You are on page 1of 3

GUERRA FRIA Terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, as duas superpotncias mundiais, EUA e Unio Sovitica, disputariam o controle

do mundo, que seria bipolar. Esta disputa envolvia questes ideolgicas, polticas, econmicas e financeiras. A essa disputa denominou-se Guerra Fria. O adjetivo fria foi dado porque Estados Unidos e Unio Sovitica no tiveram confrontos diretos. Assim, este conflito aconteceu apenas no campo ideolgico. A Guerra Fria caracterizada pela acirrada competio na tentativa de criar reas de influncia sobre diversos pases em todos os continentes. A corrida armamentista e aeroespacial, visando ostentao de poder por parte de cada uma das superpotncias, foi uma caracterstica marcante desse perodo de incerteza e insegurana que viveu o mundo de ento. A Terceira Guerra Mundial, que seria um conflito Nuclear, parecia iminente e todos tinham conscincia das conseqncias devastadoras de um conflito nuclear. Esta possibilidade de uma terceira guerra se deve ao fato de que essas potncias estavam armadas com centenas de msseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois pases e de boa parte do planeta Terra. Alis, com o desenvolvimento dessas armas nucleares, o anncio de novas tecnologias de destruio, o aprimoramento de armamento militar, a ampliao de exrcitos e at a explorao espacial, as duas potncias tiveram gastos exorbitantes. Paz Armada Esta uma expresso que explica muito bem este perodo. As duas potncias envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exrcitos e armamentos em seus territrios e nos pases aliados. Enquanto houvesse um equilbrio blico entre as duas potncias, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesta poca, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos pases membros. A OTAN - Organizao do Tratado do Atlntico Norte liderada pelos Estados Unidos. O outro bloco era o Pacto de Varsvia, comandado pela Unio Sovitica. Alguns pases membros da OTAN: Estados Unidos, Canad, Itlia, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Frana, Sucia, Espanha, Blgica, Holanda, Dinamarca, ustria e Grcia. Alguns pases membros do Pacto de Varsvia: URSS, Cuba, China, Coria do Norte, Romnia, Alemanha Oriental, Albnia, Tchecoslovquia e Polnia. Corrida Espacial EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanos espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta rea. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potncias, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avanado. No ano de 1957, a URSS lana o foguete Sputnik com um co dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espao. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pde acompanhar pela televiso a chegada do homem a lua, com a misso espacial norte-americana.

Na tentativa de provar que o seu sistema era melhor do que o outro, cada lado fez as suas investidas, a URSS enviou um homem (Yuri Gagrin) ao espao, enquanto os EUA enviaram Neil Armstrong Lua. Estas disputas continuavam para ver quem era o melhor, atingindo inclusive a rea dos esportes. Nas Olimpadas, por exemplo, os dois pases lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro. Caa s Bruxas Os EUA lideraram uma forte poltica de combate ao comunismo em seu territrio e no mundo. Usando o cinema, a televiso, os jornais, as propagandas e at mesmo as histrias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Os cidados americanos viveram, durante a dcada de 50, uma poca de muito pavor. Centenas sentiram na pele a fria de um senador que perseguiu, acusou sem provas, julgou e at executou pessoas ao menor sinal de alguma ligao delas com o comunismo. Ele era Joseph Raymond McCarthy. O Macartismo, nome dado ideologia de McCarthy, chegava aos pases aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta. Na URSS no foi diferente, j que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e at matavam todos aqueles que no seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes pases, por exemplo, era praticamente impossvel. Um sistema de investigao e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionrios da KGB faziam os servios secretos soviticos. "Cortina de Ferro" Aps a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas reas de ocupao entre os pases vencedores. A Repblica Democrtica da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influncia sovitica e, portanto, socialista. A Repblica Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influncia dos pases capitalistas. No final da dcada de 1940 levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista. a chamada "cortina de ferro". Economia As duas potncias desenvolveram planos para desenvolver economicamente os pases membros. No final da dcada de 1940, os EUA colocaram em prtica o Plano Marshall, oferecendo ajuda econmica, principalmente atravs de emprstimos, para reconstruir os pases capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. J o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxlio mtuo entre os pases socialistas. Doutrina Truman Doutrina Truman uma expresso que designa um conjunto de medidas polticas e econmicas assumidas depois de maro 1947, data em que o ento presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a ameaa comunista, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviticos. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expanso do socialismo, especialmente em naes capitalistas consideradas frgeis.

Como aconteceu o fim da Guerra Fria? Por volta da dcada de 1970, a tenso que at ento existia, passou a se enfraquecer com a assinatura de acordos que estabeleciam o afrouxamento da corrida armamentista. A falta de democracia, o atraso econmico e a crise nas repblicas soviticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da dcada de 1980. Em 9 de novembro de 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas so reunificadas. No comeo da dcada de 1990, o ento presidente da Unio Sovitica, Mikhail Gorbachev comeou a acelerar o fim do socialismo naquele pas e nos aliados. Com reformas econmicas, acordos com os EUA e mudanas polticas, o sistema foi se enfraquecendo. A Guerra Fria terminou por completo com a runa do mundo socialista. A Unio Sovitica estava destruda economicamente devido aos gastos com armamentos. Era o fim da Guerra Fria. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos pases socialistas.

You might also like