abordagem de literatura, revisemos duas obras pr-romnticas que trataram da temtica indianista: O Uraguai e Caramuru.

O URAGUAI Baslio da Gama A morte de Lindoia Os trechos mais belos e mais interessantes dessa obra potica do Arcadismo brasileiro referem-se aos ndios. Alguns deles, como a narrao da morte de Cacambo, assassinado por Balda, e a do desespero e suicdio de Lindoia, do um tom lrico ao poema e podem ser classificados como pr-romnticos: Morto Cacambo, amado de Lindoia, por envenenamento, o Pe. Balda quis cas-la com o mestio Baldetta. A cerimnia estava preparada, todos os chefes aguardavam entrada do templo, mas a noiva no compareceu. Caitutu, irmo de Lindoia, informado pela feiticeira Tanajura sobre o paradeiro da irm, foi busc-la e a encontrou num bosque, deitada sobre a relva, com uma serpente sobre o corpo. Porque Cacambo, seu amado, fora envenenado, ela, por fidelidade a ele, no aceitou o casamento que lhe era imposto, deixando-se picar por uma serpente. Quando Caitutu a encontrou cada com a cobra envolvendo-lhe o corpo, atirou uma flecha na serpente para salvar a irm, mas j estava morta.

O afogamento de Moema Caramuru um poema do Arcadismo brasileiro que narra a histria (lenda?) do aventureiro Diogo lvares Correia, que naufraga na costa da Bahia, no sculo XVI. O episdio antolgico desse poema o afogamento de Moema, que delineia o momento mais dramtico da obra. Moema, diante da infortunada rejeio, lana-se ao mar atrs do navio do seu amado portugus Diogo, o Caramuru, que se dirige Europa para o casamento com a rival ndia Paraguau. Moema perece tragada pelas ondas.

CARAMURU Santa Rita Duro

34

LITERATURA E INTERTEXTUALIDADE A literatura uma arte polissmica e polifnica, dialoga constantemente com outras artes, notadamente as artes plsticas. O escritor, para usar uma expresso de Murilo Mendes, mantm sempre o olho armado e, maneira de um pintor ou escultor, fixa a eternidade de um momento. Intertextualidade Uma obra literria pode ser construda tomando outra como modelo ou referncia. Assim, quando um autor utiliza textos de outros autores para construir seu prprio texto, d-se o fenmeno da intertextualidade. Porm, chama-se intratextualidade quando ele retoma sua prpria obra, reescrevendoa. Dois conceitos so indispensveis para a compreenso do fenmeno da intertextualidade: pardia e parfrase. Pardia e Parfrase Pardia constitui o procedimento intertextual em que se toma o texto de outro autor com a inteno de critic-lo, descaracteriz-lo etc. J a parfrase, ao contrrio, a retomada de um texto sem inteno de critic-lo, mas de concordar com ele. Trata-se da reafirmao, em palavras diferentes, do mesmo sentido do texto original (intertexto). Para exemplificar essa caracterstica da produo literria, vlido analisarmos a introduo do segundo captulo da obra Macunama, em que Mrio de Andrade retoma as palavras de Jos de Alencar, em Iracema, ao apresentar na narrativa o seu personagem principal e anti-heri. Observe os fragmentos das duas obras: Em Iracema: Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana, e mais longos que seu talhe de palmeira. (...) Em Macunama: No fundo do mato-virgem nasceu Macunama, heri de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Ao optar pela aluso ao romance de Jos de Alencar, Mrio de Andrade, ao mesmo tempo em que traz para o texto o fragmento do autor indianista, reconstri o discurso original para remontar um outro texto. Mesmo utilizando elementos da natureza brasileira que uma caracterstica dos textos do Romantismo a nova composio distorce ou nega a ideia inicial de exaltao do elemento indgena que, no texto modernista, na realidade um antiheri, e no o bom selvagem do Romantismo. Questo Comentada
|C5-H17| Os quadros reproduzidos a seguir dialogam com trs obras da literatura brasileira. Com base em seus conhecimentos literrios e nos motivos retratados pelos artistas plsticos, assinale a alternativa verdadeira sobre fatos relativos s personagens em foco.
Lindoia, Jos Maria de Medeiros, 1882.jpg pt.wikipedia.org

Moema, Victor Meirelles, 1866. Museu de Arte de So Paulo. sasarte.arteblog.com.br

Iracema, leo sobre tela, 167,5 x250,2 cm. Jos Maria de Medeiros, 1884. Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes.

a) Victor Meireles retratou, de modo realista, a personagem de Caramuru. b) As trs personagens retratadas tiveram um destino comum: foram abandonadas pelos seus companheiros. c) As duas primeiras obras retratam motivos rcades, ao passo que a terceira apresenta um motivo romntico. d) O artista focalizou um momento prazeroso na vida de Moema: o banho de sol beira-mar. e) O artista focalizou o corpo de Lindoia, ao p de um cipreste, morta a flechadas por uma tribo inimiga. Soluo Comentada: Victor Meireles, ao retratar a personagem Moema, de Caramuru, no o fez de modo realista, mas romntico. Com um olhar romntico, ele retratou o corpo da jovem morta, deitado beira do mar, numa pose sensual, com a tanga presa apenas a um dos lados dos quadris, a perna esquerda apoiada numa rocha e os cabelos soltos espalhados na areia. O mar aparece difusamente por detrs e, ao longe, percebe-se a mata, onde sobressaem algumas rvores e palmeiras. Est, portanto, falso o item A. tambm falso o item B, porque Lindoia, personagem do O Uraguai, no foi abandonada pelo companheiro. Cacambo, seu amado, foi envenenado, e ela, fiel a ele, no aceitou um casamento que lhe foi imposto, deixando-se picar por uma serpente num bosque. O item C est correto, pois Moema (do pico Caramuru) e Lindoia (do pico O Uraguai) pertencem ao Arcadismo, ao passo que Iracema, do romance homnimo, obra do Romantismo.
Universidade Aberta do Nordeste

35

Est falso o item D, porque o artista no pintou Moema ao banho de sol, mas morta, por afogamento, aps fracassada tentativa de barrar a viagem de seu amado Diogo lvares, o Caramuru, que a deixou para casar-se com Paraguau. Est igualmente falso o item E, uma vez que, como se comentou no item B, Lindoia deixou-se picar por uma serpente para no aceitar um casamento forjado. Ela no foi morta, portanto, a flechadas por tribo inimiga. A flecha que aparece no quadro foi atirada pelo irmo de Lindoia contra a serpente que envolvia o corpo de sua irm.
Resposta: C

a) a tristeza de Iracema, por no entender o significado que a flecha do esposo simbolizava. b) a reao de Iracema ao decodificar a mensagem deixada por Martim. c) a desiluso de Iracema por sentir-se trada pelo marido, que retornava a Portugal para rever sua noiva. d) a revolta de Iracema porque Martim partira com Poti sem lhe dar satisfao. e) o arrependimento da filha dos tabajaras por ter deixado sua tribo para tornar-se esposa de um guerreiro branco inimigo de seu povo.

