You are on page 1of 12

Para se fazer uma investigao, necessrio seguir um procedimento, pois o conhecimento cientfico especializado, conseguido atravs de muito esforo

ro seguindo o mtodo da cincia, e podendo ser submetido a provas. Por isso um trabalho de investigativo: ele aponta para a aquisio do conhecimento. O ser humano faz cincia quando desenvolve uma atividade criativa e seu objetivo seja adquirir conhecimento atravs de um mtodo organizado. Para tanto, aps a investigao do trabalho, h a necessidade de elaborar um relatrio para publicao. Com o objetivo de evitar confuso, criou-se a normatizao adequao fundamental a normas que regem a elaborao do trabalho cientfico e confere pesquisa maior veracidade. fundamental que se normalize para que atravs de uma boa comunicao os agentes possam construir conhecimento. No Brasil, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas , um frum nacional de normalizao. A norma 10520/2002 fixa as condies necessrias apresentao de citaes e documentos1. Dentro da normalizao, seguem-se as referncias bibliogrficas, que servem para referenciar todo o trabalho, ou relatrio a ser divulgado ou publicado. A norma brasileira que padroniza as referncias bibliogrficas a norma NBR6023 (revisada em ago/2000)2. Segundo Oliveira e Espindola (2003), citar mencionar no texto informaes obtidas em fontes impressas e eletrnicas, em palestras, debates, entrevistas, e outros meios.
Se llama cuerpo de La obra El desarrollo Del esqueme a tabla de contenido, es decir, El desenvolvimeniento lgico de cada uno de los temas enunciados em El esquema. Debe seguirse El orden de este. (...) Es La parte ms importante de um trabajo y em Ella se constatr El contenido que anuncia El autor em su esquema. La divisin Del cuerpo de La obra debe coincidir necesariamente com La divisin esquemtica y em ningn caso podr desarrollarse de manera distinta. El primer captulo Del cuerpo de la obra es generalmente La introduccin (TAMAYO, 1999. p. 29)

Existem diversos tipos de citao e, entre eles pode se encontrar a citao direta e a indireta ou livre, citao de citao, de informao oral, de trabalhos em fase de elaborao, de documentos de autores desconhecidos, de omisses em citao, de acrscimos e explicaes em citao, entre outras. A citao uma descrio textual de palavras e frases de outro autor, que so inseridas em um trabalho. O trabalho cientfico deve ser respaldado por citaes para que se possa dar confiana ao leitor segurana ao investigador3.
1

OLIVEIRA, Nirlei Maria; ESPINDOLA, Carlos Roberto. Trabalhos Acadmicos: recomendaes prticas. So Paulo : CEETEPS, 2003. 2 Disponvel em http://www.eac.fea.usp.br/eac/observatorio/metodologiareferencia_bibliografica.asp acessado em 22 de janeiro de 2009. 3 Cf. TAMAYO, 1999.

Para se configurar uma citao, necessrio que ela contenha a fonte correta, devendo conter: autor, ttulo da obra e pgina de onde foi retirado o fragmento. Segundo Tamayo (1999), cada citao deve responder a uma determinada necessidade do investigador. Normalmente serve para introduzir uma idia, refor-la, e dar tratamento adequado ao tema proposto. Elas devem ter sentido e no ser utilizadas aleatoriamente, como se verificar a seguir: Debe evitarse el citar por citar, como tambin el realizar um trabajo solo a base de citas, sin que aparezca elaboracin Del investigador. Es comn este tipo de trabajo, em Le cual se fusilan dos o trs autores, pero no se aporta nada, ya que ni se ls hace um anlisis, menos uma crtica y mucho menos uma sntesis. (TAMAYO, 1999. p. 30) A partir desse momento, o trabalho ser descrito a partir do pensamento de Tamayo (1999), e Oliveira e Espndola (2003). 1. CITAO DIRETA Segundo Tamayo (1999), a citao direta aquela tambm chamada de textual a qual se transfere um conceito do autor, de maneira textual tal como se aparece na obra. Certamente, que a citao dever estar entre aspas dentro do corpo do texto. A partir da coloca-se o indicador da fonte. 1.1. Citao at trs linhas. Deve ser inserida no pargrafo entre aspas duplas. Exemplo: Os pases desenvolvidos continuam a incrementar o investimento na pesquisa cientfica (CUNHA, 2001. p. 7). 1.2. Citaes com mais de trs linhas Deve aparecer em pargrafo distinto, a 4 cm da margem esquerda, terminando na margem direita, e deve ser apresentada sem aspas, com entrelinhamento e tipos menos, deixando espao simples entre as linhas e espao duplo entre as citaes e os pargrafos.

