You are on page 1of 26

Todas estas peas foram retiradas do site www.teatrocristao.

net

O Blog Trabalhinhos apenas colocou os materiais em um s documento, para facilitar a procura dos professores. Todos os crditos DAS PEAS pertencem ao site WWW.teatrocristao.net.

ALEGREM-SE ELE VIVE


Apresentao para se feita com flanelgrafos, envolve crianas e adolescentes.
Visuais: 1 Parte 5 crculos de 30 cm. De dimetro vermelho, marrom claro, amarelo, preto e branco. 2 Parte 3 flanelgrafos, montados em cavaletes, numa rea bem ilumina no palco, de modo que possam ser vistos facilmente pelo auditrio. Flanelgrafo n 1 Fundo neutro. Coloque no centro uma grande cruz vermelha. No centro da cruz, coloque um alfinete forte, inclinado para cima. Preparem em entretela prpria, os seguintes letreiros: PERDO PEDIR... VIDA ETERNA CONSOLO... FAMLIA DESAMPARO... PRESENA ANSEIO... SATISFAO SALVAO... COMPLETA ENTREGA... NAS MOS DE DEUS. Prenda uma fita vermelha estreita numa extremidade de cada letreiro. Pregue na outra extremidade de cada fita a parte de um colchete (a que segura o gancho). Depois de falar, cada criana entrega seu letreiro pessoa que tem a responsabilidade do flanelgrafo, a qual pendura a fita (pelo colchete) no alfinete, dispondo os letreiros em baixo da cruz, na forma de um leque. Flanelgrafo n 2 Cena da Ressurreio (tmulo aberto, anjo, mulheres). Flanelgrafo n 3 Cena de interior de casa. Portas fechadas, discpulos, Jesus. Conservam-se os flanelgrafos cobertos at o momento de apresentlos.

PARTICIPANTES: Narrador Adulto Coro falado de intermedirios, meninos e meninas. Responsvel pelos flanelgrafos jovem ou adulto. Coro de primrios (todo departamento). 5 principais para recitar. Um principiante para as Boas Vindas 9 juniores para recitar. Um adolescente para recitar as Escrituras Todas as crianas para alguns cnticos. 1 Parte CRIANAS DO MUNDO TODO Narrador: Alegremo-nos neste dia feliz da Pscoa. Alegremo-nos porque Jesus o Filho de Deus. Alegremo-nos porque Ele ressuscitou e vive eternamente.

ORAO (Os principiantes tomam seus lugares no palco. Os seis que vo recitar ficam na frente) BOAS VINDAS Damos com alegria boas vindas a vocs, neste domingo de Pscoa. Alegrem-se, alegrem-se, porque vive Jesus. S Ele o caminho que ao Cu nos conduz. (Os 5 principiantes que vo recitar, do um passo frente) (A 1 CRIANA, mostrando o crculo vermelho:) A criana da selva, de pele vermelha. bem preciosa a nosso JESUS. (A 2 CRIANA, com o crculo marrom:) A criana da ndia, de pele marrom. Vagueia nas trevas, espera da Luz. (A 3 CRIANA, com o crculo amarelo:) A todos na China e distante Japo, O triste pecado est a oprimir. (A 4 CRIANA, com o crculo preto:) Crianas da frica ou de outra nao, As novas to boas precisam ouvir. (A 5 CRIANA, com o crculo branco:) Pra Cristo as crianas devemos trazer, De terras distantes, do mundo ao redor. Por elas morreu e tornou a viver, Jesus, nosso amigo e bom Salvador.

