You are on page 1of 5

POLUIO MARINHA

Andrea Nara Peixer Prof. Isolete Catarina Teixeira Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Pedagogia (0019) Histria do Brasil 05/05/2011 RESUMO Com os avanos tecnolgicos e uso sem medida dos recursos disponveis, a natureza est dando sua resposta. Este artigo apresenta como a atividade humana est prejudicando a vida marinha, mostrando os principais causadores da poluio e medidas que devem ser tomadas imediatamente para que se possa amenizar esse mal. Palavras-chave: Poluio Marinha; Agentes Causadores; Solues. 1 INTRODUO O Planeta Terra tem mais de 70% do seu espao ocupado por gua, por muitas vezes pensamos que seus recursos aquticos e sua capacidade de regenerao, so inesgotveis. Utilizando esses recursos de maneira inapropriada, nos deparamos com mais um problema ambiental: a poluio marinha. Num primeiro momento se abordar como se caracteriza a poluio marinha, para posteriormente apresentar os tipos de poluentes e as medidas para reduzir a poluio marinha.

2 O QUE A POLUIO MARINHA? A Terra possui 71% de sua superfcie com gua. Desses 71%, o mar responsvel por 97,2%. Dessa forma, inegvel que o mar representa uma parte fundamental da biosfera, sendo tambm, considerado fonte importante de recursos energticos, alimentares e minerais, muitos deles renovveis. A poluio marinha caracterizada pela introduo de matria e/ou energia responsvel pela alterao das propriedades fsico-qumicas da gua. Esse processo promovido, principalmente, por

2 fontes poluidoras localizadas nos continentes. A emisso de efluentes industrias e domsticos so os principais causadores desse tipo de poluio. Diariamente, em vrias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto domstico, industrial, agrotxicos das atividades agrcolas, substncias txicas das atividades mineradoras, resduos slidos, entre outros poluentes so lanados nos oceanos. Outro fator que agrava a poluio marinha so as plataformas de petrleo localizadas nos oceanos e navios cargueiros, em especial os petroleiros. Estima-se que 10% da poluio marinha causada por vazamentos desse tipo de navio.

3 PRINCIPAIS AGENTES CAUSADORES Apesar da alta visibilidade dos estragos marinhos causados pelo petrleo, este estrago pequeno quando comparado com poluentes de outros tipos (incluindo esgoto domstico , dejetos industriais, vazamento de esgotos, restos de nutrientes , pesticidas agrcolas e material radioativo).

3.1 AS ZONAS MORTAS O impacto da poluio varia. A poluio de nutrientes causadas por esgotos e pela agricultura pode resultar no feio e possivelmente perigoso florescimento de algas em regies costeiras. Como essas algas morrem e se decompem, elas esgotam o oxignio da gua. Em algumas regies, esse efeito provocou o surgimento de "zonas mortas, onde o oxignio dissolvido na gua cai a nveis impossveis de sustentar a vida marinha. A poluio industrial tambm contribui para essas zonas mortas ao jogar no mar substncias que, para se decompor, usam o oxignio dissolvido.

3.2 PRODUTOS TXICOS O despejo de produtos qumicos feitos pelo homem nos oceanos envolve um nmero enorme de diferentes substncias. 63 mil produtos qumicos esto em uso hoje no mundo, sendo que 3 mil

3 deles so responsveis por 90% da poluio total. A cada ano, algo em torno de mil novas substncias qumicas sintticas aparecem no mercado. De todos esses produtos, cerca de 4,5 mil esto na categoria mais sria. Estes so conhecidos como poluentes orgnicos persistentes (POPs). Eles so resistentes prpria decomposio e tm potencial para se acumular nos tecidos de organismos vivos (todos os da vida marinha), causando problemas hormonais que podem levar as disfunes reprodutivas, afetar o sistema imunolgico e interferir no desenvolvimento normal de crianas. Os POPs podem tambm ser transportados por longas distncias na atmosfera e dispositados nas regies frias. Como resultado, os povos Inuit, que vivem no rtico, a uma longa distncia da fonte desses poluentes, esto entre as pessoas mais contaminadas do planeta, j que se alimentam de animais marinhos com muita gordura, como peixes e focas.

