You are on page 1of 50

OS

50
PRINCPIOS DOS MILAGRES

Introduo

redor de um ou dois meses que, enquanto falvamos pela primeira vez sobre o que devamos sta oficina, Glria sugeriu que tratssemos dos princpios do milagre. Esta no minha parte do texto, mas me lembrei ento da asseverao em Alice no pas das maravilhas, em que o rei se comea pelo princpio, segue-se at o final, e ento se detm. Como esta a forma em que Um Curso em Milagres, parece-nos o ponto lgico para ns comearmos tambm.

remos, depois de uns comentrios introdues que vou fazer, analisar linha por linha estes a princpios. Vero que esta primeira seo comea quase como uma abertura operstica, em tm a maior parte dos temas principais que logo se desenvolvem plenamente no texto; e, uitas aberturas opersticas, no acredito que seja to boa como a pera em si ou como o livro.

tilizar a primeira parte da oficina para explicar como eu vejo estes cinqenta princpios e para explicar as aparentes inconsistncias em alguns deles, ao compar-los com asseveraes ontraremos mais adiante no texto. Acredito que as pessoas que lerem cuidadosamente esta cial, assim como os primeiros quatro ou cinco captulos, acharo que h certas coisas que no harmonizar com o que se apresenta mais adiante. E, certamente, o estilo da escritura no mesmo nvel. H razes para isso, as quais desejo compartilhar.

e vocs, estou seguro, esto familiarizados com a histria de como se escreveu Um Curso em . Helen Schucman, uma psicloga, escutou a voz de Jesus lhe falando e ditando estes trs . Quando comeou o processo em outubro de 1965, durante as primeiras quatro semanas mais s, Helen se encontrava em uma situao de muita ansiedade. Embora isto no interfira com o o bsico do que ela escutava, interferia sim, acredito eu, com a clareza com que o ouvia.

nha indcios de que fazia tempo que ela tinha desenvolvido esta habilidade de escriba, de que a lizado mal e a tinha deixado inativa por bastante tempo. Se vocs tiverem uma chave de gua utilizaram por algum tempo e de repente a abrirem para que flua a gua, vo ter muito mofo. lui, mas ao princpio haver muito descoloramento. Acredito que isso o que encontram aqui: ial em si consistente com o ensino bsico do Curso, mas a forma de expresso no nte.

ito, freqentemente Helen escrevia algo e, no dia seguinte Jesus lhe dizia: Isto foi o que u ontem; isto o que deve ser, e lhe corrigia muitas das inconsistncias estilsticas assim incoerncia da linguagem. Por isso acredito ainda mais importante que se entenda como se am estes primeiros captulos. Comeando com o Captulo 5, podem quase sentir como o texto maior agilidade em termos da linguagem e da claridade de expresso.

importante que, justo ao princpio, o ditado no era realmente direto; era como se Jesus ra uma conversao com a Helen, na qual lhe dissesse coisas e Helen lhe formulasse as ou ele antecipasse as perguntas que havia na mente dela. Grande parte das conversaes e destinavam a ajudar Helen e Bill a integrar este material com seus prprios transtornos nais assim como com suas vidas pessoais.

dos sabemos, falamos de uma maneira quando sustentamos uma conversao informal e nos amos de maneira distinta quando escrevemos. Sei por experincia prpria que quando falo mente com outras pessoas ou em meu escritrio, fao-o de uma maneira e no presto muita ao que digo, em termos de quo consistentes so as palavras com outras coisas que digo. escrevo um livro ou um artigo, muito distinto. Ento sou muito mais cuidadoso. Acredito que exatamente a situao que teve lugar naquelas primeiras semanas, como se pode ver mente nestes primeiros quatro captulos.

lica, acredito eu, por que h certas inconsistncias em como se expressa o texto em seus iniciais, e por que muita da escritura parece pobre e, realmente, no est no mesmo elevado rrio que est o resto do material. Certamente, tambm, muito do contedo pessoal que Helen crito no era dirigido ao pblico em geral e ter que suprimi-lo. Realmente, estava dirigido s a ill. Por isso, repito, isso explica a razo de que haja certa incoerncia na linguagem.

m-me mencionar uma das inconsistncias que encontraro, que basicamente sobre a qual

s hoje: o que o milagre, o tema de Um Curso em Milagres. O Princpio 17, que cobriremos de, fala que o milagre sana. No captulo 2, Jesus diz: Falar de uma cura milagrosa r impropriamente duas ordens de realidade diferentes (T-2.IV.1:3). Entretanto, quase ao final h algumas referncias que falam sobre o milagre de cura (por exemplo, T-27.II.5:2). Esta e inconsistncia se explica quando recordamos as circunstncias da escritura. Em alguns dos s princpios dos milagres, milagre usa-se quase da mesma maneira que o usamos mente: para nos referir a um ato externo, no que ocorre alguma mudana externa no mundo nduta de algum. Como se faz bem claro em alguns dos outros princpios, e o que certamente a central do Curso, o milagre uma correo na maneira de perceber, precisamente como na m do livro de exerccios que Glria leu; uma correo em nossa forma de perceber e de Mas, certamente, h princpios que parecem implicar uma mudana na conduta. No Captulo 2, Jesus fala especificamente sobre o que cura e comea uma srie de sees sobre a mesma ele faz uma distino entre o milagre, que uma mudana de pensamento, e o efeito r, que seria a cura.

ante no livro, quando essas primeiras explicaes e distines j no so necessrias, o Curso mais potico e, portanto, pode dizer-se que um pouco mais solto em sua expresso de que pode utilizar a frase um milagre de cura.

o princpio do milagre (21) que fala sobre o perdo de Deus, enquanto que no livro de s h uma asseverao bem clara, de fato est repetida, que diz: Deus no perdoa porque ondenou (L-pI.46.1:1; L-pI.60.1:2). O perdo a correo de um pensamento hostil ou posto que obviamente Deus no tem esses pensamentos, no h necessidade de correo ou o no Cu. No uso popular da palavra, entretanto, falamos do perdo de Deus. Com efeito, passagens mais formosas do texto, que a verso que o Curso d ao Pai Nosso, comea com vras: nos perdoe nossas iluses, Pai (T-16.VII.12:1). De modo que se procurarem ncias no Curso, vo encontr-las. Se querem ter problemas com Jesus e querem utilizar as s inconsistncias como uma forma de refutar ou discrepar do Curso, no tm que acontecer as um ou dois. Com efeito, durante os primeiros meses, Helen tratou firmemente de faz-lo, e lhe e desejava que ela no o fizesse porque isso era desperdiar muito tempo.

s coisas mais extraordinrias sobre Um Curso em Milagres sua consistncia desde o comeo al em termos do que ensina e do que diz. Jamais se desvia disso; mas suas expresses no pre to consistentes.

que realmente comecemos a examinar os cinqenta princpios linha por linha, desejo por algo ro negro com o fim de nos orientar em nossa discusso dos milagres. Nenhum de ns estava liz com o ttulo que Jesus deu ao Curso, mas ele parecia estar claro em querer cham-lo Um m Milagres. Assim que o interesse primitivo o milagre e isso o que realmente nos ensina. O repito, no tem nada que ver com o externo; e a razo principal de que assim seja que no externo.

Mente equivocada: ego (separao, culpa, magia) EFEITO (mundo, corpo, problemas, )

Mente correta: Esprito Santo (milagre perdo cura) EFEITO (oportunidades de perdoar)

o vamos entrar na metafsica do Curso; vamos presumir que aceitamos esses princpios. Mas, nte, o fundamento metafsico bsico do Curso que no h mundo algum fora de ns. O somente a projeo do que est no interior de ns, o qual significa que o assunto central se encontra no ponto que aparece no lado esquerdo do grfico, que representa a mente. Esta sobre o mundo o que tem em seu interior; e o mundo inclui no somente a totalidade do o universo, mas tambm o mundo de nossos corpos pessoais. Isto significa que o problema o que est fora de ns aqui no mundo. O problema sempre o que est em nossas mentes; e ali que se situa o problema, ali onde se deve buscar resposta. Essa resposta o milagre.

r definio do que um milagre , ento, que este a correo de um pensamento errneo ou percepo equivocada, e portanto, Um Curso em Milagres jamais advogar que voc faa algo de sua conduta. Muitos de vocs tero visto o artigo sobre o Curso que se publicou no New mes h mais ou menos um ms (9 de dezembro de 1984) no qual me citaram ao reverso. A a dizia que voc deve trocar sua conduta, e isso troca sua mente. Eu estou seguro de que tamente o contrrio por telefone: que a mudana de pensamento correspondentemente muda duta. Isto no significa, dito seja de passagem, que o Curso muitas vezes no advogue que a algo para mudar sua conduta. Tudo o que este quer dizer que voc no creia que ao trocar duta trocou o problema. Este poderia ser um passo til para a mudana de um problema, mas

ma bsico no est fora no mundo ou no corpo, est na mente. Esta idia, obvio, mente essencial em tudo o que ensina o Curso e em tudo o que teremos que falar.

nte, isto essencial para entender o que o milagre. A definio mais singela do milagre a correo de como percebemos ou de como pensamos.

minhas linhas favoritas no Curso, que em realidade a definio perfeita do milagre, embora ma no se utilize a palavra, diz que o mais santo de todos os lugares da terra aquele onde o dio se converteu em um amor presente (T-26.IX.6:1). Algum a quem odiamos, j que o maneira de perceber do ego, converte-se em algum a quem amamos; e essa viso de amor rece o Esprito Santo. Falamos de duas maneiras distintas de olhar ao mundo e, mais amente, de olhar as relaes em nossas vidas. Uma a maneira de olhar do ego, que a e ver mais e mais separao, ira e culpa, que justifica nossa ira e faz real a enfermidade aqui o. Todas estas percepes realmente reforam a premissa bsica do ego de que estamos os de outros e de Deus.

o para isto trocar da forma de olhar do ego para a do Esprito Santo, e essa mudana do Esprito Santo o milagre. A palavra idntica para esse processo de trocar das percepes do speito de algum s do Esprito Santo o perdo.

perdoamos, o que fazemos realmente sanar o problema, porque a fonte bsica do mesmo terpretao, e esta se apia na culpa. De modo que todos nossos problemas, sejam fsicos, cos ou sociais, no se encontram for a, no mundo do corpo, mas sim em nossas mentes e dem remontar-se a um problema de culpa. Outro termo para culpa pode ser falta de perdo. o perdoamos que nossos problemas se sanam, de modo que podemos dizer que as palavras , perdo e cura representam basicamente o mesmo processo.

, podemos ver que o milagre a resposta ao problema, que a culpa; podemos defini-lo ainda ao dizer que toda a culpa se origina na crena de que estamos separados. Assim, estas avras, separao e culpa, so tambm virtualmente sinnimas, j que uma surge da outra. untas sobre o que discutimos antes de comear com os princpios.

do voc fala do perdo, refere-se ao perdo de si mesmo e logo ao de outros?

cesso bsico do Curso que perdoamos a ns mesmos ao perdoar os outros, de maneira que, mente voc perdoa algum e isso, correspondentemente, capacita-o para perdoar a si mesmo. a experincia o processo recproco. Quanto mais posso perdoar voc, mais perdoado me uanto mais perdoado me sinto, mais fcil me resultar perdoar outras pessoas. Mas no ma bsico que expe Um Curso em Milagres, perdoamos os outros e, por conseguinte, os a ns mesmos porque somos o mesmo. Uma vez que aceitamos a idia de que no mundo no existe nada exceto o que ns pomos ali, reconhecemos um vnculo direto entre o que h as mentes e o que vemos fora. Se recordarem, as primeiras lies do livro de exerccios so aras em seu propsito de nos adestrar nessa linha de pensamento, e estabelecem claramente existe nenhuma diferena entre o que percebemos fora e o que percebemos dentro, que so s pensamentos que fazem o mundo. Assim em realidade, falamos de uma e da mesma coisa.

tncia de reconhecer a primazia de perdoar algum que est fora de ns se radica em que oda esta culpa em nossas mentes inconsciente, no estamos conscientes da mesma. Isto que se no vemos o problema, no podemos fazer nada a respeito. Mas geralmente nos mos dos sentimentos negativos que abrigamos para outras pessoas, assim se comeo a me cmodo com voc, e o contemplo corretamente, estou permitindo que o Esprito Santo me guie o perceber e compreender o que est acontecendo.

Esprito Santo me dir que tudo o que eu tenho contra voc realmente o espelho de tudo o ho contra mim, s que eu no sabia que o abrigava contra mim mesmo. Isto se deve, repito, a maior parte da culpa inconsciente. Ao voc chegar em minha vida e converter-se em um a para mim, permite-me, por virtude de converter-se em meu espelho, que o contemple e veja em voc exatamente o que h dentro de mim. Ao trocar meu pensamento sobre aquilo do a acusado a voc, o que realmente fao trocar de pensamento sobre aquilo do qual acusei a smo. Entretanto, a forma pode ser diferente, de modo que do que falamos a respeito de um muito importante que no aparece nesta primeira seo, que o vocbulo projeo: mos sobre o mundo o que est em nossas mentes.

voc que para estar receptivo a isto e para entend-lo ter que estar pedindo a ajuda do Santo todo o tempo?

Um Curso em Milagres deixa bem claro que impossvel perdoar verdadeiramente a algum juda do Esprito Santo, porque nossos egos esto muito arraigados em nossas mentes. Isto er em realidade que o af de manter a iluso de que estamos separados e de que somos est to arraigado em nossas mentes, que quase impossvel, talvez totalmente impossvel, almente nosso pensamento sem ajuda externa. Essa ajuda externa, o Esprito Santo, obvio, dadeiramente em nosso interior. Como freqentemente cita o Curso dos evangelhos: No s fazer nada por nossa conta (M-29.4:2).

lar com minha amiga aqui, dava-me conta de que estava projetando algo sobre ela, ento que havia uma projeo interna dentro de mim, mas descobri que no era em relao com dentro de mim em relao com Deus, um tema completamente diferente, mas a mesma .

ndo de tudo, como sempre, est nossa relao com Deus. O fundamento de tudo no sistema de qualquer pessoa a crena de que estamos separados de Deus, de que O atacamos, e Ele gado conosco e vai nos castigar. Essa constelao de pensamentos central no ego de todos poder escapar da ira de Deus, suportamos toda classe de coisas estranhas, a mais estranha s a crena de que ao atacar a outra pessoa, em outras palavras, ao projetar nosso problema utra pessoa nos liberamos do problema. De modo que os problemas interpessoais que entamos, quando realmente examinados, todos tm a ver, de algum modo, com a crena de utra pessoa est separada de ns. Da surge, pois, a idia de que essa outra pessoa nos ou investimos contra ela e nos sentimos culpados porque acreditamos que a vitimamos.

odemos nos identificar com essas experincias. Todos temos muitas oportunidades em nossas reconhecer como opera isto. Mas tudo se reduz ao problema bsico, que a crena de que separados de Deus, o que por sua vez significa que acreditamos que O atacamos, que O os, que Ele nossa vtima. Ento investimos tudo isso, uma vez que a projeo sempre da culpa, e acreditamos que Deus nos converteu em Suas vtimas. Assim, dentro do sistema a morte, por exemplo, converte-se na mais notria testemunha de que a ira de Deus real. ou um corpo, que em um nvel o que cria o ego, e logo castiga a esse corpo destruindo-o. Ele o corpo sofra, etc.

pito, a mais profunda pedra angular no subconsciente de todos, e logo tudo o que fazemos isso uma e outra vez, sobre todos os outros. Como ensina o Curso, vocs no podem ir ente ao Cu porque a quantidade de medo e terror que existe aqui pavorosa. O que podemos comear a medir com o sistema de pensamento, e assim comeamos a medir com todas as com as que temos relao no presente. E podemos ter relao com as pessoas no importa se m fisicamente conosco ou se s pensarmos nelas. Assim, algum que morreu faz vinte ou nos pode estar muito presente em nossas mentes, porque ainda estamos carregando feridas das ou iluses passadas sobre essa pessoa. Alguma outra coisa? Bem, comecemos, pois, a espeito dos cinqenta princpios.

Princpio 1

O H GRAUS DE DIFICULDADE NOS MILAGRES. NO H NENHUM QUE SEJA MAIS CIL OU MAIOR QUE OUTRO. TODOS SO O MESMO. TODAS AS EXPRESSES DE AMOR SO MXIMAS.

diga que esta no minha seo favorita, acredito que este primeiro princpio uma jia. s afirmaes mais importantes em todo o livro, e acredito que Jesus tambm pensa igual, este um princpio que aparece em distintas formas nos trs livros uma e outra vez. Se mos entender cabalmente o que significa, que no h graus de dificuldade nos milagres, ramos todo o resto no Curso, porque esse princpio contm dentro de si a semente do sistema amento em sua totalidade. Que no h graus de dificuldade nos milagres como dizer que problemas do mundo so o mesmo, os que parecem maiores e os que parecem menores. No na entre eles.

pode entender cabalmente quando reconhecemos que fora no existe mundo algum. Se voc r na realidade do mundo da percepo, do mundo fsico ou do mundo separado, ento tem que r que h gradaes: h coisas maiores e coisas menores. Nosso mundo todo, que realmente er todo mundo da percepo, se apia em sistemas e em diferenas. Todos temos conceitos de e pequeno, gordo e magro, bonito e feio, masculino e feminino, noite e dia, luz e escurido, as grandes e problemas pequenos, e assim sucessivamente. Nossa idia a respeito das cores se fundamenta nisso: diferentes ondas de luz. Estas so partes inerentes ao mundo de

o do ego de que h diferenas neste mundo.

z que acreditemos que o corpo real, acreditamos ento que h certos problemas que so icos que outros. Se uma pessoa padecer de uma enfermidade que ameaa sua vida, ento m problema srio. Se algum tiver uma dor de cabea dizemos que esse no um problema . No existe ningum no mundo que no tenha cado nessa armadilha. Isto tambm adquire a e pedir a ajuda do Esprito Santo para alguns problemas e para outros no; ou acreditar que muito ocupado para incomodar-se com nossos inconseqentes e tolos problemas; ou acreditar podemos nos encarregar destes por nossa conta. Na verdade, entretanto, Suas solues nos m medo, pois as mesmas significariam o desfazer do ego.

tante, o propsito de estudar Um Curso em Milagres no que nos sintamos culpados por cair rmadilhas. A idia cabal do Curso que saibamos quo dementes estamos e quo demente ema de pensamento, de maneira que possamos trocar de opinio sobre o mesmo. Voc no car de pensamento a respeito de algo se no souber o que est a. Assim a idia de pr a rto o sistema de pensamento do ego no nos fazer sentir ainda mais culpados do que somos estpidos do que nos sentimos, mas nos ajudar a compreender que, com efeito, ns mos nisto, de maneira que possamos trocar de idia a respeito. E este primeiro princpio nos marcha como uma detonao. Portanto, o que isto significa que to fcil sanar um cncer ma simples dor de cabea. to fcil sanar uma ameaa de guerra nuclear como o sanar puta entre dois garotinhos, porque tudo o mesmo. Todos emanam de um ponto central, que a na separao ou a crena na culpa. Os problemas jamais esto no mundo externo, e sim em mentes. As coisas que fazemos neste mundo para aliviar a dor se fazem no nvel dos sintomas, gnifica que se fazem no nvel da forma. princpios chave no Curso a distino que sempre nos pede que faamos entre forma e o. Um Curso em Milagres ensina que s h dois contedos bsicos no mundo: Deus ou ego; medo; esprito ou corpo. H somente duas percepes bsicas no mundo: uma a maneira e olhar um problema e a outra a maneira do Esprito Santo de olhar esse mesmo problema.

corre que estes dois contedos aparecem logo em uma mirade de formas. Quando dizemos ntedo bsico no mundo do ego a separao, resulta bvio quantas formas distintas adquire na. Algumas, como a dor, o sofrimento, a morte, etc., chamamos negativas. Algumas os positivas, o que geralmente quer dizer que obtemos o que queremos, ou que as pessoas res do sofrimento externo. Mas a questo jamais radica na forma que aparece no lado direito o; a questo sempre o pensamento subjacente, aqui no lado esquerdo.

ulo 23 h uma seo que se intitula As Leis do Caos (T.23.II), que muito difcil e uma das portantes no texto. Esta seo descreve as cinco leis que compem o sistema de pensamento e, em realidade, constituem a contraparte dos cinqenta princpios do milagre. (Vocs podem ue lado est Jesus, posto que oferece cinqenta princpios do milagre e s cinco leis do caos.)

ra lei do caos a contraparte exata do primeiro princpio do milagre. Esta afirma que a relativa e que existe uma hierarquia de iluses. Algumas iluses so piores que outras, ou so melhores que outras. Repito, isto exatamente do que estamos falando. Uma vez que edite que certos problemas so maiores que outros, tem que acreditar que h diferentes nveis o para os diferentes nveis do problema. Certamente, algum que esteja no campo da a sabe que se existir este sintoma, voc faz A, e se houver outro sintoma faz B, e se houver eiro sintoma faz A e B ou alguma outra coisa. Todas so coisas muito especficas que para sanar ou resolver os distintos problemas que acreditamos ter. Seja dito de passagem, o eixa bem claro que isto no significa que no se devam fazer estas coisas, mas eu elaborarei s adiante quando surgir em relao com os princpios de milagres.

pensamento verdadeiramente so desfazer a crena de que estamos separados de Deus, que de procede a culpa. Como veremos logo, outra maneira de explicar o que cura, seria o nos e reconhecermos que o nico problema que existe a crena de que estamos separados, isto significar que a nica maneira de resolver todos outros aparentes problemas a unio.

oisa que ficar manifesta medida que trabalhemos com este material que Um Curso em ensina que a forma pela qual definimos um problema automaticamente estabelece como o mos. Por isso muito importante, ao trabalhar com o Curso, que sempre tenham presente que onhece um s problema, que a crena de que estamos separados. Se voc afirmar que o a qualquer outra coisa, automaticamente est dizendo que a soluo ser outra.

79 do Livro de Exerccios assinala que s h um problema, por conseguinte s h uma soluo. problema a culpa, a separao, ou o guardar ressentimentos, e a nica soluo o

, o perdo ou o nos unir. Este primeiro princpio, pois, realmente estabelece que: no h e dificuldade nos milagres. Apesar do que criamos, que o problema, todos os nossos as podem se resolver na mesma forma, simplesmente trocando nosso pensamento a respeito

zes negamos as coisas e acreditamos que j trocamos que pensamento... o diz ao final do texto: As provas pelas quais passas no so mais que lies que ainda no ste, que voltam a se apresentar de novo a fim de que, onde antes fizeste uma eleio errnea, agora fazer uma melhor... (T-31.VIII.3:1). Obviamente, a maior parte do tempo no temos toda nossa culpa, e pode ser que haja relaes que acreditamos ter sanado e resolvido e um s tarde acontece algo e, zs!, todos esses ressentimentos voltam a surgir. Todo mundo teve a de experincia.

quer dizer necessariamente que fracassamos quando originalmente tentamos nos ocupar que significa provavelmente que fizemos o que pudemos nesse momento, e logo mais tarde os preparados para dar outro passo e sanar uma capa mais profunda de culpa. Logo se a uma oportunidade e nos encontramos irados e molestados, sentimo-nos ofendidos e s, e isso nos indica que no nos tnhamos desprendido totalmente dessa crena, posto que projetamos sobre esta outra pessoa. O ego quer que creiamos que somos uns fracassados; o prito Santo nos diria que agora estamos preparados para dar outro passo. Essa realmente propulsora do Curso: nos ajudar a interpretar tudo o que acontece em nossas vidas como uma dade de sanar e perdoar algo que estava profundamente sepultado dentro de ns e que no s que estava ali. E no h excees a esse princpio.

ito, de onde emerge a grande pujana do Curso que o mesmo muito consistente e singelo o que expressa. Realmente nos ensina uma s maneira de julgar tudo no mundo. Esse o e Um Curso em Milagres: que tudo o que ocorre uma oportunidade para sanar nossas e no importa que nos sintamos perturbados sobre algum incidente terrvel do qual nos os pelo jornal, ou se o que nos perturba uma coisa corriqueira que acontece em nossos lares ossas famlias, nossas comunidades ou situaes de trabalho.

ra no haja graus de dificuldade nos milagres, ns estamos bem convencidos de que sim, os vista desse fato, provvel que precisemos experimentar o perdo com um assunto grande chegar aos outros?

lhamos com o que terei que trabalhar. Algumas pessoas sentem que justamente o contrrio, assuntos grandes so muitos. Assim praticam com os pequenos: a pessoa que os corta na ou algum que faz algo um tanto fastidioso, ou algo que seus filhos devem fazer na casa e fazem. H quem ache mais fcil lutar com essas coisas que com assuntos maiores, e outros o contrrio.

que fazer todas essas coisas?

em que faz-lo, s que se sentiria melhor se o fizesse.

ica tambm o primeiro princpio que seria to fcil curar um cncer como curar um catarro?

mas voc pode equivocar a idia de que o problema o cncer ou o catarro no corpo. Esse problema. O problema o pensamento que o levou a isso. O Curso diz que o nico significado para que . Voc no se concentra no sintoma do cncer, tampouco deve concentrar-se na o do mesmo, porque esse no o problema. O cncer pode servir um propsito, no s para soa em particular, mas tambm tambm para a gente na vida dela a famlia, os amigos, os , etc.

m no h graus de dificuldade nos milagres nunca significa realmente a parte de algo, na significa uma mudana de percepo.

o, significa uma mudana de pensamento. Discutiremos isso uma e outra vez medida que s nisto.

ordo com isso, se seu pensamento causou a condio cancerosa e, de fato, a mente se sana, oma irrelevante o que o cncer fsico se cure ou no? to. Freqentemente a gente usa a cura fsica como uma maneira de provar sua sade mental tual ou a falta dela. Se realmente fizer isto bem, ento este tumor desaparecer. E, repito, o onsegue fazer esse engano real. Quando sua mente realmente se sanar, isto no ser um

glido para voc. No quer dizer que o tumor no desaparecer. S significa que seu ento no ser fazer que desaparea. Seu investimento ser obter sua paz mental. a morte significa que s nos deitemos e renunciemos a nosso corpo no momento apropriado?

apropriado significa para voc, que morremos quando completamos as lies que devemos r, sim. Entretanto, tambm podemos trocar de idia e decidir abandonar nosso corpo antes de ar essas lies. Como diz o Curso: E ningum morre sem seu prprio consentimento (L:4).

ue ponto entra em jogo a percepo compartilhada da enfermidade daqueles que nos rodeiam? ponto estamos cativos nessa percepo mesmo que nossa mente esteja no processo de a?

o de cada um de ns sempre h duas vozes. Temos a voz do ego e a Voz do Esprito Santo. s a maior parte do tempo indo de um lado a outro. Digamos que eu estou realmente do o que diz Um Curso em Milagres, mas que no o pratico em sua totalidade. Ainda tenho dvidas e alguns medos, e tanto vocs como outras pessoas se unem a mim e reforam nte a maneira de interpretar do ego. No cabe dvida de que isso reforar meu ego. Se eu e realmente firme, se reconhecesse que tudo o que o ego me disse era falso, ento no ia quantas pessoas, milhares ou milhes, dissessem o que quisessem. No mais profundo de eu saberia que isso no importa. Mas se estou titubeando, meu ego sempre estar iva daquelas pessoas que possa utilizar como testemunhas para reforar seu caso. Mas o a no a gente que o refora. O problema que inconscientemente eu ando em busca dessas nhas que provaro que meu ego tem razo. Como todos sabemos, no ter que procurar nge no mundo. Se realmente voc quer provar que a ira est justificada, que a enfermidade e que a separao real, encontrar testemunhas em qualquer parte. Enquanto vacilarmos, dvida de que os pensamentos negativos ou egocntricos de outras pessoas reforaro os Eles no so responsveis pelos nossos porque isso seria vodu, a idia de que voc pode influir a pessoa. O Curso jamais ensinaria tal coisa porque isso localizaria a responsabilidade sobre mbros. O que Um Curso em Milagres diria que os pensamentos de outros ou o que ocorre no pode reforar nosso prprio ego. Mas se voc estiver realmente claro a respeito do que crie, ter efeito algum. Jesus, indubitavelmente, seria o exemplo mximo.

