You are on page 1of 6

CONSIDERAES A RESPEITO DO CONCEITO DE REAL EM LACAN

Wilson Camilo Chaves


*

RESUMO. O presente trabalho visa elucidar a noo de real em Lacan no perodo que vai dos primeiros escritos ao Seminrio, livro III, As psicoses, de 1955/1956. A discusso gira em torno das relaes entre o imaginrio e o real e entre o simblico, o imaginrio e o real. Lacan, primeiramente, atrela o imaginrio ao real permeado pelo termo imago, cunhado por Freud. Logo em seguida, privilegia o simblico e define a experincia psicanaltica como pertencente a esta ordem. No momento anterior,o real da experincia psicanaltica ser da ordem do imaginrio e nesse segundo instante ser da ordem do simblico. Tem-se a a famosa trade simblico, imaginrio e real. Mais frente, em seu pensamento, o real vai ser definido como o que escapa ao simblico. Tratar-se- do impossvel da relao sexual.
Palavras-chave: simblico, imaginrio e real, teoria lacaniana.

CONSIDERATIONS REGARDING THE CONCEPT OF REAL IN LACAN


ABSTRACT. The present work seeks to elucidate the notion of Real in Lacan in the period that is going from the first writings to the Seminar, book III, " The psychoses ", of 1955/1956. The discussion rotates around the Imaginary and Real relationships; Symbolic, Imaginary and Real. Lacan, firstly, harnesses the Imaginary to the Real permeated by the term imago, happening of Freud. Therefore soon after, it privileges the Symbolic and it defines the experience analytic as being of this order. In the previous moment, the Real of the experience analytic will be of the order of the Imaginary. In that second instant, the Real of the analytic experience will be of the order of the Symbolic. Then we have, the famous triad, Symbolic, Imaginary and Real. More ahead, in your thought, the Real will be defined as what it escapes to the Symbolic. It will be treated of the impossible of the sexual relationship.
Key words: Symbolic, imaginary and real; Lacans theory.

LAS CONSIDERACIONES CON RESPECTO AL CONCEPTO DE REAL EN LACAN


RESUMEN. El presente trabajo busca elucidar la nocin de Real en Lacan en el perodo que se extiende de las primeras escrituras al Seminario, libro III," Las psicosis", de 1955/1956. La discusin rueda alrededor de las relaciones Imaginario y Real; Simblico, Imaginario y Real. Lacan, primeramente, ata el Imaginario al Real penetrado por el trmino imago, proveniente de Freud. Por consiguiente, poco despus, privilegia el Simblico y define la experiencia psicoanaltica como siendo de este orden. En el momento anterior, el Real de la experiencia psicoanaltica ser del orden del Imaginario. En un segn momento, el Real de la experiencia analtica ser del orden del Simblico. Hay all, la triada famosa, Simblico, Imaginario y Real. Adelante, en su pensamiento, el Real se definir como lo que escapa del Simblico. Se tratar del imposible de la relacin sexual.
Palabras-clave: Simblico, imaginario y real; teora lacaniana.

A noo de Real recebeu algumas conotaes ao longo da teoria lacaniana, o que no significa que Lacan no tenha se dedicado a ela tal como fizera com os outros dois registros - Imaginrio e Simblico. Diferente a posio de Roustang (1988), que afirma: No existe nenhum texto em que o real seja por si mesmo objeto de um
*

desenvolvimento. A palavra aparece aqui e ali, como se seu sentido dependesse da evidncia (p. 50). Queremos, neste artigo, resgatar a noo de Real desde sua relao com o Imaginrio, bem como lanar luzes a respeito de sua relao com o Simblico, focalizando-o, assim, num momento bastante especfico da obra de Lacan.

