You are on page 1of 45

Formao Pedaggica Inicial de Formadores

Mdulo: RECURSOS DIDCTICOS

Ana Raquel Nunes Julho 2011

ndice
Objectivos ...........................................................................................................................................2 Introduo ..........................................................................................................................................4 Recursos Didcticos..........................................................................................................................5 Preparao dos Recursos Didcticos ......................................................................................7 Utilizao dos Recursos Didcticos ...........................................................................................8 Seleco dos Recursos Didcticos ...............................................................................................8 Classificao dos Recursos Didcticos ..................................................................................... 10 Recursos Visuais .............................................................................................................................. 12 Recursos Visuais No Projectveis .......................................................................................... 12 Recursos Visuais Projectveis (Meios e Recursos) ................................................................ 17 Recursos Auditivos .......................................................................................................................... 25 Recursos Audiovisuais .................................................................................................................... 27 O Diaporama .............................................................................................................................. 27 O Filme Pedaggico ................................................................................................................. 28 A Televiso, o vdeo e o Leitor de DVD ................................................................................. 31 A Cmara de Vdeo .................................................................................................................. 32 Os Multimdia ............................................................................................................................. 34 Materiais suporte: ................................................................................................................... 35 Equipamentos multimdia: .................................................................................................. 36 Powerpoint .................................................................................................................................. 44

ndice de legendas
FIG. 1: QUADRO BRANCO.................................................................................................................... 13 FIG. 2: QUADRO FIXO E QUADRO GIRATRIO....................................................................................... 15 FIG. 3: UTILIZAO DO FILPCHART ........................................................................................................ 16 FIG. 4: ORIENTAO E POSICIONAMENTO DO SLIDE. FONTE: KODAK ...................................................... 18 FIG. 5: RETROPROJECTOR PORTTIL ....................................................................................................... 19 FIG. 6: CARACTERSTICAS QUE UM ACETATO DEVER CONTER ................................................................ 22 FIG. 7: TELAS ........................................................................................................................................ 23 FIG. 8: POSIO DO RETROPROJECTOR RELATIVAMENTE TELA .............................................................. 25 FIG. 9: POSIO CORRECTA DO RETROPROJECTOR EM RELAO A UMA TELA INCLINADA ....................... 25 FIG. 10: POSIO INCORRECTA DO RETROPROJECTOR RELATIVAMENTE TELA VERTICAL ......................... 25 FIG. 11: GRAVADOR ............................................................................................................................ 26 FIG. 12: LEITOR MP3 ............................................................................................................................ 26 FIG. 13: DIAPORAMA ........................................................................................................................... 27 FIG. 14: VDEO E TELEVISO.................................................................................................................. 31 FIG. 15: LEITOR DE DVD ...................................................................................................................... 31 FIG. 16: CMARA DE FILMAR ................................................................................................................ 32 FIG.17: TRIP ....................................................................................................................................... 33 FIG.18: COMPUTADOR PORTTIL .......................................................................................................... 36 FIG. 19: DATASHOW ............................................................................................................................ 38 FIG. 20: FUNCIONAMENTO DO PROJECTOR MULTIMDIA......................................................................... 40 FIG. 21: PROJECTOR MULTIMDIA ......................................................................................................... 42 FIG. 22: QUADRO INTERACTIVO ............................................................................................................ 42

Objectivos
Pretende-se que no final deste mdulo os participantes sejam capazes de:

Seleccionar os recursos mais adequados ao contexto de formao; Identificar as regras de utilizao dos principais recursos didcticos, as suas vantagens e limitaes; Conceber e adequar os meios pedaggico-didcticos em funo da estratgia pedaggica adoptada; Adaptar o cenrio/sala de formao aos objectivos pretendidos.

Introduo
Neste mdulo so apresentados os recursos mais comuns e que nem sempre so bem explorados em formao, bem como as principais regras de utilizao e explorao pedaggicas a eles associadas. tambm feita uma leve referncia a alguma tecnologia de ponta menos usual. Embora alguns dos recursos apresentados se encontrem em desuso, no podemos esquecer que em contexto formativo nem sempre dispomos da ltima tecnologia, da que tenhamos que nos adaptar aos recursos existentes e utiliz-los da melhor forma possvel. Indicam-se ainda alguns procedimentos para criar diapositivos em PowerPoint. Contudo, este no um curso de informtica, por isso a abordagem que se faz do PowerPoint sucinta e requer conhecimentos gerais de informtica.

Por fim, identificam-se outros recursos que podem ser utilizados no contexto formativo, bem como diferentes formas de disposio e cenrios que pode atribuir sala de formao. As dicas que apresentamos so apenas alguns conselhos, para uma correcta utilizao dos recursos didcticos em formao. Contudo, h excepes regra, que dependem muitas das vezes do prprio espao de que se dispe para dar formao e dos recursos existentes. Nessas situaes, cabe-lhe a si, enquanto formador, adoptar as estratgias que lhe parecem mais adequadas para a utilizao dos recursos sem comprometer a aprendizagem dos formandos.

Recursos Didcticos
Entende-se por recurso didctico todo o equipamento ou material que auxilia e facilita o processo de aprendizagem. Outro termo tambm corrente na Formao Profissional o de auxiliar/suporte pedaggico. Alguns autores utilizam a designao de meios audiovisuais. Contudo, esta terminologia pode induzir em erro, uma vez que tomada letra abrange apenas as formas de comunicao ou transmisso de informao que faam apelo ao sentido da audio e da viso ou a ambos, excluindo todos em que intervm outros sentidos. Qualquer recurso utilizado na formao deve ter como caractersticas, o ser:

Adequado Conciso Simples

Necessrio Atractivo Manejvel

A RETER

Vantagens dos Recursos Didcticos

Limites dos Recursos Didcticos

Suscitam maior interesse ateno; Objectivam o

Reduzem o papel do formador; Podem dificultar o dilogo; Podem despersonalizar mensagem; deixam espao imaginao. a

contedo

das palavras; troca de ideias/discusso; Facilitam a reteno na e a memria; Ajudam a concretizar consolidar os conhecimentos; Diminuem o tempo de formao; Superam limitaes fsicas ou de segurana.

