You are on page 1of 15

SISTEMA DIGESTRIO CAVIDADE ORAL

Prof Cludia Ribeiro Olhe hoje ns vamos iniciar o sistema digestrio ta. O sistema digestrio muito abrangente, no estudem tudo de uma vez s. Apesar de eu ter feito uma aula bem esquemtica, no tem como fugir da teoria desse sistema, e infelizmente tem muita coisa pra decorar. O sistema digestrio ou tubo digestrio, tubo na inteno de qu? De que tudo que a gente ingerir, esse tubo vai degradar e absorver os nutrientes que so necessrios para o desenvolvimento, para o metabolismo. Ele composto: cavidade oral, e a partir dessa cavidade j inicia a digesto, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto, nus todas as glndulas que esto associadas a ele (glndulas salivares menores e maiores, fgado, pncreas). Funo do tubo digestrio: Obter a partir dos alimentos ingeridos as molculas que so necessrias para o crescimento e as demais necessidades energticas do organismo. Vamos ter hidratos de carbono, protenas, lipdios, e tambm enzimas existentes no tubo digestivo que vo degradar essas molculas em outras menores para assim serem absorvidas, originando os cidos graxos, os aminocidos, os monossacardeos e assim em diante. O tubo digestivo como o prprio nome ta dizendo, que um tubo oco, tem determinadas camadas que so constantes, independente do segmento do tubo digestivo que eu esteja falando. Essas camadas vocs precisam saber, so elas: a camada mucosa, submucosa, muscular e serosa ou adventcia. Essas 4 camadas que so comuns l no tubo digestrio. Estrutura geral do tubo digestrio Imaginem um tubo oco, e nesse tubo eu vou ter:

uma luz ou um lmen, e a partir dessa luz eu vou ter a primeira camada do tubo digestivo que uma mucosa; camada mucosa: formada pelo epitlio de revestimento e tambm tecido conjuntivo frouxo, e a gente percebe nesse tecido conjuntivo que ele possui uma lmina prpria. Ento temos o epitlio de revestimento, que pode variar, no caso do esfago vai ser estratificado pavimentoso no-queratinizado, no caso do estmago ele pode ser um epitlio cilndrico, ento esse epitlio pode modificar de acordo com a funo de cada segmento do tubo digestivo. Esse epitlio vai se apoiar numa lmina de tecido conjuntivo frouxo, bastante vascularizado com vasos sanguneos, vasos linfticos e terminaes nervosas; tambm posso encontrar algumas glndulas mucosas, que produzem muco pra lubrificar e umedecer o que est sendo ingerido, e posso encontrar tambm clulas de defesa: macrfagos, linfcitos, plasmcitos e at mastcitos. Ento, epitlio associado ao conjuntivo faz parte da mucosa do tubo digestivo, e pra finalizar essa camada eu tenho tecido muscular liso, eu tenho a chamada muscular da mucosa que ta separando a camada mucosa da prxima camada que chamada de submucosa. Tendo como parmetro a luz do tubo que eu vou ter as camadas, como j disse, a primeira vai ser a mucosa, que resumindo ela o epitlio apoiado no conjuntivo com uma ltima camada fininha constituda de msculo liso que a muscular da mucosa, separando-a da outra camada. Depois da mucosa, que tambm conhecida como membrana mucosa eu tenho outra camada que a camada submucosa. camada submucosa: constituda de tecido conjuntivo tambm muito vascularizado e muito rico em vasos linfticos e terminaes nervosas. Na submucosa existe um plexo nervoso muito importante que o plexo de Meissner (ou plexo nervoso submucoso), um plexo do sistema nervoso autnomo que existe aqui na submucosa. Dependendo do local do tubo digestivo eu posso encontrar tambm nessa camada glndulas; como o caso do esfago, a glndulas esofgicas esto na submucosa. Bem, depois da submucosa ns vamos ter outra camada que composta de msculo, e conhecida como camada muscular. camada muscular: se dispe em duas subcamadas; uma mais interna, com sentindo circular e uma mais externa, com sentido longitudinal, justamente pra dar peristaltismo ao tubo. Entre as duas camadas de msculo, uma mais interna e circular e outra mais externa e longitudinal eu tenho o plexo nervoso mioentrico de Auerbach. Na doena de chagas essa camada pra de funcionar porque o parasita atinge esse plexo, a no caso atinge a atividade peristltica, pois atinge a musculatura. Por ltimo, revestindo a camada muscular, eu tenho a camada serosa ou adventcia.

