You are on page 1of 58

Linguagens artsticas da cultura popular

BOLETIM 01 MARO/ABRIL 2005

SUMRIO

PROPOSTA PEDAGGICA LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR .................................................................................... 03


Eleonora Gabriel

PGM 1 VIVER DE CRIAR CULTURA, CULTURA POPULAR, ARTE E EDCUAO .................................................. 11


Carlos Rodrigues Brando

PGM 2 O QUE VAMOS APRENDER HOJE? ................................................................................................................. 24


Marisa Silva

PGM 3 BRASILEIRINHOS INTERPRETAM O BRASIL ................................................................................................ 31

Grupos artsticos desenvolvidos dentro dos espaos educacionais


Norma Nogueira

PGM 4 PEO LICENA VOV, PEO LICENA A MEU MESTRE! .................................................................. 45

Jongo: uma didtica a caminho da escola


Dlcio Jos Bernanrdo

PGM 5 A ESCOLA ABRE A PORTA DA FRENTE PARA A CULTURA POPULAR URBANA ........................................ 53

Cultura popular urbana e educao: o que a escola tem a ver com isso?
Carlos Henrique dos Santos Martins

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

PROPOSTA PEDAGGICA

Linguagens Artsticas da Cultura Popular


Eleonora Gabriel 1

Esta srie pretende conversar com os professores sobre experincias em sala de aula e em outros ambientes educacionais, na realizao de atividades pedaggicas inspiradas nas linguagens artsticas da cultura popular brasileira: artes plsticas, dana, teatro, msica e literatura. Enfocaremos a importncia de que essas expresses faam parte dos currculos da Educao Infantil universidade, como disciplinas e/ou estratgias de ensino, sem esquecermos que todos ns somos criadores culturais e que aprendemos durante toda uma vida saberes oficiais e, tambm, os gerados nas famlias e na sociedade.

Para comear nossa reflexo, propomos a voc, professor, experimentarmos juntos um olhar, um olhar que enxergue quem so nossos alunos. No h nenhuma novidade nesta proposta, mas talvez o que sugerimos seja a necessidade de observar, sob um novo prisma, este instigante e, muitas vezes, misterioso mundo da relao professor/aluno, escola/comunidade, cultura/arte e educao. Por exemplo: olhar para o Diego e saber como ele foi parar ali naquela comunidade, olhar para o Maicom e saber por que ele tem esse nome. Por que ser que a Sabrina, que negra de olhos verdes, com um longo cabelo grosso e encaracolado, nunca o deixa solto? Por que a Suelen no consegue se concentrar quando proposto escrever uma redao e dana to bem? Por que eles se batem tanto, que msica eles gostam de escutar, quando eles mais se integram? O que dessas histrias tem a ver com a sua? E quantas outras perguntas um olhar curioso possa desejar.

Com salas cheias e inadequadas, alunos com mltiplas dificuldades de aprendizagem, parece meio distante, para ns professores, mais esta competncia. Talvez esta brincadeira possa ser bem divertida e tambm um tema, ou uma estratgia, para muitas aulas, que estimulem nossos alunos, e tambm a ns, a pesquisar nossos saberes. O mestre Paulo Freire ensina:
[...] a educao ou a ao cultural para a libertao, em lugar de ser aquela alienante transferncia de conhecimento, o autntico ato de conhecer, em que os educandos tambm educadores como conscincias intencionadas ao mundo, ou como corpos conscientes, se inserem com os educadores educandos tambm na busca de novos conhecimentos, como conseqncia do ato de reconhecer o conhecimento existente (FREIRE, 1984, p. 99).

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

s vezes, a gente esquece que agente de cultura, que cada um carrega uma histria cheia de histrias, que sabemos um monte de saberes que no foi a escola, nem a mdia, que nos ensinaram. Conhecimentos de cada um, de nossos meninos e nossos, educandos e educadores, pessoas reais no sculo XXI, no terceiro milnio. Quem somos neste mundo to louco, fascinante, inseguro, surpreendente, cheio de violncia e amor? Impregnados no cotidiano contemporneo pela maravilhosa comunicao e pela perigosa massificao, referentes globalizao que toma todo o nosso planeta, impondo aos mais frgeis a cultura dos mais fortes, urge refletirmos sobre a identidade cultural brasileira.

A identidade cultural se relaciona a aspectos de nossas identidades que surgem do pertencimento a culturas tnicas, raciais, lingsticas, religiosas e, sobretudo, nacionais. Alguns estudiosos afirmam que, de alguma maneira, pensamos nesta identidade como parte de nossa natureza essencial, que nos faz sentir indivduos de uma sociedade, grupo, estado ou nao. As pessoas sentem-se identificadas umas com as outras e, ao mesmo tempo, distintas das demais. Assim a identidade e a alteridade (referente ao que do outro), a similaridade e a diversidade marcam o sentimento de pertencer ao todo.

Vivemos num supermercado cultural da aldeia global, que inventa desejos homogneos de estilos, lugares e imagens, buscando uma massificao, que auxilia a dinmica incontrolvel do capitalismo e a hegemonia imperialista, o que para os povos dos pases do terceiro mundo ou em desenvolvimento, historicamente desvalorizados por seus prprios governos, representa o perigo da globalizao. Aquela velha histria de valorizarmos tudo que vem de fora e no a ns mesmos, o que desvincula, mais ainda, as identidades de seus tempos, lugares, histrias e tradies. O mundo ps-moderno parece menor, com certeza, mais interconectado, o que tem efeito direto sobre as identidades culturais, influenciando todos os sistemas de representao de si e do coletivo.

Difcil saber quem somos se no aprendemos na escola o valor cultural e artstico de nossa formao que reuniu, e continua reunindo, vrios jeitos, conhecimentos e modos de fazer; e que esta mistura de gentes pode ser nosso grande potencial, potencial criativo que cria formas de comunicao e arte, formas de cultura.

A conceituao de cultura sempre trouxe muitas controvrsias, at porque variou no tempo e nos espaos. Peter Burke e outros antroplogos e historiadores defendem que a noo de cultura, hoje,

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

est ligada a quase tudo o que pode ser aprendido em uma dada sociedade como comer, beber, andar, falar, silenciar, brincar, danar e assim por diante. Um sistema de significados, atitudes e valores compartilhados, e as formas simblicas (apresentaes e artefatos) nas quais eles se expressam ou se incorporam (BURKE,1999, p.21). Todo um modo de vida que retrata as aes ou noes subjacentes vida cotidiana, que varia de sociedade a sociedade, e pode mudar de um sculo para outro. Uma construo histrica e social.

Sendo assim, cultura se apresenta com limites muito indefinidos, e a tentativa de categorizao de tipos de culturas se torna flexvel. No a distribuio dos objetos culturais que identifica a cultura popular. Os objetos so e sero sempre apropriados ou usados por grupos sociais diferentes para suas prprias finalidades, eles circulam e se tornam mesclados, hbridos. Sendo a cultura um sistema de limites indistintos, impossvel dizer onde comea e termina a cultura popular, erudita e massiva. Nesta srie, tentamos entender a cultura popular, como cultura dinmica, presente no meio rural e urbano, que junta tradio e atualidade sempre em transformao, um encontro entre tempos e espaos, com essncia de brasilidade, juntando o local com o global, o velho e novo, completando um com o poder do outro, como diz Carlos Rodrigues Brando (1993). Beatriz Muniz Freire (2003) afirma que: Quando falamos de cultura popular estamos nos referindo no apenas s manifestaes festivas e s tradies orais e religiosas do povo brasileiro, mas ao conjunto de suas criaes, s maneiras como se organiza e se expressa, aos significados e valores que atribui ao que faz (...). Alguns chamam este movimento de folclore, outros no, e aqui no nos preocupamos com esta conceituao to polmica, resolvemos ressaltar a fora de resistncia e persistncia da cultura brasileira, que acreditamos ser de crucial relevncia na educao de nosso povo. Mestre Ronaldo, palhao de Folia de Reis Penitentes do Santa Marta, do morro Santa Marta em Botafogo, no Rio de Janeiro, ensina:
(...) Mas quando fala de cultura Isso ningum pode negar Que o povo do Santa Marta Muita coisa tem pra mostrar Porque uma comunidade Que mantm a sua raiz Vocs agora to vendo A Folia de Reis do mestre Diniz Mas temos dana, temos rap Temos o forr do Luiz Temos grupo de teatro Que sobrevive como pode Temos samba, temos chorinho Temos grupo de pagode

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

Temos muitos outros talentos Dentro tudo da comunidade Espero que esse projeto Me d mais oportunidade. T bom gente!? (Fragmento da chula apresentada na Cobal Humait, 15 de janeiro de 2005.)

Somos no plural, temos vrias culturas populares, um universo to rico que, mesmo submetido ao mundo globalizado que impe uma cultura de massa, como uma colonizao cultural, podemos observar que estamos vivendo um reviver de nossas razes. Stuart Hall diz que a resistncia homogeneizao, por alguns, tem reforado identidades locais e nacionais, isto , juntamente com o impacto global, revive um novo interesse pelo local, criando novas identificaes. Nunca foram vistos tantos jovens interessados pela cultura popular, principalmente expressa atravs da msica e da dana, pelo menos, no eixo Rio-So Paulo. O movimento do Forr Universitrio que trouxe juventude o desejo e a necessidade de danar junto, aprender como levar uma dama, conhecer Luiz Gonzaga... Vrias bandas de rock que tm se inspirado nos Maracatus... Muitos jovens danando cirandas e cocos... E, quem sabe, a possibilidade de despreconceituar migrantes nordestinos atravs do conhecimento e da valorizao da cultura do Nordeste. Aqui no Rio de Janeiro, o samba e suas diversas apresentaes j fazem parte da vida de grande parte da juventude carioca, de vrios bairros, valorizando compositores antigos como mestres. Tm sido formados vrios grupos de jovens pesquisadores da cultura do Rio e de outras regies, de vrias motivaes e origens, ligados ou no a instituies de ensino. O Jongo, a Capoeira, o Charme, o Hip-Hop, seja que ritmo for, o que tentamos reforar nesta srie a importncia social das manifestaes que levam nossas crianas e nossos jovens a criar foras de participao coletiva, repensando, artisticamente, vrias questes, inclusive a brasilidade. E como as escolas e outros espaos de educao podem incluir toda esta criao e recriao de arte em seus contedos, disciplinas e projetos pedaggicos. Mrio de Andrade defende a idia de arte baseada "no princpio da utilidade", e no s uma arte com "preocupao exclusiva com a beleza", baseada de modo mecnico e servil na esttica universal, e sim, uma arte que reconhea o contexto histrico como elemento de produo. Uma arte comprometida com seu tempo, servindo-se de tudo que lhe pudesse ser til como instrumento de afirmao cultural (apud COELHO, 1999, pp. 46 e 52).

Apreciando o panorama cultural brasileiro, podemos notar que os encontros tnicos em nosso pas criaram e criam interlocues muito interessantes que, de alguma forma, se mostram resistentes, apesar de tantas represses e desvalia; principalmente, por terem um valor social considervel que organiza, chama participao e integra as comunidades e, sobretudo, por nos darem um colorido potencial criativo e artisticamente rico.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

O socilogo Domenico De Masi, professor da Universidade de Roma La Sapienza, fala que a criatividade artstica brasileira tem-se mostrado imbatvel, e que essencial o reconhecimento dessa competncia no contexto do grande jogo internacional, dessa capacidade de o Brasil criar produtos que funcionem como barreiras imposio de uma esttica e de smbolos externos. A dimenso e a importncia desse valor brasileiro no podem ser ignoradas pelo nosso povo, pelos formadores de opinio e pelos governantes. No podem ser ignoradas pela escola.
Possuir esse ativo e prosseguir exibindo-o ao mundo inteiro uma riqueza intangvel, de enorme valor econmico, simblico e poltico. Pois essa globalizao empobrecedora, que tudo impe, engloba e manipula, s pode ser confrontada, como nica via de salvao, pelas culturas locais. (De Masi. A Globalizao, o Brasil e a Cultura. Jornal O GLOBO, 12/09/2003).

Como sabemos, a arte tem sido importante alicerce de muitos trabalhos com crianas e adolescentes, principalmente viventes em comunidades de risco social, que, em sua maioria, pertencem s nossas escolas e a outros espaos educacionais pblicos. A arte contra a violncia e desvalia! As necessidades de expresso atravs das linguagens artsticas e, tambm, a urgncia em nos entendermos seres culturais e histricos, abrem as possibilidades de tranarmos arte e cultura popular na educao, pensando em identidade e cidadania brasileiras. Uma sugesto pode ser a de incentivarmos a pesquisa nas famlias de origem, na comunidade da escola, convidar mestres populares para conversas e dinmicas, procurar contatos com grupos e instituies artsticoculturais locais e comisses de Folclore que existem na maioria dos estados brasileiros.

Quem somos, como brincamos, danamos, cantamos, contamos histrias, resistimos? Essas questes incentivam a curiosidade em desvelar dentro da escola o conhecimento de nossos educandos e educadores, saberes culturais, nascidos e desenvolvidos nas histrias de origem e do dia-a-dia. Expresses multiculturais que colorem nossos jeitos de ser, pensar e agir, demonstrando a necessidade de falarmos de incluso, de diversidade, de educar para a diferena natural de tantos povos que compem o povo brasileiro. Essa pluralidade que cria arte, cultura, solidariedade, regras de convivncia, tica, pertencimento, auto-estima, respeito riqueza patrimonial identitria, com cara de Brasil, que precisa entender-se valorizado para enfrentar a ps-modernidade globalizada, com cara de Brasil.

