You are on page 1of 11

INTRODUO ECONOMIA

O petrleo, o trabalho, as mquinas etc. esto disponveis em quantidades limitadas. Com esses escassos recursos, produzem-se bens e servios (alimentos, moradias, automveis, sade, educao, lazer etc.). A escassez sempre existir, j que os desejos so superiores aos meios disponveis para satisfaz-los. Sua concepo: A economia repousa sobre os atos humanos e por excelncia uma cincia social. Apesar de a tendncia atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenmenos econmicos quase que impossvel se fazer anlises puramente frias e numricas, isolando as complexas reaes do homem no contexto das atividades econmicas.

1.0 O CONCEITO DE ECONOMIA


A economia se ocupa das questes relativas satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade. Necessidade humana: a separao de carncia de algo unida ao desejo de satisfaz-la. Tipos de necessidades: Natural: por exemplo, comer. Necessidade do indivduo Social: decorrente da vida na sociedade; por exemplo, festa de casamento. Coletiva: partem do indivduo e passam a ser da sociedade; por exemplo, o transporte.

- Segundo o requerente

Necessidade da sociedade .

Pblica: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordem pblica.

Necessidades vitais ou primrias: destas depende a conservao da vida; por exemplo, os alimentos. - Segundo sua natureza Necessidades civilizadas ou secundrias: so as que tendem a aumentar o bem-estar do indivduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econmico e social em que se desenvolvem os indivduos; por exemplo, o turismo. O processo de produo e consumo surge e so solucionados muitos problemas de carter econmico: problemas nos quais se utilizam diversos meios para se conseguir uma srie de fins ou objetivos.

Na produo, por exemplo, a empresa tem de decidir que bens vo produzir e que meios utilizar para produzi-los. No caso de uma empresa que produz automveis, os gerentes tm de decidir o modelo do carro a ser lanado no mercado e se iro produzir-lo com uma tecnologia robtica ou com uma em que se emprega mais mo-de-obra. Em relao ao consumo, as famlias tm de decidir como vo gastar a renda da famlia entre os diferentes bens e servios ofertado para satisfazer suas necessidades.

1.1 DEFINIO DE ECONOMIA


Deriva do grego: aquele que administra o lar. A economia estuda a forma pela qual os indivduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decises, para que os recursos disponveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade. Economia uma cincia social que estuda como os indivduos e a sociedade decidem utilizar recursos escassos* na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas.

De forma intuitiva (verdade), pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivduos economizam seus recursos, isto , como empregam sua renda de forma cuidadosa e sbia, de modo a obter o maior aproveitamento possvel. *Escassez significa a situao normal da sociedade onde os recursos so limitados para satisfazer sua demanda por bens e servios. Fonte: Lacombe (2004). Pode-se conceituar economia tambm como a cincia da escassez ou das escolhas. Os elementos-chave da atividade econmica so: (a) os recursos produtivos; (b) as tcnicas de produo (que transformam os recursos em bens e servios) (c) as necessidades humanas. Viso geral sobre economia: A cincia que estuda a escassez. A cincia que estuda o uso dos recursos escassos na produo de bens alternativos. O estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.

1.2 O PROBLEMA ECONMICO: A ESCASSEZ


Surge porque as necessidades humanas so virtualmente ilimitadas, e os recursos econmicos, limitados, incluindo tambm os bens. No mundo real, a maioria dos recursos escassa relativamente a sua demanda, ou seja, no existe em quantidade suficiente para atender a todas as necessidades, Na verdade, o ser humano enfrenta duas realidades, as quais dominam sua vida: (a) de um lado, recursos limitados e (b) de outro, necessidades ou desejos ilimitados. Necessidades Humanas: Ilimitadas / Infinitas. Recursos Produtivos (Fatores de Produo) (Recursos naturais, Mo de Obra, Capital): Limitados e Finitos.

As escolhas feitas pela sociedade, cuja essncia deve responder a trs questes fundamentais: QUANTO e QUE bens e servios devem ser produzidos? (A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto?) COMO eles devem ser produzidos? (Questo de eficincia produtiva. Capital ou mo-de-obra intensiva.) Para QUEM produzir. (Como ser a distribuio de renda gerada pela atividade econmica. Quais os setores beneficiados.)

