You are on page 1of 5

Implantao da coleta seletiva de resduos na E.

E Santa Luzia e integrao com a informtica educativa


1- Identificao Nome Endereo Telefone Email E. E. de Ens. Fundamental e Mdio Santa Luzia Trv. Perebebu S/N 3244 2717 escolaestadualsantaluzia@seduc.pa.gov.br UF Pa

Belm Cep Municpio 2- Identificao do professor responsvel pelo Projeto: Nome

Eliza Yoshie do Rosrio Licenc. Plena em Cincias Biolgicas (UFPA), Mestra em Parasitologia Formao (UFMG) Email elizayoshie@hotmail.com Tel 32444295 Cel 81611253 3 DESCRIO GERAL DO PROJETO A escola um espao ideal para a formao de soldados ambientais, cidados conscientes, preocupados com o meio ambiente e que sero futuros multiplicadores das idias em defesa do mesmo. Abordar temas atuais como coleta seletiva que est ligado ao meio ambiente (tema transversal) tem a sua relevncia, pois pode ser trabalhado em todas as disciplinas. O presente projeto trata de uma proposta de interveno que tem como objetivo despertar nos alunos e comunidade a sensibilizao e o interesse pela coleta seletiva e motiv-los na ajuda e respeito ao meio ambiente. A implantao da coleta seletiva na escola com o auxilio das TIC o passo inicial para a realizao de aes conscientes na defesa do planeta. 5 - JUSTIFICATIVA O presente projeto tem como finalidades implantar a coleta seletiva de resduos visando o seu reaproveitamento e sensibilizar os alunos e comunidade sobre a importncia da mesma. Uma alternativa para a dinamizao das aulas variar as tcnicas de ensino empregadas e acreditamos que incluir temas transversais e a tecnologia da informao nessa ao torna-a mais social por estar usando de forma interdisciplinar e contextual com os alunos ao envolver a temtica: coleta seletiva. Acreditamos que a relevncia do projeto est no fato do mesmo promover aes

que contribuam para a conservao do meio ambiente escolar com a conseqente melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo no aluno o senso crtico para s questes ambientais bem como, despertar no aluno a valorizao quanto a coleta seletiva do lixo, uma vez que este pode gerar renda para uma cooperativa de catadores e contribuir para a preservao do meio ambiente. O resultado do projeto ser socializado por toda escola. 6 - OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Promover aes para a conscientizao da comunidade escolar bem como a implantao da coleta seletiva de resduos na E.E. Santa Luzia, utilizando a metodologia de aprendizagem, por meio da TIC. OBJETIVOS ESPECIFICOS - Pesquisar sobre coleta seletiva e sobre cooperativas de catadores; - Desenvolver trabalhos interdisciplinares por meio da TIC; - Produzir gneros textuais como: panfletos sobre coleta seletiva, convites para o momento de culminncia do trabalho na escola (exposio), pea de teatro. relatrios; - Produzir slides, vdeo e postar no blog da escola; - Desenvolver o senso crtico e cidadania relacionados s questes ambientais - Utilizar o computador e a informtica como recursos pedaggicos; 8 - PBLICO ALVO - Alunos do 4, 5 , 6, 7, 8 e 9 anos do Ensino Fundamental, - Professores de Educao Geral, Histria, Geografia, Lngua Portuguesa. O trabalho ser acompanhado pela professora do NTE Maria do Carmo Accio. 9 - METODOLOGIA Neste projeto estaro envolvidos de 3 ao 9 Ano da Escola Santa Luzia turno matutino, Para o desenvolvimento do projeto determinamos os seguintes procedimentos: Antes: 1. Procurar professores parceiros para desenvolver o projeto e escolher a turma/ano; 2. Apresentao da proposta do projeto para os alunos e professores das turmas selecionadas;

