You are on page 1of 4

Reproduo A reproduo uma caracterstica de todos os seres vivos.

. Ela fundamental para a manuteno da espcie, uma vez que, nas atuais condies da Terra, os seres vivos s surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reproduo. So vrios os tipos de reproduo que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reproduo assexuada e a sexuada. Reproduo assexuada Os indivduos que surgem por reproduo assexuada so geneticamente idnticos entre si, formando o que se chama clone. Nos organismos multicelulares, como as plantas, por exemplo, a reproduo assexuada pode ocorrer por propagao vegetativa. Nesse caso, partes da planta podem dar origem, por mitose, a outros indivduos. Conhecendo essas peculiaridades das plantas, o ser humano aprendeu a fazer uso dela, em benefcio prprio, confeccionando mudas, que cultivadas, do origem a nova planta idntica, a planta me, preservando, assim, as caractersticas comercialmente importantes. Nos animais, um dos tipos de reproduo assexuada mais freqentemente observado o brotamento ou gemiparidade: de um indivduo inicial brota outro indivduo, que pode se destacar do primeiro e passar a ter vida independente. o que acontece, por exemplo, na hidra. Em outros casos, o brotamento pode dar origem a uma colnia de organismos, em que os brotos permanecem ligados ao indivduo inicial e se desenvolvem ligados. o que ocorre na maioria das esponjas. A hidra, um organismo aqutico, um exemplo de animal que apresenta esse tipo de reproduo. Reproduo sexuada A reproduo sexuada est relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material gentico entre indivduos de uma mesma espcie. Os indivduos que surgem por reproduo sexuada assemelham-se aos pais, mas no so idnticos a eles. Esse modo de reproduo, apesar de mais complexo e energicamente mais custoso do que a reproduo assexuada, traz grandes vantagens aos seres vivos e o mais amplamente empregado pelos diferentes grupos.

Nos animais, a reproduo sexuada envolve a meiose, cujos produtos so sempre os gametas, clulas reprodutivas haplides. Os gametas masculinos so os espermatozides e os femininos, os vulos. Na maioria dos animais, os espermatozides so produzidos pelo indivduo do sexo masculino e os vulos so produzidos pelo indivduo do sexo feminino. Nesses casos, os sexos so separados. Alguns animais, no entanto, como o caso das minhocas, so hermafroditas, pois vulos e espermatozides so produzidos pelo mesmo indivduo.

Nos hermafroditas pode ocorrer autofecundao, ou seja, a fecundao do vulo pelo espermatozide do mesmo indivduo. Ocorre em algumas espcies vegetais. Entretanto, geralmente existem mecanismos que impedem a autofecundao. Nesses casos, os vulos de um indivduo so fecundados pelos espermatozides de outro indivduo da mesma espcie. Fala-se, ento, em fecundao cruzada.

As minhocas fazem fecundao cruzada Tipos de fecundao A fecundao pode ser externa, quando ocorre fora do corpo, no meio ambiente, ou interna, quando, ocorre no corpo do indivduo que produz os vulos.

Algumas espcies de anfbios possuem a fecundao externa. O macho estimula a fmea a liberar os vulos no ambiente e o macho libera os espermatozides em cima deles. O custo energtico da produo de gametas especialmente grande nas espcies cuja fecundao externa. Nesses casos formam-se muitos gametas masculinos e femininos, o que garante a chance de encontro casual entre eles, originando o maior nmero de zigotos. Porm, desses inmeros zigotos, nem todos sobrevivem s adversidades do meio ambiente. Apenas um pequeno nmero forma indivduos adultos, dando continuidade espcie.