, acreditar que fumar causa cncer cair na armadilha do ego; o que o causa a culpa. Mas acreditar que o fumar lhe prejudicial, ento no deve fumar. Se voc for diabtico, e a dade ainda parte de seu sistema de pensamento, ento o no injetar-se insulina seria um nconsciente de castigar a si mesmo, como o seria o comer doces, etc. Neste contexto, pois, e seu corpo doente seria o mais amoroso e clemente que voc poderia fazer. significa escutar o Esprito Santo?

er que ouvimos o Esprito Santo realmente uma metfora, como o o nos referir a Ele como e Deus. O Esprito Santo se comunica conosco atravs de nossa mente, e utilizar qualquer veculo que possamos aceitar. Assim, pode ser o que chamamos intuio, imaginao, um ento ou discernimento repentino, um sonho, uma sensao de que escutamos palavras ou de gem pensamentos que sabemos que no so nossos. Ele no exigente; usar algo que lhe mos.

adiante, ou do contrrio no passaremos da primeira linha. A segunda linha, obvio, outra de expressar o que dissemos. Dizer que no h milagres mais difceis ou maiores o que dizer que no h problemas maiores ou mais difceis. Bill Thetford estava acostumado a e o primeiro princpio podia ser expresso como: No h graus de dificuldade na soluo de as. Todos so o mesmo e, portanto, todas as solues so a mesma.

s expresses de amor so mximas. Muitos de vocs me escutaram falar dos dois nveis em escrito o Curso. O primeiro o nvel metafsico, ao qual no vamos dedicar muito tempo hoje. do o nvel mais prtico, que contrasta as duas maneiras de julgar ao mundo. Mas o primeiro ealmente a parte do Curso que no admite arranjo de classe alguma. Uma coisa totalmente ra ou totalmente falsa; e no h termos mdios. No se pode estar um pouco grvida; ou se vida ou no o est. No segundo nvel, vamos de um lado a outro todo o tempo entre o ego e o Santo. Mas essa afirmao, todas as expresses de amor so mximas, realmente uma o do Nvel Um: Voc no pode ter um pouquinho de amor. Ou tem amor ou no o tem, uma das caractersticas do amor que este total, completo e no h excluses, no h s. Todas as expresses de amor tm que ser mximas, o que outra forma de dizer que s h

lema no mundo. Esse problema o dio ou o medo; e, portanto, s h uma soluo a esse a, e essa soluo o amor. O amor no procede de ns; no provm do mundo. O amor de Deus, atravs do Esprito Santo, Que nos inspira ento a ser o que poderamos chamar s.

o em Milagres tambm nos ensina que ningum neste mundo pode ser amoroso, porque nos o amor sem ambivalncia impossvel aqui (T-4.III.4:6). S o fato de estar aqui significa que m ego, o que quer dizer que acreditamos na separao. Isto significa que no podemos r na natureza do amor que tudo abrange. Tecnicamente, o perdo o equivalente do Amor do te mundo, e o amor nos chega de Deus atravs do Esprito Santo em nossas mentes, Que nos odas as coisas amorosas que fazemos. Mas aqui com o uso da palavra amor podemos ver Curso no , certamente, muito estrito no uso da mesma. Freqentemente falar de amor em do que fazemos aqui. se refere ele aqui ento?

s as expresses de amor so mximas, caria unicamente ao amor de Deus.

mas ao Amor de Deus atravs do Esprito Santo aqui.

as palavras, o contexto da asseverao o milagre.

e procede do amor.

mo princpio fala sobre isso.

Princpio 2

ILAGRES EM SI NO IMPORTAM.A NICA COISA QUE IMPORTA A SUA FONTE QUE EST MUITO ALM DE QUALQUER AVALIAO.

e que Fonte esteja escrita com maisculas, obvio, diz-nos que a Fonte Deus, e Deus est em nossa mente, em nossa mente dividida, atravs do Esprito Santo. O que tambm nte aqui nos precaver de que os milagres no importam, porque estes so parte do mesmo usrio em que toma parte o ego. Se o milagre for uma correo, ento uma correo de um ento ilusrio, o qual tambm converte o milagre em uma iluso. S se necessita no mundo da oc no necessita do perdo no Cu. Como disse antes, no se necessita de um milagre no cessita-se do perdo ou de um milagre unicamente em um lugar onde se acredita no pecado, mento, no sacrifcio, na separao, etc.

ico na verdade Deus ou a criao de Deus, que o esprito, que o Cristo em ns. Neste entretanto, o milagre importa sim, porque essa a correo que nos permite recordar mente o que somos em realidade. O Curso tambm se refere ao perdo como uma iluso. Em r diz que esta a iluso final (L-pI.198.3). O que a faz diferente de todas as demais iluses no que o perdo o final da iluso. Todas as demais iluses aqui realmente engendram outras de modo que reforam a fantasia de que estamos separados ou de que o ataque real e est do. O perdo uma iluso que nos ensina que no h iluses.

oc disser que no podemos obter amor completo nesta vida, como nos relacionamos com

me permitam qualificar isso. Eu acredito que h muito, muito poucas excees, tais como ue o maior smbolo do Amor de Deus. Alm disso, h algumas pessoas que transcenderam nte seus egos, e que permanecem aqui por um tempo para ajudar outras pessoas a obt-lo. os que no Oriente se conhecem como avatares ou bodisattvas: pessoas que transcenderam nte seus egos, mas que permanecem agarrados a uma lasca do ego para poder ficar aqui no no esto aqui para aprender lies. Mas, como indica o Curso em algum lugar, isto to que no vale a pena falar disso (M-26.2-3).

so nossas criaes? es uma dessas palavras tcnicas que o Curso utiliza e que no explica realmente. Refereocesso de criao que compartilhamos com Deus. Um dos atributos bsicos do esprito que est se estendendo. Este no um processo que ocorre no tempo ou o espao, motivo pelo

o difcil para ns conceb-lo. Deus se estende a Si mesmo como esprito, Ele sempre est se ndo isso o que se chama criao. Ns somos o resultado disso, no o ns tal como nos amos sentados neste salo, e sim o ns que o Cristo e que somos todos. Cada um de ns te desse Cristo, que uma extenso de Deus, j que Cristo parte de Deus, Ele tambm lha os atributos bsicos de Deus. Um desses atributos a extenso, assim Cristo tambm se Aquilo que estende o Cristo o que o Curso chama criaes. As criaes so realmente xtenses em nosso verdadeiro estado. Repito, o que o faz to difcil de entender, que este no tem contraparte ou trmino, nem aluso a algo neste mundo.

o Curso utiliza a palavra criar, como o far em um destes princpios do milagre, no se ter um pensamento criativo, a criar uma obra de arte ou algo assim pelo estilo, no que o steja contra nada disso s que usa a palavra com uma acepo distinta. Criar um o que Um Curso em Milagres sempre utiliza para assinalar o que faz o esprito. Se voc quer onforme com a idia tradicional da Trindade, a Segunda Pessoa da Trindade consistiria no s o, do qual cada um de ns uma parte, mas tambm das extenses de Cristo, que so nossas

so parece prometer que nossas criaes nos esto esperando. isso assim?

um peloto vitoreador. Voc se aproxima da meta e ali esto elas a cada lado lhe animando. ma metfora, obvio, a idia que nossa prpria integridade constantemente nos pede que mos quem somos.

a parte do segundo princpio A Fonte est muito alm de toda avaliao avaliao uma que pertence a este mundo. Sempre estamos avaliando, e o fato de que estejamos avaliando obviamente, um processo de julgamento; um processo de percepo. Se voc falar de o, fala de um avaliador que avalia algo ou algum. Assim fala de separao: sujeito e objeto. nte, todo o processo de avaliao tem pertinncia unicamente no mundo da percepo, que mundo de Deus. Deus est alm de toda avaliao porque Ele est mais frente do nto; Ele est alm da forma; Ele est alm da separao; Ele est alm da percepo. O s importa na medida em que nos ensine que nada aqui importa. Uma vez aprendamos essa uso do milagre ter terminado. o que o Curso nos ensina sobre o tempo: seu nico propsito sinar que o tempo no existe. O mesmo se pode dizer do mundo e do corpo: o nico propsito o mundo e que tem o corpo nos ensinar que nem o mundo nem o corpo existem mas no s aprend-lo sem estar aqui em um corpo. por isso que Um Curso em Milagres nos ensina aramente que no devemos negar nossas experincias fsicas aqui ou negar nosso corpo (T-11). S nos diz que devemos olh-los de uma forma diferente.

Princpio 3

AGRES OCORREM NATURALMENTE COMO EXPRESSES DE AMOR.O AMOR QUE OS RA O MILAGRE REAL. NESSE SENTIDO, TUDO O QUE VEM DO AMOR UM MILAGRE.

ante no Princpio 32, Jesus diz que ele o nico que inspira os milagres. Quero mencionar algo papel de Jesus e o do Esprito Santo, porque estes princpios vo se usar reciprocamente, e eu usar reciprocamente. Do ponto de vista da funo, o Esprito Santo e Jesus so sinnimos. ealizam a funo de ser o Professor interno ou a Voz interior que conduzir a casa. Isto tem quando consideramos que Jesus o que transcendeu totalmente seu ego, o que significa que a z que tem em seu interior a do Esprito Santo. Um Curso em Milagres ensina que temos, em terior, duas vozes que nos falam constantemente: a voz do ego e a Voz do Esprito Santo. esus no tem ego, a nica voz dentro dele a Voz do Esprito Santo. por isso que mais no Curso nos diz que ele a manifestao do Esprito Santo (C-6.1:1). Jesus no o Esprito sim a manifestao deste. Tambm esclarece em muitas aluses no texto como ele escutou ao Santo (por exemplo, T-5.II.9-10; T-5.IV.4:1). O Esprito Santo tinha sido seu Professor, agora ajudar a aprender as mesmas lies que ele aprendeu. Portanto, do ponto de vista da funo, s usar o Esprito Santo e Jesus de forma intercambivel. Ambos servem como a Voz interior, o r interno que corrige os enganos de ensino do ego. Ento, o milagre procede dele. Dizer que a manifestao do Esprito Santo quer dizer tambm que ele a manifestao do Amor de

sentido mais amplo, o verdadeiro milagre o amor que o inspira, o que quer dizer que o real, ento, Deus ou o Esprito Santo e Jesus Que fala Por Deus em nossas prprias mentes. bm esclarece, como o fazem estes princpios repetidamente, que o milagre no provm de o somos ns que podemos trocar nossa percepo egocntrica pelo milagre; esse o papel do Santo. Tudo o que podemos fazer escolher o milagre em lugar do ego. a isto que se refere

quando fala de a pequena dose de boa vontade (T-18.IV). Isto to somente o que o Curso de ns: a pequena dose de boa vontade que nos permita comear a questionar nosso nto sobre o mundo e do que vemos neste. Pede-nos que pelo menos sejamos capazes de ar o que temos feito na realidade em termos de nossas percepes de outros e de ns . Repito, diz uma pequena dose de boa vontade; no pede muito. Tambm nos ensina que semos uma grande vontade, ento no necessitaramos do Esprito Santo, ou do Curso (T4,5).

isso uma expresso de amor?

her escutar a voz de Jesus em lugar da do ego o seria. Poderia se dizer que essa seria uma o de amor ou uma deciso pelo amor. A idia realmente que tratemos de no nos obcecar palavras especficas, porque ento enlouqueceramos. Isto no o Talmud. No se supe que dissecado e analisado linha por linha nesse sentido. A idia utilizar as palavras como uma de chegar ao que a experincia, que a experincia de Deus.

m, muito fcil cair na armadilha das palavras. O manual diz que as palavras so smbolos de . Esto duplamente afastadas da realidade (M-21.1:9-10). Um Curso em Milagres fala de m termos simblicos ao cham-lo Pai e freqentemente refere-se a Ele como possuidor de s tais como preocupar-se, ser afetuoso, sentir-se sozinho, etc. Uma seo intitulada alm de bolo (T-27.III) sublinha a idia de que a verdade e Deus esto alm de todos os smbolos e s que utilizamos aqui. Entretanto, dentro deste mundo, o Esprito Santo tem necessidade de para finalmente nos conduzir alm de todos eles. Mentalidade correta e mentalidade da so os smbolos que utilizam o Esprito Santo e o ego de maneira que neste contexto a milagre se utiliza em um sentido mais geral. Em outra parte, no Princpio 24 afirma: Voc um milagre. critrio de sempre perguntar, Para que isto? essa uma das chaves?

essa a chave. De acordo com a aluso que fiz antes, o Curso indica que o nico que devemos ar sobre algo no mundo : O que que quero que resulte desta situao? Que propsito T-17.VI.2:1-2). E s h dois propsitos do mesmo modo que s h dois contedos. Um o o do ego, reforar a separao; o outro o propsito do Esprito Santo, sanar a separao. que o Curso repetidamente nos exorta, como o tem feito o evangelho, a no julgar. O ego o a; e quando julgamos o fazemos nos apoiando na forma. Um dos principais ingredientes no do ego o julgamento, porque uma vez julgamos uma forma como boa ou no boa, doente ou a ou no santa, estamos fazendo-a real. Estamos afirmando que existem nveis neste mundo, e santidade; h algumas forma que so mais santas ou melhores que outras. Se quer assinalar maiores equvocos que cometeram as religies organizadas, este se radica na preocupao ma, ao dizer que a forma importante. Uma vez que se diz que a forma importante, afirmao, que o corpo real. Est-se dizendo que h uma hierarquia de iluses: certos amentos, certos corpos, certas formas so mais santas que outras. O que nos libera dessa , repito, nos perguntar, Para que isto? o propsito o que santo, no a forma. E o que o propsito que este procede do Esprito Santo, o que significa que o propsito sanar e que converte algo em profano no o objeto em si, no a forma, no o que parece ser, no uta, mas sim o propsito a que serve: quer dizer, reforar o ataque e a separao. O milagre ssa percepo equivocada; isto se esclarecer medida que discutirmos os outros princpios.

Princpio 4

OS OS MILAGRES SIGNIFICAM VIDA, E DEUS O DOADOR DA VIDA.A SUA VOZ VAI IR-TE DE FORMA MUITO ESPECFICA. TUDO O QUE PRECISAS SABER TE SER DITO.

outra maneira de dizer que os milagres procedem do amor. Refletem o amor do Cu, e nte tambm refletem a vida do Cu, a qual no tem nada que ver com o que chamamos vida, vida do corpo, ou a vida da personalidade, a qual realmente uma parte do corpo. A ra vida provm de Deus, e essa a vida do esprito, que imortal e eterno. O milagre o que duz de retorno a Deus.

oz, que uma das definies que o Curso d do Esprito Santo, Te guiar muito mente.

tudo o que precisas saber. Uma das perguntas mais comuns que a gente faz : se o Curso ue te dir especificamente, por que eu no ouo respostas especficas? Estou seguro de que ndo se faz essa pergunta e tem esse problema. Um dos obstculos para escutar as coisas que

o Santo nos diria que exigimos ouvir. Muitas vezes as perguntas que fazemos ao Esprito o so realmente perguntas; so afirmaes. Fabricamos um problema e logo exigimos que Ele resposta, a qual, obvio, outra expresso da arrogncia do ego ao acreditar que sabe quais problemas, e tambm quais so as respostas. Mas muito freqentemente quando pedimos Deus ou oramos pedindo ajuda, o que fazemos expor o problema como o ns vemos e logo mos que nos resolva e, obvio, quando no resolve, acreditamos ter um caso fechado contra z que vais responder-me muito concretamente, e aqui estou. Sou to honrado e to srio e e fiel e no ouo nada. O que temos feito, em realidade, sem nos precaver disso, fechar a o que o Esprito Santo no nos fale, que no podemos escut-lo.

m porque em nossas mentes queremos que nos respondam a orao a nosso modo?

. Em um lugar, o Curso fala de que o ego grita: Quero que as coisas sejam assim! (T1). Fazemo-lo de menino, mas tambm o fazemos de adulto. Assim como o quero. m que s vezes Helen estava acostumada a reclamar a Jesus, que lhe dizia: Isto no vel! Nunca funcionou bem para ela. No o tentem. Alm disso, recordem que quando o Curso o Esprito Santo nos dir tudo o que precisemos saber, porque Ele conhece melhor que ns o isamos saber.

isso certo tambm no sentido de que consciente ou subconscientemente no s esperamos sse de resposta, mas tambm tambm definimos o problema?

sso o que quero dizer. Fabricamos um problema e logo exigimos uma resposta ao mesmo. O a consiste em que estamos dizendo: Este meu problema, em vez de admitir basicamente, ou em paz, por favor me ajude a estar em paz. A verdadeira causa de no estar em paz gamos algo contra algum. H uma ausncia bsica de perdo em ns, assim que a soluo vir sempre na forma de algum aspecto do perdo, de alguma unio com algum. No importa m um nvel de conduta ou de pensamento. Recordem de novo, a chave reconhecer que cada a que acreditam ter no mundo nos indica uma falta de perdo.

minhas linhas favoritas no Curso, porque parece no ter absolutamente nenhum sentido, a certo que no parece que todo pesar no seja mais que uma falta de perdo (L:1). Traduzido, quer dizer que certo que todas as angstias ou problemas no aparentam ser almente so. Acreditamos que a angstia provm de todos os diversos tipos de problemas que mos ter, mas o que realmente acontece que o ego lanou uma cortina de fumaa para que hamos a precauo de que cada angstia que experimentamos procede da ausncia de perdo ena de que estamos separados. Podemos entender que a soluo a qualquer angstia e a problema em nosso mundo seja nosso mundo pessoal ou o mundo em geral seria nos os curar atravs do perdo.

ria dizer algo sobre o Esprito Santo e a confiana: aquilo de que s nos sentamos e nos mos? e logo estar alerta e vigiar os pensamentos que no so tranqilos. Uma das partes cruciais ocesso que tudo o que temos que fazer nos tirar do centro. No temos que fazer nada. A o do texto diz: Este Curso no pretende ensinar o significado do amor, pois isso est alm do pode ensinar. Pretende, no obstante, limpar os obstculos que impedem de experimentar a a do amor... Isso o que faz o milagre; simplesmente elimina o obstculo que nos impede de ciencia de que somos filhos de Deus. Tudo o que dizemos em relao com o milagre que este u corrige o que o ego tem feito. O milagre no faz nada; mas sim desfaz. Quanto mais serenos os, o que significa realmente nos desprender de nosso ego, nessa mesma medida poderemos muito claro tudo o que precisemos saber.

Princpio 5

RES SO HBITOS E DEVEM SER INVOLUNTRIOS. NO DEVEM ESTAR SOB CONTROLE SCIENTE. MILAGRES CONSCIENTEMENTE SELECIONADOS PODEM SER GUIADOS DE FORMA EQUIVOCADA.

ente, isto significa que o propsito de Um Curso em Milagres nos apartar continuamente de rma de resolver os problemas. Uma das coisas que fazemos atacar o problema; definimos certa maneira e logo temos respostas para isso. Sempre estamos ocupados nisso. Todo o do Curso nos adestrar de uma forma completamente diferente de perceber os problemas e ar para que esta se converta em nossa reao imediata. Em outras palavras, por exemplo, se os em uma situao e algum faz algo e de repente comeamos a nos sentir perturbados ou

mais e mais deve converter-se em hbito que imediatamente nos olhemos introspectivamente os ajuda para trocar nossa percepo desta pessoa ou desta situao. Isso o que quer dizer quando afirma que o milagre deve ser involuntrio, que no somos ns quem o faz. Uma das haves em Um Curso em Milagres que o distingue de muitos sistemas da Nova Era, que tm ias similares, que o Curso torna bem claro que no podemos obter isto por nossa conta. mos os milagres, mas no somos ns quem os realiza. No podem fazer-se sem a ajuda do Santo. Esse o significado de involuntrio e de que (os milagres) no devem controlar-se temente. No Captulo 2 do texto, Jesus fala sobre a diferena entre sua direo e seu controle 1:3-8; 2:7-10). Diz-nos que devemos lhe entregar todos nossos pensamentos de medo, pensamentos de separao, de modo que ele possa control-los por ns; ento poder nos as, repito, no devemos tratar de fazer isto por nossa conta. Ns no estamos a cargo, Ele sim Nossa meta nos sanar o suficientemente de modo que Jesus pense, fale e atue atravs de

so, o Curso no quer dizer que no teremos problemas no mundo, ou o que acreditamos que blemas. O que significa que poderemos v-los de forma diferente. Nossa resposta habitual : o que posso aprender disto? O que acontece com o tempo que nosso perodo de reao mais curto em termos de quanto toma corrigir nossas percepes sobre o que acreditvamos perturbava.

mos usar o termo alinhamento com Jesus?

iser usar a palavra alinhamento seria no sentido de que alinhamos nossos pensamentos com , de forma tal que comeamos a pensar como Ele. O Curso completo um programa de mento, como o explica ao final do primeiro captulo (T-1.VII.4:1). um curso de adestramento uma forma de nos adestrar para que pensemos de maneira absolutamente diferente de todo o ste um sistema de pensamento muito radical. Ensina absolutamente o contrrio do que o cr, e ensina o contrrio do que muitas religies ou sistemas espirituais tambm acreditam. m-me lhes mencionar, se no j o tiver feito, que Um Curso em Milagres deixa bem claro que nico caminho, que no a nica forma da verdade. S diz que um caminho. O Curso diz de o que uma forma entre muitas milhares (M-1.4:1-2). Mas um caminho especfico, o que er que no se pode combinar com nada mais porque no se ajustar. Quanto mais exploramos z, mais reconhecemos quo radical .

iz este princpio que no devemos confiar em nossas prprias percepes e, portanto, no s escolher como temos que reagir ao que percebemos. Isso o que quer dizer os milagres ados conscientemente podem proceder de um falso assessoramento. Aqui se usa a palavra no sentido popular dos milagres como coisas que ns fazemos. Diz, repito, que no devemos quem escolhe o que fazer. Podemos estar frente a algum que esteja sofrendo, e poderamos essar a fazer algo para sanar ou aliviar o sofrimento da pessoa, e afinal isso pode no ser a is amorosa que possamos realizar. Isto poderia surgir da lstima; poderia proceder da culpa; proceder de nosso sofrimento; poderia no emanar do amor. E assim o que Jesus nos diz aqui escolham conscientemente o que ser o ato de amor. Deixem-me faz-lo por vocs. Este o muito claro e muito importante. Uma tentao em que podem cair muitas pessoas que m com o Curso, assim como pessoas que esto em outros caminhos espirituais, rem-se em benfeitores espirituais. Por exemplo, voc vai trazer paz ao mundo; voc vai a verdade s pessoas; voc vai ajudar a mitigar o sofrimento, etc. Tudo o que faz realmente ofrimento real porque o est percebendo fora. Tampouco se precav de que se o vir fora, tem unicamente porque o v dentro de si mesmo. Se voc perceber a dor em outra pessoa e se ar com a dor, s pode ser porque a v em voc mesmo. Poderia ser um exemplo de reaoo: sinto que sou terrvel e, portanto, psicologicamente me defendo de minha culpa tratando de todos outros, tratando de expiar meu pecado depois de hav-lo feito real.

significa que voc negue o que v. Se algum se tiver quebrado um brao e grita de dor, no er que voc negue que essa pessoa sente dor e que lhe volte as costas. O que significa que que sua maneira de olhar essa dor. Voc se precav de que a verdadeira dor no procede do verdadeira dor surge da crena na separao que est na mente. Se verdadeiramente quer nstrumento de cura, voc se une a essa pessoa, o que quer dizer, possivelmente, que voc se a lev-la ao hospital. Mas o que realmente faz atravs da forma de sua conduta unir-se com soa, e dar-se conta de que voc est se sanando tanto como ela.

to aqui que esta no uma deciso que devemos tomar por nossa conta. Muitas vezes tratamos de ajudar, realmente fazemos outra coisa, que freqentemente uma extenso de rpria culpa. A lstima no uma resposta amorosa, a comiserao no uma resposta . V voc diferente da outra pessoa. No Captulo 16, o Curso estabelece uma distino entre a

a verdadeira empatia (T-16.I). A falsa empatia identificar-se ou empatizar com o corpo da ssoa seja falando do corpo fsico ou do corpo psicolgico o que significa que voc faz fraca soa ao fazer o corpo real. A verdadeira empatia identificar-se com a fortaleza de Cristo na ao perceber que o pedido de ajuda dessa pessoa o seu e, portanto, ambos esto unidos mais do corpo.

m, o problema chave que ter que vigiar algo que reforce a separao. por isso que o do Curso a respeito da cura to diferente do de outros caminhos. A cura no algo que faz. A verdadeira cura, como a v Um Curso em Milagres, no provm de rezar determinada ou de uma imposio de mos, ou de dar energia a algum, ou de algo do estilo. Se assim c estaria fazendo real algo do corpo e estaria dizendo que voc possui um dom que ningum ssui. Isso no cura. Isto no quer dizer que estes enfoques no possam ser teis, nem quer e no devam ser usados. O que isto significa que no se devem chamar cura, porque ento a reforando a separao. Muito sutilmente, estaria-se fazendo real ao corpo.

verdadeira energia neste mundo o Esprito Santo. Qualquer outra coisa falsa energia, e te do ego, do corpo. A energia curadora do mundo o perdo, o qual procede do Esprito m nossas mentes. Qualquer outra forma de energia pode ter relevncia, existncia, e realidade o mundo do corpo, mas esse mundo do corpo inerentemente ilusrio. No disso que fala o m termos de cura. Este fala unicamente da unio com o Esprito Santo em nossa mente ao lhar Sua percepo, e desse modo nos unir com outros.

no somos ns que podemos escolher o que devemos e o que no devemos fazer. Ele o nico olhe a expresso do milagre. Logo o estende atravs de ns. Mais adiante, o texto amplia este diz que nosso nico interesse entregar nossos egos ao Esprito Santo; estender o perdo ossa responsabilidade (T-22.VI.9:2-5). a onde nos equivocamos. Tratamos de estender o por nossa conta, o qual parece ser a ao amorosa ou santa. O que fazemos sutilmente que a arrogncia do ego assuma o papel de Deus. Nossa responsabilidade simplesmente uda para ver algo na forma que Jesus o v em lugar de v-lo como o v o ego. Essa nossa sponsabilidade. Isso o que constitui o milagre. Logo Ele estende esse milagre atravs de ns z especificamente o que devemos ou o que no devemos fazer.

so que freqentemente h tanto julgamento e intolerncia entre os caminhos religiosos e is. A culpa jamais se perdoou na verdade, mas sim simplesmente se reprimiu e logo se na forma de uma falsa beatice religiosa. Recordo um exemplo que ocorreu faz muitos anos, empo depois de se publicar Um Curso em Milagres. Conhecemos um homem que tinha do uma ampla coleo de correes que o Curso faz Bblia e que ele estava a ponto de ar a vrios ministros que conhecia, para lhes mostrar o que realmente ensinou Jesus. ente o que fazia era dar na cabea com o Curso s Igrejas que lhe tinham dado na cabea com Felizmente pudemos det-lo a tempo. Todo o assunto que devemos estar suscetveis ao que e em nossas mentes, estar atentos a algo em nosso pensamento que possa causar que nos os dos outros e reconhecer que esse tem que ser nosso ego. Sempre devemos ser cautelosos ulgar de acordo com a forma, a qual, obvio, a nica maneira de julgar do ego. Mas certo, to, que no mundo ilusrio alguns esto mais adiantados que outros. Jesus o exemplo , no obstante, sempre devemos ser cuidadosos ao julgar.

ho isso muito difcil. Como enfermeira, espera-se que eu responda ante a dor e o sofrimento, e e em situaes de emergncia eu possa fazer o que devido.

amente, disso que estou falando. Isto no significa, dito seja de passagem, que se voc for ra e algum chega sangrando voc diga: Ah, aguarde um momento; tenho que meditar e ar o que devo fazer. Em realidade isso no amoroso. Basicamente, voc presume que o que er correto; quer que Jesus atue atravs de voc e logo voc atua. Se eu estou atendendo a em meu escritrio, no me detenho a cada quinze minutos e digo: Aguarde, tenho que me ar com o Chefe antes de lhe dizer a voc o que fazer ou o que acredito. Eu s naturalmente ue minhas reaes ou o que digo procedem de Jesus melhor que de meu ego. O que trato de to, vigiar sempre minhas emoes e pensamentos, de maneira que se detectar algo que eu procede de meu ego e no do Jesus, imediatamente peo ajuda para tir-lo do meio. No me o no que devo dizer, porque se o fizesse sempre estaria equivocando minhas palavras e no dizer nada. Meu interesse central no o que digo, mas sim tirar o ego do meio.

o problema com a imposio de mos e a orao por algum que padece uma enfermidade. no significa que no deva faz-lo... reforar, no obstante?