Trabalhar com arte e cultura brasileiras na educao nos d a esperana de participarmos de um processo que forma brasileiros, com muita honra.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

A quem serve um povo sem identidade? possvel motivar a escola para o autoconhecimento cultural-artstico da comunidade onde ela se insere, e ter este saber como uma das bases da construo dos currculos e projetos pedaggicos? Como sensibilizar a comunidade acad-mica e todo o entorno para a valorizao da brasilidade? A busca de talentos em nossas esco-las pode definir outras formas de educar? Como as linguagens artsticas da cultura popular podem ser um instrumento estratgico em nossas aes scio-educacionais?

Quem sabe a escola e Diego fiquem curiosos em saber como sua famlia se formou e foi morar ali na comunidade do entorno da escola. Quem sabe Sabrina valorize sua aparncia mestia, e Suelen e seus professores acreditem que podem utilizar a linguagem conquistada na dana para escrever um texto. Quem sabe o bater possa ser substitudo por uma comunicao mais saudvel, cheia de alegria, afeto e arte e todos possam juntar as diferenas, construir grupos de trabalho e mostrar para muitos o que criam. Cabe a ns, professores, apresentarmos outras opes a nossos alunos e a ns mesmos, para vivermos uma escola mais alegre, mais artstica, mais brasileira. Ser tudo isso uma utopia? Os profissionais e trabalhos que encon-traremos aqui comprovam que no, apesar de tudo, amanh h de ser outro dia (Chico Buarque).

Apreciando estas questes, buscamos nesta srie colocar nossas dvidas, aprender uns com os outros e analisar aes acadmicas efetivas e afetivas para tocar, atravs da arte popular, nossos coraes brasileiros.

Referncias bibliogrficas ARGAN, Giulio Carlo. Histria da Arte como Histria da Cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ARANTES, Antonio Augusto. O que Cultura Popular. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1982. BRANDO, Carlos Rodrigues. Cultura na Rua. So Paulo: Papirus, 1989. ______. O Que Folclore. Braslia-DF: Editora Brasiliense, 1993. BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna - Europa,1500-1800. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. CANCLINI, Nestor Garca. Culturas Hbridas - estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 2000. CASCUDO, Lus da Cmara. Cultura e Sociedade - Pesquisas e notas de Etnografia Geral. Belo

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1983. ______. Dicionrio do Folclore Brasileiro Belo Horizonte - Rio de Janeiro: Editora Itatiaia Limitada, 1983. COELHO, Teixeira. Dicionrio Crtico de Poltica Cultural - Cultura e Imaginrio. So Paulo: Iluminuras, 1999. DE MASI, Domenico. A Globalizao, o Brasil e a Cultura. In: Jornal O GLOBO, Rio de Janeiro, 12/09/2003. FREIRE, Beatriz Muniz. O que , o que : Folclore e Cultura Popular. In: Boletim Salto para o Futuro-Cultura Popular e Educao. Rio de Janeiro: TV Escola, fevereiro 2003. FREIRE, Paulo. Ao Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. So Paulo: DP&A Editora, 2002. GABRIEL, Eleonora. Escorrego mas no caio o jeito que o corpo d - as danas folclricas como expresso artstica de identidade e alegria. Niteri: UFF. Dissertao des Mestrado em Cincia da Arte-IACS, 2003.

Notas [1] Mestre em Cincia da Arte/UFF. Prof.a. adjunta da Escola de Educao Fsica e Desportos-UFRJ. Coordenadora da Companhia Folclrica do Rio-UFRJ e do grupo Samorando a Dana do CIEP Samora Machel. Presidente da Comisso Fluminense de Folclore. Consultora dessa srie.

Temas que sero debatidos na Srie Linguagens artsticas da cultura popular, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 28 de maro a 1 de abril

PGM 1 - Viver de criar (Cultura, cultura popular, arte e educao)

Neste primeiro programa da srie, professores que formam professores vo discutir a importncia do desenvolvimento da arte popular na educao. Valores artsticos, culturais, educacionais e polticos.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

PGM 2 - O que vamos aprender hoje?

O segundo programa vai abordar as linguagens artsticas no dia-a-dia da sala de aula. Os contedos curriculares atravs e sobre a arte popular, tranando disciplinas e pessoas.

PGM 3 - Brasileirinhos interpretam o Brasil

O terceiro programa focalizar os grupos artsticos desenvolvidos dentro dos espaos educacionais. A busca de talentos. Arte popular construindo conhecimento, alegria e cidadania.

PGM 4 - Peo licena vov, peo licena a meu mestre!

Mestres populares e trabalhos sociais dentro da escola e em comunidades. A herana cultural de descendentes transgredindo histrias. Estes e outros temas sero discutidos no quarto programa da srie.

PGM 5 - A escola abre a porta da frente para a cultura popular urbana

A escola se integra comunidade, desmarginalizando e incluindo suas expresses artsticas, contextualizando e trocando saberes e questes. Este ser o tema em discusso no quinto e ltimo programa da srie.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

10

PROGRAMA 1

VIVER DE CRIAR CULTURA, CULTURA POPULAR, ARTE E EDUCAO


Carlos Rodrigues Brando 1

Os Bichos e ns e o que fazemos ns dos nossos bichos

Vocs j repararam uma coisa ao mesmo tempo bastante corriqueira e muito interessante? Desde o tempo das estrias infantis mais antigas e dos velhos contos de fadas, at o tempo das estrias em quadrinhos e dos desenhos animados, quase sempre os bichos so pessoas e personagens como ns. O Coelho Pernalonga um timo exemplo. Os animais dessas histrias contracenam entre eles ou com pessoas como voc e eu. Eles sentem, pensam, agem e constroem as suas vidas como ns, os seres humanos. s vezes eles se vestem, se calam, usam culos, lem, estudam, utilizam artefatos de nosso mundo humano, e aqui e ali, eles moram em casas como as nossas. Ou quase como as nossas. O Coelho Pernalonga vive numa toca de coelhos, mas l dentro tudo quase igual a uma casa de famlia humana. E, de vez em quando, os animais de uma estria infantil vivem como membros de uma famlia, tal como as nossas.

Coelhos, porcos, ces e gatos, ratos (sempre muito simpticos), pssaros e, at mesmo, animais selvagens contracenam e agem como ns em quase tudo. Ao invs de mugirem, latirem, grunhirem, piarem ou miarem como vacas, cachorros, passarinhos ou gatos, eles falam nossas lnguas e dizem entre eles ou a ns, pessoas humanas, palavras e idias como as que usamos e compreendemos quando falamos algo entre ns.

Mas quando os contos e filmes so para jovens, como em Mowgli, o menino lobo, ou Tarzan, os animais domsticos e, principalmente, os selvagens, esto a meio caminho entre os bichos e os homens. Eles ainda sentem e falam entre eles ou a ns, como ns falamos e traduzimos os nossos sentimentos e as nossas idias. Como na histria de Mowgli, os bichos da selva possuem personalidades bem marcadas e em geral se dividem entre bons, como a pantera, o urso e os lobos e os e maus, como o tigre. Eles se comportam exteriormente como animais selvagens, mas observam preceitos de vida e de relacionamentos entre eles e com os seres humanos que se parecem muito com os nossos. A diferena entre os bichos das lendas, fbulas e estrias para crianas e os animais das histrias para jovens e adultos que, nas primeiras, os bichos vivem e agem exatamente

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

11

como os humanos, sob suas figuras de animais humanizados, enquanto nas segundas eles vivem como criaturas da selva, mas agem tambm como os seres humanos. Os macacos, lees e elefantes da convivncia de Tarzan so, em quase tudo, como as feras da floresta sempre foram: moram em tocas, em rvores ou em outros lugares de uma floresta. No vestem roupas e no usam os utenslios dos humanos. Tarzan sabia disto muito bem. Como um humano, mas falando ora a lngua dos macacos, ora a dos elefantes, ele aprendeu a conviver e a se comunicar com os animais da floresta, quase se tornando um pouco como eles, antes de aprender a viver uma vida humana, entre os seres humanos. Ora, embora os bichos e os homens paream falando como ns na histria de Mowgli, o menino lobo, logo se percebe que cada bicho fala aos outros e ao menino em sua prpria linguagem animal. Como ser que Mowgli aprendeu to depressa a fala de cada um? Em que linguagem Tarzan se comunicava com sua me adotiva, um gorila fmea?

Bem sabemos que tudo isto uma metfora, uma boa fantasia. Essas estrias so belas, mas so fantasiosas. Crianas perdidas na floresta e criadas por lobos, e depois encontradas por seres humanos na ndia, em nada se pareciam conosco, a no ser na figura do corpo e na imagem do rosto. Nos registros conhecidos, as crianas-fera, como foram indevidamente chamadas, andavam de quatro, como lobos, comiam e dormiam como lobos. No falavam nada e emitiam sinais com a voz semelhantes aos dos lobos. No riam e no choravam. Em corpos humanos dormitavam seres que, por haverem sobrevivido aprendendo com os animais que os acolheram, viviam, sentiam e se relacionavam entre eles, com os lobos e com a vida, como lobos da floresta.

Ao criarmos estrias e lendas como as de Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, os Quatro Heris (os msicos de Bremen), Mowgli ou Tarzan, projetamos sobre elas o nosso imaginrio, sempre ilimitado, sempre quase infinito em sua vocao de criar. E entretecemos com palavras os mltiplos e diversos fios do tecido sempre inacabado de nosso imaginrio. E bordamos ali os nossos desejos de alargar sempre e sempre os cenrios, as cenas e o crculo dos seres que possam vir de onde venham, e que saibam se relacionar conosco, como eles prprios ou como ns mesmos.

Como seres do mistrio da vida, os animais so seres de uma mesma natureza que a nossa. E eles compartem conosco os diferentes ambientes de um mundo natural de uma mesma casa e nave errante no universo: o planeta Terra. Somos parte da natureza e somos, em nossos corpos e mentes, em nossas vidas e destinos, de algum modo como os animais.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

12

Entre ns e os animais da Terra h muitas semelhanas biolgicas, genticas e mesmo psicolgicas. Por isso, mesmo sem possuirmos por enquanto uma linguagem comum, em boa medida ns nos entendemos. Mas h tambm diferenas relevantes, e uma delas essencial. Podemos cham-la de cultura. E no caminho percorrido em larga escala por eles e ns, mas que de um ponto em diante se divide e nos leva por trilhas diferentes em direo quem sabe? de um mesmo horizonte, a experincia da cultura toda a diferena.

Sendo tambm seres da natureza, ns somos e nos tornamos humanos porque, ao contrrio dos animais que se transformam corporalmente para se adaptarem s mudanas do meio ambiente em que vivem, ns transformamos os ambientes em que vivemos para adapt-los a ns e para tornarmos possvel e progressiva a nossa vida neles. Os animais vivem solitria ou coletivamente imersos no interior de nichos e cenrios de um mundo natural preexistente e naturalmente ofertado a eles. Ns aprendemos aos poucos e duramente a construirmos nossas vidas em mundos naturais tambm preexistentes, a ns originalmente dados, ofertados naturalmente a ns. Mas mundos naturais socializados, transformados.

Transformados em qu? Em mundos de cultura. Vivemos em um mundo natural e humanamente cultural. Olhe sua volta: a comida de sua manh de hoje, as suas roupas, a sua cadeira, os papis que voc tem nas mos, a tela colorida de um aparelho chamado televiso, ou o computador que voc acaba de conectar em algo chamado energia eltrica. Tudo isso so matrias e energias da natureza, do generoso planeta errante que voc e eu habitamos, e que formas semelhantes e diversas de uma coisa chamada trabalho foram transformando de coisas da natureza em objetos da cultura. De sua cultura. De seu mundo e do meu mundo cultural. Pois se voc agora me l ou me ouve, e me entende, este deve ser um sinal de que de algum modo habitamos e aprendemos a ser quem somos, em um mesmo mundo. Mas, qual mundo? Retornemos por um momento aos animais para depois voltarmos de novo a ns.

Claro, alguns bichos tambm lanam mo das coisas do mundo para criarem a sua maneira de viver em seu mundo. Quando os nossos primeiros ancestrais viviam a esmo e moravam em bandos em qualquer lugar, e no haviam dominado ainda o fogo, nem aprendido a habitar as cavernas, as abelhas j construam colmias cuja sbia arquitetura at hoje nos espanta. E formigas e cupins constroem de terra e de matria de seus prprios corpos verdadeiras cidades quase perfeitas. E mesmo ninhos de passarinhos olhe-os com cuidado como o do Joo Congo ou a

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

13

casa do Joo de Barro, so verdadeiros prodgios de uma engenharia natural. Mas todos os animais construtores fazem sempre as mesmas coisas do mesmo modo, gerao aps gerao, como uma extenso natural de sua biologia. Fazem assim e sempre assim, com talvez mnimas mudanas ao longo dos milnios. Eles constroem com o que a biologia de seus corpos determina que faam.

Ns no. Ns antes no sabamos fazer e, ento, aprendemos. A espcie humana, ao longo de sua histria, foi aprendendo. E cada um de ns, por sua vez, recapitula esta histria em sua biografia. Porque, uma a uma, aprendemos, ao longo da infncia e da vida, todas as coisas que aprendemos. Que aprendemos para ser quem somos, para viver como vivemos, para sentir e pensar o que sentimos e pensamos, para criar, fazer e transformar tudo o que a ss ou solidariamente criamos, fazemos e transformamos.

No somos quem somos, seres humanos, porque somos seres racionais. Somos quem somos e somos at mesmo racionais, porque somos seres aprendentes. Somos seres vivos dependentes de estarmos a todo o tempo de nossas vidas e no apenas durante algumas fases dela aprendendo e reaprendendo. Somos pessoas humanas que dependemos inteiramente dos outros e de nossas interaes afetivas e significativas com eles para aprendermos at mesmo a sermos... pessoas. Tartarugas nem sequer das mes necessitam para sarem dos ovos e da areia prontas para a vida. Pssaros precisam da me ou do par de pais para completarem por algum tempo, sobre a biologia do corpo, aquilo que o saber da espcie e se individualiza em cada um deles. Lobos (inclusive os de Mowgli) precisam conviver um tempo maior com os pais e, depois, com a comunidade da alcatia, para se socializarem completamente. Macacos (inclusive os da histria de Tarzan) mais ainda. Eles aprendem com os pais e com outros de seus bandos, por um tempo ainda maior. E entre eles h jogos expressivos, ritos e cuidados afetivos que os aproximam muito de ns, os humanos.