Psicanalista. Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de So Joo del ReiUFSJ/MG.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

42

Chaves

IMAGINRIO E REAL

No artigo Para-alm do Princpio de realidade de 1936, Lacan se esfora, tal como acontecera desde a tese de 1932, em apreender objetivamente o fenmeno psquico por meio da experincia psicanaltica, criticando o associacionismo de uma maneira geral e, de maneira mais especfica, a psicologia associacionista, que visa a uma garantia da verdade (Lacan, 1998, p. 78), deixando, com isso, de ser simplesmente positiva. Para Lacan, a psicologia associacionista deve ser substituda pela psicologia da forma, na esteira da fidelidade revoluo freudiana (p. 78). Na Tese de 1932, Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade, Lacan (1975) havia proposto fazer uma anlise concreta do psiquismo que pudesse conduzir a um determinismo especfico da subjetividade. Esforara-se em analisar objetivamente o subjetivo, o sujeito concreto, lanando sobre o caso estudado um olhar to nu, to objetivo quanto possvel (Lacan, 1975, p. 247). Dessa maneira, em ambos os textos - a tese de 1932 e o artigo de 1936 - Lacan objetiva reivindicar uma positividade para a psicologia freudiana. Trata-se de certa influncia do pensamento sociolgico de Augusto Comte. No texto de 1936 Lacan vai se preocupar tambm com os dados concretos, porm, tratar-ser- dos dados concretos da imagem. O associacionismo, a seu ver, empobrece consideravelmente a riqueza dos dados. o conceito de imagem que Lacan privilegiar para contrapor viso associacionista. No texto de 1936, Lacan enfatiza a imagem, valorizando-a como um fenmeno privilegiado da investigao psicanaltica, pois o mais importante da psicologia pela riqueza de seus dados concretos, o tambm pela complexidade de sua funo, complexidade esta que no se pode tentar abarcar num nico termo, a no ser o de funo de informao (Lacan, 1998 p. 81). O associacionismo, porm, reduz o fenmeno da imagem sua funo de iluso, isto , exclui a imagem, considerando-a como uma sensao enfraquecida, na medida em que, aberta menos seguramente realidade, ela tomada por eco e sombra da sensao, portanto, identificada, com seu trao, com o engrana (Lacan, 1998, p. 81). Assim, para Lacan (1998), o associacionismo jamais vai ascender a uma psicologia autntica, que sabe que uma certa intencionalidade fenomenologicamente inerente a seu objeto (p. 82). Pertencem realidade verdadeira, segundo o raciocnio do associacionismo, somente aqueles fenmenos que se inserem em algum nvel das operaes do conhecimento racional.

Sentimentos, crenas, delrios, assentimentos, intuies, sonhos, etc. so explicados, segundo Lacan (1998), pelo associacionismo com algum determinismo estranho sua aparncia e chamado de orgnico, por reduzi-los, quer ao suporte de um objeto fsico, quer a relao de um fim biolgico(p. 82). Lacan, seguindo Freud, vai dar outra conotao a esses fenmenos, cujo status relegado categoria de iluso. Seu objetivo inscrever a sua psicologia no terreno da cincia, no nos moldes do associacionismo, mas no da psicanlise freudiana, isto , na experincia analtica que se fundamenta no real. De que Real se trata nesse incio do ensino de Lacan? A afirmativa lacaniana citada abaixo comea a elucidar essa importante noo:
A cincia estava bem posicionada para servir de objeto ltimo paixo pela verdade, despertando no vulgo a prosternao diante do novo dolo que chamou de cientificismo e, no letrado, esse eterno pedantismo que, por ignorar o quanto sua verdade relativa s muralhas de sua torre, mutila o que do real lhe dado a apreender (Lacan, 1998, p. 83)

Trata-se, assim, de desbravar outro caminho, uma terceira via, talvez, que no incorresse em nenhum reducionismo, nem no cientificismo nem no letrado. por essa razo que, para Lacan, a psicologia no constitui uma cincia, na medida em que se volta para a verdade, impossibilitando apreender o Real. O fim da verdade outro que no o da cincia. A cincia pode at honrar-se de suas alianas com a verdade, pode propor-se como objetivo seu fenmeno e seu valor, mas no pode de maneira alguma identific-la como seu fim prprio (Lacan, 1998, p. 83). Desse modo, no escapa critica de Lacan nem mesmo o prprio mdico, que despreza a realidade psquica e cuja formao academicista o impede de uma observao totalizante do sujeito, caindo em concepes como a de piatismo (Lacan, 1998, p. 84). No obstante, Freud, segundo Lacan, embora mdico, ops-se radicalmente a essa proposta, criando outra positividade e operando uma verdadeira revoluo metodolgica, na medida em que, ao escutar o sujeito, d importncia ao seu testemunho, que o primeiro sinal dessa atitude de submisso do Real em Freud. O Real j tem importncia nesse incio do pensamento de Lacan, ainda que, como se verificar, atrelado ao Imaginrio. a trade que se comea a formar. Nesse texto de 1936, Para alm do princpio de realidade e em outros desse perodo s se atinge o Real pelo Imaginrio. Mais frente, em meados dos anos de 1950, s se vai ao real pelo simblico. A partir