1.3 RECURSOS OU FATORES (ou meios) DE PRODUO


Os recursos econmicos, que constituem a base de qualquer economia, so os meios utilizados pela sociedade para a produo de bens e servios que iro satisfazer as necessidades humanas. So trs as caractersticas dos recursos econmicos: Escassos em quantidade (ou seja, limitados), representados por uma situao na qual os recursos podem ser utilizados na produo de diferentes bens e servios, tal modo que deva sacrificar um bem ou servio por outro. Versteis, isto , podem ser aproveitados em diversos usos. Por exemplos, a farinha pode produzir po, mas tambm pode ser utilizado na produo de macarro. Podem ser combinados em propores variveis na produo de bens e servios. Por exemplo, se um insumo (materiais e servios usados no processo de produo) importado ficar muito caro, o empresrio pode substitu-lo por um insumo nacional. Quanto classificao, os recursos podem ser agrupados em: Recursos naturais ou terra: consistem em todos os bens econmicos utilizados na produo e que so obtidos da natureza, como os solos, os minerais, as guas, entre outros. Recursos humanos ou trabalho: incluem toda atividade humana (esforo fsico e/ ou mental) utilizada na produo de bens e servios. Capital: abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que so utilizados na produo. O fator capital inclui o conjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e com essas riquezas que um pas desenvolve suas atividades de produo. Entre os principais grupos de riquezas acumuladas por uma sociedade esto os seguintes: Infra-estrutura econmica: transportes, energia, telecomunicao; Infra-estrutura social: sistema de gua e saneamento; educao, cultura, segurana, sade, lazer e esportes. Construes e edificaes de modo geral, sejam publicas ou privada. Exemplos: um galpo ou armazm na indstria/comercio ou um avirio na agricultura. Equipamentos de transporte: caminhes, embarcaes, entre outros. Mquinas e equipamentos: so utilizados nas atividades de extrao, transformao, prestao de servios, na indstria de construo e nas atividades agrcolas. Matrias-primas ou insumos: energia eltrica, leo diesel, gs, corante, entre outros.

- A populao um conjunto de seres humanos que vivem em uma rea determinada. - O fator produtivo trabalho a parte da populao que desenvolve as tarefas produtivas.

Existem dois tipos de populao: 1. Populao ativa: a que intervm no processo produtivo. Tendo subclasses: a) Empregados Empregados no sentido estrito: tem um trabalho remunerado ainda que estejam afastados por doena. Empregados ativos marginais: fazem trabalhos peridicos. b) Desempregados renem as condies de idade e capacidade fsica e mental para trabalhar, mas no trabalham. 2. Populao inativa: a que somente consome. a) Aposentados b) Estudantes c) Donas de casa d) Pessoas que no trabalham, e no procuram emprego. e) Incapacitados para trabalhar.

1.4 OS BENS DE CAPITAL


Enquanto os bens de consumo satisfazem diretamente as necessidades humanas, os bens de capital, ou bens de investimento, no esto concebidos para satisfazer diretamente as necessidades humanas, mas para serem utilizados na produo de outros bens. O capital empregado na produo pode dividir-s em dois tipos: 1. Capital fsico ou real: Instalaes, equipamentos e outros materiais utilizados na produo, que foram produzidos no passado. Planta, equipamento e inventrios. Dividindo-se em duas: a) Capital fixo: consiste em todo tipo de instrumentos empregados na produo, como edifcios e maquinarias, Dura vrios ciclos de produo. b) Capital circundante: consiste nos bens em processo de preparao para o consumo, basicamente matrias-primas e estoques. 2. Capital humano: educao, treinamento e experincia, que eleva a capacidade produtiva dos seres humanos. 3. Capital financeiro: fundos disponveis para comprar de capital real ou de ativos financeiros tais como bnus e aes.

1.5 NECESSIDADES HUMANAS


a sensao de carncia de algo unida ao desejo de satisfaz-la. Os desejos da sociedade so ilimitados. Alimentao, vesturio, habitao, sade, transporte, educao, segurana social, previdncia social, comunicao, cultura, esporte e lazer. As quatro primeiras (alimentao, vesturio, habitao e sade) so necessidades primrias, enquanto que as demais so necessidades secundrias.

1.6 OS BENS ECONMICOS


Bem tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades humanas.

Tipos de bens: - Livres: so ilimitados em quantidade ou muito abundantes e no so aprovveis.

- Segundo seu carter - Econmicos: escassa em quantidade, dada sua procura, e aprovveis. o objeto de estudo da economia.