1.3. Citaes indiretas ou livres

Neste tipo de citao, faz-se a reproduo das idias do autor sem, contudo, transcrever as prprias palavras, citando a fonte no utilizando aspas. 1.4. Citao de Citao Identifica-se a obra diretamente consultada, o autor e ou a obra citada. 1.5. Outras Citaes 1.5.1. Citao de Informao Oral Na citao de informao oral em palestras, debates ou comunicaes, colocar entre parnteses a expresso informao verbal , indicando a referencia bibliogrfica em notas de rodap. 1.5.2. Citao de trabalho em Fase de Elaborao Na citao de trabalhos em nfase de elaborao ou no publicados, deve-se indicar entre parnteses a frase em fase de elaborao, indicando a referencia bibliogrfica em notas de rodap. 1.5.3. Citao de Documentos de Autor Desconhecido Na citao de documento de autoria desconhecida utiliza-se a primeira palavra do titulo, seguida de reticncias. 1.5.4. Omisses de Citao As omisses so permitidas em citaes quando no alteram o sentido do texto ou da frase. Utilizando-se reticncias entre colchetes. 1.5.5. Acrscimos e Explicaes em Citao Os acrscimos e explicaes devem figurar entre colchetes 1.5.6. Destaque na Citao Para dar nfase ao destaque no trecho citado utiliza-se a expresso grifo nosso ou grifo do autor, alem do destaque em negrito ou em itlico no texto 1.5.7. Citao de Autores com Nomes e Datas Idnticas Na citao de trabalhos em que houver coincidncia de autores com os mesmos sobrenomes e ano de publicao das obras, colocamse as letras iniciais do prenome dos autores, seguidas de vrgula, data de publicao e paginao.

1.5.8. Citao de Obras do Mesmo Autor com Datas idnticas Na citao de vrios trabalhos do mesmo autor em que houver coincidncia de datas de publicao, colocam-se letras minsculas aps data e sem espao. 1.5.9. Citao de obras do esmo autor com datas diferentes Nesse tipo de citao coloca-se o (s) sobrenome (s) do (s) autor (es) e datas das publicaes separadas por virgula. 1.6. Identificao das Fontes de Citao As fontes citadas podem ser identificadas utilizando o sistema autor- data e o sistema numrico. 1.6.1. Sistema autor-data Menciona-se o sobre nome do autor em minsculo quando esse for parte integrante do texto, e em maisculo quando o autor for citado no final da sentena entre parnteses, seguido da data, pagina (s), volume (s), tomo (s) ou seo (oes) da fonte citada. A indicao de pagina opcional na citao indireta. 1.6.2. Autor nico Nas palavras de Santos (1985, p. 54), a qualidade do ar nas grandes cidades. 1.6.3. Dois ou trs autores Para o autor Salles; Garcia (2000, p. 30), o comrcio eletrnico no Brasil... 1.6.4. Mais de trs autores Segundo Amado et al. (2000, p. 12), a situao econmica dos pases do Mercosul... 1.6.5. Autoria desconhecida A entrada ser pela primeira palavra do ttulo em maisculo, seguido de reticncias, data e paginao da publicao citada, considerando a regra de insero do ttulo como parte integrante do texto ou citando no final da sentena entre parnteses, seguida da data, pgina (s), volume(s), tomo(s), ou seo(es) da fonte citada. A indicao de pgina opcional na citao indireta.

