You are on page 1of 21

1

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Graduao Plena em Educao Fsica/licenciatura Ncleo de pesquisa e ps-graduao

Wender Pereira Rocha

A organizao dos equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA.

Conceio do Araguaia 2011

Wender Pereira Rocha

A organizao dos equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Comit de tica em pesquisa do Curso de Educao Fsica da UEPA. rea de concentrao: Lazer Orientador do projeto: Prof. Esp. Raphael do Nascimento Gentil.

Conceio do Araguaia 2011

SUMRIO
1- INTRODUO 2-JUSTIFICATIVA 3-OBJETIVOS 3.1-OBJETIVO GERAL 3.2-OBJETIVOS ESPECFICOS 4-HIPTESES 5-QUESTES NORTEADORAS 6-MARCO TERICO 6.1 ORIGEM DO LAZER 6.2 ESPAOS URBANOS 6.3 POLTICAS PBLICAS DE LAZER 7-PROCEDIMENTO METODOLGICO 7.1- ABORDAGEM 7.2- ENNFOQUE 7.3- POPULAO E AMOSTRA 7.4- COLETA DE DADOS 7.5- ANLISE DOS DADOS 8-CRONOGRAMA 9-ORAMENTO REFERNCIAS APNDICES ANEXOS 4 5 6 6 6 6 6 7 7 8 9 10 10 10 10 10 11 12 13 14 16 20

1-INTRODUO

No decorrer da disciplina Estudos do Lazer, no 3 perodo, do curso de Graduao Plena em Educao Fsica/ Licenciatura da UEPA (Universidade do Estado do Par, Campus VII Ncleo de Conceio do Araguaia), surgiu inmeras questes acerca da temtica dos espaos de lazer da cidade de Conceio do Araguaia-Pa, das quais, uma me instigou a pesquisar: Como esto distribudos os equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do AraguaiaPa? Buscarei responder esta questo atravs dos seguintes objetivos: Identificar em quais bairros encontra-se implantados os equipamentos especficos pblicos de lazer; verificar que tipo de equipamento especfico de lazer mais implantado pelo poder pblico; mapear os equipamentos pblicos de lazer; Analisar se est direcionada as polticas pblicas de lazer nesses espaos.. O estudo dos espaos a partir dos equipamentos disponibilizados podem nos levar a entender como as administraes anteriores e atual pensam sobre estes espaos. Em um breve levantamento dos espaos e equipamentos de lazer constatei os seguintes: 3 Quadras Poliesportivas, 5 Campos de futebol, 9 Praas, 1 Complexo esportivo, 1 Teatro, 1 Biblioteca, 3 Orlas e 1 Avenida, perfazendo um total de 24 espaos. Portanto, a pertinncia deste estudo est em ressaltar a importncia dos espaos pblicos de lazer ao poder pblico municipal, no sentido de ajud-lo a mapear e entender mais sobre a efetivao das polticas pblicas de lazer da realidade conceicionense. Acredito que a dinmica das relaes sociais estabelecida nos espaos de lazer pode ser influenciada, entre vrios fatores, pela composio dos espaos e seus equipamentos, que podem oportunizar o desenvolvimento da reflexo crtica acerca do cotidiano urbano. Destaca-se ento a importncia do espao pblico como expresso da vida coletiva de uma cidade.

2-JUSTIFICATIVA Percebi uma necessidade em estudar esse tema, no intuito de ver melhor a realidade do lazer e seus equipamentos no municpio de Conceio do Araguaia e ajudar a populao a entender sobre tal. Aps vivenciar a disciplina Estudos do Lazer no curso de Graduao Plena em Educao Fsica/ Licenciatura da UEPA/CAMPUS VII, identifiquei-me com o tema Lazer levando-me a pesquisar sobre a organizao dos equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA. Devido inexistncia de obras pertinentes ao assunto em nmero suficiente para o estudo global do tema, resolvi pesquisar sobre os equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia, a fim de contribuir com o acervo bibliogrfico da Universidade e da biblioteca municipal enriquecendo as obras com o tema lazer no mbito municipal. Esta pesquisa visa uma melhor compreenso dos espaos pblicos de lazer na realidade conceicionense, levando a questionamentos sobre o mesmo. Vejo este trabalho como uma contribuio ao poder pblico, em mapear os espaos especficos pblicos de lazer e diagnosticar fragilidades pertinentes na prtica do lazer no municpio, visto que no plano diretor municipal no constatei tal pesquisa ou anlise. Colaborando, assim, para futuras pesquisas pertinentes a temtica dos estudos do lazer, espaos e equipamentos, a fim de socializar em espao cientfico em forma de publicao de resumos, artigos, livros, mesas redondas, peridicos e outras formas. Assim, pretendo colaborar com o poder pblico, gerando reflexes que possam contribuir com as discusses sobre os espaos pblicos de lazer, esperando fornecer subsdios para a administrao atual e futura.

