You are on page 1of 3

COMO FAZER TRATAMENTO DO EUCALIPITO PARA PALANQUES No que consiste um tratamento de madeira.

uma maneira de impregnar peas de madeira com substncias qumicas, com o objetivo de proteg-las da ao de fungos e insetos, que podem provocar o seu apodrecimento e depreciao. Quais as vantagens que o tratamento de preservao de madeira oferece. um mtodo simples e barato. Pode ser feito pelo produtor o ano todo na propriedade. Aumenta a vida til da madeira em 5 a 7 vezes. O que necessrio para tratar o eucalipto. Dois tambores de 200 litros abertos na boca, de preferncia de plstico. Se forem de lato, pint-los internamente com duas demos de Neutrol ou outro impermeabilizante por causa da ao corrosiva do cobre. Um balde para 10 litros. Um bambu, um galho de eucalipto ou uma p de madeira para a mistura dos produtos na gua. 100 litros de gua limpa. Dois e meio quilogramas de sulfato de cobre (ao fungicida). Dois e meio quilogramas de dicromato de potssio ou dicromato de sdio (ao fixadora). Meio quilograma de cido brico (ao inseticida). 30 ml de cido actico glacial ou 120 ml de vinagre (acidificante) Palanques rolios de madeira verde, com dimetro mximo de 25 cm e altura mxima de 3 metros. Qual a utilidade dos tambores. Num tambor, a soluo ser preparada e armazenada para ser usada quando necessrio. No outro tambor, sero colocados os palanques e depois a soluo preservadora, quando estiver preparada. Como deve ser o preparo da soluo. Primeiramente, colocar em um dos tambores 100 litros de gua aos quais sero adicionados os trs produtos qumicos descritos, um por vez. Porm, cada um dos produtos deve ser previamente diludo no balde com 5 a 6 litros de gua e somente ento pode ser transferido para o tambor da soluo. Aps a colocao de cada produto no tambor de 100 litros, a soluo deve ser agitada para total diluio. Deve-se adicionar inicialmente o cido actico e depois os outros produtos. Como preparar a madeira para receber o tratamento. O corte da madeira pode ser feito com motosserra, serrote, traador e, at mesmo, machado, desde que bem afiados.

A madeira deve ser verde e rolia, proveniente de rvores sadias. Devem-se preferir rvores com o mnimo de galhos nos dois teros inferiores do tronco. A madeira deve ser cortada no mximo 24 horas antes do tratamento. A casca do eucalipto deve ser retirada minutos antes do tratamento. Caso a madeira seja cortada para ser tratada no dia seguinte, no retirar a casca e deixar os palanques deitados sombra. A retirada da casca deve ser feita batendo-se com uma marreta na casca, porm com cuidado para no machucar os vasos da madeira branca. Quais os procedimentos do tratamento. Para facilitar o manuseio das madeiras, que sero colocadas do tambor vazio, enterrar, se possvel, esse tambor uns dois teros de sua altura. A madeira cortada e descascada deve ser colocada dentro desse tambor de forma que todos os palanques fiquem com os ps para baixo e a ponta para cima. importante a retirada do limbo que se encontra entre a casca e a madeira branca. Isso pode ser feito com uma escova de ao e um pano. Proteger o fundo do tambor que ir receber os palanques, com pedaos de borracha ou, at mesmo, com pedaos de casca de eucalipto. Em seguida, colocar a soluo preservadora nesse tambor com as madeiras at a altura de 60 cm (segundo friso do tambor, de baixo para cima), por um perodo de sete dias. Aps esse perodo, inverter a posio da madeira no tambor (p para cima e ponta para baixo), deixando por mais trs dias O que fazer com a soluo que restou do tambor reserva. A seiva que se encontra dentro dos vasos da madeira vai se evaporando pelo topo dos palanques. A soluo preservadora vai sendo sugada por essa madeira de baixo para cima e vai ocupando os espaos no interior dos seus vasos, substituindo a seiva. Com isso, o nvel da soluo do tambor com as madeiras vai baixando e necessita ser completado, diariamente, garantindo a altura mnima de 60 cm. Entretanto, antes de colocar a soluo no tambor das madeiras, importante lembrar que se deve agit-la para misturar bem. Em quanto tempo a madeira estar pronta. Sete dias aps o incio do tratamento, o nvel da soluo estar estvel e os palanques exibiro uma colorao escura que, depois de seca, ficar esverdeada. Ento, os palanques devem ser virados de p para cima e ponta para dentro do tambor, permanecendo, assim, por mais trs dias. Aps esses trs dias, devem-se retirar as madeiras e empilh-las para secar sombra por um perodo de 25 a 30 dias, podendo, ento, os palanques ser enterrados. prefervel que os furos e os entalhes sejam feitos antes do tratamento. Qual o custo desse tratamento. Considerando-se apenas os preos dos produtos qumicos, o tratamento para cada palanque ou moiro de aproximadamente 12cm de dimetro por 2,20 metros de altura custar por volta de R$ 2,00. Lembretes importantes: 1-No vero, caso apaream traas furando a madeira j tratada (orifcio de postura), devem-se

adicionar, nos prximos tratamentos, 30 ml de inseticida piretride (Decis 25 ou Buldok) soluo preservadora. 2- Os produtos utilizados no tratamento so txicos e requerem o uso de equipamentos de proteo individual (EPIs), como capa plstica com protetor de cabea, luvas de borracha nitrlica de mangas longas, botas de borrachas.

You might also like