You are on page 1of 4

Potencial-Padro De Semicela

A semicela adotada como referencial em Eletroqumica


A fim de poderem comparar as diversas semicelas, os qumicos resolveram medir e tabelar as diferenas de potencial de todas elas em relao a um nico referencial. O referencial escolhido para expressar potencial eltrico, em

experimentos de Eletroqumica, o eletrodo-padro de hidrognio. Evidncias mostraram aos cientistas que a platina (metal nobre, que dificilmente reage com outras substncias) tem a propriedade de adsorver o gs hidrognio, ou seja, de reter em sua superfcie as molculas desse gs. Ao usar a semicela H+/H2, a placa de platina serve como elemento metlico capaz de receber eltrons vindos do circuito externo ou enviar eltrons para ele. As espcies qumicas que, de fato, participam do processo de xido-reduo so H2 e H+. Se a semicela H+/H2 atuar com nodo, a semirreao ser a de oxidao de H2 a H+ e, se atuar como ctodo, ser a de reduo de H+ a H2. O conceito de potencial-padro de semicela A diferena de potencial eltrico entre os plos de uma cela galvnica, medida com voltmetro numa situao em que a cela no esteja fornecendo corrente eltrica para um circuito, representada por E.

Se essa diferena de potencial for medida nas condies-padro

(convencionadas como 1,0 mol/L e 100 kPa*) e em uma temperatura de interesse (geralmente 25C), ela denominada diferena de potencial-padro e representada por E. J sabemos que o potencial eltrico do ctodo maior que o do nodo. Assim, podemos dizer que o valor de AE dado por:

Em

que

representam,

respectivamente, os potenciais eltricos do ctodo e do nodo. Como j foi dito, o voltmetro no mede valores de potencial, mas sim diferenas de potencial. Assim, no h um modo de medir (E). O valor de E para o eletrodo-padro de hidrognio foi convencionado como sendo 0 V (zero volt), quer ele atue como nodo, quer como ctodo. A partir dessa definio podemos, de acordo com os fatos experimentais, isoladamente ou .

Apenas medimos a diferena entre ambos

resumidos no esquema, afirmar que: o potencial-padro da semicela Ag+/ Ag0 +0,80 V;

o potencial-padro da semicela Cu2+/ Cu0 +0,34 V; o potencial-padro da semicela Zn2+/ Zn0 -0,76 V. O potencial-padro de uma semicela o valor da diferena de potencial eltrico, nas condies-padro (1,0 mol/L e 100 kPa) e numa temperatura de interesse (geralmente 25C), entre o eletrodo dessa semicela e o eletrodo-padro de hidrognio.

Interpretao dos potenciais-padro de semicela Vimos, no incio, que os eltrons se movimentam na parte metlica de um circuito eltrico de um ponto de menor potencial eltrico para um ponto de maior potencial eltrico. O fato de o potencial-padro da semicela Ag+/Ag0 ser +0,80 V indica que, na pilha formada por Ag+/Ag0 e H+/H2, o eletrodo de hidrognio atua como plo negativo e o de prata, como plo positivo. Isso porque os eltrons se deslocaro, pelo fio, do eletrodo de hidrognio (de menor potencial eltrico) para o de prata (de maior potencial). Teremos, para essa pilha, a situao ilustrada esquematicamente na figura (B), ao lado. H oxidao do H 2 e reduo dos ons Ag+. O fato de o potencial-padro da semicela Cu2+/Cu0 ser +0,34 V indica que, na pilha formada por ela e pela semicela H+/H2, o eletrodo de hidrognio (menor potencial eltrico) atua como plo negativo e o de cobre (maior potencial eltrico), como plo positivo. Assim, teremos a situao mostrada no esquema (C), com a oxidao do H2 e a reduo dos ons Cu2+. No caso da semicela Zn2+/Zn0, a situao se inverte, pois o seu potencial, 0,76 V, inferior ao do eletrodo-padro de hidrognio. O eletrodo de zinco (menor potencial eltrico) funcionar como plo negativo, emitindo eltrons pelo circuito metlico para o eletrodo de hidrognio (maior potencial eltrico). A pilha funciona de acordo com o esquema (D), com oxidao do Zn0 e reduo dos ons H+.

O esquema (E) resume essa discusso. Quando uma pilha usada para gerar corrente eltrica em um circuito, os eltrons se movimentam, na parte metlica do circuito, do eletrodo de menor potencial para o de maior potencial eltrico. O esquema (E) tambm nos permite fazer previses. Por exemplo, podemos prever que a diferena de potencial entre as semicelas Cu2+/ Cu0 e Zn2+/ Zn0, que tomam parte da pilha de Daniell, de 1,10 V. Ao comparar, no esquema (E), as semicelas Zn2+/Zn0 e Ag+/Ag0, percebemos que a diferena de potencial-padro entre ambas de 1,56 V, sendo que o potencial da semicela de prata maior que o da semicela de zinco. Ambas semicelas formariam, portanto, uma pilha com diferena de potencial eltrico de 1,56 V, na qual o plo negativo o eletrodo de zinco e o plo positivo o eletrodo de prata. Essa previso tambm confirmada experimentalmente! Podemos concluir que, quanto maior o potencial-padro de uma semicela, maior a tendncia de ela receber eltrons e de nela acontecer reduo. Quanto maior o potencial-padro de uma semicela (E), maior a tendncia de ela receber eltrons, ou seja, maior a tendncia de nela ocorrer reduo. Por isso, essa grandeza tambm conhecida como potencialpadro de reduo e simbolizada por Eoreduo.

You might also like