You are on page 1of 4

Reviso da literatura A anlise do discurso um exerccio que tem estado no centro das atenes dos peritos da linguagem nos

s ltimos desenvolvimentos da lingustica, onde o enfoque direccionado para alm das propriedades formais Chomskyanas da lngua. Refira-se que a definio de Noam Shomsky, da lngua era que esta era uma espcie de gramtica generativa que encara a linguagem como um instrumento estanque e que pode ser explicitada, ou seja, um conjunto finito de regras que podem ser aplicadas para gerar somente aquelas frases que se consideram gramaticais em uma dada lngua. Com efeito, nos ltimos tempos do desenvolvimentos da lingustica tem vindo a ganhar expresso uma cadeira denominada anlise do discurso, um ramo que est preocupado em entender a linguagem numa perspectiva mais alargada, a dos usos. Neste trabalho procuramos trazer as teorias sobre a anlise do discurso. Antes interessa referir que o discurso pode ser compreendido a partir de unidades mnimas, as palavras, passando pelas mais alargadas, (frases) at as que olham para o discurso ao nvel do texto como um todo. Segundo Brown e Yule (1987:01) a anlise do discurso necessariamente a anlise da linguagem em uso. De acordo com esta posio o analista do discurso est preocupado com as funes da linguagem num determinado contexto e no com as suas propriedades formais. Mais adiante estes autores afirmam que existem dois nveis da anlise da linguagem: o primeiro e o nvel transaccional, o segundo o interaccional. O primeiro o nvel que trabalha com a linguagem utilizada para expressar um assunto e o ultimo para a expresso das relaes sociais e as atitudes das pessoas. Na linguagem transaccional os autores assumem que aquilo que os falantes/escreventes tem em mente uma transferncia eficiente da informao. Vista nessa perspectiva, a linguagem funciona como uma mensagem orientada Idem (1987:02) Para socilogos e scio linguistas a linguagem usada para estabelecer e manter relaes sociais. Armando Jorge Lopes, um estudioso e analista do discurso, cujos trabalhos do enfoque nos idiomatismos e na anlise do discurso, tendo como metodologia de anlise as estruturas temtica e informacional e estrutura topical do discurso. Lopes fez um estudo envolvendo um grupo de aprendentes de Ingls do segundo ano do Instituto de Lnguas que estavam a aprender a compor discurso escrito, como parte do seu programa de formao para que viessem a ser professores nas escolas primrias. Assim sendo Lopes (2004:179) afirma que uma tarefa importante do analista do discurso verificar at que ponto os escreventes processam a informao de modo a que se possa ver como imaginam o mundo dos potenciais leitores e de modo a mostrar que se comunicam directamente com eles.

A hiptese que o autor levantou no seu estudo que embora os aprendentes do nvel avanado raramente cometessem erros gramaticais e lexicais ao seu nvel de aprendizagem da composio do discurso escrito, tendiam a cometer aquilo a que o autor considera de infelicidades discursivas na sua produo da Lngua Alvo (L. Alvo). Quando o discurso escrito no processado de acordo com as espectativas da L. Alvo em termos de como a informao foi organizada, desenvolvida ou recuperada, o efeito que normalmente tem sobre o leitor-alvo () no pode ser positivo, Lopes (2004:179). Para este autor h dois pressupostos a considerar no contesto do processamento do discurso. Em primeiro lugar o autor afirma que devemos considerar que o/a escrevente se esforou por se fazer entender pelo leitor, que ele/a assumiu o papel do leitor, opcit. (2004:179). Em segundo lugar devemos assumir que a leitura se constitui como um processo interactivo e sendo assim o analista do discurso deve prestar ateno s formas usadas pelo leitor na sua interpretao dos usos conceptuais e discursivos de que o escrevente se socorre na sua escrita, opcit. (2004:179) O autor que temos vindo a citar observa que h um problema neste processo relacionado com o facto de que a extraco que o leitor faz dos processos discursivos no texto empobrecida por comparao com a reais intenes do autor (escrevente) porque segundo ele a extraco que o leitor faz no reflecte as operaes originais por que passou o autor para chegar ao produto final do seu texto. Deste modo uma tarefa importante do analista do discurso verificar at que ponto os escreventes processam a informao, de modo a que se possa ver se foram ou no consistentes com o que disseram antes, de modo a que se possa ver como imaginam o mundo dos potenciais leitores e de modo a mostrar que se comunicam directamente com o leitor, opcit (2004:179) Por seu turno Claus et all (1984:60) afirma que a caracterstica marcante do discurso diz respeito coerncia. Este autor admite que a mais importante unidade da anlise do discurso aquilo a que chama de Adjancy pair, ou seja dois actos de fala tipicamente seguindo um ao outro com um apontando para o outro. o melhor exemplo disto a relao de pergunta/resposta. Por seu turno Carrel (1983:1) parte da ideia de que compreender um texto no cabe apenas ao que esse texto mostra e que o texto sozinho no pode transferir o significado. A nosso ver Carrel corrobora a ideia de Lopes acima exposta de que os leitores tm um papel fundamental a jogar no processamento da informao, visto que ele, (leitor) entra em contacto com o texto com o seu mundo de experiencias, o seu conhecimento cognitivo previamente adquirido. Carrel chama a este conhecimento de SCHEMATIC. SCHEMATIC uma noo sugerida pelo filsofo alemo Immanuel Kant em 1781 em Critica da Razo Pura. Com esta noo o filsofo entendia que os conceitos apenas teriam significado quando relacionados a algo que os indivduos soubessem antes.

Mais recentemente, SCHEMATA tem sido dado o nome de Estruturas do Conhecimento Interactivo opcit. (1983:3) Segundo ainda esta autora, SCHEMATA um guia para a compreenso dos eventos lingusticos, tanto nos textos orais como nos escritos bem como da organizao retrica dos textos. Vamos neste lugar ver a retrica como um processo de negociao entre o orador e o auditrio em disputa um objecto, uma posio ou um valor, o orador a procurar convencer o auditrio as razes por que defende uma determinada posio, objecto ou ponto de vista sem no entanto deixar a descoberto a sua superioridade. Segundo Mayer (2007:52) o orador v o seu auditrio imanente, como o reflexo, a reciproca duma relao centrada na interrogao, ao passo que o auditrio opera em termos de valores. Nesse jogo, tanto o orador quanto o auditrio projectam no outro uma imagem a priori, que no corresponde necessariamente realidade, opcit. (2007:51)

Referncias bibliogrficas LOPES, Armando Jorge. (2004) A Batalha das Lnguas. Maputo: Imprensa universitria. MaYER, Michel. (2007) A retrica. So Paulo: tica.

CAREEL, Patrcia L. (1983) Schema Theory and Language Comprehension. Hawaii: Department of English as a second language. CLAUS, ET all. (1984) Learners Language and Language learning.

You might also like