You are on page 1of 6

Secretaria Municipal da Educao e Cultura - SMEC

ATRIBUIES DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PBLICA MUNICIPAL DE ENSINO VERSO PRELIMINAR

SALVADOR MAIO/2003

Dr. ANTNIO JOS IMBASSAHY DA SILVA Prefeito Municipal do Salvador

PROF. DIRLENE MENDONA Secretria Municipal da Educao e Cultura

APRESENTAO
A Secretaria Municipal da Educao e Cultura apresenta em carter preliminar, neste documento, as principais atribuies dos Gestores Escolares, objetivando seu aperfeioamento por meio de um processo de discusso e participao de todos os integrantes do Curso de Gesto Escolar a ser realizado em 2003. A elaborao das atribuies teve como referncia os fatores de eficcia da escola adotados no PDE: efetividade do processo de ensino e de aprendizagem; clima escolar; envolvimento dos pais e da comunidade; desenvolvimento do patrimnio humano; gesto participativa de processos; e instalao e materiais, considerando que o PDE um processo gerencial de planejamento estratgico para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Esses fatores interagem sistematicamente, um complementando o outro, possibilitando o alcance do desejado, de uma maneira mais eficiente e eficaz, com melhor concentrao de esforos e recursos. O Gestor Escolar desempenha mltiplas funes e atende s demandas diversas que dependem de sua ao gerencial. Deve possuir competncias e habilidades que lhe permitam exercer forte liderana para adotar medidas que levem construo de uma escola efetiva, com base em uma cultura de sucesso, gerada e gerenciada no interior da prpria escola, alinhada s normas do Sistema Municipal de Ensino e aos princpios de uma gesto democrtica e participativa.

EFETIVIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM A efetividade do processo de ensino e de aprendizagem implica em garantir o acesso dos educandos escola e, sobretudo, sua permanncia e sucesso no processo educativo, propiciando condies favorveis para o fortalecimento de sua identidade como sujeito do conhecimento. Atribuies do Gestor Escolar:

INSTALAES E MATERIAIS As instalaes e materiais considerados como infra-estrutura bsica para o pleno funcionamento da escola envolvem aes de conservao, manuteno e mobilizao da comunidade escolar para atuar de forma consciente e multiplicadora, consolidando a valorizao da cultura de preservao do bem pblico. Atribuies do Gestor Escolar:

Coordenar a elaborao e implementao da proposta pedaggica e sua operacionalizao atravs dos planos de ensino, articulando o currculo com as diretrizes da Secretaria. Incentivar a utilizao de recursos tecnolgicos e materiais interativos para o enriquecimento da proposta pedaggica da escola. Estimular e apoiar os projetos pedaggicos experimentais da escola. Assegurar o alcance dos marcos de aprendizagem, definidos por ciclo e srie, mediante o acompanhamento do progresso do aluno, identificando as necessidades de adoo de medidas de interveno para sanar as dificuldades evidenciadas. Garantir o cumprimento do Calendrio Escolar, monitorando a prtica dos professores (regentes e coordenadores pedaggicos) e seu alinhamento com a proposta pedaggica, organizando o currculo em unidade didtica. Acompanhar as reunies de atividades complementares AC, avaliando os resultados do processo de ensino e de aprendizagem, adotando, quando necessrio, medidas de interveno. Articular-se com as Coordenadorias Regionais e setores da SMEC na busca de apoio tcnico-pedaggico, socioeducativo e administrativo, visando elevar a produtividade do ensino e da aprendizagem. Acompanhar a freqncia e avaliao contnua do rendimento dos alunos atravs dos registros nos Dirios de Classe, analisando, socializando os dados e adotando medidas para a correo dos desvios. Assegurar o cumprimento do sistema de avaliao estabelecido no Regimento Escolar. Monitorar a rotina da sala de aula atravs da atuao do Coordenador Pedaggico. Assegurar um ambiente escolar propcio, estabelecendo as condies favorveis para a educao inclusiva de forma produtiva e cidad. Identificar as ameaas e fraquezas da unidade escolar, a partir da sua anlise situacional, adotando medidas de interveno para superar as dificuldades. Acompanhar a execuo dos projetos em parcerias com outras instituies, adequando-os realidade da sua escola.

Identificar necessidades e acionar mecanismos, a fim de proporcionar um ambiente fsico adequado ao pleno funcionamento da escola. Assegurar o tombamento e responsabilizar-se pela guarda, conservao e manuteno dos mveis e equipamentos da escola. Otimizar o uso dos recursos financeiros repassados escola, destinados aquisio de materiais, manuteno das instalaes e dos equipamentos. Suprir a escola com materiais adequados, que permitam aos professores e alunos desenvolverem atividades curriculares diversificadas. Promover campanhas, programas e outras atividades para conscientizao da comunidade escolar e local de preservao e conservao da escola.