2 Parte PALAVRAS DA CRUZ (O responsvel pelo flanelgrafos toma o seu lugar) Coro dos primrios canta: Por mim morreu Jesus Por mim morreu Jesus, Pregado numa cruz. No monte do Calvrio, Por mim morreu Jesus. Foi sepultado, sim, Pois morto foi por mim. Na tumba estava em meu lugar. Morreu na cruz por mim. A tumba aberta est O anjo disse l:

No mais morto, vivo est. Ressuscitou Jesus. NARRADOR, lendo: Pode imaginar a cena do Calvrio naquele triste dia? Havia gente ali de toda espcie. Uns que amavam a Jesus e outros que O odiavam. Permaneciam ali zombando, vigiando, chorando... Eram diversas as reaes daqueles que se ajuntaram ao redor da cruz, onde estava morrendo, pendurado, o Filho do Deus. Quando Ele, da cruz, pronunciava as Suas ltimas e muito importantes palavras, por certo, falava atravs dos sculos a voc e a mim, tanto quanto aos que presenciavam aquela cena cruel. Meditemos um pouco nesta palavras. (Sete juniores tomam os seus lugares no palco) (1 CRIANA, mostrando o letreiro; PERDO) Pai, perdoa-lhes, Jesus orou. Foi por ns que Ele orou. Se ns O recebermos como Salvador, podemos gozar o Seu perdo

(2 CRIANA, mostrando o letreiro: PEDIR... VIDA ETERNA). Hoje estars comigo no Paraso, respondeu Jesus ao malfeitor que, na cruz vizinha, Lhe pedira para Se lembrar dele no Seu reino. Jesus foi crucificado entre malfeitores e por malfeitores, que ns somos. Ele nos providenciou a Vida Eterna com Ele, dependendo apenas de Lhe pedirmos. Em Romanos 10:13, lemos: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, ser salvo.

(3 CRIANA, mostrando o letreiro: CONSOLO... FAMLIA) Eis a o teu filho... eis a tua me, Jesus disse um pouco depois, Foram palavras de conforto Sua me e a Seu discpulo, Joo. Tornaram-se uma famlia. Ao receber Jesus como Salvador, tornamo-nos tambm parte da famlia de Deus. (4 CRIANA, mostrando o letreiro: DESAMPARO... PRESENA.) Quando as trevas cobriram a terra, Jesus clamou: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Ele foi desamparado por Deus, o Pai, por causa dos nossos pecados que carregava. Isto foi para podermos ter a certeza da Sua presena conosco sempre, para no sermos nunca abandonados por Ele.

(5 CRIANA, mostrando o letreiro: ANSEIO... SATISFAO.) Quando Jesus disse: tenho sede, ansiava por gua para satisfazer Sua sede. Ele pode satisfazer todo anseio ou desejo dos que se tornaram filhos de Deus. (6 CRIANA, mostrando o letreiro: SALVAO. COMPLETA.) Jesus disse: Est consumado. O sofrimento pelo pecado foi terminado, o castigo completo, Quando recebemos Cristo como nosso Salvador, a salvao que Ele providenciou torna-se nossa. Ficamos completos nEle, nos diz Colossenses 2:10: Tambm nEle estais aperfeioados.

(7 CRIANA, mostrando o letreiro: ENTREGA... NAS MOS DE DEUS:) Vitorioso, Jesus clamou com grande voz: Pai, nas Tuas mos entrego o Meu esprito. Em que lugar melhor poder algum colocar-se? Lugar maravilhoso e seguro, nas mos de Deus!

3 Parte A RESSURREIO

NARRADOR, lendo: Depois que Jesus morreu, Jos de Arimatia e Nicodemos tiraram o seu corpo da cruz. Envolveram-nO m lenis com especiarias. Colocaram-nO num tmulo emprestado porque Jesus no possui o Seu. Revolveram uma grande pedra para fechar a porta do sepulcro. Porm, maravilhas estavam prestes a acontecer. Texto Bblico: Mateus 28:1-8 MENINAS: v.1 No findar do sbado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. MENINOS: v.2 E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do cu chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. UM MENINO: vs. 3 e 4 O seu aspecto era como um relmpago, e a sua veste alva com a neve. E os guardas tremeram espavoridos, e ficaram como se estivessem mortos. UM MENINO: vs. 5a Mas o anjo, dirigindo se s mulheres, disse: UMA MENINA: vs. 5b e 6 No temais: porque sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele no est aqui: ressuscitou, como havia dito. Vinde ver onde Ele jazia. UMA MENINA : v.7 Ide, pois, depressa, e dizei aos Seus discpulos que Ele ressuscitou dos mortos, e vai adiante de vs para a Galilia; ali O vereis. como vos digo! TODOS : v.8 E retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunci-lo aos discpulos. NARRADOR, lendo: Alegrem-se! JESUS vive! Depois que ressuscitou, manisfetou-se a muitos dos que O amaram primeiramente Maria Madalena no Jardim, e depois a dois no caminho para Emas. E ento, naquela noite apareceu aos discpulos (Descobre-se o flanelgrafos n 3) Um adolescente l Joo 20:19-20