Para Fixar
|C5-H17| 01. Confronte o quadro e o texto reproduzidos a seguir para resolver a questo proposta.

|C5-H15| 02. Leia a msica a seguir. IRACEMA VOOU


Chico Buarque

Antnio Parreiras (1860-1937): Iracema, 1909. leo sobre tela, 61x 92 cm. So Paulo, Museu de Arte.

Poti refletiu: As lgrimas da mulher amolecem o corao do guerreiro, como o orvalho da manh amolece a terra. Meu irmo um grande sabedor. O esposo deve partir sem ver Iracema. O cristo avanou. Poti mandou-lhe que esperasse; da aljava de setas que Iracema emplumara de penas vermelhas e pretas, e suspendera aos ombros do esposo, tirou uma. O chefe pitiguara vibrou o arco; a seta atravessou um goiamum que discorria pelas margens do lago, e s parou onde a pluma no a deixou mais entrar. Fincou o guerreiro no cho a flecha, com a presa atravessada, e tornou para Coatiabo: Tu podes partir agora. Iracema seguir teu rastro; chegando aqui, ver tua seta, e obedecer tua vontade. Martim sorriu; e quebrando um ramo do maracuj, a flor da lembrana, o entrelaou na haste da seta, e partiu enfim seguido por Poti. Breve desapareceram os dois guerreiros entre as rvores. O calor do Sol j tinha secado seus passos na beira do lago. Iracema inquieta veio pela vrzea seguindo o rastro do esposo at o tabuleiro. As sombras doces vestiam os campos quando ela chegou beira do lago. Seus olhos viram a seta do esposo fincada no cho, o goiamum trespassado, o ramo partido, e encheram-se de pranto. Ele manda que Iracema ande para trs, como o goiamum, e guarde sua lembrana, como o maracuj guarda sua flor todo o tempo, at morrer.
Iracema, de Jos de Alencar.

Iracema voou Para a Amrica Leva roupa de l E anda lpida V um filme de quando em vez No domina o idioma ingls Lava cho numa casa de ch Tem sado ao luar Com um mmico Ambiciona estudar Canto lrico No d mole pra polcia Se puder, vai ficando por l Tem saudade do Cear Mas no muita Uns dias, afoita Me liga a cobrar: Iracema da Amrica Acerca da letra de msica Iracema voou, de Chico Buarque, correto afirmar que se trata de uma: crtica aos brasileiros que se aventuram a emigrar de sua terra natal em busca de uma vida melhor no exterior. abordagem em torno do fortalecimento da identidade do brasileiro a despeito da globalizao. referncia ao modo como a personagem se comunica no pas estrangeiro, ignorando a pantomima. reafirmao da viso ufanista legada pelos romnticos, o que se confirma pela saudade que a migrante clandestina sente do Cear. intertextualidade com uma famosa personagem alencarina, anagrama de Amrica.

a) b) c) d)

e)

O quadro de Antnio Parreiras foi inspirado na passagem, transcrita anteriormente, do romance de Jos de Alencar. Confrontando a referida passagem com a leitura intertextual que o pintou fez dela, correto afirmar que o artista plstico retratou:

36

Fique de Olho
Centenrio da primeira edio de O triste fim de Policarpo Quaresma
Em 1911, foi lanada a primeira edio de O triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, um clssico da literatura brasileira. Escrito por Lima Barreto, foi levado a pblico pela primeira vez em folhetins publicados entre agosto e outubro de 1911, na edio da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, tambm no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edio do autor. O romance discute principalmente a questo do nacionalismo, como a valorizao da lngua tupi-guarani, mas tambm fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum. Com uma narrativa leve que em alguns pontos chega a ser cmica, mas sempre salpicada de pequenas crticas a vrios aspectos da sociedade, a histria se torna mais tensa quando o autor analisa a loucura de seu personagem e duras crticas que este faz ao presidente Floriano Peixoto (1891-1894), o que determinar seu triste fim: priso e fuzilamento.

Objeto do Conhecimento

O texto verbal e o no verbal recursos e estratgias


Nas diferentes situaes do cotidiano e nos diferentes contextos, fazemos uso de nossas competncias e habilidades de leitura. Em todos esses momentos, estabelecemos interaes com os mais diversos tipos de textos dos mais variados gneros. Em todos eles, est presente o desafio da interpretao adequada de seus respectivos sentidos. Para que esse processo de compreenso seja eficiente, necessrio o domnio dos instrumentos que permitam o reconhecimento das linguagens e dos cdigos inerentes a cada tipo especfico de texto (verbal e no verbal), aspecto que ser abordado nesta seo. Pautado nessa convico, este material tem como objetivo propor um suporte acadmico para ajud-lo a desenvolver suas habilidades de leitura em face das exigncias de um mundo contemporneo, povoado de mecanismos de comunicao que exigem do homem o reconhecimento de seus recursos e estratgias de construo. Outra razo importante, que estimula esse trabalho, o projeto do novo Enem, que avalia, em seu exame, o conhecimento sobre as diferentes linguagens com as quais o indivduo convive, a fim de que seja capaz de analisar, estabelecer analogias, realizar inferncias, levantar hipteses, promover contextualizaes, lidar com situaes-problema, resolver questes interdisciplinares entre outras proposies. Nesse sentido, o conhecimento sobre as Tecnologias da Comunicao e da Informao constitui fator imprescindvel na recepo correta dos textos, neste mundo de diferentes linguagens e mdias, tornando-se essencial no desenvolvimento da competncia leitora, promovendo a cidadania ao inserir o indivduo nas prticas sociais da linguagem. Comecemos ento a revisar os tipos de linguagens. A linguagem humorstica: Tirinha, Charge e Cartum A tirinha A tira uma narrativa curta, de carter cmicohumorstico, composta de dois, trs ou quatro quadrinhos ou vinhetas que empregam palavras e imagens, ou apenas imagens. Geralmente, descontextualizada, sem uma data especfica. Portanto, est sempre atualizada, fato que lhe confere dimenso universal. O sintetismo e a instantaneidade da comunicao, que a tira transmite, so elementos importantes no processo de interao com o leitor. Observe a tira de Laerte a seguir.