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

O real em Lacan

43

dos anos de 1960 e, mais especificamente, 1964, o Real ser definido como o que escapa ao Simblico, o real como trauma. Entretanto, j no Seminrio, livro 7, dedicado tica, de 1959/1960, a tica da psicanlise ser centrada no no ideal, mas no real da experincia psicanaltica. H uma valorao do real, embora em cada momento da obra de Lacan este conceito v se evidenciando de acordo com os dois outros registros, o Imaginrio e o Simblico, at se entrelaarem de uma vez por todas, no final de seu pensamento, no nborromeano. Ao longo do texto de 1936, Lacan elogia Freud, ainda que de forma moderada (Marcos, 2003). Ao criticar a medicina e a psicologia associacionista, que identifica o imaginrio com o ilusrio, o que Lacan denuncia quanto tal identificao despreza o que tem significao real, o sintoma (Lacan, 1998, p. 85), concebendo-o como um epifenmeno, ou seja: se psicolgico, s-lo- somente na aparncia. O sintoma precisa ser distinguido do registro da vida comum da vida psquica por algum trao discordante onde se mostre bem seu carter grave(Lacan, 1998, p. 85). A experincia psicanaltica, para Lacan, tem regras claras, que, em Freud, encontram-se condensadas em uma nica, a lei da associao livre. O termo-chave a linguagem, na medida em que mantm significativa relao com o pensamento do sujeito: a linguagem por ser abordada por sua funo de expresso social, revela ao mesmo tempo sua unidade significativa na inteno e sua ambigidade constitutiva como expresso subjetiva, depondo contra o pensamento, sendo mentiroso com ele (Lacan, 1998 a, p. 86-87). Essa relao entre linguagem e pensamento desdobrase na relao entre o analista e o analisando, tocando, dessa forma, na transferncia. Assim, o que importa no o que se diz, mas o que se lhe diz, pois, a linguagem antes de significar alguma coisa, significa para algum (Lacan, 1998, p. 86). Marcos (2003) considera que Lacan, ao fazer tal afirmativa, no quer dizer que a linguagem signifique apenas o sujeito da enunciao, mas que aquilo que ela significa (coisa ou ser) ela significa primeiramente para algum(p. 333). Se no h algum a quem se dirigir, no h por que falar. O interlocutor, o psicanalista, por excelncia, tem um papel fundamental:
Pelo simples fato de estar presente e escutar, este homem que fala dirige-se a ele, e, j que ele impe a seu discurso no querer dizer nada, resta o que esse homem quer lhe dizer. O que ele diz, com efeito, pode no ter nenhum sentido, mas o que ele lhe diz contm um sentido. no movimento que o ouvinte o sente; suspendendo esse

movimento que ele compreende o sentido do discurso (p. 86).

O ouvinte entra nessa experincia na situao de interlocutor (Lacan, 1998, p. 87). O ouvinte o analista. O sujeito solicita o analista, inicialmente, de maneira implcita, para, logo em seguida, solicit-lo explicitamente. Lacan (1998), entretanto, adverte que o psicanalista permanece silencioso e resiste pacientemente a isso:
No haver um limite em que essa atitude deva fazer cessar o monlogo? Se o sujeito prossegue nele, em virtude da lei da experincia; mas, acaso continua ele a dirigir ao ouvinte realmente presente, ou antes, agora, a algum outro, imaginrio porm mais real; ao fantasma da lembrana, testemunha da solido, esttua do dever, ao mensageiro do destino? (p. 87).

