You are on page 1of 13

PROJETO DE INTERCONEXO FUNDAE FATEC

I NDICE: INTRODUO ...................................................................................................................... pg. SITUAO ATUAL ............................................................................................................... pg. SITUAO DESEJADA ........................................................................................................ pg. MEMORIAL DESCRITIVO ..................................................................................................... pg. CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAO .............................................................................. pg. PLANILHAS DE CUSTOS ...................................................................................................... pg. ROI .......................................................................................................................................... pg. CONCLUSO .......................................................................................................................... pg.

II INTRODUO: Esse projeto consiste na elaborao de uma soluo de reestruturao fsica e lgica para para a rede da empresa Velco Sistema para Controle de Motores, que se localiza na regio metropolitana da cidade de Porto Alegre/RS.

III SITUAO ATUAL: A situao atual encontrada de que no temos nenhuma interconexo entre estes dois sites, com exceo de uma possvel conexo via nuvem internet a partir da utilizao de VPN. Esta alternativa seria preterida, pois como os dois sites encontram-se em mesma cidade, a conexo direta fisicamente seria tecnologicamente mais adequada. Embora com custos maiores, esta opo, estrategicamente pensando em futuras necessidades, como agregar Convergncia ao link (Voz, Dados e Vdeo), por questes de QoS (Qualidade de Servio na rede), optaremos pela conexo fsica direta.

IV SITUAO DESEJADA: Aps a concluso deste Projeto, teremos a conexo direta entre os dois sites, com isto a interao entre as informaes destas duas empresas se dar de forma mais eficiente e automatizada. A produtividade dos sistemas que rodam nestas duas empresas se dar de forma muito mais rpida e com maior segurana. Possveis evolues neste projeto, podero ser implementadas graas a esta interconexo. Como por exemplo, a troca de informaes de voz e vdeo entre os sites com custo zero. Ressaltamos, no entanto, que este projeto inicialmente se atem troca de dados com segurana e eficincia entre os sites, mas a estrutura do projeto gera uma escalabilidade para futuras implementaes.

V - MEMORIAL DESCRITIVO: V.1 - Dimensionamento da Soluo: A fim de estabelecermos uma conexo adequada entre os dois sites, iremos dispor de uma LPCD (Linha Privativa de Comunicao de Dados), com degrau tarifrio Urbano, entre os dois pontos. Esta conexo usar o Protocolo de WAN de Nvel 2 PPP (Point to Point Protocol = Protocolo Ponto a Ponto), por entendermos mais eficiente para esta aplicao de transferncia de dados, a uma taxa dedicada Full-duplex de 512 kbps, banda esta suficiente para as necessidades de trfego requeridas pelo projeto. Alm disto, a Operadora de Telecomunicaes contratada ir dispor de um par de modens na velocidade definida, e ficara aos encargos da empresa projetante da soluo a oferta e instalao de dois roteadores, um em cada site, para viabilizarmos o roteamento entre as redes o da FUNDAE com a rede da FATEC, a partir desta conexo dedicada projetada. Ressaltamos a necessidade da instalao e venda dos roteadores por parte da projetante, para preservarmos a escalabilidade e a total integrao ao escopo de QoS que o projeto requer. V.2 - Circuito Topolgico: Abaixo o Esquemrio da Rede Projetada.

Como vemos pelo desenho, iremos instalar uma terceira placa de rede ao Firewall da FEDAE, e interligar esta porta a porta Fastethernet do roteador, que por sua vez estar devidamente configurado em uma topologia ponto a ponto com o roteador da FATEC. Sero previstas regras de segurana, afim propiciarmos confiabilidade de informaes as duas redes interligadas. V.3 - Especificaes Tcnicas: A seguir detalharemos tecnicamente todos os equipamentos utilizados no projeto. Roteadores: Os roteadores escolhidos para atender as especificaes tcnicas do projeto um Roteador da marca Cisco modelo 1721, com uma porta Fastethernet e placa WIC-2T com duas porta WAN V35 serial. Com Sistema Operacional IOS adequado s especificaes de projeto como QoS, implementando Resource Reservation Protocol (RSVP) - Protocolo de Reserva de Recursos de Rede, Weighted Fair Queuing (WFQ) e IP Precedence.

Suporte tambm ao Hot Standby Router Protocol (HSRP) Protocolo de Roteador Hot Standby, para futuras implementaes de contingenciamento de links.