Nessa tira de Laerte, o humor provocado por deslizamentos semnticos. Os sentidos de afinao, de finura e de grosseria se confundem e se fundem no processo semntico marcado pela polissemia. No primeiro quadro da tira, a expresso afinador de pianos est articulada ao diapaso, instrumento que auxilia na afinao de instrumentos e vozes, portanto, relacionada msica. No segundo quadro, o termo finura relaciona-se reduo do espao. Assim, afinao desliza para finura, opondo-se ao campo semntico de grossura. No terceiro quadro, ao observarmos o piano partido sobre a cabea do personagem, o deslizamento semntico se completa: o termo grosso compreendido como oposto finura, delicadeza. Nesse sentido, o humor resultado desse jogo semntico entre as palavras. A charge A charge um desenho humorstico, com ou sem legenda ou balo, geralmente tendo como veculo de divulgao os meios de comunicao. Sua caracterstica fundamental a explorao de um fato do cotidiano, um acontecimento atual, comportando crtica, humor, ironia, focalizado por meio da caricatura. Segundo o dicionrio AurUniversidade Aberta do Nordeste

37

lio, a charge a representao pictria, de carter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato especfico, em geral, de carter poltico e que do conhecimento pblico. Vale ressaltar que a charge um todo orgnico, da no apresentar um desenvolvimento sequencial, comum s tirinhas. Observe a charge a seguir.

sentam de especfico e diferente. Dessa forma, busca-se atrair a simpatia do consumidor, promovendo uma interao entre o que est proposto e o pblico-alvo.

Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima. A propaganda, concebida como tcnica, utilizase de vrios recursos advindos das artes e das cincias (a Sociologia para as pesquisas de opinio e preferncias da populao; a Psicologia para identificar as expectativas do pblico com relao a um determinado produto; a Matemtica com os dados estatsticos que se colocam a servio dos publicitrios) para alcanar seus propsitos. A habilidade no uso da lngua um dos fatores determinantes para sua eficincia. O desenho, a pintura, a fotografia, as artes plsticas, os meios digitais aliados s artes grficas, so fundamentais para a programao visual dos anncios. Vale ressaltar que, na propaganda, h recorrncia a outros recursos: a msica, a expresso corporal etc. Observe o texto publicitrio a seguir.

A compreenso da charge exige do interlocutor um determinado conhecimento de mundo, fato que lhe permite a decifrao do cdigo. A contextualizao, portanto, um fator preponderante para o processo de interao entre o texto e o leitor, visto que esse tipo de texto por excelncia uma releitura satrica, crtica de fatos do cotidiano, identificados no tempo e no espao, conforme se observa no texto sugerido. Uma estratgia utilizada pelo chargista, na charge em questo, foi o emprego da intertextualidade com a Bblia. Outro aspecto interessante o elemento iconogrfico, como o colete prova de balas que protege o Cristo Redentor, contextualizando espacialmente a charge. O cartum uma espcie de piada grfica sobre os mais diversos comportamentos humanos. De modo geral, explora situaes atemporais e universais, ou seja, que poderiam ocorrer em qualquer lugar e em qualquer poca. Observe o cartum a seguir.

desenblogue.com

Questo Comentada Com bom humor, o cartum explora uma situao atemporal e comum a muitos lugares no mundo. A excluso social o que gera esse texto peculiar. Vale ressaltar, porm, que o leitor, para melhor compreender o cartum, deve ativar seu cdigo lingustico estabelecendo uma associao semntica entre o texto verbal e o no verbal.
|C1-H1, H3 e H4|

A linguagem publicitria

O texto publicitrio A alma do negcio A propaganda a tcnica de comunicao (linguagem verbal e no verbal) que tem por finalidade difundir produtos, servios e ideias. Esse processo de divulgao se d por meio da caracterizao do que est sendo anunciado, destacando o que esses produtos, servios e ideias apre38

A comunidade do Orkut Eu tenho medo do Mesmo foi criada em funo do aviso bastante conhecido dos usurios de elevadores: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar. A assertiva que explica a criao dessa comunidade est na alternativa: a) O risco que as pessoas correm ao no observarem a posio do elevador. b) O fato de o termo mesmo ter sido usado equivocadamente no lugar de elevador, funcionando como substantivo. c) A ideia de que o elevador um meio de locomoo de alto risco para o homem. d) A semntica de reforo estabelecida pelo termo mesmo, acentuando a ideia de perigo. e) O contexto sinttico-semntico da construo em que o termo medo e mesmo se fundem e confundem em suas funes e em seus sentidos. Soluo Comentada: O jogo de palavras que d nome comunidade do Orkut deve-se ao fato de o termo mesmo ter sido utilizado equivocadamente no aviso como substituto de elevador, equivalendo, portanto, a um substantivo. Nesse efeito de substantivao, o mesmo, que deveria remeter a elevador, por substituio, acaba funcionando como um outro substantivo na brincadeira da comunidade, associado a uma pessoa (o Mesmo). Como o aviso adverte que se deve verificar se o mesmo encontra-se parado no andar, a brincadeira o interpreta como uma referncia ao manaco dos elevadores. Para evitar esses equvocos na linguagem, basta repetir a palavra elevador, ou substitu-la por ele ou este. So possveis tambm parfrases que evitem a repetio. Nesse sentido, o jogo polissmico estabelecido pelo termo mesmo evitado, e a informao torna-se mais precisa, objetiva. Vale ressaltar que o termo mesmo um galicismo.
Resposta correta: b

Com relao estratgia argumentativa usada pelos personagens na tirinha, pode-se inferir que:

I.

o autor recorreu ao recurso da dicotomia para estabelecer o jogo de contrastes; II. o texto presente no terceiro balo corresponde ao seguinte verso de Adlia Prado: Aquilo que a memria ama fica eterno; III. a sentena Cada um luta com o que tem um provrbio cujo correspondente semntico Amor com amor se paga.
Est correto o que se diz em: a) I apenas. b) I e II. c) II e III. |C7-H21, H23 e H24| 04. Observe o texto publicitrio a seguir. d) I, II e III. e)I e III.

desenblogue.com

Agora com a promoo de 0,50 por minuto da telefnica, voc vai receber ligaes de quem menos espera. A propaganda invariavelmente faz uso de recursos expressivos para provocar no pblico-alvo uma resposta. No texto em anlise, identificamos como estratgias de persuaso: a situao inslita desenvolvida pelo dilogo intertextual com o cinema. a previsibilidade construda entre o texto verbal e o no verbal. a intratextualidade provocada entre o texto verbal e a imagem. o jogo de contrastes entre o verbal e o no verbal. a ausncia de vnculo semntico entre a empresa de telecomunicao e o cinema.