Facilitam a compreenso e a No

Preparao dos Recursos Didcticos


Na preparao e desenvolvimento dos recursos/auxiliares deve assegurar-se, partida, que correspondem aos objectivos que foram definidos para a sesso, e que:

Ajudem os formandos a aprender;

Ajudem a explicao do formador;

Sejam adequados e estejam relacionados com a sesso;

Sejam simples e contenham a informao essencial;

Constituem um completo e no uma substituio do papel do formador.

Utilizao dos Recursos Didcticos


Na utilizao essencial uma familiarizao com o equipamento ou material, sendo aconselhvel a sua experimentao prvia. Recorrer a diversos recursos (ex: quadro, acetatos, filmes, etc.) pode ser uma estratgia para manter o interesse dos formandos, mas a sua utilizao deve ser feita no momento oportuno, realizada com moderao e acessvel a todos.

8
Ao utilizar os recursos didcticos o formador no se deve esconder atrs dos equipamentos, para que estes no constituam um obstculo comunicao.

Seleco dos Recursos Didcticos


Apesar das reconhecidas vantagens dos auxiliares pedaggicos, o seu uso deve obedecer a uma escolha criteriosa. As Sesses de Formao no se devem transformar em "Feiras de audiovisuais". Para cada situao certos meios so mais apropriados que outros, mas preciso ter presente que no h eleitos e que no existem recursos didcticos universais.

A RETER

Na seleco dos recursos devem ser analisados e ponderados factores como: Os objectivos da Formao; Os destinatrios; O contedo; As condicionantes materiais; As condicionantes de espao; O tempo disponvel e o horrio da sesso; A relao custo / benefcio.

Classificao dos Recursos Didcticos


Os recursos didcticos tm a grande virtude de apelarem aos vrios sentidos. Este facto rentabiliza a capacidade dos formandos e facilita a sua aprendizagem. habitual que no nosso processo de aprendizagem se privilegie mais um sentido relativamente aos restantes (Visual, Auditivo, Kinestsico). Estudos realizados para saber a percentagem de informao retida no processo de aprendizagem sugerem que retemos aproximadamente:

10

10% do que lemos;

20% do que ouvimos; 20% do que vemos;

50% do que vemos e ouvimos simultaneamente;

80% do que dizemos;

90% do que dizemos enquanto fazemos algo em que reflectimos e participamos pessoalmente.

A RETER

So os seguintes os recursos didcticos mais frequentemente usados na formao: Recursos Visuais: - No Projectveis: - Quadros - Modelos e Maquetas - Documentos Grficos - Recursos do Meio Ambiente - Projectveis: - Projector de Slides - Retroprojector Recursos Auditivos:

11

- Rdio - Leitor de CD - Gravador - Leitor de MP3 Recursos Audiovisuais: - Diaporama - Filmes Pedaggicos (VHS, CD, DVD) - TV e Vdeo - Cmara de Vdeo - Multimdia

- Outros

Recursos Visuais
Os recursos visuais dividem-se em no projectveis (de observao directa, sem recurso a aparelhos pticos ou electrnicos) e projectveis (projeco da imagem num ecr).

Recursos Visuais No Projectveis


Esta categoria engloba um extenso conjunto de meios e de recursos, sendo os mais importantes: Quadros constituem-se como um dos auxiliares mais usados pelo formador. Modelos e Maquetas em formao a melhor situao mostrar o objecto real, mas sempre que o tamanho muito grande (ex: avio) ou muito pequeno (ex: clula), ou o objecto muito complexo (ex: motor de exploso) ou perigoso (ex: armas), as maquetas e os modelos (com indicao da escala para no induzir em erro) so o recurso ideal. Documentos Grficos como organogramas, diagramas, esquemas, grficos, fotografias, desenhos, cartazes, livros, manuais, fotocpias, etc. Estes completam de forma simples e prtica a informao apresentada e apelam a tcnicas variadas como: letragem, a utilizao da cor, o desenho, o recorte, a colagem e a fotografia. Tm ainda a vantagem de implicarem um baixo custo, serem de fcil adaptao aos contedos, transporte, utilizao e preparao. Recursos do Meio Ambiente como museus, bibliotecas, empresas, instalaes fabris, feiras, exposies, a prpria natureza ou outros recursos que permitam ligar as aprendizagens s realidades concretas.

12

Deste vasto conjunto, os mais usuais em formao so os QUADROS. Existem diferentes tipos de quadros: Quadro preto (ardsia), em desuso; Quadro verde (sinttico); Quadro branco ou cermico; Quadro de papel, quadro de conferncia ou flipchart; Quadro magntico; Quadro de afixao (cortia). Os mais utilizados so o quadro branco/magntico e o quadro de papel, tambm designado por flipchart. No quadro branco normalmente regista-se a informao geral e no quadro de papel a informao sntese.

13

Apesar da sua extrema simplicidade, existe um conjunto de regras de utilizao do quadro que, a no serem seguidas pelo formador, podem pr em risco a prpria eficcia da Formao. O objectivo final do formador, na utilizao do quadro, deve considerar que:

UMA APRESENTAO DEVE SER: Limpa Organizada Agradvel

Fig. 1: Quadro Branco

Para isso, torna-se necessrio, em primeiro lugar, proceder a um planeamento que seja o ponto de partida do assunto a tratar. Existem temas que, por si s, podem dispensar a utilizao de auxiliares pedaggicos e outros onde se torna necessria a associao a um meio audiovisual.