camada serosa ou adventcia. O que vem a ser essa camada? Tecido conjuntivo, bastante vascularizado tambm, s que ele revestido por um epitlio pavimentoso simples, chamado mesotlio, que a chamada serosa. Quando um rgo ta revestido por uma serosa, o tecido conjuntivo daquele rgo continua com rgos adjacentes, ento eu no tenho mais mesotlio, eu vou ter agora uma adventcia, que o tecido conjuntivo sem o mesotlio. OBS.: Diferena entre serosa e adventcia: Serosa tem conjuntivo, mas revestindo esse tecido conjuntivo eu tenho esse epitlio pavimentoso simples que o mesotlio, na adventcia eu no tenho mesotlio. Por exemplo, o fgado no tem uma parte voltada para a vescula biliar? Pronto, a vescula biliar a parte voltada para a cavidade abdominal revestida por uma serosa, mas a parte da vescula voltada para o fgado tem adventcia. A diferena bsica entre as duas que uma tem o mesotlio revestindo(serosa) e a outra no tem (adventcia). RESUMINDO: Bem, aqui tem o que eu falei anteriormente de forma mais detalhada, olhem bem, o que vem a ser uma mucosa? O epitlio que varivel dependendo da localizao. Lembrando, no esfago ele estratificado pavimentoso noqueratinizado, no estmago ele vai ser cilndrico simples, no intestino grosso ele cilndrico simples com celular caliciformes. O epitlio vai estar apoiado em uma lmina prpria constituda de tecido conjuntivo frouxo bastante rico em vasos sanguneos, vasos linfticos e algumas clulas musculares lisas, podendo tambm conter algumas glndulas (glndulas mucosas) e tecido linfide, nesse tecido linfide eu encontro macrfagos, linfcitos e plasmcitos. Lembram das Placas de Peyer que a gente falou? Pronto elas vo estar justamente na lmina prpria da membrana mucosa do intestino. Bem, como ltima camada da mucosa eu tenho a muscular da mucosa, onde eu tenho duas subcamadas delgadas de clulas de msculo liso, cujo pavimento aumenta o contato da mucosa com o alimento, aumentando esse contato facilita absoro. Funes do epitlio: Esses epitlios precisam manter uma barreira seletiva, que permevel entre o contedo da luz e os tecidos do organismo (Esse trecho est meio confuso, mas no Junqueira fala que essa barreira serve como uma proteo entre o contedo luminal, que o meio externo, e o meio interno do organismo), se no houver essa barreira vai haver leso e para isso existe as glndulas mucosas que facilitam Transporte e a digesto do alimento - as glndulas secretam enzimas, as glndulas salivares secretam enzimas, as glndulas do pncreas secretam enzimas pra participar do processo digestivo.

