You are on page 1of 13

CLCULO DE VIGAS INTRODUO - TABELAS Dada a forma da estrutura do prdio, calculamos os quinhes de carga que as lajes transferem s vigas.

. Conhecidas as cargas, pelo Mtodo de Cross, calculamos os diagramas de momentos fletores e foras cortantes que agem na viga. Conhecidos os valores mximos de momentos e de foras cortantes, podemos passar ao clculo e dimensionamento das vigas. O que dimensionar uma viga? Dimensionar uma viga fixar sua forma geomtrica, as armaduras positivas (trao embaixo e compresso em cima), as armaduras negativas, (trao em cima e compresso embaixo), calcular eventualmente a dupla armadura (o ao vai embaixo para a trao e vai em cima para ajudar o concreto na compresso). Alm disso, prevem-se estribos que alm da condio construtiva armadura tem importantssima misso de dar resistncia s vigas para vencer o cisalhamento. Tipos de armao de vigas: Vigas simplesmente armada (para momento positivo)1:

Observao: 1. No estudaremos neste curso vigas T duplamente armadas. 2. As vigas T so comuns nas vigas que sustentam lajes e onde nos apropriamos de parte de e para considerar como parte da viga. Nas vigas, de baldrames onde no existe a rigor uma laje no podemos considerar a existncia de vigas T. Para o clculo de vigas usaremos as tabelas a seguir, So as mesmas tabelas usadas no clculo de lajes armadas em cruz. Queremos destacar que no uso de tabelas de vigas e de lajes, no precisamos nos preocupar com os coeficientes de majorao de cargas ou minorao de resistncia dos materiais pois esses coeficientes j esto

Nas proximidades dos apoios internos das vigas a armadura positiva (inferior) deixa de ser necessria e torna-se necessrio usar armadura negativa (superior).

1
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

incorporados nas mesmas. Note-se que no estudo de pilares gordinhos aparecem explicitamente esses coeficientes, j que no usamos tabelas que englobam coeficientes. No clculo de pilares esbeltos onde usamos tabela que j incorporam os coeficientes de majorao e minorao no trabalharemos com cargas de projeto (Pd, Md) e sim com cargas de servio (P, M). 3. Apresentamos a seguir tabelas A e B. A tabela A fornece inter relao dos valores, K e a os vrios tipos de ao e para dois tipos de concreto. A tabela A ser til para o clculo de s simplesmente armada, vigas com armao dupla e vigas T. A tabela B fornece a relao entre K e necessria para o clculo de seo duplamente armada. 4. No estranhe se a tabela A for igual tabela T. Afinal de contas conhecidos os momentos fletores em uma laje, esta calculada como uma viga simplesmente a de 100 cm de largura. ROTEIRO PAR O CLCULO DE VIGAS Usaremos o seguinte roteiro de clculo para o dimensionamento de vigas retangulares. Armadura Simples: M = momento de servio (sem majorar)

2
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

Observao: Aos alunos que esto estudando esta matria pela primeira vez (dimensionamento de vigas) devem estar tendo alguma dificuldade. O assunto se esclarecer nos exerccios de aplicao. DIMENSIONAMENTO DE VIGAS SIMPLESMENTE ARMADAS FLEXO Daremos agora a metodologia para clculo de vigas simplesmente armadas no que diz respeito armadura que resiste flexo. (Lembremos que nas lajes, depois de conhecidos os momentos no centro dos vos e nos apoios, elas so calculadas como se fossem vigas de um metro de largura)

Ao invs de explicar com exemplos tericos vamos dar exemplos prticos e depois analisemos os resultados. 3
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

As tabelas A e B so suficientes para os dois tipos mais comuns de concretos correntes em obras (fck =180 kgf/cm2 para obras de maior vulto e fck = 150 kgf/cm2 (obras de menor vulto) e para os tipos de aos mais comuns no mercado (CA 50A, CA 50B e CA 60B). 1 Exemplo: Dimensionar uma viga de 20 cm de largura e apta a receber um momento de 1200 tfcm para um concreto fck = 180 kgf/cm2 e ao CA 50A. 1 passo - Fixemos uma altura para essa viga. Fixar uma altura excessiva ou insuficiente, mas a prpria tabela o conduzir at uma altura adequada. Fixemos d = 57 cm bw = largura da viga; d = altura da viga sem considerar o cobrimento de armadura.

