You are on page 1of 9

cido nucleico

Diagrama muito simplificado de um cido nucleico duplamente tranado. Os crculos amarelos representam fosfatos, os verdespentoses e os vermelhos bases nitrogenadas. As linhas slidas representam ligaes covalentes e as pontilhadas ligaes de hidrognio. cido nucleico um tipo de composto qumico, de elevada massa molecular, que possui cido fosfrico, acares e bases purnicas epirimidnicas. So portanto macromolculas formadas por nucleotdeos. Ocorrem em todas as clulas vivas e so responsveis pelo armazenamento e transmisso da informao gentica e por sua traduo que expressa pela sntese precisa das protenas. Os cidos nucleicos so as biomolculas mais importantes do controle celular, pois contm a informao gentica. Existem dois tipos de cidos nucleicos: cido desoxirribonucleico - DNAe cido ribonucleico - RNA. Utilizando tcnicas apropriadas, foi possvel isolar os cidos nucleicos e identificar os seus constituintes. Nos cidos nucleicos podem identificar-se trs constituintes fundamentais:

cido fosfrico - confere aos cidos nucleicos as suas caractersticas cidas. Faz as ligaes entre nucleotdeos de uma mesma cadeia. Est presente no DNA e no RNA.

Pentoses - como o prprio nome descreve, um acar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.

Base nitrogenada - h cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos:

Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G); Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).

cidos nuclicos
Os cidos nuclicos so molculas gigantes (macromolculas), formadas por unidades monomricas menores conhecidas como nucleotdeos. Cada nucleotdeo, por sua vez, formado por trs partes:

um acar do grupo das pentoses (monossacardeos com cinco tomos de carbono); um radical fosfato, derivado da molcula do cido ortofosfrico (H3PO4). uma base orgnica nitrogenada.

Sabia-se de sua presena nas clulas, mas a descoberta de sua funo como substncias controladoras da atividade celular foi um dos passos mais importantes da histria da Biologia

. A partir do sculo XIX, com os trabalhos do mdico suo Miescher, iniciaram-se as suspeitas de que os cidos nuclicos eram os responsveis diretos por tudo o que acontecia em uma clula. Em 1953, o bioqumico norte-americano James D. Watson e o biologista molecular Francis Crick propuseram um modelo que procurava esclarecer a estrutura e os princpios de funcionamento dessas substncias. O volume de conhecimento acumulados a partir de ento caracteriza o mais extraordinrio conhecimento biolgico que culminou, nos dias de hoje, com a criao da Engenharia Gentica, rea da Biologia que lida diretamente com os cidos nuclicos e o seu papel biolgico.

De seus trs componentes (acar, radical fosfato e base orgnica nitrogenada) apenas o radical fosfato no varia no nucleotdeo. Os aucares e as bases nitrogenadas so variveis. Quanto aos aucares, dois tipos de pentoses podem fazer parte de um nucleotdeo: ribose e desoxirribose (assim chamada por ter um tomo de oxignio a menos em relao ribose. J as bases nitrogenadas pertencem a dois grupos:

as pricas: adenina (A) e guanina (G); as pirimdicas: timina (T), citosina (C) e uracila (U).

DNA e RNA: Qual a diferena?

da associao dos diferentes nucleotdeos que se formam as macromolculas dos dois tipos de cidos nuclicos: o cido ribonuclico (RNA) e o cido desoxirribonuclico (DNA). Eles foram assim chamados em funo dos acar presente em suas molculas: O RNA contm o acar ribose e o DNA contm o acar desoxirribose.

Outra diferena importante entre as molculas de DNA e a de RNA diz respeito s bases nitrogenadas: no DNA, as bases so citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importncia e o funcionamento dos cidos nuclicos.

Replicao do DNA

Figura 1: Clssico esquema da replicao, demonstrando o modelo de replicao semi-conservativo. Obs.: foi omitido as enzimas que participam do processo

A replicao o processo de duplicao de uma molcula de DNA de dupla cadeia. Os mecanismos de replicao dos procariotos e eucariotos no so idnticos. Como cada cadeia de DNA contm a mesma informao gentica, qualquer uma delas podem servir como molde. Por isso a replicao do DNA dita semi-conservativa. A replicao deve acontecer antes da diviso celular. Em procariotos a replicao ocorre entre as divises celulares, enquanto que nos eucariotos ocorre na fase S da interfase (para maiores detalhes, veja ciclo celular). A replicao tambm pode ser reproduzida em laboratrio atravs de um ensaio conhecido como PCR. Introduo

Figura 2: DNA

O DNA um polmero de nucleotdeos unidos entre si por ligaes fosfodister. As fitas complementares esto ligadas por ligaes de hidrognio. Nas clulas, cada cadeia est orientada em sentido contrrio ao da outra (anti-paralelismo). Os nucleotdeos so compostos por acar (pentose), radicais fosfatos e bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas so:

Adenina Guanina Citosina Timina

Figura 3: Complementariedade das bases

Os nucleotdeos de uma cadeia da molcula de DNA podem interagir com os da cadeia complementar atravs de ligaes de hidrognioentre suas bases nitrogenadas, sendo que a Adenina se liga por meio de duas ligaes de hidrognio Timina, e a Citosina se liga atravs de trs ligaes com a Guanina. Para mais detalhes, veja a figura 3ou clique aqui. O DNA no se replica sozinho Para que o processo de replicao se inicie, necessria a atuao de uma enzima, a DNA helicase. A enzima liga-se cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligaes entre as duas cadeias de nucletidos - ligaes de hidrognio - ficando ento as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucleotdeos livres existentes no ncleo ligam-se, por complementaridade de bases, cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicao do DNA o processo de auto-duplicao do material gentico, mantendo o padro de herana ao longo das geraes. Cada cadeia do DNA duplicada formando uma fita hbrida, isto , a cadeia velha pareia com a cadeia nova formando um novo DNA; de uma molcula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recm formado possui uma das cadeias da molcula-me, por isso o nome semi-conservativa. Ao mesmo tempo em que a DNA helicase vai abrindo a molcula de DNA, outra enzima chamada polimerase liga um grupo de nucleotdeos que se pareiam com os nucleotdeos da molcula-me. Alm da capacidade de duplicao, o DNA tambm responsvel pela sntese de outro cido nucleico muito importante para a clula: o cido ribonucleico ou RNA. Da mesma forma que o DNA, o RNA tambm uma molcula grande, formada por vrias partes menores chamadas nucleotdeos. Por isso diz-se que tanto DNA como RNA so polinucleotdeos.

A duplicao do DNA explica a grande semelhana existente entra as vrias geraes de uma determinada espcie,uma vez que o equipamento gentico-representado basicamente pelo conjunto de molculas de DNA que um organismo possui-mantm-se mais ou menos inalterado ao se transferir de pais para filhos. Etapas da polimerizao do DNA

A replicao inicia-se numa zona da cadeia denominada tripleto de iniciao. Neste local as helicases comeam a abrir a cadeia para ambos os lados da origem quebrando as ligaes de hidrognio existentes entre as bases complementares e dando origem a uma bolha de replicao que constituda por duas forquilhas de replicao. Em seguida liga-se s cadeias de DNA a enzima RNA primase que sintetiza um primer, que consiste numa sequncia de bases de RNA que iniciam a sntese, visto que a DNA polimerase III no tem a capacidade de o fazer pela ausncia de grupos hidroxila -OH expostos. Aps a sntese do primer, a DNA polimerase III vai continuar o processo que ocorre no sentido da extremidade 5' para a extremidade 3' da nova cadeia. Como a DNA polimerase vai atuar para ambos os lados da origem de replicao, por cada cadeia simples de DNA existente, uma parte da nova cadeia ser sintetizada na direo da replicao. Esta cadeia sintetizada de modo contnuo e denomina-se cadeia contnua. Existe uma outra parte da cadeia em que a direo da replicao contrria direo da sntese, esta cadeia sintetizada descontinuamente, isto , a RNA primase vai sintetizar vrios primers ao longo da cadeia, inicialmente prximo da origem de replicao e posteriormente a maior distncia. Os fragmentos formados so denominados fragmentos de Okazaki. Entre estes fragmentos existem os primers que sero removidos e substitudos por DNA, pela ao de uma outra DNA polimerase, a DNA polimerase I. Como a DNA polimerase no consegue estabelecer a ligao entre esses nucletidos e os que se encontram nas extremidades dos fragmentos de Okazaki, formam-se lacunas entre o grupo fosfato de um e o carbono 3' do outro. Esses nucletidos so posteriormente ligados pela DNA ligase. A esta cadeia chama-se cadeia descontnua. As partes finais da cadeia de DNA denominadastelmeros so sintetizadas pela RNA telomerase por um processo de transcrio inversa, isto , esta enzima sintetiza DNA tendo por molde RNA. Durante todo o processo de replicao atuam outras enzimas entre elas as SSB e as topoisomerases que tm como funo evitar o enrolamento da cadeia durante a sntese. Transcrio Por Fabiana Santos Gonalves A transcrio o processo de formao de uma molcula de RNA a partir de uma molcula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrio, as fitas que foram separadas voltam a se unir.

A transcrio um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas pores da fita de DNA molde copiada. Isso muito importante, pois o primeiro passo da regulao de um gene.

O processo iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA. Essa extremidade muito especfica, possuindo uma seqncia especial de bases, e chamada de promotor. Neste local, existe um stio de iniciao, com a primeira base a ter transcrita. A polimerase do RNA

segue pela extenso da cadeia, transcrevendo o DNA em RNA at encontrar a seqncia de terminalizao, que contm bases especficas que determinam o fim da transcrio.

Etapas da transcrio

1 Reconhecimento da fita molde de DNA

O DNA e as polimerases do RNA (enzimas catalizadoras da reao) esto livres na clula e podem se encontrar ao acaso, porm a transcrio s tem incio quando a enzima encontra e liga-se fortemente ao stio promotor. Quando isso acontece, a dupla-hlice desenrolada e as fitas so separadas.