Promover a absoro do produto dessa digesto - degradar as molculas mais simples e absorver. Produo de hormnios que regulam a atividade do sistema digestivo, a medida que vocs forem estudando as outras partes do sistema digestivo vocs vo ver que tem clulas que revestem esse tubo digestivo, e tem propriedades do sistema endcrino, elas tem determinadas substncias hormonais que vo regular determinadas aes. Produzir o muco pra lubrificar e proteger o sistema. Bem, o que eu vou encontrar na submucosa, que eu j falei anteriormente, tecido conjuntivo com muitos vasos sanguneos, vasos linfticos e o plexo nervoso submucoso que o de Meissner, pode haver tambm glndulas e tecido linfide. E agora por ltimo a camada muscular, na qual vamos ter clulas musculares lisas orientadas e divididas em duas subcamadas, a mais interna a camada circular e a mais externa a camada longitudinal e entre as duas eu tenho o plexo nervoso mioentrico ou plexo de Auerbach. O que eu tenho na camada muscular, alm de msculo? Eu vou ter tecido conjuntivo com vasos sanguneos e vasos linfticos. interessante notar que, at o tero mdio do esfago, a gente encontra musculatura esqueltica estriada ainda. S a partir do tero inferior do esfago que essa musculatura passa a ser somente lisa. E por ltimo, a camada serosa. Eu tenho tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguneos e linfticos, e tecido adiposo. A serosa tem ainda um revestimento de epitlio pavimentoso simples, que chamado mesotlio. E por ltimo, a camada adventcia que de conjuntivo frouxo, s que ele no tem o mesotlio. s essa a diferena. Ento, quando falarem de tubo digestrio, memorizem isso: o lmen, logo depois vem uma camada chamada membrana mucosa ou mucosa, onde eu tenho o epitlio, a lmina prpria e a muscular da mucosa. Lmina prpria formada por tecido conjuntivo frouxo, e pode ter glndulas e clulas de defesa. Depois vem a submucosa, que tambm de conjuntivo frouxo, pode ter glndulas, pode ter glndulas e tecido linfide (anotao do caderno). E por ltimo, vem a camada de msculo com duas subcamadas e revestindo isso tem ou uma serosa ou uma adventcia. Aqui um desenho esquemtico, aqui seria a luz do tubo, aqui seria o epitlio de revestimento. Ele est apoiado em uma lmina prpria de tecido conjuntivo frouxo, e nessa lmina prpria voc v a estrutura de um plasmcito, de um macrfago, de um eosinfilo, de um linfcito e de um mastcito. Ento, aqui tem o epitlio de revestimento apoiado em lmina prpria, aqui tem musculatura lisa que a musculatura da mucosa; a vem a outra camada, a de tecido conjuntivo frouxo, que a submucosa, est aqui o plexo nervoso de Meissner, a parte da submucosa que camada de msculo, a parte mais

interna, circular, a camada mais externa longituninal, e entre as duas tem o plexo mioentrico de Auerbach; e por fora aqui teria ou a serosa, se tivesse mesotlio, ou a adventcia se no tivesse mesotlio.

CAVIDADE ORAL

Agora a gente vai entrar no assunto da nossa aula, que a cavidade oral. O que eu tenho na cavidade oral? Bochecha, lbios, lngua e dentes. Qual a funo da cavidade oral? Ele porta de entrada para o alimento. Ento, o alimento precisa comear a ser digerido na prpria cavidade oral. Por isso eu tenho os dentes, pra mastigar, quebrar o alimento. Por isso eu tenho glndulas salivares, pra digerir, a j comea o processo de digesto. Ento, o epitlio que vai revestir a cavidade oral tem que ser um epitlio resistente; por isso ele um epitlio pavimentoso estratificado. S que ele pode ter queratina ou no, depende da regio da cavidade oral. Ento, se for uma regio mais dura, como gengiva, palato duro ou regio dorsal da lngua, eu vou ter queratina. Agora no aquela camada de queratina que a gente v no epitlio, uma camada dosada de queratina, o que os autores chamam de tecido pavimentoso estratificado para-queratinizado, porque a camada de queratina no espessa. Nas regies onde eu tenho mucosa, bochecha e assoalho da boca, eu vou ter um epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado, porque no h necessidade de tanta resistncia. Ento, cavidade oral: revestida por epitlio pavimentoso estratificado, podendo ser queratinizado ou no. Onde ele queratinizado? Na gengiva, no palato duro e na regio dorsal da lngua. A lmina prpria (epitlio tem que ser atrs da lmina prpria) diretamente apoiada sobre o peristeo na gengiva e no palato duro, ou seja, no tem submucosa. Agora, quando a gente fala de bochecha e lbios, a lmina prpria vai se continuar com a submucosa. Porque vai existir submucosa nessa regio? Porque precisa de glndulas mucosas nessa regio e essas glndulas vo estar na submucosa, que so as glndulas salivares menores. E, alm disso, a submucosa vai pegar a mucosa e deix-la firme musculatura, pois seno quando formos mastigar, a gente morde o lbio e a bochecha. Resumo: Gengiva e Palato duro no tm submucosa; s tem lmina prpria inserida no peristeo. J bochecha e lbios, vamos ter lmina prpria, submucosa, ou seja, a lmina prpria no est diretamente apoiada no peristeo. O epitlio no-queratinizado vai revestir o palato mole, os lbios, a bochecha e o assoalho da boca; nesses locais a lmina prpria vai se continuar com a camada submucosa, onde ficam as glndulas salivares menores (mucosas). LBIOS