A VERDADEIRA PSCOA
APLICAO: Levar a criana a compreender o verdadeiro sentido da Pscoa. TRILHA SONORA: Msicas cantadas pelo coral infantil durante a

apresentao teatral PERSONAGENS: Liliano e Mariazinha


LILIANO Oi Mariazinha! Tudo Bem? MARIAZINHA Oi Liliano! Tudo bem! LILIANO A Pscoa est chegando! MARIAZINHA verdade! LILIANO No vejo a hora! Eu quero ganhar do coelhinho da pscoa, muitos, muuuuiiitos ovos! MARIAZINHA O que? LILIANO O coelhinho da pscoa vai trazer pra mim muitos ovos de chocolate! MARIAZINHA Quem foi que falou que o coelhinho vai dar alguma coisa pra voc, Liliano? LILIANO Ora, todo mundo! Aparecem na televiso comerciais de deliciosos ovos, coelhinhos lindinhos... E na escola eu fiz uma mscara de coelhinho, quer ver? (sai de cena) MARIAZINHA Hein? Volte aqui! Mas que coisa... Ser que ele no conhece o verdadeiro sentido da Pscoa? LILIANO Olha Mariazinha, no fiquei lindo de coelhinho? Eu at aprendi a cantar uma musiquinha, quer ouvir? MARIAZINHA Claro, por que no?

LILIANO

Coelhinho da Pscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, trs ovos assim! Um ovo, dois ovos, trs ovos assim!

MARIAZINHA Posso tambm cantar uma msica pra voc? LILIANO Pode sim, eu adoro msicas de pscoa! MARIAZINHA 1. NO FOI O COELHINHO No foi o coelhinho que morreu na cruz Quem foi crucificado foi o meu Jesus Na sexta ele morreu, mas morto no ficou Domingo de manh ele ressuscitou A Pscoa comemora a ressurreio Mas muita gente nem se lembra disso no Existe muita gente que no d valor Ao grande sacrifcio do meu Salvador LILIANO Ento pscoa no so chocolates, doces e coelhinhos? MARIAZINHA No, Liliano. Muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a pscoa assim: repleta de alteraes em relao ao sentido original. A verdadeira Pscoa comemora a ressurreio de Jesus Cristo! LILIANO Conte mais sobre Jesus!

MARIAZINHA Jesus Cristo o Filho de Deus. Ele nos ama muito e veio ao mundo para salvar todos ns da perdio, do pecado, da morte! LILIANO Puxa vida! Mas como Ele nos salvou? MARIAZINHA Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo a Bblia. LILIANO Morreu? A... Que pena... Algum que me mama muito morreu e eu nem o conheci... MARIAZINHA Mas Cristo no est mais morto! LILIANO - No? MARIAZINHA canta; 2. CRISTO J RESSUSCITOU Cristo j ressuscitou, aleluia Sobre a morte triunfou, aleluia Tudo consumado est, aleluia Salvao de graa d, aleluia Uma vez Jesus sofreu, aleluia Uma vez por ns morreu, aleluia Mas agora vivo est, aleluia Para sempre reinar, aleluia LILIANO Se Cristo voltou a viver, onde ele est? MARIAZINHA Jesus habita nos coraes daqueles que e o amam e o aceitam. Voc quer que Jesus habite em seu corao? LILIANO Sim, e quero aprender mais e mais sobre Jesus! MARIAZINHA Bom, voc j aprendeu que Jesus Cristo a verdadeira Pscoa! LILIANO Aprendi! 3. JESUS CRISTO A NOSSA PSCOA Muitos dizem que a Pscoa uma festa especial S porque tem chocolates, coelhinhos, coisa e tal Outros dizem que na Pscoa a gente deve se abster De alegrias e de festas, coisas que nos do prazer Eu queria saber quem foi que complicou O simples evangelho do nosso Salvador Ns estvamos perdidos como ovelhas sem pastor Mas Jesus l na cruz nos resgatou