Aspectos a considerar na utilizao do quadro: O tipo de mensagem a inscrever: desenhos, grficos, frases; A durabilidade da mensagem; A utilizao durante toda a sesso, ou apenas numa parte; A quantidade de participao dos Formandos (aspecto que condiciona o espao de ocupao do quadro e que difcil de prever). Ao escrever no quadro, o Formador deve ter em ateno que existem alguns factores que influenciam a ateno e o nvel de aprendizagem dos formandos. So eles: o tamanho da letra, deve ser de forma a que seja legvel pelo participante mais distante; o estilo de letra, deve ser simples, sem grandes "floreados"; o tipo de letra, as frases no devem ser escritas em maisculas, porque o tamanho idntico de todas as letras prejudica a legibilidade, situao que no acontece com as minsculas; a espessura, deve ser proporcional altura dos caracteres; A disposio da informao em linhas horizontais e regulares; o espaamento, entre letras e palavras; a repetio oral do que se escreve, de modo a tornar mais fcil a compreenso e fixao dos conceitos, por parte dos formandos; A utilizao de diferentes cores, como factor facilitador da

14

ateno e aprendizagem. A utilizao de diferentes cores permite ao formador dar uma maior nfase a determinados temas, criar relaes entre ideias, enfim, tornar mais rica e agradvel a sua apresentao;

no estar de costas para mais fcil a projeco da sua voz; mensagens; abordar o assunto.

o grupo, mas ligeiramente de lado,

para que o contacto visual com os formandos se possa manter e para que seja

no "escrevinhar", ao redor do quadro, frases ou palavras

que pela sua importncia no devem ficar "escondidas" entre outras apagar o quadro, a menos que se necessite de voltar a

15

Como evidente, esta ltima situao no se aplica ao quadro de papel. No entanto, e com as devidas adaptaes, diremos que aconselhvel mudar de folha, sempre que o tema ou o assunto a abordar seja diferente do anterior.

O Quadro Branco
O quadro branco serve essencialmente para registar informaes importantes que vo sendo abordadas ao longo das sesses. Para alm do quadro fixo, pode ainda ser utilizado o quadro giratrio que rene outras vantagens, tais como: possuir dois espaos para escrever, conter um ngulo de rotao de 360 que permite fix-lo na posio desejada, e poder ser deslocado de um espao para outro. No quadro branco deve escrever-se com marcadores no permanentes. Se por lapso se utilizarem marcadores permanentes (para quadro de papel) deve-se utilizar um pano branco limpo ou um algodo embebido em lcool e limpar em movimentos no circulares. Nunca embeber o apagador em lcool pois o efeito ainda pior.
Fig. 2: Quadro Fixo e Quadro Giratrio

Para alm da escrita directa o quadro branco tem ainda como funes: Servir de quadro magntico; Servir de ecr de projeco, tendo cuidado com o eixo de projeco (encadeamento); Permitir o preenchimento de grelhas, legendas ou esquemas projectados.

16

Vantagens Baixo custo de aquisio; Facilidade de utilizao; Utilizao de cores; Elevada durabilidade; Polivalncia: escrita, ecr, quadro magntico; Versatilidade.

Desvantagens Posio tendencial do utilizador (de costas); Legibilidade limitada com trao fino; Canetas especficas; Informao no reutilizvel (apagando a informao, esta desaparece). Contudo, atravs de um processo electrnico

Montado num cavalete que pode ser regulado em altura e inclinao, a parte superior do quadro tem uma barra de suporte e fixao do conjunto de folhas.

podem reproduzir-se cpias em papel da informao escrita no quadro.

Fig. 3: Utilizao do Filpchart

A principal funo o registo da informao sntese, para que a qualquer momento se possam relembrar as ideias-chave. Pode ter ainda como funes: Servir de ecr de projeco; Substituir o quadro magntico, recorrendo a fita-cola.

Vantagen
Fcil utilizao; s Baixo custo de aquisio; Preparao prvia (a informao pode j estar pronta ou com um rascunho a lpis); Conservao posterior; Utilizao de cores; Diversos materiais de escrita (lpis de cera, lpis de cor, carvo); e utilizao

Desvantagens
rea de escrita muito

limitada;

Carcter permanente da
informao (o que implica que qualquer emenda

provoque rasuras).

17

Recursos Visuais Projectveis (Meios e Recursos)


lado).

Posio

do

utilizador

(de

O Episcpio O episcpio destina-se projeco de documentos opacos, tais como: fotografias, pginas de livros, revistas ou jornais, desenhos e at pequenos objectos. O documento a projectar colocado no porta-documentos sendo

comprimido contra uma placa de vidro e iluminado por uma lmpada que o projecta para um ecr. A imagem reproduzida nas suas cores originais. Este tipo de material entrou em desuso h vrios anos, seja por razes que se prendem com a sua dimenso e peso, seja pela fraca qualidade da imagem projectada.

O Projector de Slides O projector de slides um equipamento de projeco de fixa, uma um que ecr, permite a transmisso imagem (slide)

ampliada para imagem caixilho de

permitindo filme, num a

tambm a sua focagem. O slide uma transparente colorida, plstico para em montada normalmente

18

facilitar

projeco e que est sujeito a numerosos danos de utilizao.