Vamos agora falar um pouquinho sobre os lbios. A forma dos lbios se deve a presena de um msculo: orbicular dos lbios, que uma musculatura estriada. Os lbios tm essa regio aqui da frente e essa parte cutnea de lado que uma pele fina, onde a gente vai encontrar folculos pilosos, glndulas sebceas, glndulas sudorparas. Essa a parte cutnea dos lbios. Essa parte que a gente v rosinha aqui do lado uma rea de transio, o que a gente chama de pr-lbio; uma regio onde existe uma queratina bem delicada, quase que no existe. Mas, a gente no v mais folculos pilosos, nem glndulas sudorparas nessa regio. Poder encontrar algumas glndulas sebceas isoladas. E a regio da mucosa o epitlio vai ser estratificado pavimentoso no queratinizado, encontrando na lmina prpria do epitlio as glndulas mucosas, como tambm na submucosa. Ento, os lbios tm trs regies: a regio cutnea, que uma pele fina, com presena de folculos pilosos, glndulas sebceas e sudorparas; regio rsea ou pr-lbio (essa cor porque na lmina prpria existem papilas, reentrncias do conjuntivo, que so bastante vascularizadas), o epitlio dele vai ser estratificado pavimentoso com queratina bastante fina, sem plos, sem glndulas sudorparas e com algumas glndulas sebceas isoladas; a mucosa dos lbios ou bochecha, o epitlio no queratinizado. GENGIVAS Com relao s gengivas, a gente j viu que elas tm epitlio queratinizado. Da mesma forma do pr-lbio, elas tm papilas de tecido conjuntivo altas e bastante vascularizadas; por isso que a gengiva tambm bem rosada. A lmina prpria contm tambm grossas fibras de colgeno que vo se inserir no mais na submucosa, vo se inserir diretamente no peristeo do osso alveolar; como palato duro que no tem submucosa e a lmina prpria se insere diretamente no peristeo do osso. Por no apresentarem submucosa, tambm no apresentam glndulas. Epitlio juncional por meio de hemidesmossomos - liga-se cutcula que se adere ao esmalte do dente. Sulco gengival: acima do epitlio juncional, entre o esmalte e o epitlio, circundando a coroa dental. (Essas ltimas partes esto no slide que o Tarcilo mostrou na sala) PALATO Falando de palato, vocs sabem que existe o palato mole e o palato duro.

Palato duro: Regio que vai dos dentes inferiores at a poro posterior do teto da boca. Apresenta epitlio queratinizado, no apresenta submucosa, as fibras de colgeno da lmina prpria se inserem diretamente no peristeo. Palato mole: revestido na superfcie oral por epitlio estratificado q no queratinizado e no limite com a faringe o epitlio j passa a ter caractersticas do epitlio respiratrio que o pseudoestratificado cilndrico ciliado. No palato mole, na submucosa, o conjuntivo vai ter glndulas mucosas na parte oral e glndulas q so mucosas e serosas na parte da faringe. No centro do palato mole eu vou ter l musculatura estriada esqueltica.

GLNDULAS SALIVARES O que SALIVA? uma secreo mista produzida por numerosas glndulas, que so glndulas salivares maiores, glndulas salivares menores, cujos ductos excretores desembocam na cavidade oral. Quem seriam as menores? Aquelas q a gente encontra na submucosa, na bochecha, no lbio, na regio submucosa do palato mole, so glndulas salivares menores. Quem seriam as maiores? Ai eu teria a partida, a submandibular, as sublinguais, so glndulas salivares maiores. Ento todas essas glndulas vo produzir a saliva. E o que q eu vou ter na saliva? Amilase, ptialina ( uma amilase), lpase, imunoglobulina A, tem um tipo de lisoenzima, que uma enzima q tem a propriedade de quebrar a parede da bactria, existe tb na saliva a latroferrina ( acho q isso), que outra enzima q vai buscar o ferro que necessrio para o crescimento (acho q isso) bacteriano. Ento a saliva ela complexa, um mecanismo de defesa quando a gente ingere o alimento. Quem produz saliva? A glndula tbulo-acinosa mista, contm o componente seroso e mucoso, porm na glndula sublingual predomina as clulas mucosas. Produz tanto ptialina qto mucina, mas no caso das glndulas sublinguais predomina o componente mucoso se sobrepe. Glndulas partidas so glndulas tbulo-acinosas mas s serosa, s produz a ptialina. J a glndula submandibular tb uma glndula tbulo-acinosa mista mas tem a predominncia de clulas serosas. O que ptialina mesmo professora? uma amilase, uma auto-amilase. (figura) Bem aqui eu tentei mostrar mas no ficou legal. Os cinos mucosos. Os que to mais coradinho de rosa so os cinos serosos, os que to mais branquinho e no se cora em HE so cinos mucosos. LNGUA