1.6.6. Obras de entidades (rgos do governo, empresas, associaes, etc.) Cita-se a instituio responsvel pela publicao por extenso ou utiliza-se a sigla da entidade em maisculo, considerando a regra de insero de entidade em maisculo, a regra de insero de ENTIDADE como parte integrante do texto, ou citando, no final da sentena seguida de data, pgina(s), volume(s) tomo(s), ou seo(es), da fonte citada. A indicao de pgina opcional na citao indireta. A indicao de pgina opcional na citao indireta. 1.6.7. Sistema Numrico Neste sistema, as fontes consultadas, aparecem em nota de roda p ou no final do captulo. As citaes que utilizam este sistema possuem numerao nica e consecutiva. Deve-se indicar a numerao entre parnteses ou pouco acima da linha do texto, imediatamente aps a citao. As referncias bibliogrficas no final do texto devem ser organizadas de acordo com a ordem numrica. 1.7. Notas de Rodap. So notas destinadas a esclarecer determinadas passagens do texto ou a tecer consideraes sobre aspectos que no justificam ser inseridos no corpo do texto, para no interromper a seqncia lgica da leitura. (TRALDI e DIAS. 1998). Estas podem ser notas explicativas, que evitam esclarecimentos demasiadamente longos dentro do texto ou notas de referncia, que apresentam as fontes consultadas ou indicam outras obras que tratam do mesmo tema. 1.8. Expresses Latinas As expresses latinas devem ser utilizadas somente em notas de rodap. Destaque faz- se a expresso apud que pode ser utilizada no texto. Nas notas bibliogrficas, a primeira citao deve apresentar a referencia bibliogrfica completa. As demais citaes da mesma obra podem ser abreviadas, utilizando-se as expresses. 1.9. Referncias Bibliogrficas Os critrios para elaborao das Referncias Bibliogrficas obedecem as diretrizes da ABNT conforme a norma NBR-6023/2002, que fixa elementos para apresentao de documentos impressos, eletrnicos e em outros suportes,como registros audiovisuais, sonoro,imagens, etc.

2. Aspectos Gerais de Apresentaco As referncias bibliogrficas so apresentadas em notas de rodap, fim de texto ou capitulo, ou em lista de referncias, procedendo resumos e resenhas. Na digitao, estas devem ser alinhadas somente a margem esquerda e mantendo pontuao uniforme para todas as referncias. Deve-se utilizar o recurso tipogrfico negrito para dar destaque no ttulo. 2.1. Formas de Entrada de Autores O Autor definido por pessoa(s) fsica(s) responsvel (is) pela criao do contedo intelectual ou artstico do documento. Indica-se o(s) autor (es) pelo sobrenome, em maisculo, seguido do prenome, abreviado ou no. No caso de haver vrios autores, devem ser separados por ponto e vrgula, seguido de espao (ABNT,2002). 2.1.1. Autor nico Menciona-se o sobrenome do autor em maisculo, seguido do prenome. 2.1.2. Autores com sobrenome que indica parentesco A indicao de parentesco aparece aps o sobrenome do autor. 2.1.3. Autores com sobrenome composto A entrada do autor iniciada pelo composto, seguido do prenome 2.1.4. Dois ou trs autores Menciona-se o nome dos autores na mesma ordem em que aparecem na publicao, separados entre si ponto e vrgula. 2.1.5. Mais de trs autores Menciona-se apenas o primeiro autor na ordem em que se encontra na publicao, seguido da expresso et al. 2.1.6. Autoria desconhecida A entrada ser pela primeira palavra do ttulo em maisculo. 2.1.7. Coletneas

