You are on page 1of 12

Energia para novos tempos

Roteiro Apresentao de Projetos Sociais

Prezado Proponente
Para melhor lhe atender, preparamos um roteiro para elaborao do seu projeto social. Solicitamos que voc elabore seu projeto da melhor forma possvel, com objetividade e consistncia. Esperamos que este momento seja de reflexo e inspirao para a construo de sua proposta. Bom trabalho!

Sobre o formulrio
O formulrio Apresentao de Projeto Social que voc ir elaborar est divido em 14 itens: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Nome do Projeto Apresentao Justificativa Objetivo Geral Objetivos Especficos Metodologia Utilizada Avaliao de Processo ou Processual Avaliao de Resultados Avaliao de Impacto Sustentabilidade Parcerias e Alianas Equipe Tcnica Comunicao Cronograma Oramento do Projeto

ROTEIRO APRESENTAO DE PROJETOS SOCIAIS

01 Nome do Projeto
Observe atentamente o nome do seu Projeto. Ele ter uma grande importncia para a imagem que a comunidade formar sobre sua proposta de atuao.

02 Apresentao
A apresentao descrio da proposta integral do seu Projeto. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informaes essenciais ao entendimento do projeto. de suma importncia que voc produza um texto que traga aspectos relacionados s perguntas que apresentamos ao longo do roteiro. PERGUNTAS PARA ORIENTAO Qual a rea de atuao do projeto? O que est sendo solicitado para a Eletrosul? Qual o principal problema que o projeto pretende enfrentar? Quem sero as pessoas atendidas pelo projeto? Qual a rea geogrfica de abrangncia? Qual o principal objetivo? Quantas pessoas iro participar do projeto? Quais so as principais aes previstas? Que resultados voc espera alcanar? Em quanto tempo? Qual o valor do investimento solicitado para a Eletrosul? H outros apoiadores e parceiros? Quem so eles?

03 Justificativa
O proponente deve responder s questes: por que e para que executar o Projeto? Ressalte os seguintes aspectos: a) o problema a ser enfrentado, suas dimenses e pblicos atingidos; b) a relevncia do projeto (o motivo da eleio do projeto como prioritrio na agenda dos problemas locais/regionais; o alinhamento com as polticas locais e nacionais; o potencial para contribuir no enfrentamento de outros problemas de interesse local/regional; o potencial como paradigma de qualidade e inspirao para a elaborao de outros projetos locais/regionais); c) o impacto social previsto (as transformaes positivas esperadas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos segmentos-alvo, seu potencial de autonomia e sustentabilidade); d) a rea geogrfica em que o projeto se insere; e) as principais caractersticas da populao local (demogrficas, socioeconmicas, sociopolticas, ambientais, culturais e comportamentais).

04 Objetivo Geral
O Objetivo Geral deve descrever o que sua organizao deseja realizar com o Projeto, que mudanas se quer alcanar, que diferena o Projeto quer fazer. Lembramos que o objetivo geral a afirmao capaz de demonstrar a transformao sociais que o Projeto pretende alcanar. Ele ser capaz de sinalizar as mudanas mais profundas que podero ser alcanadas pelo Projeto a mdio e longo prazos.

ROTEIRO APRESENTAO DE PROJETOS SOCIAIS

05 Objetivos Especficos
Estes objetivos referem-se etapas intermedirias que devero ser cumpridas no curso do Projeto. Portanto, devem estar necessariamente vinculados ao Objetivo Geral. O Objetivo Geral exige complementos que o tornem mais concreto e compreendido para quem o l. Para isso existem os Objetivos Especficos. Eles devem ser capazes de demonstrar aspectos mais concretos, mostrar nmeros e aes que estejam convergindo para alcanar o Objetivo Geral. Os Objetivos Especficos so passos estratgicos para que o Objetivo Geral possa ser alcanado, isto , eles so capazes de mostrar as estratgias que sero utilizadas pelo Projeto. EXEMPLO:
Objetivo Especfico Resultados Esperados Quantitativos Capacitar 30 representantes do sistema de garantias dos direitos da criana e do adolescente. Aproveitamento de 100% dos capacitandos em campanhas de sensibilizao e mobilizao da comunidade. Qualitativos Aproveitamento de 100% dos capacitandos em campanhas de sensibilizao e mobilizao da comunidade. Realizao de 10 aulas sequenciais e progressivas sobre estratgias locais para a implementao de aes de proteo e garantia dos direitos da criana e do adolescente. Atividades Principais

