You are on page 1of 14

Tabela acordes

Como percebi que h uma procura grande de figuras de acordes, vou elaborar uma tabela de acordes bem completa. Peo um pouco de calma e tempo para criar e elaborar as imagens para ficar fcil decifrar. Desfrutem destes exemplos em figuras de acordes, suas variaes. O mesmo acorde em formas e posies diferente no brao do violo. Espero que seja de grande ajuda para todos. Acorde maior :

Acorde menor:

Acorde maior com 7(stima):

Acorde menor com 7(stima):

Acorde com diminuta():

Acorde maior com 4(quarta):

Acorde menor com 4(quarta):

Acorde maior com 5(quinta):

Acorde menor com 5(quinta):

Acorde maior com 6(sexta):

Acorde menor com 6(sexta):

Acorde maior com 9(nona):

Acorde menor com 9(nona):

Acorde maior com 11(dcima primeira):

Acorde menor com 11(dcima primeira):

Acorde maior com 13(dcima terceira):

Acorde menor com 13(dcima terceira):

Acorde maior com (#5)quinta aumentada:

Acorde menor com (#5)quinta aumentada:

Acorde maior com 4(quarta) e (#5)quinta aumentada:

Acorde maior com 7(stima) e (#5)quinta aumentada:

Acorde menor com 7(stima) e (#5)quinta aumentada:

Acorde maior com 9(nona) e (#5)quinta aumentada:

Acorde menor com 9(nona) e (#5)quinta aumentada:

Notas brao violo


Esta parte esta em construo, mas adianto que o mtodo que eu estou utilizando s voc imaginar que: Este brao do violo o seu, s que refletido no espelho A ordem das cordas contada de baixo para cima, sendo assim a corda de cima da figura a 6(E) mais grave(grossa). Veja a ordem: 6 = E 5= A 4= D 3= G 2= B 1= E

Cifras
Vamos aprende sobre cifras. Se eu falar sobre diagrama de acordes, pouco ser lembrado ou assimilado, mas falando em cifras, fica mais fcil aprender sobre o assunto. Cifra um diagrama de Acordes como j dito. como se fosse uma nomenclatura(Dar nome para alguma coisa) usada para nomear os acordes. Como j visto vrias vezes, as notas naturais so D, R, MI, F, SOL, L e SI . Essa notas tambm do nome aos acordes(veremos mais adiante o que so acordes). As cifras so simbolizadaas pelas 7 primeiras letras do alfabeto A, B, C, D, E, F e G. Na definio de cada cifra, elas adotaro as notas como segue o exemplo: A = L B = SI C = D D = R E = Mi F = F G = SOl Simples, no? Voc tem que aprender de verdade sobre as cifras, seno complica seus estudos no violo. S para aumentar sua curiosidade e empenho nos estudo, veja uns exemplos de nomes dos acordes com sua simplificao usando cifra: G7 = SOL 7(SOL com Stima). Gm = SOLm (SOl menor). E/G#= Mi/SOL#(MI com SOL sustenido).

Nome das cordas do violo


J que aprendemos sobre notas e Cifras, vamos sair um pouco da teoria e ir para prtica. S que temos que conhecer o violo um pouco mais, vamos partir para identificar quais sons(notas musical) cada corda produz. Vale destacar que o violo de normal tem 6 cordas, onde as 3 primeiras so chamadas de primas e as 3 ultimas de bordes. A contagem das cordas se d de baixo para cima. Ento as 3 cordas mais fina a 1, 2 e 3(no esquea contando de baixo para cima) so as cordas primas e as 3 cordas mais grossas 4, 5 e 6 so as cordas denominada bordes. Fica sendo: 1 corda, a mais fina de som mais agudo(entre todas). Localizada na parte de baixo, tocada solta tem como som a nota E(MI). 2 corda, contando de baixo para cima no pode esquecer, tocando ela solta tem como som a nota B(SI). 3 corda, sempre contando de baixo para cima, tocando ela solta tem como som a nota G(SOL). 4 corda, tocando ela solta tem como som a nota D(R). 5 Corda, tocando ela solta tem como som a nota A(L). 6 corda, a mais grossa e de som mais grave, tocando ela solta tem como som a nota E(MI). Como vem das cordas os sons produzidos(E,B,G,D,A e E), cada corda adota o nome do respectivo som(nota musical). Para melhor entendimento, segue a figura do brao do violo e a indicao do nome(nota musical) de cada corda. Click na figura do violo para voc visualizar o esboo completo do nome das cordas do violo:

Violo o instrumento musical


Vamos focalizar os nossos estudos no violo de 6 cordas(tem de 7 tambm). O violo dividido em: a)Mo, parte superior onde ficas as tarrachas. b)Tarrachas ou cravelha, parte onde regula as cordas, apertando a corda(sentido antihorrio) e folgando(sentido horrio). c)Pestana, pequena pea que pode ser de plstico ou de fibra de carbono. Tem umas pequenas fendas por onde passa as cordas para seprara-las e alinha-las. d)Trastes, objetos metlicos espalhados pelo brao do violo onde divide as casas. e)Casa, espao entre um traste e outro que equivale a meio tom que forma a escala musical(veremos adiante). f)boca, abertura circular no meio da caixa de ressonncia. g)Caixa de ressonncia, parte maior do violo por onde sai o som. h)Cavalete, parte onde prende as cordas na caixa de ressonncia. Veja a imagem para um melhor entendimento:

obs.: Como tem vrios tipos de violo, tem muitos com partes a mais, como Knobs(onde controla o volume instrumento eltrico), captadores ou Pickups(que passa o som para os amplificadores), tirante(barra de metal que atravessa o brao do violo por dentro) e etcVale apena pesquisar, o meu objetivo ensinar a tocar, no construir um violo.

Postura para tocar o violo


Uma boa postura para tocar o violo, fundamental para um bom desempenho da execuo das msicas, solos, etc O violonista, para que no tenha nenhum desconforto na hora de tocar, tem que manter a coluna reta, de forma que ela fique bem apoiada sobre a cintura. Existem vria formas de apoiar o violo sobre as pernas, os mais comuns so como mostrado nas figuras. Com o violo apoiado sobre a perna esquerda(no caso de uma pessoa destra) usado por msicos eruditos:

Com o violo repousando sobre a perna direita, mais comum para violonistas populares:

Vale apena destacar que, qualquer uma das posies esto corretas. Vai do gosto de cada um Tem aqueles que cruzam a perna direita sobre a esquerda, vale aquela postura que te deixar com maior conforto para uma boa performance.

Mos
O Instrumento violo, executado com o auxlio das nossas duas mos. A mo direita, serve para executar os ritmos, desde uma batida, um dedilhado ou at mesmo um solo, tocando as cordas prximo a boca do violo(abertura circular no meio da caixa de ressonncia). A mo direita para uma boa performance, deve ficar prximo da boca do violo e o brao apoiado confortvelmente com o cotovelo na parte superior traseira da caixa de ressonncia, assim como mostra afigura:

A mo esquerda, serve para precionar as cordas entre um traste e outro contra o brao do violo, para que, com o auxlio da mo direita, possa tirar(produzir) o som das notas musicais tanto em um solo, como em um acorde(veremos adiante sobre notas e acordes). A mo esquerda tem que ficar de tal forma posicionadaque voc possa usar-la livremente de um lado para o outro do brao do violo e percorrer todas as casas. Veja a figura:

Os dedos da mos, tem umas indicaes que voc deve saber para facilitar o aprendizado e a execuo dos exerccios de dedilhado e solo com maior pressiso. Os dedos da mo direita, so indicados pelas iniciais do nome de cada um. Por exemplo: P = Polegar. I = Indicador. M = Mdio. A = Anular.

Veja o esboo da mo direita:

obs.: O dedo mnimo da mo direita no utilizado em execuo. Os dedos da mo esquerda, so indicados por nmeros. Por exemplo: 1 = Indicador. 2 = Mdio. 3 = Anular. 4 = Mnimo. Veja o esboo da mo esquerda:

obs.: O polegar serve apenas como base para apoiar a mo em determinado local do brao do violo e ajudar a pressionar as cordas contra o brao.

Posio da mo direita no violo


Depois que aprender o nome de cada corda,vamos aprender sobre o posicionamento da mo direita sobre as cordas do violo. Com o dedo polegar, voc vai tocar apenas os bordes(Cordas mais grossas 4, 5 e 6), as cordas primas(Cordas mais finas 1, 2 e 3), voc vai tocar com os dedos Indicador, mdio e anular(1= anular, 2= mdio e 3= indicador). O formato e posicionamento que sua mo direita deve fazer, tem que ficar de forma livre. Vamos l! Faa um sinal de Legalcom a mo direita(dedos fechados na palma da mo e s o polegar esticado para cima), continue com o polegar esticado e reto, agora abra um pouco os dedos indicador, mdio e anular, coloque eles cada um em sua respectiva corda(veja acima a indicao). Veja no esboo, como os dedos de sua mo direita tem que ficar posicionado no violo:

Nesse outro esboo, voc pode verificar que uma boa posio da mo direita no violo importante . Desenhei a mo de Caetano:

obs.: Deixe sua mo direita nas cordas e no meio da boca do violo. O dedo mnimo, no utilizado na execuo. V treinando a seqncia: 6 corda solta(Usando o polegar). 5 corda solta(Usando o Polegar).

4 Corda solta(Usando o polegar). 3 corda solta(usando o indicador). 2 corda solta(usando o mdio). 1 corda solta(usando o anular). Execute este exerccio descendo e subindo, sem fugir da regra e posio da mo. Logo mais colocarei mais de 20 exerccios para a mo direita, tanto batida como dedilhado. Est ficando interessante este estudo, um assunto puxa o outro, por isso, voc deve devorar todos os artigos. Blz!?

You might also like