E ns? Ns somos o extremo da experincia em que a vida de um indivduo precisa aprender interativa, social e culturalmente, para tornar-se um ser pessoal, uma pessoa. Ou seja: a cultura de uma gente, de um povo, de uma famlia, realizada na vida e na experincia nica de uma pessoa.

Somos porque aprendemos, e a educao tem, na criao da vida humana, um lugar bastante mais essencial do que em geral imaginamos. Na verdade, como seres inteiramente dependentes de processos culturais de socializao (de transformao de um indivduo em uma pessoa) somos e

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

14

seremos sempre a educao que criamos e que criaremos, para que ela continuamente nos recrie. A ns e aos nossos filhos.

No criamos mundos socializados da natureza em mundos de cultura, porque sabemos. Criamos o que fazemos porque nos socializamos em uma cultura. Porque nos instrumos, como os lobos e os macacos. Mas tambm porque nos capacitamos, como eles em seus limites. Mas tambm porque, para alm deles, aprendemos e reaprendemos enquanto nos formamos, nos educamos.

E porque somos educados e criamos mundos onde estamos continuamente nos ensinando-eaprendendo, sabemos pensar reflexivamente antes de fazermos o que criamos. Ns construmos primeiro na mente as casas, depois as edificamos sobre a Terra. Por isso, comeamos aprendendo a viver em cavernas e hoje aprendemos, uns com os outros, a construirmos as primeiras casas fora do planeta, nas estaes espaciais. E assim aprendemos a transformar quase toda a natureza que nos circunda. Ocupamos praticamente todos os espaos naturais da Terra. E criamos, para vivermos no gelo do rtico, nos desertos da frica, na Floresta Amaznica ou nas alturas dos Andes, as nossas casas e cidades, e as nossas roupas, e nossas culinrias, e todos os demais mltiplos artefatos da vida cotidiana.

E criamos tudo isto porque aprendemos a pensar reflexiva e simbolicamente. Somos provavelmente a nica espcie de seres vivos que sente e pensa, e que se sente pensando e se sabe sentindo. E que sente o que sabe porque sabe o que sente (ou imagina que sabe). E que aprende a sentir, a lembrar e a saber. E que vive a sua vida no em um terno e generoso presente nico, como os lobos, mas dentro de um tempo que uno e triplo: passado, presente futuro. Por isso construmos beros em casas para os que ainda vo nascer, e covas em casas para os que j morreram. Aprendemos a expressar quem somos e como somos atravs de criaes simblicas que tornaram os sons guturais de nossos antepassados em palavras sonoras e cheias de sentido simblico. E das palavras geramos preces, pensamentos, preceitos, poemas e teoremas. E com eles e outros pensamentos, criamos as cincias, as teorias, os mitos, as crenas e as religies, as artes e outras formas culturais de atribuir sentido a nossas vidas e destinos e aos mundos em que as vivemos e os cumprimos.

Iguais e diferentes: cultura, culturas

Somos uma estranha espcie de seres vivos, preciso repetir. E talvez em toda a Terra sejamos a

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

15

nica assim, pelo menos por enquanto. Pois possumos, mulheres e homens de todos os povos de antes e de agora, uma mesma herana gentica. E somos to iguais em nossas mnimas diferenas biolgicas, que bem poderamos ter criado uma forma nica de viver, um nico modo de vida, uma nica lngua, uma s cultura. A metfora da Torre de Babel poderia nunca ter existido. No entanto, criamos uma infinidade de maneiras diversas de ser e de viver, de pensar e mesmo de sentir, de falar e de expressar sentimentos, saberes e sentidos da vida atravs de imagens e de idias. Vejamos um nico pequeno exemplo: so mais de cinco mil as lnguas faladas hoje ao longo do planeta, e somente no Brasil elas so mais de cento e oitenta.

Para vivermos na Terra, e para nos havermos transformado em seres humanos de uma nica espcie (as dos homindeos que nos antecederam foram vrias) ao longo dos anos da histria da humanidade, aprendemos a criar e transformar de muitas maneiras os mundos em que vivemos as nossas vidas. Assim, podemos dizer que se a natureza humana uma s, as culturas humanas foram e seguem sendo mltiplas e diferentes. E somos na verdade humanos porque somos to iguais e to diferentes. Os mesmos e tantos outros. E eis que os contos dos novos livros e os filmes de ficocientfica esto a para nos sugerir em que poderemos vir a nos transformar, para o bem ou para o mal, se continuarmos sendo assim como somos. Pois, depois de tantos milhes e de tantos milhares de anos, mal estamos comeando a existir na Terra.

Somos seres criadores de diferentes culturas e de tantos modos de vida culturais porque aprendemos a saltar do sinal (como a fumaa que indica o fogo) ao signo (como os movimentos da dana nupcial de alguns pssaros, ou de algumas pessoas), e deles para o smbolo. Sim, o smbolo, uma criao livre e arbitrria do imaginrio e da mente humana, que inventa em uma lngua chamada Portugus a palavra fogo, para traduzir uma mesma coisa da natureza, dita e escrita de infinitas maneiras diferentes em vrias lnguas. Escrita e cantada com diversos significados, conforme esteja em um livro de fsica, em um escrito religioso, em um manual de sobrevivncia na floresta, em um livro de formao de futuros bombeiros ou no poema com que um jovem apaixonado diz mulher amada o que ele sente dentro do corao.

Culturas no envolvem apenas as coisas materiais do mundo com que criamos o entorno fabricado de nossas sociedades: casas, casacos, canetas, comidas, carros e computadores. Sim, em boa parte a experincia da cultura est no que ns fazemos ao transformarmos as coisas da natureza em objetos da cultura, atravs do trabalho. A cultura est contida em tudo e est

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

16

entretecida com tudo aquilo em que ns nos transformamos ao criarmos as nossas formas prprias simblicas e reflexivas de convivermos uns com os outros, em e entre as nossas vidas. Vidas vividas, de um modo ou de outro, dentro de esferas e domnios de alguma vida social.

A cultura existe nas diversas maneiras por meio das quais criamos e recriamos as teias, as tessituras e os tecidos sociais de smbolos e de significados que atribumos a ns prprios, s nossas vidas e aos nossos mundos. De uma pequenina palavra a toda uma teoria filosfica, estamos continuamente elaborando, partilhando e transformando diferentes sistemas de compreenso da vida e de orientao da conduta social. Criamos os mundos sociais em que vivemos e s sabemos viver nos mundos sociais que criamos. Ou onde reaprendemos a viver, para sabermos criar com outros os seus outros mundos sociais. E isto a cultura que criamos para viver e conviver.

Depois de ler (ou reler) Mowgli, o menino Lobo e As aventuras de Tarzan, leia ou releia Robinson Cruzo. E voc ver que sozinho, anos e anos em uma ilha deserta, ele aprendeu a sobreviver porque no era um menino-lobo e no viveu como um lobo, sendo um ser humano. Ele sobreviveu porque transplantou para o domnio da natureza de sua ilha toda a cultura espiritual contida nos smbolos, nos saberes, nas sensibilidades, nos sentidos, nos significados e nas sociabilidades um dia aprendidos em sua anterior vida inglesa. Aprendidos em ingls e internalizados em sua pessoa social. Nufrago e solitrio sim. Mas um ingls culto e educado que um dia naufragou. E sobreviveu (numa boa) porque recriou na ilha deserta uma mnima herana da cidade ocidental, com os restos de sua cultura material, que ele foi recolhendo dos restos do navio naufragado e que, por uma rara felicidade, vieram encalhar em seu novo lar.

Ora, quase tudo o que constitui uma entre as muitas e muitas culturas humanas envolve aquilo atravs do que ns aprendemos uns com os outros. E, assim aprendendo e co-aprendendo, pensamos, dizemos e nos comunicamos. Desta forma a cultura est presente nas maneiras como criamos: entre ns mesmos, sobre ns mesmos e para ns mesmos, as palavras, as idias, as crenas e as fbulas a respeito de quem ns somos; do porque somos quem somos; de como devemos ser uns com os outros, e com os outros que no so como ns.

Por isso at mesmo nas coisas mais prticas e teis da vida cotidiana somos ainda e sempre imaginativos criadores de smbolos. Somos seres regidos por princpios naturais de sobrevivncia. Logo, somos seres prticos e utilitrios. E em nossos dias atuais temos sido isto em demasia. Por

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

17

outro lado, de uma maneira afortunada somos seres sequiosos de imaginao, de beleza, de sentimento e de sentido. Por isso comemos com a boca e o estmago, mas tambm com os olhos e o paladar. E as roupas que vestimos nos abrigam do frio ou do calor. Mas os seus padres, desenhos e cores servem tambm para nos dizermos a ns mesmos e aos outros: quem somos, em que lugar de nosso mundo achamos que estamos situados, do que gostamos, quem ou o que nos gerou, como sonhamos que poderamos ser, em quais crenas da cincia, da filosofia, da arte ou da religio acreditamos.

A mesma coisa acontece com as casas onde vivemos e at mesmo com os automveis em que nos movemos. Se isto lhe parece um exagero, procure olhar sua volta e veja se encontra algo que de alguma maneira no esteja servindo tambm a dizer uma mensagem, a embelezar um corpo ou um ambiente, a traduzir algo, a comunicar algo a algum.

As culturas populares, artes populares, aprendizado e educao

Nada mais errado do que dizer: esse homem no tem cultura nenhuma. Nada mais equivocado do que dizer: essa uma gente sem cultura. E, no entanto, no raro que algumas pessoas pensem assim. E tambm no so raras hoje em dia, como no passado, aes sociais derivadas de idias que centram em um modo de ser ou em uma cultura toda a excelncia, e desqualificam as outras. Aes sociais por meio das quais em algum lugar do mundo uma lngua antiga de um povo proibida de ser falada; uma religio proibida de ser praticada, algumas formas de pensamento so proibidas de serem pensadas e algumas canes so proibidas de serem cantadas.

Cada ser humano um eixo de interaes de ensinar-aprender. Assim, qualquer que seja, cada pessoa em si mesma uma fonte original de saber e de sensibilidade. Em cada momento de nossas vidas estamos sempre ensinando algo a quem nos ensina e estamos aprendendo alguma coisa junto a quem ensinamos algo. Ao interagir com ela prpria, com a vida e o mundo e, mais ainda, com crculos de outros atores culturais de seus crculos de vida, cada pessoa aprende e reaprende. E, assim, cada mulher ou homem um sujeito social de um modo ou de outro culturalmente socializado e , portanto, uma experincia individualizada de sua prpria cultura.

Uma criana de dois anos aprendeu uma lngua e aprendeu e aprender, antes e depois, a linguagem dos costumes e crenas de seu povo, de sua gente. Desde muito cedo e por toda a sua

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

18

vida, j a sua cultura a habita. J que ela tambm uma habitante de um mundo de partilha de smbolos e de sentidos de vida.

Devemos repetir a mesma idia: cada um de ns, qualquer que seja o nosso grau e vocao de estudos escolares ou extra-escolares, uma fonte nica e original de saber e de sentido. Em cada pessoa uma cultura vive um momento de sua subjetividade. E uma mulher analfabeta uma pessoa letrada nos muitos outros saberes e sabedorias de sua vida e sua cultura. Sem saber ler as palavras que os eruditos escrevem, ela pode ser senhora de sabedoria popular rara e preciosa.

Com mais motivos e em um mbito bem mais amplo, a mesma coisa acontece com cada frao social de pessoas e de conexes entre pessoas: uma famlia, uma pequena comunidade de pescadores ou de camponeses, uma tribo ou aldeia de indgenas, por pequena que seja. Algumas tribos indgenas brasileiras com no mais do que umas cem mulheres e homens, falam lnguas to complexas que exigem de quem chega anos de estudos para serem aprendidas. Nenhuma delas deixa de ter os seus mitos, as suas lendas, as suas estrias para crianas, os seus cantos, seus deuses e suas danas. Todas elas, ao longo do tempo, desenvolveram sbias tecnologias para viverem e se reproduzirem na floresta. Ali onde um de ns, branco civilizado, morreria de fome ou de medo em poucos dias, mulheres indgenas criam filhos sbios e sadios. Todas as tribos indgenas, assim como todas as nossas comunidades populares, so sociedades humanas criadoras de suas prprias culturas. Crianas e jovens participantes delas so socializados a partir da relao fundadora com a me, de tal maneira que, ao atingirem a juventude, moas e rapazes esto plenamente prontos para a vida. Isto , foram educados para aprenderem a caar, a plantar, a preparar alimentos, a curar doenas, a fazer o amor, a falar a sua lngua e conhecer suas diferentes linguagens e gramticas culturais, a criar os seus filhos, a interagirem com as diferentes categorias de atores de seu mundo social, a compreenderem o sentido de seus mitos, a crerem em seus deuses e a lidarem com o ser mais perigoso do planeta: o homem branco e civilizado.