06 Metodologia Utilizada
Descreva o mtodo utilizado para o desenvolvimento do Projeto. PERGUNTAS PARA REFLEXO QUE PODEM LHE AJUDAR A REFLETIR E ORGANIZAR O SEU TEXTO. Em que consiste o mtodo de trabalho do Projeto? Que referncias ou experincias embasam o mtodo? Existem justificativas tericas para o mtodo de trabalho? Esses mtodos j foram usados em outras situaes? Tiveram sucesso? Voc acha que esse mtodo pode ser reaplicado ou multiplicado?

07 Avaliao de Processo ou Processual


Esta modalidade se relaciona ao desenvolvimento das atividades do Projeto ao longo do tempo. Esta avaliao pode ser voltada para a formao de uma equipe, para o cumprimento de acordos, para o alcance de resultados esperados ao longo do tempo, para o desempenho de profissionais ou para o progresso de estudantes em um curso. PERGUNTAS PARA ORIENTAO Como vamos acompanhar a evoluo do nosso trabalho? Quando isso ser feito? E por quem? Como saberemos se nosso Projeto est fazendo diferena na realidade? Como vamos medir os resultados que queremos alcanar? O que podemos aprender com a nossa experincia?

08 Avaliao de Resultados
Quais as transformaes sociais geradas pelas atividades? Quando as metas de um projeto, para um determinado perodo de tempo, so atingidas, diz-se que ser eficaz pressupe o fiel atendimento s especificaes de uma determinada meta. Para cada objetivo especfico enunciado, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificao.

ROTEIRO APRESENTAO DE PROJETOS SOCIAIS

EXEMPLO:
Objetivo Especfico Treinar professores voluntrios como agentes de referncia para promoo dos direitos da criana e do adolescente nas comunidades escolares da rede pblica do municpio. Indicadores de Resultados Nmero de professores voluntrios formados como instrutores; Nvel de desempenho dos participantes. Meios de Verificao Relatrio final de atividades; Teste de aferio dos conhecimentos; Entrevista pessoal com os treinandos.

09 Avaliao de Impacto/ Sustentabilidade


Queremos, neste roteiro, olhar para a sustentabilidade como um conjunto de foras (ideias, relaes e recursos) que so capazes de manter um projeto vivo, renovado, desenvolvendo-se. Sustentabilidade demonstra a relao que o Projeto estabelece com a comunidade do seu entorno, com os seus parceiros, com o poder pblico (em seus diferentes nveis) e como lida com a formulao e execuo de polticas pblicas. tambm a excelncia da sua gesto financeira. A Sustentabilidade do seu Projeto est relacionada sustentabilidade da sua organizao. Neste item descreva qual a permanncia ou sustentabilidade no tempo das transformaes decorrentes das aes implementadas, ou seja, sua efetividade. Quais as transformaes sociais geradas pelas atividades. Descreva tambm como ser o desenvolvimento do Projeto aps a parceria da Eletrosul. Para cada objetivo especfico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos do impacto social previsto para o Projeto, assim como os meios de verificao.

PERGUNTAS PARA ORIENTAO De que forma a comunidade vai participar das vrias fases do Projeto? Que representantes da comunidade iro participar? Por qu? Quais sero os parceiros do Projeto? Como voc pretende cuidar dos recursos financeiros? H estratgias para mobilizar outros recursos, alm da Eletrosul? Que relaes existiro entre o Projeto, o governo e as polticas pblicas? Voc pretende divulgar o Projeto? Por qu? Como?