So considerados autores de coletneas: organizador, editor, compilador, diretor ou coordenador. A entrada deve ser composta na seguinte ordem: sobrenome do responsvel pela publicao, seguido do prenome e aps acrescentar a abreviao da palavra, seguido do prenome e aps acrescentar a abreviao da palavra, que indica o tipo de responsabilidade entre parnteses. 2.1.8. Entidades Coletivas Para sociedades, organizaes, empresas, instituies, inicia-se a referncia pela instituio responsvel pela publicao. Inicia-se a referncia de rgos da administrao publica direta pelo nome da jurisdio geogrfica (Pas, Estado ou Municpio) seguido, pela denominao do rgo. Para entidades com denominao especifica que as identifica, a entrada feita pelo nome da unidade geogrfica a que pertencem. 2.2. Eventos Cientficos Na referncia bibliogrfica de documentos originados em eventos cientficos (seminrio, jornadas, reunies, congressos, conferncias etc) , indica-se o nome do evento em maisculo, seguido do nmero do evento, ano e local de realizao. 2.3. Ttulo e subttulo Na elaborao das referncias bibliogrfica, o ttulo e subttulo devem ser indicados tal como se encontram na folha de rosto do documento. O ttulo deve ser destacado m negrito. Caso tenha subttulo, este deve vir precedido de dois pontos, sem destaque. 2.4. Ttulo e Subttulo Extensos Quando se tratar de ttulo e subttulo extensos, devemser suprimidas as ltimas palavras, desde que no alterem o sentido, utilizando reticncias. 2.5. Ttulo em Duas Lnguas Para ttulos apresentados em mais de uma lngua, elabora-se a referncia daquele que se destaca ou esta em primeiro lugar. 2.6. Edio

Indica-se a edio de uma publicao a partir da segunda, e quando a mesma mencionada na obra, usam-se algarismos arbicos seguidos de ponto de abreviao da palavra edio na lngua da publicao. Caso haja um acrscimo edio, estes devem ser apresentados forma abreviada. 2.7. Local de Publicao indicada em Indica-se o nome da cidade em que o documento foi editado da mesma forma em que aparece na publicao, sem abrevi-lo. Caso no seja possvel determinar o local, indica-se entre colchetes (S.L.), ou seja, Sine Loco (sem local). 2.8. Editora O nome da editora deve ser apresentado da mesma forma que se apresenta no documento. Palavras que designam natureza jurdica ou comercial devem ser suprimidas. Caso no seja possvel identificar o editor, indica-se entre colchetes[s.n.}, ou seja sine nomine (sem editora). 2.9. Data de Publicao Deve- se indicar a data de publicao. Caso no seja possvel, pode-se utilizar a data de impresso, copyrigth, distribuio, etc. A data de publicao deve ser em algarismos arbico. 3. Elaborando as Referncias Bibliogrficas 3.1. Monografias Fazem parte dessa categoria de publicao livros, folhetos, teses, eventos, dicionrios, catlogos, guias enciclopdia sem meio impresso ou eletrnico. A descrio dos elementos essenciais que compem a referncia bibliografia em ambos os meios e identifica. Deve-se apenas acrescentar as informaes relativas a descrio fsica do meio ou suporte. 3.2. Livro e Folheto So elementos essenciais: SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo, Edio, Local da publicao; editora, data de publicao.

3.3. Captulo, Volume, Parte de Coletnea

Os elementos essenciais so o SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo da parte, seguido ad expresso In: responsvel pela obra como um todo, abreviatura. Correspondente (Org. Ed.Como). Ttulo da obra. edio. Local de publicao: Editora,Data de publicao ou capitulo,de forma a individualizar aparte referenciada. 3.4. Eventos Na referncia de seminrios, congressos, fruns, debates, reunies e assemblias se utiliza a regra a seguir. 3.5. Trabalhos Apresentados em eventos Elementos essenciais: SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo da parte,seguidos da expresso in: Ttulo do Evento, nmero do evento, local, ano de realizao, ttulo do documento. Elementos essenciais SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo. Data de defesa. Folhas ou volume Categoria, Categoria ( Grau e rea de concentrao). Departamento Instituio, Local data de apresentao. 3.6. Trabalhos acadmicos. Em monografia, relatrios, TCC e outros trabalhos de cunho acadmico, segue-se a norma abaixo: SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo. Data da apresentao, nmero de folhas (tipo de trabalho) Curso, Instituio, local da apresentao, data da aprovao.
Coleo considerada no todo TTULO DA PBLICAO

Local da Publicao, Editora. Data do incio da coleo e do encerramento (se houver).