- De capital: no atendem diretamente as necessidades. - De consumo: destinam-se satisfao direta de necessidades - Segundo sua natureza Duradouros: permitem uso prolongado. Por exemplo, eletrodomsticos.

No-duradouros: acabam com o tempo. Por exemplo, alimentos

- Segundo sua funo

- Intermedirio: devem sofrer novas transformaes antes de se converterem em bens de consumo ou de capital. Por exemplo, o cimento. - Finais: j sofreram as transformaes necessrias para seu uso ou consumo.

Bem econmico: mercadoria; por exemplo, uma fruta ou um automvel; todo meio capaz de satisfazer a sociedades. So relativamente escassos, tm valor no mercado, e supem a ocorrncia de esforo humano para obt-lo Bem livre: Bem ou servio cujo preo zero. Devido ao preo, a quantidade oferecida , ao menos, to grande quanto quantidade demandada. Aqueles cuja quantidade ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforo na natureza. Por exemplo: a luz solar, o ar, o mar. Esses bens no possuem preos. Bem durvel: durao mnima de 3 anos. Bem final: bem produzido para o uso final, para ser vendido de novo ou para produzir outros bens.

1.7 OS SERVIOS
So aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.

1.8 SETORES ECONMICOS


Os recursos econmicos (naturais, humanos e capitais) e as tcnicas de produo esto presentes em todas as atividades de produo, sendo que, varia sua intensidade de setor para setor. Assim, de acordo com a intensidade de uso dos recursos, so classificadas as atividades de produo (ou setores da economia). Desse modo, tem-se: a) As atividades primrias: agricultura, pecuria e extrao vegetal;

b) As atividades secundrias: indstria extrativa mineral, indstria de transformao e indstria de construo. c) As atividades tercirias: comrcio, transportes, comunicaes, intermediaes financeiras, imobilirias, hospedagem e alimentao, reparao e manuteno, servios pessoais, outros servios, e governo. De modo geral, o setor primrio utiliza mais intensivamente o fator terra (recursos naturais), o setor secundrio utiliza mais intensamente o fator capital, e o setor tercirio utiliza mais intensamente o fator recursos humanos (trabalho).

1.9 SISTEMA ECONMICO / ORGANIZAO ECONMICA


a forma como a sociedade est organizada para desenvolver as atividades econmicas, como, atividades de produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios As principais formas de sistema econmico so: Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista = sistema radical) 1. Economia de mercado A economia de mercado pode ser do tipo: Sistema de concorrncia pura (sem interferncias do governo)

Laissez-faire: O mercado resolve os problemas econmicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como guiados por uma mo invisvel (mecanismo de preo que promove o equilbrio dos mercados), sem a interveno do governo. No sistema de concorrncia pura, existir excesso de oferta (escassez de demanda), causando assim, a formao de estoques, fazendo com que ocorra a reduo dos preos, at ficar em equilbrio. (existira concorrncia das empresas para vender os bens aos escassos consumidores). Podendo tambm existir, escassez de oferta (excesso de demanda), causando assim, as filas, fazendo com que a tendncia aumentar os preos, at ficar em equilbrio. (existira concorrncia entre os consumidores para a compra). O QUE e QUANTO produzir? ((o que) decidido pelos consumidores (soberania do consumidor). (quanto) determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado). COMO produzir? (Questo de eficincia produtiva. Resolvido no mbito das empresas). PARA QUEM produzir? (Decidido no mercado de fatores de produo (demanda e oferta de fatores de produo). Questo distributiva). Existem algumas criticas sobre o sistema de concorrncia pura, como: - Grande simplificao da realidade; - Os preos podem variar no devido ao mercado, mas em funo de: - Fora dos sindicatos (atravs dos salrios que remuneram os servios de mo-deobra); - Poder de monoplio e oligoplio na formao de preos no mercado;

- Interveno do governo (impostos, subsdios, tarifas, poltica salarial, fixao de preo mnimo, poltica cambial). - O mercado sozinho no promove perfeita alocao de recursos. A produo ou consumo de um determinado bem ou servios pode produzir efeitos colaterais externalidades. Alm disso, existem bens pblicos, disponibilizado pelo governo; - O mercado sozinho no promove perfeita distribuio de renda, pois as empresas esto procurando a obteno de mximo lucro e no com questes distributivas. Essas crticas justificam a atuao governamental para completar a iniciativa privada e regular alguns mercados. H muitos mercados, entretanto, que se comportam como um sistema de concorrncia pura, como por exemplo, hortifrutigranjeiro. Sistema de concorrncia mista (com interferncia governamental).

