You are on page 1of 2

Modelo em espiral - Wikipdia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_espiral

Modelo em espiral
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O Modelo em espiral um processo de desenvolvimento de software que combina elementos de projeto prototipao-em-etapas, em um esforo para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up.

ndice Histria
O modelo em espiral foi definido por Barry Boehm em seu artigo de 1988 A Spiral Model of Software Development and Enhancement. Este modelo no foi o primeiro a discutir o Desenvolvimento iterativo e incremental, mas ele foi o primeiro modelo a explicar o porque do modo iterativo. Como originalmente antevisto, as iteraes tm uma durao tpica de 6 meses a dois anos. Cada fase inicia com um objetivo esperado e termina como uma reviso pelo cliente do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforos de anlise e engenharia so aplicados em cada fase do projeto, com um olho focado no objetivo do projeto.

Aplicao
Para uma tpica aplicao, o modelo em espiral dever significar que se tem uma viso grosseira dos elementos como uma aplicao utilizvel, adicionando caractersticas nas fases e, a determinado ponto, o grfico final. O modelo espiral usado com mais freqncia em grandes projetos. Para pequenos projetos, os conceitos de desenvolvimento de software gil torna-se uma alternativa mais vivel. O Exrcito Americano tem adotado o modelo em espiral para seus programas dos Sistemas de combate do futuro.

Vantagens
Estimativas (por exemplo: cronogramas) tornam-se mais realsticas com o progresso do trabalho, porque problemas importantes so descobertos mais cedo. mais verstil para lidar com mudanas (sempre inevitveis) que desenvolvimento de software geralmente exigem. Engenheiros de software (que sempre esto impacientes com alongamento da fase de projeto) podem comear o trabalho no sistema mais cedo

Veja tambm
Barry Boehm Engenharia de software Modelo em cascata Modelo Balbrdia MBASE

Ligaes externas
1 of 2 8/3/2008 04:11

Modelo em espiral - Wikipdia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_espiral

A Spiral Model of Software Development and Enhancement (http://www.sce.carleton.ca/faculty/ajila/4106-5006/Spiral%20Model%20Boehm.pdf) - Artigo original de Barry Boehm Uma representao grfica (http://www.elanman.org/teaching/gmu/swe620-infs622/Graphics/spiral_model.gif) Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_espiral" Categoria: Engenharia de software Esta pgina foi modificada pela ltima vez a 12h05min, 5 de Dezembro de 2007. O texto desta pgina est sob a GNU Free Documentation License. Os direitos autorais de todas as contribuies para a Wikipdia pertencem aos seus respectivos autores (mais informaes em direitos autorais).

2 of 2

8/3/2008 04:11

You might also like