You are on page 1of 7

REGIO NORDESTE DO BRASIL A regio Nordeste uma das cinco regies do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia

a e Estatstica (IBGE) em 1969. Ela possui uma rea semelhante da Monglia, uma populao, relativamente, pouco menor que a da Itlia e um IDH mdio-alto, prximo ao de El Salvador. Em comparao com as outras regies brasileiras, tem o terceiro maior territrio, o segundo maior colgio eleitoral (com 36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005) e o terceiro maior PIB (em 2008). Em funo das diferentes caractersticas fsicas que apresenta, a regio encontra-se dividida em quatro sub-regies: meio-norte, serto, agreste e zona da mata, tendo nveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geogrficas. a regio brasileira que possui o maior nmero de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Cear, Maranho, Paraba, Piau, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquiplago de So Pedro e So Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biolgica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe. A regio Nordeste foi o bero da colonizao portuguesa no pas, de 1500 at 1532, devido ao descobrimento por Pedro lvares Cabral com o objetivo de colonizao exploratria, que neste caso consistia em extrair paubrasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europia. Com a criao das capitanias hereditrias, deu-se o incio da construo da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o incio, foi criado o governo-geral no pas com a posse de Tom de Sousa. SERTO NORDESTINO O Serto Nordestino uma regio que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da regio nordeste brasileira. Usualmente, a denominao de serto nordestino dada s regies interioranas, independentemente do nvel de desenvolvimento social ou econmico. Porm, a expresso tambm pode ser usada para designar, mais especificamente, as regies do interior da Bahia, Pernambuco e Piau, onde se concentram algumas das cidades com maiores ndices de desigualdade social do pas, alm de baixssimos indicadores de desenvolvimento socioeconmico. Geograficamente, o serto nordestino uma rea de transio entre as sub-regies do agreste (seco) e meio-norte (mido). Compreende uma faixa que vai desde o litoral do Rio Grande do Norte (at perto de Natal) e Cear at a regio sudoeste da Bahia, passando pelos estados de Pernambuco, Paraba (exceto o litoral), um pouco da regio noroeste de Alagoas e Sergipe, e quase todo o estado do Piau, com exceo da parte mais prxima fronteira com o Maranho. O solo da regio antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da regio do serto nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa

capacidade de infiltrao mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos so mais profundos permitindo uma maior infiltrao e um melhor suprimento de gua. O clima na regio predominantemente semi-rido com uma estao seca mais prolongada onde a taxa de precipitao pode cair a nveis baixssimos (500mm a 800mm por ano em algumas regies, mas podendo chegar a 400mm em outras), o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuria. Mesmo assim, nas regies prximas ao rio So Francisco, mais precisamente na Bahia e Pernambuco, tm se desenvolvido atividades de fruticultura atravs de sistemas de irrigao que desviam a gua necessria do So Francisco. As estiagens prolongadas so comuns na regio o que d ao serto nordestino sua paisagem tpica. A caatinga a vegetao predominante e encontra-se adaptada aos longos perodos quase sem chuvas. Devido escassez de gua durante boa parte do ano so comuns as cisternas e os audes que armazenam a gua disponvel no perodo de chuvas que costumam cair de forma concentrada durante aproximadamente, trs meses do ano, nos quais a vegetao parece renascer. A cultura do serto nordestino est intimamente ligada ao clima, como fcil perceber, e histria de sua colonizao (foi a primeira regio interiorana do Brasil a ser colonizada). Devido presso das grandes plantaes de canade-acar que se desenvolviam nas regies mais midas, a criao de gado avanou pelo serto e at hoje uma das principais atividades da regio e, embora incipiente se comparada s regies centro-oeste e sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino. CLIMA A regio Nordeste do Brasil apresenta mdia de anual de temperatura entre 20 e 28 C. Nas reas situadas acima de 200 metros e no litoral oriental as temperaturas variam de 24 a 26C. As mdias anuais inferiores a 20C encontram-se nas reas mais elevadas da chapada Diamantina e do planalto da Borborema. O ndice de precipitao anual varia de 300 a 2000 mm. Quatro tipos de climas esto presentes no Nordeste: Clima Equatorial mido: presente em uma pequena parte do estado do Maranho, na divisa com o Piau; Clima Litorneo mido: presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte; Clima Tropical: presente nos estados da Bahia, Cear, Maranho e Piau; Clima Tropical Semirido: presente em todo o serto nordestino. Com precipitao mdia de chuvas de menos de 300mm por ano, s quais ocorrem durante no mximo trs meses, dando vazo a estiagens que duram s vezes mais de dez meses, Cabaceiras na Paraba tem o ttulo de municpio mais seco do pas.

SECA, FOME, MORTE E MISERIA.

