You are on page 1of 3

Tratamento da rinite alrgica O objetivo do tratamento promover preveno efetiva o alivio dos sintomas.

. ANTI-HISTAMINICO H1 antagonista de receptores H1 que impedem a ligao da histamina de impedindo um desencadeamento de resp. alrgico no individuo GLICOCORTICIDES agem no org de maneira similar ao cortisol, so utilizados de maneira intranasal para reduo da inflamao na mucosa nasal, o que leva a melhora da obstruo nasal, do prurido, espirros, rinorria. CROMONAS um estabilizador de mastcitos. Mecanismo de ao: inibio da histamina, leucotrienos e outras substancias pelos mastcitos que causam hipersensensibilidade. MALIZUMABE um anticorpo monoclonal que se liga em IgE e assim a desgranulao da histamina.

CRISE ASMTICA (mecanismo de ao e justificar resposta) No momento da crise: - Broncodilatadores: anti muscarinico bloqueia a ao broncoconstritora da Acetilcolina . Atua como adjuvante da broncodilatao. - Broncodilatadores: agonista beta 2 adrenrgico causa relaxamento da musculatura lisa levando a broncodilatao. Na Preveno: - Antiinflamatrios AIE CROMONAS OMALIZUMABE ANTILEUCOTRIENOS INIBIDORES DE LOX 5

EFEITOS ADVERSOS PROVOCADO POR GLICOCORTICIDES - Sindrome de Cushing provodada pela exposio excessiva a glicocorticides

E.Adversos do Glicocorticides: - Age no metabolismo de: protenas (aumenta catabolismo, diminui anabolismo, poder de levar a necrose da cabea do fmur, osteoporose, interrupo do crescimento e perda de massa muscular. Lipideos: levam ao aumento do IAM, aterosclerose Carboidratos: tendncia a hiperglicemia, resistncia insulnica e DMII Podem levar tambm a efeitos renais, hipertenso, catarata, supresso imunitria, neoplasias, equimoses e dificuldades de cicatrizao.

CASO CLINICO DE DOENA AUTO IMUNE. - Ciclosporina A impede a produo de IL2 - Tacrolina mesmo m ec de ao da ciclosporina - Sirolimo bloqueia ao da IL2, tem atividade antiproliferatica. - Azatioprina bloqueia a replicao de DNA em linfcito. - Micofenolato de mofetila- inibio de enzimas da sntese de base nitrogenada. - Ac Policlonair baixa proteo de linfcito T - Artrite reumatide Etanercept - Diminuio de TNF alfa

TRATAMENTO PS CIRURGICO COM USO DE AINES INESPECIFICOS E COX-2. SABER EFEITOS ADVERSOS , MEC DE AO. Agem tanto na COX-1 como na COX-2. A COX-1 constitutiva, desempenha manuteno no organismo, como homeostase dos tecidos, aumento das PG na citoproteo gstrica, na agregao plaquetaria, na auto-regulao do fluxo sanguineo renal e no inicio do parto. A COX-2 induzida quando ativada por uma injuria levando a produo de mediadores da inflamao. Age como antiinflamatrio e analgsico na COX-2, porm por se ligar na COX-1 acarreta em efeitos adversos como a irritao no TGI, formao de trombos, diminui o fluxo sanguineo renal..

AINES especficos de COX-2

Agem diminuindo a formao de PG, PC, TX, p que leva a uma ao AAA, os efeitos adversos so menos pronunciados pois ainda h formao de TX A2, que impede a prolongao de sangramento e a de PGE2 que atua na proteo do TGI.

You might also like