No h grupo humano estvel que alm de ter a sua vida social, a sua sociedade, no tenha tambm a sua memria, a sua histria, a sua cultura. A complexa teia e trama daquilo que em tudo o mais vida social, memria, histria a experincia de uma cultura, de sua partilha recproca e de seu aprendizado est contido. As formas humanas de ocupar o planeta, de socializar a natureza e de criar um modo de vida peculiar so muitas. So mltiplas ao longo da j longa histria humana e so mltiplas na geografia da atualidade.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

19

Ns nos acostumamos a atribuir qualidades s diferentes culturas humanas, em geral tomando a nossa prpria como referncia. s vezes damos a isto o estranho nome de etnocentrismo. O nome estranho mesmo, e a coisa que ele traduz tambm. Pois ele a perigosa vocao de centrarmos nossas avaliaes em ns mesmos, em nosso etno nossa identidade, ethos, maneira de ser e viver, nossa cultura, enfim e a partir da atribuirmos significados a todos e a tudo o mais.

Por isso mesmo, ao falarmos das culturas que povoam o nosso cotidiano umas mais prximas, outras mais distantes alm de falarmos de cultura baiana, cultura brasileira, cultura ocidental, cultura moderna, cultura arcaica, falamos tambm de cultura erudita versus cultura popular (ou: cultura inculta, cultura rstica); cultura civilizada versus cultura primitiva (ou: cultura selvagem, cultura indgena); cultura letrada versus cultura iletrada, e assim por diante. E haja nomes!

No entanto, com um outro olhar, com o olhar de vocao multicultural, compreendemos que as culturas humanas so diferentes, mas nunca desiguais. So qualidades diversas de uma mesma experincia humana, e qualquer hierarquia que as quantifique e estabelea hierarquias indevida. A prpria idia de que culturas evoluem e que as mais atrasadas, mais populares ou mais primitivas podero atingir graus de civilizao semelhantes s nossas (nossas de quem, cara plida?) hoje em dia no recebe mais crdito algum entre as pessoas que estudam a fundo as diferentes culturas.

Tanto isto verdadeiro que observamos hoje em dia uma enorme preocupao entre povos tidos como os mais civilizados, para com as suas memrias, histrias antigas e tradies populares. Em dois exemplos recentes do mundo ocidental vimos e seguimos vendo isto ocorrer: a Espanha depois de Franco e a ex-Unio Sovitica, depois da queda do Muro de Berlim (um outro poderoso fato simblico, no?). Em poucas naes houve e segue havendo um retorno aos valores, aos costumes, s artes, s experincias espirituais e religiosas, e tambm a tradies arcaicas e populares, como nestas duas naes.

Mais do que aqui no Brasil, na Espanha as crianas e os jovens aprendem o Espanhol, mas tambm outras lnguas, como o Galego, o Catalo e o Basco. E no apenas isto. Nas escolas, elas se revestem durante, oficinas e nas festas populares, com as roupas de seus avs e de suas avs. Aprendem os seus cantos, suas falas, suas culinrias e seus poemas. Sem deixarem de habitar

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

20

contextos sociais bastante modernizados, as pessoas reaprendem com gosto a reviver antigas tradies. uma lstima que elas tenham quase desaparecido para serem de novo redescobertas e revalorizadas. uma lstima que convivamos com culturas hoje em dia to frgeis, que necessitem serem protegidas.

Nas culturas populares existem formas de educao extra-escolar, cujo valor apenas agora comeamos a descobrir. Tal como acontece com os povos indgenas, cantando e danando, vendo como-se-faz-e-fazendo, jogando e trabalhando ao lado dos mais velhos, os mais jovens convivem com aprendizados simples e complexos que vo dos segredos do plantio do milho at os de uma Folia de Santos Reis.

A educao utilitria e instrumental das escolas seriadas acompanhou toda uma vertente dominante no pensamento ocidental e deixou que duas quebras dramticas fossem e sigam sendo consumadas. Uma a cientificao crescente do conhecimento. Outra a desqualificao de outras culturas e, sobretudo, as culturas populares, em nome de formas nicas e pretensamente civilizadas e eruditas do saber e do viver.

Temos perdido pouco a pouco um sentido arcaico e interativamente integral da vocao humana na criao de suas experincias de cultura. Temos sido levados a pensar que apenas o conhecimento oficialmente ocidental e cientfico, originado em centros consagrados do saber competente, vlido, til, confivel. E, portanto, apenas o que provm dele e das cincias oficiais que o conduzem deve ser ensinado de fato nas escolas. Desaprendemos a lio de que no cabem nos limites das cincias oficiais a nossa vocao e a nossa capacidade de buscar respostas s nossas perguntas, de encontrar sentidos mltiplos e polissmicos para as vidas, de entretecer compreenses e interpretaes sobre os seus mistrios e os do mundo.

Outros sistemas de conhecimentos, de sentidos e de significados so igualmente fontes preciosas e originais de saber e de valor. As artes, as filosofias, as experincias espirituais e religiosas de todos os povos, em todos os tempos, cada uma delas e todas elas constituem modalidades e qualidades diversas de saber e de sentido. Tal como acontece entre as diversas culturas, dentro de uma mesma cultura, a fsica nuclear, a poesia, a msica e a matemtica no so formas hierarquicamente desiguais de conhecimento. So experincias igualmente diferentes de sentir, de compreender e de interpretar o real e, nele, a vida e a condio humana. Se existe alguma diferena, ela est em que

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

21

com a fsica nuclear podemos fazer bombas atmicas, enquanto com a poesia podemos criar apenas os poemas que lamentem os seus resultados ou que bradem contra os seus senhores.

Em uma outra direo, a escola deixou de lado, ou colocou como assunto de hora do recreio ou do ms de agosto, a experincia to rica no Brasil de criao de artes, saberes, valores e saberes populares. Uma ateno um pouco mais generosa para com a criao popular nos ajudaria a ver e a compreender que tal como sucede nos domnios das cincias e artes eruditas, entre nossos pescadores artesanais, entre nossos camponeses, seringueiros e tantos outros sujeitos de vida e de trabalho cultural, existem e se transformam verdadeiros sistemas complexos de conhecimento. Complexos saberes tcnicos, cientficos, sociais e artsticos, com que tanto se cura uma doena quanto se recorda a memria da histria de um povo.

A educao que tanto rev os seus currculos ganharia muito em qualidade se fosse capaz de realizar algo mais do que uma simples reviso. Se ela ousasse reencontrar um sentido menos utilitrio e mais humanamente integrado e interativo em sua misso de educar pessoas. Um dos passos nesta direo seria o de reintegrar e fazer interagirem as diferentes criaes culturais do esprito humano, com um mesmo valor. Ensinar a pensar e sensibilizar o pensamento entretecendo a matemtica e a msica, a gramtica e a poesia, a filosofia e a fsica.

Um outro passo estaria na redescoberta do valor humano e artstico das criaes populares. Mas seria ento necessrio traz-las para a escola e para a educao, no como fragmentos do que pitoresco e curioso, ou como um momento de aprendizado de hora de recreio. Ao contrrio, o que importa reaprender com a arte, com o imaginrio e com a sabedoria do povo dos vrios povos do povo outras sbias e criativas maneiras de viver, e de sentir e pensar a vida com a sabedoria e a sensibilidade das artes e das culturas do povo.

Referncias bibliogrficas BRANDO, Carlos Rodrigues. A educao como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Ed. Zahar. LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as cincias. So Paulo: Ed. Crtex (vrias edies de vrios anos).

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

22

Notas [1] Antroplogo e escritor. Professor da UNICAMP.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

23

PROGRAMA 2

O QUE VAMOS APRENDER HOJE?


Marisa Silva 1

Durante milnios, nas sociedades tradicionais, conhecimentos foram transmitidos atravs de uma longa cadeia de tradio oral de boca perfumada a ouvidos dceis e limpos. A palavra reconhecidamente dotada de fora e poder para criar e destruir estabelece, nessas sociedades, fortes vnculos com o homem que a profere. Sueli Pecci Passerine
Era uma vez um mote... que encontrou uma palavra e outra e o sonho virou comunicao... Era uma vez... um mote pra l de conhecido, que se comunica assim:

Entrou por uma porta e saiu por outra O senhor meu rei, se quiser que lhe conte outra!

A opo de comear pelo fim foi proposital, pois desconfio que quando a histria termina, na fala do contador, que algo dentro de cada um de ns se inicia e ganha fora e poder. assim que desconfio mais uma vez que as palavras docemente ou fortemente ouvidas, dependendo do manejo oral do narrador, ganham vida, misturando-se com nossas prprias vidas, modificando-as, sem que muitas vezes tenhamos conscincia disso.

E ento desconfio eu pela terceira e ltima vez que l, em nosso forno interior, que as palavras se aquecem, ardem e se consomem, mas no somem, antes se diluem num continuum, gerando palavras que puxam palavras num jogo de produo de sentidos que no tem fim. Por isso deixe os patos passarem, senhor meu rei e alteza, que forte a correnteza, e eles vo bem devagar!2

Nesse arder da lngua, o homem produz palavras e, ao produzir palavras, gera literatura. Literatura que se traduz e se expressa nas mais variadas formas: poesia, msica, dana, teatro, cinema, artes plsticas, etc.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

24

Agora a boniteza maior que atravs da literatura que o homem se comunica, se anuncia, deixando sinais de que ali esteve. So marcas, pegadas, trilhas, caminhos e estradas que vo sendo abertas atravs de um movimento circular de produo de conhecimentos que, desde os saudosos tempos de Mrio de Andrade, chamamos de bens culturais: dizeres e saberes que promovem todo um conjunto de discursos que, incorporados ao dia-a-dia de uma comunidade, organizam e elaboram os mitos, as lendas, as histrias, brincadeiras, as crenas, os valores e os conceitos que configuram a identidade de um determinado grupo social, ou seja, na literatura que encontramos todos os sentimentos humanos. A isso denominamos cultura. E atravs da cultura que nos conhecemos, conhecemos o outro e formamos nossa identidade, pessoal e coletiva, criando razes.

Por isso, a literatura oral tornou-se um fato to universal e to fortemente entranhado em nossas vidas que me arrisco a dizer, comentando Cmara Cascudo, que estamos todos imersos na literatura, pois ela o nosso primeiro leite intelectual.

Neste sentido, as trocas culturais so fundamentais pois, para saber quem sou, preciso muitas vezes recorrer ao que eu no sou, ao outro, ao diferente, ao plural.

neste contexto que o projeto Tangolomango se insere e vem tentando buscar alternativas educacionais que contribuam para se repensar os avanos e tropeos do sistema educacional brasileiro, que tem como grande desafio a alfabetizao de milhes de pessoas crianas, jovens e adultos originrias das classes populares e que vivem, na maioria das vezes, em situaes subumanas de vida, abaixo da linha da pobreza, o que denota um desequilbrio econmico e social gerador de injustias, que nos afeta como um todo.

O projeto Tangolomango, que est sendo realizado no CIEP Posseiro Mrio Vaz, fruto de uma pesquisa sobre estas e outras questes que esto ligadas intrinsecamente ao processo de ensinoaprendizagem de crianas e jovens das classes populares e do ensino pblico brasileiro. Nele, procuro analisar as prticas e estratgias educativas (inclusive as minhas) que visem promover uma dialtica entre os saberes contidos na arte e na cultura popular e os saberes formais pertinentes ao currculo escolar, levando os educandos crianas e adolescentes matriculados em uma turma de Progresso na Zona Oeste do Rio de Janeiro aquisio da leitura e da escrita orientada para o letramento.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

25

Neste sentido, incorporar os saberes de origem popular ao conhecimento acadmico uma necessidade cada vez mais premente, na medida em que, contemporaneamente, h uma estreita relao entre a valorao da experincia de vida de cada indivduo com o processo ensinoaprendizagem e a democratizao do saber. Ainda mais se tomarmos como referncia a cultura brasileira e sua multiplicidade de manifestaes artsticas e culturais. Mas a dicotomia entre cultura e educao ainda uma muralha enorme, que precisamos transpor.

Proponho com este trabalho de arqueologia de mim mesma enquanto educadora-pesquisadora comear o desmonte da muralha qual me referi acima, partindo do pressuposto de que para se escrever bem, com coerncia e coeso textual to aspiradas pelos professores, para que se possa ler com entendimento e fluidez, preciso falar, confabular bem, muito bem. A aparente simplicidade da questo levantada descortina uma srie de novas outras questes sobre a escola e o processo de ensino e aprendizagem que gostaria de discutir a seguir.

Por isso, o projeto Tangolomango vem buscando abrir brechas dentro deste currculo to fechado e estrangulador da fala do aluno, contemplando a produo oral, saberes e, principalmente, a competncia lingstica que os educandos tm de sua lngua materna que, como nos sinaliza Paulo Freire, so leituras de mundos que precedem as leituras da escrita.

A nfase que procuramos dar produo oral se desvela em nossa prtica diria em um gigantesco mundo de enunciados e gneros textuais, que vo desde as histrias contadas, cantadas ou lidas a uma infinidade riqussima de brincadeiras lingsticas como: parlendas, trava-lnguas, adivinhas, frases feitas mas, principalmente, as histrias de vida dos educandos, suas vises de mundo. Ou seja, abrimos espao para a fabulao.

Infelizmente, sabemos, como nos sinaliza o escritor e historiador Joel Rufino que a criana ao chegar na escola tem grande capacidade de fabulao (...) de inventar histrias, de ouvir e contar histrias. Isso anterior leitura, ao conhecimento do livro. E a escola (...) tem horror fabulao, rejeita a capacidade de fabulao da criana. (...) Quanto mais a criana sobe na carreira escolar, menos gosto ela tem pela literatura, menos ela gosta de ler, ouvir e contar histrias. Ento, pode-se dizer, nesse sentido especfico, que a escola o tmulo da literatura.