Fig. 4: Orientao e posicionamento do slide. Fonte: Kodak

Os mais comuns so as impresses digitais, os riscos, a degradao progressiva da imagem resultante do calor da projeco e o efeito das poeiras. O incorrecto posicionamento dos slides pode provocar situaes embaraosas para o formador, o que pode ser evitado se os caixilhos forem marcados (numerados) com canetas de feltro de tipo permanente (Fig. 4). Seguidamente o formador dever estruturar e definir a sequncia de slides a apresentar, assegurando-se da existncia de uma linha de raciocnio coerente e progressiva, relativamente aos contedos seleccionados. No incio da apresentao no esquecer a explicao dos objectivos aos formandos, bem como a indicao dos principais aspectos a serem abordados. Durante a exposio h que ter em conta que o ritmo de apresentao deve atender aos diferentes ritmos de aprendizagem dos formandos. Para estimular a ateno dos formandos podem colocar-se-lhes questes ou solicitar comentrios relativamente aos vrios slides que forem sendo apresentados. semelhana com o recurso anterior, tambm o projector de slides est praticamente em desuso.

O Retroprojector
O retroprojector um aparelho que permite a projeco a curta distncia de documentos transparentes, produzindo uma boa imagem. O seu uso em aces de formao tornou- se bastante popular, sendo, at h pouco tempo, um dos equipamentos base presentes numa sala de formao. Actualmente, devido preferncia por meios audiovisuais, este equipamento j no to utilizado. No entanto, se preferir a sua utilizao, pode recorrer a Fig. 5: Retroprojector retroprojectores portteis, extremamente leves e
porttil

19

compactos, que se transportam numa pasta de reduzidas dimenses.

Os procedimentos para garantir um visionamento em boas condies tcnicas so os seguintes:

Ligue a ficha de alimentao elctrica tomada; Coloque o acetato no porta-documentos;

Accione o interruptor de funcionamento, o que far acender a lmpada. Caso isso no acontea possvel que a mesma esteja fundida. Deve ento substitui-la por uma nova sem tocar directamente na mesma (utilize um leno ou um pano), abrindo o retroprojector. Tenha cuidado para que o vidro do porta-documentos no se descole e se parta por acidente;

Regule o

tamanho e

posio

da

imagem,

aproximando ou afastando o retroprojector do ecr de projeco e elevando ou baixando o espelho de orientao; Foque a imagem rodando o manpulo de focagem (geralmente prximo

do espelho).

Cuidados a ter:

Apesar do retroprojector ser um auxiliar pedaggico simples e de fcil manuseamento, existem muitos formadores que mantm um "relacionamento" difcil com ele.

Assim, indicamos-lhe alguns princpios que podem facilitar esse "relacionamento":

1.

O formador deve estar sempre numa posio frontal em relao

ao grupo, de modo a no perder o contacto visual com os formandos; 2. 3. O retroprojector deve estar direita do formador; Deve evitar a leitura exaustiva do acetato mas, se tiver que o ler,

20

no o deve fazer no ecr de projeco, mas sim directamente no acetato; 4. Caso necessite de apontar alguma informao relevante,

poder com o auxlio de uma caneta apontar directamente no acetato, no deve apontar na tela de projeco; 5. Deve evitar qualquer tipo de movimento na frente da luz de projeco, j que com isso criar sombras no ecr; 6. Quando o tema a expor tiver vrios pontos-chave, no deve

apresentar o acetato na sua totalidade, podendo utilizar uma "Mscara" progressiva ou selectiva, que permite que os contedos vo sendo descobertos; 7. O retroprojector s deve ser ligado aps ter sido aberto o espelho

e colocado na superfcie de projeco o acetato a apresentar; 8. Seja imaginativo, sirva-se de desenhos, esquemas, caricaturas, ou

elabore exerccios que tenham posteriormente que ser completados pelos participantes; 9. Evite a luz branca, e no deixe o aparelho ligado em

permanncia. Desligue-o para trocar de transparncia ou para solicitar a interveno dos participantes; 10. Por ltimo, no desligue o retroprojector da corrente antes da ventoinha/turbina de arrefecimento parar. Se usar algo para apontar, pouse-o quando j no precisar dele. Antes do incio de cada sesso e de acordo com o Plano de Sesso, o formador dever ordenar os acetatos seguindo a sequncia prevista para a sua apresentao. Os acetatos devem

ser utilizados apenas se servirem para apoiar, ilustrar e sistematizar os temas expostos. Para alm disso, no devem ser utilizados em excesso e devem conter apenas a informao necessria, ou tpicos de leitura que serviro de base apresentao do formador. O acetato no substitui o formador, ele apenas um mero auxiliar para a sua exposio.

Vantagen s Baixo custo; Utilizao de cores; prvia sesso); Durabilidade do documento; Reutilizao dos documentos; Escrita directa; Revelao progressiva da Economia de tempo (escrita

Desvantagens Rudo durante o funcionament o; Exige preparao prvia.

21

O Acetato

informao;

Utilizao combinada com Os suportes de informao destinados retroprojeco so conhecidos, na outros linguagem corrente, como acetatos ou transparncias. meios, ex. quadro Embora quase em desuso, este suporte muitas vezes utilizado como um branco; recurso de emergncia,obscurecimento da sala. No h ou um recurso alternativo.

A construo de um Acetato pode seguir 3 vias:


Produo Directa - elaborado manualmente pelo formador, com canetas apropriadas ou outros materiais; Produo Indirecta - obtm-se atravs da fotocopiadora ou da impressora a partir do computador; Produo Mista - envolve ambas as produes anteriores. Existem acetatos especficos para serem utilizados em fotocopiadoras (lisos) e em impressoras (rugosos, se forem para impressoras a jacto de tinta, ou lisos para impressoras a laser).