A regio dorsal da lngua, regio ventral de lngua. O que realmente vai nos importar a regio dorsal. Vcs sabem q a regio dorsal da lngua est dividida nos dois teros anteriores e no tero posterior pelo vestialgumacoisa. Nos dois teros anteriores a gente vai encontrar elevaes no epitlio e da lmina prpria que so as papilas. E na regio posterior depois do ???? ns vamos encontrar as tonsilas linguais. Ento o que vai nos importar na lngua q uma massa de msculo, msculo estriado esqueltico, so as papilas linguais. Pq? Pq nelas so encontradas os corpsculos gustativos, paladar. A lngua uma massa de msc. estriado esqueltico, revestido por uma membrana mucosa, cuja as estruturas vo variar de acordo com a regio. O que eu quero dizer com isso? Que as papilas, elas vo mudar de acordo com a regio da lngua, Por exemplo, na maior parte da lngua, na regio vascularizada (eu acho q foi isso) eu tenho papilas cnicas e longas, que so as chamadas papilas filiformes, que so as mais abundantes, nela a gente no vai ter corpsculos gustativos no, uma papila que vai ter queratina, so as mais encontradas. J em mini-regies da lngua eu vou ter papilas grandes, ditas circunvaladas ou as caliciformes que ficam no V lingual, que so os ?????? da lngua. E tem as fungiformes, que ficam entre as filiformes e tem aquele aspecto de cogumelo, que possuem os corpsculos gustativos, tanto elas com as circunvaladas tem os corpsculos gustativos. Ento veja bem, por isso q eu digo q a estrutura dessa membrana mucosa varia de acordo com a regio. A membrana mucosa est firmemente aderida a musculatura, pq o tecido conjuntivo penetra no tecido muscular, isso a gente viu na lmina de msculo qd estava estudando msculo estriado esqueltico, a gente viu que entre as fibras de msculo que estavam orientadas em diversos sentidos, existem 3 tipos de fibras musculares disposta em vrios sentidos e entre elas um espao em branco que na verdade tecido conjuntivo que estaja ali.... PAPILAS LINGUAIS Por trs da lngua ela lisa. Ento a superficie dorsal irregular, recoberta por salincias pequenas denominadas papilas. O tero posterior da lngua separado dos dois teros anteriores por uma regio em forma de V, que o V lingual. As tonsilas linguais e os ndulos linfticos so agregados linfides localizados na borda do V lingual. Ns temos 4 tipos de papilas linguais: Filiformes: so as mais numerosas, ela tem um aspecto afilado, como se fosse um cone longo, no possuem botes gustativos e elas tm queratina. PERG: Pra q servem as filiformes? As filiformes so para atrito com o alimento, aumentando a superfcie de contato pra triturar o alimento com o tempo (eu

