You are on page 1of 3

APRENDER BRINCANDO Brincar coisa sria A importncia de brincar Brincar to importante para a criana como trabalhar para o adulto.

que a torna ativa, criativa, e lhe d oportunidade de relacionar-se com os outros; tambm a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o prximo, a ser solidria. A criana no um adulto que ainda no cresceu. Ela tem caractersticas prprias. Para alcanar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento fsico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento a famlia. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola. Brincando, a criana desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compe, conceitua, cria, deduz etc Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criana estar buscando sentido para sua vida. Sua sade fsica, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade ldica.

Etapas O brincar tambm tem suas etapas de desenvolvimento. A criana comea a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurar companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir da, desenvolver

o conceito de grupo e descobrir os prazeres e frustraes de brincar com os outros, crescendo emocionalmente. Brincar em grupo evita que a criana se desestimule, mesmo quando ainda no sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se no encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitria depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder. A atividade ldica produz entusiasmo. A criana fica alegre, vence obstculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenao motora e o raciocnio lgico, adquirindo mais confiana em si e aprimorando seus conhecimentos. Escolhendo os brinquedos Veja algumas indicaes que podem ajudar a escolher os brinquedos: Interesse o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento. Adequao: Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criana se encontra e suas necessidades emocionais, scio-culturais, fsicas e intelectuais. Apelo imaginao: Deve estimular a criatividade e no limit-la. Versatilidade: O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade. Composio: As crianas gostam de saber como o brinquedo por dentro. Cores e formas: O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente.

Tamanho: Deve ser compatvel com sua motricidade (quanto menor a criana, maiores sero as peas do brinquedo). Durabilidade: Brinquedos muito frgeis causam frustrao no somente por que se quebram, mas tambm porque no do criana tempo suficiente para estabelecer uma relao com eles. Segurana: Este um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atxica, sem pontas e arestas nem peas que possam se soltar. Quanto brincadeira D tempo para que a criana possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponvel se precisar de ajuda. Estimule sua auto-estima; faa com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar. Encoraje suas manifestaes espontneas, permita que ela tome a iniciativa. Introduza propostas novas, estimulando a resoluo de problemas. Escolha brinquedos adequados ao nvel de desenvolvimento e interesse da criana. Aumente a dificuldade se notar que o jogo est fcil demais e reduza-a se estiver alm de seu entendimento.
E lembre-se: quando apresentar um brinquedo a seu filho, demonstre interesse. Uma caixa vazia, dependendo de como lhe for apresentada, poder virar uma casa, um barco, um carro, uma torre, uma cama de bonecas, um fogo... ou, simplesmente, uma caixa vazia.

Dra. Sandra Kraft do Nascimento


Publicao: Janeiro 2000 - Edio: 3

You might also like