Depende de por qu o faz. Em outras palavras, se considerar que pode ajudar as pessoas de lhes impor as mos, ento no h nada de errado nisso, desde que voc compreenda que uma forma atravs da qual o Esprito Santo une voc com outra pessoa, e que a cura no da imposio de mos. Quero dizer, que tal se suas mos esto sujas ou se voc se converter quadraplgico? Significa isso que no pode curar? No, no se trata da forma; mas sim do do que se d mesma. me permitam ler algo da seo A cura como liberao do medo (T ue fala especificamente sobre a diferena entre magia e cura. Algo que se relacione com o magia. Algo que faamos neste nvel para ajudar a resolver um problema magia porque a ver o problema no corpo, e logo aplicar o remdio ao corpo. Isto se aplica por igual a tradicional, s formas de medicina da Nova Era, imposio de mos ou a dizer oraes. o parte da magia ou formas de magia. Mas logo diz que isto no significa que sejam osas. O valor da Expiao no reside na maneira em que esta se expressa (T2.IV 5:1). A , da qual falaremos mais adiante, a palavra que utiliza o Curso para referir-se correo do ue significa que o princpio de Expiao se refere unio, j que o ego se apia na separao. stamos dizendo que o valor da Expiao, o princpio da unio, no est na maneira em que ssa. De fato, se se usar acertadamente, ser expressa na forma que resulte mais benfica ue vai receb-la. Isto quer dizer que para que um milagre seja o mais eficaz possvel, tem que esso em um idioma que quem o receber possa entender sem medo (T-2.IV.5:2-3).

m vier at voc e acreditar que com a imposio de suas mos se pode sanar, ento, obvio deve faz-lo. como se eu fosse a um cirurgio e acreditasse que ao abrir meu corpo e isto ou aquilo me sentirei melhor, ento, claro que devo faz-lo. Se algum acreditar que voc usa uma orao especfica vai ajud-la, obvio que deve faz-lo. Mas o que o Curso diria reconhea que o que voc faz no tem nada que ver com a forma, j que esta limita. Tem a m o significado subjacente do que voc faz: unir-se com as pessoas. Como diz esta passagem, to Santo no importa a forma pela qual voc se une com os outros. Posto que vivemos em um de smbolos e posto que vivemos em um mundo de corpos, temos que utilizar os smbolos e ue utilizar nossos corpos. Como diz em O canto da orao (um folheto posterior ao Curso, do en foi escriba): um engano acreditar que voc tem uns dons de cura que outras pessoas, tais curadores espirituais e os mdicos, no tm (pg. 17-18; S-3.III.1-3).

significa que voc deixe de fazer o que faz. Provavelmente, isso no o que o Esprito Santo ria. Tudo o que Ele lhe diria que deixe de pensar que a forma do que voc faz tem ades curativas de alguma classe, porque uma vez o creia estar dizendo que neste mundo go que real; que a palavra tem poder. No pode haver nenhum poder em uma palavra. Esta da. Como disse antes, o Curso diz que as palavras so smbolos de smbolos. Portanto, esto nte afastadas da realidade (M-21.1:9-10).

murti elaborou uma maneira muito engenhosa de nos expor este assunto. Ele disse que se voc verter algo em um objeto sagrado, faa um pequeno experimento. Coloca-se qualquer objeto suporte da lareira e, diariamente, por espao de trinta dias se apresenta ante o mesmo. Penso e flores ao redor e diz uma frase breve. Poderia ser Shalom; poderia ser Coca Cola; ou ser qualquer mantra que seja seu favorito. Ao cabo de trinta dias, esse objeto se converteu em rado para voc, no porque haja nenhuma santidade inerente no objeto, mas sim porque voc feriu essa santidade ao acreditar que este sagrado.

razo pela qual esta idia to importante no sistema de pensamento do Curso. No existe mente nada neste mundo que possua santidade alguma, porque neste mundo no h nada. produto do que h em nossa mente. Se acreditarem que algo santo, ento isso se tornar ra ns. Se sentirmos que h certo poder que provm de alguma pessoa ou de alguma coisa no porque ns lhe atribumos esse poder. H um s poder neste mundo, e esse poder universal r do Cristo que radica em nosso interior. Todos compartilhamos esse poder por igual. Uma vez mos que neste mundo h umas coisas que so mais santas ou mais poderosas que outras, ou a gente mais santa ou mais poderosa que outra, afirmamos que existe uma hierarquia de Essa, repito, a primeira lei do caos (T-23.II.2:3).

razo pela qual a primeira lei do caos, porque todas as leis se apiam nela. Isto tambm Um Curso em Milagres. A nica coisa santa a respeito deste livro que pode nos aproximar Deus, mas o mesmo poderia dizer-se de qualquer outra coisa. O livro por si no mente santo. s vezes as pessoas se aproximam deste livro com reverncia e quase se m ante o mesmo, e o sentem e o tocam. No h nada errneo nisso. s vezes isso at parece no, mas o que fazem projetar sobre o livro algo que est em sua mente.

nada neste mundo, o mundo da forma, que tenha significado. Esse o propsito das primeiras o Livro de Exerccios, as quais afirmam que neste mundo nada tem significado. O que

te dizem que o nico significado que pode ter algo o que voc lhe transfere. Se for o ego o que lhe transfere significado, ento no tem nenhum. Se for o Esprito Santo em voc o que rga significado, ento sim o tem. Repito, isso no quer dizer que voc deva renunciar a er formas especficas que funcionem para voc neste mundo. Isso no o que diz Um Curso gres. Tudo o que diz : advirta que a nica razo pela qual a forma funciona porque voc nela; e portanto, essa pode ser a forma que Jesus ou o Esprito Santo use para lhe ajudar a cer qual a verdadeira Fonte de todo significado, que Deus. Isso o que faz o milagre, troca equivocada do ego de que existe algo real fora, seja um problema ou sua soluo, e nos ue o nico real o uso que lhe damos, e esse provm de Deus. Tudo o que h no mundo, ode ser utilizado para nos aproximar dele.

sito que me esclarea isso.

ito fcil ir-se pela tangente neste assunto. Muita gente trabalha com Um Curso em Milagres e a mal o que este diz. Dizer que a magia no cura no quer dizer que a magia seja m, ou que seja pecaminosa. Neste mundo no se pode evitar a magia. Magia algo no nvel do mundo. so, portanto, magia. O que o converte em um milagre o uso que voc lhe d.

ardecer, o amanhecer, e voc, no so reais? No so criao de Deus?

O nico real a respeito de um entardecer que o Esprito Santo pode us-lo como uma forma r voc a aproximar-se de Deus. Mas o entardecer em si inerentemente ilusrio. O que faz o er? As cores? Deus no criou o entardecer, nem o sol, nem o mundo. O ensino bsico do que o ego fez o mundo. Ns o pusemos a. Algumas coisas fizemos bastante bem. Fizemos em os entardeceres e os amanheceres; no fizemos muito bem os sis abrasadores que matam as. Fizemos bem as suaves chuvas que fazem brotar a erva; mas realmente falhamos com os e as inundaes. Tudo neste mundo uma espada de duplo fio, como voc v, o que o Curso ue como voc sabe que Deus no pode ter criado isto.

ente, o princpio que Deus, por ser esprito, s podia estender ou criar o que como Ele. Ele e ter criado o corpo ou a forma que no so como Ele. Isso proveio do ego: o corpo a do pensamento de que estamos separados. ego antes do corpo?

Havia um pensamento de separao e uma crena em que podamos estar separados de Deus. ego. Quando o pensamento de separao se projetou fora da mente, surgiram o mundo e o

Princpio 6

ILAGRES SO NATURAIS. QUANDO NO OCORREM, ALGO ERRADO ACONTECEU.

nos ensina que o mais natural neste mundo estar em paz e ser um com Deus, porque essa cede do Esprito Santo em ns. O que no natural neste mundo so as coisas que nos m contra essa naturalidade: os sentimentos de ira, o conflito, a depresso, a perda, a culpa, a de, etc. Todos estes no so naturais porque no provm do que somos realmente. Neste os sentimentos de paz, de sorte, e de ser um com toda a humanidade refletem o que somos dade e, portanto, so naturais.

as palavras, quando no ocorrem os milagres, e aqui podemos pensar nos milagres como a o do Esprito Santo em nossas mentes, algo anda mal porque pusemos alguma coisa no meio. do o que o ego: uma obstruo que entorpece a conscincia do que somos na verdade.

ha um problema antes com respeito ao comentrio que voc fez de que ningum santo, mas que o que voc disse tem sentido. Com algumas pessoas s se experimenta uma presena, imento de unidade, no sentido de que so uma consigo mesmas ou com Deus e, portanto, que isso o que eu chamaria uma pessoa Santa.

e isso significa que eles pem menos impedimentos sua santidade que outras pessoas. undo, isso certo. Mais adiante neste captulo, o qual no vamos cobrir hoje, Jesus fala de si e diz que ele no diferente de outros (T-1.II.3:5-6). Ele no nem mais santo nem menos e ningum. A nica diferena que ele transcendeu seu ego mais rapidamente que o resto de mundo do tempo ele diferente porque no tem ego. No mundo da eternidade, entretanto, ele al ns mesmos. Por isso diz que experiment-lo com reverncia um engano, porque ele

reverncia como algo que se justifica unicamente quando estamos ante algum que superior nica Pessoa ante Quem se justifica isto, Deus, porque Ele nosso Criador. No devemos verncia por Jesus, porque ele igual a ns. Um pouco mais preparado, isso tudo. Portanto, s lhe pedir que nos ajude. aprofundar um pouco mais nisso, em tudo o que apreciamos e apreendemos em outros e mos que santo, vemos nossa prpria santidade?

mas tem que ter muito cuidado. Freqentemente quando vemos quo Santa essa pessoa te, o que fazemos muito sutilmente nos humilhar a ns mesmos. Dizemos que esta pessoa nta que ns. Isso o que fazemos quase sempre. Esse o engano. por isso que, do ponto de Curso, cometeu-se o engano de fazer Jesus superior a todos outros. Essa no foi uma maneira ecer ao Jesus, mas sim de nos diminuir, ao dizer que ele o nico Filho de Deus. Foi uma de dizer que ele perfeito e puro, o que implicava o fato pelo qual a gente se sentia to No era tanto uma afirmao a respeito do Jesus, era uma asseverao sobre o que havia em ntamo-nos to culpados e mpios que tnhamos que faz-lo diferente. E todo o centro de seu que no somos distintos; todos somos o mesmo. Somos o Cristo.

diferena com Jesus que ele foi o primeiro a reconhecer Quem era na verdade, que era o que ajuda a todos outros a reconhecer que tambm so o Cristo. Um exemplo do que o Curso especialismo espiritual que consideremos que certas pessoas so superiores ou mais santas espirituais que outras. O que fazemos com isso nos humilhar a ns mesmos muito te, o que significa que reforamos a crena de que estamos separados. Acontece o mesmo acreditamos que somos mais espirituais que outra pessoa (lados opostos da mesma moeda).

Princpio 7

GRES SO UM DIREITO DE TODOS; ANTES, PORM, A PURIFICAO NECESSRIA.

ao no uma palavra que se use freqentemente no Curso. Em realidade, esta tem mais es no judasmo e no cristianismo, por isso acredito que aparece aqui. Nas primeiras sees e do Curso, em particular, utilizam-se substancialmente as referncias bblicas devido a que nhecia a Bblia bastante bem, sobretudo o Novo Testamento, e foi uma maneira de Jesus lhe sanar uma brecha. O que o Curso quer dizer com purificao no nada que tenha que ver orpo.

que a conhecia? Gostava de l-la. Gostava da forma em que estava escrita. Ela tinha um maravilhoso de estilo e linguagem. Tinha uma relao de amor-dio com o cristianismo, e mente com a Igreja Catlica, mas havia uma parte dela que se sentia muito atrada por esta omo pelo Novo Testamento. Ela podia citar passagens completas. Tambm estava muito zada com os dogmas, as doutrinas e ensinos da Igreja Catlica e das principais Igrejas ntes. Mas ela nunca estudou formalmente a Bblia.

o, como a usa o Curso, no tem nada que ver com o corpo. Voc no desencarde o corpo espoja, porque este no impuro. Se o corpo for inerentemente uma iluso, como nos ensina o em Milagres, ento no ter que fazer nada com ele. O que faz o corpo pecaminoso, impuro no, so nossos pensamentos, o que significa que so estes os que devem desencardir-se, no por isso que com toda segurana o mtodo do Curso no seria fazer algo com o corpo. O o no poderia ser a forma de espiritualidade do Curso, posto que o propsito do ascetismo rdir o corpo. A idia do Curso que se desencarda a mente.

sse Santo Agostinho: Ame e faa o que quiser. Se houver amor em seu corao e em sua ento tudo o que fizer ser uma extenso desse amor. Portanto, no ter que preocupar-se orpo, isso preocupar-se com o que no se deve. No no corpo que se radica o problema. ter que se preocupar com os pensamentos na mente. O nico pensamento que ter que o pensamento de culpa; isso o que se tem que desencardir. Assim quando o Curso diz que ndo tem direito aos milagres est dizendo que os milagres so para todos ns.

mplicao importante aqui que os milagres no so coisas que certas pessoas fazem. Um dos enganos que cometem as religies formais atribuir certos poderes ou propriedades is a algumas pessoas e a outras no. H pessoas que podem obrar milagres e outras no; o os santos. Estes so os que foram escolhidos por vrias instituies religiosas como os nicos de fazer certas coisas que outros no podem fazer. O que o Curso diz que os milagres so ns podemos fazer; de fato, todos devemos faz-los. Um milagre no abrir o Mar Vermelho nhar sobre a gua; o milagre trocar da percepo do ego percepo do Esprito Santo. Isso gre; e todo mundo tem direito ao mesmo. Por conseguinte, isso significa que qualquer pessoa

r o instrumento para que o Esprito Santo ou Jesus estenda Seu amor atravs dela na forma mais til e mais amorosa. Nosso ponto de interesse, portanto, no radica no milagre externo. oco radica na purificao dos impedimentos ao milagre, na erradicao dos obstculos ao cimento da presena do amor. O que ter que desencardir so nossos pensamentos de o, nossos pensamentos de culpa. O que desencarde que peamos ao Esprito Santo que travs de ns. julgaria ou mediria voc o progresso com o Curso?

o trataria de medir o progresso de ningum exceto o meu, e esse progresso s seria o grau de eu sinto. Cada um de ns tem em sua prpria vida uma maneira de medir isso. Em outras , se voc se encontrar em uma situao que h cinco semanas ou cinco anos o fazia subir ou se estiver na presena de algum que o enchia de um dio iminente ou de um medo , e de repente voc pode permanecer com essa pessoa e sentir-se em paz, isso seria uma o de que est fazendo o devido. Sempre um engano crasso tratar de julgar outra pessoa. H ha no texto que diz que consideramos alguns de nossos maiores avanos como fracassos, e os alguns de nossos piores retrocessos como grandes triunfos (T-18.V.1:6), o que uma bela e suave de Jesus nos dizer que ns no sabemos o que o que est ocorrendo. E se no s o que acontece a ns, como vamos saber o que est ocorrendo em outra pessoa?

Princpio 8

LAGRES SO CURATIVOS PORQUE SUPREM UMA FALTA; SO APRESENTADOS POR ES QUE TEMPORARIAMENTE TEM MAIS PARA AQUELES QUE TEMPORARIAMENTE TEM MENOS.

pio 8 introduz a palavra falta, que um vocbulo que Um Curso em Milagres utiliza de vez ndo e que parte do conceito de princpio de escassez (veja, por exemplo, T-1.IV.3; TEsse o aspecto de nossa culpa que nos ensina que algo nos faz falta, ou que existe alguma . obvio, o ego jamais diz que o que nos faz falta Deus. Deus est excludo do sistema do so o que quer dizer o Curso com o princpio de escassez. Falta o derivado disso. A crena carecemos de algo procede da crena ou percepo egocntrica do mundo, que um mundo ao. Isto fala agora sobre como o milagre se converte na correo dessa crena na escassez. re nos ensina que no estamos separados uns dos outros, que verdadeiramente somos um. obvio, converte-se no reflexo da integridade de Cristo. O milagre erradica o peso da culpa que ede de recordar a abundncia de Cristo.

pio afirma: Os milagres curam porque suprem uma falta. Esta outra indicao de que o o preciso em sua linguagem. Basicamente, como diz em outra parte, voc no supre uma orque isso realmente significa que existe uma carncia que voc enche, o qual a faria real. A ais correta de expressar isto, que em realidade a forma em que o Curso o expe mais tarde, milagre corrige a percepo equivocada de que h uma falta de algo. Isso o que faz o

-nos aqueles que temporariamente tm mais para aqueles que temporariamente tm menos que faz o milagre algum que est em sua mente correta, contrrio pessoa que riamente tem menos porque est em sua mente equivocada. Isso o que querem dizer essas . A palavra temporariamente importante aqui. Uma passagem no texto fala sobre como a efetua quando o curador no tem medo (T-27.V.2:7-14). Entretanto, isto no quer dizer que o sempre esteja livre de medo; s no instante em que escolhe curar em vez de atacar. Ns e um lado a outro todo o tempo. O folheto de psicoterapia diz que o terapeuta deve estar um passos mais adiantado que seu paciente (pg. 7; P-2.III.1:1). Como sabe qualquer terapeuta, mpre este o caso, e isto no significa milhas de distncia. Repito uma vez mais, milagre usa no sentido de que algum faz algo: algo que se executa. Esse o uso popular da palavra .

Princpio 9

LAGRES SO UMA ESPCIE DE TROCA. COMO TODAS AS EXPRESSES DE AMOR, SO SEMPRE MIRACULOSAS NO SENTIDO VERDADEIRO, A TROCA REVERTE AS LEIS S. TRAZEM MAIS AMOR TANTO PARA O DOADOR QUANTO PARA AQUELE QUE RECEBE.

retao do ego do que significa dar que quando dou algo j no o tenho. Se lhe der algo, m mais e eu tenho menos. Dar, para o ego, sempre quantitativo. Agora, isto assim, quer sobre coisas materiais, ou sobre assuntos ou pensamentos psicolgicos. Um dos aspectos

a projeo que ao lhe adjudicar minha culpa a voc eu me libero dela, e voc a tem. Sempre mos que quando nos liberamos de um pensamento, algum mais o tem e ns no.

e corrige isso e nos ensina que o que damos tambm o que recebemos posto que somos mo em realidade no dou nada que exista aqui, porque aqui no h nada, tudo reside em mente. Portanto, o dar realmente reforar. Se lhe adjudicar minha culpa ao projet-la sobre tac-lo, o que fao em realidade reforar minha prpria culpa. Se lhe der amor, ento o que eforar o fato de que h Uma Presena de Amor Que est dentro de mim, e essa Presena, o Santo, a nica que na verdade d esse amor. por isso que o que damos o que ramente recebemos. Dar e receber o mesmo. Esse um dos princpios chave que mos neste material. Vrias lies do livro de exerccios o tm como idia bsica (por exemplo, 08, 126) e certamente o texto o discute uma e outra vez.

, os milagres se convertem em um intercmbio. Permito ao Esprito Santo que estenda Seu ravs de mim, o qual refora no s quem voc como filho do amor, mas tambm refora u eu, e nos cura a ambos.

a o reverso de como pensa o mundo ou de como pensa o ego, e isso o que significa essa o. Esta inverte as leis fsicas porque o mundo ensina, repito, que temos menos daquilo que de modo que quanto mais milagres escolhemos, e quanto mais nos permitimos ser ntos do milagre, mais recebemos os benefcios do mesmo. Quanto mais amamos, curamos e os, mais amados, sos e perdoados nos sentimos. A Orao de So Francisco uma formosa o desse princpio.

Princpio 10

O USO DOS MILAGRES COMO ESPETCULOS PARA INDUZIR A CRENA UMA COMPREENSO EQUIVOCADA DO SEU PROPSITO.

os milagres como espetculos para induzir a crena uma compreenso equivocada do seu o. Aqui tambm a palavra milagre se usa no sentido popular de que a pessoa faz milagres. que podemos traduzir isso em termos de fazer coisas por outras pessoas para parecer que ons, ou tambm se pode entender que h pessoas que possuem o que chamamos habilidades s e que em um sentido as ostentam. Isso comunica ao mundo que eles so superiores a que tm certo dom que outros no tm, ou que so mais santos, mais sbios, melhores, etc. que acontece, por conseguinte, que usamos nossas habilidades ou dons para servir aos os do ego mais que aos do Esprito Santo.

so de uma cura fsica visvel, de um ato de genuno amor mais que de uma expresso do ego, em que este se expressa no um milagre entretanto? eto. O milagre a unio em sua mente. Pode dizer-se que a cura o efeito do milagre, mas go que s ocorre na mente, porque a que h um problema. O milagre a deciso de unir-se sprito Santo e por conseguinte unir-se com a outra pessoa. O que ocorre depois disso pode o efeito do milagre.

ma distino muito importante. Do contrrio, existe o perigo de por muita ateno ao exterior arentes efeitos do milagre. E quando estes no ocorrem, sentimos que algo anda mal, e mais nte ainda, sentimos que nos equivocamos: somos uns fracassados. Esta uma verdadeira a em que podem cair os curadores do mundo. Desenvolvem relaes especiais com aqueles a ram; convertem-se em dependentes destes para ter um sentido de mais-valia. Essa a razo, mplo, de que se diz que os psiquiatras tm uma proporo de suicdios mais alta que nenhum upo profissional. Se seus pacientes no melhoram, como eles julgam a melhoria, no fazem o riam que fizesse, ento eles fracassaram. Depois de algum tempo, a carga deste fracasso se uito pesada e a nica sada o suicdio.

