You are on page 1of 12

CAFENA

(Extrao e observao dos cristais de Cafena)

Disciplina: SICO II (SNTESE DE COMPOSTOS ORGNICOS II)

Campinas, 02 de Setembro de 2011.

CAFENA
(Extrao e observao dos cristais de Cafena)

Disciplina: SICO II (SNTESE DE COMPOSTOS ORGNICOS II)

Lucas Stfano Nascimento Loureno n19 Lucas Welfane Oliveira Ribeiro n 20 Stefany Cristine Rodrigues n25 Orientador: Bruno Rafael de Almeida

Campinas, 02 de Setembro de 2011.

Sumrio
Capa ........................................................................................................................................ 1 Contra-Capa ........................................................................................................................ 2 Sumrio.................................................................................................................................. 3 Introduo ............................................................................................................................ 4 Introduo ............................................................................................................................ 5 Metodologia ......................................................................................................................... 6 Metodologia ......................................................................................................................... 7 Metodologia ......................................................................................................................... 8 Questes ................................................................................................................................ 9 Questes ............................................................................................................................. 10 Concluso........................................................................................................................... 11 Bibliografia ........................................................................................................................ 12

Introduo
A cafena (conhecida tambm como 1,3,7 trimetilxantina ou pela sua frmula molecular C8H10N402) uma substncia classificada como alcalide dos grupos das xantinas, ou seja, um composto orgnico que possui carter bsico e encontrado na urina e em diversos tecidos do corpo humano, alm de estar presentes em algumas plantas, onde exerce a funo de pesticida natural. A cafena tambm est presente em vrios tipos de bebidas, como caf, ch, alguns tipos de refrigerantes, chocolates, remdios do tipo analgsico ou contra gripes, onde atua como agente estimulante do sistema nervoso central, proporcionando um estado de alerta de curta durao. A ingesto excessiva desta substncia pode provocar, em algumas pessoas, efeitos adversos como irritabilidade, ansiedade, agitao, azia (aumento da produo do suco gstrico), dor de cabea, insnia e, em algumas situaes onde este utilizado como droga de adio, pode causar at dependncia, quando em altas doses. De acordo com os especialistas, a cafena quando pura pode apresentar efeitos semelhante ao da cocana. Estudos demonstram tambm que a dose letal para o homem , em mdia, de 10 gramas. Porm, apesar dos efeitos adversos, estudos comprovam que a cafena tambm

eficaz nos tratamento de diversas doenas. O Mal de Parkinson uma das doenas dentre as j estudadas que apresentou retardamento em seu aparecimento, de acordo com o consumo dirio de cafena. O motivo para esta associao no conhecido, e os pesquisadores advertem que este resultado no significa, ainda, que tomar caf tem um efeito protetor

contra a doena de Parkinson. A Dor de Cabea, tambm entra na lista destas doenas em freqente, causada devido tenso; podendo atingir resultados ainda melhores se combinada com outras substancias como o Ibuprofeno.

tratamento, onde uma dose de cafena tambm pode ajudar a tratar a cefalia comum e/ou

A cafena apresenta-se sob forma de p branco ou pequenas agulhas (cristais), que se fundem 238C e se solidificam 178C, isto , em condies normais de temperatura e presso. extremamente solvel em gua quente, no exala algum tipo de odor e apresenta sabor amargo. Sua caracterstica bsica proveniente dos pares de eltrons livres sobre os tomos de nitrognio, presente em sua composio, este possibilita aumentar ou diminuir a solubilidade da cafena em gua.

Este composto pode ser extrado do meio em que se encontra atravs da adio de cidos, formando assim, sal orgnico, podendo ser isolado e regenerado por adio de base. A cafena pode ser extrada de solues aquosas usando-se solvente orgnico como o clorofrmio. Deste modo obtm-se os cristais de cafena o qual pode ser observado atravs do microscpio.

Metodologia
Para a obteno e visualizao dos cristais de cafena, realizamos a extrao por solvente. 1. Extrao da cafena do p de guaran:

Foram pesados em balana semi-analtica, 4,000 g de guaran em p, este foi

transferido para um erlenmeyer de 125 mL, no qual foi adicionado 20 mL de soluo 0,1 N de HCl, para que houvesse a dissoluo da cafena, e assim a formao de um sal orgnico. Sua agitao foi realizada em um agitador magntico por um perodo de 15 a 20 minutos, sem aquecimento.