Acredito que a afirmao acima venha a causar repulsa ou constrangimento em muitos professores.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

26

um tema polmico. Mas, se olharmos bem para o interior da escola e tambm no perdermos de vista a quantidade enorme de pessoas que foram de alguma forma excludas da escola (foram?), se quisermos realmente ter olhos de ver o que estamos fazendo com nossos alunos e, por fim, se nos fizermos a pergunta que Paulo Freire se fez e imortalizou: Que tipo de homem queremos formar? teremos pelo menos a desconfiana e esse um excelente comeo de que estamos cometendo em nome da educao erros gravssimos, equvocos herdados de um sistema educacional autoritrio, que continuamos, muitas vezes, a reproduzir. Pois, como nos fala Carlos Rodrigues Brando em seu livro Educao com Cultura, na verdade, hoje a escola e tudo o que ela envolve passa por um processo de deteriorizao e, sob alguns aspectos, est em runas. L estou eu mais uma vez cutucando ona com vara curta.

Agora, aprofundando um pouco mais a questo do aprender, ou melhor, do no aprender dentro do espao escolar, precisamos sem com isso perder a dimenso scio-poltica qual estamos inseridos, onde o modelo neoliberal nos empurra compromissos e responsabilidades que ns, educadores nem sempre temos condies de resolver tomar deste latifndio a parte que nos cabe, para no continuarmos perdendo nossa funo primordial e nosso papel de mediadores de conhecimento e de enriquecedores de espaos de se ensinar e aprender.

Ento, se quisermos realmente repensar estas questes, talvez seja o momento de olharmos mais atentamente para nossos educandos e tentarmos perceber em quais momentos assim entre os pares, quando esto distrados como nos lembra Clarice Lispector existem situaes reais de aprendizagem. Como eles criam, vivem, sobrevivem? O que realmente pensam, como se comunicam e se expressam? Como brincam, do que gostam ou no gostam? O que acreditam, o que falam, o que sonham?

Talvez assim possamos reencontrar o elo perdido com a literatura e as artes e nossos alunos possam voltar a fazer o caminho inverso: gostar de confabular, de ler e ter prazer mesmo em escrever, de aprender Matemtica, Histria, Geografia, Fsica, Qumica, Biologia e tantas outras matrias que fazem parte do currculo escolar. Talvez at mesmo ns, educadores possamos nos permitir faz-lo com muito mais prazer tambm. Talvez, com a literatura novamente recheando nossas vidas, temperando-a com outro sabor de saber, de saber outro sabor...

Pensando nisso, realizamos em sala uma atividade de leitura e escrita atravs de parlendas, que

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

27

ilustra um pouco as propostas referidas acima e que prope desdobramentos infinitos atravs da dana e do movimento, do teatro e inmeras brincadeiras cantadas da cultura popular. Parlenda gnero literrio que trabalha essencialmente com a repetio e recorrncia. Torna-se, assim, um texto anunciativo, que vai deixando pistas, sinalizando a existncia de contratos, de acordos tcitos, perpetuados ou recriados, entre produtores e receptores, envolvidos pelas prticas sociais comuns a determinados grupos, como nos diz Najara Ferrari Pinheiro. Parlenda, muitas vezes, como cobra mordendo o prprio rabo e parece no ter fim. Por isso a brincadeira, o sorriso, a poesia.

A atividade pensada segue o seguinte roteiro:

1. Narrativa da parlenda Hoje domingo (Autor desconhecido) 3. CD Palavra Cantada/ Canes de brincar;

2. Narrativa da parlenda Que escuro do poeta Jos Paulo Paes4;

3. Entrega e leitura dos textos;

4. Desafio: falar os textos sem ler, brincar com a sonoridade das palavras;

5. Reescritura dos textos.

Realizamos este exerccio partindo do que a criana sabe, do que ela capaz de realizar, improvisar e criar a partir de sua lngua materna. Isso porque, ainda citando Brando, quando crianas absolutamente capazes de criatividade individual e coletiva no sabem faz-lo na escola, quem est doente a escola, seus mtodos e suas estruturas de relaes.

Ento, percebo a necessidade cada vez mais crescente de nos aproximarmos, ns educadores, da antropologia. Bebermos mais de sua fonte, mergulharmos nosso olhar na direo da cultura (ou culturas) e assim, envolvidos nesta polifonia de vozes que ficam muitas das vezes silenciadas dentro das escolas, nos relacionarmos com as crianas e os jovens, sujeitos reais, que buscam, assim como ns, aprender a aprender, sempre.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

28

Esta brincadeira /exerccio, em que o trabalho com diferentes gneros textuais abre um espao riqussimo de possibilidades de se pensar as mltiplas vises de mundo, favorecendo a troca e incorporao de novos saberes, tem por fim duas funes: ensinar e entreter. Brincadeira que se repete, repete.

Gosto de repetir. s vezes necessito. Por isso, para terminar, vou puxar outro mote, tal como comecei. Pondo um incio no fim:
Entrou por um p de pato Saiu por um p de pinto Quem quiser que conte cinco!

Bibliografia BRANDO, Carlos Rodrigues. O que Folclore. 1 ed. So Paulo: Brasiliense, 1982. (Coleo Primeiros Passos) BRANDO, Carlos Rodrigues. A educao como cultura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002. CASCUDO, Luis da Cmara. Literatura Oral no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Ed. da Universidade de So Paulo, 1984. CULTURA, Arte e Tradies Fluminenses/ Organizao: Fred Ges. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. Comunicaes e debates ocorridos no Frum Cultura, Arte e Tradies Fluminenses, realizado em agosto de 2002. FREIRE, Paulo. Educao como prtica de Liberdade. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. MEIRELES, Ceclia. A Potica da Educao/ Margarida de Souza Neves, Yolanda Lima Lobo, Ana Crystina Venncio Minot (orgs.). Rio de Janeiro: Ed. PUC- RJ/ Loyola, 2001. OLIVEIRA, Paulo Salles. O que brinquedo. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1989. (Coleo Primeiros Passos) PAES, Jos Paulo. Poemas para Brincar. Rio de Janeiro: Ed. tica. PASSIANE, Sueli Pecci. O fio de Ariadne Um caminho para a narrao de histrias. So Paulo, Ed. Antroposfica, 1998. PINHEIRO, Najara Ferrari. A Noo de Gnero para anlise de textos miditicos. In: MEURER, MOTTAROTH (orgs.). Gneros Textuais. Florianpolis: EDUSC, 2002. RUFINO, Joel. In: Mesa-Redonda Simpsio Nacional de Leitura (1994: Rio de Janeiro/RJ). Leitura, Saber e Cidadania / Simpsio Nacional de Leitura Rio de Janeiro: PROLER/Centro Cultural Banco do Brasil, 1994, p.98-99. VILHENA, Luis Rodolfo. Projeto e Misso: o movimento folclrico brasileiro (1947-1964) / Rio

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

29

de Janeiro: FUNARTE/Fundao Getlio Vargas, 1997.

Notas : [1] Arte-Educadora e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ). [2] CD Bia Canta e Conta: Histria sem fim ( Conto Popular) /ngelus Produes Artsticas / Msica e letra: Bia Bedran. [3] Hoje domingo (Autor desconhecido) Hoje domingo/pede cachimbo Cachimbo de ouro/ bate no touro O touro valente / bate na gente A gente fraco / cai no buraco O buraco fundo / acabou-se o mundo. [4] Que escuro! (Jos Paulo Paes) Nossa, que escuro! Cad a luz? O dedo apagou. Cad o dedo? Est no nariz. Cad o nariz? Soltando um espirro. Cad o espirro? Ficou no leno. Cad o leno? Est na cala comprida. Cad a cala comprida? Est no armrio. Cad o armrio? Est no quarto, do menino. E cad o menino? Est dormindo. Com a luz apagada. Nossa, que escuro!

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

30

PROGRAMA 3

BRASILEIRINHOS INTERPRETAM O BRASIL


Grupos artsticos desenvolvidos dentro dos espaos educacionais
Norma Nogueira 1

Rio de Janeiro, fevereiro de 2005.

Queridos educadores,

Para compartilhar os muitos saberes e fazeres da cultura popular brasileira, escrevo aos educadores uma carta. Nessa carta, quero falar sobre experincias em sala de aula e tambm em outros ambientes comunitrios, na realizao de atividades pedaggicas.

Dialogando e compartilhando com outros professores e alunos, percebemos uma vontade mtua de nos corresponder. Assim, trocaremos nossas atividades e seus diferentes modos de brincar.

Prontos para aproveitar? Ento, vamos l!

Ao ser convidada para escrever este texto para o programa Salto para o Futuro, da TV Escola, quero compartilhar com os educadores de todo o Brasil algumas reflexes, que so fruto de experincias e vivncias em escolas e em outros ambientes pedaggicos e comunitrios.

Inicialmente, quero destacar uma preocupao com o repertrio cultural de nosso pas. Quando viajamos pelo Brasil, percebemos que a nossa cultura, aquela que conhecida como cultura popular, apesar de to rica e diversa, ainda precisa ser mais valorizada.

Infelizmente, no h legislao que proteja os bens imateriais das comunidades, como por exemplo o repertrio tradicional. Muitas vezes, h um uso indevido desse repertrio, visando obteno de ganhos monetrios, que no revertem para a sua origem. inadmissvel! No se pode gostar das msicas sem se importar com as pessoas e as comunidades que as trouxeram at ns. Encontrar

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

31

msicas inditas maravilhoso, mas encontrar pessoas vivas, alimentadas e felizes melhor ainda.

Acordar e refletir a cultura popular como estratgia de ensino desde a infncia URGENTE e se faz necessrio. Difcil saber quem somos se no aprendemos na escola o valor cultural e artstico de nossa formao enquanto brasileiros. 2

Discutir as questes que permeiam esta srie do programa Salto para o Futuro passa a ser um desafio para ns, educadores e educandos, principalmente no que se refere misso de preservar a identidade cultural e artstica do pas.

Sugiro propormos cursos e oficinas artsticas nos espaos educacionais: canto, dana, teatro, literatura, artes visuais e outros.

A idia criar mais espaos que se destinem pesquisa artstica, descobertas com a voz, o corpo e o movimento, adquirindo fora, poder, vigor e plenitude, vivenciando um amadurecer coletivo, prontos para produzir cultura e revelar talentos. Os seres humanos precisam sentir-se teis, criativos, capazes de se encantar com a vida, soltar o corpo, a voz, as idias, estimular curiosidades e ter coragem e ousadia para expressar arte. No Colgio So Vicente de Paulo criamos o Grupo Loas e Luas, que j existe h 11 anos, patrocinado pela Associao de Pais e Mestres do CSVP e funciona num horrio extracurricular. A criao de grupos artsticos no espao escolar estimula nos alunos o sentimento de pertencimento, favorece o engajamento, melhora a auto-estima. Eles se sentem felizes em participar das montagens, cortejos e apresentaes nas festas durante o ano.

Temos como objetivos:

Promover a formao do gosto musical e o desenvolvimento da musicalidade.

Despertar a curiosidade sobre a msica brasileira.

Estimular a descoberta de sons, a participao coletiva na criao e pesquisa.

Promover encontros de grupos que realizam folguedos.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

32

Escutar CDs, assistir a filmes, ouvir histrias.

Envolver os alunos nas decises sobre a escolha do repertrio.

Apropriar o saber popular, reafirmando a identidade, e investir num saber integrado com a

nossa cultura, resgatando e recriando msicas, danas, jogos, brinquedos cantados e brincadeiras diversas. Propomos uma prtica em que todos possam expressar sua criatividade.

Refletir e documentar o processo de construo permanente do trabalho com os alunos (projetos: CDs, exposio de desenhos, fotos, acervo de construo de instrumentos, livros e DVDs).

Incentivar a preparao com a voz, o corpo e o movimento.

Propor um ritual de abertura, acordando os sentidos e preparando-se para concentrar no desenvolvimento de habilidades artsticas.

Cantar, dramatizar, criando um sentido para as vozes dos personagens contido nas letras das msicas e das histrias, perceber a sonoridade das palavras e estimular o desenvolvimento da criatividade atravs da experimentao.

Incentivar o treinamento de habilidades atravs da prtica de exerccios rtmicos.

Descobrir os timbres e afinao do grupo.

Estimular a percepo auditiva, pesquisa de sons e fontes sonoras, toque de percusso, construo de objetos sonoros, improvisao e prtica de conjunto com sons organizados, atravs de instrumentos musicais, efeitos com a voz, com o corpo e/ou a combinao destes.

Para abrir uma turma, fizemos a divulgao, atravs de cartazes, circulares e filipetas, convidando todos para assistirem a uma aula aberta, e tambm incentivamos a criao de uma comisso de pais de alunos para dar apoio ao grupo. E comeamos... brincando!

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

33

O nosso patrimnio cultural rico de brincadeiras que realam nomes prprios. Gostamos de iniciar o nosso trabalho recorrendo ao acervo que nos permite brincar com os nomes dos participantes. uma forma de apresentao e de nos tornarmos presentes, pronunciando nossos nomes para nossos parceiros.

Refletindo um pouco mais, todo nome traz uma histria que pode ser de simplicidade e complexidade. As brincadeiras, as rodas, as msicas com nfase no nome instigam uma escolha e uma aceitao. Criam ambincias ao rememorar o ontem e o hoje. No embalo dos cantos e das danas, trabalham-se os acervos pessoais e a identidade.

Pela memria, recordamos nossos pais, o acalanto, o aconchego; lembramos o convvio com irmos, parentes e amigos. Trazemos de volta nossas casas e seus quintais, a porta da rua, o jardim, as praas, as brincadeiras, as festas e sensaes que deixam marcas. um trabalho de ressignificao, superao e conquista.

Vamos brincar de espelho, espelho meu?

