You are on page 1of 3

Conectores DVI

Introduo: O padro DVI foi criado por um grupo de trabalho liderado pela Intel, Compaq, Fujitsu, Hewlett Packard, IBM, NEC e Silicon Image (The Digital Display Working Group). O objetivo desse grupo estabelecer as especificaes-padro da indstria para a conectividade digital para PCs de alto desempenho e aparelhos digitais de exibio de imagens (monitores, televisores, DVDs, projetores, etc). O que ? O DVI - Digital Visual Interface um padro de interface de vdeo desenhado para maximizar a qualidade visual dos dispositivos de exibio de imagens como os Flat Panel, monitores LCDs, painel HDTV e videoprojetores digitais. A transmisso de dados entre uma placa de vdeo DVI e um monitor DVI totalmente digital, ou seja, a placa transmite uma seqncia de bits e o monitor identifica a informao que deve ser colocada na tela. Como no existe converso a imagem permanece intacta do incio ao fim do processo Aplicaes:

A DVI define cada pixel por um fluxo de dados de 24 bits, oferecendo a mais alta qualidade de imagem. Quando utiliza tecnologias de monitores digitais, tais como LCD, plasma e DLP, no h necessidade de uma converso adicional de digital para analgico e deste para digital. Ele oferece a simplicidade do mtodo Plug & Play para conectar um laptop ao projetor. Essa conexo totalmente digital otimiza o uso do computador para trabalhar com os projetores tipo datashow. No necessrio fazer os ajustes de travamento de pixels, resoluo ou mudanas de cores para o computador. Permite usar as funes avanadas do Power Point onde pode ser visualizadas as anotaes na tela do laptop enquanto que usa a porta DVI para a audincia.

Tipos Os mais comuns e facilmente encontrveis no Brasil, so o DVI-I e o DVI-D

DVI-D (digital) um conector para transmisso puramente digital. Este o principal padro de conector para conexes digitais. DVI-I (Integrado) pode suportar conexo digital e analgica (RGB). O conector tem alguns pinos a mais. Alguns fabricantes de placas de vdeo e de monitores esto oferecendo este tipo de conector em seus produtos. Normalmente a placa de vdeo acompanhada por um adaptador para transformar o sinal digital em analgico. DVI-A (vdeo analgico em alta resoluo) Esse formato usado para mandar o sinal em alta resoluo para um monitor analgico.Embora analgica ainda melhor que a VGA.

A conexo DVI prev o uso de um ou dois links (conjuntos independentes de fios), o que se reflete em seu conector, que possui espao para os dois conjuntos de links, mas pode usar somente um deles O cabo para o Link DVI simples consiste de 4 pares de fios tranados (vermelho, verde, azul e clock) para transmitir 24 bits por pixel. A durao do sinal quase igual aos de vdeo analgico. A imagem transmitida linha por linha com um intervalo em branco entre cada linha e entre cada quadro, e sem empacotamento. No usado compresso e o DVI no tem nenhuma proviso para transmitir s as partes alteradas na imagem. Isso significa que a imagem inteira constamente retransmitida. Com um nico link de DVI, a maior resoluo possvel a 60 Hz 2.6 megapixels. E o conector do cabo tem um segundo Link contendo outro conjunto de fios tranados para as cores vermelha, verde e azul. Quando a largura de banda requisitada maior do que o Link simples pode atender, o segundo Link ativado e podem ser transmitidos pixels alternados em cada um. O LCD-DVI single link de 60-Hz pode exibir imagens na resoluo de 1920 x 1080, enquanto que com Dual Link pode chegar a 2048 x 1536.

Pinagem do DVI - I *

PIN# 1 2 3 4 5

Sinal T.M.D.S DATA 2T.M.D.S DATA 2+ T.M.D.S DATA 2/4 SHIELD T.M.D.S DATA 4T.M.D.S DATA 4+

PIN#

Sinal

16 HOT PLUG DETECT 17 T.M.D.S DATA 018 T.M.D.S DATA 0+ 19 T.M.D.S DATA 0/5 SHIELD 20 T.M.D.S DATA 5-

6 DDC CLOCK 7 DDC DATA 8 ANALOG VERT. SYNC 9 T.M.D.S DATA 110 T.M.D.S DATA 1+ 11 T.M.D.S DATA 1/3 SHIELD 12 T.M.D.S DATA 313 T.M.D.S DATA 3+ 14 +5V POWER 15 GND

21 22 23 24 C1 C2 C3 C4 C5

T.M.D.S DATA 5+ T.M.D.S CLOCK SHIELD T.M.D.S CLOCK+ T.M.D.S CLOCKANALOG RED ANALOG GREEN ANALOG BLUE ANALOG HORZ SYNC ANALOG GROUND

A tabela de pinagem acima mostra as caractersticas do conector DVI-I fmea, o qual suporta os sinais analgicos e digitais. Para comunicao com apenas com um Link, so usados 12 pinos dos disponveis, oferecendo a mxima largura de banda de 165 Mhz. A conexo simples no usa os pinos 4, 5, 12, 13, 20 e 21. Quando ativa o Dual Link todos os 24 pinos so utilizados, provendo 2 x 165MHz de largura de banda (bandwidth). Os sinais analgicos so implementados atravs dos pinos C1 a C5. *O layout acima aplicvel tambm ao conector DVI - D fmea, excluindo-se os pinos C1 a C5. Obs.: TMDS = Transition Minimized Differential Signaling. Padro tecnolgico que visa assegurar a alta velocidade de transmisso de dados com o mnimo de interferncia eletromagntica at o receptor e para garantir a fidelidade dos dados, mesmo com cabos longos e de baixo custo. No caso o padro 5 metros, sendo que at 9 metros no h perda no sinal. Converses A sada DVI-I de uma placa de vdeo pode ser ligada com um dispositivo VGA (monitor), mediante o uso de um adaptador, enquanto que o DVI-D (apenas Digital) no tem essa compatibilidadee nem seria interessante sob o ponto de vista de aproveitamento do recurso. A converso sempre de digital para analgico e nunca o contrrio.

You might also like