3-OBJETIVOS 3.1-OBJETIVO GERAL Compreender como esto distribudos os equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA. 3.2-OBJETIVOS ESPECFICOS *Identificar em quais bairros se encontram implantados os equipamentos de lazer. *Diagnosticar que pblico cada equipamento pblico de lazer atinge. *Verificar que tipo de equipamento de lazer mais implantado pelo poder pblico. *Analisar se esto direcionadas as polticas pblicas de lazer nesses espaos.

4-HIPTESES

* A prefeitura enfatiza mais o lazer esportivo e contemplativo. *Os espaos de lazer da cidade de Conceio do Araguaia esto centralizados.

5- QUESTES NORTEADORAS

*Quais os bairros onde se encontram mais implantados os equipamentos pblicos de lazer? *Que pblico cada equipamento de lazer atinge? *Qual o tipo de equipamento de lazer mais implantado pela gesto municipal? *Como esto distribudos os espaos de lazer? *Como est direcionada as polticas pblicas de lazer nesses espaos?

6-MARCO TERICO 6.1 Origem do lazer A etimologia da palavra lazer proveniente do latin. Os termos latinos licere e licet foram criados pela antiga civilizao romana com o significado de lcito, permitido, poder, ter o direito (TORRINA, 1937 apud GOMES, 2008). Lazer para Ferreira (2001) significa tempo disponvel, folga. A forma arcaica do vocbulo lazer era lezer, palavra que remonta ao sculo XIII com o significado de preguia, pouca vontade de trabalhar (MACHADO, 1969 apud GOMES, 2008). Gomes (2008, p. 41) esclarece que o lazer possui como sinnimo uma variedade de termos distintos tais como cio, tempo disponvel, vagar, descanso e frias. Ao longo do sculo XIX[...], o lazer se institucionaliza sendo entendido como tempo/espao destinado vivncia de atividades ldicas consideradas pela burguesia, lcitas, saudveis e produtivas (GOMES, 2008, p.62). Na era moderna chegou a considerar que tempo de trabalho e tempo livre so esferas opostas, pois o primeiro apresentado como reino da necessidade e o segundo como esfera da liberdade (idem, p.53). Mas essa concepo j era abordada pelos gregos, onde cio representava o inverso de vita activa (trabalho), sendo associado vita comtemplativa (lazer). Essa afirmao foi se transformando ao longo da histria, onde no psmoderno afirma-se que tempo de lazer conquistado no se contrape ao trabalho produtivo, mas o complementa, tornando-se funcional ao sistema vigente e imprescindvel promoo dos interesses sociais, polticos e econmicos (GOMES, 2008, p. 68). O lazer de suma importncia para a promoo dos interesses sociais, polticos, econmicos e culturais. Coelho (2000) apud Chemin (2008), afirmam que sociedades que no se preparam para o lazer no conseguem se sustentar e tendem a desestruturar-se a qualquer sinal de adversidade. Gomes (2008 p. 74) destaca que, o lazer vem ganhando importncia cada vez maior nestes tempos ps-modernos, esta se vincula, sobretudo, descoberta do lazer como essncia de um fecundo e promissor mercado. Especialmente nos dias atuais, vem aumentando a preocupao com o lazer como um dos fatores fundamentais para a busca da qualidade de vida.

