You are on page 1of 8

Eixo temtico: Movimentos Sociais e Economia Social e Solidria

Educao matemtica em processos cooperativos Renata Cristina Geromel Meneghetti1 Michelle Francisco de Azevedo2 Ricardo Kucinskas3 Geisa Zilli Shinkawa4 Srgio Luiz Daltoso Jnior5
1, 2, 5 3

Universidade de So Paulo

Universidade Federal de So Carlos


4

Universidade Estadual Paulista

1. Introduo e Objetivos

No contexto da Etnomatemtica e da Economia Solidria, o objetivo desta pesquisa atender s demandas especficas de Educao Matemtica de Empreendimentos em Economia Solidria (EES). Nesta investigao, buscamos compreender a matemtica utilizada em realidades especficas de dois EES, a saber, uma cooperativa de limpeza situada em um bairro com populao em situao de risco social da cidade de So Carlos/SP, Brasil, e uma marcenaria coletiva feminina localizada em um assentamento rural da cidade de Itapeva/SP, Brasil. Essa compreenso tem sido utilizada como subsdio para intervenes pedaggicas junto aos referidos EES, visando superao das dificuldades de membros dos grupos no trato com o saber matemtico necessrio em suas atividades do cotidiano vivenciado. Este trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP), da Universidade Federal de So Carlos, responsvel pela implementao e acompanhamento destes EES.

2. Marco terico conceitual

2.1. Economia Solidria No atual contexto de desigualdades e excluses sociais produzidas pelo sistema capitalista, podemos situar que a Economia Solidria se destaca, principalmente, em seus objetivos, uma vez que privilegia o aprimoramento pessoal como um possvel mecanismo para reinsero social, enquanto no capitalismo visa-se o acmulo de capital (Singer, 2002). A Economia Solidria tem sido entendida como o conjunto de atividades econmicas de produo, distribuio, consumo, poupana e crdito organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores sob a forma coletiva e autogestionria (Brasil, 2006, p.11-12). Deste conjunto podem fazer parte diversos tipos de empreendimentos, caracterizados por algum tipo de atividade econmica realizada por meio da cooperao e solidariedade. Alm disso, enquanto no capitalismo observam-se empresas hierarquizadas, na Economia Solidria o foco a autogesto dos empreendimentos, entendida como uma administrao democrtica na qual as ordens e instrues fluem de baixo para cima e as demandas e informaes de forma inversa, exigindo um esforo extra dos trabalhadores, que tambm devem se preocupar com os problemas da gesto do empreendimento (Singer, 2002).

2.2. Etnomatemtica

Segundo DAmbrosio (2001), a capacidade de explicar, apreender, compreender e enfrentar criticamente situaes novas constitui a aprendizagem por excelncia, de modo que cada indivduo organiza seu processo intelectual ao longo de sua histria de vida. Neste caso, a aprendizagem no uma simples aquisio de tcnicas e habilidades, nem a memorizao de determinadas explicaes ou teorias. A educao entendida como uma estratgia de estmulo ao desenvolvimento, individual e coletivo, com a finalidade de se manter como tal e de avanar na satisfao das necessidades de sobrevivncia e de transcendncia. Nesse contexto, a cultura compreendida como o conjunto de conhecimentos compartilhados e comportamentos

compatibilizados sobre a realidade (o matema) que se manifesta nas maneiras (nas ticas) prprias ao grupo, comunidade (ao etno). Isto , na sua Etnomatemtica. DAmbrosio (2005) enfatiza que a educao responsvel pela construo da cultura, pois transforma ou modifica o comportamento individual em social e, por sua vez, gera a cultura. Para Knijnik (2009), como etnomatemticos, devemos proporcionar visibilidade a outras culturas, buscando a incluso social, e assim, torna-se importante o estudo da Etnomatemtica.