Explicita-se, dessa maneira, a relao entre o Imaginrio e o Real, isto , o Imaginrio ganha uma dimenso de Real. De acordo com Marcos (2003), o ndice de realidade do outro no , pois, sua presena. Sua presena enquanto pessoa fsica no aqui e agora, no pode garantir sua realidade se o outro mais real mostrase bem presente apesar de sua ausncia (p. 338). Assim, da reconstituio da imagem pelo sujeito que se trata, na medida em que a experincia psicanaltica prossegue: a conduta deixa de imitar sua sugesto, as lembranas retomam sua densidade real, e o analista v o fim de seu poder, doravante inutilizado pelo fim dos sintomas e pelo arremate da personalidade (Lacan, 1998, p. 88). Lacan aponta para a situao de que o analisando deve se deparar com o Real produzido pela reconstituio da imagem, que agora j no to ilusria, pois o trabalho da psicanlise, do analista, especificamente, consiste justamente em resolver uma iluso; ou seja, para Lacan (1998), a ao teraputica
deve ser essencialmente definida como um duplo movimento pelo qual a imagem, a princpio difusa e fragmentada, regressivamente assimilada ao real, para ser progressivamente desassimilada do real, isto , restaurada em sua realidade prpria. Ao que testemunha a eficincia dessa realidade (p. 89).

Roustang (1988, p. 50) comenta a respeito dessa importante afirmativa de Lacan:


A imagem, como gestalt formadora que importa reconstituir, no o real, mas da ordem do real, de onde preciso retir-la.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

44

Chaves

Esse real deve ser dito eficiente, j que a imagem que dele participa determina e constitui o sujeito. Ele a razo da permanncia atravs da mudana incessante das aparncias. Pelo real, graas a ele, o objeto da psicanlise, pode ser creditado dos traos da objetividade.

essenciais da realidade humana. Vanier (2005) sintetiza, de maneira simples e coesa, o entendimento de Lacan a respeito desses trs registros, nesse incio de seu pensamento:
O Simblico remete simultaneamente linguagem e funo compreendida por Lvi-Strauss como aquela que organiza a troca no interior dos grupos sociais; o Imaginrio designa a relao com a imagem do semelhante e com o corpo prprio; o Real, que deve ser distinguido da realidade, um efeito do Simblico: o que o Simblico expulsa, instaurando-se. Essas definies antecipam o que Lacan prope em 1953 (p. 18-19).

No se pode perder de vista o projeto que Lacan est elaborando nesse momento de sua obra, que o de dar psicologia um status de cincia. Segundo Roustang (1988), a Meyerson, relativista, que Lacan recorre a fim de fundamentar suas premissas. Lacan adota, tambm, a mesma perspectiva de Henri Wallon em relao imagem especular e ope o real realidade prpria da imagem (Marcos, 2003, p. 349). Trata-se de retirar a imagem da ordem do mimetismo a fim de restitu-la em sua dimenso de lembrana (Marcos, 2003, p. 349). Para Marcos (2003), este programa ambicioso de Lacan, nesse perodo de sua obra, consiste em almejar entre outras coisas, fazer desaparecer o termo inconsciente em prol da imago. E o Real? Roustang (1988) afirma a respeito do conceito de real que Lacan
talvez nunca tenha renunciado aos traos principais que, nessa poca, formavam a compreenso desse conceito: o real um invariante, que consiste e resiste, independente do eu e da conscincia, o ser de todos os fenmenos, , enfim, racional, e por essa razo matematizvel e logizvel (p. 51).