6.2 Espaos Urbanos reas de lazer so entendidas como todo e qualquer espao livre de edificao destinado prioritariamente ao lazer, seja ele ativo, isto um reas para jogos e brincadeiras ou contemplativos, reas dotadas de um valor cnico/paisagstico expressivo em cujo interior o cidado apenas passeia, contemplando o cenrio que se descortina ante seus olhos. Espao entendido como suporte para os equipamentos e os equipamentos so compreendidos como objetos que organizam o espao em funo de determinada atividade (MARCELINO apud LINHALES, 2006, p.25). Segundo Gonalves (2006):
O espao de lazer tem importncia social, por ser um espao de encontro e de convvio. Atravs desse convvio pode acontecer tomada de conscincia, o despertar da pessoa para descobrir que os espaos urbanos equipados, conservados e principalmente animados para o lazer so indispensveis para uma vida melhor para todos e que se constituem num direito dos brasileiros (MULLER, 2002, p. 17 apud GONCALVES, 2006, p. 5).

Para verificar a abrangncia do lazer, considero como o primeiro passo a ser feito, o mapeamento dos equipamentos de lazer existentes, a fim de verificar as qualidades e deficincias de cada bairro da cidade. Linhales (2006) afirma que para o desenvolvimento de uma cultura da criana a disponibilidade de espao fundamental. Para Marcellino (2006), a grande maioria das nossas cidades no conta com um nmero suficiente de equipamentos especficos para o atendimento da populao. Camargo (1999) cita que:
Internacionalmente, o que mais se recomenda hoje que a expanso de reas livres (mais do que reas verdes propriamente ditas) procure beneficiar o conjunto da vida urbana; que toda residncia se disponha de uma distancia de no mnimo 200 metros, de uma praa ou parque para crianas e idosos; que, a no mximo 2000 metros de suas residncias os habitantes disponham de uma rea maior[...] (CAMARGO, 1999, p.66 apud CHEMIN, 2008, p 139).

Mesmo aquelas cidades que contam com um razovel nmero desses equipamentos nem sempre tm seu uso otimizado, pela falta de conhecimento do grande pblico (MARCELLINO, 2006, p. 62). Linhales (2006, p. 74) observa:

O uso dos equipamentos de lazer e est constatando inmeros casos de adaptaes ou de novos usos, pela populao, diferente daqueles para os quais foi planejado, o que exigiria uma postura diferenciada dos animadores, ou uma nova forma de planejamento de equipamentos mais participativos de acordo com as aspiraes da populao. (idem).

Para Linhales (2006 p. 76), no processo de planejamento de um equipamento especfico de lazer, antes de sua construo, preciso conhecer quais so as suas aspiraes e necessidades da comunidade em questo. Planejar significa dar uma ordem na evoluo de um espao que possa melhor servir as necessidades futuras, para tanto necessrio conhecer este espao, assim inicia-se o caminho para o entendimento das necessidades urbanas por espaos livres 6.3- Polticas Pblicas de lazer

Marcelino (1986) apud Marcelino (1996) enfatiza meu pensamento quando afirma que:
[...] Quando se aborda a questo do lazer, principalmente relacionada formulao de polticas pblicas de atuao, um primeiro aspecto a considerar exatamente a abrangncia do lazer e seu entendimento parcial e limitado, que pode ser constatado na ao dos rgos pblicos (MARCELINO, 1987 apud MARCELINO, 1996, p. 23).

Marcellino (1996), afirma que o lazer no entendido como essencial pelo poder pblico e, portanto, os espaos e equipamentos de lazer no costumam merecer a ateno necessria, nem lhes atribuda a importncia real numa poltica de administrao urbana. Marcellino (2006), diz que cada vez mais as camadas menos favorecidas da populao vm sendo expulsas para a periferia e, portanto, afastadas dos servios, dos equipamentos especficos.
Ele constata a centralizao de equipamentos especficos ou a sua localizao em espaos para pblicos segmentados. Se procedermos relao lazer/espao urbano, verificar uma srie de descompassos, derivados da natureza do crescimento das nossas cidades, relativamente recente, e caracterizado pela acelerao e imediatismo (idem, p. 36).