Espelho, espelho meu, quem sou eu? Meu nome Norma, Norma Nogueira. Eu conto histrias, Sou sanfoneira, Meu nome NOOORMAAA! Banda de Congo da Barra do Jucu (ES)

Brinquei carnaval, reis, tambor, divino, roda... Escuto seus tambores e o reco-reco gigante com formas esculpidas que chamam de acasaca, comprei os CDs e brinco com meus alunos de bater tambor de Congo.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

34

Tind-le-l, Tind-l-l, Deixa a caixa bater, Deixa o Congo falar! Menina que vai na frente, Carrega a sua bandeira, pra santa milagrosa, a nossa padroeira. Com as lembranas da Banda de Congo, reinventei a brincadeira do Tindolel, de cantarolar as preferncias dos alunos: nomes, cores, frutas, brinquedos, personagens, apelidos, com a inteno de rimar palavras. tindolel, tindolal, tindolel, quem eu sou j vou contar: O meu nome Juliana, Parece com banana! tindolel, tindolal, tindolel, quem eu sou j vou contar: O meu nome Dora, Eu prefiro amora! tindolel, tindolal, tindolel, quem eu sou j vou contar: Eu sou Carmela

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

35

Misturada com canela... Outras sugestes para incio do ano:

Projetar a organizao do espao da sala de aula com os alunos. Criar cantinhos aconchegantes.

Pintar caixas, malas, estantes, construindo estruturas simples para guardar os brinquedos, livros, fantasias, maquiagens, adereos, panos, papis, lpis de cor, tintas, objetos sonoros, sucatas, instrumentos musicais, plantas, quadros, painis e tudo mais que seja pensado com carinho.

Ao realizar o projeto da organizao do espao, podemos fazer um festejo para a inaugurao, onde brincaremos de cantar, danar, tocar, ouvir msica e contar histrias.

Cantinho do som

Caminhar pela sala, escolher alguns instrumentos musicais e objetos que voc tenha curiosidade e arrum-los em volta, como se fossem seus pertences.

Reverenciar o seu cantinho com um canto africano: Ad chari ad chari joc tor joc tor (agachados de mo para cima) Oia o toque de jojo e oia o toque de jaja (mo no peito) Oia o toque de jojo e oia o toque de jaja (em p dois a dois a dana da umbigada). Exerccios de pulsao

Primeiro falado, depois cantado:

Um de cada vez, um de cada vez, todos de uma vez.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

36

Podemos fazer o exerccio s com palmas ou com sons vocais e/ou corporais; o importante no perder a pulsao e um de cada vez, guerreiros com guerreiros fazem todos de uma vez....

Cada um vai contar e /ou ouvir e tentar representar a histria utilizando os instrumentos escolhidos, ora criando climas e/ou usando os seus pertences livremente (o exerccio ser feito no mais absoluto silncio).

Brincando de eco

Usar uma melodia como refro, deixando quatro compassos para os alunos improvisarem e todos imitam em eco.

Experimentar a cantoria com a voz, o corpo e/ou instrumentos musicais.

Todos devem trocar de lugar e tocar os instrumentos dos colegas.

Criao coletiva

Diviso em grupos de no mximo cinco pessoas.

Criar um fragmento sonoro que se repete ostinato, utilizando corpo, voz, instrumentos, palavras e desenvolver pequena coreografia.

Mostra dos trabalhos e avaliao.

Pesquisa de som

Espalhar objetos para a construo de instrumentos musicais, sementes, conchas, varetas, madeiras, barbante, cola, canos e canudos, etc.

Escutar os rudos provocados pelas sucatas e criar um som.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

37

Encontramos o passo da ciranda e danamos. Todos percutimos no corpo com palmas, estalos e ps imitando o som da caixa, do ganz, bumbo e tambores. Falamos o nome, um de cada vez e, depois de uma rodada, tiramos as consoantes dos nomes e repetimos como uma lngua estrangeira. a (Norma), (Joana) e os nomes se transformam em msica de uma tribo qualquer.

Jogos rtmicos com palmas, estalos e ps, criando coreografias com as slabas, marcando o tempo das palavras Fruta do conde, caqui, jerimum, Laranja da China, ip, urucum... Agora eu vou me apresentar: Meu nome Joo, Eu gosto de jogar pio. Voc gosta de mim, Ana, Eu tambm de voc, Joana, Vou pedir pra seu pai, Joel, Pra casar com voc, Gabriel! Se ele disser que sim, Maria, Tratarei dos papis, Lia, Se ele disser que no, Otvio, Morrerei de paixo, Flvio! Palma, palma, palma, Joo, P, p, p, Renata, Roda, roda, roda, Luzia,

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

38

Abraai quem quiser, Man. Observao:

Essa uma brincadeira de roda. Damos as mos e formamos uma roda. Girando, vamos cantando sempre, com um brincante no meio da roda, que, por sua vez, escolhe um parceiro para brincar no seu lugar. Batemos palmas e apertamos as mos, um com o outro.

As brincadeiras em que puxamos o nome fazem parte de nossos acervos pessoais. Algumas aprendemos na infncia e outras com companheiros de trabalho, durante o percurso das nossas vidas.

Brinquedo de roda

Um sempre no centro, esperando o momento de escolher seu par, at que os dois danam. Damos aqui um exemplo de uma dana de roda, o cacuri.

Cacuri da Dona Tet (MA)

O Cacuri uma dana de roda feita com pares, brincada nas ruas e praas de So Lus do Maranho. Sua origem vem da festa do Divino Esprito Santo. Aps a derrubada do mastro, as caixeiras se renem para o carimb das velhas, onde as mulheres, com suas saias rodadas, cantam, brincam, danam e tocam o instrumento caracterstico, que a caixa do Divino.

A dana do Cacuri permite recordar as brincadeiras de roda cantadas, possibilitando a vivncia do universo ldico que o jogo instaura. O jogo com as crianas traz dinmicas com narrao de histrias, brincadeiras de esttua, imitao de animais, e brincadeiras em roda improvisando, cantando e danando.

Jabuti Jabuti sabe ler, no sabe escrever

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

39

Ele trepa no pau e no sabe descer L l l l T entrando, t saindo Jacar, Eu sou eu sou eu sou eu sou jacar poi Sacode o rabo, jacar Sacode o rabo, jacar Eu sou jacar, poi. Ladeira Escorregou foi na ladeira (bis) E saiu remexendo com a mo nas cadeiras (bis) Formiga Formiga me mordeu, formiga me mordeu, Formiga me mordeu no canavial. Que que tu foi fazer Que que tu foi buscar Fui buscar cana pra ns chupar. Fulana entrai na roda tira a dama pra danar E agora rola, ela roxa, flor de canela. Maariquinha na beira da praia, Como que sua me lava a saia (bis)

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

40

assim assim assim ll, assim que sua me lava a saia. Bicharada Qual o bicho que mexe com a cabea? a coruja, a coruja. Qual o bicho que balana o rabo? Que tem a boca grande?... Olha o bicho que est l dentro, Senhora deixa est, Dona Fulana sempre mostra o que ela , uma gata espichada na boca do jacar. Congada

A Congada um auto, uma dana popular brasileira de motivao africana, que percorre a cidade em forma de cortejo. Tem a corte, representada pelo Rei e Rainha que so coroados, encenam a luta entre os mouros e cristos, at a converso dos mouros que se tornam cristos. representado nas festas de So Benedito e de Nossa Senhora do Rosrio, de Norte a Sul do Brasil.

Msicas encontradas nas Congadas mineiras: Peixinho do mar Quem te ensinou a nadar? Foi, foi marinheiro, T caindo ful, t caindo ful (bis) L no cu, c na terra t caindo ful L na rua de baixo, l no fundo da horta (bis),

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

41

A polcia me prende l r, a rainha me solta (bis). Os projetos que tm como base a nossa cultura popular favorecem a conquista do autoconhecimento e a troca com o outro, estabelecendo as regras de convivncia, desenvolvendo uma prtica scioeducativa de intercmbio com outros grupos artsticos, aproximando alunos, parentes e convidados do convvio escolar. a arte popular construindo conhecimento, alegria e cidadania, com o olhar no povo brasileiro, que mais forte que a misria, que tem o costume de agrupar-se para manifestar suas crenas, sua criatividade nas apresentaes de Bois, Reisados e Folias, organizando suas festas e se apresentando como artistas, brincantes, cantadores, compositores, poetas e mestres.

O povo vive, luta, ri, no se entrega, resiste s provaes e vence suas dificuldades. Faz a sua festa, canta o seu canto, dana a sua dana e conta as suas histrias de mar e de terra, nas ruas, igrejas, com palmas e sapateados, tantas vezes enriquecidas pela imaginao, expressando uma poca e registrando as HISTRIAS BRASILEIRAS.

Um grande abrao

Norma Nogueira
Notas [1] Educadora. Integrante do Ncleo de Cultura Cu na Terra. [2] Gabriel, Eleonora. Linguagens Artsticas da Cultura Popular na Educao. Boletim do programa Salto para o Futuro/TV Escola, maro de 2005. Discografia Coleo Palavra Cantada (todos) - Canes de Brincar Canes de Ninar, Canes Curiosas, Murucututu Cantigas de Roda, Canes do Brasil Rodapio Dois a Dois (Eugenio Tadeu e Miguel Queiroz) Cantos da Terra (Joaquim de Paula) Bia Bedran (todos) Brasileirices Cia. Folclrica da UFRJ Pastoril (Dinara Helena Pessoa - PE) Alumiao (Carroa de Mamulengos)

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

42

Abra a Roda Tin d l l (Lydia Hortello - BA) Meu p meu querido p (Hlio Ziskind) Contos e Cantigas (Agnes Moo) O que que tem dentro (Norma Nogueira, Sheila Quintaneira e Sonia Prazeres) Estrelinhas (Raquel Dures) Semente (Elza Maria) Jacar Espacionave do Cu (Z Zuca) Enquanto houver crianas e Roda Gigante (Mauro Menezes) Grupo Ol (Maria Mazetti e Denise Mendona) Orquestra dos Sonhos e Pianssimo (Tim Rescala) Ser Criana e Embola Embola (Rubinho do Valle) Mundaru (Itarcio Rocha) Memria Viva Guarani (2) Os Saltimbancos ( Chico Buarque) O Grande Circo Mstico (Edu Lobo) Jongo da Serrinha O Circo Cia. de Parlapates A Arca de No 1 e 2 ( Vincius de Morais) Caixinha de dormir e Caixinha Brasileira Cacuri de Dona Tet Meninos do Pel Cantar, Cantar e Cantos do Brasil (Sidney Matos) Boca de Forno (Conservatrio de Msica -PE) Coro Infantil do RJ-Bambulel Brincadeiras de roda, estrias e canes de ninar (Madureira - SP) Viola Quebrada (famlia Pereira) Antnio Nbrega (todos) O Tesouro das Cantigas para crianas (Ana Maria Machado) Vdeos Crianas Criativas

Obs.:

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

43

Os CDs citados no esto na mdia, mas podem ser encontrados na lojinha do Museu do Folclore no Catete e em algumas outras como: livrarias do CCBB, Toca do Vincius (Ipanema), Funarte, Livraria Travessa, Enfin Enfant e Malazartes (Shopping da Gvea).

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

44

PROGRAMA 4

PEO LICENA VOV, PEO LICENA A MEU MESTRE!


Jongo: uma didtica a caminho da escola
Dlcio Jos Bernardo 1

O crescimento de Angra dos Reis determinou uma srie de benefcios aos seus moradores. Aliados fundamentalmente a uma extensa lista de problemas, os benefcios em determinados locais no conseguem ser percebidos ou no causam nenhuma influncia positiva. Prova disso o grande nmero de pessoas que foram expulsas de suas terras nos bairros de Mambucaba, Frade e Bracuhy, sendo obrigadas a ir viver nas reas urbanas. Lavradores e lavradoras que perderam suas roas, e ganharam, de presente, os morros do centro da cidade e as fbricas onde ocupam as funes de baixo ou nenhum grau de escolaridade e, ainda, recebem os menores salrios. A maior parte desse grupo engorda a classe dos desempregados, os demais se dividem em lavadeiras, faxineiras, domsticas, biscateiros, servente de pedreiro.
(...) roceiro virou pedreiro trabalhando em construo, fez a casa do estrangeiro, grileiro do nosso cho, tropeiro patro de burro, hoje burro de patro, tem no peito um sussurro quando v um lote de burro passando de caminho... (Perequeau, 1992)

Descendente direto desse grupo, que gosto de chamar de jongueiros(as) por serem todos(as), praticantes da dana de jongo2, aprendi a jongar no terreiro de casa, no Morro do Carmo. No s no terreiro da minha casa, mas tambm nos terreiros dos demais parentes que buscavam naquelas rodas uma maneira de juntar os iguais e enfrentar a dura vida da cidade, marcada principalmente pela fome e pelo alcoolismo que determinou o fim de tantos(as) jongueiros(as).

Quando criana, tinha vergonha de danar o jongo, porque as pessoas do morro, que no conheciam a dana, todas as vezes que realizvamos uma roda de jongo, no dia seguinte faziam comentrios: Ontem teve macumba noite toda e ningum conseguiu dormir. Como o termo macumba, at os dias de hoje, ainda para muita gente associado maldade, bruxaria, a coisas ruins, ns, as crianas da poca, no queramos ser acusadas de praticar tais maldades, j nos bastava rejeio por sermos negros(as).

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

45

Mesmo nesse ambiente de preconceito e discriminao, que deixou profundas marcas em minha vida, no consegui esquecer as noites de jongo, iluminadas pela fogueira e animadas pelas metforas, cantorias e palmas daqueles(as) sofridos(as) produtores(as) culturais. Aqueles que fizeram de sua vida uma escola para que eu pudesse aprender e me transformar no que sou hoje, e no que me faz acreditar em uma vida melhor para todos.

O tempo foi se esvaindo e os antigos morrendo, e, junto com o desaparecimento deles, a possibilidade do desaparecimento do jongo. Cabe lembrar que, durante muito tempo, Angra ficou sem as rodas de jongo, nem nos momentos de festas das comunidades, onde o jongo tinha, no passado, presena garantida, era possvel encontr-lo, estava apenas na memria dos mais antigos.