Ao contrrio do que muitos pensam, a seca no atinge toda regio nordeste. Ela se concentra numa rea conhecida como Polgono das Secas. Esta rea envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Cear, Minas Gerais, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. Causas da Seca As principais causas da seca do nordeste so naturais. A regio est localizada numa rea em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta rea recebe pouca influncia de massas de ar midas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no serto nordestino, uma massa de ar quente e seca, no gerando precipitaes pluviomtricas (chuvas). O desmatamento na regio da Zona da Mata tambm contribui para o aumento da temperatura na regio do serto nordestino. Caractersticas da regio Baixo ndice pluviomtrico anual (pouca chuva); Baixa umidade; Clima semi-rido; Solo seco e rachado; Vegetao com presena de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga); Temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Seca, fome e misria: um problema social A seca, alm de ser um problema climtico, uma situao que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a regio. Com a falta de gua, torna-se difcil o desenvolvimento da agricultura e a criao de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econmicos, gerando fome e misria no serto nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar gua, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentao precria e consumo de gua de pssima qualidade, os habitantes do serto nordestino acabam vtimas de muitas doenas. O desemprego nesta regio tambm muito elevado, provocando o xodo rural (sada das pessoas do campo em direo as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condies de vida nas cidades. Estas regies ficam na dependncia de aes pblicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, no gera condies para um desenvolvimento sustentvel da regio.

Aes para diminuir o impacto da seca Construes de cisternas, audes e barragens; Investimentos em infra-estrutura na regio; Distribuio de gua atravs de carros-pipa em pocas de estiagem (situaes de emergncia); Implantao de um sistema de desenvolvimento sustentvel na regio, para que as pessoas no necessitem sempre de aes assistencialistas do governo; Incentivo pblico agricultura adaptada ao clima e solo da regio, com sistemas de irrigao. Transposio do rio So Francisco A transposio do rio So Francisco um projeto do governo federal que visa a construo de dois canais (totalizando 700 quilmetros de extenso) para levar gua do rio para regies semiridas do Nordeste. Desta forma, diminuiria o impacto da seca sobre a sofrida populao residente, pois facilitaria o desenvolvimento da agricultura na regio.
TURISMO

Genipabu, na Regio Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, famosa internacionalmente por suas dunas, pelos passeios de buggies e de camelos rabes e por sua boa infraestrutura hoteleira. O litoral o principal atrativo da regio. Milhes de turistas desembarcam nos aeroportos nordestinos. H alguns anos os estados vm investindo intensamente na melhora da infraestrutura, criao de novos polos tursticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo. Segundo a pesquisa "Hbitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia o destino turstico preferido dos brasileiros[71], j que 21,4% dos turistas optaram pelo estado. Pernambuco, com 11,9%, e So Paulo, com 10,9%, esto, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas. Entre as praias mais procuradas do Nordeste esto: Arraial d'Ajuda e Morro de So Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamarac, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Cear; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piau; e Curupu e Atins, no Maranho. O arquiplago de Fernando de Noronha est ganhando destaque nacional e mundial. Pelas ilhas possvel avistar os golfinhos saltadores. Destaque tambm para a Chapada Diamantina na Bahia, que encanta seus visitantes e surpreende pela quantidades de grutas, cavernas, cachoeiras e trilhas que possui, sendo um excelente local de visitao em qualquer poca do ano.

Outro lugar de destaque o Parque Nacional dos Lenis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. Na Bahia, encontram-se a Costa do Saupe, maior complexo turstico do Brasil, e o Arquiplago dos Abrolhos, que possui excelente rea para mergulho autnomo e livre alm de atraes como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no ms de julho. No Piau, encontram-se os parques nacionais Sete Cidades, Serra das Confuses e da Serra da Capivara com formao rochosa e pinturas rupestres; alm de seu litoral possuir o Delta do Parnaba. Outros destaques so o maior cajueiro do mundo e o Forte dos Reis Magos, ambos no Rio Grande do Norte. Fernando de Noronha, em Pernambuco, um dos maiores plos tursticos do pas. O ecoturismo ainda pouco explorado no Nordeste, mas tem grande potencialidade. Ainda assim, dentre os dez principais destinos ecotursticos brasileiros, aparecem quatro paisagens localizadas na regio Nordeste do Brasil, onde possvel escolher entre ilhas (Arquiplago de Fernando de Noronha em Pernambuco), dunas (Lenis Maranhenses no Maranho), mata atlntica em alta altitude (Chapada Diamantina na Bahia) e arqueologia na caatinga (Parque Nacional da Serra da Capivara no Piau).[72] A cultura da regio tambm um atrativo para o turista. Todos os estados tem folguedos e tradies diferentes. Olinda, em Pernambuco, com vestgios do Brasil Neerlands; So Lus, no Maranho, com os da Frana Equinocial; So Cristvo, em Sergipe, e sua Praa de So Francisco, rodeada de imponentes edifcios histricos; Salvador, na Bahia, com os da sede polticoadministrativa do Brasil Colonial; e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrlia, tambm na Bahia, com as marcas histricas da chegada das esquadras do descobrimento do Brasil; so alguns dos principais atrativos histrico-culturais da regio, sendo os quatro primeiros considerados patrimnios culturais da humanidade pela UNESCO. O turismo religioso vem crescendo na regio, destacando-se os municpios de Juazeiro do Norte e Canind, ambos no Cear; e Bom Jesus da Lapa na Bahia. Tambm merece destaque o municpio de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, com a esttua do Alto de Santa Rita de Cssia, que a maior esttua da Amrica.[73] Outra cidade que tem se destacado So Jos de Ribamar, no Maranho, que no ms de setembro rene grande quantidade de fiis dos estados nordestinos e do Estado do Par. H inclusive uma grande esttua de So Jos, que pode ser acessada por visitantes, que possui uma vista para o mar. MSICA E DANA Frevo, dana tpica de Pernambuco. Na msica erudita, destacaram-se como compositores Alberto Nepomuceno e Paurillo Barroso, assim como o cearense Liduno Pitombeira na atualidade, e Eleazar de Carvalho como maestro. Ritmos e melodias