3. Metodologia

A pesquisa de cunho qualitativo e etnogrfico (Bogdan e Biklen, 1994; Ludke e Andr, 1986) e encontra-se embasada na metodologia da pesquisa-ao (Thiollent, 2000), visto que objetiva-se realizar mudanas na realidade dos sujeitos de pesquisa. Procuramos primeiramente compreender a etnomatemtica dos grupos referidos no Item 1 (Introduo). O processo de interveno se deu desde o primeiro contato com os grupos, a partir de conversas informais, observaes de suas prticas, entrevistas, anlise de documentos, entre outros, pois buscvamos entrar no fluxo do acontecimento (Clareto, 2009). A partir de nossas vivncias junto aos referidos empreendimentos, sintetizamos os procedimentos rotineiros destes em fluxogramas, a fim de facilitar o entendimento e as relaes dos processos e identificar a matemtica utilizada em diversas situaes vivenciadas pelos integrantes desses EES. Fluxograma compreendido nesta pesquisa como um diagrama em que as etapas do processo da cadeia produtiva do grupo focado so representadas.

4. Fluxograma da Cadeia Produtiva da Marcenaria e da Cooperlimp

Nos fluxogramas elaborados, as formas grficas retangulares representam os processos da cadeia enquanto as formas elpticas representam as entradas ou sadas dos processos e as setas, o sentido do fluxo. Inicialmente, elaboramos fluxogramas

gerais para destacar os processos/etapas das cadeias produtivas e facilitar a identificao das principais ideias matemticas utilizadas no cotidiano dos trabalhos realizados. Para compreender melhor cada uma das etapas de produo desses empreendimentos, detalhamos posteriormente cada um dos processos. A seguir, ,apresentamos os Fluxogramas Gerais elaborados seguidos de breves interpretaes.

Figura 1: Fluxograma Geral da Cadeia Produtiva da MCF (Marcenaria Coletiva Feminina)

O incio da cadeia se d com a encomenda feita pelo cliente e o desenho do projeto. A partir dessas entradas, calcula-se a quantidade de madeira lquida necessria confeco do produto solicitado. A sada do processo do Quadro 1 o resultado, em metros cbicos (m), da quantidade de madeira lquida que ser a entrada do prximo quadro. Tal verificao resultar na quantidade de madeira bruta (m) e ento possvel calcular o oramento do produto. Tal clculo ter como sada o oramento, o qual poder ser aprovado ou reprovado pelo cliente. Se esse cliente reprovar o oramento, as marceneiras tentaro negociar, recalculando-o ou, caso a rejeio persista, teremos o fim dessa Cadeia Produtiva. Supondo que o oramento tenha sido aprovado, passa-se etapa de planejamento do servio.

Esse processo ter como sada o planejamento para, ento, ser executado o servio. A execuo gerar o produto confeccionado, o qual ser entrada para o penltimo processo. Se no for possvel entregar o produto ao seu comprador, este dever ser estocado; caso contrrio, o processo ter como sadas o produto entregue ao cliente e a renda bruta, isto , o pagamento efetuado pelo cliente. Finalmente, ao receberem esse valor (em reais), as scias da marcenaria podero calcular e dividir a renda lquida obtida, subtraindo os gastos do valor da renda bruta. A sada final dessa Cadeia Produtiva ser a renda lquida dividida entre as integrantes desse EES que participaram da confeco do referido produto. Analisemos, agora, um fluxograma do outro EES em questo, organizado na Figura 2.

Figura 2: Fluxograma Geral da Cadeia Produtiva da CL

Para participar de um Edital Pblico necessrio que se faa um levantamento da demanda de servios. Ao participar do Edital, se o EES for o vencedor, ele firmar um contrato com a empresa solicitante. Ento, preciso que se faa um planejamento dos servios a serem executados e do pessoal necessrio para realizar a execuo. Aps essa execuo, feito o pagamento deste pessoal.

