You are on page 1of 3

FTU Faculdade de Teologia Umbandista

Sistema Religioso III Anlise crtica O Aleph (Jorge Luiz Borges)

4 ano Paulo Feij da Silva So Paulo, 21/07/2011

Anlise Crtica de O Aleph de Jorge Luis Borges. No comeo de seu artigo o autor da mostra de que sua narrativa se desenvolvera numa dicotomia at o seu final, pois no calor de fevereiro, onde tudo feliz com o vero que aquece e da vida a tudo, penetrando na estaticidade do declnio que conduz ao fim, Borges insiste em permanecer num tempo linear onde tudo rasteiro, mesmo com a imperiosa fora do movimento circular, onde o inverno penetrou no vero, fazendo a transformao necessria ou seja, morte apenas uma mudana de estado como a gua que evapora mesmo assim gua apenas em estado diferente. Jorge Luis Borges nos mostra to claro como cu, os vrios nveis de conscincia que as humanas criaturas se encontram, sobre tudo os apegos, que so to infinitos como as estrelas, e nos conduz a uma viagem do que podemos chamar de egocentrismo, pois melhor o universo mudar de lugar do que ns,os apegos assumem tantas mascaras , rejeio e amor no correspondido, faz com que fiquemos engessados, passando a no olhar o outro lado da rua, pois o espelho nos mostra a verdadeira face e em contra partida costumamos negar,negao esta em que nos distanciamos da razo,esta mesma que sem ela perdemos a percepo do real. A inveja um trao marcante no dilogo entre Borges e Carlos Argentino Daneri, primo - irmo de Beatriz Viterbo, morta em 1929, razo de tantos adjetivos positivos e prejorativos ao mesmo tempo dignos de um amor platnico,pois Borges observa tantos traos em Carlos Argentino Daneri, dando a entender que busca a imagem, atributos de Beatriz Viterbo em seu primo irmo, traos estes como fragilidades e traos finos, mos grandes e afiladas mos formosas. Um misto de soberba ronda todas as falas de Borges em detrimento de Daneri, tentando desqualificar tudo que o mesmo intenta, ficando na espreita de tudo o que transcorre no dilogo, agindo com profundo sarcasmo, ironia amarga e insultuosa. Como Beatriz Viterbo, aps 12 anos de culto a sua imagem, comea a desaparecer, a impresso que transparece no transcorrer da narrativa de que Borges tenta estereotipar o que renega em Carlos Argentino Daneri ao mesmo tempo que despreza se alimenta, mesmo na eminncia da demolio de sua casa fica na expectativa de um telefonema de Daneri que no acontece causando inquietao grande em Borges. Intolrancia, inveja,falta de respeito a alteridade, cultura de massa, preconceito so alguns traos do dialogo.

O fato marcante a demolio da casa de Daneri,onde Borges comprova ao menos em sua interpretao que Daneri louco ou degenerescncia de famlia, numa busca interminvel de superioridade, mantendo a aparncia,fato muito comum no nosso cotidiano, mostrando o quanto difcil nos livrar-mos das amarras do passado, que insistem a nos assombrar. A revelao de que Carlos Argentino Daneri possui um Aleph causa espanto em Borges, e sua localizao no poro mais ainda, seguindo suas instrues Borges, desce as escadas do poro e se depara com o referido Aleph, onde vislumbra o universo inteiro, o irreal passa ser real, uma viso do macrocosmo onde tudo esta ligado, no havendo nada solto, passado, presente e futuro so a mesma coisa, nascimento, vida e morte apenas estados diferentes e dimenses diferentes, guia a mesma realidade. Mesmo com todas as evidencias, Borges nega que seja verdadeiro o Aleph de Daneri,mostrando mais uma vez o quanto penoso ascender a um nvel mais elevado de conscincia. possvel aventar que queira nos dizer que melhor caminharmos na horizontal, pois assim no cansamos, do que ascendermos a nveis mais elevados de conscincia, e o quanto estamos distantes da espiritualidade, ate bem porque no temos uma noo de percepo da realidade como deveramos...

Concluo com o seguinte comentrio: Primavera vai florir para voc, alegre com o vero cantarei com emoo, outono comeo a ficar triste, cansado com o peso da nova estao que comea a invernar, e o tempo que passa o tempo de nos dois, nesse cenrio, somos todos atores de um filme que escrevemos muito, s nos resta saber qual o nosso papel, para que possamos re- significar o significante do ontem, hoje e do amanh... Paulo Feij.

You might also like