Jesus Cristo a nossa Pscoa, o seu nome louvai A passagem verdadeira, o caminho para o Pai Ele deu a sua vida e ressuscitou E agora somos para o seu louvor LILIANO Estou muito feliz por conhecer a Jesus e quero a cada dia aprender mais e mais sobre ele. Conte para mim como tudo aconteceu na Pscoa, no tempo de Jesus.

MARIAZINHA canta: 4. PSCOA PARA MIM A pscoa para mim festa e alegria mais doce que o doce, quem diria No acaba no final do dia real, no fantasia A pscoa para mim festa e alegria mais doce que o doce, quem diria A Pscoa para mim real, no fantasia Quando Jesus Cristo deu a sua vida l na cruz O seu sangue inocente ele derramou Mas na madrugada do terceiro dia A morte foi vencida para a nossa alegria Jesus Cristo Senhor ressuscitou Cantarei, celebrarei minha passagem das trevas para luz Cantarei, celebrarei, a verdadeira pscoa Jesus LILIANO Agora compreendo o verdadeiro sentido da Pscoa! Hei? J estou bolando uma msica aqui na minha cabea... MARIAZINHA Bolando o qu? LILIANO Vamos cantar! Vamos cantar! 5. PSCOA Pscoa! Pscoa! P-A-S-C-O-A Pscoa! Pscoa! P-A-S-C-O-A Pscoa! Pscoa! P-A-S-C-O-A Pscoa! Pscoa! P-A-S-C-O-A P de passagem A de amor S de Senhor e Salvador C de Cristo, caminho para o cu O de orientador A de alegria, amizade e amor Quando Jesus Cristo a vida entregou A minha pscoa bem mais doce se tornou Morreu na cruz, foi assim que me salvou Mas no terceiro dia ressuscitou MARIAZINHA Liliano, saiba que alegria, amor e vida eterna quem d s Jesus. As outras coisas so passageiras. Quando voc ganha um ovo de chocolate, voc fica feliz, no ? LILIANO claro, eu adoro ovos de Ps... , quero dizer, de chocolates! MARIAZINHA Sim, eu tambm gosto de comer chocolate, mas ele dura pra sempre? LILIANO No, um dia ele acaba. MARIAZINHA Pois, , o amor de Deus por ns infinito, nunca acaba, ele nunca se esquece de ns!

6. S JESUS S Jesus pode dar vida eterna S Jesus pode dar salvao S Jesus pode dar esperana Para um triste e ferido corao Dele vem a minha paz e a minha alegria Ele a minha pscoa que eu celebro a cada dia O senhor o meu pastor, nada h de me faltar E pra sempre em sua casa vou morar LILIANO Mariazinha, eu nunca mais poderei comer ovos de chocolate? MARIAZINHA Claro que pode comer Liliano! Voc s no pode se esquecer do verdadeiro sentido da Pscoa! 7. PSCOA Por que somos crianas alguns pensam talvez Que no entendemos de assuntos to reais Ns sabemos, porm Jesus que Jesus veio aqui E por ns l na cruz, triste morte sofreu Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? No somente coelhos e ovinhos de chocolate Bom lembrar que o bom Jesus Deus a vida por amor Ns sabemos que o mundo comemora a Pscoa De maneira agradvel para ns crianas Mas existe algo mais, meu querido Jesus Veio ao mundo e morreu triste morte na cruz Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? No somente coelhos e ovinhos de chocolate Bom lembrar que o bom Jesus Deus a vida por amor Mas numa linda manh Cristo ento ressurgiu E pro cu com o Pai foi pra sempre morar Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? Pscoa! Pscoa! O que isso simboliza pra voc? No somente coelhos e ovinhos de chocolate Bom lembrar que o bom Jesus Deus a vida por amor por amor a voc Pscoa! Pscoa! Simboliza liberdade pra voc?