Com as experincias, os saberes e os conhecimentos adquiridos com os familiares entendi que era preciso algo mais, era preciso ver o nosso rosto nos espaos onde habitualmente no vamos, espaos estes que, alm de exigir boa aparncia, tambm exigiam um grau maior de escolaridade. Tarefa difcil para os(as), jongueiros(as), uma vez que, de todo o grupo que citei at o momento, ningum conseguiu se sentar em um banco de escola. Os que conseguiram mais, conseguiram assinar o nome com dificuldade, resultado das poucas horas nas desconfortveis cadeiras do MOBRAL, no antigo Clube Monte Carmelo e, mais recentemente, nas aulas do Projeto MOVA. Mesmo sabendo que a educao, enquanto direito poltico, garantida para todos, nossos(as) jongueiros(as) no gozaram desse direito.

Impulsionado por minha me, comecei, em 1974, com nove anos de idade, a freqentar as aulas no Colgio Estadual Conde Pereira Carneiro, em Angra dos Reis. Foi um verdadeiro choque, era como se eu nunca estivesse vivido nada antes, toda histria era relacionada a um grupo ao qual eu no conhecia. Na escola nunca se falou de jongo, capoeira, candombl, ou qualquer outra manifestao cultural ou religiosa ligada ao povo negro. A impresso era de que essas manifestaes no existiam. Meu rosto s era percebido na ocasio do dia 13 de maio, com as comemoraes do dia da Abolio, que para as crianas negras soa como dia do constrangimento e para algumas escolas dia de comemorar a liberdade. E que liberdade?

Esse ambiente dividiu minha histria de vida em dois momentos de aprendizado: o primeiro, j citado anteriormente, que so os conhecimentos familiares; o segundo, desde o comeo, mostrou-se um pouco agressivo devido maneira com que tratava, e em alguns casos ainda trata, os saberes

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

46

diferentes daqueles reproduzidos em seu ambiente, apresentando-se como o mais importante, o que pode tornar voc algum, o que vai preparar voc para a vida, etc. Como se, at aquele momento, eu no fosse ningum.

Acredito que tanta responsabilidade para um segmento como a escola contribuiu para torn-la reprodutora dos preconceitos e discriminaes praticadas contra os grupos que dela se utilizam para adquirir outros tipos de conhecimentos, com intuitos de almejar posies sociais que garantam uma vida melhor. Foi na escola que conheci de perto o preconceito. A escola no levava em conta os conhecimentos e saberes dos grupos marginalizados, era como se fosse uma expanso dos pensamentos dos vizinhos em relao ao jongo e aos negros.

Atravs das lutas pela terra, das organizaes em grupos de jovens, associao de moradores, movimentos ambientais e outras espaos de construo de saberes e conhecimentos, iniciei a minha militncia no Grupo de Conscincia Negra Yl-dudu, primeira e nica entidade (depois dos escravizados) fundada em Angra com objetivo de lutar contra o preconceito racial e a favor da valorizao do povo e da cultura negra. A partir desse momento, a escola j era um espao em que, muito sutilmente, eu conseguia implementar algumas discusses sobre relaes raciais, e na maioria das vezes, era taxado de ser racista e estar mexendo com coisa do passado.

O Grupo Yl-dudu foi fundado em 9 de maro de 1991, por um grupo de amigos, aps a campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB, cujo tema era Ouvir o clamor desse povo. Com propsito de no pertencer a nenhuma instituio, poltica partidria ou religiosa, o Yl-dudu realizou uma srie de atividades ligadas educao. Em seu primeiro ano de existncia, promovemos atividades em mais ou menos 35 escolas do municpio, com peas de teatro, vdeos, debates, dana e capoeira. Ao longo de sua existncia o Yl-dudu tem sido um referencial de cultura e educao em Angra. Hoje quase todas as escolas da rede municipal e estadual promovem a Semana da Conscincia Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares, o que no acontecia antes da criao do movimento negro.

A partir do momento em que a escola abriu suas portas para receber as discusses sobre as relaes raciais, ela comeou a dialogar com outros saberes, tornando-se assim mais justa e democrtica. Porque a escola pblica apresenta um contingente muito grande de diversidade cultural, poltica e religiosa, e no aproveitar esses diferenciais perder a oportunidade de fazer da escola um ambiente

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

47

acolhedor e agradvel, tirando um pouco a idia que normalmente a escola nos passa, de ser um ambiente frio e para muitos at desagradvel. E nessa perspectiva que temos nos movimentado para o interior da escola.

Foi esse movimento que garantiu minha permanncia na escola. Entendi que era preciso conquistar o espao escolar perdido pelos(as) jongueiros(as) do passado, abrir novas perspectivas para os descendentes desse grupo, ocupar os espaos, at ento mais freqentados pelos grupos privilegiados da sociedade, promover as discusses sobre cultura negra, preconceito, racismo, etnia, valorizao do conhecimento e dos grupos de cultura popular, que normalmente so tratados como figuras folclricas, usados para comemorar o dia do folclore.

Outra questo importante ser exemplo para a juventude que tem sido a maioria, em se tratando de repetncia e evaso escolar, uma juventude que no consegue sequer concluir o ensino fundamental. Poucos jovens chegam ao ensino mdio e, com rarssimas excees, conseguem cursar o ensino superior, como o meu caso Em um grupo de doze irmos/irms e mais ou menos cinqenta parentes, entre primos, primas, sobrinhos, tios e tias, com idades reguladas entre 19 e 40 anos, que tm entre cinco e seis anos em mdia de estudo.

De toda essa parentada fui o nico a conseguir cursar o ensino superior, em uma instituio particular, cujo valor das mensalidades por algumas vezes me tirou o alimento. Talvez tivesse desistido, se no fosse a cumplicidade do meu irmo mais velho que, vendo suas possibilidades se perderem com o passar tempo, apostou em mim por ser mais novo. Mesmo assim no me livrei da sina de primeiro ir trabalhar para depois estudar.

O fato de ter sido o nico no quer dizer que os outros no desejaram ou se esforaram o suficiente para isso, o que comumente ouvimos algumas pessoas dizerem. Foram as condies impostas pela industrializao e o processo de marginalizao sofrido pelos jongueiros e pelas jongueiras daquela regio que determinou esse quadro catico.

Concretamente, qual a importncia desse fato para as pessoas com quem tenho trabalhado (jongueiros e jongueiras)? O que muda na vida dessas pessoas o meu grau de escolaridade? A princpio parece fcil, mas, medida que as coisas vo se realizando que percebemos o quanto foi fundamental ter alcanado e expandido meus estudos.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

48

A partir da minha formao no curso superior, pude ingressar no Curso Raa, Etnia e Educao no Brasil, do Programa de Ensino Sobre o Negro na Sociedade Brasileira, da Faculdade de Educao, da Universidade Federal Fluminense de Niteri. Nesse curso aprendi muito sobre a histria do povo negro, sobre a frica, etc. assuntos importantes para a construo da minha identidade. Essa afirmao mostra uma outra face da escola, uma escola comprometida com a histria dos marginalizados.

De posse desses conhecimentos, foi possvel fortalecer uma srie de parcerias e abrir outros caminhos, levando comigo representantes das comunidades jongueiras, ou seja, novamente abrindo as portas da escola, atravs de parcerias com prefeituras de cidades vizinhas, Curso de Pedagogia da UFF de Angra, Secretarias de Educao e Cultura, Secretaria de Habitao e Desenvolvimento Social, Sociedade Angrense de Proteo Ecolgica (SAPE), Ateneu Angrense de Letras e Artes (AALA), Museu do Folclore, Associao Quilombola do Estado do Rio de Janeiro (AQUILERJ), Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN)...

As parcerias visavam e visam sempre construo de projetos que buscam discutir, a partir do jongo, caminhos que possam desconstruir a idia de que ns, negros e negras, s servimos para o samba e para o trabalho braal, e construir a idia real que a valorizao da gente nas diversas reas do mercado de trabalho.

Os projetos desenvolvidos com essas parcerias uniram pessoas idosas e a juventude da comunidade, num movimento de troca de experincia e conhecimentos. Quando organizamos uma determinada atividade, nos esforamos para valorizar a sabedoria do Quilombo e, nos trabalhos realizados nas escolas, fazemos questo de estimular o debate entre o saber cientfico e o saber popular; sem que um se sobreponha ao outro, buscamos uma relao de respeito, e o resultado sempre positivo.

O debate entre os diferentes segmentos tem sido til para ns como complemento, pois entendemos que, ao deixarmos nossa casa, nossa comunidade, para irmos escola, estamos, de certa forma, fazendo um corte com o que aprendemos em casa e o que aprenderemos na escola, e nesse momento que comeam a aparecer as diferenas. Por isso, a importncia da escola aprender a lidar com essas diferenas. A sabedoria da escola, na maioria das vezes, desarticulada do nosso jeito de pensar.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

49

O que aprendemos na escola encarado como vital para ns, porque ultimamente todas as coisas que devemos aprender ficaram sob a responsabilidade da escola, e a mesma no consegue dar conta do recado, por vrios motivos que j so do nosso conhecimento.
(...) H uma expectativa de alargamento das funes da escola. Nessa expectativa, o que est acontecendo? A funo educativa que antes se acreditava ser prpria da famlia, agora passa a assumir a forma escolar (...) (Saviani, 2003, p.149).

O corte entre o conhecimento de casa, da escola e de outros lugares de pertencimentos abre vrios questionamentos, mas citarei apenas dois nesse momento: Para que serve o conhecimento que aprendemos em casa? Que tipo de valorizao a escola tem dado a esse conhecimento? Como resposta, posso dizer que, para solucionar esse problema, basta unir os conhecimentos, criar dilogos entre os tipos de saber. Juntar os saberes um em complemento do outro.

Outro fator que se fortalece com a juno dos saberes a famlia: quando a juventude v o pai ou a me falar sobre histria familiar, poltica agrria, luta pela terra, cultura, religio e outros temas importantes para sua formao, isso ganha um peso fantstico, porque, na maioria das vezes, a juventude, por falta de conhecimento, se sente a dona da verdade e desvaloriza o conhecimento do pai e da me, por estes no terem freqentado um banco escolar.

Tem um momento importante que gosto de recordar, trata-se de uma conversa com um jovem de 18 anos da Comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuhy, ao qual solicitei que convidasse seu pai, um senhor de 80 anos para falar para um grupo de jovens sobre a sua experincia de vida naquela comunidade. Para meu espanto, o rapaz me disse o seguinte: Meu pai no sabe falar, no, ele tem vergonha, acho que ele no sabe a histria daqui. Co-nhecendo pai do rapaz, eu mesmo fiz o convite, o que foi aceito de imediato. Para surpresa do jovem, o pai deu uma belssima aula de histria sobre a comunidade, com muita vitalidade e confiana em uma comunidade mais forte e mais unida.

Desculpando-se por sua timidez e falta de leitura, finalizou dizendo, fico muito feliz de ver tantos jovens lutando por um Bracuhy melhor, isso muito bom porque ns lutamos com o brao, a fora e a coragem, vocs tm tudo isso e mais a leitura e o estudo para debater com os grandes, porque eles falam que a gente no tem educao, educao eu tenho, o que no tenho o estudo e a leitura, muito obrigado. Os olhos do jovem brilhavam feito uma estrela na escurido, de orgulho, alvio, prazer... Um pouco de cada coisa talvez.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

50

Nesse contexto, eu pergunto: ser que a relao entre pai e filho continuou a mesma? Garanto que no, pois ainda hoje, quando conversamos, o jovem revela o orgulho pelos conhecimentos do pai.

Toda essa troca entre escola e comunidade se deu em torno da dana do jongo, um jongo que pouco se importa com palco, luzes, platia, ou qualquer outro artifcio, mas um jongo que busca a valorizao do seu povo, que quer discutir as relaes raciais em um pas que prega a democracia racial, mas que tem 98% da populao negra fora das universidades pblicas. Nossa luta quer evitar a evaso escolar, quer criar na escola um ambiente agradvel para receber e respeitar os diversos segmentos que dela se utilizam numa relao dialtica. No basta para nossos jongueiros e jongueiras a gravao de CDs, de vdeos, se s vezes no temos nem o que comer, nem onde plantar.

nosso desejo praticar nossa cultura irmanada com todos e no separados como meros atos folclricos em comemorao ao dia 22 de agosto. Acreditamos que uma educao de qualidade, onde impere o respeito com o diferente ir contribuir para uma reparao dos danos causado aos remanescentes dos grupos escravizados no Continente africano e trazidos para o nosso pas.

Bibliografia SAVIANI, Dermerval, Mudanas organizacionais, novas tecnologias e educao, trabalho e educao In: FERRETI, CELSO, Joo et al. (org.). Novas tecnologias, trabalho e educao: Um debate multidisciplinar. 9 ed. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 149, cap. 3. PEREQU, Lus. Encanto Caiara, Rio de Janeiro: AU-CENAS, 1992, CD com 10 msicas, 29 min. de durao. SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves & BARBOSA, Lcia Maria de Assuno (orgs.). O Pensamento Negro em Educao no Brasil: Expresso do Movimento Negro. So Carlos: EDUFcar, 1997. TEOBALDO, Dlcio. Cantos de F, de Trabalho e de Orgia: O jongo Rural de Angra dos Reis. Rio de Janeiro, e-papers, 2003.