De acordo ainda com Roustang (1988), o Real, depois de 1936 vai desaparecer de cena por algum tempo e s voltar a ocupar um lugar de destaque no final de 1955, no seminrio dedicado s psicoses. Contrariamente a esse autor, podemos afirmar que, nesse intervalo entre 1936 e 1955, o conceito de Real aparecer em importantes textos, como o texto de 1951, Interveno sobre a Transferncia e, nos de 1953, Funo e campo da linguagem em psicanlise, O mito individual do neurtico, de 1952 e O Simblico, o Imaginrio e o Real, de 1953, bem como no Seminrio II, O Eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise, de 1954-1955. Entre os textos acima citados destacaremos os dois ltimos, a fim de elucidar a relao entre real, imaginrio e simblico nesse perodo do ensino de Lacan.
SIMBLICO, IMAGINRIO E REAL

Sob a gide de um retorno a Freud, Lacan prope a trade a fim de elucidar as instncias introduzidas por Freud, denunciando os desvios cometidos almmar pelos defensores de uma psicologia do ego, que estavam transformando a psicanlise numa teoria adaptativa. Lacan coloca em questo a representao corrente de uma psicanlise comparvel s disciplinas cientficas (Vanier, 2005, p. 20). Antropologia estruturalista que, nesse momento de sua obra, Lacan recorre para solidificar seu programa de dar psicanlise um estatuto de cincia. A justificativa que encontra Lacan para que se volte fonte da Psicanlise se fundamenta na proposio de que a experincia freudiana aborda a realidade humana na sua totalidade. Para Lacan, no haveria nenhuma outra experincia que conseguiria esse feito. Assim, voltar s fontes da Psicanlise denunciar a degradao que esta disciplina vinha sofrendo. Isto , para Lacan, a teoria no deve ser dissociada de sua tcnica. A fim de entender a realidade humana preciso enfatizar os trs registros que a compem: o Simblico, o Imaginrio e o Real. Segundo Vanier (2005), os registros Imaginrio e Real so remanejados e fundados a partir do Simblico. O Simblico , ento, trazido ao primeiro plano, pois, no texto de 1953 sobre a trade, a experincia analtica a que se d na fala (ou em palavras):
de fato assim que devemos entender o simblico de que se trata na troca analtica. Quer se trate de sintomas reais ou atos falhos, ou o que quer que seja que se inscreva no que encontramos e reencontramos incessantemente, e que Freud manifestou como sendo sua realidade essencial, trata-se ainda e sempre de smbolos, e de smbolos organizados na linguagem, portanto, funcionando a partir da articulao do significante e do significado,

No texto O Simblico, o Imaginrio e o Real, Lacan (2005) introduz esses trs registros como os

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

O real em Lacan

45

que o equivalente da estrutura da linguagem (Lacan, 2005, p.22).

Mas h tambm o Imaginrio e o Real que, de certa maneira, encontram-se imbricados com o Simblico. A fantasia, que da ordem do Imaginrio, tem valor estritamente simblico, pois ela feita para se exprimir, para ser dita, para simbolizar alguma coisa que tem um sentido diferente, de acordo com o momento do dilogo (Lacan, 2005, p. 22). Assim, o que interessa a Lacan desvendar o que se d na experincia psicanaltica. dela que o psicanalista sempre parte para indagar a respeito de quem esse neurtico com quem se lida nessa experincia psicanaltica, bem como para dar conta da consistncia da passagem do consciente para o inconsciente, e ainda, indagar a respeito das foras que do certa existncia a esse equilbrio, e que chamamos de princpio de prazer (Lacan, 2005, p. 16). A experincia psicanaltica no poder se reduzir ao Imaginrio, na medida em que este no se confunde, de maneira alguma, com o analisvel. No obstante, o que da ordem do Imaginrio no homem difere do que da ordem do imaginrio no animal. Para o homem, o Imaginrio se apresenta de outra forma. O Imaginrio de que se trata numa anlise, para Lacan, s o na medida em que represente outra coisa que no a ele mesmo, pois, nesse momento de sua obra, tudo o que se pode analisar da ordem do Simblico. Trata-se, ento, no de indagar a respeito da origem da linguagem pois, uma vez emergida, j no possvel saber como comeou, nem mesmo como era antes de sua existncia - mas de dizer a respeito de sua funo. A constituio do sujeito se dar no registro do Simblico (Chaves, 2005). A significao do smbolo est associada ao automatismo de repetio, concebido e exemplificado primeiramente por Freud: refere-se ao brinquedo com o carretel que a criana faz aparecer e desaparecer conforme a chegada e a sada da me:
Essa repetio primitiva, essa escanso temporal, faz com que a identidade do objeto seja mantida na presena e na ausncia. Temos com isso o alcance exato, a significao do smbolo na medida em que ele se refere ao objeto, isto , ao que denominamos conceito (Lacan, 2005, p. 35).