Para Fixar
|C1-H1 e H3| 03. Observe a tirinha Bichinhos de jardim a) b) c) d) e)

Universidade Aberta do Nordeste

39

Objeto do Conhecimento

A Redao no Enem
Trabalharemos nesta seo com algumas orientaes para a prova de redao do Enem, disciplina muito importante na construo da nota final dos alunos, j que tem o mesmo peso que a prova de uma das reas do Conhecimento. A prova de redao exige que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema a partir de uma situao-problema de ordem poltica, social ou cultural. Normalmente, fornece-se ao candidato uma coletnea de textos motivadores, a fim de que ele possa construir ou orientar melhor seus argumentos e desenvolver eficazmente a proposta redacional. Por isso, no se deve ignorar tal coletnea na hora de selecionar ideias e informaes. Veja agora como se compe o texto dissertativo-argumentativo. Ele formado por trs partes fundamentais: Introduo 1 pargrafo Este pargrafo deve apresentar a ideia principal (tese) a ser desenvolvida e defendida no texto e o problema que ser discutido, a fim de que se apresente na concluso uma proposta de soluo para ele. Desenvolvimento 2 e 3 pargrafos Nestes pargrafos, deve o candidato empenhar-se em apresentar bons argumentos ou razes convincentes para sustentar sua opinio (tese) e convencer seu leitor/examinador acerca da relevncia dela. valioso realizar a anlise das causas e consequncias do problema, discutindo-as a partir de vrios ngulos, realizando interdisciplinaridade com outras reas do conhecimento, como a Poltica, a Filosofia, o Direito, a Sociologia etc. Aqui, a diversidade enriquece o texto e revela a bagagem cultural do examinando. preciso ainda que o candidato revele um posicionamento crtico sobre a questo abordada, evitando raciocnios viciosos ou marcados por maniquesmos. Para evitar abstraes e garantir consistncia argumentativa, ele deve valer-se de relatos, comparaes, discurso de autoridade, dados estatsticos, exemplos ou fatos noticiosos. Lembrar sempre: s se pode apontar uma soluo plausvel para um problema quando se compreende(m) bem a(s) causa(s) que o originou(aram). Da a necessidade de discuti-la(s) com destreza. Concluso 4 e ltimo pargrafo Este pargrafo o fecho do texto. Ele pode ser dividido em duas partes, que podem ser expressas em dois perodos. O primeiro retomar a ideia central que se vem desenvolvendo, mediante uma partcula conclusiva intercalada: portanto, em face do exposto etc. O segundo (ou outros, se forem necessrios) o espao para apresentar a proposta de soluo para o problema. Ela deve estar 40 bem articulada discusso feita ao longo do texto. No se pode apontar uma medida para uma causa que no foi discutida no desenvolvimento, nem se pode propor medida para combater as consequncias de um problema, porque seria paliativo. O que o Enem quer soluo eficaz e cidad. Por isso, as solues no devem ser unilaterais, mas interativas, contemplando a cidadania, isto , envolvendo a participao da sociedade organizada, do Estado e/ou da iniciativa privada. Por fim, o candidato deve fugir das solues surradas. O Enem exige soluo inovadora. Por isso, valioso acrescentar algum estmulo sua proposta para que se encoraje a aplicao da dela. Dicas para se alcanar nota 1000 Use linguagem culta formal Procure impessoalizar o discurso, evitando usar a primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (ns). No proibido o seu uso, mas representa risco de subjetividade excessiva ou de sentimentalismo. Por isso, empregue a terceira pessoa: preciso fazer..., Deve-se considerar... Evite referncias diretas ao leitor, tais como: A soluo desse problema depende de vocs, Cobrem dos governantes... Use perodos curtos, que no ultrapassem quatro linhas. Seja direto na escritura do seu texto, evitando rodeios ou circunlquios. Se empregar termos estrangeiros, como bullying ou site, use aspas. Orkut, Facebook e Internet, porm, grafe sem aspas, mas com inicial maiscula. No copie nem transcreva trechos dos textos motivadores (coletnea) para sua redao. com as ideias desses trechos que voc trabalhar de modo crtico, discutindo-as reflexivamente. D um ttulo criativo sua redao. Embora seja opcional o ttulo na redao do Enem, recomendamolo porque, se criativo, ele reala seu texto, podendo conquistar seu examinador. Procure escrever o mximo que puder, sempre valorizando o contedo, a relevncia das anlises feitas e a qualidade dos argumentos. Textos com nmero de linhas escritas inferior a oito no sero corrigidos. Redao Modelo Veja exemplo de redao nota 1000 sobre este tema: A violncia na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? (Enem 2003) VIOLNCIA CASO DE POLTICA A ineficcia de polticas sociais para combater a violncia

d a impresso de que ela um mal irremedivel no Brasil. No para menos. Onde a desigualdade e a excluso social coexistem com a impunidade e a corrupo, temse uma mistura explosiva que alimenta diferentes formas de agresso. Nesse contexto, so constantes os conflitos que geram insegurana e medo em nveis alarmantes. A desigualdade manifesta-se na falta de respeito aos direitos individuais e coletivos que deveriam garantir o exerccio da cidadania e v-se na famigerada excluso social. Tais condies, somadas carncia de recursos, podem levar uma pessoa sem perspectivas de vida a assumir comportamentos agressivos e a inclinar-se para o crime na tentativa de livrar-se das suas privaes. um erro, porm, simplificar que a violncia resultante da pobreza. Afinal, ela ocorre entre pobres, ricos e remediados, e o que pior, muitas vezes tem origem nos altos escales dos poderes pblicos, na forma do crime organizado. Este, sim, um verdadeiro caso de polcia. Essa questo deveria preocupar a todos. Mas a sociedade brasileira tolera ainda muitas injustias. No raro, na histria do pas, ficarem impunes os ditos crimes de colarinho branco. De tanto conviver com a corrupo e a impunidade no dia a dia, o cidado fica tentado pela contraveno como estmulo para levar vantagem sobre os outros, seja numa fila, seja no trnsito. assim que a violncia vai se banalizando e nasce a indiferena pelo sofrimento alheio. assim que se vai acostumando com o desvio de dinheiro pblico que tinha de ser aplicado em segurana, no treinamento das polcias, no combate corrupo estimulada pela impunidade, que um dos mais graves atentados contra os direitos humanos, pois impede a construo de uma sociedade com dignas condies de vida. por isso que a violncia no s um caso de polcia, mas de poltica, porque muitas das instituies que tm o dever de combat-la esto corrompidas. evidente que no existe uma frmula capaz de, por si, assegurar a convivncia pacfica entre as pessoas. Mas certo que, com justia eficiente contra a corrupo e a impunidade, com aes contra o desemprego e investimentos em reas bsicas, como educao e sade, acontecer a preveno e a reduo da violncia e se estimular a paz social.
Redao: Manual de sobrevivncia para concursos e vestibulares, de Juarez Nogueira, editora Autntica.

Texto I ONU lana edio de 2012 para bolsas de estudos destinadas aos povos indgenas. O Programa de Bolsas para representantes indgenas tem por objetivo dar oportunidades s pessoas indgenas de conhecer o sistema e os mecanismos de direitos humanos das Naes Unidas para ajudar as comunidades a proteger e promover os direitos e a cultura de seus respectivos povos.
ONU Brasil.