Chamamos a ateno para o uso dessas tabelas A e B que as dimenses devem ser calculadas em cm e o momento em tfcm. K6 = 54,15 Procuremos agora na tabela A com fck = 180 kgf/cm2 e CA 50A qual o coeficiente denominado k3 que corresponde a k6 = 54,15.

A rea do ao ser agora calculada diretamente atravs de frmula:


2

Concluso: Temos que colocar a um nmero de barras de ao que tenham 7,83cm2 de rea. Escolhamos 4 5/8 (Consultar a Tabela Me). Para este caso no obrigatrio saber-se a onde est a linha neutra, mas a tabela nos d essa posio, pois para o mesmo cdigo de entrada k6 = 54,15 resulta:

A viga est dimensionada para o Momento Fletor.


2 Os dados de entrada so cargas e Momentos Fletores de servio, ou seja, sem coeficientes de majorao. Esses coeficientes de majorao de esforos e minorao de resistncias esto internos s tabelas de dimensionamento de vigas (e lajes).

4
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

Se no houver problema de alojamento do ao a rea de 7,83 cm2 poderia sem problemas ser substituda por 3 3/4. Notar que a linha neutra est sempre mais prxima da borda superior do que a inferior. A causa disso a presena de um material estranho (ao) numa seo de concreto. Como o Es (Mdulo de Elasticidade do ao) muito maior do que Ee e no se considera a resistncia concreto trao, isso tende a jogar a LN para cima. No concreto armado a LN, geral, se afasta do ao.

Como seria o problema se o concreto fosse f = 150 kgf/cm2? O k6 no muda j que uma caracterstica geomtrica da seo (b d) e do Momento. Varia agora o k3 que valer 0,382. A rea de ao ser (olhar a tabela A, parte direita):

Calculemos: Onde: X= 24,5 cm.

A concluso a que se chega, que o uso de concreto de menor qualidade (fck = 150 kg/cm2 a um maior consumo de ao que no caso especfico desprezvel, mas a concluso no. A linha neutra abaixou de posio indicando que mais seo de concreto ter que resistir ao Momento Fletor. Por que mais seo de concreto? Exatamente porque o concreto agora mais, fraco teremos que usar mais ao e a viga ter uma maior parte comprimida que o outro caso. Se fizssemos o clculo com fck menores mantendo o momento e as dimenses das vigas, veramos mais ao seria necessrio e a linha neutra mais se abaixaria. 2 Exemplo: Dimensionar uma viga de 25 cm de largura e apta a receber um momento de 1.100 tfcm para fck = 180 kgf/cm2 e ao CA 50B. Estabelecemos a altura da viga em 50 cm.

A rotina sempre a mesma

5
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

ser:

Procurando na tabela de fck= 180 kgf/cm2 e ao CA 5OB com k = 50 temos K3=0,379. O clculo de As

Tentemos calcular essa seo com um concreto mais fraco (fck = 150 kgf/cm2. Vemos que caiu fora da tabela3, mas podemos dimensionar esta pea com armadura dupla. Importante salientar que quando camos fora da tabela isso quer dizer que a seo poder resistir apenas com armadura na parte tracionada deveremos colocar armadura tambm na parte comprimida. 3 Exemplo: Vamos comparar agora o caso de dois aos de qualidade bem diferentes, ou seja, vamos mesmo caso usar ao CA 25 (o mais fraquinho) e o CA 60B (o mais fortinho) aplicados mesma viga e ao mesmo momento. Assim seja uma viga de 20 x 50 cm e um Momento Fletor de 600 tfcm e calculemos as reas de ferragens (fck = 150 kgf/cm2).

