You are on page 1of 6

2.1.3.

CLASSIFICAODOUTRINRIADACOMPETNCIATRIBUTRIA

Cuida, primeiramente, destacar que no h um consenso, entre os autores, para essa classificao,entretanto,apresentaremosaseguiraquelaquesejaamaisdifundida,vejamos:

1. Competncia Comum ou Compartilhada (art.145, II e III, CF): o poder que tm a Unio, Estados, DF e Municpios (entes polticos) para institurem taxas e contribuies de melhoria, no mbitodesuasrespectivasatribuies(videart.77e81CTN).ComobemobservaJooMarcelo, tratasedacompetnciaparaainstituiodostributosclassificadoscomocontraprestacionais.dita competnciacomum,porquetodososentespolticosdispemdecompetnciaparainstitulos.

2.CompetnciaPrivativa(arts.153,155e156):opoderquetmosentespolticosparainstiturem privativamente os impostos traados nominalmente na CF. dita privativa no sentido de que a prpriaConstituiojdeterminaoroldosimpostosrelativosacadaentetributante.

UNIO: I.I./I.E./IPI/IOF/IR/ITR/IGFart.153C.F.

ESTADOSeDISTRITOFEDERAL: COMPETNCIA PRIVATIVA IPVA/ICMS/ITDCart.155C.F.

MUNICPIOS: IPTU/ISS/ITBIart.156C.F.

3. Competncia Cumulativa ou Mltipla (art.147, CF): o poder da Unio de instituir nos Territrios Federais os impostos estaduais e, ainda, se os Territrios no forem divididos em Municpios,osimpostosmunicipais.Tambm,oDistritoFederaltemopoderdeinstituirosimpostos municipais, j que no pode ser dividido em municpios (art.32, caput, CF). Assim, vimos que a chamada competncia cumulativa ou mltipla assim denominada, eis que determinado ente polticoinstituicertoimpostoque,aprincpio,decompetnciaalheia.

4.CompetnciaResidual(art.154,I,eart.195,4,CF):opoderquetemaUnio,esomenteela, de mediante lei complementar instituir novos impostos, diferentes de todos aqueles previstos na Constituio, com fato gerador e base de clculo novos, respeitando o princpio da no cumulatividade.tilressaltarmosque,consoanteoart.146,III,a,daCF,osfatosgeradores,bases declculoecontribuintesdosimpostosdiscriminadosnaConstituiosomatriasreservadaslei complementar,entretanto,nocasodacompetnciaresidual,aleicomplementarnovaiselimitara definir esses trs elementos, devendo, pois, regular na integralidade todos os elementos da nova exao,sejaelaumimpostooucontribuioparaaseguridade. tilressaltarmosqueascontribuiesresiduaispodemterfatogeradoroubasedeclculoprprios deimpostosprevistosnaConstituio.OSTF,noRExtrn146.733SP,decidiuquearemissodo art.195, 4, ao art.154, I, tem por intuito evitar que seja criada uma nova contribuio para a seguridade, que tenha os mesmos fatos geradores ou bases de clculo das contribuies j previstasnoart.195daCF. Destacase,attulodeexemplo,queaUnio,atravsdaLCn.84/96,jsevaleudacompetncia residual para instituir nova contribuio para a seguridade, incidente sobre o valor pago pelas empresas aos trabalhadores autnomos, trabalhadores avulsos e empresrios. J a competncia residualparaimpostosnofoiathojeexercidapelaUnio.

Art .154,I,CF Unio Poderdeinstituirnovoimposto Aqualquermomento Respeitandoaanterioridadee noventena PorLeiComplementar InovaodeFGeBC Nocumulativo Unio

Art .195, 4,CF

Poderdeinstituirnova contribuioparaaseguridade social,InovaodeFGeBC ,diferentesdoart.195C.F. Respeitadooprazode90dias PorLeiComplementar

5.CompetnciaExtraordinria(art.154,II,eart.76,CTN):opoderquetemaUniodeinstituir, em caso de guerra externa ou sua iminncia, outros impostos, independentemente de terem ou no fatos geradores idnticos aos j previstos pela Constituio Federal para todos os entes polticos. a permissoexpressa paraa Bitributao (quando um mesmofatogerador tributado por duas pessoas polticas diferentes) e Bis in idem (quando um mesmo fato gerador tributado duasvezespelomesmoentepoltico).DestacasequeaConstituiodizqueacobranadanovel espciedeversersuprimida,gradativamente,umavezcessadaasuacausaqueautorizouasua instituio.JoCTNdizquecessarsuacobrananomximoem5anosdadatadacelebraoda paz.(art.76CTN).