A no utilizao de acetatos adequados produo indirecta, pe em risco a operacionalidade dos equipamentos (o acetato derrete no interior das fotocopiadoras), ou produz resultados desastrosos (a no aderncia da tinta, nas impressoras). fundamental que o acetato contenha um conjunto de - Legibilidade - Clareza - Simplicidade caractersticas:

22

Fig. 6: Caractersticas que um acetato dever conter

Para que isto acontea, dever realizar sempre um trabalho de planeamento, no qual sero ponderados os seguintes aspectos: 1. 2. 3. 4. Que assuntos vou abordar? Que desenhos, ilustraes ou outros materiais vou utilizar? Que tipos de letra e cores vou seleccionar? Que sequncia vou dar aos acetatos que criei?

Regras de elaborao de um acetato: Um ttulo; Um assunto por acetato; No colocar demasiada informao e texto; Trs ideias-chave no mximo; Se o contedo for muito complexo prefervel dividi-lo por vrios acetatos; No deve escrever mais de 7 linhas por acetato. Cada linha no deve conter mais de 7 palavras; Uso de quatro cores, no mximo; Letras legveis; Palavras sempre completas.

Poder ainda conciliar diferentes cores de forma a obter efeitos de: SUAVIDADE E HARMONIA, quando se utilizam cores anlogas, isto , as que

tm em comum uma cor base, variando a sua proporo. Exemplo: amarelo, laranja, verde. EFEITOS DE CONTRASTE E DE CHAMADA DE ATENO, cores complementares cores opostas. Exemplo: laranja, azul. quando se utilizam

23

EFEITOS DE SUAVIDADE E MONOTONIA, quando se utiliza uma variao de intensidade de uma mesma cor. Exemplo: vermelho, vermelho escuro, etc.

As Telas
Os recursos visuais projectveis necessitam de telas, que permitem que a imagem projectada do aparelho seja reflectida na sua superfcie.

Fig. 7: Telas

Relativamente posio da tela na sala de formao deve ter presente as seguintes regras:

O ngulo entre o eixo de projeco e a tela dever ser de,

aproximadamente,

90 para evitar distores geomtricas na imagem (Fig. 8);

O eixo de projeco da imagem deve coincidir com o centro da tela; O retroprojector e a tela no constituem as "peas" mais importantes da

sala de formao, devendo por isso ocupar um lugar discreto na sala, de modo a permitir uma fcil movimentao quer do formador quer do grupo;
Igualmente,

24

aquando da sua instalao na sala, dever assegurar-se

de que todos os elementos do grupo ficaro em posio de observar a imagem na tela, sem obstculos e sem esforos;

A superfcie da tela deve estar sempre bem esticada; No fim da projeco deve enrolar-se a tela de forma a proteger a

superfcie de potenciais danos e sujidade. Quanto distncia, o formador dever ter presente o seguinte princpio: Quanto maior for a distncia entre o aparelho e a tela, maior a imagem projectada. Adquire-se assim maior visibilidade embora se possa perder a nitidez da imagem. Se for o caso a perda de nitidez poder-se- sempre proceder focagem das imagens atravs do manpulo localizado no brao do retroprojector.

25
Fig. 8: Posio do relativamente tela retroprojector Fig. 9: Posio correcta do retroprojector em relao a uma tela inclinada

Fig. 10: Posio incorrecta do retroprojector relativamente tela vertical

Recursos Auditivos
Os recursos auditivos englobam todos os meios que utilizam unicamente o som como veculo para transmisso da informao. H milhares de anos que o Homem transmite os seus conhecimentos atravs de um meio sonoro - a voz humana. Para alm disso, os recursos auditivos apresentam a vantagem de estarem muito vulgarizados visto uma grande percentagem da populao possuir rdio, gravador de cassetes e sistemas de alta-fidelidade.

Os documentos auditivos utilizveis como recursos didcticos vo desde a msica, entrevistas, discursos de figuras pblicas, livros falados, at s gravaes resultantes de situaes de formao (ex: role-play). Os vrios documentos auditivos podem ser trabalhados pelos seguintes meios:

Rdio Gravador Leitor de CD Leitor de MP3

26

O rdio e o gravador podem revelar-se de excelente utilidade em situaes de formao na rea do Atendimento Telefnico ou de aprendizagem de Lnguas Estrangeiras, podendo treinar aspectos como a dico, a respirao, a construo das frases ou o tom de voz.
Fig. 11: Gravador

Com efeito a gravao das vozes dos formandos e a sua posterior audio, permite uma anlise crtica individual ou colectiva a diversos nveis, nomeadamente, dico, entoao e/ou correco de palavras. Tambm o leitor de CD e o leitor de MP3 apresentam grandes vantagens como a qualidade do registo sonoro, o acesso instantneo s faixas, facilidade e comodidade de operao devido sua pequena dimenso, durabilidade, possibilidade de fazer cpias sem perda de qualidade e
Fig. 12: Leitor MP3

compatibilidade informtica. Ligando este equipamento a um computador com colunas poder enriquecer a formao com msicas seleccionadas por si para o tendo em conta a prossecuo dos objectivos da mesma.

Recursos Audiovisuais
Os recursos audiovisuais, tal como o nome indica, so aqueles que associam a imagem (animada ou no) ao som. Os principais recursos audiovisuais so:

O Diaporama O Filme Pedaggico A Televiso/Vdeo/Leitor de DVD A Cmara de Vdeo Os Multimdia

27

Na utilizao dos diaporamas, filmes e vdeos deve haver:


Uma seleco criteriosa do suporte;

Um visionamento prvio, para se familiarizar com o assunto e assegurar que os comentrios a fazer se aplicam imagem; Uma apresentao do suporte aos formandos, explicando-lhes o que vo ver;

Identificao dos pontos principais, devendo o formador comear por colocar as questes que preparou anteriormente.