No sculo XVIII at o sculo XIX predominou o sistema de mercado prximo ao de concorrncia pura. No incio do sculo XX, notou-se que o mercado sozinho no garante que a economia opere em pleno emprego dos seus recursos, necessitando de maior atuao do setor pblico na economia. O setor pblico vai atuar com o objetivo de evitar distores alocativas e distributivas: - Sobre a formao de preos (via impostos, etc.); - Complemento da iniciativa privada (infra-estrutura, etc.); - Fornecimento de servios pblicos; - Fornecimento de bem pblicos (no vendidos no mercado). Exemplos: segurana, sade, justia, educao, etc.; - Compra de bens e servios do setor primado. 2. Economia planificada Agncia ou rgo central de planejamento decide a forma como resolver os problemas econmicos fundamentais. O Estado decidir a forma de resolver os problemas de meios de produo (matriaprima, imveis, capital), e os indivduos decidir os meios de sobrevivncia (carros, roupas, alimentos, televisores, etc.). [Processo produtivo: os preos representam apenas recursos contbeis que permitem o controle da eficincia das empresas (no h desembolso onerrio (obrigao, sobrecarga)).] Distribuio do produto: os preos dos bens de consumo so determinados pelo governo. Repartio dos lucros: governo, investimento de empresas e o restante dividido entre os administradores e os trabalhadores. Comparao entre a economia de mercado e a economia planificada. - Mercado Propriedade privada Problemas econmicos fundamentais resolvido pelo mercado - Planificada Propriedade pblica Problemas econmicos fundamentais resolvido pelo rgo centra (governo)

Maior eficincia alocativa

Maior eficincia distributiva

2.0 CURVA (ou fronteira) DE POSSIBILIDADE DE PRODUO


Reflete as opes que se oferecem sociedade e a necessidade de se escolher entre elas. Uma economia est situada sobre a fronteira de possibilidade de produo quando todos os fatores de que se dispe esto sendo utilizados para a produo de bens e servios. A curva de possibilidade de produo (CPP) delimita aquelas combinaes de bens e servios que podem ser produzidos por uma sociedade (a rea sombreada dentro da curva e a curva em si) e aquelas que no podem (a rea no-sombreada externa curva), seja porque ultrapassam os recursos disponveis, seja porque excedem a capacidade tecnolgica. Dois bens utilizando em conjuntos de todos os fatores de produo.

A CPP mostra o negcio da sociedade, ou seja, a obteno de alguma coisa est sujeita a abrir mo de outra. Razo da Concavidade: lei dos custos de oportunidade crescentes, devido inflexibilidade dos custos de produo. Custo de Oportunidade

O principio do custo de oportunidade incorpora a noo de que sempre se enfrenta a situao de escolher entre duas ou mais opes e de que se tem que optar por uma coisa desfazendo-se da outra, visto que os recursos so limitados e podem ser utilizados em diferentes alternativas. Assim, o custo de oportunidade de alguma coisa o que se sacrifica para consegui-la. Dadas como inalteradas as capacidades tecnolgicas e de produo de uma economia e estando o sistema a operar a nveis de pleno emprego, a obteno de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a reduo das quantidades de outra classe. Em respostas as constantes redues de impostos classe que estar sendo sacrificada, sero obtidas quantidades adicionais cada vez menos expressivas da classe cuja produo estar sendo aumentada, devido relativa e progressiva inflexibilidade dos recursos de produo disponveis e em uso.

10

Os pontos da CPP representam as possveis combinaes dos fatores de produo na obteno dos bens x e y.

- O ponto A: capacidade ociosa (ineficiente). Neste ponto o custo de oportunidade zero, pois no necessrio o sacrifcio de recursos produtivos para aumentar a produo de um bem, ou mesmo, dois bens. - O ponto B e C: no a como produzir mais, sem reduzir a produo do outro. Combinaes de produto. (Nvel de produto eficiente / pleno emprego). - O ponto D: nvel impossvel de produo. Posio incansvel no perodo imediato. Dependem dos fatores como inovaes tecnolgicas. Os pontos da CPP representam as possveis combinaes dos fatores de produo na obteno dos bens x e y.