3.3 MINERAO A poluio por metais resultantes das indstrias de minerao, produo e processamento pode afetar a sade das plantas e animais marinhos e transformar alguns produtos do mar imprprios para consumo humano. A contribuio das atividades humanas pode ser bastante significativa, a quantidade de mercrio jogado no meio ambiente por atividades industriais cerca de quatro vezes a quantidade liberada naturalmente atravs de processos como eroso e ao dos ventos.

3.4 POLUIO POR LEO O derramamento de petrleo considerado um dos maiores e mais graves desastres ecolgicos. Os ecossistemas, quando afetados, s conseguem se recompor aps dezenas de anos, desde que sejam limpos rapidamente e desde de que no haja mais nenhum outro problema srio nesse longo perodo. Os navios petroleiros e os oleodutos contribuem para a poluio marinha. O petrleo pode causar contaminao das guas quando ocorrem vazamentos e aps ter retirado o produto, permanecem alguns resduos, ento realizada uma lavagem nos tanques do navio e a gua suja

4 com petrleo jogada no mar. No caso de oleodutos, desastres acontecem quando o encanamento se rompe produzindo vazamentos. Este tipo de poluio marinha chamada de mar negra. Todos os anos so transportadas nove bilhes de toneladas de petrleo pelo mar. Anualmente, a humanidade despeja 130 milhes de litros de petrleo nos oceanos do mundo. Este dado assustador no inclui os gigantescos derramamentos acidentais. O derramamento de petrleo causa um enorme desequilbrio nas regies afetadas. O petrleo flutuando no permite no permite que a luz do sol penetre na gua, inviabilizando o processo de fotossntese da vegetao aqutica. Sem oxignio e alimento, a morte dos peixes, em grande escala, inevitvel. Aqueles que chegam superfcie ficam impregnados de leo e morrem por asfixia.

4 COMO DIMINUIR A POLUIO MARINHA Medidas para que os oceanos continuem a ser fonte de recursos agora e no futuro so necessrias, para tanto, necessrio aplicar princpios que respeitem o equilbrio dos ecossistemas. Utilizao das melhores tecnologias disponveis, o da reciclagem e reutilizao, o da preferncia de medidas preventivas sobre as curativas, reforar a observao do meio marinho, e prevenir e combater as poluies, sendo este ltimo ponto, centrada na poluio com origem terrestre e nas atividades humanas. A preveno comea necessariamente por um bom conhecimento e uma vigilncia permanente do meio marinho. Para isso preciso manter uma vigilncia geral sobre a qualidade da gua, sedimentos e seres vivos, tendo especialmente em ateno a qualidade das guas das praias, dos portos e das zonas mais sensveis do ponto de vista ecolgico. A reduo da poluio inclui o tratamento dos vrios tipos de efluentes e o combate aos acidentes de poluio. O recolhimento e tratamento das guas residuais urbanas sos os principais responsveis pela contaminao das guas das praias.

5 A estratgia de atuao em caso de atuao em caso de acidente deve tambm estar bem definida, com e descrio detalhada de quem quem em planos de emergncia aos vrios nveis de interveno. Licenciamento de urbanizaes, equipamentos tursticos, pecurios e instalaes industriais, exigindo o tratamento de seus efluentes. Outra importante medida de preveno a promoo da participao popular na resoluo de problemas de defesa do litoral, lanando campanhas regulares de limpeza e de vigilncia das praias. Promovendo aes de informao e educao ambiental.

5 CONCLUSO Os oceanos no so ilimitados, e como tal, a sua utilizao como reservatrio de lixo provocado pela civilizao, tem de ter um fim. Alm disso, eles no so separados, o que significa que estamos todos globalizados em questo de poluio . O controle da poluio no depende s de uma ao oficial, mas tambm de conscientizao social por programas capazes de educar para a preservao ambiental. Se a vida comeou nos oceanos corremos o risco de, atravs dele, terminar com a vida no planeta.

6 REFERNCIAS

GREENPEACE. Poluio. Disponvel <http://oceans.greenpeace.org/pt/nossos_oceanos/poluicao >. Acesso em 24/04/2011. .

em:

MUNDO EDUCAO. Poluio Marinha. Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/poluicao-marinha.htm>. Acesso em 24/04/2011. BRASIL ESCOLA. Poluio Marinha. Disponvel <http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-marinha.htm>. Acesso em 25/04/2011. em:

You might also like