10 Parceria e Alianas
Esta seo trata das parcerias estabelecidas pelo Projeto. Perguntas que podem ajudar: de que tipos de parcerias o Projeto precisa? H envolvimento do Governo, de empresas, fundaes? H cooperao com outras organizaes da sociedade civil ou universidades? Que tipos de vnculo so esses? Como o Projeto pretende cuidar dessas relaes de parceria? ATENO: imprescindvel a identificao e atribuio de cada parceiro no seu Projeto. EXEMPLO:
Tipo de Contribuio (Financeiro, Tcnica, Recursos Humanos ou outra)

Nome do Parceiro

ROTEIRO APRESENTAO DE PROJETOS SOCIAIS

11 Equipe Tcnica
Relacione a equipe tcnica principal do Projeto. Quem ir executar, demonstre a experincia do coordenador com a idia central do Projeto. Que histrico profissional (educao formal e experincia) o coordenador rene? Em relao equipe tcnica valem as mesmas consideraes. Alm delas, importa tambm relatar os tipos de vnculo profissional que as pessoas tero com a instituio. PERGUNTAS PARA ORIENTAO Quem ser o coordenador do Projeto? Como ser realizada esta coordenao? De que maneira a equipe tcnica ser montada e preparada?

EXEMPLO:
Horas Semanais 40 horas 20 horas

Nome Antnio da Silva Maria Jos

Formao Engenheiro Pedagoga

Funo Coordenador Educadora

12 Comunicao
Este mdulo refere-se s formas aos meios de divulgao da marca da Eletrosul. Destaque as estratgias e materiais a serem utilizados para esse fim, assim como os mecanismos de vinculao do projeto Eletrosul. EXEMPLO: A Eletrosul ter sua logomarca afixada em todas as peas impressas do projeto e ser mencionada como patrocinadora, em entrevistas, artigos e outras peas de difuso, bem como em materiais como: folders, panfletos, banners e outros impressos, mala direta, bons, uniformes, etc.

13 Cronograma
O cronograma constitui instrumento essencial de gesto e, por isso, deve ser elaborado com critrio. Relacione as principais atividades do projeto indicando os prazos de realizao de cada uma.

EXEMPLO:

Objetivos Especficos 1. Instalar sala de aula na escola municipal do bairro

Atividades 1.1 Escrever o projeto e negociar proposta de financiamento; 1.2 Aquisio de material; 1.3 Implantao da sala de aula.

Jan X

Fev

Mar X

Abr X X

X X X X

2. Capacitao e treinamento de 25 educadores

2.1 Elaborao e planejamento do curso; 2.2 Realizao de aulas.

14 Oramento do Projeto
Considerando as principais atividades estabelecidas em cada objetivo especfico, indique o valor do investimento solicitado Empresa, assim como a contrapartida da organizao e os recursos provenientes de outras fontes (se for o caso). Como contrapartida, podero ser computados os valores estimados das instalaes, materiais e equipamentos da organizao, cedidos ou utilizados na implantao do projeto, e tambm o valor das horas de trabalho da equipe tcnica, desde que esses itens no estejam includos no investimento solicitado.

10

ROTEIRO APRESENTAO DE PROJETOS SOCIAIS

EXEMPLO DE TABELA PARA ORAMENTO DE PROJETO:


1. CUSTOS FIXOS 1.1 Aluguel de Imveis 1.2 Conta de Luz 1.3 Conta de gua 1.4 Conta de Telefone 1.5 IPTU Sub-total 1 2. PESSOAL 2.1 Coordenao Geral 2.2 Administrao 2.3 Auxiliar de Escritrio 2.4 Monitores 2.5 Servios de Terceiros Sub-total 2 3. MANUTENO 3.1 Obras/Reparos 3.2 Assistncia Tcnica 3.3 Auxiliar de Escritrio Sub-total 3 4. MATERIAL 4.1 Material de Escritrio 4.2 Material de Higiene 4.4 Uniformes 4.5 Equipamentos Sub-total 4 5. TRANSPORTE 5.1 Gasolina 5.2 Estacionamento 5.3 nibus, Txi, Outros Sub-total 5 6. ALIMENTAO 6.1 Alimentao fora Instituio 6.2 Alimentao dentro Instituio Sub-total 6 7. OUTROS GASTOS Total Geral Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 1 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 2 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 3 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 4 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 5 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Ms 6 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00 R$0,00 R$0,00 Total 1 Sem. R$0,00

11

You might also like