Nos animais em que a fecundao interna, o nmero de gametas produzidos menor, com isso, o custo energtico de sua produo tambm menor. O custo com o desenvolvimento do embrio tambm depende do animal ser ovparo, ovovivparo ou vivparo. Animais ovparos botam ovos e o desenvolvimento embrionrio deles ocorre principalmente fora do corpo materno. Os embries dependem de material nutritivo presente nos ovos. Como exemplo de animal ovparo podemos citar as aves, insetos, rpteis e mamferos monotremados. Monotremados so mamferos primitivos viventes, que diferentes dos outros mamferos, pem ovos. Essa forma de gerar descendentes atravs dos ovos uma conduo primitiva que se equipara com os rpteis. O nome monotremado vem da ordem Monotremata do grego mono= um e tremata= buraco, se referindo a cloaca, a nica abertura para os tratos digestrio, excretor e por onde saem os ovos. Ex: ornitorrinco e quidna.

Ornitorrinco quidna pingins Animais ovovivparos retm os ovos dentro do corpo at a ecloso, e os embries tambm se alimentam das reservas nutritivas presentes nos ovos. Como exemplo de animal ovovivparo temos os lebistes, que so peixes comuns em gua doce, escorpies, tubares e cobras venenosas.

Lebiste Vbora Nos vivparos o embrio depende diretamente da me para a sua nutrio, que ocorre por meio de trocas fisiolgicas entre me e feto. No existe casca isolando o ovo. Como regra o desenvolvimento embrionrio se completa dentro do corpo materno e os indivduos j nascem formados. O custo energtico especialmente alto, pois as fmeas investem energia na nutrio e no desenvolvimento do embrio dentro de seus corpos. Nos casos dessas espcies, forma-se um maior nmero de embries, mas eles tm maiores chances de sobrevivncia. vivpara, por exemplo, os mamferos placentrios, como o caso da espcie humana.

Espermatozides Os espermatozides so geralmente clulas, muito menores que os vulos e esto estruturados de modo a permitir o mximo de eficincia de deslocamento, o que aumenta a chance de eles chegarem ao vulo. So clulas pequenas, alongadas com formato hidrodinmico e com uma longa cauda que utilizada na propulso.

Esquema do espermatozide humano

vulos Os vulos dos animais so geralmente clulas grandes e imveis, que contm em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrio.

Fecundao Dos aproximadamente 300 milhes de espermatozides eliminados na ejaculao, apenas cerca de 200 atingem a tuba uterina, e s um fecunda o ovcito II.

O desenvolvimento embrionrio O zigoto portador do material gentico fornecido pelo espermatozide e pelo vulo. Um vez formado o zigoto ir se dividir muitas vezes por mitose at originar um novo indivduo. Assim, todas as clulas que formam o corpo de um indivduo possuem o mesmo patrimnio gentico que existia no zigoto. Apesar disso, ao longo do desenvolvimento embrionrio as clulas passam por um processo de diferenciao celular em que alguns genes so ativados e outros so desativados, sendo que somente os ativados coordenam as funes das clulas. Surgem dessa maneira tipos celulares com formatos e funes distintos, que se organizam em tecidos. Conjuntos de tecidos reunidos formam os rgos. Os grupos de rgos formam os sistemas que, por sua vez, formam o organismo. Clulas tecidos rgos sistemas organismos A cincia que estuda esse processo de desenvolvimento do indivduo a partir do zigoto a Embriologia.

Fases do desenvolvimento embrionrio Os animais apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionrio, mas, de modo geral, em praticamente todos ocorrem trs fases consecutivas: segmentao, gastrulao e organognese. Na segmentao, mesmo com o aumento do nmero de clulas, praticamente no h aumento do volume total do embrio, pois as divises celulares so muito rpidas e as clulas no tm tempo para crescer. Na fase seguinte, que a gastrulao, o aumento do nmero de clulas acompanhada do aumento do volume total. Inicia-se nessa fase a diferenciao celular, ocorrendo a formao dos folhetos germinativos ou folhetos embrionrios, que daro origem aos tecidos do indivduo. No estgio seguinte, que a organognese, ocorre a diferenciao dos rgos. Vamos analisar cada uma dessas fases para os animais em geral e depois comentar o desenvolvimento embrionrio humano. Anexos embrionrios: Adaptao ao Meio Terrestre

Anexos embrionrios so estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrio, mas que no fazem parte do corpo desse embrio. Os anexos embrionrios so: vescula vitelina (saco vitelnico), mnio (ou bolsa amnitica), crio e alantide. Vescula vitelina Durante a evoluo do grupo dos animais, os primeiros vertebrados que surgiram foram os peixes, grupo que possui como nico anexo embrionrio a vescula vitelina.