Aps a dissoluo parcial, foi realizada filtrao a vcuo (em funil de Bchner com papel de filtro). O filtrado obtido foi transferido para um funil de decantao, onde se adicionou 1 mL de hidrxido de amnio (NH4OH) concentrado ( na capela) e posteriormente foi realizada a agitao. Para que houvesse a extrao da cafena, foram adicionados 25 mL de diclorometano (CH2Cl2), e novamente fez-se outra agitao (onde se abriu a torneira para aliviar a presso interna).Em seguida, deixamos o funil de decantao em um erlenmeyer. em repouso, para que houvesse a separao das duas fases, das quais, a inferior foi coletada

quantias, NH4OH (hidrxido de amnio) e CH2Cl2 (diclorometano). Ento foram retiradas algumas gotas da fase extrada, e colocada em uma lmina, na qual aps a secagem ao ar, foi possvel observar ao microscpio os cristais da cafena, antes presente no p de guaran, como segue a imagem do nosso resultado.

Caso houvesse necessidade, para melhor extrao, poderia adicionar, nas mesmas

2. Extrao da cafena da coca-cola

Em um funil de decantao, foi colocado 35 mL do refrigerante, no caso a Pepsi, e a

esta, adicionamos apenas 25 mL de diclorometano (CH2Cl2), nada de cido e nem de base. formada em repouso para que houvesse a separao das fases. Ento recolhemos a fase inferior em um bquer de 100 mL, e colocamos este em banho-maria 70C (na capela) para que o extrato obtido fosse evaporado, at que o volume inicial reduzisse para 1/3.

Agitamos a mistura suavemente, assim como no procedimento anterior e deixamos a soluo

Posteriormente colocamos algumas gotas dessa soluo em uma lmina, esperamos que a assim como segue a imagem de nosso resultado.

mesma secasse ao ar e por fim observamos os cristais na forma de agulhas no microscpio,

Observao: A agitao durante as extraes dever ser realizada de forma suave para evitar a formao de emulso (bolhas que ficam imiscveis fase orgnica / a fase a ser coletada)!

1. Escreva a frmula da cafena, assinale e identifique as funes presentes nesse Resp: composto.

Questes

2. Represente a reao da cafena com HCl e com NH4OH. Resp: C8H10N402 (s) + HCl (l)

C8H10N402 (s) +

NH4OH (l)

3. Por que foi adicionado HCl no p de guaran? E NH4OH? Resp:

Resp:

4. Porque na extrao da cafena da Pepsi, no foi necessrio adicionar HCl e NH4OH?

10

Concluso
Com base nos experimentos e pesquisas, conclumos por fim que a cafena um

composto importante que faz parte da nossa dieta alimentar, porm esta deve ser consumida conscientemente, afinal tudo em exceo faz mal, levando-nos aos efeitos adversos. Os procedimentos a ns fornecidos foram eficazes para a extrao dos cristais de

cafena nas amostras trabalhadas em questo (p de guaran e Pepsi). Todo o procedimento ocorreu adequadamente para que a extrao fosse concluda. O nico erro que tivemos, foi no momento da adio de NH4OH (hidrxido de amnio) e CH2Cl2 (diclorometano) pela segunda vez para que houvesse melhor extrao, no procedimento 1, onde estes foram adicionados fase coletada no erlenmeyer e no a fase que permaneceu no funil de decantao. Foi um erro tcnico, que acabou por no interferir em nossos resultados.

Com exceo ao deslize, a tcnica foi extremamente eficiente para que trassemos o

nosso objetivo, o qual era realizar a extrao e observao dos cristais de cafena, de modo que pudemos concluir tambm que sempre que houver um composto classificado como alcalide do grupo das xantinas este por ser de fcil disponibilidade, poder ser extrado para que o procedimento seja concludo.

atravs da adio de cidos e bases, alm dos solventes orgnicos, que so de grande auxlio

11

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcaloide http://pt.wikipedia.org/wiki/Xantina http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/41/cafeina http://www.oocities.org/br/chemicalnet/quantitativa/extracocacafeina.htm http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/6971 file:///C:/Users/NOTE/Desktop/Relat%C3%B3rio%20SICO%20II%20_%20Cafe%C3%ADna/us ados/QMCWEB.org%20%20%20%20Cafe%C3%ADna.htm

Apostila SICO II (ESCOLA TCNICA CONSELHEIRO ANTNIO PRADO / 2011)

12

You might also like