Artigo de Revista- SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo do artigo. Ttulo da revista, local de publicao, volume, nmero ou fascculo, paginao inicial e final do artigo, ms e ano de publicao.
Artigo de Jornal - SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo

do artigo. Ttulo do jornal, local de publicao, data( dia, ms, ano)Ttulo do suplemento, caderno ou parte, paginao.

3.7. Documentos Jurdicos

Cdigos, Constituio, Leis e Decretos, e medidas provisrias so elementos essenciais: Local (Pais, estado ou cidade). Ttulo, numerao e data, ementa: Identificao da publicao oficial ou dados da publicao que transcreveram. 3.8. Monografia em meio Eletrnico A referncia bibliogrfica elaborada conforme indicado nos itens anteriores, devendo apresentar os elementos essenciais, seguidos de informaes sobre o tipo de suporte eletrnico e a data de acesso ao documento. Como em livros e folhetos, eventos. 3.8.1. Trabalhos apresentados em eventos em meio eletrnico: Elementos Essenciais SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo do Evento, nmero do evento, local, aonde realizao, ttulo do Documento (Anais, resumos, proceedings, atas,etc.). Local de publicao: editora ou entidade responsvel pela publicao. Pgina inicial e final da parte referenciada. Disponvel em: endereo eletrnico e acesso em: data de acesso ao documento. 3.8.2. Tese e Dissertao em meio eletrnico Elementos essenciais: SOBRENOME DO AUTOR, prenome, Ttulo. Data da defesa.Nmero de folhas ou volume. Categoria ( grau e rea de concentrao). Departamento, instituio, local, data da aprovao. Disponvel em endereo eletrnico acesso em: data de acesso ao documento. 3.8.3. Peridicos em Meio Eletrnico A referencia de publicaes peridicas so consideradas no todo ou em partes. Como: Coleo considerada em todo meio eletrnico, artigo de revista em meio eletrnico, artigo de jornal em meio eletrnico, documento jurdico em meio eletrnico, Imagens em movimentao (filmes,fitas de vdeo, DVD, etc)

3.9. Documentos Iconogrficos

Fotografias Para documentos registrados em fotografia, os elementos essenciais so: Autor (fotgrafo). Ttulo da foto, data caractersticas fsicas (colorida ou em preto e branco, formato, tipo de papel utilizado etc.) Transparncias Elementos essenciais: Autor (se houver), ttulo (se no houver atribua um). Local: Editor (se houver), data. Caractersticas fsicas do documento. 4. Documentos Sonoros Elementos essenciais compositor/interprete. Ttulo. Local Gravadora, data. Designao especfica do material, caractersticas fsicas, durao velocidade, nmero de canais sonoros, dimenses. 4.1. Documentos sonoros em pares Elementos essenciais: Compositor/Interprete da parte referenciada. Ttulo da parte referenciada. In Compositor/Interprete. Ttulo, Local da gravadora, data. 4.1.1. Documentos em Meio eletrnico Documentos apresentados exclusivamente em email eletrnico, tais como: bases de dados, listas de discusso, sites, arquivos em discos rgidos, disquetes, programas, conjunto de programas, mensagens eletrnicas, homepage etc. 4.2. Ordenao das referncias Bibliogrficas As referncias podem ser organizadas em ordem alfabtica, cronolgica e sistemtica (por assunto). Entretanto, sugerese a adoo da ordenao alfabtica. Na ordenao das referncias de autores respeitados, pode-se substituir o nome do autor por um trao equivalente a seis espaos.

REFERNCIAS

OLIVEIRA, Nirlei Maria; ESPINDOLA, Carlos Roberto. Trabalhos Acadmicos: recomendaes prticas. So Paulo: CEETEPS, 2003. Artigo disponvel no endereo http://www.eac.fea.usp.br/eac/observatorio/metodologiareferencia_bibliografica.asp, acessado em 22.01.09.

You might also like