nordestinas tambm inspiraram compositores como Heitor Villa-Lobos (cuja Bachiana brasileira n 5, por exemplo, em sua segunda parte - Dana do Martelo - alude ao serto do Cariri). Na msica popular, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baio, xote, forr, Ax e frevo, dentre outros ritmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorizao desta herana rtmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos o cantor Antnio Nbrega). Na dana, destacam-se o maracatu, praticado em diversas partes do Nordeste, o frevo (caracterstico de Pernambuco) o bumba-meu-boi, o xaxado, diversas variantes do forr, o tambor-de-crioula (caracterstico do Maranho), etc. As msicas folclricas quase sempre so acompanhadas de danas. CULINRIA Bolo-de-rolo. A culinria nordestina variada, refletindo, quase sempre, as condies econmicas e produtivas das diversas paisagens geoeconmicas dessa regio. Frutos do mar e peixes so bastante utilizados na culinria do litoral, enquanto, no serto, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, h vrias diferenas regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exemplo, no Cear, predomina o mugunz - tambm chamado macunz ou mucunz - salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce). Na Bahia os principais destaques so as comidas feitas com azeite de dend e com camaro, como as moquecas, o vatap, o acaraj e os bobs; porm no so menos apreciadas comidas acompanhadas de piro como mocot e rabada e doces como a cocada. No Maranho, destacam-se o cux, o arroz de cux, o bob, o peixe pedra e a torta de camaro, bem ao estilo maranhense. Tambm no Maranho se destaca o refrigerante Jesus ou Guaran Jesus que patrimnio maranhense. J o bolo-de-rolo patrimnio imaterial de Pernambuco. Algumas comidas tpicas da regio so: o baio-de-dois, a carne-de-sol, o queijo de coalho, o vatap, o acaraj, a panelada e a buchada, a canjica, o feijo e arroz de coco, o feijo verde e o sururu, assim como vrios doces feitos de mamo, abbora, laranja, etc. Algumas frutas regionais - no necessariamente nativas da regio - so a ciriguela, o caj, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaba, as frutas maranhenses juara, bacuri, cupuau, buriti, murici e a pitomba, alm de outras tambm comuns em outras regies. Festividades Bonecos de Olinda, em Olinda, Pernambuco. O Carnaval Recife/Olinda considerado o mais democrtico e culturalmente diverso do pas.[113]

E nas festividades, a regio Nordeste dispe de variados eventos que ocorrem ao longo do ano: No Carnaval os destaques so as festas de Salvador e RecifeOlinda.[114] O primeiro a maior festa popular do planeta segundo o Guinness Book contando com cerca de 2,7 milhes folies em seis dias de festa (equivalente ao nmero de moradores da cidade), e internacionalmente conhecido pelos desfiles de artistas famosos nos trios eltricos; e o segundo considerado o carnaval mais democrtico do pas, j que os folies no precisam pagar para brincar, e conhecido por seus caractersticos Bonecos de Olinda, pelo ritmo do frevo e do maracatu, alm de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. As micaretas (carnavais fora de poca) de maior destaque so o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pr-Caju" em Aracaju; a "Micareta de Feira" em Feira de Santana; e a "Micarande" em Campina Grande. H tambm o "bumba-meu-boi" em Macei e em So Lus do Maranho. Quando vai se aproximando o So Joo, as cidades de Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraba disputam o ttulo de "Capital do Forr". Destacam-se tambm pelo seu So Joo as cidades de Juazeiro do Norte no Cear, Mossor no Rio Grande do Norte e Aracaju em Sergipe. H tambm festivais de msica como o "Festival de Vero de Salvador" (maior festival anual do Brasil) na capital baiana, o "Piau Pop" em Teresina, o "Mada" em Natal, o "Abril Pro Rock" no Recife, o "Cear Music" em Fortaleza, o "Fest Vero Paraba" em Joo Pessoa, o "Macei Fest" em Macei e o "Festival de Inverno Bahia" em Vitria da Conquista.

You might also like