10

7-PROCEDIMENTO METODOLGICO 7.1 Abordagem Muitos estudos atuais utilizam-se das duas abordagens, tanto a quantitativa quanto a qualitativa [...], isso significa que em muitos casos, seno na maioria deles, as duas abordagens so complementares (SOARES, 2003, p. 92). Aconselha-se a utilizao da abordagem quantitativa em procedimentos descritivos, nos quais se procura descobrir e classificar a relao entre variveis (SOARES, 2003, p. 93). A abordagem qualitativa, o pesquisador interpreta os fatos, procurando soluo para o problema proposto (SOARES, 2003, p. 95). Com base no autor utilizarei a pesquisa quali-quantitativa, devido complexidade do tema proposto, pois vejo a necessidade de utilizar as duas abordagens.

7.2 Enfoque De acordo com Gil (1994) o mtodo fenomenolgico consiste em avanar para as prprias coisas. Por coisas entende-se simplesmente o dado, o fenmeno, aquilo que visto diante da conscincia. Utilizarei este enfoque porque concordo com Gil (1994) quando ele afirma que a fenomenologia no se preocupa com algo desconhecido que se encontre atrs do fenmeno, s visa ao dado, sem querer decidir se este dado uma realidade ou uma aparncia, haja o que houver, a coisa est a.

7.3 Populao e Amostra A populao sero os espaos de lazer do municpio de Conceio do Araguaia-PA. Amostra sero os equipamentos especficos pblicos de lazer existentes no permetro urbano da cidade de Conceio do Araguaia-PA. Onde sero divididos em Praas, Galeria de arte, Bibliotecas, Complexos Esportivos, Avenidas com equipamentos de lazer, Teatro, Quadras poliesportivas e Orlas. O questionrio ser aplicado a 23 pessoas na condio de Presidente de bairro ou Lder comunitrio. 7.4 Coleta de dados Para coleta de dados utilizarei procedimentos tcnicos como a observao, fotografias e confeco de relatrio, pois segundo Bailey, (1994) apud Viana, (2007), estudos observacionais podem ser realizados em diferentes lugares como escolas,

11

universidades, hospitais, shoppings, ruas, praas pblicas, e em situaes mais variadas. A observao ser estruturada, no participante, individual e ser efetuada na vida real, ou seja, fora de laboratrios, utilizando um protocolo de observao. Tambm utilizarei para coleta de dados pesquisa bibliogrfica, pois de acordo com Mattos (2004) ela recolhe e seleciona conhecimentos prvios e informaes acerca de um problema ou hiptese j organizadas e trabalhadas por outro autor. A pesquisa documental ser utilizada para descrever e analisar situaes, fatos e acontecimentos anteriores, bem como comparar com dados da realidade presente. Mattos (2004) afirma que a pesquisa documental investiga fontes primrias, que se constituem de dados que no foram codificados, organizados e elaborados para estudos cientficos, alguns exemplos so documentos, fotos, arquivos, plantas, desenhos, leis, etc. Ser aplicado um questionrio misto aos presidentes ou lideranas comunitrias. 7.5 Anlise dos dados Ser feita uma anlise documental pois segundo Calado e Ferreira (2005) pode servir para complementar a informao obtida por outros mtodos, esperando encontrar nos documentos informaes teis para o objeto em estudo. Alm da anlise documental, ser feita a anlise do contedo levando em considerao que um conjunto de procedimentos que tm como objetivo a produo de um texto analtico no qual se apresenta o corpo textual dos documentos recolhidos de um modo transformado (CALADO e FERREIRA, 2005, p. 8). Utilizarei a mdia e a porcentagem para apresentar os dados em formas de grficos e tabelas, fazendo uma breve contextualizao dos dados obtidos. Irei analisar a interao entre variveis, apresentar contribuies no processo de mudana, interpretar dados, fatos, teorias e hipteses.

12

8-CRONOGRAMA: Perodo de Realizao ano 2011 Descrio das atividades Reviso bibliogrfica Entrega do projeto ao CEP/UEPA/CEDF/C ampus III Trabalho de campo Anlise dos dados Redao da monografia Reviso Ortogrfica Reviso Final Entrega da Monografia Defesa de Monografia Entrega da monografia ao Poder Pblico Municipal X X X X X X X X X X X
Junho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro/ 2012

Novembro que ser a entrega da monografia e Janeiro de 2012 a entrega ao poder pblico.