O Diaporama
Um diaporama consiste na projeco ordenada de imagens fixas - slides sincronizada com uma banda sonora gravada em fita magntica. Ao contrrio de que acontece com o projector de slides em que a sequncia organizada pelo formador pode a qualquer momento ser alterada, no diaporama no possvel modificar a ordem que foi previamente estabelecida. Actualmente, tambm este recurso se encontra um pouco em desuso, embora seja ainda utilizado em Fig. 13: Diaporama algumas instituies.

O Filme Pedaggico
Os filmes pedaggicos constituem-se como ptimos recursos para dinamizar as sesses de formao. No entanto, a explorao de um filme requer por parte do formador uma preparao prvia, uma vez que a sua explorao obedece a regras pedaggicas especficas. Assim, na explorao pedaggica de um filme devero ser tidos em conta os seguintes factores:

28

A. A sua Durao; B. O seu Contedo/Estrutura; C. O seu Enquadramento/Funo na aco.

A. Durao Habitualmente o tempo mdio de durao de um filme pedaggico oscila entre 15 e 30 minutos. No caso dos filmes de maior durao aconselhvel a diviso da sua apresentao em "partes" de contedo independente, de forma a permitir uma integrao e assimilao progressiva dos conhecimentos, por parte dos formandos. Ao optar por essa segmentao, torna-se possvel promover exerccios ou
reflexes sobre os contedos abordados e,

eventualmente, propor a reviso de

algumas das imagens mais importantes do filme. Em filmes de curta durao, torna-se aconselhvel o visionamento por inteiro, aparecendo o momento da reflexo e realizao de exerccios apenas no seu final. Nestes casos tambm possvel ao formador explorar pedagogicamente o filme atravs de um novo visionamento, procurando ento chamar a ateno, por exemplo atravs da funo "Pausa", para os aspectos mais importantes do seu contedo.

B. Contedo/Estrutura O contedo de um filme pode diferenciar-se, para alm do tema especfico que versa, pela forma de abordagem que o mesmo promove. Assim, um filme pode ser estruturado segundo uma forma predominantemente reflexiva, isto , colocando ao longo do seu visionamento questes diversas, questes essas que podem, por exemplo, ser aproveitadas pelo formador para fazer paragens e para propor um debate ou uma reflexo aos formandos. Se por outro lado a estrutura do filme for predominantemente descritiva e

29

sequencial em termos de apresentao de conceitos, torna-se difcil a sua separao em diferentes mdulos, devendo ento optar-se pelo seu visionamento integral. A ttulo de exemplo, deixamos-lhe em anexo uma proposta de explorao do filme Assertividade, e uma sugesto do modo como poderia dinamiz-lo numa sesso de formao.
C. Enquadramento/Funo

Ao elaborar o seu plano de sesso vai prever a utilizao dos diferentes meios audiovisuais e outros instrumentos pedaggicos que lhe permitam atingir os objectivos que previamente definiu. A par dessa escolha, deve ponderar igualmente os momentos apropriados interveno desses mesmos meios. Assim, a apresentao de um filme pode ser feita nos seguintes momentos:

MOMENTO DA SESSO

OBJECTIVO Ter como objectivo principal a formandos para o tema a tratar. sensibilizao dos

INCIO

J a sua utilizao no decurso da aco, poder servir para outros objectivos, nomeadamente:

DECURSO Apresentao dos principais conceitos; Suporte de anlise de casos, tendo em vista a discusso e reflexo dos formandos.

30

FIM

Se se pretender sintetizar e apresentar as concluses relativas aos temas e conceitos abordados, a apresentao do filme dever surgir no final da aco.

Como vantagens e desvantagens dos filmes pedaggicos, indicamos:

Vantagens Qualidade da imagem e do som; Reproduo do movimento; Durabilidade. Quando correctamente acondicionados dezenas de anos; Reparao fcil do suporte, por podem durar

Desvantagens Elevado custo de produo; Custo elevado do equipamento de filmagem; Exige conhecimentos especficos; Exige preparao prvia; No permite contedo, actualizaes de o recurso a

sem

colagem (para o formato VHS).

software especializado.

A Televiso, o vdeo e o Leitor de DVD


A utilizao da televiso e do vdeo em aces de formao bastante frequente, seja atravs da apresentao de filmes pedaggicos, seja atravs do visionamento de situaes de aprendizagem como, por exemplo, autoscopias, estudos de caso e role-play. Na verdade, estes recursos audiovisuais permitem no s uma explorao

pedaggica dos contedos dos filmes, como tambm a reproduo instantnea do trabalho previamente realizado (por exemplo, em situaes de filmagens). Os filmes em VHS, apesar de estarem a ser absorvidos pelos DVD, ainda apresentam alguma representatividade, em virtude de muitos dos suportes formativos de referncia se encontrarem ainda neste formato. A tendncia presente e futura j no comporta a produo e comercializao de filmes em formato analgico, devido s mais valias introduzidas pelos DVD. Por isso, enquanto no for realizada na ntegra a converso das obras de referncia produzidas no passado, de VHS para DVD, o vdeo continuar a ter alguma utilizao na formao, embora sem predominncia a mdio/longo prazo.

31

Fig. 14: Vdeo e Televiso

Quanto ao leitor de DVD, e tendo em conta a transio inexorvel que se est a verificar do formato VHS para o formato digital, apresenta-se como o grande herdeiro do vdeo.
Fig. 15: Leitor de DVD

Em qualquer dos casos, a utilizao deste tipo de equipamentos requer alguns conhecimentos tcnicos por parte do formador.

