You are on page 1of 2

UNIVERSIT DEGLI STUDI DI MILANO FACOLT DI LETTERE E FILOSOFIA PROGRAMA DE LNGUA PORTUGUESA I ANO LT (Licenciatura de 1 ciclo) (Ano Acadmico

o 2011-2012) De acordo com os Nveis Comuns de referncia Europeus Escala Global, ao concluir o I ano do Curso de Lngua Portuguesa, o aluno dever ter consolidado as seguintes competncias (no plano da oralidade e da escrita): capaz de compreender e usar expresses familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. capaz de compreender frases isoladas e expresses frequentes relacionadas com reas de prioridade imediata (p. ex.: informaes pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informao simples e directa sobre assuntos que lhe so familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formao, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

PROGRAMA GERAL Objectivos:


Desenvolver capacidades de comunicao bsicas que permitam ao aluno interagir com simplicidade em situaes do quotidiano, associando-as contemporaneamente a prticas culturais caractersticas dos falantes portugueses. - Permitir a aquisio de um conhecimento o mais amplo possvel do pas, da realidade e dos valores da Cultura Portuguesa bem como favorecer uma aproximao aos pases lusfonos.

reas Temticas
As reas temticas, definidas em funo do estabelecido para o nvel elementar (QECR)*, so: - Saudao - Identificao e caracterizao pessoais - Apresentaes, cumprimentos, frmulas de tratamento e de cortesia/delicadeza - Localizao e orientao no espao e no tempo - Alojamento: tipos, custos, ... - Alimentao: espaos, comidas, bebidas, refeies, gastronomia, custos, Famlia - Compras - Trabalho - Sade: centros, hospitais, farmcias, ... - Servios: correio, telefone, banco, polcia, ... - Meios de transporte, deslocaes, viagens, ... - Tempo: durao, clima (meteorolgico), ... - Ocupao de tempos livres e actividades culturais - Usos e costumes *(QECR) Quadro Europeu Comum de Referncia

Contedos Lingusticos
Contedos fonolgicos, lexicais, morfolgicos e sintactico-semnticos bsicos, necessrios consecuo dos objectivos enunciados anteriormente e realizao de actos de fala e de escrita, em situaes de comunicao relacionadas com as reas temticas acima enunciadas.

Materiais adoptados
Carla Oliveira, Maria Jos Ballmenn, Maria Lusa Coelho, Aprender Portugus, Texto Editores, Lisboa (livro do aluno+caderno de exerccios+CD-audio) Carla Oliveira, Maria Lusa Coelho, Gramtica Aplicada Portugus Lngua Estrangeira, Texto Editores, Lisboa (com solues -neis A1/A2 e B1, inicial e elementar). Leonel Melo Rosa, Vamos l comear! Exerccios de Vocabulrio - Nvel Elementar, (nveis A1/A2 e B1, inicial e elementar), Lidel, Lisboa 2004. Nota podero ser sugeridos outros materias, a pedido do aluno ou por deciso do docente. .................................

Avaliao Intermdia e final


Prova(s) Intermdia(s) previstas em Dezembro e Abril, isto antes do final do I e do
II semestre), abertas a todos os alunos que tiverem frequentado pelo menos 75% das aulas de lngua. As Provas realizam-se durante o horrio oficial do Curso de I ano e sero compostas por: I PROVA (Dezembro) Ditado + Compreenso do Texto Escrito + exerccios de Gramtica (estruturas lingusticas + verbos); II PROVA (Abril) Compreenso do Texto Escrito + Composio + exerccios de Gramtica (estruturas lingusticas + verbos). Cada Prova ser avaliada em 30/30. NOTA IMPORTANTE Se o aluno obtiver em ambas as Provas Intermdias a mdia de 24/30 ficar dispensado do Exame Escrito final. Neste caso far a penas a Prova Oral, para avaliao das competncias de compreenso/produo oral.

Prova de Exame
O exame final de Lngua Portuguesa (ESERCITAZIONI) constitudo por uma Parte Escrita e por uma Parte Oral. O Exame Escrito compe-se de: I - Ditado (de um dos textos do manual adoptado) II- Compreenso de um ou mais textos escritos (questionrio directo com perguntas do tipo escolha mltipla, verdadeiro/falso, de resposta aberta, preenchimento de espaos...). III Aplicao Lexical e Gramatical (exerccios de diferentes tipologias sobre as estruturas lingusticas adquiridas lxico e gramtica). IV Produo Escrita (desenvolvimento de um breve tema escolha entre 2 ou mais propostos, em cerca de 8/10 linhas segundo as temticas indicadas no programa). *** O Exame Oral consiste na descrio pormenorizada de trs imagens escolha do aluno e uma breve conversao sobre as temticas abordadas ao longo do curso. A prova oral feita integralmente em Lngua Portuguesa. A NOTA FINAL (relativa exclusivamente parte prtica de Portugus I ESERCITAZIONI) ter em conta a nota das Provas Intermdias, do Exame Escrito e Oral, bem como (para os alunos que frequentam regularmente) a participao positiva nas aulas ao longo do ano acadmico.

You might also like