5. Principais concluses

No convvio que tivemos com os membros da cooperativa de limpeza, da marcenaria e da incubadora, pudemos perceber que a implementao de EES muito importante para uma transformao na vida dessas pessoas, pois alm de ser para muitos o primeiro emprego, tambm proporciona chances de emprego para pessoas que encontram-se parte do perfil do mercado de trabalho.

No contexto da Educao Matemtica e dos objetivos traados para esta investigao, atravs da anlise dos fluxogramas, foi possvel verificar que a matemtica est presente em diversas situaes da cadeia produtiva desses grupos. No caso da marcenaria, verificamos que a Matemtica est presente em todas as etapas do processo da Cadeia Produtiva, destacando-se as situaes de elaborao dos oramentos, confeco dos produtos e diviso da renda lquida obtida, onde observam-se conceitos, principalmente, de clculo com nmeros decimais (por exemplo, nos processos de clculo do oramento e de clculo e diviso da renda lquida obtida) e reas e volumes (por exemplo, no processo de clculo da quantidade de madeira lquida necessria). No caso da cooperativa de limpeza, foi possvel verificar que a matemtica est presente na elaborao de planilhas de oramento, elaborao e atualizao de propostas (em processos de contratao), convnios estabelecidos e pagamento de pessoal. Os conceitos matemticos inerentes a essas situaes compreendem operaes bsicas com nmeros inteiros e racionais (principalmente na forma decimal); clculos de porcentagens e estimativas; e conceitos bsicos de geometria, em especial reas e volumes (no clculo dos produtos que sero comprados, utilizados etc.). Dessa forma, foi possvel estabelecer parmetros para intervenes atravs de aes pedaggicas, visando autogesto dos EES. Alm disso, compreende-se que, dentro do programa Etnomatemtica, esses contedos devem ser trabalhados partindose dos problemas especficos enfrentados no cotidiano desses grupos, ou seja, defende-se com isso a implementao de propostas pedaggicas para o ensino e a aprendizagem em Matemtica, considerando sempre situaes especficas do cotidiano desses grupos. Assim, espera-se que por meio da Etnomatemtica de cada um dos EES assistidos, seja possvel colaborar para o fortalecimento das iniciativas pautadas nos princpios da Economia Solidria, a fim de que a Etnomatemtica e a Economia Solidria promovam a valorizao deste carter multicultural.

6. Bibliografia

BOGDAN, R. e BIKLEN, S. (1994). Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Porto (Portugal), Porto.

BRASIL, Ministrio do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidria (2006). Atlas de Economia Solidria no Brasil, Braslia (Brasil), MTE/SNES. CLARETO, S. M (2009). Conhecimento, inventividade e experincia: potncias do pensamento etnomatemtico, Etnomatemtica: Novos desafios tericos e

pedaggicos, organizado por Fantinato, M. C. C. B., Niteri (Brasil), Editora da Universidade Federal Fluminense, 8 p. DAMBROSIO, U (2001). Etnomatemtica: Elo entre as tradies e a modernidade, Minas Gerais (Brasil), Autntica. DAMBROSIO, U (2005). Etnometodologia, etnomatemtica, transdisciplinaridade: embasamentos crtico-filosficos comuns e tendncias atuais, Revista Pesquisa Qualitativa, ano 1, vol. 1, So Paulo (Brasil), pp. 155-167. KNIJNIK, G (2009). Pesquisa em etnomatemtica: apontamentos sobre o tema, Etnomatemtica: Novos desafios tericos e pedaggicos, organizado por Fantinato, M. C. C. B., Niteri (Brasil), Editora da Universidade Federal Fluminense, 6 p.

LUDKE, M. e ANDR, M. E. D. A (1986). Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas, So Paulo (Brasil), EPU.

SINGER, P (2002). Introduo Economia Solidria, So Paulo (Brasil), Editora Fundao Perseu Abramo.

THIOLLENT, M (2000). Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez e Autores Associados.

You might also like