Fig.1 Roteador Cisco Modelo 1721 Portas e Interfaces: Uma porta Fast Ethernet 10/100BASE-TX (RJ-45), com: - Deteco Automtica de velocidade; - Negociao Duplex Automtica; - Suporte ao Roteamento IEEE 802.1Q VLAN. Dois Slots Card WAN, com: - Suporte a qualquer combinao de duas WIC-2T de duas portas V35 cada. Uma porta auxiliar (AUX), com: - Interface RJ-45 no padro EIA/TIA-232; - DTE (Data Terminal Equipment) serial assncrono com modem com Controle de deteco de portadora (DCD) , data set ready (DSR), Request To Send (RTS) e Clear To Send (CTS); - Taxa mxima da serial assncrona de 115.2 kbps. Uma porta console, com: - Interface RJ-45 com padro EIA/TIA-232; - Serial assncrono DTE; - Taxa de Transmisso / recepo mxima de 115.2 kbps (default 9600 bps); - Handshaking No hardware tipo RTS/CTS. Um Slot interno de expanso para suporte a hardware-assisted services de VPN encryption (com performance para canal de E1). Especificao da Interface WAN: Interface Serial Sncrona em carto serial com interface WAN: - Velocidade da interface: at 2, 048 Mbps (E1);

- Protocolos seriais sncronos suportados: Point-to-Point Protocol (PPP), High-Level Data Link Control (HDLC), Link Access Procedure, Balanced (LAPB) e IBM Systems Network Architecture (SNA); - Servios WAN seriais sncronos suportados: Frame Relay, X.25 e SMDS; - Cartes de Interfaces seriais sncronas suportadas: WIC-1T, WIC-2T e WIC-2A/S (V.35, EIA/TIA232, EIA/TIA-449, X.21, EIA-530). Energia: - Voltagem AC de alimentao: de 100 a 240 VAC automtica; - Freqncia: de 47 a 64 Hz; - Corrente de entrada: 0.5 amperes; - Dissipao de Potncia: 20W (mximo). Ambiente: - Temperatura de Operao: de 0 a 40 C; - Umidade Relativa: operar na faixa de umidade de 10 a 85%, sem condensao. Segurana: - UL 1950; - CSA 22.2No. 950; - EN60950; - EN41003; - AUSTEL TS001; - AS/NZS 3260; - ETSI 300-047; - BS 6301 (Fonte de Alimentao). EMI Interferncia Eletromagntica: - AS/NRZ 3548 Classe A; - Classe B; - FCC Parte 15 Classe B; - EN60555-2 Classe B; - EN55022 Classe B; - VCCI Classe II;

- CISPR-22 Classe B. Imunidade: - 55082-1 Especificao de Imunidade Genrica Parte 1 (Residencial e Operadoras de Energia); - IEC 1000-4-2 (EN61000-4-2); - IEC 1000-4-3 (ENV50140); - IEC 1000-4-4 (EN61000-4-4); - IEC 1000-4-5 (EN61000-4-5); - IEC 1000-4-6 (ENV50141); - IEC 1000-4-11; - IEC 1000-3-2. Homologaes de Rede: - Complice as normas brasileiras CTR3, CS-03 e Norte Americanas ATIS/ACTA -TIA/EIA/IS - 968 (Former part 68), TIA/EIA/IS-883, T1.TRQ.6-2001, IA/EIA/TSB-129;

VI CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAO: Detalhamento da execuo e planejamento dos tempos e processos preferencialmente feito em Project.

VII PLANILHAS DE CUSTOS: Levantamento dos custos e Material (Hadware e Software) e Mo de Obra (Servios), separadamente.

VIII - ROI: Levantamento do Retorno do investimento devido implementao do Projeto.

IX - CONCLUSO: Aps a implementao do referido projeto iremos auferir as seguintes vantagens: - Aumento da eficincia na integrao de dados entre os dois sites; - Conseqente aumento da produtividade de todos os processos que envolvam passagem por este link; - Possibilidade de integrao (Convergncia) a esta soluo, de novas opes como voz e vdeo, potencializando os recursos disponveis; Em fim, este projeto trar a melhoria global de todas as atividades desenvolvidas entre a FUNDAE e a FATEC, consolidando esta interao e aumentando a eficincia dos seus processos em comum.

You might also like