You are on page 1of 1

CAp UFRJ Professor: Cludio

Literatura Brasileira Turma: 21B Material produzido pela Licenciando Aline F. Arcanjo

Exerccios sobre o Barroco 01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. a) simples b) rebuscada c) objetiva d) subjetiva e) detalhada a anttese a anttese a metfora o verso livre o subjetivismo parnasiana barroca simbolista romntica simbolista

02. Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b) O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contra-Reforma. e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas. 03. (SANTA CASA) A preocupao com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que: a) b) c) d) e) descr da misericrdia divina e contesta os valores da religio; desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza; se deixa subjugar pelo desnimo e pela apatia dos cticos; se revolta contra os insondveis desgnios de Deus; quer gozar ao mximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

04. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido.

Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria.

O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta todas seguintes caractersticas: a) Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta. b) Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida. c) Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo. d) Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. e) Verificao clssica, temtica neoclssica, sintaxe preciosista evidente no uso das sntese, dos anacolutos e das alegorias, construo assimtrica.

You might also like