acho q foi isso), por isso q ela tem queratina, por isso que ela tem esse formato longo. Fungiformes: se parecem com um cogumelo, tem uma base estreita, um pice largo e achatado e liso, possuem alguns botes gustativos, mas so poucos. Quem tem muitos botes gustativos so as circunvaladas que ficam l no V lingual, essas sim tem muitos. Foliceas ou foliadas: fica na regio lateral da lngua, essas tm botes gustativos numerosos, s q no so muito desenvolvidos no ser humano, mais desenvolvida no macaco, at uns 7 anos ela ainda ta l legal, mas depois ela atrofia e no funciona mais. Elas so pouco desenvolvidas no ser humano, possui muitos botes gustativos, mas se degeneram em idade precoce, l pros 3 anos, 4 elas se degeneram, alguns autores falam 7 anos. Circunvaladas: so em torno de 7 a 12 , so circulares, so bem grandes, a superfcie achatada e elas esto distribudas na regio do V lingual na parte posterior da lngua. Ela circundada por um sulco onde sua base se abre, em sua base se abrem os ductos das glndulas de Van Ebner. assim, como se a circunvalada, em forma de crculo, com o seu pice mais proeminente em relao ao pice das outras papilas e ela fica emersa em uma depresso em torno dela, como se fosse uma vala, que vo receber os ductos das glndulas de Van Ebner, que so glndulas serosas. Como as papilas circunvaladas tm muitos botes gustativos, essa glndulas produzem uma lipase que impede q seja formado uma camada hidrofbica em torno desses corpsculos gustativos da glndula. Pq se fosse formada essa camada iria prejudicar o paladar. Olhe como o nosso corpo, ele funciona de forma perfeita. PERG: elas se regeneram? Parcialmente, existem clulas indiferenciadas que podem regenerar essas clulas, mas parcialmente. Essa lipase lingual ativa at no estmago, 30% dos triglicerdeos digeridos so digeridos ainda no estmago atravs dessa lipase, ento a digesto j comea na boca. BOTES GUSTATIVOS O que um boto gustativo? So rgos intra-epiteliais, so estruturas em forma de cebola que esto dentro do epitlio. Essa estrutura tem de 50 a 100 clulas. Estas clulas tm microvilosidades q vo ter contato com o alimento e a partir desse contato as clulas gustativas sofrem alteraes dinmica (acho q isso) tendo a liberao de neurotransmissores que sero levados para o sistema nervoso, ai ns vamos ter o paladar, o doce, o salgado, o amargo e o azedo.

Nesse corpsculo em forma de cebola ns temos clulas basais, ligados a lmina basal, com clulas de regenerao, clulas de sustentao, que so produzidas pelas clulas basais, que estariam produzindo substncias que ficariam em torno das microvilosidades e as clulas ditas gustativas que so clulas diferenciadas q tem o poder de... As basais estariam perto da lmina basal, as de sustentao estariam na periferia englobando as clulas gustativas, essa clulas estariam ligadas a fibras nervosas aferentes que levariam a informao aos neurnios gustatrios centrais. Mais figuras. Clulas de sustentao que so escuras e as gustativas so claras. DENTE (AULA DO TARCILO) Hoje ns vamos bater um papo sobre dente. Bom, o homem adulto possui 32 dentes, dispostos em dois arcos bilaterais simtricos que esto fixados no osso maxilar e no mandibular. Cada arco dividido em dois quadrantes, onde cada quadrante vai possuir oito dentes, onde teremos dois incisivos (um central e um lateral), um canino, dois pr-molares e trs molares. As razes dos molares so diferentes e eles so os nicos que no so precedidos por dentes decduos (vulgo dente de leite). Ento ns nascemos com apenas 20 dentes. Outra coisa importante para a gente observar nesses dentes que de 1 a 5, eles vo ter o papel de rasgar o alimento, e os molares de tritur-los. Aqui a gente tem uma viso legal daqueles arcos bilateralmente simtricos, um na mandbula e o outro aqui no osso maxilar. O dente estruturalmente dividido em duas partes: A coroa e a raiz. Tanto a coroa quanto a raiz so revistadas por um material extremamente duro e mineralizado. A coroa revestida pelo esmalte e a raiz pelo cemento. A maior parte do dente constituda pela dentina que essa parte amarelada aqui, ela vai estar abaixo exatamente do esmalte e do cemento. A dentina abriga uma cavidade, que ns chamamos de cavidade pulpar, que possui duas pores: A cmara pulpar, que essa regio aqui maior, e o canal radicular. No canal radicular ns vamos ter um pice, onde ns vamos ter o forame apical. O que tem de importante nisso? que a cavidade pulpar, ela vai ser preenchida por um tecido conjuntivo frouxo chamado de polpa dental. Essa polpa dental altamente vascularizada e inervada, e os vasos e nervos vo entrar justamente por esse forame apical. Dentina: Na composio da dentina ns temos 10% de gua e 20% de matriz orgnica, essa matriz orgnica constituda principalmente por fibrilas de colgeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoprotenas e fosfolipdeos. E possui 70% de matriz inorgnica, que constituda principalmente por cristais de