GESTO PARTICIPATIVA DE PROCESSOS A gesto participativa de processos est concebida como um gerenciamento fundamentado nos princpios de co-gesto com o Conselho Escolar e com as representaes das organizaes associativas da escola, legitimando a tomada de decises numa ao colegiada com diferentes nveis de responsabilidades da equipe gestora da escola e do Sistema Municipal de Ensino. Atribuies do Gestor Escolar:

CLIMA ESCOLAR O clima escolar refere-se a um ambiente estruturado, de tal forma que expresse a responsabilizao coletiva de todos os participantes da comunidade escolar em relao ao sucesso de ensinar e de aprender, resultando num clima harmnico e produtivo, onde todos unem esforos para atingir os objetivos propostos para a efetividade. Atribuies do Gestor Escolar:

Coordenar a elaborao e implementao do Regimento Escolar. Gerenciar o funcionamento da escola em parceria com o Conselho Escolar, zelando pelo cumprimento do Regimento Escolar, observando a legislao vigente, normas educacionais e padro de qualidade de ensino. Garantir o alcance dos objetivos da escola, identificando obstculos, reconhecendo sua natureza e buscando solues adequadas. Desenvolver as aes educativas pertinentes a cada segmento de ensino, de acordo com as normas e diretrizes do Conselho Municipal de Educao. Elaborar e implementar o Plano da Gesto Escolar alinhado ao PDE, Proposta Pedaggica, Regimento Escolar e Diretrizes do Sistema Municipal de Ensino, discutindo com a comunidade escolar e incorporando as contribuies. Administrar a utilizao dos espaos fsicos da unidade escolar e o uso dos recursos disponveis, para a melhoria da qualidade de ensino como: bibliotecas, salas de leitura, laboratrio de tecnologias, entre outros. Administrar, otimizando os recursos financeiros, conforme os procedimentos e rotinas de execuo oramentria e financeira, determinados pelas fontes de repasses, acompanhando e monitorando as despesas e o fluxo de caixa. Organizar coletivamente as rotinas da escola e acompanhar o seu cumprimento. Estimular a formao de organizaes estudantis, atividades esportivas, artsticas e culturais na unidade escolar. Aplicar instrumentos de registro de matrcula e de acompanhamento da movimentao escolar do alunado, sistematizando os dados e emitindo relatrios. Monitorar o desenvolvimento das aes gerenciais, em parceria com o Conselho Escolar, com vistas a identificao dos resultados, propondo as intervenes necessrias. Promover a construo do PDE, bem como a sua execuo e replanejamento, atravs de um trabalho coletivo em parceria com o Conselho Escolar, mediante processo de anlise dos resultados e proposies adequadas.

Adotar estratgias gerenciais que favoream a preveno de problemas na unidade escolar. Gerenciar o funcionamento da escola, zelando pelo cumprimento da legislao, normas educacionais e pelo padro de qualidade de ensino. Proporcionar um ambiente que permita escola cumprir sua misso, objetivos e metas, fundamentado nos seus valores, supervisionando o funcionamento e a manuteno dos diversos recursos de infra-estrutura. Possibilitar o bom funcionamento da escola atravs do estabelecimento de normas regulamentadas no Regimento Escolar, favorecendo a melhoria da qualidade do trabalho. Promover o envolvimento da comunidade escolar, fazendo uso da liderana e dos meios de comunicao disponveis, com base na cooperao e compromisso, favorecendo a qualidade das relaes interpessoais. Manter o fluxo de informaes atualizado e regular entre a direo, os professores, pais e a comunidade. Coordenar as aes socioeducativas desenvolvidas na unidade escolar. Assegurar visibilidade s aes da unidade escolar. Socializar os resultados das aes gerenciais, reconhecendo os nveis de avano e dificuldades da escola. Expressar confiana na capacidade de eficcia da escola.

ENVOLVIMENTO DOS PAIS E DA COMUNIDADE O envolvimento dos pais e da comunidade decorre de um processo de mobilizao e organizao, de forma responsvel e consciente, que possibilita canais de participao com representaes de organizaes associativas de pais, alunos e professores, contribuindo para o aperfeioamento do trabalho educativo e o relacionamento da escola com a comunidade. Atribuies do Gestor Escolar:

DESENVOLVIMENTO DO PATRIMNIO HUMANO O desenvolvimento do patrimnio humano envolve a criao de ambiente favorvel e oportunidades para a formao profissional, auto-formao, pesquisa, experimentos, debates e reflexo pedaggica e gerencial no interior da escola, estudando e analisando a prtica educativa viabilizando a introduo legtima de novos padres de gesto e de ensino. Atribuies do Gestor Escolar:

Promover o envolvimento dos pais na gesto da escola, em atividades educacionais e sociais, incentivando e apoiando a criao das associaes de pais e as iniciativas do Conselho Escolar. Estimular a participao dos pais na educao dos filhos, envolvendo-os no acompanhamento do desempenho dos alunos e fortalecendo o relacionamento entre pais e professores. Administrar os programas compensatrios direcionados ao aluno e famlia de acordo com as normas estabelecidas pelos rgos promotores. Manter comunicao freqente com os pais, mediante o repasse de informaes sobre o processo educativo, normas e orientaes do funcionamento da escola. Viabilizar a integrao entre a escola e a comunidade, criando e monitorando projetos em parceria com as diversas organizaes, visando apoio s atividades educacionais, sociais, culturais e de lazer. Maximizar a atuao da comunidade junto escola, identificando os recursos e sendo hbil nas relaes com os seus diversos segmentos. Promover campanhas educativas e programas com temas que despertem o interesse da comunidade escolar.

Oportunizar e facilitar o acesso a programas de aperfeioamento profissional para os recursos humanos da escola. Identificar as necessidades de desenvolvimento dos recursos humanos da escola, estabelecendo estratgias de interveno em articulao com a SMEC. Identificar e otimizar o potencial dos recursos humanos da escola, assegurando a integrao e adotando uma postura participativa nas aes de planejamento e execuo das atividades curriculares. Proporcionar ao professor momentos de auto-avaliao, pesquisa, experimentos, debates e reflexo da prtica pedaggica em uma perspectiva crtico reflexiva. Promover a efetividade do processo de avaliao de desempenho do grupo magistrio, junto ao Conselho Escolar.

You might also like