6. Competncia Especial: (arts.148, 149 e 149A): o poder conferido Unio para instituir o emprstimocompulsrioeascontribuies parafiscais(contribuiessociais,contribuiesde interveno no domnio econmico e contribuies de interesses das categorias profissionais ou econmicas), bem como o poder conferido aos Municpios e ao Distrito Federal para institurem a contribuioparaocusteiodoserviodeiluminaopblica.Cabemencionar,maisumavez, que o 1 do art.149, CF, excetua a regra da exclusividade da Unio, referida pelo caput do mesmo artigo, prevendoa instituio, pelos Estados, DF e Municpios, de contribuio social para custearaprevidnciasocialdosseusprpriosservidores.
3

EXERCCIOSDEREVISO

01)Sobrecompetnciatributriaecapacidadetributriaativa,nopodemosafirmar: a)Saspessoaspolticaspodempossuircompetnciatributria. b)OinstrumentoqueestabeleceacompetnciatributriaaConstituioFederalesuasEmendas, somente. c) A competncia tributria exercitada quando uma pessoa poltica atribui a funo de fiscalizar determinadotributoaumaoutrapessoajurdicadedireitopblico. d)Acapacidadetributriaativaserefereaopoderdeexigirotributo. e) A capacidade tributria ativa se refere ao pode de figurar no polo ativo da relao obrigacional tributria.

02)Consideradosostemascompetnciatributriaecapacidadetributriaativa,marquecom VaassertivaverdadeiraecomFafalsa,assinalandoaofinalaopocorrespondente. ( )Acompetnciatributriadelegvel. ( )Acapacidadetributriaativaindelegvel. ( ) A Unio quem detm a competncia tributria no que toca s contribuies sociais para o financiamentodaSeguridadeSocial. ( ) Lei complementar pode delegar a qualquer pessoa jurdica de direito pblico a competncia tributria. a)V,F,V,V b)F,V,F,V c)F,F,V,F d)V,V,V,F e)F,V,F,F

03)Assinaleaassertivaincorreta. a)Nombitodalegislaoconcorrente,acompetnciadaUniolimitarseaestabelecernormas gerais. b)AcompetnciadaUnioparalegislarsobrenormasgeraisnoexcluiacompetnciasuplementar dosEstados. c) No existindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena,paraatenderasuaspeculiaridades. d)Asuperveninciadeleifederalsobrenormasgeraissuspendeaeficciadaleiestadual,noque lheforcontrrio. e) A Constituio no prev as normas de direito tributrio como pertencendo ao mbito da legislaoconcorrente.

04) Em tema de competncia legislativa sobre matria de Direito Tributrio, correta a afirmaodeque: a) Os Estados tm competncia para legislar suplementarmente sobre normas gerais de Direito Tributrio. b) Mesmo na ausncia de lei federal sobre normas gerais de Direito Tributrio, vedado aos Estadosexerceressacompetncialegislativa. c) A eficcia de lei estadual sobre normas gerais de Direito Tributrio fica mantida ante a superveninciadeleifederaldamesmanatureza,mesmonoquelheforcontrrio. d)NombitodacompetnciaconcorrenteparalegislarsobreDireitoTributrio,osEstadosspodem legislarsobrenormasgerais. e)AlegislaotributriadosEstadosaplicadanosrespectivosMunicpios,emvirtudedeestesno teremcompetnciaparalegislarsobreDireitoTributrio.

05)AConstituiofixaqueaUniopoderinstituircontribuiessociais,deintervenono domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas. Podemos afirmar: a)taiscontribuiessochamadaspeladoutrinadecontribuiesespeciais,havendoalgunsautores queaschamamdeparafiscais. b)somenteaUniopodeinstituirtaiscontribuiesespeciais. c)elasnorespeitamoprincpiodaanterioridade,somenteanoventena. d) as entidades representativas de categorias econmicas e profissionais, alm de poderem ter contribuies institudas a seu favor, ainda possuem imunidade em relao a impostos sobre o patrimnio, renda e servios, desde que no tenham fins lucrativos e obedecidos os requisitos fixadoslei. e) as contribuies de interveno no domnio econmico so chamadas de contribuies corporativas.

06)Sobreaschamadascompetnciasresidualeextraordinria,nopodemosafirmar: a)paraousodacompetnciaextraordinria,aConstituiofixourequisitocircunstancial. b)paraousodacompetnciaresidual,aConstituionofixourequisitocircunstancial. c) para a competncia extraordinria foi fixado, pela Constituio, o requisito material da no cumulatividade. d)ambasascompetnciasspodemserexercitadaspelaUnio. e)paraacompetnciaresidualfoifixado,pelaConstituio,orequisitomaterialdainovaodefato geradorebasedeclculo. Gabarito: 01C 02C 03E 04A 05A 06C

Bonsestudoseatoprximoencontro!
6

You might also like