hidroxiapatita, que um cristal de fosfato de clcio, por isso eles so bsicos, isso vai dar a caracterstica deles. A dentina apresenta estruturas semelhantes a tneis (canalculos), que ns chamamos de tbulos dentinrios (dentinrios vem de dentina). Eles esto presentes na proporo de 41.000/mm e eles so preenchidos por prolongamentos de clulas da polpa dental. Ns vamos ter os odontoblastos e eles vo ter prolongamentos. Esses prolongamentos vo preencher os tbulos dentinrios so chamadas de processo odontoblstico ou fibras de Tomes. S que a dentina, ela ainda possui poucas fibras neuronais amielnicas. E isso vai fazer com que a dentina tenha uma certa sensibilidade a dor, ao calor, ao frio e ao PH. Aqui ns podemos ver todas as camadas que ns estudamos do dente, isso aqui a polpa, ns podemos ver aqui a regio entre a polpa e a dentina, aqui nessa regio ns vamos ter o odontoblastos e tudo isso aqui a dentina. Aqui na dentina ns vamos ter os tbulos dentinrios que vo ser preenchidos pelos prolongamentos dos odontoblastos. E aqui ns temos uma ampliao do forame apical, que por onde vo entrar os vasos e nervos. Odontoblastos: so clulas que dependendo da sua localizao, vo ter conformaes diferentes. Eles vo ser mais cilndricos na regio da coroa, mais cbicos ou cubides na regio cervical e mais achatados na regio prxima ao pice. Os odontoblastos so clulas da polpa e no da dentina. So eles que vo produzir a matriz orgnica da dentina. S que eles sintetizam primeiramente a pr-dentina, essa pr-dentina com o tempo vai se mineralizando com a ajuda dos cristais de hidroxiapatita, e isso vai fazer com que ela se transforme de pr-dentina para dentina. (Slide) Aqui ns vamos ter os odontoblastos, essa regio mais clara daqui pra l isso aqui j dentina e daqui pra c polpa (:B). Nessa regio aqui ns temos essa regio mais clara que a pr-dentina e daqui pra l j dentina. Por que eu tive que especificar que ali ns temos um cristal bsico? Porque lembra que na colorao HE ns temos dois corantes a hematoxilina e a eosina? A hematoxilina cora bsico e a eosina cora cido. Na presena de cristais de hidroxiapatita ns vamos ter uma colorao mais basoflica, porque eles so bsicos. Aqui nos tbulos dentinrios ns temos as fibras de Tomes. Aqui ns temos esse esquema onde ns podemos ver os odontoblastos, e isso aqui seriam as fibras de Tomes, j no interior da dentina. Esmalte: a parte mineralizada que vai revestir a coroa. Ele constitudo principalmente por cristais de hidroxiapatita (96 %), 3% de gua e 1% de matria orgnica. S que essa matria orgnica, ela constituda principalmente por dois tipos de protenas: Amelogenina e enamelina. Outros ons podem ser incorporados aos cristais de hidroxiapatita, quais seriam esses