Texto II UM NDIO
Caetano Veloso

Um ndio descer de uma estrela colorida e brilhante De uma estrela que vir numa velocidade estonteante E pousar no corao do hemisfrio sul, Na Amrica, num claro instante Depois de exterminada a ltima nao indgena E o esprito dos pssaros das fontes de gua lmpida Mais avanado que a mais avanada das mais avanadas das tecnologias (...) Texto III

Proposta de Redao
Depois de observar a composio do texto dissertativo-argumentativo e de ter visto uma redao modelo bem-sucedida, aproveite para desenvolver a proposta de redao a seguir. Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativoargumentativo em norma culta da Lngua Portuguesa, sobre o tema A valorizao do indgena brasileiro, apresentando experincias ou proposta de ao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seus pontos de vista.

Universidade Aberta do Nordeste

41

Fique de Olho
MUDANAS NOS CRITRIOS DE CORREO DA REDAO 2011
Segundo o Edital do Enem 2011 - Edital n 7, de 18 de maio de 2011, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), a redao ser corrigida avaliando-se as mesmas cinco competncias utilizadas no ano anterior. I. Demonstrar domnio da norma padro da lngua escrita. II. Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. V. Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a

diversidade sociocultural. Entretanto, fique atento a uma mudana importante! Cada uma dessas competncias no ser mais quantificada em quatro nveis (de 1 a 4) como no ENEM passado. Agora, elas sero desdobradas em 6 nveis (N), quantificados de 0 a 5 Essa mudana traz duas implicaes prticas: 1. Aumenta a possibilidade de o candidato zerar na redao, caso que ocorre quando ele tira nota 0 em todas as competncias avaliadas, o que no ocorreria no critrio anterior, exceto quando desrespeitasse os direitos humanos, fugisse ao tema, apresentasse um nmero de linhas inferior a 8, escrevesse palavres ou apresentasse outras formas propositais de anulao. 2. Aumenta o nvel de exigncia para se alcanar o nvel 5 (excelncia), porque requer uma proposta de interveno no s coerente, bem fundamentada e bem escrita, mas tambm inovadora.

Objeto do Conhecimento

Compreenso de textos na lngua inglesa


O Enem, ao incorporar a lngua inglesa em seu certame de questes, vem ratificar o que est preceituado nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no que tange importncia do ensino de uma lngua estrangeira moderna no currculo do Ensino Bsico nacional. Sabemos que o aprendizado de uma lngua estrangeira de suma importncia para a vida do estudante, quer acadmica, quer profissional. Em sendo assim, h de se dispensar especial ateno ao ensino da lngua inglesa nas escolas. As questes de lngua inglesa figuraram pela primeira vez no Enem no ano anterior (2010). Percebemos claramente que o foco dado s cinco questes, ali abordadas, foi de carter exclusivamente interpretativo e por isso que preparamos este material utilizando a compreenso de textos como metodologia central de estudo dessa lngua. Questo Comentada
|C2-H6, H7 e H8| Um bom exemplo do papel da Teoria dos Esquemas se encontra na leitura do texto anedtico abaixo. A fifteen-year-old boy got up the nerve one day to try out for the school chorus, despite the potential ridicule from his classmates. His audition time made him a good 15 minutes late to the next class. His hall permit clutched nervously in hand, he nevertheless tried surreptitiously to slip into his seat, but his entrance didnt go unnoticed. And where were you? bellowed the teacher. Caught off guard by the sudden attention, a red-faced Harold replied meekly, Oh, uh, er, somewhere between tenor and bass, sir. A partir da leitura da passagem acima, podemos dizer que, por conta de seu nervosismo, Harold: a) entendeu mal a pergunta do professor, e que, por conseguinte, respondeu outra coisa que no fora perguntada por ele. b) saiu-se muito mal no teste, uma vez que chegou atrasado 15 minutos sala. c) foi aprovado com louvor na eliminatria para participao no coral da escola por possuir uma voz que variava de tenor a baixo. d) ficou feliz com o resultado do teste, pois todos os seus colegas o apoiaram incondicionalmente, mesmo diante da postura hostil de seu professor. e) no tinha autorizao para chegar atrasado aula, por isso foi at a sua carteira sorrateiramente. Soluo Comentada: Para se obter total compreenso do texto acima, bem como captar, por assim dizer, o ponto chave da piada, requerido do leitor que soubesse os seguintes esquemas contidos nele. Quo embaraador , para um jovem adolescente de 15 anos, cantar em um coral. Como chegar atrasado a uma aula proibido. Quo embaraoso ser discriminado, chamado a ateno em uma sala de aula. Saber alguma coisa sobre msica. A estrutura formal do texto tambm nos revela algumas conexes implcitas. O teste para o coral fez com que ele se atrasasse para a prxima aula. Ele, na verdade, tinha uma autorizao para chegar atrasado aula.

42

O professor percebeu quando ele chegou sorrateiramente. A pergunta do professor se referia ao local onde ele estava, e no parte musical (entre tenor e o baixo). Tendo em mente essas observaes, podemos apontar a alternativa correta como sendo a A, j que o professor no se referia ao seu teste de voz, e sim sua localidade, como se observa no ltimo ponto citado. Alguns vocabulrios importantes no texto: got up the nerve: teve a coragem hall permit: autorizao
Resposta correta: a

|C2-H5|

GREECE: BACK FROM THE BRINK FOR NOW


By Ben Rooney @CNNMoney. June 30, 2011: 5:09 a.m. ET.

Para Fixar
|C2-H5 e H7|
The Greek Government approved unpopular austerity measures Wednesday to secure another dose of emergency financial aid.

LULZSEC CLAIMS NEW INTERNATIONAL HACKING VICTORY LulzSec claims to have brought down two Brazilian government websites in fresh attacks after a 19-year-old teenager from Essex was arrested, accused of being part of the hacker group
By Andy Bloxham, Gordon Rayner, Martin Evans and Christopher Williams. 7:29 a.m. BST. 22 Jun. 2011.

In a tweet in the early hours of Wednesday morning, LulzSecBrazil wrote: TANGO DOWN brasil.gov.br & presidencia.gov.br. Another Twitter message from the main LulzSec page then added: Our Brazilian unit is making progress. Well done @LulzSecBrazil, brothers! The websites are the official pages of the Brazilian Government and the Presidents office, the equivalent of the Downing Street site. Attempts to access the websites this morning proved unsuccessful and the attacks appeared to have swamped the pages with Internet visits, causing them to crash. The Brazilian government has become the latest high-profile victim claimed by LulzSec in a list which has allegedly included the CIA, the US Senate, the US television broadcaster PBS, Britains Serious and Organised Crime Agency and the technology firms Sony and Nintendo.
Disponvel em: http://www.telegraph.co.uk/technology/news/8590952/ LulzSec-claims-new-international-hacking-victory.html. Acesso em: 26 jun. 2011.