Pscoa! Pscoa! Simboliza liberdade pra voc? LILIANO Mariazinha, muito obrigado por me ensinar que Jesus Cristo a minha Pscoa! MARIAZINHA De nada Liliano. LILIANO Agora eu vou contar tudo o que aprendi para os meus pais. Quero que eles tambm conheam a Jesus e que Ele o verdadeiro Senhor da Pscoa! (saem) Fim

A PAIXO DE CRISTO (para crianas)


A ltima Ceia, a Traio, Carregando a Cruz, a Crucificao e a Ressurreio. So as cenas com um narrador que as costura.
Jesus, Judas, os dois ladres, anjo...

CENA 1 - Ceia
(Msica de Abertura.) NARRADOR - A histria que agora vamos narrar aconteceu a quase dois mil anos atrs. Deus enviou Seu filho para salvar a humanidade do pecado. E Jesus deu sua vida para remisso dos nossos pecados. Por isso hoje preciso que cada um de ns reflita sobre os ensinamentos e o sacrifcio que Jesus fez por ns. Jesus pregou a paz e o amor ao prximo e ainda assim foi crucificado. Quantas vezes ns com nossos pecados no acrescentamos mais um espinho sua coroa, que tanto machucou Jesus? preciso seguir sempre os ensinamentos de Jesus e no esquecer que somente atravs Dele se vai ao Pai. preciso no esquecer do sacrifcio que Jesus fez por ns na cruz. Vamos ento refletir sobre a Paixo de Jesus para que possamos renascer para Ele e junto com Ele na Pscoa. NARRADOR Estamos em Jerusalm na poca da Pscoa. Jesus sabia que essa seria sua ltima Pscoa. Por isso reuniu-se com os discpulos para a ltima Ceia. (Jesus est atrs da mesa, ao centro, tendo 6 apstolos de cada lado. Jesus reparte o po) JESUS Tomai e comei todos vs. Isso o meu corpo que dado por vs. (Jesus entrega o po aos apstolos, que vo passando para os outros) (Jesus ergue a taa de vinho) JESUS Tomai e bebei todos vs. Esse o meu sangue, que ser derramado para o perdo dos pecados. Faam isso para se lembrarem de mim.

(Sonoplastia de fim de cena) (Os apstolos saem pela esquerda e Jesus vai at o canto direito do palco.)

Cena 2 A Traio
NARRADOR Aps a Ceia Jesus subiu ao Monte das Oliveiras. Sabendo de todo sofrimento que iria passar Jesus orou assim: (Jesus se ajoelha.) JESUS Pai: se for possvel afaste de mim esse clice de sofrimentos. Porm no seja como eu quero, mas como Tu queres. Seja feita a Tua Vontade. (Nesse momento aparecem Judas e os guardas.) NARRADOR Nesse momento apareceu Judas um dos discpulos de Jesus - trazendo os guardas romanos para prenderem Jesus. SOLDADO 1 - Como saberemos quem Jesus? JUDAS Eu lhes mostrarei. NARRADOR Judas se aproximou de Jesus. E o traiu dando-lhe um beijo na face. Nesse momento os guardas prenderam Jesus. (Os guardas amarram Jesus. Enquanto um deles leva Jesus preso o outro paga a Judas.) NARRADOR Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata.