Princpio 11

O O VECULO DOS MILAGRES. UM MEIO DE COMUNICAO DO QUE FOI CRIADO CRIADOR. ATRAVS DA ORAO O AMOR RECEBIDO E ATRAVS DOS MILAGRES O AMOR EXPRESSADO

ncpio introduz a idia da orao, uma palavra que no se usa freqentemente no Curso. nte, o trato que o Curso d orao relaciona-se com a idia de petio, de orar por algo ou m. Com freqncia, essa a maneira com que Um Curso em Milagres utiliza a palavra e, como diz mais adiante no texto, a nica orao que tem sentido a do perdo porque os

m perdoados tm tudo (T-3.V.6:3). Uma vez que voc pede a Deus para que ocorra algo no corpo, seja o seu ou o de outra pessoa, est fazendo real ao corpo e ao mundo, o que significa est caindo na armadilha do ego. Como vimos antes, voc basicamente diz a Deus o que tem r. Est dizendo a Deus: Este meu problema, ou Quero que Te encarregues disto e espero as. Esse outro exemplo da arrogncia do ego, que usurpa o lugar de Deus.

uando o Curso diz que a nica orao que tem sentido a do perdo, est assinalando que o otivo pelo qual devemos orar para nossas mentes se sanem da maneira de pensar do ego e uem maneira de pensar do Esprito Santo. Com efeito, o que faz nossa pequena dose de tade. uma maneira de orar pedindo a ajuda do Esprito Santo de modo que compartilhemos epo do mundo em lugar da nossa.

os que dizer ao Esprito Santo para onde deve estender Seu milagre ou Seu amor no mundo. que se precisa que nos tiremos do meio, que o que faz o perdo, de modo que Ele possa brar atravs de ns e nos utilizar como Seus instrumentos. O folheto O canto da orao usa alogia da orao como uma escada, e o degrau superior desta o que poderamos chamar mstica, ou a orao como uma experincia de comunho com Deus. Todos os degraus s so passos para essa experincia. Comea com a idia de orar para pedir coisas ou de orar as pessoas, e progredir por meio disto, at reconhecer que no oramos por outros; em e oramos por ns mesmos. Mas, quase sempre, quando o Curso utiliza a palavra orao, o mesma forma que as religies tradicionais a usaram como o orar para pedir coisas e, nte, este tem uma opinio distinta a respeito.

tretanto, quando fala a respeito da orao, reflete esse degrau superior da escada, que ser uma experincia de haver-se unido com Deus atravs do Esprito Santo. Nesse sentido, rao se converte no veculo dos milagres. O alinhar nossas vontades com a de Jesus ou do Santo o que permite que Seu milagre atue atravs de ns.

ente, Um Curso em Milagres fala a respeito da revelao neste primeiro captulo unicamente, e referir-se orao como um meio de comunicao entre a criatura e o Criador. O Curso ce uma diferena entre a revelao e o milagre a revelao uma experincia temporria de com Deus, que no constitui a meta do Curso. por isso que no a discute posteriormente. A o se contrasta com o milagre, a experincia de unio com o Esprito Santo que entemente nos une com todos outros. A revelao te une diretamente a Deus. Os milagres te retamente a teu irmo (T-1.II.1:5-6). Se uma pessoa tiver uma experincia reveladora, bom, mas esse no o centro de interesse do Curso.

o da orao se recebe amor, e por meio dos milagres se expressa amor. O que se discute experincia de sentir o Amor de Deus e de permitir que o Esprito Santo tome esse Amor e o por meio de ns. O propsito disto, por conseguinte, permitir que nos limpe de quaisquer as que pudessem impedir que o Esprito Santo nos utilize como canais de Seu Amor.

al as oraes ao final do livro de exerccios, todas dirigidas ao Deus Pai?

outro exemplo das inconsistncias do Curso no nvel da linguagem ou expresso. Em outra omo j sabemos, Um Curso em Milagres deixa bem claro que Deus nem sequer sabe deste o sonho do Filho que dorme e que est fora de Sua Mente (T-4.II.8; T-18.VIII.4,6). De modo teria muito sentido, neste nvel, orar a Ele. Mas o Curso no se adere rigidamente a uma e expresso. O que realmente faz utilizar Deus como uma metfora em lugar de Esprito que Sua Voz. Encontraro isso ao final do Canto da orao, onde a primeira pessoa o Deus. Assim, realmente o Curso oferece ao leitor uma variedade em termos de forma, seja dir a Deus, ao Esprito Santo, a Cristo, a Jesus ou a qualquer outro com quem se sinta a gosto o tem importncia.

Princpio 12

RES SO PENSAMENTOS PENSAMENTOS PODEM REPRESENTAR O NVEL MAIS BAIXO RPORAL DA EXPERINCIA, OU O NVEL MAIS ALTO OU ESPIRITUAL DA EXPERINCIA. UM FAZ O FSICO E O OUTRO CRIA O ESPIRITUAL.

m princpio muito importante. Diz: Os milagres so pensamentos, assim que o milagre uma a do pensamento do ego ao pensamento do Esprito Santo. Os milagres so pensamentos udo pensamento. Nada tem existncia fora de nossas mentes. O milagre o pensamento ige ou desfaz o pensamento de separao do ego.

ncpio outro exemplo do Nvel Um que mencionei antes. O Curso pode entender-se em dois Nvel Um e Nvel Dois. O Nvel Um o fundamento metafsico do sistema de pensamento do udo ou verdadeiro ou falso; tudo ou de Deus ou do ego e no h termo mdio, no h O Nvel Dois essa parte do sistema do Curso que trata sobre este mundo fsico, onde se ce a distino entre a maneira de olhar do ego e a maneira de olhar do Esprito Santo.

trata este princpio do Nvel Um, em que h duas classes de pensamentos: os pensamentos e, basicamente foram esses pensamentos os que fabricaram o mundo, e os pensamentos do Santo. Esta a primeira vez neste material que se encontra a distino entre as palavras e criar. O Esprito Santo cria e o ego fabrica. Mais adiante no texto, isto se explica com talhes (T-3.V.2-3). Quando se utiliza a palavra criar, usa-se unicamente para denotar a e do esprito, e isso no tem nada que ver com o mundo, nem tem contraparte alguma no Neste nvel que, repito, o Nvel Um, nossos pensamentos podem ser ou do esprito, que que criam, ou podem ser do ego, que significa que fabricam.

classes das fabricaes, que eu chamo Nvel Dois, que realmente no do que se fala aqui. a fabricao da mente equivocada do ego, que no s fabricou o mundo, mas tambm um sistema de pensamento e uma maneira de ser neste mundo que refora a separao. Ou, s ter pensamentos da parte correta de nossas mentes divididas os quais procedem do Esprito desfazem a separao do ego. Basicamente, pelo que falamos, h duas maneiras de estar undo: uma a do ego e a outra a do Esprito Santo. Ambas as maneiras so ilusrias, operam dentro deste marco de referncias. A idia crucial que os milagres so entos, que so pensamentos corretivos que tomam o lugar dos pensamentos do ego. Tambm s dizer que os milagres refletem o princpio da criao ou extenso do esprito no Cu. No , os mesmos so iluses porque surgem dentro do mundo da iluso e, assim, corrigem o que oi.

Princpio 13

GRES SO TANTO PRINCPIOS COMO FINS, E ASSIM ALTERAM A ORDEM TEMPORAL. O SEMPRE AFIRMAES DE RENASCIMENTO, QUE PARECEM RETROCEDER MAS MENTE AVANAM. ELES DESFAZEM O PASSADO NO PRESENTE E ASSIM LIBERAM O FUTURO.

r maneira de entender isto em termos de que podemos pensar neste caminho como em um ue reflete todo o transcurso de nossa experincia neste mundo. O que faz o milagre tomar spectos desta experincia, todos cimentados na crena da separao ou em nossa culpa (aqui de procede o comeo e o final), e em um sentido, os isola como reas problemticas com as os que lutar.

que temos uma dificuldade particular com uma relao. O milagre causaria que nos ssemos nessa relao e a perdossemos. Nesse sentido, ser um comeo e um final porque reve o problema. Quando sanamos o problema, o que significa que perdoamos a pessoa que a maior dificuldade, ou quando verdadeiramente nos liberamo de uma situao que provocou ntos de separao, ansiedade, culpa, ira, etc., o que ocorre que todo este aspecto do tempo iu. Isso o que quer dizer com que os milagres alteram a ordem temporria.

ensina que quando comeou a separao, s nesse instante, todo o tempo, o mundo completo uo, ocorreu simultaneamente (T-26.V.3). Nesse nico instante em que cremos que nos s nos separado de Deus, surgiu um enorme tapete. Este o tapete que constitui o mundo a evoluo passado, presente e futuro.

so em Milagres tambm ensina que nesse mesmo instante em que pareceu ocorrer a o, Deus criou o Esprito Santo, Que desfez a crena que deu origem a este tapete. como se o tivesse ocorrido em um instante, e se tivesse corrigido nesse mesmo instante. Entretanto, ma que ns ainda acreditamos que este mundo de tempo e espao onde habitamos, o qual te um sonho, a realidade. Por isso o Curso fala do Esprito Santo como uma Voz. Ele a Voz Que Se estende no sonho de tal maneira que possamos despertar do sonho, e o mundo inteiro o parte deste sonho.

s formas com que o ego nos arraigou neste sonho, na crena de que este realidade, foi do a noo de que o tempo linear: passado, presente e futuro. Este o principal obstculo ao e entender como o Curso v o tempo e como opera o milagre. Nossas mentes esto to adas na crena de que o tempo linear que impossvel para ns reconhecer que o tempo te hologrfico, que um modelo que nos apresentou a fsica quntica. A holografia ensina que

e cada parte est contido o todo, o que significa que dentro de cada uma das mentes, apesar riamos conscientemente, reside toda a histria do ego, que a histria completa no s deste mas tambm do universo fsico em sua totalidade. O que faz com que este seja um conceito rador para a mente, que esta (e por conseguinte o crebro) foi muito severamente limitada ruturao temporria que ns fabricamos, a qual uma viso linear: passado, presente e

ealmente acontece que em um determinado momento ns escolhemos experimentar uma articular deste holograma; pinamos em nossa mente e decidimos percorrer ou experimentar te de todo este sonho. Isto o que quer dizer o Curso quando afirma que repassamos um guia st escrito (L-pI.158.3-4). Este o guia. O Esprito Santo no o escreve. O Esprito Santo no coisas que nos ocorrem neste mundo. O que faz unir-se conosco neste guia e nos ensinar outra maneira de interpretar. H uma linha no livro de exerccios onde o Curso fala do Esprito mo Aquele que escreveu o guia da salvao no Nome de Seu Criador (L-pI.169.9:3).

a salvao o mesmo do ego posto ao reverso. Ali onde o guia do ego tinha como propsito a crena na separao, o Esprito Santo utiliza esse guia, que representa a todas as relaes e s em nossa experincia, de tal maneira que possamos aprender que no estamos separados. a o mundo como uma sala de aulas; o ego o utiliza como uma priso. o mesmo mundo, mas com que o ego o interpreta nos arraiga ainda mais neste. A maneira pela qual o Esprito Santo eta nos libera desse mundo.

os mantm neste tapete a culpa, que significa que a maneira de despertar deste sonho, ou rar do tapete, que nos liberemos desta culpa. Isso o que faz o perdo. A nica reclamao o Curso para si mesmo que economizar tempo. Afirma-o repetidamente. Por exemplo, Jesus ue se fizermos o que ele diz, economizaremos tempo (T-18.VII.4-6), e muitas vezes ele diz emos economizar mil anos (T-1.II.6:7).

o em Milagres no fala especificamente sobre o tema da reencarnao ou de vidas passadas, m um lugar, mas no toma nenhum partido (M-24.3:1). No obstante, implica, em muitas as, que esta no a primeira vez que viemos ao mundo. Quando diz que poderamos zar mil anos, o que em realidade diz que poderamos nos economizar muitas, muitas vidas. nifica que se tivermos um enorme problema de culpa que expressamos em certa rea de elaes, h algo que fazemos continuamente que refora o dio a ns mesmos ou nossa na separao. No lapso ordinrio de tempo, poderia tomar dez vidas transcender isto, o uma e outra vez at que o tenhamos superado. No obstante, se escolhemos solucionar este oblema, o que geralmente significa uma relao ou uma situao que o mundo julga difcil, de dor, angstia e sofrimento, e que em realidade poderamos olhar de um modo diferente, lica entender basicamente que no somos vtimas nem desta outra pessoa nem de ns , ento poderemos erradicar o problema em uma s vida. Isto o que quer dizer o Curso ao que poderamos economizar tempo ou que poderamos economizar mil anos. Isso o que que o milagre abole o tempo, ou que altera a ordem temporria. No abole o lapso de m sua totalidade; no isso o que faz. O que sim faz paralisar a quantidade de tempo que erradicar o enorme problema de culpa que temos.

nte, no necessrio entender ou estar de acordo sequer com toda esta viso metafsica do O que necessrio, entender, quando voc se encontra em uma situao muito difcil e , que existe um propsito que voc poderia identificar nessa situao. O propsito que no como uma vtima, e na medida que aprenda isso, nessa mesma medida sanar toda essa culpa m voc. Isso o que economiza tempo.

do o que voc diz, mas difcil ver isto em termos do ego coletivo, do qual existem muitas Algumas parte deste ego esto de volta, enrolando o tapete, e outras o esto desenrolando ais. como dar um passo para frente e dois para trs. Como se enrolar ao fim este tapete?

rso diz que o desenlace to seguro como Deus (T-2.III.3.10; T-4.II.5:8). Eu acredito que a iluso tomar muito, muito tempo. Como ensina o Curso, h uma quantidade tremenda de ste mundo.

e perpetua a si mesmo. m parece. Quando Helen comeou a receber este material procedente de Jesus, ele lhe deu uma plicao do que ocorria. Descreveu a difcil situao em que parecia estar o mundo, e lhe disse a uma pressa celestial. Disse que lhe estava pedindo s pessoas que retornasse ao mundo e asse, seu talento em favor deste plano como uma maneira de ajudar outros a trocar de ento mais rapidamente. Um Curso em Milagres seria uma das partes do plano. Helen e Bill

enharam seu papel trazendo-o para o mundo para ajudar as pessoas a trocar de pensamento eiro. Alm disso, o Curso se ajusta perfeitamente poca em que vivemos, uma era dominada or um cristianismo que no muito cristo, apesar das muitas mudanas radicais que m nos ltimos vinte anos, e de que uma era da psicologia.

do, esta uma era em que nos apartamos muito da idia racional de que a salvao no est ue, e muito mais demente em termos de acreditar que os interesses separados tanto mente como internacionalmente so a maneira de sair deste inferno. Por outra parte, em uma era que questiona seriamente os valores de nossas autoridades polticas, religiosas, s, sociais, educativas, etc. e por conseguinte, estaria relativamente receptiva a novas idias. a isto, muitos consideram Um Curso em Milagres como parte da Nova Era, embora sua em transcenda em muito o pensamento da Nova Era, e mais parte das grandes tradies da espiritualidade.

e o tempo no existe, por que seria necessrio apressar as coisas?

certo. Entretanto, suponha que seu filho est sofrendo um pesadelo. Voc sabe que um , mas ainda dentro do mesmo seu filho sofre. Portanto, como pai voc quereria diminuir o to de seu filho, mesmo sabendo que esse sofrimento no real. Essa basicamente a forma o Esprito Santo ou Jesus o veria. No que nossa dor seja real, mas ns acreditamos que ta uma forma de nos ajudar a sair de nossa dor.

ia dizer algo a respeito da procedncia da culpa? te bsica da culpa nossa crena de que atacamos a Deus e nos separamos Dele. Isso o que chama pecado, e certamente o mesmo que o pecado original. Devido crena de que s a Deus e nos separamos Dele vamos sentir culpa, e a culpa uma experincia psicolgica diz que pecamos. Desde a provm o medo ao que Deus far para se vingar. Ns atacamos a gora Ele nos vai castigar. Esta a medula do sistema do ego. Da procede toda nossa culpa: a e que vitimamos a Deus, o que logo projetamos sobre todas as situaes de nossas vidas, ao r que vitimamos a outras pessoas. Rapidamente invertemos isso e acreditamos que os outros vertem em suas vtimas.

iz o Curso que se perdoarmos a uma pessoa perdoamos a todas? Posto que todas as dificuldades provm de nossa culpa, se na verdade perdoamos a uma otalmente, em efeito perdoamos a todo mundo, porque no fim das contas tudo o mesmo a.

mo golpear o boliche dianteiro no jogo de boliches; todos outros boliches se derrubam.

to; essa uma boa analogia. H uma formosa lio no livro de exerccios que diz: Eu me ei por um momento e irei para casa (L-pI.182), a qual parece sugerir que poderia fazer-se cilmente (um estalar de dedos), e se acabou. O problema que a quantidade de medo que erida neste sistema imensa. A fonte bsica do medo o medo do amor ou o medo de Deus. os ensina que se realmente nos liberarmos de todo esse medo, Deus nos destruir. Isso o ede que permaneamos quietos por um instante e vamos a nosso lar. Em princpio o mos fazer, porque tudo o mesmo, s h um problema. Mas devido ao nosso medo ser to o que fazemos lhe cortar pedaos, assim que Um Curso em Milagres nos leva a percorr-lo o mais rapidamente.

edo inconsciente todo o tempo? onsciente porque a represso a nica forma pela qual podemos tolerar esta quantidade de

ez em quando eu tenho a impresso de que isto no to srio como todo mundo parece r que ; algum nvel em mim me diz sempre: No tome isto to seriamente! absolutamente certo. H uma linha no Curso que fala da separao como aquele momento o Filho de Deus esqueceu de rir (T-27.VIII.6:2). Mas esse exatamente o problema. A o foi o momento em que o Filho de Deus se esqueceu de rir. Todo o problema foi que quando aramos de Deus, tomamos a srio. Se nos tivssemos rido e nos tivssemos precavido de quo a tratar de criar como Deus, usurpando Seu papel de Criador, nada disto teria acontecido. O fazemos fabricar problemas, e os tomarmos muito a srio. Depois passamos o resto de idas tratando de resolver um problema que no existe. como o mago de Oz; ele no nada e um homenzinho detrs de um enorme sistema de amplificao. Isso o ego. Em outros o Curso fala sobre como o ego parece ser um leo rugindo, mas na realidade um ongo assustado que ruge ao universo (T-21.VII.3:11; T-22.V.4:3). Se pudssemos aprender a ar a nossos egos to a srio, estaramos melhor. O que ter que vigiar, entretanto, que no

os um problema que temos feito real. Esse o truque, porque nos enganamos muito te ao acreditar que nos liberamos que um problema quando tudo o que temos feito ocult-lo.

se sabe? er o que correto, eventualmente se sentir melhor, mais em paz. Ao princpio, falamos sobre de que os milagres so ao mesmo tempo comeos e finais, e assim alteram a ordem ria. Podemos entender que o que isto significa: que os milagres isolam os problemas e aqui onde nos concentramos, e ao erradicar isso se altera a ordem temporria. O que voc realidade, posto que todos nossos problemas esto arraigados no passado, admitir que o a no radica no passado. Realmente, est aqui agora mesmo no presente, justo aqui no o que escolho, e agora poderia escolher de uma maneira distinta. Ento, os problemas se m em afirmaes de renascimento, que parecem retroceder mas que em realidade vo para Isto o que queria dizer o Curso com nascer de novo, a frase que utiliza mais adiante (T5). Isto no quer dizer nascer outra vez como o expem os cristos fundamentalistas. Significa utra vez no sentido de escolher uma vida que se fixa de acordo com o Esprito Santo e no de om o ego. Seguir ao ego conduz morte; seguir ao Esprito Santo nos conduz de retorno rna.

e, na verdade, a afirmao dessa vida eterna, o qual se converte logo em um renascer em de que pensamos de maneira distinta. Parece retroceder porque sana o passado. Se me sinto com voc neste preciso momento, porque no estou vivendo com voc justo este momento; azendo algo do passado. A seo que aparece mais adiante no texto e que se intitula Sombras ado (T-17.III), explica como sempre vemos as pessoas em termos do passado, seja por coisas ditamos que nos tenham feito ou que tenhamos feito a outras pessoas, ou apoiados em nosso e na classe de necessidades que acreditvamos ter. Assim, o milagre desfaz o passado no , e isso libera o futuro.

, o milagre toma a viso egocntrica do tempo e nos libera dela. A viso egocntrica do tempo ito, linear, toma a culpa do passado e a projeta ao futuro. Devido a meu passado culpado, edo agora do que me proporciona o futuro. Sentir-me-ei inseguro sobre se terei dinheiro e para minha velhice, ou me sentirei inseguro ou temeroso de que me acontea algo terrvel. tes medos tm suas razes na culpa que radica no passado, a qual est arraigada na crena de uei contra Deus.

az o ego ao utilizar o tempo usar o passado, projet-lo para o futuro, e desse modo fazer isso do presente. H uma seo no princpio do Captulo 15 intitulada Os dois usos do tempo que uma exposio muito boa de como o ego utiliza o tempo e como o utiliza o Esprito O Esprito Santo quer nos dizer que o passado no existe, porque o mesmo se fundamenta em pa que no real. Portanto, no h nada que temer no futuro. Logo nos ensina que o nico ue existe o agora; s existe o presente, uma afirmao que faz o Curso mais adiante (L; L-pI.132.3:1). Isso permite ao Esprito Santo estender-se atravs de ns e, assim, o futuro rte em uma extenso do presente de tal maneira que a paz, o amor e a unidade que sentimos estende por meio de ns. Isso o que determina todo o resto.

ica que ter que permanecer em uma relao? obvio que no. Isso tem que ver com forma ou com conduta, e no h nada em Um Curso gres que sugira o que voc deve fazer em uma situao determinada. Este simplesmente prov o perdo com o qual voc pode afastar seu ego de modo que possa ser guiado por Aquele e o que melhor para voc nessa situao. Pea ao Esprito Santo primeiro, antes de atuar; tes de perguntar O que devo fazer?, deve pedir que o ajude a desfazer-se de seus entos egocntricos no resultado que de uma maneira ou de outra interfeririam em que voc ua resposta.

Princpio 14

AGRES DO TESTEMUNHO DA VERDADE. SO CONVINCENTES PORQUE SURGEM DA CONVICO. SEM CONVICO DETERIORAM-SE EM MGICA, NO FAZ USO DA MENTE E , PORTANTO, DESTRUTIVA; OU MELHOR, O USO NOCRIATIVO DA MENTE.

temente dizemos coisas como, dar testemunho da verdade ou refletir a verdade, e o que indica, repito, que a verdade no est presente neste mundo, porque o mundo no existe. O emos fazer neste mundo refletir a verdade do Cu. H uma seo que se titula O reflexo da e (T-14.IX). No somos santos neste mundo a no ser no Cu. Nossa santidade como o que podemos nos converter neste mundo no reflexo de Sua Santidade.

a seo que tem um ttulo formoso: Os arautos da eternidade (T-20.V). O arauto da de a relao Santa. Esta uma relao que foi profana ou especial, que esteve repleta de ira e ressentimento, e que se sanou, o qual significa que agora reflete a paz do Cu e da de. A relao Santa a precursora da eternidade. No a eternidade, mas ao nos unir atravs o reflete a unidade de Cristo no Cu. Do mesmo modo, a cura reflete a perfeio de Cristo, a dos Que somos realmente. Este princpio diz o mesmo, que os milagres do testemunho da No so a verdade, e sim o reflexo desta.

rso afirma que neste mundo de separao nos foi atribudo um salvador, e que quando os preparados para contemplar o rosto de Cristo encontraremos a essa pessoa. Significa isso eria ser qualquer pessoa? Qualquer tipo de relao, no necessariamente um matrimnio entre e mulher?

urso em Milagres parece sugerir que h certas relaes muito, muito cruciais em nossas vidas, edito que quase sempre estas seriam as pessoas com quem passamos grande parte de nosso pais, filhos, cnjuges, amigos muito prximos. Poderia ser uma situao de trabalho intensa icamente, estas seriam as relaes que o manual define como do terceiro nvel: relaes de da (M-3.5:1). No tem que ser sempre assim, mas geralmente esse o caso, e isso o que o mplica realmente.

ao Princpio 14, os milagres so convincentes em termos desta verdade porque surgem da o que emana de nosso interior, que realmente a f. a f e a confiana de que ao escolher ho do Esprito Santo estaremos melhor, o que mais fcil de dizer do que de fazer, porque stamos convencidos de que sabemos mais do que ningum que a ira funciona, que os es separados funcionam e que nossas maneiras de resolver os problemas so as melhores. O aos milagres testemunhas da verdade na qual podem se converter para ns, acreditar neles. nifica acreditar no princpio de que ao entregar o problema ao Esprito Santo, a situao se devidamente.

nvico degeneram em magia, que insensata, e, portanto, destrutiva; ou melhor, o uso no da mente. Isto quer dizer que quando no contamos com o Esprito Santo, porque os no ego para resolver os problemas, e isso magia. Podemos definir magia como algo que para resolver um problema que no existe, o qual se refere a tudo o que faamos para um problema no nvel fsico. Assim como o ego gostaria que resolvssemos. Isso magia, a e funcionar no nvel em que ocorre. Se voc tiver uma dor de cabea penetrante e tomar uma isso pode lhe tirar a dor de cabea, mas no eliminar a dor da culpa que o levou a produzirssa razo o Curso diz que use a magia se acreditar nela, mas que no creia que esta resolve blemas.

e lhe indicar onde est o problema realmente. Mais adiante, o texto assinala que o milagre causa a funo de ser causa (T-28.II.9:3), o que significa que os milagres nos ensinam que de todos os problemas que temos est em nossa mente. O mundo nos ensina que a causa st em nosso corpo ou no corpo de outra pessoa. Por exemplo, a razo pela que no sou feliz algo mau em mim, ou h algo mau na forma como voc me tratou, ou na forma com que o ou as condies do tempo ou Deus, ou o mercado de valores me tratam, ou qualquer outra e o ego converta na causa. Esta cancela a causa em nossa mente e converte ao mundo em

re devolve causa, que a mente, a funo de ser causa. Basicamente, tudo o que faz o quer dizer nos que o problema no est em outra pessoa; est em mim. A magia diz que o a est no mundo ou no corpo, e por conseguinte ali que voc tem que resolv-lo. Todos muito engenhosos ao resolver os problemas do mundo, e a medicina avana mais e mais na dos problemas do corpo. Mas verdadeiramente no resolve nada, porque tudo o que faz o ego r outro problema. Nesta gerao, o cncer o objeto. Lembrana que uma vez foi a plio. E ante, para a prxima gerao ser outra coisa. A nica coisa que fazemos trocar a forma e os ocupamos da verdadeira causa do problema, que nossa crena na separao.

utilizamos a magia como uma forma de resolver os problemas do mundo, pode ser vo. (a propsito, o uso desta palavra outro exemplo do que ocorria durante as primeiras de ditado do Curso, um exemplo da natureza coloquial do mesmo. Helen escutou a palavra vo, a qual se corrigiu imediatamente e se trocou por uso no criativo da mente.) Isto se ue a maneira do mundo de resolver os problemas por meio do ataque. s vezes o ataque til; outras vezes obviamente no o . Mas a magia nunca amorosa, posto que sempre um de solucionar um problema por meio do desamor, o qual exclui a Fonte de amor em nossa

Princpio 15

IA DEVE SER DEVOTADO AOS MILAGRES. O PROPSITO DO TEMPO FAZER COM QUE JAS CAPAZ DE APRENDER COMO US-LO CONSTRUTIVAMENTE. , PORTANTO, UM UMENTO DE ENSINO E UM MEIO PARA UM FIM. O TEMPO CESSAR QUANDO NO FOR MAIS TIL PARA FACILITAR O APRENDIZADO.

