You are on page 1of 3

Alguns acervos para construirmos juntos.......

(Artigo), Noo de grupo


Ns achamos que grupo um conjunto de pessoas que juntam ou se organizam entre si para trabalhar,estudar,passear,divertirem-se,...

Por um lado trabalharmos em grupo pode ser positivo mas tambm negativo. Positivo porque se estivermos mesmo interessados no trabalho realizarmos o que pedido e trazermos o que necessrio, conseguimos realizar um bom trabalho. Mas s vezes os trabalhos em grupo podem ser negativos porque por vezes alguns elementos do grupo no trabalham, ou no trazem informao necessria para o trabalho, no participam nele,entre outras coisas,...e isso no nada bom para o grupo nem para o trabalho.-----> trabalho para rea de Projecto.
Eu j estou pensando e procuro as vezes fazer algumas mudanas e vocs Para Pensarmos e discutirmos o que voc achammmmm????

Achei muito bom para nossa construo o que acharam ,da para fazermos timas reflexo com as imagens.

Tomada de decises
O projeto poltico-pedaggico (PPP) da escola pode ser inicialmente entendido como um processo de mudana e de antecipao do futuro, que estabelece princpios, diretrizes e propostas de ao para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimenso polticopedaggica pressupe uma construo participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares. Ao desenvolv-lo, as pessoas ressignificam suas experincias, refletem suas prticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, do sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relaes de convivncia e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ao. Este movimento visa promoo da transformao necessria e desejada pelo coletivo escolar e comunitrio. Nesse sentido, o projeto polticopedaggico praxis, ou seja, ao humana transformadora, resultado de um planejamento dialgico, resistncia e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrtico, centralizado e descendente. Ele movimento de aoreflexo-ao, que enfatiza o grau de influncia que as decises tomadas na escola exercem nos demais nveis educacionais.

Ao pensar e plantar o PPP mais do que implementar ou implantar as relaes estabelecidas na escola podem resgatar a alegria a felicidade existente no espao educacional, festejar o encontro das pessoas e dos grupos, multiplicar os espaos de trocas e de relaes inter-transculturais (PADILHA, 1999-2002). Este projeto se caracteriza por ser eco-poltico-pedaggico: tica e esttica, sustentabilidade e virtualidade referncias e princpios indispensveis para a operacionalizao, concretizao do mesmo.

Para Zimmermann (2005), nada que realizamos em nossas vidas com o intuito de sermos bem sucedidos feito sem antes planejarmos bem nossos atos. Um projeto busca um rumo, uma direo que lanamos adiante, planejando, organizando e melhorando o que temos, almejando um futuro melhor do que o presente. O Projeto Poltico Pedaggico de uma escola no poderia ser diferente. ,uma ao intencional com objetivos e compromissos que devem ser definidos coletivamente, perante discusses de problemas existentes na Unidade Escolar em ao, buscando alternativas viveis. Segundo Vasconcellos(1995, apud ZIMMERMANN,2005), um instrumento terico-metodolgico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, de forma refletida, consciente, sistematizada, cientifica e participativa. Tudo que for criado para o bem da escola deve surgir por ocasio de seu prprio cotidiano e retornar a ele, para assim poder ser vlido e ter respectivo valor, e, sucessivamente, dar possibilidade de todos os envolvidos de ressignificarem tambm seus conceitos e valores, objetivando o bem comum.
Na construo da Escola Cidad, a elaborao do projeto poltico-pedaggico deve comear pela reflexo sobre a prtica para, em seguida, fundament-la. Mas isso s possvel se criarmos as condies concretas para a formao continuada do/a professor/a e de todos os segmentos escolares, tarefa dos governos responsveis pelas respectivas redes ou sistemas de ensino e tambm da prpria escola. Esta, ao iniciar a construo do seu projeto, inicia um processo de formao continuada da comunidade escolar, demanda que vai surgindo de forma mais evidente dada as caractersticas desse trabalho que por isso , em si mesmo, poltico-pedaggico e formativo.

no Chat: Promovendo a participo na construo do PPP. qual sua tomada de deciso e por que escolheu esse tema como objeto de estudo do PPP da sua Unidade Escolar. PROJETO POLTICO-PEDAGGICO:Caminho para uma Escola Cidad mais
bela, prazerosa e aprendente

Agora Faa: acesse o link e veja o texto na integra e responda

You might also like