CENA 3 CARREGANDO A CRUZ


NARRADOR Jesus foi levado at o governador Poncio Pilatos e foi condenado morte. Ele seria crucificado. Os soldados romanos chicotearam Jesus. Depois colocaram nele uma coroa de espinhos. Zombando de Jesus os soldados diziam: Toma tua coroa, rei dos judeus. A coroa de espinhos feriu a cabea de Jesus. Depois de maltratarem Jesus Os soldados o fizeram carregar a cruz por toda a cidade at o monte Glgota, onde Jesus seria crucificado. (Sonoplastia. Jesus entra carregando a cruz, todo machucado e com a coroa de espinhos. Jesus cai por 3 vezes. Na terceira vez aparece Maria Madalena que com um pano limpa o rosto de Jesus.) (Jesus caminha com os soldados atrs e o povo, at o local da crucificao. Enquanto Jesus caminha os 2 ladres entram e ficam em seus lugares.)

CENA 4 Crucificao
NARRADOR Os soldados romanos prendem Jesus cruz. Jesus crucificado entre 2 ladres. BOM LADRO Senhor, lembre-se de mim quando estiveres no Teu Reino. JESUS Eu prometo: hoje mesmo estars comigo no Paraso. NARRADOR Mesmo sofrendo na cruz Jesus perdoou a todos dizendo: JESUS Pai: perdoa-lhes. Eles no sabem o que fazem. NARRADOR Jesus ainda sofreu por mais algum tempo. E antes de morrer disse: JESUS Pai: em Tuas mos entrego meu esprito. (Jesus morre na cruz. Sonoplastia.)

CENA 5 Ressurreio
NARRADOR Jesus foi retirado da cruz e colocado em um sepulcro. (Jesus retirado da cruz pelos apstolos e pelas Santas Mulheres e levado at o sepulcro. Os dois ladres so retirados pelos guardas e por outros atores da pea.) NARRADOR Uma grande pedra foi colocada na porta do tmulo. E guardas vigiaram o tmulo dia e noite. Na manh do terceiro dia houve um grande terremoto porque o anjo do Senhor apareceu e removeu a pedra do tmulo. Os guardas fugiram apavorados. NARRADOR Logo depois chegaram Maria Madalena e Maria. E o anjo lhes disse: ANJO Jesus no est mais entre os mortos. Ele ressuscitou. NARRADOR As mulheres ficaram espantadas com aquilo que o anjo lhes contara e foram logo contar aos discpulos a boa nova. E assim Jesus ressuscitou no domingo de pscoa. Ele nos deixou uma mensagem de amor ao prximo e de paz. E disse mais: (Entra Jesus, agora com suas roupas normais, mas com as chagas nas mos e nos ps, e diz ao pblico:) JESUS Eu estarei convosco todos os dias at o fim dos tempos. (A msica atinge o seu pice.)

Plano de Aula
Autoria de blog Trabalhinhos I. Para o professor A partir dessa lio, espera-se que os alunos: 1. Reconheam o preo do sacrifcio de Cristo. 2. Compreendam que o sacrifcio de Jesus s faz diferena na vida deles quando, atravs da deciso pessoal, ele aceito como Salvador de sua vida. 3. Que Jesus nos purifica de todo o pecado. Boas vindas Receba seus alunos com um sorriso e com muito carinho. Sade a todos. Quebra-gelo Prepare em uma caixa as figuras de coelho, ovo, cruz, Jesus e todas as outras que foram separadas para o momento. (ver figuras no final). Para cada figura mostrada, escolha uma criana para segurar a imagem, assim ela participar mais da aula e as crianas pediro para segurar tambm. No force as crianas que s quiserem olhar. Pergunte s crianas sobre o dia de hoje. Pea que comentem o que aprenderam sobre Pscoa, sem censur-las e sempre de acordo com cada figura. D oportunidade para quem quiser expressar sua opinio. Comente Ser que tudo o que ns aprendemos sobre Pscoa est certo? O que ser que a Bblia nos diz? Ela a Palavra de Deus, no ? E Deus nunca mente, ele s diz a verdade. Vamos aprender sobre oi que a Pscoa? Inicie a histria. Histria Quando o povo de Israel era escravo no Egito viviam sofrendo e sendo maltratados. Eles eram obrigados a trabalhar por muito tempo e a fazer coisas muito difceis. s vezes a ns temos que fazer coisas difceis tambm. um coleguinha que nos trata mal na escola, ou quando nossos pais passam por momentos em que no podem nos dar tudo o que queriam dar, ou quando ficamos doentes. Mas Deus amava o povo de Israel, assim como nos ama. Ele estava com os israelitas mesmo no sofrimento, mas desejava v-los felizes. Algo precisava ser feito. Ento Deus disse a Moiss, lder do povo: Avise a cada israelita que Eu farei com que os primognitos (explicar o significado da palavra), de cada famlia na Terra do Egito morra. Moiss deve ter ficado muito assustado! Mas Deus continuou: Porm, no quero que os filhos do meu povo morram. Por isso, mande cada famlia matar um cordeirinho e usar o seu sangue para passar ao redor das portas de suas casas. Depois devem preparar uma comida com ele e comerem