2 Incio da transcrio

A polimerase ligada regio promotora inicia o processo de transcrio, adicionando os primeiro nove nucleotdeosda seqncia de RNA. Essa fase chamada de fase de iniciao.

3 Elongao

Aps a produo de aproximadamente nove nucleotdeos, a polimerase do RNA passa a se deslocar pela molcula de DNA, desenrolando sua hlice e produzindo uma molcula de RNA, cada vez mais alongada. O DNA j transcrito volta a ser enrolado, quase que imediatamente, recompondo a sua dupla-hlice. Esse processo chamado de fase de elongao.

A fita de RNA produzida simples e livre. Cerca de 40 nucleotdeos podem ser produzidos por segundo, a uma temperatura de 37C em bactrias.

4 Trmino

Quando a polimerase do RNA encontra a seqncia de terminalizao, o RNA para de ser transcrito. A partir desse momento, nenhuma outra base nitrogenada incorporada ao RNA. Neste momento, a bolha de transcrio se desprende, liberando uma molcula de RNA e imediatamente a molcula de DNA se enrola completamente. A seqncia de DNA que contm os genes sinalizadores do trmino chamada de regio terminalizadora.

Traduo Bsico Publicado em 13/12/2005

A traduo ocorre em trs etapas (iniciao, alongamento e terminao), nas quais a informao presente no mRNA e organizada em codes (conjunto de 3 nucletidos), reconhecida pelos anticodes presentes nos tRNAs que transportam os resduos de aminocidos. Cada codo do mRNA e o respectivo aminocido so incapazes de se reconhecer mutuamente, sendo necessrio um adaptador que possibilite esse reconhecimento. Esta funo de adaptador ento executada por molculas de tRNA que servem de ponte entre os aminocidos e o mRNA, de forma a ser permitida a traduo da informao codificada no mRNA, em protena nosribossomas. O processo de sntese proteica iniciado em geral pelo codo AUG (codo de iniciao) que especfica, tendo por base o cdigo gentico, o aminocido metionina. Todas as protenas recm-sintetizadas contm metionina como primeiro aminocido, que frequentemente clivado pouco depois por uma amino peptidase. A traduo iniciada com a formao de um complexo de iniciao ao nvel do codo de iniciao (AUG), que consiste na cadeia de mRNA, num tRNA com o anticodo complementar (UAC) e carregado com o primeiro aminocido (metionina) (vide formao do complexo aminoacil-tRNA);e na ribossomal 40 S, ligados numa sequncia de reconhecimento especfica do mRNA (terminal cap). Nos eucaritas, o tRNA iniciador (tRNAMet) inicialmente posicionado na subunidade 40 S com a ajuda de um factor de iniciao (eIF), ainda antes da ligao ao mRNA.

Aps a formao do complexo de iniciao d-se a ligao da subunidade ribossomal 60S a este complexo (formandose o complexo de incio 80S, vide ribossomas) e iniciada a etapa de alongamento da cadeia peptdica. Nesta altura os factores de incio desligam-se e o ribossoma est pronto a receber o segundo aminoacil-tRNA e a formar a primeira ligao peptidica catalizada por uma peptidil-transferase.

As duas subunidades do ribossoma contm 3 locais adjacentes para a associao s molculas de tRNA: locais aminoacilo (A), peptidilo (P) e de sada (E). No decorrer do processo, as molculas de tRNA ligam-se numa primeira fase ao local A, sendo depois deslocadas para o local P e finalmente para o local E.

A elongao tem incio quando o anticodo do segundo aminoacil-tRNA encontra o local A, complementar do codo do mRNA existente nesta posio. Este processo dependente de GTP e de determinados factores de elongao. Simultaneamente, o primeiro t-RNA deslocado para o local P (e libertado posteriormente atravs do local E) ficando o peptidil-tRNA na posio A. Seguidamente, o ribossoma desloca-se uma distncia equivalente a um tripleto, em relao ao mRNA, o que expe o codo seguinte (local A) e permite a aceitao de um novo aminoacil-tRNA no local A.

A terminao da sntese da cadeia peptdica ocorre quando, ao nvel do local A, surge um dos codes de terminao (UAA, UAG e UGA). Para cada um dos referidos 3 codos no existe correspondncia para nenhum dos aminocidos (ver cdigo gentico) e a sntese proteica bloqueada. A terminao requer um factor de dissociao (e-RFn), que se liga ao ribossoma na presena de GTP. Com a formao deste complexo, o factor de dissociao tem a capacidade de reconhecer o codo de terminao e induzir a hidrlise da ligao aminoacil simultaneamente com a hidrlise do GTP com subsequente libertao do polipptido e do complexo RF+GDP.

Posteriormente sua sntese, a protena nascente pode sofrer modificaes ps-traduo (protelise parcial e glicosilao), as quais so essenciais para que essa mesma protena se possa tornar biogicamente activa.

Tal como nos processos de replicao e de transcrio, existem diferenas entre eucariontes e procariontes, no que se refere traduo (vide Tabela).

You might also like