You are on page 1of 3

2.

2- Carreira
De acordo com o Art. 129, 3 da Constituio que reza o citado a seguir: O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao. Estes so lotados nas unidades Administrativas (Procuradorias) de um dos quatro ramos do Ministrio Pblico: Ministrio Pblico Federal, Ministrio Pblico do Trabalho, Ministrio Pblico Militar e Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Os analistas e tcnicos do MPU executam atividades exclusivas de Estado, relacionadas ao exerccio de atribuies de natureza tcnica e administrativa. A LEI N 11.415, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispe regimento na carreira do Ministrio Pblico no citado captulo: CAPTULO III DO DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Art. 8 O desenvolvimento do servidor na carreira ocorrer mediante progresso funcional e promoo. 1 A progresso funcional a movimentao do servidor de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de um ano, sob os critrios fixados em regulamento, e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. 2 A promoo a movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliao formal de desempenho e da participao em curso de aperfeioamento, ao ou programa de capacitao oferecida, preferencialmente, pelo rgo, na forma prevista em regulamento. 3 A progresso funcional e a promoo no acarretaro mudana de cargo.
o o o o

2.3- Funes
A Constituio Federal de 1988 ampliou as funes do Ministrio Pblico, ditando que este o protetor da sociedade, tanto no campo penal quanto no campo cvel como fiscal dos demais Poderes Pblicos e defensor da legalidade e moralidade administrativa, inclusive com a titularidade do inqurito civil da ao civil pblica. Dessa forma, a Constituio Federal, art. 129 enumera as funes ministeriais: I promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV promover a ao de inconstitucionalidade (art. 103, inciso VI: o Procurador-Geral da Repblica) ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta constituio (art. 36, incisos III e IV: inobservncia de princpio constitucional sensvel pelo Estado e recusa execuo de lei federal pelo Estado); V defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais.

Tambm no campo Penal exerce o ius persequendi, Direito de perseguir apurar e punir delitos, ou seja, poder este fazer uma interceptao telefnica ou entre outros. Importante ressaltar que o rol constitucional exemplificativo, possibilitando ao Ministrio Pblico exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade constitucional, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. Outras funes podem ser previstas em nvel estadual, seja pela Constituio Estadual, seja pelas diversas leis complementares dos Estados-membros, desde que adequadas finalidade constitucional do Ministrio Pblico. Importante ressaltar a total impossibilidade de legislao municipal estabelecer atribuies ao membro do Ministrio Pblico em atuao no Municpio. Ademais, alm de garantidor e fiscalizador da Separao dos Poderes, o legislador constituinte conferiu ao Ministrio Pblico funes de resguardo ao status constitucional dos indivduos, armando-os de garantias que possibilitem o exerccio daquela (separao dos poderes) e a defesa deste (status constitucional). Portanto, garantir ao indivduo a fruio total de todos os seus status constitucionais, por desejo do prprio legislador constituinte, que em determinado momento histrico entendeu fortalecer a Instituio, dando-lhe independncia e autonomia, e a causa social para defender e proteger tambm funo do Ministrio Pblico, juntamente com os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Este, o MP, um fiscal da lei, de acordo com os Arts. 81 ao 85 do CPC, ser obrigatria sua interveno no processo se a lei dispuser.

2.4- Garantias
As garantias constitucionais do Ministrio Pblico podem ser divididas em garantias institucionais e garantias aos membros. As garantias e prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, do mesmo modo que as imunidades parlamentares e os predicamentos da magistratura, no so privilgios nem quebram o princpio da isonomia. essa a razo pela qual se pode falar da vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos dos promotores e dos juzes como prerrogativas visando defesa do Estado democrtico de Direito e dos direitos fundamentais. As garantias da instituio subdividem-se em autonomia funcional, administrativa e financeira. O art. 127, 2, da Constituio Federal prev autonomia funcional e administrativa ao Ministrio Pblico, enquanto o art. 3 da Lei Orgnica Nacional ampliou esta autonomia, prevendo tambm a financeira. A autonomia funcional significa que os membros do Ministrio Pblico, no cumprimento dos deveres funcionais, submetem-se unicamente aos limites determinados pela Constituio, pelas leis e pela prpria conscincia, no estando subordinados a nenhum outro Poder, isto , nem ao Poder Executivo, nem ao Poder legislativo, nem ao Poder Judicirio. O art. 127, 2, da Constituio Federal prev que ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. A autonomia administrativa e funcional do Ministrio Pblico traduz-se, no plano financeiro, pela prerrogativa desse rgo pblico de elaborar sua proposta oramentria, dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias (CF, art. 127, 3). A autonomia do Ministrio Pblico complementada pelas normas constitucionais que concedem ao Procurador-Geral da Repblica e aos Procuradores-Gerais de Justia iniciativa de lei sobre a organizao, respectivamente, dos Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados.

As garantias de membros dividem-se em garantias de liberdade e de imparcialidade ou vedaes. As garantias de liberdade subdividem-se em vitaliciedade: O membro do Ministrio Pblico somente poder perder seu cargo por deciso judicial transitada em julgado (nos casos de abandono do cargo, prtica de crime incompatvel com o cargo e exerccio da advocacia). Esta somente adquirida aps o estgio probatrio, ou seja, aps dois anos de efetivo exerccio da carreira, mediante aprovao no concurso de provas e ttulos. Inamovibilidade: O membro do Ministrio Pblico somente poder ser removido ou promovido por iniciativa prpria, nunca ex officio de qualquer outra autoridade, salvo em uma nica exceo constitucional por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, por voto de dois teros de seus membros, assegurada ampla defesa. Irredutibilidade de subsdio: O subsdio dos membros do Ministrio Pblico no poder ser reduzido, para pression-lo a exercer suas atribuies.

You might also like