ente, este princpio expe a meta fundamental do Curso, que nos ajudar a que passemos ra do dia, todos os dias de nossas vidas, em uma contnua contemplao de todas as coisas Esprito Santo nos pede que as contemplemos. Isto quer dizer que continuamente vejamos que ocorre em nossas vidas como lies que Ele quer que aprendamos, que cada coisa que uma oportunidade de aprendizagem se nos aproveitarmos da mesma. Assim, tudo o que amos devemos ver como uma oportunidade de escolher a ofensa do ego ou o milagre do Santo.

ezes, durante o dia, em que meu ego grita to forte que no recordo que devo ir ao Esprito Se comeasse meu dia com uma afirmao universal: Esprito Santo, por favor, permanece odo o dia, o que aconteceria?

do-o. Se voc fizer isso e no pensar nele em algum momento, isso magia. O que diria Um m Milagres que voc deve comear seu dia dessa forma e pensar nele todo o dia, tambm. a maneira, voc vai pensar que o uso do piloto automtico se encarregar de tudo. Nesse certo, se voc realmente permanecer em piloto automtico. Mas eu acredito que isso requer antidade tremenda de disciplina, e se tivssemos essa aula de disciplina, no necessitaramos de exerccios. No princpio do Captulo 30 h uma seo que se titula Regras para tomar (T-30.I), que uma maneira muito singela de nos dizer como devemos comear. Afirma nte o que voc diz, mas explica em detalhes o que deve fazer se esquecer. Eu acredito que s comear nosso dia dessa maneira, mas devemos refor-lo continuamente. Do contrrio, muito fcil recorrer ao ego.

dero que uma das razes pelas quais no recordo sempre de pedir que possa ver atravs da Esprito Santo que h uma parte de mim que, apesar de todas minhas decises conscientes, uer ver minha maneira. Agora, essa no uma parte consciente de mim. Sempre um quando descubro que est a. O que se pode fazer com o inconsciente?

do voc se d conta, no se sente culpado, mas sim trata de fazer-se mais e mais alerta ao o em que essa parte inconsciente se manifesta. Isso o que ocorre quando trabalha com este por um tempo. Pode lhe parecer que sua vida piora ou que voc se sente mais infeliz. O que m realidade que voc se torna mais sensitivo a coisas que de outro modo jamais teria o. O que tem que fazer s tratar de estar alerta a quando est projetando algo. muito rduo, e no fcil. Requer vigilncia.

a lio do Esprito Santo no Captulo 6, S vigilante s a favor de Deus e do Seu Reino (Trealmente significa estar alerta contra o ego; e requer muito trabalho rduo. Isto em e um adestramento mental, sempre estar pensando na outra maneira de interpretar algo. H a no texto que torna louco a todo mundo porque reconhece seu significado. Diz: Preferiria ter ser feliz? (T-29.VII.1:9).

o mesmo tpico, h uma seo no Curso que trata sobre trs perguntas, e a ltima responde nteriores; pergunta...

sejo ver aquilo que neguei porque a verdade? (T-21.VII.5:14). Em realidade, tudo isto ltimo obstculo paz, o temor a Deus (T-19.IV-D), porque o ego sempre ensina que a se realmente a olhssemos, nos destruiria. A verdade a respeito de ns to horrvel e dora, porque somos pessoas to desprezveis, que se na verdade olhssemos, Deus nos daria O que temos que fazer esmiuar o sistema de pensamento que nos ensina isso e nos precaver verdade no que sejamos estas pessoas terrveis, mas que somos esta pessoa Santa que de Deus. Isso requer muito trabalho porque o outro sistema de pensamento uma parte te de ns.

intitulada O medo de olhar para dentro (T-21.IV) descreve primeiro o que o ego nos diz que s se olhssemos em nosso interior: um pecador sem esperana. Logo diz: mas que tal se para dentro e visse que no pecou? Esse o verdadeiro medo; mas o medo do ego. por

preferimos ver as coisas a nosso modo e no maneira de Deus. Se o mundo for uma o e ns o fabricamos, e, por conseguinte, fez-se como um ataque a Deus, como ensina o -pII.3.2:1), isso significa que este mundo um grande smbolo de nosso pecado contra Deus. houver nada a, ento tudo fabricado; s um tolo desatino. ento que o ego se aterra. o mundo do pecado no nada mais que um tolo equvoco a nica coisa que o ego jamais mitiria ver. por tal razo que, quando o Curso nos diz repetidamente que o pecado no ego no gosta de nada. Todo o sistema de pensamento do ego est fundamentado no pecado. que faz real a este mundo, o que implica que nega a realidade da Vontade de Deus.

sito do tempo que aprendamos a us-lo de forma construtiva. Isso foi o que disse no : o propsito do tempo nos ensinar que o tempo no existe. assim, pois, um recurso de um meio para um fim, que a forma pela qual Um Curso em Milagres percebe tudo neste Nada um fim por si mesmo; nada em si real; s um instrumento de ensino. Mas no o mundo nem o corpo; isso no o que ensina o Curso. Mas devemos olh-los de forma Tudo o que ocorre, na medida em que nos aperta os botes ou nos perturba de qualquer onverte-se em uma oportunidade de aprender nossas lies. Isto inclui no s as coisas em mundo pessoal, mas tambm tambm no mundo mais amplo coisas como a fome, o to, a crucificao. No as negamos, nem negamos que ocorreram no mundo da iluso, mas amos a maneira pela qual as percebemos: de vtimas e algozes, vemos todo mundo incluindo esmos pedindo o amor que no acreditamos merecer.

o inteiro uma sala de aulas: nossas vidas individuais so aulas que tomamos nesta dade. Todo este caminho se converte ento em um currculo que temos que aprender, e nossas cias individuais se tornam em aulas especficas que tomamos para desfazer a culpa que temos ecfica. Esse o propsito do mundo, o propsito do tempo.

o cessar quando j no for til para facilitar a aprendizagem. Quando tivermos completado o o do tempo, quando o ltimo dos filhos separados de Deus recuperar sua mente correta, que o em Milagres chama o Segundo Advento, que o despertar do Filho de seu pesadelo. Isto lhe minho ao Julgamento Final, que a ltima eleio entre a verdade e a iluso (T-2.VIII; L quando o mundo inteiro, como diz o Curso, dissolve-se em um nada de onde proveio (C-

Princpio 16

AGRES SO INSTRUMENTOS DE ENSINO PARA DEMONSTRAR QUE DAR TO BEMENTURADO QUANTO RECEBER. ELES SIMULTANEAMENTE AUMENTAM A FORA DO DOADOR E SUPREM A FORA DE QUEM RECEBE.

ncpio idntico ao nmero 9. Podem ver que muitos dos princpios se repetem agora. Assim tempo, o milagre um instrumento de ensino e a idia nos ajudar a entender que no separados.

e nos ensina que dar e receber so na verdade o mesmo, o ttulo da Lio 108 do livro de s. Todos somos o mesmo: professor e discpulo; terapeuta e paciente; quem cura o que Recordem que o engano que o milagre tem que corrigir o engano de acreditar que estamos os. O milagre, pois, converte-se em uma amostra de nossa unio e disso que fala este .

Princpio 17

GRES TRANSCENDEM O CORPO. SO PASSAGENS SBITAS PARA A INVISIBILIDADE, DISTANTE DO NVEL CORPORAL. POR ISSO QUE CURAM.

gres transcendem o corpo porque nos ensinam que no no corpo que se do. O corpo no constitui o problema e, portanto, ao trocar de pensamento transcendemos as leis do corpo. que, por exemplo, pessoas que podem ter srios problemas de cncer, um dia vo ao doutor e s diz: No entendo, tudo desapareceu. H muitos exemplos dessa classe de processo.

lio que diz: Eu no estou sujeito a outras leis seno s de Deus (L-pI.76). Essa lio a algumas das leis que o mundo estima, tais como as leis de nutrio, imunizao, amizade, a e religio, e diz que nenhuma destas leis significa nada e que ao trocar ao milagre dade correta), podemos transcender estas leis e no permanecer presos s mesmas. Foi a que fabricou as leis fsicas. por isso que to importante dar-se conta, se forem trabalhar Curso em Milagres, que este ensina que Deus no criou o mundo. As leis do mundo, as leis de

e, morte, enfermidade e nutrio todas as leis so feitas pelo homem; todas so parte da gocntrica. O ego as fez, e ns damos poder a essas leis em virtude de nossa lealdade ao ego. r essa lealdade, podemos transcender todas essas leis.

mplo de algum quem no est sujeito a essas leis Sai Baba, o famoso gur indiano, que de o mundo fsico, e capaz de manifestar e materializar objetos em sua mo. S move sua sbitamente, produz um anel de diamantes ou o que quer que seja que queira fazer. E as no tm que acreditar, diga-se de passagem, que ele autntico para aceitar que o princpio o. Isso o que ele demonstra: que com o uso adequado da mente voc realmente pode fazer ste mundo. Como diz Jesus mais adiante no texto, sua f pode mover montanhas (T1), e acredito que ele o diz muito literalmente. Posto que nossas mentes fizeram a montanha, caso, por que no podemos nos divertir com ela ou move-la daqui para l? J que tudo o por nossas mentes, no deve causar nenhuma surpresa que possamos trocar o que temos que tem que extraordinrio nisso? Fizemos o cncer; por que no podemos trocar de ideia mesmo? No o Esprito Santo Quem cura o cncer. Ele simplesmente nos recorda que s fazer outra eleio, ao recorrer ao poder de nossa mente de trocar-se a si mesmo. As formas ia, mas o propsito do Sai Baba certamente parece ser a demonstrao, s mentes que se m a seu poder, do que pode fazer a mente. E este propsito o que a faz espiritual, no uma distino qual voltaremos mais tarde.

xemplo o que cita RAM Dass em relao a seu guru. Chamado ento Richard Alpert, o o do Harvard que colaborou com Timothy Leary na investigao e experimentao psicodlica, u ndia em busca de seu guru e por fim o encontrou. Ao cabo de uns dias o guru lhe pediu trouxesse sua mala, a qual estava repleta de LSD e de quanta coisa havia, supostamente ecidas pelo guru. Alpert tratou das ocultar, mas finalmente, pela insistncia do guru, teve que egar o contedo da mala. Sem piscar, o guru tragou o que Alpert afirma que era uma de incrvel da substncia branca. No teve efeito algum no guru. Foi um exemplo de de psquica ou magia, mas seu propsito era na verdade distinto. E teve um singular efeito Alpert.

o ilustraes do primeiro princpio de que no h ordem de dificuldade. Muitas pessoas so de adestrar suas mentes de maneira que podem mover um copo ou uma taa de um lado a mesa. Isso no difcil de obter se voc for realmente dedicado e disciplinado em sua mente. c pode mover uma taa, por que no poderia mover uma montanha? Esta poderia ser uma e explicar como os antigos egpcios moveram todas essas rochas pesadas para construir as s: de algum modo eles tinham aprendido a dominar suas mentes. Negar isto como uma dade afirmar que existe uma ordem de dificuldade nos milagres.

nio, entretanto, no lhe traz paz nem o aproxima mais de Deus. Tudo o que faz capacit-lo e volte a ficar em contato com o poder de sua mente. Mas o mau uso desse poder que nos m dificuldades, em primeiro lugar. Assim, o nico remdio para esta prtica equivocada sua mente sob a direo Daquele Que jamais a usar mal. por isso que o Curso to claro e sobre como devemos fazer as coisas no mundo perguntamos quele Que sabe; no as por nossa conta. Do contrrio, poderamos utilizar nossas mentes como uma forma de r poder sobre outros, ferindo a eles e a ns mesmos.

o princpio diz que o milagre troca ao domnio do invisvel, fala de trocar para a mente em ara o corpo. E por isso que o milagre pode sanar, porque devolve o problema ao lugar onde ramente est, que a mente e no o corpo. H uma formosa linha quase ao final do Captulo diz: Quando fizeste com que fosse visvel o que no verdadeiro, o que verdadeiro veio a vel para ti. (T-12.VIII.3:1). portanto, necessitamos de ajuda para nos mover do que parece o corpo para o que temos feito invisvel a verdade em nossas mentes.

Princpio 18

ILAGRE UM SERVIO. O SERVIO MXIMO QUE PODES PRESTAR A UM OUTRO. FORMA DE AMAR O TEU PRXIMO COMO A TI MESMO. RECONHECES O TEU PRPRIO VALOR E O DO TEU PRXIMO SIMULTANEAMENTE.

utra forma de dizer o que j discutimos, que o milagre nos ajuda a reconhecer e a recordar os um e o mesmo, e que nosso valor estabelecido por Deus. Seu valor igual ao meu. Se que mais valioso que eu, ou menos valioso do que eu sou (vtima ou algoz) ento isso um Basicamente, um ataque Filiao e, por conseguinte, tem que ser um ataque ao Criador da um ensino consistente de Um Curso em Milagres que todos somos o mesmo, ao nos mover s diferenas superficiais de nossos corpos fsicos e psicolgicos para a unidade subjacente

do Cristo em ns, mas tambm tambm nossa necessidade compartilhada de recordar o que mos e de escapar da priso de nossa culpa. Assim, ao final do Captulo 15, que se escreveu Ano Novo, aparece esta breve orao: Faze com que esse ano seja diferente fazendo com o seja o mesmo. (T-15.XI.10:11). Aprendemos a ver que tudo o mesmo porque, na s h um problema, e por isso s pode haver uma soluo. E todas as coisas e todas as no mundo servem para nos ensinar esta nica lio.

gre um servio porque, obviamente, uma maneira de trazer amor a algum que acredita , e ao trazer amor ou ser um canal de amor para voc que est atemorizado, tambm o estou ndo para mim. Repito, o milagre no aplicvel conduta, apesar do que s vezes pode nos efeitos no comportamento. Unicamente ocorre no nvel da mente. O mais amoroso que jamais mos fazer no tem nada que ver com o que fazemos no nvel da forma. antes o nos unir os os outros atravs do perdo.

Princpio 19

AGRES FAZEM COM QUE AS MENTES SEJAM UMA S EM DEUS. ELES DEPENDEM DE PERAO PORQUE A FILIAO A SOMA DE TUDO O QUE DEUS CRIOU. MILAGRES, PORTANTO, REFLETEM AS LEIS DA ETERNIDADE, NO DO TEMPO.

ente, isto significa que os o que milagres fazem restaurar em nossas mentes a conscincia a unidade com Deus. Os milagres no nos fazem um em Deus; os milagres nos recordam que m em Deus. Recordem, volto a repetir, que a idia chave no sistema do ego e a maneira de do ego que ns estamos separados. Se acreditar que meu corpo est doente estou fazendo po real, o que quer dizer que estou fazendo real o propsito do corpo. Isto a separao. Se perturbado porque voc est doente, estou fazendo exatamente o mesmo.

-se na cooperao porque a Filiao a soma de tudo o que Deus criou. Isto expressa a dia: Cooperao quer dizer que voc se une com algum. E a Filiao de Deus uma.

isa que o Curso diz repetidamente de si mesmo, alm de que economiza tempo, que muito T-11.VIII.1:1; T-15.IV.6:1). Com isto no quer dizer que seja fcil. singelo porque o v tudo nte na mesma forma. Todos os problemas so o mesmo; toda as pessoas so a mesma. Todos unidos no nvel de nossas mentes. Portanto, faz com que a soluo de todos os problemas esma.

ambm incluiria nos unir com quem se foi antes que ns? claro. As relaes no so do corpo, de modo que algum muito prximo a voc pode haver e voc poderia ter ainda uma relao significativa com ele. agres refletem, portanto, as leis da eternidade, no as do tempo. A est a palavra refletir nte. O milagre no se rege pela lei da eternidade, porque a eternidade no tem nada que ver undo do tempo. O milagre necessrio neste. Assim que o milagre reflete a lei da eternidade. eternidade que todos ns somos um, e somos um agora mesmo.

Princpio 20

RES DESPERTAM NOVAMENTE A CONSCINCIA DE QUE O ESPRITO, NO O CORPO, AR DA VERDADE. ESSE O RECONHECIMENTO QUE CONDUZ AO PODER CURATIVO DO MILAGRE.

outra vez, a mesma idia, de que a verdade e a santidade no se encontram no corpo, m-se em nossas mentes. Quando nossas mentes se curarem totalmente recordaremos que a est em nossa Identidade como esprito. Mais adiante o Curso fala sobre o templo do Esprito omo uma relao (T-20.VI.5:1). No se acha no corpo; acha-se na relao. O Esprito Santo e estar no corpo porque no h corpo. Deus no localizaria o Esprito Santo em um lugar que te e onde no existe nenhum problema. Os corpos no adoecem, nem se curam. S a mente ar doente, e s a mente pode sanar-se.

tes que quando a separao pareceu ocorrer, Deus criou o Esprito Santo. Localizou o Esprito Quem se define tambm no Curso como a resposta de Deus e Sua Voz, no lugar onde se a (T-5.I.5; T-5.II.2). Onde se necessita do Esprito Santo no aqui no mundo, porque o no o problema. Ele necessrio em nossa mente. a onde fica o altar da verdade. O corpo templo do Esprito Santo, o uso do corpo o , o qual se encontra sempre em termos de uma o unir-se em um propsito comum. Para o Curso, o templo do Esprito Santo, onde Este se a e onde se encontra, em uma relao. H uma passagem onde Jesus diz que ele est

na relao Santa (T-19.IV-B.5:3; 8:3). Isto no significa que ele no esteja presente em uma profana. O que quer dizer que quando estamos em uma relao profana, que o que Um m Milagres chama uma relao especial, uma relao onde a culpa a meta e a separao pio, ento aquele que manifesta o perdo e a unio se faz invisvel para ns. Se escolhemos a voz de separao e culpa do ego, no vamos ouvir a voz ou experimentar a presena que representa a unio, o perdo, a paz. No que Jesus no esteja presente em uma relao mas sim que sua presena se embaou.

ele diz que est presente na relao Santa, quer dizer que quando na verdade perdoemos e os o propsito de nossa relao da culpa do ego ao perdo dele, ento saberemos que ele ce a. Os vus de culpa que o mantinham escondido desaparecem. Ele diz em um lugar no No ensine que morri em vo. Ensina melhor, que no morri, demonstrando que vivo em ti .7:3-4). A forma de demonstrar que Jesus vive e que est bem, e que sim fez o que disse que ver de acordo com o mesmo princpio que ele viveu: o princpio do perdo ou a trascendencia ; ao trocar totalmente a percepo de si mesmo como vtima a de ver-se unido a todos outros, -la nas relaes de nossas vidas pessoais. assim como demonstramos que ele vive em ns. avras apoiadas no Evangelho de Joo: Nisto conhecero que todos so meus discpulos: se amor uns aos outros (Jo.13:35). A verso do Curso sobre isso seria: Todos sabero que so scpulos se perdoarem os uns aos outros.

abal do milagre, repito, trocar do corpo e de ter toda nossa ateno centrada no corpo, de mente. a onde habita o altar da verdade, a onde se encontra Deus. Este o cimento que conduz ao poder curador do milagre. O que sana, pois, compreender 1) onde problema, ou seja que este no est em nosso corpo a no ser em nossa mente; e 2) nder Quem o Que sanar essa mente. Assim, no devemos centrar nossa ateno na no externo, posto que esse no o critrio de bom ou mau, de enfermidade ou de sade. ssesse Hamlet Nada h bom nem mau, se no o fizermos assim com o pensamento (II.ii). O nte so nossos pensamentos (o contedo); no nossas aes (a forma).

Princpio 21

LAGRES SO SINAIS NATURAIS DE PERDO. ATRAVS DOS MILAGRES ACEITAS O PERDO DE DEUS POR ESTEND-LO A OUTROS.

a primeira asseverao do Curso sobre o perdo. Como mencionei a princpio, Deus no Quando Um Curso em Milagres fala do perdo de Deus, realmente se refere ao Amor de Deus.

reditava que os milagres eram o perdo. o. por isso que tenho dito que tudo o mesmo: milagre, perdo, cura, Expiao. So vras distintas para descrever o mesmo processo. Realmente se poderia dar uma lista de que dizem a mesma coisa: viso, o mundo real, o instante santo, a relao Santa, o, redeno, correo, o rosto de Cristo, percepo verdadeira. Todas so diferentes que refletem distintos aspectos do mesmo processo bsico.

ente, o perdo, como o define o Curso em outra parte, perdoar ao irmo pelo que ele no fez .1:5; L-pII.1.1:1). Em outras palavras, voc se d conta de que no lhe fizeram feito nada; em feito voc a si mesmo. O que ocorre com os milagres que trocamos do dio e ataque do Amor do Esprito Santo, o qual se converte ento na extenso do Amor de Deus para ns, e a outros atravs de ns. Isto o que o Curso quer dizer com perdo. um exemplo da m que eu acabo de citar onde Jesus diz que demonstramos que ele no morreu em vo ao rar que ele vive em ns, o que significa que vivemos de acordo com os mesmos princpios do que ele demonstrou. E quanto mais faamos o que ele diz, mais entenderemos o que ele e mais nos aproximaremos dele. Igualmente com o Curso, quanto mais possamos praticar es de desfazer a culpa atravs do perdo, mais capazes seremos de compreender o que diz o obvio, quanto mais possamos entend-lo, mais fcil resultar aplic-lo em nossas vidas um processo recproco.

Princpio 22

GRES S SO ASSOCIADOS COM O MEDO DEVIDO CRENA EM QUE A ESCURIDO A OCULTAR. TU ACREDITAS QUE AQUILO QUE OS TEUS OLHOS FSICOS NO PODEM VER NO EXISTE. ISSO CONDUZ A UMA NEGAO DA VISO ESPIRITUAL.

m-me dedicar um pouco mais de tempo a este princpio. O ego nos ensina que o centro de r este escuro lugar pecaminoso que nossa culpa, e que isto o que realmente somos. H

o que diz que se realmente se olhasse introspectivamente, se voc se visse como acredita ser, se-ia de si mesmo como se se tratasse de uma serpente venenosa (L-pI.93.1:1-2). mos que somos miserveis pessoas pecaminosas. Ento acreditamos que de algum modo s nos proteger do horror de jamais nos aproximarmos disso nos defendendo com todas as ue o ego usa. Estas so o que Freud chamou os mecanismos de defesa, e os mais importantes o a negao e a projeo. Ns simulamos que isto no o que somos, depois que primeiro s simulado que isto exatamente o que somos. Logo tratamos de escond-lo cobrindo-o com to de inconscincia e projetando-o para fora. Finalmente, no vejo mais que esse escuro lugar est em mim; vejo-o em outros e os ataco por isso.

ifica que acreditamos que esta defesa pode esconder o que est embaixo. Ao projetar sobre ssoa, acredito que minha culpa pode se esconder de mim. Esta a crena de que a escurido apacidade de ocultar. A escurido nesta asseverao pode equiparar-se com a palavra Minha defesa pode ocultar isto, o que quer dizer que necessito da minha defesa para me de minha prpria culpa. O ego me ensina que se renunciar a isto, no vou ter nada que me de minha culpa, e vou ter muitas dificuldades. O ego ensina que as defesas nos protegem; a o pode ocultar. Isto, pois, aumenta o medo de que se renunciar escurido, vou me expor amente a esta culpa e vou ter dificuldades. O ego jamais nos diz que as defesas no ocultam: e que eu no veja a culpa no significa que a mesma no esteja a.

portante linha que aparece mais adiante no texto diz que as defesas do lugar ao que querem (T-17.IV.7:1), que um princpio muito importante. A razo de que invistamos tanto tempo, e energia para manter as defesas que acreditamos que estas nos protegero daquilo que s. O propsito de todas nossas defesas nos proteger de nossa culpa. O que o ego jamais nos e quanto mais investimos em uma defesa, mais afirmamos, de fato, que h algo horrvel e ns. Se eu no tivesse esta culpa horrorosa, no teria que me incomodar com a defesa. , quanto mais investir em ter uma defesa contra minha culpa, qual temo, mais temeroso me ir porque o fato de que tenho uma defesa me diz: Melhor te cuidar; h algo dentro de ti que el. Isso o que quer nos dizer Um Curso em Milagres quando afirma que as defesas do que querem defender. Seu propsito nos defender do medo, mas realmente reforam o O ego jamais nos diz isso.

seo muito importante no Captulo 27 do texto, intitulada O medo da cura (T-27.II), o clarece por que o ego nos ensina a ter medo dos milagres e da cura. O ego ensina que se voc o milagre e a renncia s defesas do ataque (ex., ver seu irmo como seu amigo e no como igo), no ter nada sobre o que projetar sua culpa. Esta permanecer com voc e o destruir. o medo cresce realmente.

utro exemplo do que quer dizer o Curso mais adiante quando afirma que quando voc comea r a Voz do Esprito Santo e a prestar ateno ao que Ele diz, seu ego se tornar perverso (T4-7). A perversidade do ego sempre alguma forma de medo, de terror, que se projeta em e ira, destruio, etc. O ego ensina que se nos desprendermos de nossas defesas, desatar-se- o inferno, literalmente. Os psiclogos caem na mesma armadilha quando ensinam que se voc r defesas ficar psictico. realmente o contrrio. Se voc no tiver defesas se curar, no se psictico. Mas isso no quer dizer que voc despoje as pessoas de suas defesas. O processo ser muito suave e amoroso, e o terapeuta freqentemente tem que ser muito paciente. Para sto no significa que devamos nos despojar de todas as defesas. O que quer dizer que se guir a direo do Esprito Santo, a meta ser no ter defesas. E quando olhar ctivamente, voc no ver pecado; ver que no teve pecado. Esse o final da viagem.

lagres se associam com o medo unicamente devido crena de que a escurido tem a de de ocultar. Uma vez que voc reconhea que a escurido no tem a capacidade de ocultar, defesas no fazem o que dizem que fazem, ento voc est preparado para dar o prximo qual se explica mais adiante no Captulo 1 do texto (T-1.IV). Ento voc compreende que no que ter que ocultar porque a culpa no nada terrvel; s um tolo sistema de crenas que ecer. por isso que temos medo de escolher um milagre, o que na verdade se traduz em por os medo de perdoar a algum, de realmente nos desprender do passado e entender que no timas, no importa quo convincentemente as experincias do mundo nos queiram ensinar na. Todos somos muito bons quando se trata de racionalizar por que no queremos renunciar sto. A verdadeira razo pela qual no queremos renunciar a tudo isto porque no queremos m paz. Disto que fala o Curso mais adiante como a atrao da culpa do ego (T-19.IV-A..i). os ser culpados e fazer a culpa real; logo temos que nos defender contra a mesma.

mos que o que nossos olhos fsicos no vem no existe. Este realmente o princpio da , que o princpio da represso ou negao. Se no ver um problema, este no existe. Se

inha culpa, ento no est a. Essa a idia, repito, de que a escurido tem a capacidade de Isto conduz negao da viso espiritual, o termo que se utiliza nas primeiras sees do m vez de viso. E, quando Um Curso em Milagres fala sobre viso, ou vista espiritual, no se ver com os nossos olhos. Fala de ver com os olhos do Esprito Santo, o que uma atitude. nada que ver com a vista fsica.