Diferenciando-se a mesoderme e o tubo neural, parte dos folhetos germinativos desenvolvem-se formando uma membrana que envolve toda a gema, constituindo (membrana + gema) o saco vitelnico um anexo embrionrio, que permanece ligado ao intestino do embrio. medida que este se desenvolve, h o consumo do vitelo e, consequentemente, o saco vitelnico vai se reduzindo at desaparecer. bem desenvolvida no somente em peixes, mas tambm em rpteis e aves. Os mamferos possuem vescula vitelina reduzida, pois nesses animais como regra geral, os ovos so pobres em vitelo. A vescula vitelina no tem, portanto, significado no processo de nutrio da maioria dos mamferos.

Nos anfbios, embora os ovos sejam ricos em vitelo, falta a vescula vitelina tpica. Nesses animais o vitelo encontra-se dentro de clulas grandes (macrmeros) no envoltas por membrana vitelina prpria. mnio e crio O mnio uma membrana que envolve completamente o embrio, delimitando uma cavidade denominada cavidade amnitica. Essa cavidade contm o lquido amnitico, cujas funes so proteger o embrio contra choques mecnicos e dessecao. Ao final do desenvolvimento de rpteis e aves, todo o lquido da cavidade amnitica foi absorvido pelo animal. O crio ou serosa uma membrana que envolve o embrio e todos os demais anexos embrionrios. o anexo embrionrio mais externo ao corpo do embrio. Nos ovos de rpteis e nos de aves, por exemplo, essa membrana fica sob a casca. Nesses animais, o crio, juntamente com o alantide, participa dos processos de trocas gasosas entre o embrio e o meio externo.

Alantide A alantide um anexo que deriva da poro posterior do intestino do embrio. A funo da alantide nos rpteis e nas aves : transferir para o embrio as protenas presentes na clara, transferir parte dos sais de clcio, presentes na casca, para o embrio, que utilizar esses sais na formao de seu esqueleto, participar das trocas gasosas, o O 2 passa da cmera de ar para o alantide e deste para o embrio, enquanto o CO2 produzido percorre o caminho inverso, e armazenar excreta nitrogenada. A excreta nitrogenada eliminada por embries desses animais o cido rico, insolvel em gua e atxico, podendo ser armazenado no interior do ovo sem contaminar o embrio.

Anfbios: reproduo dependente da gua Os anfbios, que em latim tem significado vida dupla, so seres vivos que durante a sua vida passam por duas fases: uma terrestre e outra aqutica (da o termo em latim vida dupla), por isso, na poca da reproduo, eles retornam ao ambiente aqutico onde machos e fmeas se unem O lugar para a reproduo dos anfbios varia entre as espcies. Pode ser uma poa transitria formada aps uma chuva , um rio, lago ou um aude. H tambm os que procriam na terra, desde que seja bem mida. O acasalamento da maioria dos anfibios acontece na gua. O coaxar do sapo macho faz parte do ritual "pr-nupcial". A fmea no seu perodo frtil, atrada pelo parceiro sexual por meio do seu canto e do seu coaxar. A fmea com o corpo cheio de vulos agarrada pelo macho com um forte "abrao". Esse "abrao" pode levar dias, at que a fmea lance os seus gametas (isto , os seus vulos) na gua. Ento o macho tambm lana os seus espermatozides, que fecundam os vulos, cujo desenvolvimento ocorre na gua. O sapo, a r e a perereca realizam fecundao externa. A salamandra e a cobra-cega realizam fecundao interna. Nos numerosos ovos protegidos por uma grossa camada de substncias gelatinosa, que geralmente se prendem s plantas aquticas, as clulas vo se dividindo e formando embries. Os ovos fecundados eclodem e as larvas denominadas girinos, vivem e crescem na gua at realizarem a metamorfose para a vida adulta.

You might also like