11

- Deslocamento positivo: decorrem da expanso ou da melhoria dos fatores de produo, disponveis (Crescimento Econmico). Inovaes tecnolgicas: com a mesma quantidade de insumos obtm maior quantidade de produtos. - Deslocamento negativo: decorrem da reduo, sucateamento ou progressiva desqualificao dos fatores de produo disponveis.

o grau de sacrifcio que se faz ao optar pela produo de um bem, em termos da produo alternativa sacrificada. O custo de alguma coisa o que voc desiste para obt-la. Trade off + produto x B C - produto y Custo de oportunidade C B = custo de oportunidade de 200 unidades de y 50 de x.

Declaraes positivas

Os economistas tentam descrever o mundo como ele . Exemplo: uma reduo na taxa de crescimento da quantidade de moeda reduziria a taxa de inflao. As taxas de crescimento da populao > crescimento do PIB (positiva); Reduo do PIB per capita diminui o poder aquisitivo da sociedade (positiva). Declaraes normativas

Os economistas prescrevem como o mundo deveria ser. Exemplo: o Banco Central deveria reduzir a quantidade de moeda emitida. (envolve: valores, tica, religio, poltica...). Polticas de conteno do crescimento populacional (normativa)

2.1 AUTONOMIA E INTER-RELAO


A economia possui uma independncia, porm a autonomia de cada um dos ramos das cincias sociais no deve ser confundida com um total isolamento, mas sim observada sob diferentes ticas e investigada em termos no unilaterais. A economia esta inter-relacionada com diversas reas entre elas:

12

A poltica: natural que este poder tente exercer o domnio sobre as coisas econmicas. Uso da poltica do Estado para concesso de vantagens econmicas pelos grandes grupos econmicos. Exemplo: Agricultores da poca da poltica caf com leite; Crditos subsidiados e tarifas protecionistas para grandes indstrias. A histria: os prprios sistemas econmicos esto condicionados evoluo histrica da civilizao. A geografia: os acidentes geogrficos interferem no desempenho das atividades econmicas e, inmeras vezes, as divises regionais so utilizadas para se estudar as questes ligadas aos diferenciais distribuies de renda, de recursos produtivos, de localizao de empresas, de efeitos de poluio, entre outras. A sociologia: quando a poltica econmica visa atingir os indivduos de certas classes sociais, interfere diretamente nos objetivos da sociologia, isto , a dinmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. Polticas salariais e gastos sociais (educao, sade, transporte, alimentao, etc.) so exemplos direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade. O direito: Leis anti-truste: atuam sobre as estruturas de mercado, assim como o comportamento das empresas. Agncias de regulao: ditam as regras de atuao em determinadas reas (ex.: petrleo, telecomunicao, etc.). Constituio Federal: determina a competncia para execuo de poltica econmica. Estabelece os direitos e deveres dos agentes econmicos. A matemtica: a economia faz uso da lgica matemtica e das probabilidades estatsticas. Muitas relaes do comportamento econmico podem ser expressas atravs de funes matemticas.

2.2 MICROECONOMIA
Ocupa-se da anlise do comportamento das unidades econmicas, como as famlias, ou consumidores, e as empresas. Estuda tambm os mercados em que operam os demandantes e ofertantes de bens e servios. A perspectiva da microeconomia considera a atuao das diferentes unidades econmicas como se fossem unidades individuais. Assim quando for explicar o aumento do preo do petrleo como conseqncia de aumento na demanda de energia, esta fazendo uma colocao tipicamente microeconmica.

2.3 MACROECONOMIA
Pelo contrario, ocupa-se do comportamento global do sistema econmico refletido em um nmero reduzido de variveis, como o produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, o nvel geral de preo, etc. Se o ministrio da fazenda, por exemplo, anuncia que a inflao 2% em relao ao ms passado e que o nmero de empregos aumentou, esta destacando os aspectos mais significativos da evoluo global da economia. Desenvolvimento econmico: estuda modelos de desenvolvimento que levem a elevao do padro de vida (bem estar) da coletividade. Questes estruturais de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuio de renda, evoluo tecnolgica). Economia internacional: estuda s relao de troca entre os pases (transaes de bens e servios, transaes monetrias). Trata-se da determinao da taxe de cmbio, do comrcio exterior e das relaes financeiras internacionais.

13

You might also like