You are on page 1of 19

Universidade Tiradentes UNIT

Estagirios: Phillipe Michael Erivaldo Chaves


1

NOES DE INFORMTICA
AGENDA: O que um computador Componentes de um computador Como ligar e desligar o computador Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Sada
2

NOES DE INFORMTICA
O que um computador Um computador uma mquina eletrnica que receber dados atravs dos perifricos de entrada, processa esses dados, realizando operaes lgicas e aritmticas sobre eles, transformando-os em outros dados que chamamos de informao. Tal informao enviada aos perifricos de sada ou simplesmente armazenada.
3

NOES DE INFORMTICA
Componentes de um computador Monitor: uma espcie de televiso em que voc visualiza a sada dos dados oferecidos pelo computador.

NOES DE INFORMTICA
Componentes de um computador Estabilizador: um aparelho que fornece energia para o computador.

NOES DE INFORMTICA
Componentes de um computador Gabinete (CPU): responsvel pelo processamento das informaes dadas pelo usurio.

NOES DE INFORMTICA
Componentes de um computador Mouse: o rato do computador. Ele ajuda na visualizao dos arquivos e navegao pelo computador.

NOES DE INFORMTICA
Componentes de um computador Teclado: o dispositivo que fornece entrada de dados. Ajuda na visualizao dos arquivos, navegao pelo computador e digitao de texto.

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Para ligar o computador, primeiramente voc liga o estabilizador. Para ligar o estabilizador aperte o boto ligar / desligar. O ligar est representado por I e o desligar por 0.

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Depois que ligar o estabilizador, voc liga a CPU e o Monitor. Para ligar a CPU e tambm o Monitor aperte o boto POWER.

10

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Depois que ligar a CPU e o Monitor, deixe carregar o sistema operacional do computador e digite o usurio e a senha.

11

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Depois que fizer todo o trabalho no computador, desligue o sistema operacional no boto Deligar.

12

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Depois que desligar o sistema operacional, voc desliga o Monitor, pois a CPU desliga automaticamente. Para desligar o Monitor aperte o boto POWER.

13

NOES DE INFORMTICA
Como ligar e desligar um computador Para desligar o computador, voc desliga o estabilizador aperte o boto ligar / desligar. O ligar est representado por I e o desligar por 0.

14

NOES DE INFORMTICA
Hardware e Software Hardware: so todos os componentes do computador que voc consegue tocar, ou seja, a parte fsica do computador. Ex.: teclado, monitor, impressora, CPU, estabilizador.

15

NOES DE INFORMTICA
Hardware e Software Software: so todos os componentes do computador que voc no consegue tocar, ou seja, a parte lgica (os dados, os programas). Ex.: uma figura, um documento de texto, uma planilha, WORD, EXCEL, WRITER, CALC, WINDOWS, LINUX.
16

NOES DE INFORMTICA
Dispositivos de Entrada e Sada Dispositivos de Entrada: so os componentes do computador que permite a entrada de dados. Ex.: mouse, teclado, impressora multi-funcional, microfone, webcam, scanner.

17

NOES DE INFORMTICA
Dispositivos de Entrada e Sada Dispositivos de Sada: so os componentes do computador que permite a sada de dados. Ex.: monitor, impressora multifuncional, caixa de som.

18

19

You might also like