New York (CNNMoney) Greece has pulled itself back from the brink, by agreeing to a painful austerity package aimed at reducing the countrys giant budget deficits. On Thursday, lawmakers are set to vote on how to implement those unpopular reforms. Then the country is expected to secure the final $17 billion of a $156 billion international relief package. The latest cash infusion means Greece will be able to stave off an immediate default and pay its bills for the next three months. But Greece is not out of the woods. The country still needs to put the unpopular reforms into practice, negotiate with creditors and privatize big public institutions. Passage of the austerity plan will certainly give some shortterm relief to markets, said IHS Global senior economist Diego Iscaro. But concerns about the long-term feasibility of Greeces fiscal plans still remain in place.
Disponvel em: http://money.cnn.com/2011/06/30/news/international/ greece_austerity_details/index.htm?hpt=hp_c1. Acesso em: 30 jun. 2011.

6. Nesta ltima quarta-feira (29.06), o Parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade na Grcia, elogiado pelo Diretor Geral em funes do FMI, que em suas prprias palavras disse: A aprovao das medidas de austeridade, que so o pilar do processo de resgate aprovado pelo FMI, a Unio Europeia (UE) e o Banco Central Europeu, uma notcia positiva, e acrescentou: O ajuste fiscal [na Grcia] uma necessidade. Com base na leitura do texto acima, podemos inferir que: a) a Grcia passar pelos seus piores trs meses de crise com a aprovao do novo pacote, no tendo capacidade para pagar seus dbitos. b) se o Governo grego no receber 156 bilhes de dlares nos prximos trs meses, haver uma crise sem precedentes no pas. c) o pas ainda no est fora de perigo. Precisa ainda tomar algumas medidas, tais como: por a reforma em prtica, negociar com seus credores e privatizar grandes instituies pblicas. d) caso o Governo grego receba a quantia de 17 bilhes de dlares, o pas poder liquidar sua dvida externa, no havendo a necessidade de se implantarem as medidas aprovadas pelo Parlamento grego, pelo menos, nos prximos trs meses. e) a populao aprovou com louvor as medidas tomadas pelo Parlamento grego, muito embora no tenha ficado satisfeita de receber apenas 17 bilhes dos 156 acordados previamente.
Universidade Aberta do Nordeste

5. Na quarta-feira (22.06), sites do Governo brasileiro saram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil. Foram alvo os sites da Presidncia da Repblica, do Governo Federal, da Previdncia, da Petrobrs e da Receita Federal. O objetivo dessas aes no invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar. Com relao aos (alegados) ataques da LulzSec podemos dizer que: a) a CIA e o Senado americano foram as prximas vtimas dos hackers aps o ataque aos sites brasileiros. b) documentos importantes do Governo tiveram seus sigilos invadidos pelos membros da LulzSecBrazil. c) o mentor do ataque aos sites do Governo brasileiro foi um jovem de 19 anos. d) logo aps a invaso aos sites do Governo e da Presidncia do Brasil, o responsvel, um adolescente de 19 anos, foi preso. e) o Governo brasileiro no foi a primeira vtima de importncia que teve seus sites invadidos pelos hackers da LulzSec.

43

Objeto do Conhecimento

Compreenso de textos na lngua espanhola


Seguindo a mesma metodologia utilizada para abordar a lngua inglesa, esta seo abordar a lngua espanhola, a partir da prtica da compreenso da leitura, buscando apoiar o processo de assimilao e ordenao mental das ideias, experincias e pontos de vista expostos pelos autores, alm de incrementar o vocabulrio dos estudantes. Para comear vamos ler o seguinte texto: Con treinta aos y... todava en casa! padres, por lo que se aaden nuevos problemas al sempiterno conflicto generacional. Para colmo, se agrava an ms el bloqueo comunicacional entre padres e hijos, que cumple siempre el dilema de Lansky.
El dilema de Lansky: Cuando el padre quiere hablar com el hijo adolescente, ste siempre est ocupado o tiene un prximo examen. Cuando el adolescente quiere hablar com su padre, ste est saliendo apresuradamente hacia el trabajo o est terriblemente ocupado con su declaracin de renta.

Questo Comentada
|C2-H5| A partir do texto anterior, responda a questo que segue. Segundo o texto, os jovens que prolongam sua adolescncia o fazem por: a) questes relativas ao excesso de trabalho. b) medo de enfrentar o mundo da solido. c) motivos de instabilidade laboral. d) temor de abandonar seus pais. e) chantagem afetiva de seus familiares.
www.fraciscogavilan.net/La_adolescencia_prolongada.htm.

Los hijos no dan ms que disgustos. sta es la estereotpica reaccin de los padres desconcertados por los p r o b l e m a s Nunca hay que rendirse a la desesperacin! que habitual- Primero sufrimos su adolescencia y ahora su mente gene- impotencia para independizarse. Pero, por ra la relacin mucha paciencia que le eches, qu difcil con sus hijos resulta convivir con ellos, sobre todos ahora adolescentes. que ya son adultos y siguen viviendo bajo el Los padres han mismo techo! Francisco Gaviln tratado siempre de desempear su papel educativo con la mejor intencin. Pero casi nunca han estado preparados para ello. Bernard Shaw tena razn al afirmar: Puede haber alguna duda sobre quines son las mejores personas para hacerse cargo de los hijos pero no hay ninguna duda de que los padres son los peores!. Y mucho menos en la actualidad, que se enfrentan al fenmeno de la adolescencia prolongada y a una mayor conflictividad, debido a que la convivencia en casa se prolonga mucho ms. Lamentablemente, la autonoma e independencia que los forzosos Peter Pan persiguen, llega hoy a una edad mucho ms avanzada que hace dcadas. La precariedad del mercado de trabajo impide a muchos adolescentes adultos alcanzar la deseada independencia econmica. Sin ella, resulta prcticamente imposible separase de sus 44

Soluo Comentada: De acordo com o sentido do texto, podemos compreender que os jovens que prolongam sua adolescncia o fazem quando a convivncia na casa paterna se prolonga alm do esperado. Pelo ttulo do texto e seu subttulo Con treinta aos y ... todava en casa!, entendemos que, pelo que pensa o autor, os filhos com trinta anos ou mais j deveriam buscar seu prprio abrigo, fora do mbito familiar. Ocorre que a precariedade do mercado impede muitos adolescentes adultos de alcanar a desejada independncia econmica. Dessa forma, podemos concluir que a instabilidade no trabalho acarreta a muitos jovens o prolongamento de sua adolescncia vivendo um no ninho familiar, mesmo com a idade de trinta anos ou mais.
Resposta correta: c