13

9-ORAMENTO

MATERIAL DE CONSUMO Caneta esferogrfica Papel A4 MATERIAL PERMANENTE Computador* Mquina fotogrfica* Pendrive* OUTROS SERVIOS Impresso Xerox Transporte (Transporte) Alimentao

QUANT. VALOR UNITRIO 3 500 QUANT. 1 1 1 QUANT. 100 400 80 40 1,00 15,00 VALOR UNITRIO 1.500,00** 400,00** 35,00** VALOR UNITRIO 0,50 0,10 1,00 5,00

CUSTO TOTAL 3,00 15,00 CUSTO TOTAL 1500,00 400,00 35,00 CUSTO TOTAL 50,00 40,00 80,00 200,00 2323,00

TOTAL***

* Pertencente ao Pesquisador, sem, contudo possvel de gastos. ** Valor estimado. OBS: O custo da pesquisa no causar gastos instituio.

14

REFERNCIAS

CALADO, silvia dos Santos; FERREIRA, Cristina dos Reis. Anlise de documento: Mtodos de recolha e anlise de dados. DEFCUL. 2005. Disponvel em <www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedecumentos.pdf.> Acessado em: 29/08/2011. CONDUR, Marise Telles. Produo Cientfica na Universidade: Normas para apresentao. Belm (PA): EDUEPA, 2007. CHEMIN, Beatriz Francisca. Polticas pblicas de lazer: o papel dos municpios na sua implementao. Curitiba: Juru, 2008. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 11. Ed. So Paulo, Cortez, 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio sculo XXI Escolar: O minidicionrio da lngua portuguesa. 4 ed. Vers. ampliada. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2001. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1991. __________. Mtodos e Tcnias de pesquisa social. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1994. GOMES, Christiane Luce. Lazer, trabalho e educao: relaes histricas, questes contemporneas. 2. Ed. Ver. e ampl- belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. GONCALVES, Felipe Sobezynski Et Al.In____ As praas que a gente viu! As praas que a gente quer! Mestrado, UFPR, CEPELS, Rede CEDES. Disponvel em: <http://www.ufpr.edu.br/portalrepositorio/File/lapsam/As_praas_que_a_gente_viu!_ as_praas_que_agente_quer!.pdf>. Acessado em: 15/11/2010. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2003. LINHALES, Meily Assb (org). Sobre lazer e poltica: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: editora UFMG, 2006. MARCELINO, Nelson Carvalho. Polticas pblicas setoriais de lazer: o papel das prefeituras. Campinas, SP: Autores associados, 1996. MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: Uma introduo. 4 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2006. MATTOS, Mauro Gomes de. Teoria e Prtica da metodologia em Educao Fsica: Construindo seu trabalho acadmico, monografia, artigo cientifco e projeto de ao. So Paulo: Phorte, 2004.

15

Plano Diretor municipal de Conceio do Araguaia-Par, 2006. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 2, Nmero 2, 2007. SOARES, Edvaldo. Metodologia cientfica: Lgica, epistemologia e normas. So Paulo: Atlas, 2003. VIANA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educao: a observao. Braslia: Lber livro Editora, 2007.

16

APNDICES APNDICE- A PROTOCOLO DE OBSERVAO DOS EQUIPAMENTOS DE LAZER

Observador: Cidade: Bairro: ESPAO: Data: / / Horrio: De

n s .

PERFIL Carter / Responsvel: Localizao: Pblico que atende: OBJETIVO Funo Bsica: ( ) Trabalho ( ) Educao ( ) Formal ( ) Religiosa ( ) Virios ( ) Cvicos ( ) Domsticos Gastronmicos ( ) Naturais ( ) Turismo atltica ( ) Culturais ( ) Esportivas

( )

( ) Recreativas

( ) Sociais e associativas ( ) De expresso fsica e

Condies quanto limpeza, segurana, iluminao e manuteno:

APROPRIAO Projetos: Pblico Alvo: Outras formas de apropriao:

17

Sugestes:

Observaes:

18

APNDICE- B Questionrio

Questionrio n Entrevistador: RG: Data: Bairro:

. Entrevistado:

Hora: Espao:

Qual ou quais o(s) horrio(s) de maior uso deste equipamento de lazer? Manh ( Tarde ( Noite ( ) ) ) Horrio. De Horrio. De Horrio. De at at at

Voc percebe a presena de alguma pessoa que no seja de seu bairro? Sim ( ) No ( )

Os moradores do bairro utilizam este equipamento de lazer? Sim ( ) No ( )

Quais das classes abaixo voc percebe que utilizam este equipamento de lazer? Crianas ( Jovens Adultos Idosos ( ( ( ) ) ) )

Foi feito algum evento para apropriao deste equipamento de lazer nos ltimos 2 anos? ( ) Sim ( )No

Se sim, quem fez?