At aqui tudo igual. Calculemos agora o k3, esquerda para ao CA 25 e a direita para CA60 B. CA 25 K3 = 0,729 A rea da armadura nesse caso ser: As = k3. M/d = 0,729.600/47= 9,3 cm2 A = 9,3 cm2 Escolhemos 4 3/4 CA 60 B K3 = 0,303 A rea da armadura nesse caso ser: As = K3 . M/d = 0,303. 600/47= 3,9 cm2 A = 3,9 cm2 Escolhemos 3 1/2

Concluso (lgica): Quando usamos ao melhor (CA 60B) usa-se menos ao do que se usar ao inferior (CA 25). E a posio de linha neutra? Da mesma tabela tiram-se os resultados (o cdigo de entrada k6) CA 25 = 0,29 CA 60B = 0,29 Concluso: A posio da linha neutra no se altera, ou seja a posio da linha neutra j estava definida com k e este definido s com as caractersticas do Momento Fletor e da seo geomtrica.

K6 muito pequeno

Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DUPLAMENTE ARMADAS Dimensionar a seo de uma viga de 20 x 60 cm sujeita a um Momento Fletor de 20 tfm. Ao CA 50A e fck =180 kgf/cm2.

Ao se procurar o coeficiente k6 na tabela A no o encontramos o k3 correspondente pois o menor valor de k6 com existncia de k3 35. O que isso quer dizer? Quer dizer que com armadura simples no poder resistir a esse Momento Fletor. Uma soluo para vencer o problema aumentar a altura. Passemos a altura para 80 cm.

Pronto, nesse caso j existe o k3 e poderamos dimensionar a viga. Sucede que nesse momento, por motivo arquitetnico (sempre os arquitetos) no podemos alterar a seo da nossa viga que deve ser de 20 x 60 cm. Como fazer? A seo 20 x 60 cm com armadura simples no d. Uma idia enriquecer a viga, ou seja, colocar em cima e embaixo um material mais nobre que o concreto, ou seja, colocar o ao. Como calcular esse ao adicional, ou seja como calcular essa viga? o que veremos daqui por diante.

Primeiramente verifiquemos o k6 limite para esse concreto e ao. O k6 limite 35, ou seja, at um certo Momento Fletor a viga poderia ser simplesmente armada. A frmula do k6 :

O momento limite que resulta k6 lim = 35 :

Esse o maior momento que uma seo simplesmente armada pode resistir, O valor de 0,602. (ver tabela A) Temos um momento que atua na seo que vale 2.000 tfcm e o momento limite da seo simplesmente armada M = 1.856 tfcm. Temos pois uma diferena de momentos que a seo simplesmente armada no pode 7
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

absorver que AM = 2.000 - 1856 = 144 tfcm. Com o valor de (0,602) entramos na tabela B e resultam (verificando o tipo de ao) os valores de k7 e K8. A armadura inferior total (As) calculada pela frmula: No nosso caso: A rea de ao de 15,21 cm2 a rea de ao para colocar na parte inferior da viga - armadura tracionada. A armadura superior ser calculada pela frmula:

8
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS T SIMPLESMENTE ARMADAS Seja a viga T a seguir:

Na seo T fundamental saber-se aonde est a linha neutra. Se esta cortar a mesa, a viga no viga T e sim viga de seo retangular j que acima dela temos uma seo retangular de concreto trabalhando compresso e abaixo dela temos uma seo de concreto que no levado em conta. Vejamos os esquemas:

Seja agora uma outra viga T com LN passando bem mais baixo (no cortando a mesa) e que se mostra a seguir:

Voltemos ao exemplo numrico do incio desta aula.

Calculemos a quantidade de k6 como se a viga fosse retangular e vejamos o correspondente. Pela tabela A para ao CA 50A e fck = 180 kgf/cm2. =0,032 ou f=0,175 > E OU > Concluso: Estamos no caso da linha neutra cortar a mesa e portanto no estamos na condio de viga T. (estamos no 1 caso) Seja agora um outro caso da mesma estrutura trabalhando agora com M = 7.000 tfcm. Sabemos que quando aumenta o Momento a LN abaixa-se para que mais seo de concreto trabalhe a compresso. Verifiquemos pois se agora a LN deixou de cortar a mesa.

9
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

Observamos que o clculo de supondo a viga retangular s serviu para verificar se a viga funciona como retangular ou no. Daqui por diante passaremos ao dimensionamento:

Sendo: M = 6.498 tfcm (momento das abas) M = M - Mf M = 7.000 - 6.498 = 502 tfcm (momento da alma)

Vamos aplicar esses resultados na nossa viga T.