Princpio 23

GRES REARRANJAM A PERCEPO E COLOCAM TODOS OS NVEIS EM PERSPECTIVA VERDADEIRA. ISSO CURA PORQUE A DOENA VEM DA CONFUSO DE NVEIS.

s que se esto confundindo so os nveis da mente e do corpo. O ego toma o problema da m nossas mentes, que a verdadeira enfermidade, e diz que no a mente a que est doente, corpo o que est doente. Troca do nvel da mente ao nvel do corpo. O milagre retorna o a aonde comeou, e afirma que no o corpo o que est doente, a mente a que est doente.

do o que faz o milagre. Retorna o problema aonde ele est. Repito, o milagre devolve causa e) a funo de casualidade. O Curso muito, muito enftico a respeito. No h nada de classe que esteja doente no corpo. O corpo no faz absolutamente nada. O corpo neutro. H uma livro de exerccios que diz: Meu corpo algo completamente neutro (L-PII.294). O corpo nte leva a cabo os ditados da mente. Como disse antes, o corpo no pode sanar-se porque o mais esteve doente. a mente a que est doente e, por conseguinte, a mente a que tem ar-se. A enfermidade da mente a separao, ou a culpa; a cura da mente o perdo, ou a milagre obtm isto ao devolver o problema ao lugar onde est.

Princpio 24

AGRES FAZEM COM QUE SEJAS CAPAZ DE CURAR OS DOENTES E RESSUSCITAR OS OS PORQUE TU MESMO FIZESTE A DOENA E A MORTE, PODES, PORTANTO, ABOLIR . TU S UM MILAGRE, CAPAZ DE CRIAR COMO O TEU CRIADOR. TUDO O MAIS O TEU RPRIO PESADELO E NO EXISTE. SOMENTE AS CRIAES DA LUZ SO REAIS.

sinais que a Bblia diz que se usava para saber que Jesus era o Mesas, era que ele curava os e ressuscitava os mortos. Mas, obviamente, a Bblia no ensina que ns mesmos fizemos a dade e a morte. Disto foi que falamos antes. A mente fabricou tudo neste mundo. Um Curso gres realmente expe isto no sentido global csmico de fazer o universo fsico completo. Para propsitos aqui, refere-se a que ns fizemos o corpo e as leis do mesmo, o que significa que a enfermidade e fizemos as leis da morte. Posto que as fizemos, podemos troc-las.

o Santo no cura o corpo porque ele no adoeceu. O que faz o Esprito Santo sanar a culpa as mentes que adoeceram o corpo ao nos ajudar a trocar de pensamento a respeito dessa e escolhemos. Esta uma distino muito importante que devemos recordar, de modo que mos na armadilha de pedir a ajuda do Esprito Santo para algo no mundo material. Tudo o que repito, fazer real ao mundo, do mesmo modo que voc no deve pedir uma rea de amento ao Esprito Santo. Essa uma das favoritas de quem trabalha com o Curso.

quando voc usa sua mente para projetar essas coisas, isso no necessariamente pedir ao Santo. Isso utilizar a mente.

ma diferena entre o psquico e o espiritual. O psquico algo que fazemos com nossas o espiritual algo que fazemos com a mente Dele.

grande diferena entre os dois. Podemos nos impressionar muito com as coisas psquicas das dos somos capazes. Encontrar lugares de estacionamento pode ser uma delas. Mas atribuir Esprito Santo um engano, porque Ele no faz coisas no mundo; Ele faz coisas em nossas No h mundo. Acreditar que o Esprito Santo opera no mundo faz-lo to demente como ns: fazer que Ele veja um problema onde no existe. O problema no que voc necessite r de estacionamento; o problema sua preocupao sobre a necessidade de uma rea de amento.

que necessita um lugar para estacionar. A melhor orao seria pedir ajuda para aliviar a ade de voc encontrar esse lugar de estacionamento. Como sabe voc onde se supe que acionar-se? Ao melhor deve estacionar-se trs quadras mais longe do lugar onde voc acredita e faz-lo, devido a razes que voc desconhece. Talvez, deva estacionar-se trs quadras mais orque no caminho de onde seu carro esteja estacionado at onde se supe que voc v, vai

r se com algum que voc deve conhecer e que de outro modo jamais conheceria. Em outras , uma maneira muito sutil de controlar o Esprito Santo e de lhe dizer o que voc necessita, e emente lhe pedimos ajuda para estas coisas com as quais acreditamos que economizamos mas talvez economizemos ainda mais tempo com essa caminhada de trs quadras e com as cias que tenhamos, as quais nos capacitariam para economizar tempo no caminho de nossa .

recebendo uma dupla mensagem aqui. Por uma parte lhe escuto dizer que no importa se jetar um lugar de estacionamento ou o que seja desde que no o atribua ao Esprito Santo. ra diz o contrrio, que no projete lugares de estacionamento nem coisa pelo estilo, todas mente.

, estou dizendo as duas coisas. Digo que o melhor no utilizar a magia, mas a maioria de est pronta para isso todo o tempo. O melhor seria perguntar ao Esprito Santo: O que devo em vez de projetar o estacionamento. Digo que no h nada errneo nisso, salvo que eu no que lhe economizar o tempo que pedir ao Esprito Santo, mas sim lhe economizaria em de trabalhar com sua culpa.

ante, como veremos, o Princpio 38 fala de como o Esprito Santo percebe globalmente, que utra maneira de dizer que Ele percebe a situao em sua totalidade. Ns geralmente mos uma coisa especfica, uma necessidade especfica em algum ponto. Eu no quero r dez quadras ou dez minutos ou isto ou aquilo. Quero estar a tempo nesta entrevista; no car preso no trnsito. Ns vemos de maneira muito limitada em nossa experincia. Ele v em o muito mais amplo, e por isso que quanto mais receptivos estejamos, mais rapidamente s aprender Suas lies e nos curar.

do eu comecei a usar o Curso, estava acostumado a pedir ao Esprito Santo uma mirade de agora meu sentir que Sua nica funo realmente me ensinar a perdoar. J nem sequer outras coisas; s continuo lhe pedindo que me ajude a estar menos resistente a ser uma ndulgente e amorosa. Essa a nica forma em que eu vejo a funo do Esprito Santo. No que Ele esteja aqui para me dizer onde devo estar e o que devo fazer. No sei se tenho razo tou equivocada, mas...

toda a idia. O que voc pede se se encontra em uma situao especfica que lhe produz de, ajuda para no sentir-se ansioso, ao invest de pedir que a situao resolva na forma que essita

do que voc disse a respeito da enfermidade, pergunto-me como que se torna doente. O que z que nos ponhamos saudveis de novo?

se pe doente ao projetar sobre seu corpo a culpa que est em sua mente, o perdo o retorna Se lhe der um catarro, o que tem que fazer, depois de tomar aspirinas ou pastilhas para o ou o que seja, pedir ajuda para perdoar a quem quer que no tenha perdoado. Se no lhe um mente, comece onde estiver.

abemos isso porque estamos aqui escutando voc. Que tal aqueles que no sabem? Como se

rocar de pensamento atravs do perdo ou utilizando alguma forma de magia. A magia ; no cabe dvida a respeito. Mas isso no lhe vai aliviar a causa subjacente do catarro, ou da dade que for. A maioria das pessoas no mundo passa resolvendo problemas neste nvel, um utro. Como disse antes, estamo-nos tornando mais e mais sofisticados na soluo de nossos as, o que significa que o ego se est tornando mais e mais sofisticado na fabricao dos . E isto jamais termina. A nica coisa que termina todo o ciclo perdoar. por isso que hoje inda estamos brigando as mesmas guerras que brigvamos faz sculos e milnios. voc diz que ter que concentrar-se na causa, no no efeito.

to. A causa seria sempre algum aspecto da culpa.

esmo um milagre, capaz de criar a semelhana de seu Criador. Obviamente, quando diz um milagre, milagre usa-se em um contexto muito diferente do que estamos falando. capazes de criar semelhana de nosso Criador. Isso criao. Estendemos nosso Ser l, como Cristo, tal como Deus estendeu Seu Ser espiritual ao nos criar. Recordem, a criao ssvel neste mundo.

resto no mais que seu prprio pesadelo e no existe. S as criaes de luz so reais. Essa olocao muito clara da distino entre a verdade e a iluso no Nvel Um. Criar semelhana pertence ao nvel do esprito, a nica verdade; no existe nada mais neste mundo. Parece , mas todo o resto s um mau sonho. No momento que nos separamos de Deus, ficamos o. Tudo o que ocorreu depois, todo este espao de tempo, o mundo completo da evoluo, no mais que um mau sonho.

m-me mencionar-lhes, porque no aparece nos princpios, que a meta de Um Curso em no despertar do sonho. A meta converter o pesadelo em um sonho feliz. No sonho feliz, vemos neste mundo de iluso, o mundo de corpos separados, mas sem projetar mais culpa mesmo. Vivemos nesse mundo com o que se chama percepo verdadeira. o que o Curso como mundo real: um mundo totalmente livre de pecado em nossas mentes. Essa a Curso. Logo diz que Deus Mesmo d o ltimo passo, e isso o que finalmente desperta do m sua totalidade (T-11.VIII.15:5). Mas o centro de interesse de Um Curso em Milagres nos viver neste mundo, que o mundo do corpo, mas sem projees de culpa.

Princpio 25

RES SO PARTE DE UMA CADEIA INTERLIGADA DE PERDO QUE, QUANDO COMPLETA, A EXPIAO. A EXPIAO FUNCIONA DURANTE TODO O TEMPO E EM TODAS AS DIMENSES DO TEMPO.

a primeira colocao sobre a Expiao. Permitam-me dizer umas palavras sobre o que a , tal como o Curso utiliza a palavra.

a Expiao basicamente um sinnimo da palavra correo, e o termo que emprega o ara referir-se ao plano geral que surgiu com o Esprito Santo para desfazer o engano de r que estamos separados. O Esprito Santo foi localizado em nossas mentes por Deus, e nos om o Pai que acreditamos ter abandonado. O Esprito Santo o elo entre ns e Deus, por nte desfaz a separao, ao corrigir o engano. Assim, poderamos dizer que o Esprito Santo te a expresso do princpio de Expiao, que nos separar de Deus jamais ocorreu na verdade. a Expiao o vocbulo do Curso para o plano completo de despertar ao Filho de Deus de ho de que se separou.

a se usa tambm em um sentido mais limitado para descrever o plano de Expiao individual a um de ns tem que completar. O Curso diz que nossa nica responsabilidade aceitar a para ns mesmos (T-2.V.5:1). Isso quer dizer que devemos aceitar a negao da realidade os separamos, e a irrealidade da culpa nas relaes e situaes especficas que confrontamos. , pois, tem significado em um nvel individual, que nosso prprio caminho particular. Em alavras, este tecido do tempo feito de milhares e milhes de fios, e cada fio representa a vidual que chamamos nossa. Cada um de ns tem que desfazer as crenas que contm cada a Expiao. Quando o ltimo Filho de Deus tenha completado seu plano, o plano total da estar completo. Assim como se usa a palavra.

significado especfico no contexto do Curso em termos do propsito de utilizando a linguagem minologia crist em uma forma distinta. O cristianismo ensinou que a Expiao se obtm nte atravs do sacrifcio e do sofrimento.

seo relativa ao princpio no Captulo 3, que se chama Expiao sem sacrifcio (T-3.I), que pecificamente da Crucificao do Jesus e fala sobre como o propsito da mesma no foi expiar o por meio do sofrimento, o sacrifcio e a morte. Essa uma crena que procede da nossa verdadeira Expiao corrigir essa crena errnea atravs do reconhecimento de que o corpo eal, que o pecado no real, e que tudo um sonho mau. Repito, a palavra Expiao o de correo.

ente, por meio da eleio do milagre realmente escolhemos perdoar, e quanto mais o , mais capazes seremos de estender este perdo a outros. Quando se completar todo esse ou cadeia, isso ser a Expiao. Esta uma imagem que usa o Curso em outras passagens. como uma forte cadeia de Expiao se solda cada vez que escolhemos um milagre (T). H uma seo que se titula O crculo da Expiao (T-14.V) que contm a mesma idia. lo em constante expanso; atramos mais e mais pessoas para o plano da Expiao por meio o perdo para eles.

o opera todo o tempo e em todas as dimenses do tempo. A frase todas as dimenses do

reflete a idia do holograma, que mencionei antes. Pode-se entender em termos de outra o que diz que detrs de cada irmo haver milhares (T-27.V.10:4). Ao perdoar voc, perdo todas as pessoas em minha vida, ou em outras vidas, que representaram o mesmo problema. s mentes esto unidas. Se eu tiver um problema, digamos que um problema de autoridade, etrs de voc como exemplo especfico disso, estariam todas as pessoas em minha vida com e esse mesmo problema. De modo que a Expiao corrige e sana todos os aspectos do mesmo mesmo que no estejamos conscientes disso. Repito, Expiao refere-se tanto ao nvel al como ao coletivo.

Princpio 26

GRES REPRESENTAM A LIBERTAO DO MEDO. EXPIAR SIGNIFICA DESFAZER. FAZER O MEDO UMA PARTE ESSENCIAL DO VALOR DOS MILAGRES NA EXPIAO.

m os olhos do ego o mesmo que olhar com os olhos do medo. Jamais trataramos de atacar se no lhes temssemos. Ao escolher o Esprito Santo em vez de escolher o ego, na verdade mos o amor em vez do medo.

significa desfazer, que outra palavra para correo. Basicamente, quando expiamos ecado, desfazemos a crena no mesmo. No o fazemos real e logo tratamos de desfaz-lo, que nte a forma como o mundo tanto o mundo teolgico como o psicolgico, etc.- geralmente H duas sees, A Irrealidade do Pecado (T-19.III) e O pecado em contraposio ao engano ), que indicam que voc nega a realidade do pecado ao consider-lo como um engano. Como rso: os pecados se castigam, os enganos se corrigem.

significa que voc negue o que v. Voc no nega o que l nos jornais ou o que as pessoas o. O que faz trocar sua interpretao do pecado, que sempre uma projeo de nossa crena no mesmo, por um engano que ter que corrigir, que to nosso como da outra Repito uma vez mais, os pecados so castigados pelo ego, os enganos so corrigidos pelo Santo. E, assim, desfazem-se.

Princpio 27

LAGRE UMA BENO UNIVERSAL DE DEUS ATRAVS DE MIM PARA TODOS OS MEUS IRMOS. O PRIVILGIO DOS PERDOADOS PERDOAR.

primeira vez que a pessoa de Jesus aparece no Curso. O milagre tem sua fonte em Deus e se a atravs de Jesus. Jesus, por ser a manifestao do Esprito Santo, traz o Amor de Deus a essoas por nossa mediao, e desse modo salva o abismo entre ns e Deus. Isso o que faz o E, medida que perdoamos, somos perdoados, o que em realidade quer dizer que aceitamos de Deus. bvio, quanto mais aceitemos o perdo, mais quereremos perdoar a outros. um recproco. Sempre importante recordar que os milagres os faz Jesus, no os fazemos ns. abalho unicamente limpar nossas mentes daquilo que interfira, de modo que ele possa seu amor atravs de ns.

Princpio 28

RES SO UM CAMINHO PARA GANHAR A LIBERAO DO MEDO. A REVELAO INDUZ M ESTADO NO QUAL O MEDO J FOI ABOLIDO. MILAGRES SO ASSIM UM MEIO E A REVELAO UM FIM.

nte, no significa ganhar; realmente uma maneira de conseguir se liberar do medo. ce-se uma distino entre a revelao e o milagre. Quando temos uma revelao, no existe mente nenhum medo em ns. Algo em ns efetuou uma mudana total, e nos abrimos nte a Deus. Entretanto, isso no dura. Se durasse, no estaramos aqui. As revelaes so rias, e logo voltamos para quaisquer assuntos do ego que estejam presentes ainda.

sses instantes Santos? seria como um instante santo pleno.

Princpio 29

RES LOUVAM A DEUS ATRAVS DE TI. ELES O LOUVAM, HONRANDO SUAS CRIAES, ANDO QUE SO PERFEITAS. CURAM PORQUE NEGAM A IDENTIFICAO COM O CORPO

E AFIRMAM A IDENTIFICAO COM O ESPRITO.

s idias crists que devemos elogiar a Deus. Certamente, muitos dos salmos contm esse Evidentemente, entretanto, Deus no necessita que ns o elogiemos. Ele no tem um ego que que a gente o elogie (T-4.VII.6:1-3). A forma com que o milagre elogia a Deus mente refletindo Seu Ser e Seu Amor global, no com palavras nem com aes.

s formas em que o amor especial se distingue do amor verdadeiro que o amor especial um fenmeno exclusivo. Sempre exclui a certas pessoas. O Amor de Deus global; Ele no faz s. Como diz a Bblia, Deus no tem favoritos. Os milagres elogiam este Amor de Deus ao unir a s pessoas em nossa mente. Elogiam-no ao honrar a Suas criaes, afirmando assim a o das mesmas. O milagre uma mudana no receber algum como imperfeito, j seja que essa pessoa como um corpo imperfeito porque ela esteja fisicamente doente, ou que vejamos ssoa imperfeita porque a julgamos como pecadora. Trocamos ento essa percepo para a o do Esprito Santo, que olha mais frente, do engano para a verdade, olha alm da o do ego para a luz de Cristo que brilha nessa pessoa.

porque negam a identificao com o corpo e afirmam a identificao com o esprito. Esta idia que expe o Princpio 17. Curam porque se movem da identificao com o corpo, que no o a, para a identificao com o esprito. o esprito o que constitui a fonte da resposta. E ao nos armos com Aquilo que somos realmente, reconhecemos que todo o resto simplesmente uma ontra esta verdade.

pode fazer isso e no reconhecer onde eles esto mental ou fisicamente? Em outras palavras, que voc v e querer contemplar a perfeio da pessoa.

ma maneira de olhar o Curso que expe, a qual como uma dupla viso. Voc no nega o que us olhos; no nega que algum sofra dor fsica ou que algum tenha uma necessidade ou o Mas ao mesmo tempo, voc tambm se precav de que o que v um pedido de ajuda. Isso m Curso em Milagres chama o Julgamento do Esprito Santo (T-12.I): que a enfermidade e a ira e o ataque, o que quer que tenha feito a pessoa, realmente um pedido de ajuda e uma o de que essa pessoa est identificada com seu ego.

ma situao especfica, quanto devo suportar?

diz ao Esprito Santo ou a Jesus ou a quem quer que voc sinta que lhe fala: O que quer que voc acreditar que comea a sentir-se perturbado pelo problema da pessoa, em qualquer e seja, antes de pedir o que deve fazer, deve pedir ajuda para curar sua percepo. Isso o r dizer com a nica orao que tem sentido a do perdo (T-3.V.6:3). Voc pede primeiro ude a trocar da maneira de olhar do ego maneira de olhar Dele, e logo diz: O que quer que ual seria minha mais amorosa forma de atuar neste momento? E ento o faz. Primeiro voc precaver-se de sua prpria interferncia. Repito, seja a enfermidade de algum que suscite muita compaixo, culpa, dor, ofensa, ou que as caractersticas do comportamento de algum em muita ira por isso que voc pede ajuda. E ento diz: O que seria o mais amoroso que zer? O que quer que eu faa? Quaisquer palavras que queira usar esto bem, mas certamente o nega o que v. Isto no um curso de negao. De fato, o texto diz, em uma passagem que que quase impossvel negar a experincia fsica neste mundo. No sugere que o faamos, a linha seguinte diz que esta uma forma de negao particularmente intil (T-2.IV 3:8-11)

Princpio 30

ECONHECEREM O ESPRITO, OS MILAGRES AJUSTAM OS NVEIS DA PERCEPO E OS AM EM ALINHAMENTO ADEQUADO. ISSO COLOCA O ESPRITO NO CENTRO, ONDE ELE PODE COMUNICAR-SE DIRETAMENTE.

pio 30 quase o mesmo do Princpio 23. Basicamente, o milagre nos mostra que o problema no corpo, e sim na mente. o problema da culpa, e nossa culpa uma defesa contra o amor mente somos. Portanto, o verdadeiro centro de nosso ser no o ego. No a culpa; o O Curso nos ensina que o perceber uma interpretao, no um fato (T.11.IV.2:5-6; T). Vemos o que queremos ver ou o que precisamos ver, como escutar ou ver gua em um No podemos mudar o mundo, mas podemos mudar como olhar o mesmo. Substitumos a nossos egos, que temos feito real, pela realidade de nossa Identidade como esprito, a qual o Santo nos recorda constantemente.

Princpio 31

GRES DEVEM INSPIRAR GRATIDO, NO REVERNCIA. DEVES AGRADECER A DEUS QUE REALMENTE S.AS CRIANAS DE DEUS SO SANTAS E OS MILAGRES HONRAM A SUA SANTIDADE, QUE PODE ESTAR OCULTA MAS NUNCA PERDIDA.

mesmo ponto que apresentei antes em relao ao que diz Jesus, que no devemos sentir ia ante ele. Devemos nos sentir agradecidos pelo milagre devido cura e paz que nos mas no devemos sentir reverncia pelo mesmo, porque algo que existe aqui no mundo. s reverenciar Fonte do milagre, que Deus, mas no aos milagres em si.

utra colocao do princpio de Expiao. O ego ensina que a santidade de Cristo, a santidade ealmente somos, perdeu-se por causa de nosso pecado. O pecado trocou a realidade do Cu, realidade de nossa relao com Deus; converteu-nos em miserveis pecadores e converteu a m um Deus vingativo e vingador. Todo isso se tornou real. Mas tudo o que ocorreu que nos adormecidos e cobrimos nossa santidade com vus de trevas. E agora acreditamos que o realidade e que a realidade sonho. A verdade a respeito de ns, que o fato de que somos nosso ego pode escond-la, mas jamais se perdeu. O milagre nos mostra que o vu da meramente uma defesa contra nossa santidade, um pedido de ajuda e de amor.

o em Milagres amoral com respeito a toda a questo de maldade ou de escurido no mundo e h que fazer coisas boas ou ms. Isto, obvio, no o mesmo que dizer que imoral. No uma moralidade porque a moralidade est relacionada com o julgamento da forma ou conduta. lidade do Curso o desfazer da culpa. O Curso no est contra nada no mundo; est a culpa.

al algum sentir-se bem quando se zanga?

io que algum se sente bem quando se zanga. Nesse instante quando voc sente ira e acredita fim se liberou da culpa. E como no vai sentir-se maravilhado por isso? Claro que sim, mas s a culpa surja de novo em sua conscincia, fortalecida pelo fato de que atacou a algum ente.

Princpio 32

PIRO TODOS OS MILAGRES, QUE SO REALMENTE INTERCESSES. ELES INTERCEDEM ELA TUA SANTIDADE E FAZEM COM QUE AS TUAS PERCEPES SEJAM SANTAS. ANDO-TE ALM DAS LEIS FSICAS, ELES TE ERGUEM ESFERA DA ORDEM CELESTIAL. NESTA ORDEM, TU S PERFEITO.

nte, Jesus muito claro em que ele a fonte dos milagres, e tambm em que isto algo mo diz a Lio 24 no Livro de exerccios, ns no conhecemos nossos melhores interesses, e inda os de algum mais, de modo que devemos perguntar ao que os conhece. Se tratarmos de r conta prpria, tentamos ser os inspiradores dos milagres, usurpando assim o papel de Jesus, fizemos uma vez com Deus quando nos separamos Dele.

a intercesses deliberada aqui. Jesus no fala da orao como usualmente a concebemos, a idia de que ele intercede entre ns e Deus, que a opinio tradicional de que Deus estava onosco, assim necessitvamos de algum que servisse como intermedirio e aplacasse a ira . Ele utiliza a palavra que tem essas conotaes mas, obviamente, usa-a em forma distinta. A como ele intercede entre a santidade do Cristo que verdadeiramente somos e o eu que mos ser, ao nos recordar o fato de que somos Santos e perfeitos e que todo o resto, seja que mos algo errneo em ns ou em algum mais, meramente parte do sistema ilusrio do ego.

her um milagre, o que significa que escolhemos escutar a Voz de Deus em vez da do ego, percepes se tornam santas. Outro vocbulo para percepo Santa, que geralmente no se Curso, percepo verdadeira, um sinnimo para viso de Cristo. a maneira na qual mos quando no h culpa em ns. Percebemos atravs dos olhos do Esprito Santo quando j os ningum separado de ns. Isto ocorre at no mundo da percepo, que este mundo. Isto r dizer que negamos o corpo de algum, mas sim que o corpo nos separou. Portanto, negamos percepes e pensamentos que reforariam esta separao do ego.

liz-lo alm das leis fsicas, o elevam esfera da ordem celestial. Nessa ordem voc Isto a mesma idia de como o milagre transcende as leis do ego, as leis fsicas. A

o que nos devolve a consciencia do que somos, que esprito. Mas esta no a meta do qual que estejamos sem culpa neste mundo.

Princpio 33

GRES TE HONRAM PORQUE S AMVEL.ELES DISSIPAM ILUSES A RESPEITO DE TI E PERCEBEM A LUZ EM TI.ASSIM EXPIAM OS TEUS ERROS LIBERTANDO-TE DOS TEUS ELOS. POR LIBERAR A TUA MENTE DA PRISO DAS TUAS ILUSES, RESTAURAM A TUA SANIDADE.

outra expresso da mesma idia. Os milagres desvanecem todas as iluses sobre o estar os, de ser corpos, a respeito de que as outras pessoas so corpos, e de que somos vtimas, ns mesmos ou de outros. Ajudam-nos a reconhecer que todos somos o mesmo, que todos juntos no mesmo bote do mundo do ego, e que juntos abandonaremos este bote. Mais no Curso h uma linha que diz juntos elevaro o olhar com f ou no o elevaro mente (T-19.IV-D.12:8). De modo que ningum abandonou o Cu sozinho, e ningum ao Cu sozinho.

maneira ao te liberar de seus pesadelos, expiam seus enganos. Poderamos ler que isto que os milagres corrigem nossos enganos ou desfazem nossos enganos ao nos mostrar que h nho alm do pesadelo, o qual corrige nossas iluses e este nosso sonho feliz. Ao liberar a nte da priso de suas iluses lhe restauram a prudncia. Nossas mentes se liberam das lusrias do mundo.