Ao nvel dos cuidados tcnicos a ter antes do incio de cada sesso, destacase: Verificao do funcionamento do equipamento; Sintonizao da televiso no canal adequado (vdeo ou leitor de DVD); Controlo da distncia entre a televiso e os formandos; Controlo do volume de som; O cuidado para no haver reflexos de luz ou outras interferncias no ecr do aparelho.

32

A Cmara de Vdeo

A utilizao da cmara de vdeo em sesses de formao surge, nomeadamente, associada filmagem de situaes de role-play, simulaes e/ou autoscopias.

Fig. 16: Cmara de filmar

Durante a filmagem deve:

Procurar fixar as expresses e gestos dos formandos que, pela sua correco ou incorreco, possam do ser seu aproveitados pedagogicamente, na altura visionamento;

33

Evitar qualquer fonte de encandeamento (nunca se deve posicionar em frente a uma fonte de luz, mas procurar um ngulo de 30 a 45 graus);

Colocar-se num espao que tenha boa visibilidade e que ao mesmo tempo no interfira na visibilidade do grupo de formandos;

Recorrer sempre que possvel a um trip, para fixar a cmara (melhora a qualidade das filmagens e alivia o esforo do formador);

Fig.17: Trip

Manter uma presena discreta para que a utilizao deste equipamento no seja alvo de ateno/preocupao excessiva.

As vantagens deste recurso audiovisual so j reconhecidas a nvel global, sobretudo ao nvel de aces de formao na rea comportamental, nomeadamente:

Autoscopias Tcnicas de Vendas Liderana

34

Atendimento ao Pblico Tcnicas de Negociao Etc.

Os Multimdia
Os recursos multimdia, hoje em dia, so indispensveis para um trabalho rpido, actual e de qualidade. Apresentam vantagens para a formao como, por exemplo, a motivao que geram, a flexibilidade e o respeito pelo ritmo individual de aprendizagem. So ao mesmo tempo fonte e meio para uma ampla criatividade e inovao. O desenvolvimento tecnolgico actual rpido, implicando mudanas e adaptaes permanentes a novas oportunidades na rea de Multimdia, oferecendo muitas possibilidades em termos de quantidade de recursos a utilizar, bem como no modo de exposio dos contedos. Vejamos, ento, exemplos de alguns suportes multimdia que podero ser utilizados em formao:

Materiais suporte:

CD Rom (Compact Disk Read Only Memory)

So os suportes mais comuns e

baratos, mas tm a desvantagem de s poderem ser gravados uma nica vez. Um CD-R de 12 cm capaz de armazenar entre 650 e 800 Mb de informao visual e auditiva (entre 74 a 90 minutos de msica num CD udio);
CD RW (Compact Disk Rewritable)

Possibilitam mltiplas gravaes.

35

Inicialmente eram extremamente caros, mas actualmente j esto disponveis por valores bastante acessveis; DVD-ROM (Digital Versatile Disc - Read Only Memory) Muito semelhante ao CD, tem igualmente um dimetro de 12 cm. Varia na capacidade de armazenamento de 4,7 GB por camada e por lado, podendo conter um mximo de 4 camadas (duas por cada lado) num total de 17 GB, o que permite a criao de DVD Vdeo. Quando se utilizam duas camadas, o tamanho do pit (longa espiral formada por depresses onde so armazenados os dados) cresce 10%, razo pela qual a capacidade total mxima de um DVD de dois lados e duas camadas por lado no de 4 x 4,7 GB; DVD RW (Digital Versatile Disc - Rewritable) semelhana do que acontece com o CD RW, este tipo de DVD tambm permite realizar mltiplas gravaes;
DVD VIDEO (Digital Versatile Disc - Video)

Capacidade para armazenar um filme de

longa-metragem (superior a 2h) em formato digital MPEG-2, conjuntamente com legendas at trinta e dois idiomas e uma banda sonora dobrada at oito idiomas em seis canais de som (dolby digital 5.1.); BD-ROM (Blu-ray) vs. HD-DVD (Hi-Definition Discs) Estes dois formatos constituem a tecnologia da prxima gerao compatvel com DVD. Rivalizam o papel principal no futuro prximo dos suportes a comercializar, podendo alcanar capacidades de armazenamento na ordem dos 50 GB;

CD ROM XA (CD ROM Extended Arquitecture)

Com grande capacidade de

arquivo de som, texto, imagens, grficos, e sua apresentao em simultneo; CD-I (CD Interactive) Sistema multimdia interactivo com udio digital, imagens e grficos animados;
DV-I (Digital Video Interactive)

Tecnologia

multimdia

com extraordinria

capacidade de arquivo de informao; SATLITE Telecomunicao por satlite abrange vastas reas e tem grandes possibilidades de explorao na formao.

36

Equipamentos multimdia:

Computador Datashow Projector multimdia Quadro interactivo Vdeo interactivo Vdeotexto interactivo Simulador Redes de informtica

computador

constitui uma poderosa tecnologia que

permite fazer visuais a cores com grande facilidade, atravs da utilizao de diversos programas. Com este equipamento poder produzir um recurso de grande qualidade profissional, criar e manipular imagens no ecr, e construir suportes sua medida: panfletos, fotografias, formativos

apresentaes, diapositivos, animaes ou reproduo e/ou edio de msica e filmes.


Fig.18: Computador Porttil

Na utilizao do computador em formao deve:

Planear a sua planificao em conformidade com os objectivos da

Familiarizar-se com o equipamento (seno for o seu) antes da apresentao em sala; Assegurar-se da compatibilidade dos vrios equipamentos (computador, impressora, etc);

37

Manter um design
Simular no local antes da chegada dos formandos;

simples e elegante;

Ter sempre um plano B para o caso de avarias ou vrus: fazer cpias de segurana dos trabalhos e levar outro suporte com a mesma informao.