Para Fixar
|C2-H5| 7. No texto, as expresses que formam os pares de opes abaixo so equivalentes ou apresentam aspectos comuns, exceo de: a) Los hijos que no dan ms que problemas - Padres desconcertados por problemas que generalmente genera la relacin con sus hijos adolescentes. b) Fenmeno de la adolescencia prolongada - la convivencia en casa se prolonga mucho ms. c) Autonoma e independencia la deseada independencia econmica.

d) Los forzosos Peter Pan las mejores personas para hacerse cargo de los hijos. e) Los padres han tratado siempre de desempear su papel educativo... no hay ninguna duda de que los padres son peores. |C2-H7| 8. Leia o texto a seguir.

vaya. Puede que sea lo mejor o puede que se d cuenta de que le quieres y que conviver es mejor para ambos. 6. Recuerda que la adolescencia es un periodo de psicosis normal, un tiempo a menudo doloroso en la vida de cualquiera. T tambin fuiste un adolescente. As que puedes ver la situacin desde su perspectiva, pero tu hijo no la puede ver desde la tuya.
www.fraciscogavilan.net/La_adolescencia_prolongada.htm.

Trucos para domar a tu adolescente prolongado


1. Negocia las reglas y, una vez que queden claras, fijalas con un imn sobre el frigorifico para que las recuerden. 2. No le protejas de las consecuencias de sus decisiones. Debe aprender. Los castigos slo mostrarn su lado desagradable. 3. Intenta escuchar su msica favorita. No esperes que te ayude a descongelar el frigorifico o a ordenar un poco la casa. Pero las letras de sus canciones pueden ayudarte a entenderlo mejor. 4. Cultiva una mala memoria. Rehsa recordarle lo que hizo mal y empieza cada da como si se tratase de una nueva relacin. Los adolescentes cambian muy rpida y conscientemente de actitud. 5. Si tu hijo no respeta ni valora la comodidad de la vida familiar (comida, lavado, disfrute de la casa, etc.), permitele que se a) b) c)

d) e)

Segundo o texto, constitui um truque para domar a adolescencia prolongada. As regras da convivncia devem ficar coladas como um m. Castigar com as consequncias de seus atos nem sempre a melhor soluo. Deixe claro que descongelar a geladeira e organizar um pouco a casa fazem parte de suas tarefas dirias, e cobre tal realizao. Tente ver a situao desde o ponto de vista de seu filho, lembrando que voc j foi um adolescente tambm. Se seu filho no valoriza a comodidade da vida familiar, permita-lhe que fique at que aprenda.

Fique de Olho
Os falsos cognatos so palavras heterossemnticas, que tm significados diferentes no Portugus e no Espanhol.
ancho rojo rubio stano vaso taza largo vermelho loiro poro copo xcara flaco morado pelirrojo bunhardilla copo copa magro roxo ruivo sto floco taa

Espaol
oficina exquisito dbil

Portugus
escritrio bom, gostoso fraco

Espaol
escritorio raro largo

Portugus
escrivaninha esquisito comprido

Exercitando para o Enem


|C5-H16|

HISTRIA DO BRASIL
Lamartine Babo

Passou-se o tempo da vov Quem manda a Severa E o cavalo Mossor 01. Considerando os recursos utilizados na construo da letra dessa marchinha, que fez sucesso no carnaval de 1934, correto afirmar que seu autor: a) parodia os personagens do romance O Guarani, de Jos de Alencar. b) recorre ao quiasmo nos versos Ceci amou Peri/Peri beijou Ceci. c) lana mo da intratextualidade ao incluir os heris de O Guarani na sua composio musical. d) refere-se a uma verso em udio do romance de Jos de Alencar ao escrever Ao som do Guarani. e) parodia a pera de Carlos Gomes. |C7-H23| 02. Leia o texto a seguir.

Quem foi que inventou o Brasil? Foi seu Cabral! Foi seu Cabral! No dia vinte e um de abril Dois meses depois do carnaval Depois Ceci amou Peri! Peri beijou Ceci Ao som... Ao som do Guarani! Do Guarani ao guaran Surgiu a feijoada E mais tarde o Paraty Depois Ceci virou Iai Peri virou Ioi De l Pra c tudo mudou!

A Literatura
Ainda que nasa e morra s, o indivduo tem a sua existncia marcada pela coletividade de que faz parte e que funciona segundo leis e regras preestabelecidas. Um dos primeiros desaUniversidade Aberta do Nordeste

45

fios a serem enfrentados pelo ser humano compreender que leis e regras so essas, decidir quais delas deve seguir e quais precisam ser questionadas de modo a permitir que sua jornada individual tenha identidade prpria. Nos textos literrios, de certo modo, entramos em contato com a nossa histria, o que nos d a chance de compreender melhor nosso tempo, nossa trajetria. O interessante, porm, que essa histria coletiva recriada por meio das histrias individuais das inmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experincias de leituras que, muitas vezes, evocam nossas vivncias pessoais e nos ajudam a refletir sobre nossa identidade e tambm a constru-la.
Maria Luiza M. Abaurre; Marcela Pontara. Literatura Brasileira tempos leitores e leituras. Ensino Mdio. So Paulo: Moderna, 2005, pp., 10-11. Adaptado.

|C7-H21, H23 e H24| 04. Observe o anncio publicitrio.

desenblogue.com

A literatura apresentada como tendo tambm a funo de: a) informar a coletividade sobre o funcionamento das leis e regras que regem seus grupos de atuao. b) orientar o ser humano quanto escolha das leis e regras que devem ser seguidas nas comunidades em que vivem. c) promover o contato com a nossa histria e nosso tempo,o que nos deixa conscientes e participativos. d) controlar o leitor em seus questionamentos sobre a validade da organizao social, de modo a garantir sua prpria identidade. e) impedir que, em histrias individuais, se criem modelos de personagens que firam a histria coletiva de cada grupo. |C5-H16| 03. Leia o poema a seguir.

Persuadir o pblico-alvo o objetivo principal do texto publicitrio. No texto em destaque, esse procedimento realizado por meio de algumas estratgias. Considere as assertivas sobre o texto: I. O texto foi concebido a partir de uma analogia com o mundo digital; II. O nome do produto o nico elemento que promove o dilogo entre os gneros publicitrio e digital; III. O texto, para alcanar seu objetivo, recorre nossa memria lingustica e visual atravs do recurso fontico e do layout respectivamente. Est correto o que se diz em: a) I e II. b) II e III. c) I e III. |C1-H1 e H4| 05. Observe a tirinha.

d) I, II e III.

e) III apenas.

POEMA MATEMTICO
Me somo. E fico um. Me multiplico. E permaneo um. Me divido. E continuo um. Me diminuo. E resto um. Me escrevo. E sou nenhum.
BELL, Lindolf. O Cdigo das guas. Florianpolis:Global, p.86.