subsistir em uma certa permanncia tudo o que durou como humano, e, antes de tudo, ele prprio (Lacan, 2005, 36). Lacan (2005) critica demasiadamente todos aqueles que aps Freud desconsideraram a funo simblica da linguagem, enfatizando o Imaginrio pela via da resistncia, em desconsiderao importante noo de pulso de morte. Assim, enfatizar o aspecto irredutvel e imprescindvel do pensamento de Freud, o instinto de morte, valorizar o que fez com que ele o estabelecesse, a saber, o automatismo de repetio. Na experincia analtica, para alm do Imaginrio, h o Simblico e o Real. O Simblico garante o que transcende para que o sujeito no se consuma em si mesmo. Institui-se assim o outro como outro, garantindo a no-alienao para sempre em sua imagem, reflexo de si mesmo. O Real, na experincia psicanaltica, ou a totalidade ou o instante esvanecido (Lacan, 2005, p. 45). Nota-se quanto o Real, nesse instante do pensamento de Lacan, est atrelado ao Simblico:
Que Freud tenha introduzido a o amor algo que deve nos mostrar a que ponto ele deva s relaes simblicas seu alcance no plano humano. Com efeito, se devemos dar sentido a esse algo limtrofe o qual mal podemos falar que o amor, este a conjugao total da realidade e do smbolo, que fazem uma nica e mesma coisa (Lacan, 2005, p. 50).

Assim, para Lacan, o humano s o se tem acesso ao smbolo. O smbolo est intimamente ligado ao tempo, durao, e por ter durado, ou seja, existido no tempo, significativo, simblico: Quanto mais humano, mais preservado do lado movedio e descompensante do processo natural. O homem faz

Lacan d ao amor um estatuto de real, do impossvel de se dizer, ou melhor, do que mal se pode falar. Mais uma vez, Real e Simblico se entrelaam, pois a encarnao do amor o dom do filho, que, para um humano, tem esse valor de algo mais real (Lacan, 2005, p. 51). O dom, o smbolo, para Lacan, ultrapassa a fala. No Seminrio, livro III, As psicoses, Lacan (1992a) dir que o Real o que retorna sempre ao mesmo lugar. Mas ser no Seminrio, livro II, O Eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise, proferido nos anos de 1954/1955, que Lacan (1992b) afirmar que o Real sem fissura e que s possvel apreend-lo por intermdio do Simblico. Lacan critica, ento, toda cincia que supostamente aborda o Real sem levar em conta o Simblico. Tal cincia, sem o saber, acaba se dirigindo a um simbolismo. Para a psicanlise, especificamente, o simbolismo essencial. De acordo com Lacan (1992b), este simbolismo tem um nome: repetio, que deve ser concebida como ligada a um processo circular do intercmbio da fala (p. 129). Assim, sob a tica de Lacan, na psicanlise descarta-se pelo menos nesses

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

46

Chaves

primeiros anos - qualquer possibilidade de elaborao de seu pensamento, de uma relao do sujeito com o objeto que no passe pelo simblico, pois a repetio, enquanto pertencente ao campo do Simblico, tem a funo de reestruturar o mundo. O ponto da relao do sujeito com o Simblico vai ser buscado por Lacan l onde Freud, nos sonhos, denominou de umbigo do sonho. Trata-se de um ponto inapreensvel. Nesse Seminrio II, Lacan (1992b) denuncia certo realismo das psicologias ao se voltar para os limites, as capacidades individuais. Segundo Zizek (1991), nos anos 1970 Lacan introduz a diferena entre Real e realidade e enfatiza o Real como pertencente ordem do impossvel. Entretanto, ressalta Zizek (1991, p. 71) que esse real impossvel est em ao antecipadamente, articulado em termos diferentes, j em numerosas passagens do Lacan dos anos cinqenta. No Seminrio, livro III, dedicado s psicoses, Lacan (1992a) analisa com mais profundidade o conceito de significante, uma vez que justamente na psicose que melhor se evidencia a supremacia do significante sobre o significado, pois ali onde o significante falta, ou seja, na psicose, que ele demonstra mais sua fora. O sujeito psictico, dessa maneira, coloca em questo o conjunto dos significantes, o significante enquanto tal. O Real ser, nesse Seminrio, definido como o que retorna sempre ao mesmo lugar. Essa definio ter um grande peso, pois em alguns seminrios dos anos seguintes Lacan a ela recorrer vrias vezes para definir o que da ordem do Real.
CONCLUSO