Notas [1] Servidor pblico, formado em Comunicao Social pela Sociedade Barramansense de Ensino Superior (SOBEU), atualmente Universidade de Barra Mansa, UBM. Ps-Graduado pela Universidade Federal Fluminense Centro de Ensinos Sociais Aplicados Faculdade de Educao - Programa de Ensino Sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Curso de Ps-Graduao - Raa, Etnia e Educao no Brasil Niteri-RJ. Natural de Mambucaba, 4 Distrito de Angra dos Reis.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

51

[2] Dana de origem africana que chegou ao Brasil por intermdio dos BANTOS grande famlia etnolingstica, dos negros que viviam na regio do Congo-Angola e que foram os primeiros escravizados a chegar no Brasil.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

52

PROGRAMA 5

A ESCOLA ABRE A PORTA DA FRENTE PARA A CULTURA POPULAR URBANA


Cultura popular urbana e educao: o que a escola tem a ver com isso?
Carlos Henrique dos Santos Martins 1

Apresentao

Este texto procura auxiliar na reflexo a respeito da educao na escola e para alm desta. Parte da idia de que os alunos esto inseridos na sociedade que, por sua vez, est sujeita a constantes mudanas. Estas podem ser caracterizadas, na atualidade, como um processo de revoluo tecnolgica, em que a comunicao e os meios miditicos parecem dar forma e contedo a esse mesmo processo. Podemos pensar, por exemplo, no advento da internet e suas conseqncias para a elaborao de diversas identidades e para a construo de novos conhecimentos, assim como na reelaborao de outros conhecimentos mais consolidados e que constituem a tradio moderna, ou ainda, na modernizao das tradies. Nesse sentido, a cultura se moderniza e se traduz em linguagens reatualizadas e que so comuns aos diversos sujeitos em idade escolar. Alm disso, ela aparece como um espao privilegiado de prticas coletivas, sociabilidades, representaes, smbolos e rituais que os jovens buscam para demarcar uma identidade.

Nesse contexto, possvel pensar nos alunos como produtores e consumidores de culturas que se manifestam nos diversos espaos pblicos e que nem sempre tm visibilidade no interior da escola. Grosso modo, como se a cultura estivesse contida em uma mochila que devesse ser deixada na porta da escola e, ao ultrapassar os seus muros e portes, o aluno tivesse de abandonar sua bagagem de conhecimentos e estivesse apto a receber outros novos que nem sempre lhe dizem respeito ou despertam seus interesses. Nesse ponto, a cultura urbana no tem espao como expresso ou elaborao das identidades infanto-juvenis. H um enorme potencial cultural trazido pelos alunos e que silenciado por conta da necessidade, ou at mesmo da obrigatoriedade que a maioria dos professores tm em cumprir com as exigncias institucionais relacionadas aos contedos voltados para a srie e para as disciplinas especficas.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

53

Algumas escolas, seja atravs de projetos pedaggicos mais progressistas, seja mesmo mediante aes isoladas de alguns educadores, esto travando uma verdadeira batalha no sentido de utilizar elementos da cultura urbana no processo de ensino e aprendizagem e, com isso, romper com o senso comum presente na prtica escolar, que quase sempre associa cultura popular a folclore. Podemos citar, como exemplo, a capoeira que, de modo geral, est atrelada s aulas de Educao Fsica. Ao restringi-la apenas s prticas corporais, perdemos a possibilidade de ampliao do seu campo de ao, uma vez que deixamos de discutir com os alunos a respeito dos diversos aspectos culturais e scio-histricos que compem a capoeira e a tornam uma das maiores expresses da cultura popular, que vem sofrendo diversas transformaes, que se urbaniza e, ao mesmo tempo em que apresentada como espetculo. Assim, preciso pensar nos processos de transformao da cultura como produo e expresso populares em direo produtivizao para o consumo.

Cultura popular urbana e educao

Se a cultura popular urbana impedida de entrar pela porta da frente da escola, ela, muitas vezes, tem de pular o muro para poder transformar-se em elemento de identificao e organizao de crianas e jovens em torno de gostos e prticas comuns e que constituem os diversos grupos estudantis. Porm, a formao desses mesmos grupos, definida por suas diversas expresses culturais, geralmente passa despercebida pelos professores. Assim, funkeiros, charmeiros, gticos, skatistas, RPGistas e roqueiros ou no tm visibilidade nos espaos escolares ou, quando so notados, para que a escola utilize seus conhecidos mecanismos disciplinadores e de controle para justificar o desinteresse e com isso, reforar os mais diversos adjetivos utilizados para prconceituar, identificar e at mesmo afastar muitos alunos que andam em grupos e que, por sua vez, parecem no responder s exigncias disciplinares e no corresponder ao to sonhado padro de aluno ideal.

Essa idealizao tem como uma de suas conseqncias a marginalizao das expresses culturais urbanas presentes na escola atravs desses adolescentes e jovens. Por outro lado, a discriminao contra esses grupos pode ocultar o despreparo da instituio para lidar com as diferenas que constituem os seus universos e desconhecimento dos profissionais de educao no que diz respeito aos alunos e suas prticas culturais especficas. Isso, certamente, inviabiliza a presena da multiplicidade de culturas urbanas nos espaos escolares.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

54

Os diversos processos de humanizao so desenvolvidos em vrios espaos sociais, dentre os quais a escola, que, para alguns estudiosos em educao, possui grande peso na elaborao das identidades. Acreditamos que os alunos precisam ser compreendidos numa perspectiva que permita a construo de um olhar mais alargado sobre a educao, como processo de humanizao que inclua e incorpore os processos educativos no-escolares (GOMES, 2002, pg. 1).

Para o professor existe a possibilidade de sem abrir mo dos contedos bsicos pertinentes ao seu componente curricular compreender a importncia dessas linguagens atravs das quais a criana e o adolescente urbanos esto se expressando e de procurar, junto com os alunos, alguns caminhos que possam valorizar e aproximar cultura urbana e contedo. O que propomos que haja uma relao de mo dupla no mais autntico estilo freireano entre ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo em que aprende com os alunos as mltiplas expresses da cultura popular urbana e que os identifica como sujeitos, o professor pode contribuir para dinamizar e tornar mais agradvel o processo educativo, ao utilizar os elementos constitutivos dessas vrias prticas culturais para orientar a aprendizagem.

Assistir a uma roda de capoeira sem a contextualizao de sua histria e de sua trajetria pode parecer algo que est fora do lugar. Atravs desse elemento da cultura brasileira, podemos trabalhar interdisciplinarmente, por exemplo, os contedos de Histria, Educao Fsica, Geografia, Educao Artstica, Educao Musical, Portugus e Matemtica. O mesmo podemos dizer em relao s diferentes expresses culturais que tm um carter mais local muito embora possam estar impregnadas de elementos da cultura mundializada. Os bailes de Charme2 podem ser utilizados como ponto de partida para entendermos o processo de hibridizao3 por que passam as culturas ao longo do tempo sendo uma expresso cultural urbana especfica do Rio de Janeiro foi necessrio, para a constituio do Charme, que outros movimentos culturais, como por exemplo, o Soul e a onda Discotque, desaparecessem e/ou fossem transformados. Tambm o Funk e o HipHop se constituem em expresses da cultura mundializada, embora em cada estado brasileiro possuam elementos constitutivos que traduzem o carter da cultura local.

Para cada regio do pas certamente encontraremos uma diversidade de manifestaes culturais que serviro de motivao para experimentarmos maneiras de estreitar os laos entre o professor e o aluno, de forma a recuperar o prazer de (re)aprender a ensinar e (re)ensinar a aprender.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

55

Queremos, desse modo, instigar o professor a romper com tabus, crenas e preconceitos para que, com isso, esteja aberto para lanar novos/outros olhares sobre a cultura urbana. Sabemos que estamos vivendo um impasse que torna a escola desinteressante. A prtica pedaggica pouco foi alterada nos ltimos anos ou at mesmo no ltimo sculo. O processo didtico parece que ainda est fundamentado em uma relao de passividade e obedincia por parte do aluno e de apropriao do saber sem a devida socializao por parte do professor, o que o mantm como senhor do conhecimento e mero repetidor de contedos quase engessados. Se por um lado, as grandes transformaes sociais produziram mltiplas linguagens comunicacionais centradas no vdeo, na internet, no movimento e no consumo, por outro lado, a escola continua a mesma de muitos anos atrs. H, nesse sentido, um esforo quase sobre-humano e bastante solitrio por parte de muitos professores para tornar as suas aulas mais prazerosas e passveis de atender a uma demanda estudantil composta de jovens e crianas com diferentes expectativas em relao vida. Estes, apesar de conviver de alguma forma com as inovaes tecnolgicas, no abrem mo de suas expresses culturais, que constituem o seu lugar, o seu pertencimento ao mundo. Se a escola no oferece as ferramentas tecnolgicas que permitam alterar sobremaneira o fazer e o prazer pedaggicos, por que no trabalharmos a partir da realidade, do conhecimento de mundo trazidos pelos alunos?

Consideraes (por agora) finais

Os diferentes valores surgidos como conseqncia das mudanas estruturais nas relaes sociais contemporneas parecem entrar em choque com os valores tradicionalmente disseminados por diversas instituies da sociedade dentre elas a escola que no se do conta de que as expectativas dos jovens com relao ao futuro e vida no so mais as mesmas das geraes que os antecederam. Torna-se necessrio, ento, levar em conta diferentes formas de oferecer aos mesmos as possibilidades de compartilhar o contexto social a partir de expectativas e interesses que atendam s necessidades desses novos atores sociais.

No fcil romper com os valores e as formas tradicionais de ensino e aprendizagem. Afinal, a formao docente parece ainda estar orientada para a cultura do eu ensino e voc aprende. Desse modo, aprendemos a ensinar do mesmo modo que os nossos professores, os quais, por sua vez, aprenderam com os seus mestres. Essa relao de pai para filho, na maioria das vezes, reproduz, na educao, o dilema histrico por que passam as culturas, que podem ser entendidas, de forma

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

56

reducionista, como tradio, ou podem ser alteradas pelos diversos processos de transformao a que esto sujeitas. Se as culturas se transformam pelas prticas e mudanas nos modos de vida de um grupo social, a educao e a prtica pedaggica continuam encasteladas pelos muros escolares. Romper essas barreiras com vistas a permitir a interpenetrao de educao e cultura urbana parece ser o grande desafio que est posto para todos os que acreditam na educao como uma das possibilidades de transformao social. A escola necessita escorrer para a rua. Por sua vez, a rua quer e precisa invadir a escola.

Apesar de sabermos que muitas vezes a nossa realidade profissional parece nos empurrar para o tradicional cuspe e giz, preciso refletir a respeito do nosso papel no mundo. As condies so quase sempre desfavorveis. O que vamos dizer para nossos alunos se desacreditarmos, se desistirmos? Conformismo ou resistncia? A histria nos mostra que foi atravs da cultura que muitos povos foram dominados. E essa mesma histria, na maioria das vezes, contada pelos olhos do dominador. Entender, juntamente com os alunos, os processos pelos quais a cultura se transforma e as diferentes maneiras de utiliz-la como ferramenta educacional pode contribuir para que, em um futuro prximo, contemos a histria atravs dos nossos olhares.

Referncias bibliogrficas BARBERO, J. M. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1986. CANCLINI, N. G. Consumidores e cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. _____ . Culturas hbridas. So Paulo: EDUSP, 2000. _____. Ideologia, cultura y poder. Buenos Aires: Oficina de Publicaciones del C.B.C., 1995. CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. ______. Os Jovens e a cidade: identidades e prticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002. CARRANO, P. C. R. e DAYRELL, Juarez. Jvenes de Brasil: dificultades de finales del siglo y promesas de un mundo diferente. Mxico, DF: Instituto Mexicano de la Juventud. In: Jvenes, n 17, p. 160-203, 2002. CHAU, M. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. So Paulo: Cortez, 2001.

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

57

__________. Conformismo e Resistncia: aspectos da cultura popular no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1996. CRUZ, Rossana R. Las Culturas Juveniles: um campo de estdio; breve agenda para la discusin. 2000. Mimeo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 15 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. GOMES, Nilma L. Trajetrias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reproduo de esteretipos e/ou ressignificao cultural? Trabalho apresentado na XXV Reunio da ANPEd. Caxambu, Minas Gerais, 2000. Mimeo. HERSCHMANN, M. O Funk e o Hip-Hop invadem a cena. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. JORNAL @ BLACK Informativo, julho, vol. 1, 1 edio, 2003. KEMP, Knia. Grupos de estilo jovens: o rock underground e as prticas (contra) culturais dos estilos punk e trash em So Paulo. Campinas: Unicamp. Dissertao de Mestrado, 1993. MARTINS, Carlos H. S. O Charme: territrio urbano-popular de elaborao de identidades juvenis. Niteri: UFF. Dissertao de Mestrado, 2004. ORTIZ, R. Mundializao e cultura. So Paulo: Brasiliense, 2000. PAIS, Jos M. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993. SANTOS, M. A natureza do espao: tcnica e tempo. razo e emoo. 2 ed. So Paulo: Hucitec, 1997. WARNIER, J. P. A mundializao da cultura. So Paulo: EDUSC, 2000.

Notas [1] Mestre em Educao pela Universidade Federal Fluminense RJ, professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e da rede FAETEC [2] Manifestao cultural caracterizada por bailes que ocorrem, em sua maioria, nas Zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Estes so freqentados por sujeitos das camadas populares, na sua maioria , negros. Surgem na dcada de 80, caracterizados por coreografias em grupos e gestos bem sensuais. O nome, bonito de falar, timo para danar, a traduo carioca para o Rythm and Blues e do Soul americanos (jornal @black, julho de 2003). [3] Canclini (2000) compreende hibridizao como resultado de diversas mesclas interculturais que abrangem termos usualmente empregados, tais como mestiagem e sincretismo. Segundo ele, esse termo permite incluir formas modernas de hibridizao e supera as referncias feitas geralmente a fuses religiosas ou de movimentos simblicos tradicionais (pg 19).

LINGUAGENS ARTSTICAS DA CULTURA POPULAR.

58

You might also like