todos juntos. Aonde houver sangue nas portas, o primeiro filho de cada famlia no morrer. Como Deus maravilhoso! Ele ama tanto o Seu povo que sempre procura salv-los e ajud-los! Por isso devemos buscar a Deus sempre que temos problemas. Naquela mesma noite aquilo aconteceu contra o Egito. S escaparam da tragdia as casas em cujas portas havia o sangue protetor. Essa foi primeira Pscoa. Pscoa significa "passar por cima" ou passagem sobre, ou seja, passar por aqueles que estavam protegidos pelo sangue e no os destruir. Ento os israelitas foram libertos da escravido no Egito. Da mesma forma, Deus deseja nos libertar das coisas ruins que nos afastam Dele. O pecado nos torna escravos e vivemos longe de Deus. Por isso, Deus mandou Jesus para ser o nosso cordeirinho. Ele pegou tudo aquilo que fazemos de errado como se Ele tivesse feito. Jesus morreu na cruz, ou seja, se sacrificou por nos amar! Para sermos felizes, precisamos muito de Jesus em nossa vida. Sem Ele, o pecado nos torna escravos. At hoje o povo de Israel comemora a Pscoa, quando Deus libertou o povo do Egito. Ns comemoramos a Pscoa que Jesus, porque Ele deu a Sua vida por ns, derramando o Seu sangue para que pudssemos ser livres, assim como o cordeirinho. Jesus o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Mas Jesus no ficou morto. Quando se passaram trs dias Ele ressuscitou, ou seja, voltou a viver e subiu ao cu. Jesus est vivo para sempre! Se algum quer que Jesus limpe o seu coraozinho da sujeira do pecado, que faa agora a sua deciso (faa o apelo). Ore com as crianas que aceitaram a Jesus.

Aplicando a Histria

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Como o povo estava no Egito? O que Deus fez? Por qu? O povo obedeceu? o que aconteceu com os que no obedeceram a Deus? Para que o nosso corao fique limpo, o que devemos fazer? O que Jesus foi fazer na cruz? Depois que Ele morreu, permaneceu morto? O que comemoramos na Pscoa?

Atividades Escolha a atividade que desejar no final desta apostila.

Lembrancinha: Cordeiro de Deus


Crditos: http://www.alessandramiotto.blogspot.com O molde pode ser ampliado Representao de Jesus Cristo (o cordeiro) que morreu por ns na cruz: Colar o cordeirinho inclinado para manter a cruz em p! O molde do corao: (o p da cruz picotado em trs partes, e coladas duas para um lado e a terceira para o outro para ficar bem firme). O acabamento no aparece depois, j que o cartozinho com o nome da professora e uma frase legal sobre a pscoa podem ser colados sobre ele. Finalizando: uma tirinha de EVA amarelo cortado com tesoura de picotar para representar a coroa de espinhos que Jesus usou na cruz!!!

Figuras
Fontes: http://imagensbiblicas.wordpress.com http://sementinhakids.files.wordpress.com http://www.flickr.com/photos/kids_dicas/ http://abarbycarol.blogspot.com http://pontomidia.com.br http://www.carmelo.pt http://chamemlhenomes.blogs.sapo.pt http://www.styroform.com.br

You might also like