F. Saussure e Jacobson, a experincia psicanaltica j no ser mais da ordem do Imaginrio, constituir uma prxis simblica. o Simblico que se eleva categoria de Real ou melhor, s se vai ao Real pelo Simblico. Mais frente, em sua obra, Lacan conceber o Real como sendo da ordem do Impossvel, o que escapa ao Simblico. O Real ser atrelado ao aforismo no h relao sexual. Ter-se- o impossvel da relao sexual, isto , a impossibilidade de sua inscrio no Simblico.
REFERNCIAS
Chaves, W. C. (2005). A determinao do sujeito em Lacan: da reintroduo na psiquiatria subverso do sujeito. So Carlos: Edufscar. Lacan, J. (2005). O simblico, o imaginrio e o real. Em Nomes-doPai (T. Andr, Trad., pp.11-53). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1953). Lacan, J. (1998). Para alm do Princpio de realidade. Em Escritos (R. Vera, Trad., pp.77-95). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1936). Lacan, J. (1992a). O Seminrio, livro III. Em As psicoses (M. Alusio, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1955/1956). Lacan, J. (1992b). O Eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise (L. P. Marie Christine, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1954/1955). Lacan, J.(1964/1990). O Seminrio, livro XI, Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise. (M. D. magno, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em1973). Lacan, J. (1959/1960/1988). O Seminrio, livro VII, A tica da psicanlise (Q. Antonio, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1986). Lacan, J. (1975). De la psychose paranoaque dans ses rapports avec la personnalit. Paris: Seuil (Original publicado em 1932). Marcos, J. (2003). Subverso da imagem: contribuio a uma leitura de Para alm do princpio de realidade. Em V. Safatle (Org.), Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanlise (S. Vladimir, Trad., pp. 331-366). So Paulo: Unesp. Roustang, Franois. (1988). Lacan: do equvoco ao impasse (C. Roberto, Trad.). Rio de Janeiro: Campus. Vanier, A. (2005). Lacan. (B. Ncia Adan, Trad.). So Paulo: Estao Liberdade (Original publicado em 1998). Zizek, S. (1991). O mais sublime dos histricos (R. Vera, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Vimos que Lacan inicialmente se debrua sobre o fenmeno psquico a fim de apreend-lo atravs de uma nova positividade, denunciando a psicologia associacionista, que reduz a imagem condio de iluso. O piv da empresa de Lacan girar em torno do termo Imago, retomado da obra freudiana, mas j trabalhado por Wallon, na condio de imagem especular. Lacan cunha o Estdio do Espelho e eleva a imagem ao patamar da ordem do Real. Temos, aqui, dois elementos da trade, o Imaginrio e o Real. O Imaginrio humano distingue-se do imaginrio animal, pois est inserido na ordem da linguagem, portanto artigo de representao. H, assim, o Simblico, responsvel pela constituio, propriamente dita, do sujeito. Nesse momento de sua obra, sob a influncia do Estruturalismo de Lvi-Strauss e da Lingstica de
Endereo para correspondncia :

Recebido em 27/09/2007 Aceito em 08/07/2008

Wilson Camilo Chaves, Rua Bias Fortes, 255 Bairro: Centro Cep. 37130.000 Alfenas-MG, Brasil. E-mail: camilo@ufsj.edu.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 1, p. 41-46, jan./mar. 2009

You might also like