3. Ouvir a opinio de cada professor colaborador sobre o que quer trabalhar com os seus alunos em relao coleta seletiva. Durante: 1- A primeira abordagem com os alunos ser iniciada colocando-se em discusso algumas questes: O que lixo? Que destino dado ao lixo de sua cidade? Que cuidados devemos ter para com o lixo? Por qu? 2- Depois disso,sero distribudos textos que falam sobre o lixo, tipos de lixo e de suas implicaes no meio ambiente bem como da importncia da coleta seletiva e o destino adequado do lixo. 3- Aps ampla discusso, pediremos aos alunos que formem equipes por turma/ano; 4- Pesquisa na internet sobre o que lixo e coleta seletiva e cooperativa de catadores CONCAVES; 5- Para promover uma maior discusso e reflexo sobre a temtica em estudo baixaremos da internet o filme Ilha das flores; 6- Passar o filme Ilha das Flores e discusso a partir de roteiro previamente sugerido. 7- Palestra sobre coleta seletiva e cooperativa de catadores CONCAVES; 8- Elaborao e execuo das atividades relacionadas ao projeto como: confeco de panfletos, convites, relatrios etc.. sob a orientao dos professores. Depois: 1- Procurar patrocinadores para colaborar na doao de lixeiras coletoras de lixo seletivo e tambm de lixeiras para serem colocadas em cada sala de aula; 3- Solicitar uma cooperativa para recolher os resduos da escola; 4- Inaugurar os coletores seletivos; 5- Socializar o trabalho com toda escola por meio de um workshop com apresentaes dos prprios dos alunos. 6- Postar slides das fotos e vdeo sobre as etapas do trabalho no blog da escola. 10- RESULTADOS: 1. Confeco de Panfletos, convites, cartazes, lixeirinhas seletivas (cores padro) educativas e pea de teatro. 2. Workshop.

Como resultados esperamos que as discusses e os produtos construdos durante o projeto, Panfletos, convites, cartazes, lixeirinhas seletivas (cores padro) educativas e pea de teatro, Workshop, concorram para uma formao que possibilite ao aluno um ser mais consciente sobre os problemas ambientais e como ameniz-los ou evit-los para melhor preservao de sua sade e do ambiente em que estuda, e por extenso onde mora, alm de um aprendizado associado aos aspectos tecnolgicos e conseguintemente leitura de textos sua interpretao e expresso oral. 10 RECURSOS Papel A4, cartolina, cola, tesoura, cartolina, pincel de diversas cores, cola, fita adesiva.

11 - DEMAIS RECURSOS UTILIZADOS NA SALA DE INFORMTICA Computadores,internet, impressora, pen drive, datashow. 12- CONTEDOS A SEREM TRABALHADOS Tema transversal: Meio Ambiente. Trabalhar as questes ambientais relacionadas ao lixo por meio da

interdisciplinaridade usando informtica:

Disciplinas Artes

Relao com contedos Estudo sobre materiais reciclados, objetos artsticos, pesquisa e leitura de obras de arte de artistas que trabalham com a temtica ambiental.

Cincias

Identificar os critrios de classificao do lixo, diferenciar as principais formas de classificao do lixo, lixo eletrnico, lixo orgnico, destinao do lixo, reciclagem, coleta seletiva.

Geografia

Lixo e transformao do meio ambiente, sustentabilidade por meio da reciclagem.

Estudos Amaznicos Histria

Verificar se existe lixo na cidade, se existe alguma lei e plano da prefeitura para a coleta seletiva em Belm. Abordar a Industrialializao, tecnologia, desenvolvimento da energia nuclear e a sua conseqncia para o meio ambiente.

Matemtica

Tabulao dos dados das entrevistas, formao de tabelas, grficos, interpretao dos resultados.

Lngua Portuguesa

Elaborao de textos envolvendo o meio ambiente e visitar publicaes online de outras escolas sobre a mesma pauta do presente projeto e deixar comentrios.

13- PERODO: De junho

novembro

de

2011

12 - AVALIAO A avaliao ser contnua observando o interesse, criatividade e participao dos alunos. No final sero avaliadas todas as produes dos alunos e sua culminncia no workshop. 13- CRONOGRAMA Jun ATIVIDADES/PERODO Verificar qual cooperativa ir recolher os resduos da X escola. Procurar patrocinadores para colaborar na doao de lixeiras coletoras de lixo seletivo. Verificar quais sero os professores colaboradores para X o desenvolvimento do projeto e escolher a turma/ano; apresentao da proposta do projeto para os alunos da turma. Formar equipes em cada turma para a realizao das tarefas. Realizao de palestras sobre coleta seletiva e cooperativa concaves; dinmica aps palestras. Reunio das equipes para a elaborao de atividades ps palestra. Reunio das equipes de cada turma/srie para a orientao e confeco de Panfletos, convites, cartazes, lixeirinhas seletivas (cores padro) educativas e produo da pea de teatro. Realizao de um workshop e socializao do projeto. Postar slides e vdeo no blog da escola REFERENCIAS? Este Projeto ter acompanhamento das prof. Multiplicadoras do NTE Belm, Maria do Carmo Accio e Tnia Jac.

Ago

Set

Out Nov

X X X

X X

You might also like