Estamos em condio de Momento Fletor extremamente alto para esta seo resultando em uma rea de ao muito grande. Face a isso temos ao demais para alojar em uma pequena rea. Tivemos que colocar ao em posies mais altas e com isso altera-se a nossa suposio de que a rea do ao estivesse a 57 cm (d) da extremidade superior da aba. No caso presente como temos uma camada de ao fora da distncia de 57 cm, deveramos considerar uma outra distancia d, digamos cerca de 54 cm. Fica pois claro uma coisa: a altura til de uma viga (d) a distncia da borda comprimida da viga ao centro de gravidade da armadura tracionada.

10
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO As vigas ao sofrerem a ao de uma carga vertical sofrem a possibilidade de suas lamelas escorregarem uma sobre as outras, Ao fazer a experincia com folhas de papel os grampos aumentavam a resistncia da viga de folhas. Numa viga de concreto armado quem interliga as lamelas? A armadura de trao no . A eventual armadura de compresso tambm no. Quem agenta ento? So os estribos. Para explicar melhor esses fenmeno muitas vezes associa-se uma viga em trabalho a uma trelia para uma comparao de fenmenos e de elementos resistentes.

Se uma viga pode associar-se a uma trelia quem o responsvel pelo qu? A fora de compresso Nc resistida pelo concreto; A fora de trao Nt resistida pela armadura inferior da viga; A fora de compresso Ncw que ocorre no banzo inclinado resistido na viga pelo concreto; A fora normal de trao Ntw ocorre no banzo vertical resistido pelos estribos. O clculo da seo de concreto, das armaduras inferiores e superiores j foi visto anteriormente. Resta dimensionar a solidariedade entre as vrias camadas horizontais do concreto. At um passado recente essa tarefa de solidariedade era deixada a cargo da armadura principal dobrada e dos estribos. A tendncia moderna de deixar aos estribos toda essa solidariedade. Face a isso esta aula uma aula de estribos. Os estribos devem ser de preferncia de formato fechado para dar maior amarrao.

Independente do clculo, que veremos a seguir, a NB - 1 faz as seguintes exigncias sobre o espaamento dos estribos. O espaamento dos estribos medidos paralelamente ao eixo da pea deve ser no mximo igual 0,5 d, no podendo ser maior que 30 cm; Se houver armadura longitudinal de compresso exigida pelo clculo, o espaamento dos estribos, medido ao longo daquela armadura no pode ser maior que 2,1 vezes o dimetro das barras longitudinais no caso de ao CA 25 ou CA 32 e 12 vezes esse dimetro no caso de ao CA 40, CA 50 ou CA 60. Observao: A teoria de se associar o funcionamento de uma viga de concreto a uma trelia devido a RITTER e MORSCH. Se do ponto de vista fenomenolgico qualitativo ele correto, quando passamos a medir a analogia vemos as seguintes divergncias: a.As tenses nos estribos so sempre menores que as calculadas pela trelia clssica; b.As tenses de compresso em direes inclinadas de 450 diferem das tenses calculadas pela trelia clssica; 11
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

c.As fissuras inclinam-se a menos de 45; d.O banzo superior comprimido inclinado e no horizontal. Passemos agora a calcular os estribos de uma viga atravs de um roteiro de clculo.

(4) h = altura da viga

(5)

Conhecido o roteiro de clculo vamos aplic-lo em um exemplo prtico. Seja um trecho de viga, onde para vencer a flexo, existe armadura tracionada (As = 3 3/4=8,55 cm2), a fora cortante mxima seja de 15 tf, e demais detalhes indicados no desenho.

4 5

Como o prprio nome indica, e a frmula mostra p, a relao porcentual entre a armadura a 2.h do apoio, e a seo til de concreto (b, d). a parcela da tenso de cisalhamento que a armadura longitudinal absorve.

12
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

apoio:

1. Calculemos inicialmente a porcentagem de armadura L que deve ser colocada at a distncia 2.h do

A norma brasileira exige6

6 twd a tenso de clculo de cisalhamento no concreto. A norma exige que ela no passe de valores limites pois a partir da no adianta colocar estribos que a pea no resiste.

13
Estrutura de Concreto Armado Dimensionamento de vigas

You might also like