Houve alguma revitalizao deste equipamento de lazer nos ltimos 2 anos? ( ) Sim ( ) No

19

APNDICE- C TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Ttulo do Projeto: A organizao dos equipamentos especficos pblicos de Lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA. Convidamos voc, morador da cidade de Conceio do Araguaia-PA, a participar da pesquisa respondendo um conjunto de perguntas sobre seu entendimento quanto ao uso deste equipamento de lazer do entorno de sua residncia. Esta pesquisa servir para o meu Trabalho de Concluso de Curso (TCC), que tem entres outros objetivos: Diagnosticar que pblico cada equipamento especfico pblico de lazer atinge. Voc ser entrevistado e suas respostas sero registradas por escrito em impresso apropriado. Voc tambm tem a liberdade para no responder. Esclareo que as informaes obtidas sero usadas nesta pesquisa e podero ser publicados em revistas cientficas, eventos cientficos ou outro meio de divulgao cientfica, e sero destrudas por meio fsico (queima), aps um perodo de cinco anos. Para a divulgao dos resultados seu nome no aparecer, pois ser usado um cdigo: A + o nmero da sua entrevista. Sua participao neste estudo muito importante, pois sua opinio e depoimento serviro para o enriquecimento cientfico e aprofundamento nas anlises sobre, a organizao dos equipamentos especficos pblicos de lazer na cidade de Conceio do Araguaia-PA. A qualquer momento voc pode desautorizar o pesquisador de fazer uso das informaes utilizadas e o material coletado lhe ser devolvido. No h despesas pessoais para voc em qualquer fase do estudo. Este trabalho ser realizado com recursos prprios do autor, no tendo financiamento ou cooperao de nenhuma instituio de pesquisa. Tambm no haver nenhum pagamento por sua participao. Se houver dvidas sobre a tica da pesquisa entre em contato com o Comit de tica em Pesquisa do curso de Educao Fsica ( Av. Joo Paulo II, 817 Marco- Belm/PA- Fone: (091) 32262640, Email: cep_cedf@hotmail.com) e tambm com o pesquisador, o acadmico Wender Pereira Rocha, residente Rua ver. Virgulina Coelho, n520 centro- Conceio do Araguaia-PA- Fone: 94 9170 4448 ou 94 8115 1092 e tambm com o orientador do Projeto, o Prof. Esp. Raphael do Nascimento Gentil residente AV. Araguaia S/N, casa 08, Bairro do Emerncio- Fone: (91) 81943004.

20

ANEXO- A DECLARAO Eu, morador do entorno do espao pblico de lazer, declaro em, __/__/__ que li e compreendi as informaes, ou que me foram explicadas sobre o trabalho em questo e aceito voluntariamente participar deste estudo e ser identificado como A n __, ficando esclarecido para mim quais os propsitos da pesquisa, os procedimentos a serem realizados, os possveis desconfortos e riscos, a garantia de confidencialidade e de esclarecimento permanentes. Compreendo que minha participao no ser paga, nem terei despesas, e posso optar por desistir em participar da pesquisa. Assinatura do participante:____________________ RG n ______________. Declaro que assisti a explicao do pesquisador ao participante, que compreendeu e retirou suas dvidas, assim como eu, a tudo o que ser realizado na pesquisa. Assinatura de testemunha:________________________.

Eu, __________________________ responsvel por obter o consentimento RG N___________ declaro que obtive de forma apropriada voluntria o consentimento legal para participar no presente estudo.

21

Universidade do Estado do Par Ncleo de Conceio do Araguaia-PA Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Curso de Educao Fsica Av.: Araguaia S/N, Vila Cruzeiro 68540-000 Conceio do Araguaia- PA www.uepa.br

You might also like