Folha de S. Paulo, 24 dez. 2005. Caderno ilustrado.

a) b) c) d) e)

Poema a expresso em versos. Em relao ao Poema Matemtico, assinale a afirmao em desacordo com ele. O poema composto por dez versos distribudos em cinco dsticos. O poeta adapta as operaes fundamentais da Matemtica para fazer uma alegoria vida. Nos versos 1, 3, 5 , 7 e 9 , o poeta faz uso da linguagem coloquial, o que se revela no uso da prclise em vez da nclise. A repetio da conjuno coordenativa e, ligando os versos e dando unidade ao poema, constitui polissndeto. Da leitura do poema, depreende-se que h uma gradao ascendente em relao efemeridade da vida.

a) b) c) d) e)

Na tirinha, podemos constatar a insero de outro texto constitudo previamente. A constatao da intertextualidade deve-se a um processo de recuperao: da memria cognitiva. da memria emotiva. da memria sinestsica. da memria social. da memria involuntria.

46

|C1-H1 e H2| 06. Considere os quadrinhos reproduzidos abaixo.

Students and teachers look through a viewing device or at a monitor to see virtual objects such as planets, volcanoes, the human heart, or dinosaurs embedded within their real-world environment and they can interact with and manipulate those objects to receive associated information. This is clearly going to revolutionize education, Jochim said. The ARDL retails for $ 2,100, which includes a 20-seat license. Jochim said additional fee-based curriculum tools will be available soon as well, but purchasing those will not be necessary to operate the ARDL; educators can continue using free resources in their lessons.
Disponvel em: http://www.eschoolnews.com/2010/05/11/ augmented-reality-takes-hold-in-classrooms/?ast=42&astc=3032. Acesso em: 30 jun. 2011. Adaptado.

Folha de S. Paulo, 15/08/2004.

De acordo com os quadrinhos coerente afirmar que: a linguagem no verbal analisada isoladamente permite a mesma interpretao quando associada linguagem verbal; II. o humor dos quadrinhos reside no terreno do contraditrio; III. o texto verbal e o no verbal convergem para o atenuamento do tema: a violncia. I. Est correto o que se diz em: a) I e III. b) II apenas. d) I e II apenas. e) I, II e III. |C2-H5, H6 e H7| 07. Leia o texto a seguir.

Com respeito ao uso da nova ferramenta chamada augmented reality nas escolas americanas podemos dizer que: a) difere da virtual reality no aspecto de que esta ltima aumenta a percepo da pessoa do ambiente que lhe rodeia. b) no tem tido muito crdito pelos professores e administradores das escolas por estar o seu custo ainda muito elevado. c) apenas uns poucos alunos esto tendo aula com ela, devido ao seu elevado custo inicial. d) uma ferramenta que tende a crescer nas escolas americanas, j que torna as lies mais atraentes. e) apenas o professor Jochim tem apoiado o uso da augmented reality nas salas de aula. |C2-H6, H7 e H8| 08. Leia o texto que se segue.

c) II e III.

WHAT DO BRITISH PEOPLE LIKE DOING AT THE WEEKENDS?

AUGMENTED REALITY TAKES HOLD IN CLASSROOMS


Educators say enhanced learning experiences can lead to engaging lessons By Laura Devaney, Managing Editor Read more by Laura Devaney

Augmented reality overlays digital images and information on realworld settings.

The weekends are a time for families in Britain. Often the parents are not at work having worked a five day week from Monday to Friday. Saturdays are a busy time for shops with many families going shopping. Sundays used to be a very special day of the week in Britain. It was the one day of the week for worship and rest.

A small but growing number of schools across the nation are turning classroom lessons into engaging experiences with augmented reality (AR), a technology that overlays digital information on top of real-world surroundings as viewed through a smart phone or other handheld, GPS-enabled device. Proponents of the technology in education say augmented reality differs from virtual reality in that while virtual reality aims to replace a persons perception of the world with an artificial world, augmented reality enhances a persons perception of his or her surroundings.

How do people spend their free time?


People enjoy various indoor and outdoor activities in Britain. An Euro stat survey, the EUs statistical office, discovered that people in Britain spend about 45% of their free time watching television, 24% of their free time socializing, 22-23% on sport and hobbies, and 10% on other activities. Other popular leisure activities are listening to the radio, listening to pre-recorded music, reading, DIY, gardening, eating out and going to the cinema.
Disponvel em: http://www.projectbritain.com/weekends.htm. Acesso em: 30 jun. 2011. Adaptado. Universidade Aberta do Nordeste

47

Percebemos, pela leitura acima, que os britnicos: a) no frequentam a igreja aos domingos. b) tiram o dia de domingo para descansar e ir igreja. c) no gostam, em absoluto, de fazer algo eles prprios, como, por exemplo, montar uma estante ou consertar algo quebrado em seus lares. d) de acordo com pesquisa, gostam, em sua maioria, de ler durante sua hora de lazer. e) gostam de ir, durante seu tempo livre de lazer, aos estdios para assistirem a seus times jogarem. |C2-H8| 09. Observe a charge a seguir.

b) filhos adultos, tais como filhos menores, sempre se adequam ao estilo de vida de seus pais. c) no h problemas de adequao de filhos adultos ao lar de seus pais. d) os pais tm a obrigao de cuidar de seus filhos maiores, oferecendo-lhes um ambiente propcio ao seu desenvolvimento. e) a companhia dos filhos adultos no ninho familiar sempre motivo de alegria por sua adequao. |C2-H5| 10. O ninho familiar abarca os significados conotativos abaixo, com exceo de um. Qual? a) Proteccin b) Cario c) Cuidado d) Suciedad e) Seguridad

Para Fixar
01 b 02 e 03 b 04 a 05 e 06 c 07 d 08 d

Exercitando para o Enem


01
Erlich, www.elpais.com.es

02 c

03 e

04 c

05 d

06 b

07 d

08 b

09 a

10 d

De acordo com o sentido da charge de Erlich, pode-se afirmar que: a) o ninho familiar, muitas vezes, no comporta mais a vida de filhos adultos.

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no www.fdr.com.br/enem2011


Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Srgio Falco Coordenao do Curso: Marcelo Pena e Fernanda Denardin Coordenao Editorial: Sara Rebeca Aguiar Coordenao Acadmico-Administrativa: Ana Paula Costa Salmin Editor de Design: Deglaucy Jorge Teixeira Projeto Grfico e Capas: Dhara Sena Editorao Eletrnica: Dhara Sena, Mikael Baima e Nadiska Patrcia Ilustraes: Suzana Paz Reviso: Sara Rebeca Aguiar

Apoio

Parceria

Realizao

Promoo

You might also like