Colocar o equipamento de forma a no criar barreiras aos participantes e garantir a viso em toda a sala de formao;

Vantagens

Desvantagens

Excelente qualidade da imagem e do som; Produo rpida e relativamente fcil; Novas capacidades de animao, simulao, efeitos de cor e transformao de folhas de clculo e nmeros em grficos; Produo de visuais mais interessantes.

Custo elevado do equipamento; Exige conhecimentos especficos; Exige preparao prvia; Vulnerabilidade a avarias e a vrus.

38

Na sua aplicao mais avanada, o computador pode transformar-se numa ferramenta de animao e simulao, produzindo cor e efeitos especiais como, por exemplo, a simulao de voo de um avio 747 num exerccio de aprendizagem em computador. Para apresentaes animadas e dinmicas existem projectores que

reproduzem o contedo do monitor, permitindo uma viso ampliada (ex. datashow e projector de vdeo ou projector multimdia). Em caso de utilizao de colunas, tenha cuidado em regular o volume do som no incio das apresentaes. O datashow permite a sada de dados de um

computador. Com este aparelho ligado ao seu computador poder exibir a informao presente no monitor desse computador, projectando-a numa tela

(ou mesmo na parede), recorrendo ao retroprojector. Fig. 19: Datashow

Para o correcto funcionamento do datashow ser necessrio:

Certificar-se

de

que

est

ligado

antes

de

ligar

retroprojector;

39

Verificar o seu funcionamento e posicionamento sobre o retroprojector de forma que os seus botes de comando fiquem acessveis (existem modelos com um telecomando o que facilita a ateno e o contacto visual formador/formandos);

Posicionar

datashow

sobre

retroprojector

centralmente e o computador com o rato lateralmente assegurando um acesso fcil;

Colocar-se lateralmente em relao ao datashow (tal como no caso do retroprojector) e ler directamente do painel de projeco do datashow;

Us-lo por perodos de tempo no muito longos, pois apesar de ser um recurso muito apelativo pode conduzir a uma excessiva passividade do formandos.

No entanto, com o aparecimento e vulgarizao do projector de vdeo, o datashow ter tendncia para ficar em desuso.

projector

de vdeo

(ou permite

projector multimdia)

a projeco directa dos contedos audiovisuais do computador e do vdeo gravador/leitor de DVD para uma tela de projeco, sem necessitar do retroprojector ou da televiso, respectivamente. Permite igualmente a projeco directa de outros suportes como fotografia de mquinas fotogrficas digitais ou Fig. 20: Funcionamento do projector multimdia filmes de cmaras de filmar digitais.

40

Para a sua correcta utilizao ser necessrio:

Fazer as ligaes necessrias entre o projector de vdeo e o suporte utilizado (computador, vdeo gravador, cmara de filmar, outro);

41

Controlar o boto de standby (consumo mnimo) e de permuta da ligao com o suporte utilizado;

Posicionar o projector de vdeo de forma central; colocando lateralmente o recurso/suporte utilizado de forma a assegurar um acesso fcil;

Colocar-se junto do suporte para efectuar a leitura da informao, sempre que possvel, mas sem perder ou diminuir muito o contacto visual com os formandos;

Us-lo por perodos de tempo no muito longos, pois apesar de ser um recurso muito apelativo pode conduzir a uma excessiva passividade dos formandos.

Como ligar o projector multimdia ao computador:


1. Ligar o cabo de transmisso de dados entre o computador e o projector; 2. Ligar os cabos de alimentao das mquinas e dar incio ao funcionamento das mesmas; 3. Retirar a proteco da lente e ajustar a altura do projector em relao ao ecr (90); 4. Ajustar a focagem e o zoom da projeco, se necessrio.
Fig. 21: Projector Multimdia

42

quadro interactivo outro recurso que pode em contexto formativo. Este quadro os

utilizar permite

funciona como um ecr de projeco, que uma interaco directa entre contedos projectados e os participantes.

Fig. 22: Quadro Interactivo

Tudo isto resulta da conjugao de 3 componentes :

Computador

Projector multimdia Convencional

Software que controla todo o sistema

Estes componentes so totalmente interactivos. disponibilizada uma caneta especfica que permite escrever, fazer esquemas e grficos, ou destacar informaes/conceitos importantes sobre a aplicao que esteja a ser projectada. Este recurso de fcil utilizao, uma vez que compatvel com os sistemas operativos mais utilizados. Por outro lado, tem a vantagem da informao poder ser reutilizada, visto poder ser guardada e editada a qualquer momento. Disponibiliza ainda tecnologia wireless e sistema videoconferncia, sendo a transferncia da informao realizada em tempo real. Semelhante a outros recursos, este equipamento possui ainda a vantagem de poder ser movvel, podendo ser deslocado para diferentes espaos, ou simplesmente ser fixado na parede. Como requisitos obrigatrios so necessrios:

43

Computador com ligao USB ou com cabo srie;

Um projector de dados e um cabo RGB.

Nota: Poder consultar mais informaes em http://www.smarttech.com O vdeo interactivo apresenta exemplos e demonstraes, motivando atravs do som e das imagens. O vdeotexto interactivo a forma eficaz e econmica de difundir a (in)formao, atravs de terminais que utilizam o telefone. O simulador proporciona a aprendizagem em segurana e menos oneroso do que certas tarefas complexas. As redes de informtica proporcionam a difuso de material pedaggico concebido centralmente atravs dos vrios terminais dos formandos.

Powerpoint

O powerpoint uma das ferramentas mais utilizadas em formao. A utilizao deste software permite-lhe tornar a apresentao dos contedos mais atractiva, podendo recorrer a diferentes layouts, cores, imagens, grficos, ou mesmo organogramas, para ilustrar os temas abordados.

44

You might also like