ons? Seria o magnsio, o fluoreto, o chumbo e o estrncio. Isso clinicamente importante, porque a fluorapatita, que a incorporao do flor nos cristais de hidroxiapatita, mais resistente s cries. Ento por isso que a gente faz aplicao de flor, porque nessa regio do esmalte vai ter cristais de fluorapatita e vai deix-lo mais resistente. Lembrando que: o esmalte sintetizado pelos ameloblastos, e o esmalte ele vai se constituir de colunas alongadas em formato de prisma e essas colunas vo ser unidas por esmalte chamado de esmalte inter- prismtico. Os ameloblastos so clulas colunares altas e so ricos em mitocndrias, RER e complexo de golgi. Isso caracteriza o que? A alta atividade sinttica das clulas. Essas clulas, elas vo produzir muitas protenas, aquelas protenas que a gente j citou, a amelogenina e enamelina. Por qu? Essas clulas apresentam ncleo basal e essa regio mais apical da clula ns chamamos de processo de Tomes. nessa regio apical da clula que a gente vai ter os grnulos de secreo. Ento nesses grnulos ns vamos encontrar aquelas protenas da matriz orgnica, que vo passar e incorporar o esmalte. Polpa dental: tecido conjuntivo frouxo e possui vrios tipos de clulas, como os odontoblastos que vo ter os prolongamentos que preenchem os tbulos dentinrios. Fibroblastos, porque tecido conjuntivo frouxo, fibras colgenas e substncia amorfa rica em glicosaminoglicanos. E a polpa dental altamente vascularizada e inervada. E pelo forame apical que vo vir os vasos e nervos. E como ela altamente inervada, essa a regio do dente que mais sensvel dor. Aqui ns temos uma foto ampliada da polpa dental, eu coloquei essa foto para ns vermos que temos vasos, s que essa foto aqui um caso de hiperemia ativa, que um processo inflamatrio. E como que eu sei que isso aqui um processo inflamatrio de hiperemia ativa? Muito sangue. Dem uma olhada na quantidade de hemcias. Aqui ns temos uma situao extremamente dolorosa que justamente o dente com a polpa dental totalmente exposta. Aqui, a polpa dental de um pr-molar que foi retirada. Fisiopatologia da crie A crie, ela um processo de origem externa, ela vai promover a fermentao de carboidratos e essa fermentao vai produzir cidos que vo corroer as camadas do dente. Nessa foto aqui a gente v ela pegando o esmalte, a chega na dentina, chegando na dentina voc j comea a ter aquela sensao, mas no uma sensao muito dolorosa, e aqui, na polpa, voc sente realmente a dor da crie. Isso acompanhado de um processo inflamatrio que comprova que a polpa j foi atingida.

Regio periodontal: regio que engloba o cemento, ligamento periodontal, o osso alveolar e as gengivas que ns vamos falar de cada um deles, mas eles tm a funo de manter os dentes presos aos ossos: maxilar ou mandibular. Cemento: aquela parte mineralizada que recobre a raiz. Ele possui uma constituio semelhante ao tecido sseo. constituda principalmente pelos cementcitos, que o nome das clulas desse cemento. Os cementcitos so semelhantes aos ostecitos do tecido sseo, com uma diferena, eles no possuem canalculos e a sua nutrio vai provir do ligamento periodontal. Em radiografias, tanto o cemento quanto o esmalte vo aparecer mais opacos, pois eles so mais mineralizados que as outras estruturas do dente. Lembrando que a coroa do dente a parte que est fora da gengiva, e a raiz a que est dentro dela.

Aqui a gente tem o cemento e a dentina, isso na parte da raiz, e cada bolinha dessa aqui seriam os cementcitos. Assim como os ostecitos, os cementcitos esto dentro de lacunas. Ligamento periodontal: formado por tecido conjuntivo com substncia amorfa rica em glicosaminoglicanos. Ele possui fibras importantes que so as fibras de Sharpey, que so feixes grossos e que vo penetrar no cemento e no osso alveolar. Ele vai ficar preso entre o cemento, que recobre o dente, e o osso alveolar, que o osso onde o dente vai estar inserido. Ento o ligamento d o suporte para o dente durante a mastigao.

Aqui ns temos um corte transversal do dente, e ali na parte da seta (vide slides), vai ser o ligamento periodontal, que liga o cemento ao osso alveolar. Osso alveolar: trata-se de um osso imaturo porque suas fibras colgenas no esto arranjadas no padro lamelar. E ele apresenta vasos perfurantes, que vo penetrar na polpa. E eles vo atravessar o osso alveolar, penetrar no ligamento periodontal e se dirigir ao forame apical da raiz, que onde entram os vasos e nervos do dente. Gengiva: uma mucosa que est aderida ao peristeo dos ossos maxilar e mandibular. Essa gengiva ela dividida em duas partes: uma gengiva inserida e uma marginal. Ela revestida por epitlio estratificado pavimentoso queratinizado. E a marginal, como o prprio nome diz, ta na margem da coroa. Essa marginal ela pode

ser tanto queratinizada, como no queratinizada. A que ta mais colada com o dente, ela no queratinizada. E possui tambm um epitlio juncional, esse epitlio juncional um epitlio que vai aderir a gengiva ao dente. E a juno entre o epitlio estratificado pavimentoso e o dente, ns vamos ter um sulco, de aproximadamente 3 mm de profundidade, que ns chamamos de sulco gengival,que est acima do epitlio juncional circundando a coroa dental.

You might also like