You are on page 1of 3

A NECESSIDADE DE APRESENTAR DOIS DOCUMENTOS NA HORA DE VOTAR Marise Mesquita[1] A Lei n 12.

034, de setembro de 2009, mais conhecida como minirreforma eleitoral, trouxe como inovao a obrigatoriedade de apresentar o ttulo de eleitor e um documento de identificao com foto na hora de votar, nas eleies de 2010. Antes, bastava o eleitor levar um documento oficial de identificao com foto ou o ttulo eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou a matria e estabeleceu que, nas eleies de 2010, o eleitor deveria apresentar o seu ttulo de eleitor e um documento oficial com foto que comprovasse sua identidade: a carteira de identidade ou um documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitao, com foto, ou o passaporte. J a certido de nascimento e a de casamento no poderiam ser usadas, na hora de votar, como provas de identificao do eleitor. E ento foram promovidas campanhas institucionais de esclarecimento populao sobre a necessidade de apresentar esses dois documentos no momento da votao. O TSE aprovou tambm, em carter excepcional e temporrio, a reimpresso do ttulo at dez dias antes das eleies. Em consulta base de dados do TSE, verificou-se, em vrios julgados, entendimento firmado no sentido de no ser exigvel, no momento da votao, a apresentao de documento comprobatrio de identificao que comprovasse a identidade do eleitor quando este estivesse munido do ttulo de eleitor. Porm, em algumas situaes em que se observaram indcios de possvel utilizao de inscries eleitorais por terceiros que no os titulares, o
[1]

Analista judicirio do Tribunal Superior Eleitoral, coordenadora da Central do Eleitor.

TSE adotou posicionamento para determinar que, no momento do voto, deveria apresentar o ttulo e, adicionalmente, um documento que identificasse o eleitor. Isso consta em um documento expedido pelo Tribunal, a Resoluo-TSE n 22.434/2006, assim ementada:
PROCESSO DE VOTAO. IDENTIFICAO DO ELEITOR. POSSIBILIDADE DE UTILIZAO FRAUDULENTA DE TTULOS ELEITORAIS. MEDIDAS ASSECURATRIAS DA LISURA E LEGITIMIDADE DA VOTAO. AMPLA DIVULGAO. DEFERIMENTO. Verificadas circunstncias direcionadas adoo de prticas fraudulentas para o uso de ttulos eleitorais por pessoas que no seus legtimos detentores, aferida a verossimilhana da ocorrncia pela magistrada titular da zona eleitoral, fatos que podero vir a comprometer a regularidade do processo de votao e, consequentemente, o prprio resultado das eleies no municpio, determina-se seja exigida, antes da admisso do eleitor ao exerccio do voto, apresentao, alm do ttulo, quando dele dispuser, de documento oficial com fotografia que comprove sua identidade. Medida cuja divulgao incumbir ao juzo eleitoral da zona com jurisdio sobre o municpio, a ser promovida da forma mais ampla possvel, de modo a no causar prejuzo ao regular exerccio do voto. (Grifos nossos).

As inmeras fraudes no processo de votao, especialmente no que se refere identificao do eleitor no momento do exerccio do voto, motivaram o legislador a exigir a obrigatoriedade de apresentao do ttulo de eleitor e de documento com foto para o exerccio do voto. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao apreciar medida cautelar na Ao Direta de Inconstitucionalidade n 4.467, interposta com o objetivo de suspender a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos no momento de votar, suprimiu a exigncia de apresentao do ttulo de eleitor. O STF decidiu, ento, pela apresentao de um documento oficial com foto, capaz de comprovar a identidade do eleitor, para que se garantisse o direito ao exerccio do voto, e suspendeu a exigncia de o eleitor apresentar dois documentos na hora da votao. Na prtica, o que aconteceu foi: no dia das eleies, apenas o eleitor que no estava com o documento oficial de

identificao com foto que ficou impedido de escolher os seus representantes. Com o recadastramento biomtrico que vem sendo adotado, aos poucos, nos municpios brasileiros, o voto ser processado a partir da identificao do eleitor por meio de suas impresses digitais, o que garantir maior segurana na hora do voto e afastar a possibilidade de uma pessoa votar por outra. Em consequncia, a exigncia de documentos de identificao, com ou sem foto, pode ser uma discusso superada, mas vai depender das normas expedidas pela Justia Eleitoral a cada eleio.

You might also like