Princpio 34

GRES RESTAURAM A MENTE SUA PLENITUDE. POR EXPIAR O SENSO DE CARNCIA, ABELECEM PROTEO PERFEITA. A FORCA DO ESPRITO NO DEIXA LUGAR PARA INTRUSES..

ifica que os milagres devolvem mente a conscincia de plenitude, porque a plenitude ou a cia de Deus jamais se foi. O que o milagre faz abrir o vu que o ego tinha estendido para de ns a abundncia do Que somos em realidade. Ao expiar ou corrigir a falta os milagres cem o amparo. O ego nos ensina que carecemos de algo, que somos vulnerveis, que temos proteger. O milagre nos mostra que no h escassez em ns, e portanto no necessitamos algum. O amparo do esprito, pois, simplesmente a conscincia da sua invulnerabilidade. Um Deus jamais pode ser prejudicado. Essa uma das interpretaes mais claras que podemos r sobre o significado da crucificao. Isso foi o que ensinou Jesus: apesar do que o mundo u, no lhe aconteceu nada. Seu corpo pode ter sido atacado, mas ele no pode ter sido Ele se identificou com o perfeito amparo do esprito porque Sabia Quem era e no importava zessem a seu corpo, fosse fsica ou psicologicamente. Esse o perfeito amparo do esprito. onto, pois, nada pode estorvar ao esprito. como se houvesse um crculo de luz ao redor de m o qual nos identificamos, e qualquer escurido em que o ego tratasse de nos arrojar mente desapareceria ante a luz. Voc no pode introduzir trevas em um lugar cheio de luz. A o a ausncia de luz, o que realmente significa que a escurido no tem qualidades prprias. dentificar com a luz de Cristo, que Quem somos, nosso amparo. O interessante que vezes tentamos concretizar isso de alguma forma ao tentar estender ou manifestar um crculo o nosso redor ou de irradiar luz. Tudo o que se obtm com isso fazer real ao corpo e fazer erigo. Portanto, tudo o que voc tem que fazer conhecer Quem , e esse conhecimento e sciencia a luz. Voc no tem que fazer nada. Uma vez faa algo, isso se converte em uma Voc no faz nada; s recorda Quem , e isso est alm de tudo que possa fazer.

Princpio 35

MILAGRES SO EXPRESSES DE AMOR, MAS PODEM NO TER SEMPRE EFEITOS OBSERVVEIS.

uito importante. Uma das armadilhas nas quais as pessoas caem, como j disse, quer seja que com Um Curso em Milagres ou que siga qualquer outra forma de cura, que quer resultados. obtiver resultados, se seu catarro no desaparecer, se a ferida no se curar, se este tumor no ecer, ento quer dizer que no sou um bom curador. Tudo o que ocorre que temos cado na armadilha de fazer real o corpo.

s advertncias principais que o Curso expressa consistentemente : No faam o engano real. so em Milagres no acredita no pecado; mas se acreditasse, o pecado contra o Curso seria

engano real. Fazemos o engano real quando acreditamos que devemos fazer algo a respeito ou engano. Uma vez creiamos que h um problema no nvel do corpo que tem que curar-se, ento fazendo o engano real. Tratar de projetar um crculo de luz ao redor de voc ou ao outra pessoa um exemplo de fazer o engano real, porque ento voc afirma que a luz tem teger a esta pessoa ou a mim mesmo contra a escurido. Obviamente, pois, voc faz a o real. Voc no tem que lutar contra algo que irreal. Voc s luta ou se protege contra este acredita que real. O amparo de que fala o Curso o do nosso sistema de pensamento, o que er que corrijamos os pensamentos errneos que temos.

soa algo difcil. Minha pergunta , pode ter sua bolacha e comer-la tambm? Por exemplo, se ar uma aspirina, se precisa ir depois de um pouquinho de magia de vez em quando...

digo que no deva faz-lo. Tudo o que digo : Faa o que quer que seja que o faa sentir-se mas no creia que isso faz o que voc acredita que faz. O Curso fala sobre a idia de trazer as verdade, a escurido luz. O ego faz o reverso. Traz a verdade iluso. As pessoas se tentadas a tomar a verdade deste Curso, que um sistema puro, e traz-la s iluses que brigamos. H certas coisas das que no queremos nos desprender, assim se gostarem dos de luz, ento no querero solt-los. Ou se gosta de clamar por espaos de estacionamento, o quer deixar de faz-lo. E no h nada aqui que diga que voc no deve faz-lo. Jesus no m cima com um ltego. Ele s diz que isso no vai dar o que voc quer, tudo. Se voc quer r-se no caminho, acredito que est bem, desde que reconhea o que faz. Isso o que importa.

o em Milagres no diz que no devemos sentir ira. O que diz que no devemos justificar a o engano. Todo mundo vai sentir ira porque temos egos. A idia que quando sentirmos ira ia no a justifiquemos. Isso o que diz Jesus no Captulo 3 quando fala sobre a Expiao sem (T-3.I). Ele diz que nisso que as pessoas se equivocaram. Teve que inverter toda uma de pensar para poder justificar a percepo equivocada de que Deus fez que Seu Prprio Filho . Em outras palavras, criou-se uma teologia que justificou a projeo de sua prpria culpa. Mas se constri uma teologia, psicologia, filosofia, uma teoria econmica, ou o que for para a projeo do prprio ego, vai ter dificuldades. No h nada mau em ter crculos de luz ao voc, se isso for o que o faz sentir-se melhor, mas quando trata de faz-los parte deste de pensamento, a que comete o engano.

voc fala no Nvel Um, tudo parece muito difcil, porque esse o nvel que no admite . Este diz que ao final voc compreende que o falso falso, e o que verdade jamais mudou 0.1:1). Tudo neste mundo falso e, portanto, voc no deve colocar nenhum investimento s ningum que viva no mundo do corpo, como todos ns, vai ser capaz de desprender-se nte do investimento no mundo. Sempre haver algumas coisinhas, por sorte s coisinhas, s s apegamos.

Nvel Dois, o qual um modo muito mais brando de contemplar tudo isto. O que no admite nem sequer a a idia de no fazer o engano real, no tentar justificar as percepes do ego. No h nada mau em ter ataques de ego; todos vamos t-los. O engano radica em e dizer, Bem, isto o que o Curso diz realmente, ou Isto o que diz a Bblia, ou Isto o s me disse que devia fazer. muito melhor dizer unicamente, Bem, tive um ataque de ego, meu ego agrada que tenha um crculo de luz a meu redor, ou que pea um espao de amento ao Esprito Santo. Isso est bem enquanto no trate de dizer que isso o que diz o ma vez o faa, cair na mesma armadilha tal como ocorreu faz dois mil anos, de tomar uma em que era radiantemente pura e cobri-la rapidamente com vus de escurido e culpa de que termine convertendo-se em uma religio de dio, em vez de amor.

nho que gratificar-se a si mesmo, seja atravs de magia, de prazer sexual, ou qualquer outra e complacncia esteja bem, contanto que voc saiba que isso o que faz. Mas acaso no o engano real cada vez que nos agradamos?

no Nvel Um. Mas em nossa experincia aqui no mundo do corpo (Nvel Dois), tal cncia pode ser uma forma de aprender brandamente que isto no o que em realidade s. Mas tem que tomar cuidado de no enganar a si mesmo, de que no seguir mais ao ego do sprito Santo, de no envolver-se em algo que fira voc e outras pessoas e que faa sua culpa te ainda. Tudo o que diria o Curso : Faa o que quiser fazer, mas no o converta no Reino do o faa disso o centro de sua ateno. Isso tudo. O que fazemos geralmente converter tudo de coisa.

oc faz o engano real cada vez que faz algo fsico.

io! No se pode fazer nada a respeito. Mas o piora quando trata de justific-lo. melhor dizer a tenho este corpo e acredito que tenho certas necessidades, e que h certas coisas que me er; h certas coisas que quero evitar porque me causam dor. Enquanto for um corpo vou ter isas, mas isso no significa nada. O que tem sentido que perdoe a esta pessoa que trabalha ou que vive comigo, e que realmente quero que estas relaes se sanem. Todo o resto algo idia fazer o que for, mas no convert-lo em algo sensacional. De fato, h uma linha quase deste captulo que diz que Os impulsos fsicos so impulsos milagrosos dirigidos damente (T-1.VII.1:3). Essa outra maneira de dizer que fazer real o corpo, quer falemos exualidade, enfermidade, ira ou guerra, uma defesa contra o que realmente somos. amente, em termos de sexualidade, refere-se idia de que o unir-se com o outro por meio no o far sentir-se cmodo, porque a nica unio possvel se faz atravs da mente.

as palavras, todos desejamos retornar a casa com Deus porque esse o centro de nosso a. De algum modo sentimos que se nos aproximarmos das pessoas, seja falando de nos ar sexualmente ou s fisicamente, dm alguma forma isso desfar a separao. Obviamente, ntecer assim porque o problema no tem nada que ver com o corpo. Repito, nosso uso do que constitui o engano, o tratar de justificar ou de espiritualizar algo que no tem nada que o espiritual. o uso deste o que importante.

ia o Esprito Santo lhe estar dizendo que isto no o correto porque refora uma carncia que edita que real? Em outras palavras, voc necessita agradar neste momento, assim ao cair no de aceit-lo, refora a falta.

se olhar isto de um ponto de vista muito prtico, acredito que a chave que se algo se r em uma preocupao, como por exemplo no posso ser feliz a menos que me deite com esta no posso ser feliz a menos que coma certa classe de alimento, no posso ser feliz a menos enha certo automvel, e assim sucessivamente, essa uma bandeira vermelha. Obter isto se no Reino do Cu, e a ausncia disso se torna o inferno. Quando cai em uma armadilha assim, uma bandeira vermelha que lhe diz que voc est tratando muito tenazmente as relaes s, no importa a forma. Mas a idia que no converta em uma grande coisa algo que no o e a grande coisa neste mundo a culpa, e a resposta para isso o perdo. Isso o nte.

go o Curso a respeito da ressurreio do corpo?

poderia ressuscitar o corpo se este no morre? Do mesmo modo que o corpo no pode sanare jamais esteve doente, este no pode ressuscitar de entre os mortos porque jamais morreu. o em Milagres fala muito a respeito da ressurreio. Recordem, o corpo no faz nada. A mente A ressurreio o despertar do sonho de morte. O que ocorreu com o Jesus foi que ele u do pesadelo do mundo no qual estamos todos ns. Em nossa percepo do mundo e nte na das pessoas a seu redor que no entendeu de que ele falava, Jesus ressuscitou de entre os. Eles puderam sentir sua presena. portanto, somaram dois mais dois e obtiveram cinco, e todos fazemos muito bem. Jesus sim lhes apareceu em suas mentes, na forma que eles aceit-lo, o que obviamente tinha que ser de uma forma que eles o identificassem com Jesus, nha que ser um corpo. Mas sua ressurreio foi realmente um despertar deste pesadelo, que o de morte, de separao, ataque, agresso, etc. Mas, repito, a chave que uma vez voc diz rpo ressuscita, afirma que o corpo morreu, o que quer dizer que voc considera que o corpo estemunha capital da realidade do mundo do ego a morte, porque esta sustenta que o corpo e o corpo viveu, ento o ego tem que viver e todo o sistema de pensamento do ego tem que o. O que Jesus nos ensinou que o corpo no morre, o corpo no ressuscita, o corpo no faz por isso, ele permanece conosco apesar do que ocorreu a seu corpo. H uma linha ao final do 15, escrita no Natal, que diz: O Prncipe da Paz nasceu para restabelecer a condio do amor, do que a comunicao permanece ininterrupta mesmo se o corpo destrudo, desde que no corpo como o meio necessrio para a comunicao. (T-15.XI.7:2).

dizer que ele s tomou forma? E quando ele apareceu aos apstolos? arecer na mente das pessoas.

ndo disseram a Tom que tocasse seu flanco? o estou seguro de quanto disso ocorreu em realidade. O Evangelho do Juan, especialmente, u-se em parte para combater o que acreditaram que era uma ameaa dos Gnsticos, quem j a a ser uma ameaa real dentro do cristianismo. Alguns Gnsticos ensinaram que Jesus no corpo. A estes os chamaram docetistas, um trmino derivado de uma palavra grega que iluso. O que mostra esse incidente dos evangelhos, supostamente, que Jesus teve um orque Tom tocou. Estou seguro de que muitos eruditos das escrituras negariam que esse foi

dade um fato histrico. Veriam-no bem maisem termos da teologia que ensinava Joo de que teve em um corpo; e esse ensino era especificamente dirigido contra os Gnsticos.

descarta as projees astrais, ento? Isto parece uma possvel explicao do que as pessoas ram ver. e, se as descarto? No, essa outra maneira de v-lo; mas mesmo assim do ego.

o descreveram atravessando paredes, aparecendo e reaparecendo, parecia... mente ter que questionar todas as aparies relacionadas com a ressurreio que mencionam gelhos. A maioria dos eruditos das escrituras assim o faz. As aparies da ressurreio nos vangelhos se contradizem umas s outras. Em dados bsicos, quem o viu, como e quando, se zem. A opinio de consenso que se obtm uma expresso da teologia que emergia das Igrejas crists daquele tempo mais que de qualquer feito histrico. por isso que tentar dizer z Jesus ou que no fez muito difcil; ningum sabe em realidade o que ele fez, em primeiro muito pouca histria nos evangelhos, mas sim muita teologia e as pessoas que reliam na o que eles queriam que houvesse nela. Dito seja de passagem, o Curso no faz comentrios a nem trata esses temas.

a Teresa tinha entrevistas com Jesus na palma de sua mo. Entendo que suas vises eram rtemente perceptuais. to. Se voc trabalhar com Um Curso em Milagres deve aceitar a premissa de que tudo procede est em nossas mentes. No h nada fora de ns. Tudo uma projeo do que est em nosso o que quer dizer ento que voc pode projetar o que quiser. Os psiclogos tm feito isto por anos com as provas projetivas. As pessoas vem toda classe de coisas nos estmulos vos que no tm formas reconhecveis especficas, como nas Provas Rorschach com manchas Vemos o que queremos ver, o que acredito que no subtrai nada mensagem bsica contida ngelhos. De fato, realmente o Curso deixa essa mensagem de perdo muito, muito clara.

tamos discutindo o Princpio 35, que os milagres pode, no ter sempre efeitos observveis. O portante o efeito que o milagre tem, que trazer paz oficina de milagres. De fato, quando inha mente para Jesus sem ver que algum ataca ou atacado, sentir-me-ei- em paz. O que epois disso entre Jesus e a outra pessoa. Cumpri minha parte. O presente de minha paz do a essa outra pessoa, mesmo que ela no o aceite. Isto significaria que o milagre pode no os observveis. H uma srie de perguntas no manual para o professor que trata sobre a cura o mesmo assunto. Uma das perguntas , Deve repetir-se cura? (M-7). Esta tem que ver com ao na qual algum parece no ter sanado. O ponto que se voc acreditar que algum no , est fazendo o corpo real porque busca algo no nvel do corpo.

ea para a qual se aponta aqui se cobre em uma lio que diz: Quando me curo, no sou o ue se cura (L-pI.137). Posto que todas as mentes esto unidas e so uma dentro deste ma, quando minha mente se cure e estenda minha paz, ou a paz se estenda atravs de mim, ar a todas as demais mente, de cuja maioria eu no tenho consciencia. Como no existe a e do tempo como uma expresso linear, ou como tempo em si, ento esta cura pode ocorrer de todas as dimenses temporrias. Obviamente, ns no temos consciencia alguma disto. nico trabalho, repito, permitir que nossa mente individual se sane. O que ocorra depois s mbncia do Esprito Santo.

Princpio 36
MILAGRES SO EXEMPLOS DO PENSAMENTO CERTO, ALINHANDO AS TUAS PERCEPES COM A VERDADE TAL COMO DEUS A CRIOU.

co mais adiante, o Curso usa a palavra mentalidade reta (T-2.V.3:1), por exemplo, pensar monia com o Esprito Santo mais do que com o ego. O milagre no expressa a verdade de Deus ente, mas se alinha com esta ou a reflete. A verdade de Deus que todos somos um. Neste experimentamos a unidade ao transcender todas as barreiras de separao do ego: entos de ira, ofensa, sacrifcio, etc. Embora a percepo verdadeira no seja a verdade, o est em conflito com ela. Isto igual idia que discutimos antes sobre o reflexo da e, ou os arautos da eternidade. Estes reflexos so a meta do Curso, pois so os efeitos eis quando se desfizerem todas as barreiras verdade.

Princpio 37

ILAGRE UMA CORREO INTRODUZIDA POR MIM NUM PENSAMENTO FALSO. AGE OMO CATALISADOR, QUEBRANDO A PERCEPO ERRNEA E REORGANIZANDO-A

ADAMENTE. ISSO TE COLOCA SOB O PRINCPIO DA EXPIAO, ONDE A PERCEPO CURADA. QUE ISSO TENHA OCORRIDO, O CONHECIMENTO DA ORDEM DIVINA IMPOSSVEL.

o errnea perceber um problema no mundo, externo a ns. O milagre reorganiza a o porque a devolve aonde realmente est o problema, em nossas mentes. Jesus quem o milagre. Nosso trabalho simplesmente querer que ele o faa, pedir sua ajuda para ver a como ele a v. Esta a percepo verdadeira. Jesus toma as falsas percepes que ns temos is a enfermidade, o conflito, a guerra, etc. e as inverte de modo que vejamos tudo do modo: todo mundo, incluindo a ns mesmos, est pedindo ajuda. Escolhe-se ento o princpio o, que pode expor-se de novo como a negao de que a separao e a culpa so reais.

rmo tcnico que se usa consistentemente atravs de Um Curso em Milagres conhecimento. o o usa o Curso, sinnimo de Cu. A contraparte do conhecimento, ou o oposto ao mento, a percepo, e quase sempre vero esses dois termos justapostos. O conhecimento de a dicotomia sujeito-objeto, a qual inerente percepo. At as vises santas (como as rmam muitos msticos) so perceptivas e, portanto, no duram.

cimento do esprito, de Deus, e no pode obter-se neste mundo. Com efeito, o Curso afirma aramente que o conhecimento no a meta do Curso; a paz sim o (T-8.I.1:1-2). Refere-se az que se obtm neste mundo quando contemplamos a toda a humanidade unida conosco. No nem ataque.

Princpio 38

RITO SANTO O MECANISMO DOS MILAGRES. ELE RECONHECE TANTO AS CRIAES US QUANTO AS TUAS ILUSES. ELE SEPARA O VERDADEIRO DO FALSO ATRAVS DA SUA CAPACIDADE DE PERCEBER DE FORMA TOTAL E NO SELETIVA.

ifica que o Esprito Santo um rebatedor ambidestro e, como diz o Curso mais adiante, a rte da Santssima Trindade que tem uma funo simblica (T-5.I.4:1). Isto quer dizer que Ele cionar em um mundo de smbolos. No h smbolos no Cu, unicamente neste mundo.

separao for ilusria, e o Esprito Santo cobra existncia para resolver isso, no Ele uma

porque Deus O criou. No obstante uma boa pergunta. A resposta do Curso que quando a o se sane totalmente e j no se necessite do Esprito Santo, Este existir ainda porque Deus E logo o Curso acrescenta que Ele retorna ao Cu e benze nossas criaes (T-5.I.5:7).

arece como se o tivessem criado para resolver um problema que no existe.

correto, e porque Ele foi criado por Deus, o que significa realmente que Ele s uma o de Deus, uma vez Deus O cria, Ele no pode desaparecer. Sua funo ilusria, posto que em corrigir um problema que inerentemente ilusrio, o que implica que esta funo tambm ser uma iluso, como o a forma na qual experimentamos o contedo de Seu Amor.

le um de ns... Ele no um de ns. Ns somos parte da Segunda Pessoa da Trindade Cristo e o Esprito a Terceira Pessoa da Trindade. Em outro nvel, obvio, a Trindade Uma. Entretanto, Um m Milagres fala de Nveis da Trindade. Isto mais que uma excelente distino teolgica. nte corrigir a idia de que a Voz do Esprito Santo a nossa. Isto similar crena de que ns eus, que o Curso claramente expe que no o somos (T-7.I.1-3). Acreditar que a Voz de Deus a, por no dizer que somos o Mesmo Deus, precisamente outra expresso da crena bsica ao que em primeiro lugar nos meteu em dificuldades.

utilizou outra classe de exemplo. Disse que Deus enviou ao Esprito Santo o sonho; Ele no sonho, mas veio ao mesmo para nos falar da. gunta ainda, O que acontecer quando terminar o sonho? uma dessas coisas que ningum tender em forma alguma. Eu s posso lhe dizer o que Um Curso em Milagres diz a respeito. ia que o Esprito Santo tem um p na realidade, no Cu, e outro no sonho (se pensarmos tem dois ps). Ele est no sonho mas no parte do mesmo. Est em nossas mentes as e obra nelas; no obstante, tambm est em contato com a Mente de Cristo. como um dirio.

obvio, nem sequer se inteirou do sonho, ou do mundo da iluso. Uma analogia pode ser a de que contempla seu filho que dorme de noite e o v como se revolve em forma agitada, nte tem um pesadelo. O pai no sabe o que sonha o menino, posto que tudo ocorre fora da aquele, mas sim sabe que o menino sofre e claro que quer aliviar a dor de seu filho. Deus se em uma situao similar. Portanto, Estende-se a Si mesmo para o sonho, e at a mente de o que dorme. O Esprito Santo o nome que Um Curso em Milagres d a essa extenso, a Deus. E nesse sonho Ele nos diz: Irmo, escolhe outra vez. Pode contemplar seu sonho de diferente. E assim, aflorar aquilo que na verdade no enche nossa necessidade; exemplo, as especiais. Ajuda-nos a unificar nossa percepo, a ver todas as coisas como lies que Deus e aprendamos. Isso o mesmo que quer dizer Ele separa o verdadeiro do falso, e percebe nte em vez de seletivamente. Esse foi o ponto que apresentei antes, que Ele v todos os de uma situao. Ns vemos uma situao s em termos de nossas necessidades especficas. nhece todas as situaes como oportunidades para sanar a todas as pessoas que estejam as.

pecto do Esprito Santo que tem um p em um mundo, o Cu, e outro em nosso mundo, o ignifica isso que Ele pode ter o conhecimento e a percepo simultaneamente? o.

e quer dizer o Curso ao nos ensinar que jamais estamos no lugar equivocado no momento do? is podemos estar no lugar equivocado no momento equivocado porque sempre podemos r de todas as coisas. O Esprito Santo utiliza todas as situaes e relaes para nos ensinar a ca de que a separao irreal. Em um nvel mais profundo, essa asseverao reflete a idia de uia j est escrito. J passamos por tudo isto. S estamos, como diz o Curso, repassando ente o que j ocorreu (L-pI.158.4:5). E podemos repassar ou r-experimentar o que j quer seja atravs de nossa eleio do ego ou do Esprito Santo. Portanto, estar no lugar ou no equivocado no tem sentido. A forma como repassamos este lugar o que lhe d do.

Princpio 39

AGRE DISSOLVE O ERRO PORQUE O ESPRITO SANTO O IDENTIFICA COMO FALSO OU RREAL. ISSO O MESMO QUE DIZER QUE POR PERCEBER A LUZ, A ESCURIDO AUTOMATICAMENTE DESAPARECE.

smo que dizer que Ele elimina o engano, corrige enganos, desfaz enganos, ou expia pelos . Ele se d conta de que todos os enganos so falsos ou irreais. No h gradaes nos . Um por zero o mesmo que cem ou mil por zero.

mesmo que dizer que ao perceber a luz a escurido desaparece automaticamente. Uma vez rceba e reconhea a verdade de quem , os enganos ou a escurido do ego desaparecero udo o que os mantm em seu lugar so seus pensamentos a respeito deles. Recordem, no h a que seja real. So s nossos pensamentos que fazem as coisas do mundo reais em nossas E uma vez as temos feito reais, o ego se torna real. E ento no podemos ultrapass-lo. Como Curso, no pode perdoar um pecado uma vez o tenha feito real (T-30.VI.1-3). No podemos e o mundo ilusrio e nada mais que um salo de classes no qual aprendemos isto enquanto que a escurido realidade e que necessita cura e luz. A luz no se necessita fora porque fora nada. Necessita-se em nossas mentes que acreditam na escurido, e a escurido, obvio, no coisa que nossa prpria culpa. Este princpio tambm reflete a idia de que a luz e a escurido dos mutuamente excludentes. Quando voc acende uma luz em uma habitao obscura, a o desaparece. Apaga a luz, e a escurido retorna. assim como podemos entender o pecado . Chame pecado a algo, e este se tornou real e j no poder ver-se como um pedido de pecado pede castigo; o pedido de ajuda ou amor suplica ajuda e amor.

Princpio 40

ILAGRE RECONHECE TODAS AS PESSOAS COMO TEU IRMO E MEU TAMBM. UM CAMINHO PARA SE PERCEBER A MARCA UNIVERSAL DE DEUS.

o que o milagre corrige o de acreditar que estamos separados. Quer estejamos separados os corpos ou pelas coisas terrveis que acreditamos que os outros fazem, tudo o que faz o refletir o fato de que somos um, e isso o que Jesus nos est recordando sempre que mos um com ele. A marca universal de Deus ser o compartilhar na luz de Cristo.

o assim como um sistema inclusivo. No exclui a ningum. xclui a ningum. No poderia ser a Filiao se exclura a algum.

Princpio 41

NTEGRIDADE O CONTEDO PERCEPTIVO DOS MILAGRES. ASSIM, CORRIGEM OU EXPIAM A PERCEPO DEFEITUOSA DA FALTA.

z mais repetimos o mesmo. O princpio bsico do ego o princpio de escassez, que falta algo exclumos a Deus. Desde a que procede a culpa: do pensamento de que h uma carncia, az ao ego e, portanto, ao corpo real. Vemos s pessoas e a ns mesmos carentes; o milagre ara ns a integridade que nossa verdadeira Identidade. Integridade pode equiparar-se com cia, a negao do princpio de escassez do ego. Abundncia no significa nada material, uma ssociao que se faz freqentemente com o que se chama Conscincia de Prosperidade.

ciencia de Prosperidade, pensa-se tipicamente que a abundncia do esprito pode traduzir-se ma material: se pensar abundncia, receberei abundncia. No cabe dvida de que nossos entos influem no que nos rodeia. Foi assim que se fez o mundo para comear. Mas isso no o em um princpio espiritual. Da perspectiva do Curso, esse o engano aqui. Nossas mentes ao mundo, mas isto s uma asseverao sobre o poder da mente. um fenmeno psquico, ritual. O que o faz espiritual, como vimos, entregar esse poder ao Esprito Santo. Sem a Sua orientao simplesmente continuaramos escolhendo de acordo com as necessidades de nosso arraigando mais ainda neste mundo de iluso.

o milagre no nos d coisas materiais. O milagre simplesmente desfaz as defesas que se ntaram em nossa crena na escassez, a qual refora este princpio de carncia. Este processo nossa mente a seu original e vigente estado de ser um com Deus, possuidores de tudo o que s outorgou na criao: sorte, unidade, liberdade, felicidade, etc.

Princpio 42

AS MAIORES CONTRIBUIES DOS MILAGRES A SUA FORCA PARA LIBERAR-TE DO TEU FALSO SENSO DE ISOLAMENTO, PRIVAO E FALTA.

imos que estamos isolados de nosso verdadeiro Ser ou de Deus, e nos sentimos isolados uns os. Uma vez sentimos que estamos separados, projetamos a culpa disso sobre outros e mos que eles nos privam de algo. Desde a que provm a carncia. Privao a colocao ma que voc me despoja de algo que eu quero, ou necessito, ou sou. Esta projeo nega o fato fui eu mesmo quem primeiro me privei disso. A escassez ou carncia tem que conduzir posto que a culpa (outra palavra para a idia de carncia) sempre tem que projetar-se, uma mental da mente. a projeo da responsabilidade por ter escolhido acreditar que nos falta no me fiz isto voc o fez . Como diz o Curso, O segredo da salvao no mais que e voc o que est fazendo tudo isto a si mesmo (T-27.VIII.10:1).

Princpio 43

RES SURGEM DE UM ESTADO MILAGROSO DA MENTE, OU UM ESTADO DE PRONTIDO PARA O MILAGRE.

ante, isto se chama mentalidade reta (T-2.V.3:1). Em outras palavras, primeiro trocamos ente do ego, a mente errada, para a maneira de pensar do Esprito Santo, que a mente reta. que constitui o milagre. Renunciamos ao investimento na maneira de perceber do ego separao, etc. e em seu lugar escolhemos a do Esprito Santo perdo e unidade, ao ver coisas como oportunidades para aprender que estamos perdoados.

Princpio 44

GRE E UMA EXPRESSO DA CONSCINCIA INTERIOR DE CRISTO E DA ACEITAO DA SUA EXPIAO.

s dizer que o milagre nos une com algum de quem nos separamos. Isto reflete a idia de que m em Cristo, e isto corrige o engano de acreditar que estamos separados. Aceitar a Expiao o aceitar este principio de ser um com Ele. Aqui vemos, uma vez mais, a idia de que o a expresso de Cristo, no a consciencia em si. Isto o mesmo que discutimos antes que o

um reflexo da verdade, no a verdade mesma. Ainda existe e tem sentido s no mundo da

Princpio 45

M MILAGRE NUNCA SE PERDE. PODE TOCAR MUITAS PESSOAS QUE NEM MESMO TRASTE E PRODUZIR MUDANAS NUNCA SONHADAS EM SITUAES DAS QUAIS NEM MESMO ESTS CIENTE.

milar ao Princpio 35. Pensem no modelo do holograma onde todos estamos unidos, e todas as es de tempo e espao esto presentes em uma parte. No h maneira de que jamais s julgar o poder do que significa nos desprender de nossas ofensas ou de soltar nossas na separao. Quando sou curado, no sou curado sozinho (L-pI.137), como vimos j. Isto efeitos, no s nas pessoas fisicamente aqui, mas tambm nas pessoas que j morreram. O o linear, e estamos unidos em uma mente como no holograma, sem considerar a particular o de tempo e espao em que acreditamos estar ns ou os outros.

o nico que Um Curso em Milagres nos pede que aceitemos a Expiao para ns mesmos, o nifica que faamos a nossa parte para que nossa mente se cure destes pensamentos. A o desse milagre Expiao ou perdo no de nossa incumbncia, porque ns no temos que verdadeiramente til. Nossa nica responsabilidade aceitar a Expiao para ns escolher o perdo ou o milagre. h com a orao intercessora? Como se ajusta a isto?

se ajusta, pelo menos na maneira corrente de pensar nela. Primeiro, a Deus no ter que lhe que tem que fazer; simplesmente uma loucura pensar assim. Segundo, e ainda mais nte, como disse antes, uma vez oramos por outros, estamos dizendo que h um problema l amos de novo na armadilha do ego. No rezamos por outros, fazemo-lo por ns mesmos sas mentes, que acreditavam que havia uma forma de escurido fora, sanem-se. As primeiras o Canto da orao expem isto muito claramente. Na verdade oramos por ajuda para sairmos de modo que o Esprito Santo possa estender-se a outras mentes atravs de ns.

Princpio 46

SPRITO SANTO O MAIS ELEVADO VECULO DE COMUNICAO. MILAGRES NO VEM ESSE TIPO DE COMUNICAO, PORQUE SO INSTRUMENTOS TEMPORRIOS DE ICAO. QUANDO RETORNAS TUA FORMA ORIGINAL DE COMUNICAO COM DEUS, POR REVELAO DIRETA, A NECESSIDADE DE MILAGRES ACABA.

ete a idia de que o Esprito Santo se comunica conosco desde Deus. essa ponte ou mediador Cu e o inferno, ou a realidade e o sonho. Isto, repito, uma diferena entre o milagre e a o. retornar forma original de comunicao com Deus por revelao direta, os milagres de ser necessrios. Quando terminarmos nossa atribuio, tivermos percorrido nosso , e tivermos perdoado a tudo o que teremos que perdoar, j no necessitaremos do Esprito omo o elo que nos una com Deus, porque j no h nenhuma mente separada que precise com Deus. Ento teremos recuperado a consciencia de perfeita unidade com Ele. A meta do no Deus e sim a mudana de percepo que faz livre o caminho para Ele. Essa a funo to Santo. O milagre tem sentido unicamente no mundo separado.

Princpio 47

AGRE UM INSTRUMENTO DE APRENDIZADO QUE FAZ COM QUE A NECESSIDADE DE DIMINUA. ELE ESTABELECE UM INTERVALO TEMPORAL FORA DO PADRO, QUE NO ST SUJEITO S LEIS USUAIS DO TEMPO. NESSE SENTIDO ELE INTEMPORAL.

m-me repassar algo que disse antes, e logo o aplicaremos a este princpio. A necessidade que mpartilhamos a de utilizar o tempo para que nos ajude a entender que o tempo no existe, e e nos ajude a sair deste nvel. Digamos que temos um problema macio de ego com uma especfica em torno de certos assuntos especficos, que tomaria um perodo de tempo amente comprido para abandonar este nvel.

re nos eleva sobre o mundo do tempo. Por meio de escolher perdoar esta enorme parte de os transporta e nos deposita no tempo novamente. Estabelece um intervalo temporrio fora al. Digamos, por exemplo, que este intervalo de tempo dentro das leis do mundo seria de mil o nos elevar sobre o mundo do tempo, nos transportar e logo nos lanar de novo, zaremos esses mil anos, e assim se aboliu todo esse intervalo de tempo. Essa a idia de zar tempo. Permitam-me repetir o que disse antes. Uma relao muito difcil que nos produz antidade tremenda de ira, dor, ressentimento, culpa, ansiedade, etc. converte-se ento em o muito poderoso, se o permitimos, para perfurar uma parte enorme desta culpa. Pois esta ofundamente reprimida o que saiu superfcie por meio da relao. Se lerem o primeiro o na pgina 6 do texto (T-1.II.6), vero este processo claramente discutido. um excelente em um pargrafo de muito do que falamos hoje.

e queixou uma vez a Jesus: O que acontece, minha vida to difcil? A qualquer outra a vida de no lhe teria parecido difcil. Externamente, ela no tinha uma vida difcil, mas mente, era muito dolorosa para ela. Ela se queixava disto, e como resposta, lhe apresentou a de uma montanha. A interpretao dela e a explicao do Jesus sobre a imagem foi: Voc atravs da montanha. Seria muito mais fcil, em termos de que requer menos esforo, se a montanha e descesse pelo outro lado, mas tomaria muito, muito mais tempo. Ao atravessar anha, que muito mais difcil, economizar tempo. Atravessar a montanha atravessar s muito difceis e dolorosas, que no curso habitual dos acontecimentos lhe tivessem tomado muitas vidas, que o subir a montanha e descender pelo lado oposto. Um Curso em Milagres e economizar tempo ao obter que mais e mais pessoas permitam que suas mentes se sanem idamente de modo que o plano de Expiao possa acelerar-se, para que as pessoas obtenham ais rapidamente.

so que para muita gente, quando comeam a trabalhar com o Curso, parece que as coisas No porque Deus os esteja castigando. porque o Esprito Santo tomou a srio seu pedido. o Esprito Santo: Quero aprender mais rapidamente. Por isso que adjudicam a Goethe to: Esteja sempre atento ao que pede porque pode ser que o obtenha. assim que trabalha e. Neste sentido, intemporal porque desfaz o tempo. Ocorre ainda dentro da dimenso do mas abole ou paralisa o tempo.

crucial entender o que faz o milagre, e isto jamais pode recalc-lo suficiente de fato, se forem hoje com essa nica idia e nada mais, tero obtido muitssimo o milagre o meio prito Santo utiliza para nos ensinar que no somos vtimas do mundo. Nossos problemas no ue outros ou o mundo nos fazem, mas sim mas bem o que ns acreditam haver feito a ns . Permitam-me repetir uma linha que eu cito freqentemente: cuida da tentao de perceber mo como sendo tratado injustamente (T-26.X.4:1). Eu posso ser injustamente tratado s por smo, e por isso j fui perdoado. Esta a essncia do currculo de Um Curso em Milagres.

Princpio 48

AGRE O NICO INSTRUMENTO TUA DISPOSIO IMEDIATA PARA CONTROLAR O S A REVELAO O TRANSCENDE, NO TENDO ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O TEMPO.

a revelao nos une diretamente com Deus; o milagre, atravs do desfazer das crenas na o que esto em nossa mente, une-nos os uns com os outros. A revelao no uma correo o milagre mas nos ajuda a recordar que este no o mundo real. A experincia reveladora aquilo que verdadeiro, e assim, serve como um poderoso aviso quando sentimos a tentao itar na realidade do que falso.

Curso que podemos ter a revelao enquanto somos corpos ainda? diz que a revelao ser breve, efmera, temporria. Vamos ter experincias nas quais uma sensao direta da Presena de Deus, onde por um instante o mundo inteiro desaparece Um Curso em Milagres diria que isto possvel mas, repito, no a meta e certamente no arte alguma de sua teoria. Realmente no se menciona mais depois do Captulo 1.

Princpio 49

MILAGRE NO FAZ DISTINES ENTRE GRAUS DE PERCEPO EQUIVOCADA. UM STRUMENTO PARA A CORREO DA PERCEPO QUE EFICIENTE, SEM LEVAR EM IDERAO O GRAU OU A DIREO DO ERRO. ISSO O QUE FAZ COM QUE ELE SEJA VERDADEIRAMENTE INDISCRIMINADO.

uma reafirmao do primeiro princpio no h graus de dificuldade nos milagres. uma o da mesma idia, que o milagre corrige o engano, sem importar o que parecer que , no que parea uma expresso amorosa, ou uma expresso abominvel, no importa que parea presso csmica ou s uma expresso puramente individual. No importa, porque os enganos s o mesmo. No o corpo o que se sana com o milagre, e sim nossas percepes dos outros, specialmente nossa percepo equivocada de que os outros nos convertem em suas vtimas. trrio, eles so nossos irmos e irms. Se os acusarmos de nos vitimar, s porque primeiro os a ns mesmos de vitimar a outros. Como diz a Lio 134, sempre que nos sintamos a acusar a algum ou a algo, primeiro devemos nos deter e nos perguntar: Acusaria a mim disso? (L-pI.134.9:3). Estes um dos temas centrais de Um Curso em Milagres. uma dessas ue resume toda a mensagem do Curso. Somos vtimas unicamente de nossos pensamentos. nifica que podemos troc-los e no ser prisioneiros dos outros. Portanto, no vitimamos a , a fim de contas nem sequer a Deus, e isto desfaz o sistema de pensamento do ego em sua e.

ncpio do milagre parte central do ensino do Curso. Se acreditarmos que no mundo h certas ue so melhores ou piores que outras, camos na armadilha. Essa seria, pois, uma armadilha e falar da ressurreio do corpo. Esta uma maneira sutil de fazer o corpo real e de converter no centro de ateno. O corpo pode ser utilizado pelo Esprito Santo ou por Jesus como um para transmitir Sua mensagem. Foi assim que nos chegou o Curso. Mas a idia no que o ja real. s que o mesmo serve um propsito til.

o do livro de exerccios que vale a pena examinar a Lio 184, que fala sobre os diversos ue o mundo utilizou para substituir o Nome de Deus. Todos estes nomes so smbolos. Mas a metade da lio explica que no teria sentido que nos pedissem viver neste mundo, assumir a de ensinar, e que ainda assim transcendssemos todos os nomes do mundo. Explica como o Santo utiliza os smbolos deste mundo para levar Sua mensagem e como o padro bsico da luz que conhecemos como a realidade, de volta escurido deste mundo, de modo que s uma mensagem distinta ao mundo em outras palavras, estar no mundo e no ser parte do Assim, Um Curso em Milagres no se ope ao uso dos smbolos deste mundo justamente o o. S diz que esses so smbolos, e jamais devemos perder de vista esse fato nem a verdade mais frente do smbolo. No esqueam a seo que j mencionamos, alm de todo smbolo ). Mas recordem, o Curso no lhe diz que salte de um extremo do tapete ao outro, porque oderia lhe ocasionar um estado de pnico. V devagar, passo a passo.

so fala sobre a experincia de todos de sentir-se fora do corpo em algum momento. Voc cr se refere s experincias de abandonar o corpo? acredito que no. Realmente o texto no o expe assim. Fala de uma experincia de estar frente do corpo (T-18.VI.11). Isso poderia incluir as experincias de sair do corpo, mas te do que fala aqui nesse contexto da experincia de unir-se com algum mais frente do eja que voc se una com uma formosa pintura, uma formosa experincia com uma pea ou unir-se com uma pessoa, embora seja s por um instante, ou identificar-se com alguma qual voc se sinta unido com algo mais frente do corpo. Agora, isso poderia incluir as cias de sair do corpo que tm algumas pessoas, mas no acredito que se limite a isso.

Princpio 50

AGRE COMPARA O QUE TU FAZES COM A CRIAO, ACEITANDO COMO VERDADEIRO O ST DE ACORDO COM ELA E REJEITANDO COMO FALSO O QUE EST EM DESACORDO.

a diferena entre fabricao e criao. O milagre compara o que temos feito, o mundo, riao. Isto similar ao que se expressa no Princpio 38. H certas coisas que fazemos neste que esto em harmonia com a criao, tais como nos unir com o outro. Isto no criao, mas a com ela porque segue o princpio de unidade e de unio. Algo que faamos que nos uma com s do ponto de vista do Esprito Santo a verdade. No a verdade no Nvel do Cu, mas a porque reflete a verdade do Cu. Se no harmonizar com esse princpio de unidade, o qual que nos estamos separando de outros, ento falsa. Esta uma forma de reconhecer ou de tino entre os dois nveis sobre os quais lhes falei.

Um, a verdade unicamente do esprito, o que Deus criou. Todo o resto falsidade. No Nvel verdade o que o Esprito Santo pode utilizar para nos ensinar o que verdadeiro, e falsidade nos ensinar que o ego verdadeiro. No Nvel Dois, a verdade algo que esteja em harmonia ontade do Esprito Santo, algo que nos uma com algum. A falsidade o que continuaria nos do de outros. Se voc v algum a ponto de atacar a outra pessoa, no Nvel Um, tudo o que v No Nvel Dois, a iluso seria que esta pessoa malvada e pecaminosa e est a ponto de

Essa a percepo da mentalidade equivocada. No Nvel Dois, a verdade que essa pessoa ece estar atacando, em realidade est pedindo ajuda. Voc no nega o que vem seus olhos, sua interpretao. Esse o assunto crucial. Voc troca sua interpretao. V o aparente como um pedido de auxlio. Essa a viso que teve Jesus na cruz. Ele no negou o que as fizeram. Ele negou o que o ego disse que as pessoas estavam fazendo. Ele negou que as foram malvadas, perversas e que o estivessem assassinando. Mas bem, ele viu que eles a ajuda e o amor que no acreditavam merecer.

mudana da falsa percepo do ego verdadeira percepo do Esprito Santo, e disto que e princpio.

ia dizer algo sobre o instante santo? stante santo, como muitos termos no Curso, usa-se de duas maneiras distintas. Uma seria presso mais individualizada, que diz que o instante santo qualquer instante em que mos um milagre em vez de uma ofensa, escolhemos nos unir em vez de nos separar. Por , h algum com quem voc est furioso, e de repente capaz de trocar de percepo e pedir sse um instante santo. Define-se como o intervalo de tempo no qual se expressa o milagre. outras referncias onde instante santo refere-se ao fim do tempo, assim como um instante ande em que nos desprendemos totalmente do corpo, em que reafirmamos nossa identificao sprito e retornamos a casa. A palavra se usa de ambas as formas, tanto em um sentido mais omo em um mais individual. E recordem que para escolher o instante santo s se requer um, essariamente s duas pessoas em uma relao. Sempre bom quando os dois esto de mas no necessrio para que ocorra a cura. Assim, embora se necessitam duas pessoas para ra um desacordo ou uma discusso, s uma necessria para o perdo. Ambas so perdoadas rena na realidade da separao quando uma recorda que no est separada da outra.

Curso que uma vez que voc experimente um instante santo, ao retornar jamais se sentir u eu que o estou interpretando assim? a que uma vez voc aceitou totalmente a verdade deste sistema de pensamento, jamais mundo do mesmo modo. A experincia da maioria de ns que jamais a aceita totalmente. s aceit-la em uma ocasio especfica ou por um perodo de tempo especfico, e de repente s aos maus hbitos.

oc poderia permanecer aqui? e o pedisse. No estou seguro de que voc quereria o contrrio, mas se voc tiver feito todo alho, fez o que devia fazer, e Ele lhe pedisse que ficasse por um tempo, obvio que voc diria certo?

m h uma seo que se refere especificamente a isso: possvel chegar a Deus diretamente? Diz que h quem tenha chegado a Deus diretamente e retiveram essa conscincia neste Devo dizer, que estes so poucos, mas basicamente a mesma idia. possvel, mas muito . para a maioria de ns, fica muito difcil fazer.

fazer-se isto em uma vida? rincpio, sim. Posto que o mundo inteiro e nossa experincia aqui no corpo todo um sonho, do o que se necessita que faamos despertar do sonho e este desaparece. Essa seria a iva do Nvel Um. Entretanto, no Nvel Dois, no mundo onde acreditamos estar, o grau de medo arraiga aqui o medo de que Deus nos destrua se abandonarmos nosso esconderijo, que o to extremo, que necessitamos um processo mais suave para despertar, como emente afirma o Curso (T-27.VII.13:4-5). Dentro do mundo ilusrio do tempo, este processo muito, muito tempo, como tambm diz o Curso em outro lugar (T-2.VIII.2:5). O Curso afirma, encionei antes, que se podemos perdoar a uma pessoa totalmente, teremos perdoado a todos. mesma classe de colocao. Nossa experincia, entretanto, que precisamos perdoar muita mesma pessoa uma e outra vez. nossa culpa, com efeito, lhe tiramos lascas, em vez de esaparecer em uma enorme parte.

importante, se a gente trabalhar com o Curso como seu caminho, lhe ter um respeito ao ego. Um perigo no qual cai muita gente o de acreditar que podemos nos desfazer do ego dois por trs. Tudo o que acontece que a gente nega ao ego em vez de olh-lo e trocar de ento sobre o mesmo. Assim, muitos escolhem passar por cima as passagens mais difceis do que tratam sobre as relaes especiais e dizem que o Curso sobre o amor, ponto. O Curso obre o amor; a respeito da culpa. Ao reconhecer nossa culpa nos capacitamos para nos der da mesma; ento o Amor de Deus aflora a nossa consciencia. Mas no podemos saltar Esta uma vantagem importante de ser psiclogo: ter este respeito saudvel pelo ego, e

r quo profundamente arraigados estamos todos em sua dinmica.

o em Milagres diz, como vimos, que quando nos aproximamos do fundamento do ego, quando mos a escutar ao Esprito Santo mais que ao ego, isto venha a se tornar um hbito. O Curso dizer isto literalmente. A meta do ego o assassinato, diz o Curso (T-23.III.1:5), e tambm sso literalmente. Ignorar estas referncias no compreender o corao do Curso. E mais, or cima do papel especfico de Jesus e do Esprito Santo de nos ajudar durante estes perodos bilidade, como se refere o Curso em um lugar a este processo (M-4.1.7:1). Necessitamos da eles para que tomem nossa mo e nos conduzam, quando a perversidade do ego se torne edora. Ento podemos comear a experimentar a natureza ilusria de nossa culpa e medo, o e terror a que se refere o Curso (T-18.IX.3:7), e a conhecer o Amor de Deus que nos verdadeiramente.

po, o ego, a identificao com o ego como a gente mesmo, estou confundido. Pode discutir

ncialmente, Um Curso em Milagres fala muito, especialmente nos captulos iniciais, a respeito o ego-corpo. Sempre estamos nos equiparando com o corpo. Uma coisa que til ter que o ego mais que o corpo. Depois que o corpo morre, o ego ainda permanece. m que o ego um sistema de pensamento que se fundamenta na culpa. O corpo mente a encarnao do ego; o pensamento do ego que toma forma, ou o pensamento de o que toma forma. O corpo simplesmente um instrumento de aprendizagem. Pode reforar os do ego ou pode reforar os ensinos do Esprito Santo, os quais ao fim e ao cabo querem nos que no somos um corpo. Viemos a este mundo para aprender certas lies. Viemos a este com um grande excesso de bagagem, nossas malas repletas de toda classe de roupa suja: lpa, medos, etc. O que quer que seja que no descarreguemos enquanto permanecemos aqui, culpa que no liberemos ou perdoemos, levaremo isso conosco quando morrerem nossos O nome do jogo , basicamente, nos desfazer de quanta roupa suja seja possvel, em outras , soltar tanta culpa quanto podemos. O que no soltarmos permanece conosco.

ma vez mais, Um Curso em Milagres no trata especificamente do assunto de vidas passadas arnao, mas o implica, e acredito que por conseguinte pretende nos ensinar que o que no mos ou soltarmos, ns levamos conosco, logo retornamos novamente. H uma passagem rmosa e comovedora que fala sobre o abrir do vu final, o ltimo obstculo paz, que diz: i ante este vu final, a onde escolhe fazer frente ao obstculo ou seguir vagando sem rumo, ter que retornar e escolher de novo (T-19.IV-D.10:8). Isto afirma que voc tem a alternativa ntar isto agora ou vagar para retornar na forma que tome a lio, para aprender a mesma. O se sanou, levamos conosco; o ego sobrevive depois que o corpo morre. O ego mais que o ns s escolhemos quando o desejamos esta nossa eleio retornar ao mundo do corpo que possamos penetrar quaisquer partes deste holograma que no tenhamos penetrado.

m realidade uma idia inconcebvel para nossa mente. S porque criamos que estamos nesta r dimenso de tempo e espao no estado de Nova Iorque em 1985, no significa que em outro de nossa mente no estejamos na antiga a Grcia ou na Palestina ou em outro lugar a 300 diferena. Tudo o que isto significa que estamos sintonizados com certa parte do televisor a mente, e o que seja que estamos sintonizando o fazemos real. O que o faz to inconcebvel de que o tempo linear. No linear. E certamente, alguns dos fsicos qunticos nos ensinam a coisa. A linealidade do tempo s parte do mesmo truque do ego para nos convencer de que do passado real e que se projeta ao futuro em termos do medo, e de que nossa realidade.

o voltar para a ressurreio do corpo. Esse um artigo de f na Igreja Catlica. Diz o Curso artigo de f em particular est equivocado? est. Outro artigo de f da Igreja Catlica diz que Deus criou o mundo, e que o criou Sua e semelhana. O Curso diria que tudo isto parte do mesmo sistema. Do ponto de vista da atlica, Um Curso em Milagres est equivocado. Por isso acredito que um dos verdadeiros os do Curso que to claro em que no o nico caminho. Diz em um lugar que uma universal impossvel (C-in.2:5). Tem que ser impossvel porque se trata de formas, e linguagem, e nenhum compartilha todas as mesmas formas, smbolos e linguagens. Diz, to, que uma experincia universal no s possvel mas tambm necessria (C-in.2:5). Para essa experincia universal o Esprito Santo tem que utilizar diferentes teologias, e as teologias r em conflito. Mas, se voc procurar dificuldades as vai encontrar, e encontrar conflito.

nho conflito com a idia de que Deus no est no mundo. Tem que ver com a influncia de de Chardin e como se espiritualiza a matria todos somos um, e no podemos separar o o esprito. Acredito que estou encontrando muito significado nisso, e ento o Curso diz outra

do. um sistema diferente. Muita gente, e Teilhard certamente se encontra entre ela, diz que de unificar mente, corpo e esprito, essa classe de idia holstica. Esse no seria o enfoque do porque o corpo no existe fora da mente. O Curso realmente tem um sistema conceitual

ci uma oficina recentemente, e algum trouxe para colao o exemplo da Madre Teresa. Ela nte parece ser guiada por Jesus, que a guia de uma forma totalmente distinta da forma que o Curso. A pergunta era Como eu reconciliaria isso? Respondi que lhe d diferentes ens em diferentes formas que funcionam para pessoas diferentes. Eu tive a sorte de me r com ela em vrias ocasies, e acredito que dirigida por Jesus. Acredito que uma dama anta, dentro do contexto que isso significa para ns, e acredito que o seu um caminho nte distinto ao Curso: o seu um caminho de sofrimento, sacrifcio, e que segue os ensinos da atlica Romana tradicional. Mas o mundo necessita dela e necessita do que ela faz, do mesmo e necessita do Curso.

no de Expiao para todos os caminhos? Um Curso em Milagres parte do plano de Expiao. No o plano.

You might also like