You are on page 1of 1

A Importncia do Bom Cadastro (1)

O cadastro a pea principal para uma boa anlise de crdito. Tenho visto coisas absurdas no que tange ao cadastro em algumas empresas. Resolvi escrever algumas dicas e informaes teis a respeito de como se elaborar um cadastro para que o mesmo seja um aliado, e no mais um conjunto de informaes desconexas e sem utilidade prtica. Para comear, o bvio: todos, exatamente todos, os campos devem ser preenchidos. Se existe alguma coisa mais intil em servios de natureza administrativa, esta coisa deve ser o no preenchimento de uma informao. Se ela foi solicitada, no mnimo, deve ser colocada. Caso contrrio melhor elimin-la. Outro ponto de destaque para o limite de crdito. J vi coisas como:

Limite de crdito superior ao capital subscrito pela sociedade esse erro mais comum do se possa imaginar. Caso a empresa venha a enveredar por situaes financeiras delicadas, ela somente responder at o limite de seu capital; Cadastro no atualizado com as alteraes societrias quando um scio se retira da sociedade ou at mesmo quando a empresa passa a ter outros objetivos em sua nova trajetria, o analista de crdito deve levar em conta essas importantes informaes para avaliar melhor o crdito;

Demora excessiva no envio de informaes sejam elas contbeis ou extra-contbeis, o mero fato da demora remete a empresa para uma zona de maior risco na concesso de crdito. Muitas pessoas alegam que o balano no Brasil pea de fico cientfica. Qualquer analista medianamente informado, e formado, consegue estabelecer relaes entre as modificaes patrimoniais entre um perodo e outro e perceber se o balano fraudado. Portanto, quer seja pela demora, quer seja pela qualidade das informaes no remetidas, a empresa ser penalizada. Tanto a qualidade das informaes, quanto a rapidez da mesma devem ser contemplados na ficha cadastral;

Carncia absoluta de dados estratgicos como foi dito, o cadastro fundamental. Assim, nele deveriam constar informaes sobre a tecnologia da empresa (se atual ou obsoleta), sobre o corpo gerencial (se profissional ou familiar), sobre o principal gestor (se do tipoone man show ou administrador de fato) e, principalmente, de dados extra-contbeis, como riqueza dos scios x riqueza da empresa. Esta ltima, seguramente, dar uma informao riqussima que indicar em casos agudos, como dever agir o principal acionista ou proprietrio.

No Brasil, nos estamos anos-luz frente de outros pases na anlise e concesso de crdito. At mesmo pela descrena que as peas contbeis tem o Brasil, o crdito teve de beber gua em outras fontes. Oxal, um dia em nosso pas que as demonstraes financeiras de qualquer empresa possam ser de uma utilidade mpar no processo decisrio sobre sua situao econmico-financeira. E isto no est longe, alis, bem prximo. Com a informatizao do proceso fiscal das empresas, via NFe e SPED Fiscal e Contbil, no mais ser um sonho de uma noite de vero. Ento, devemos nos esforar para, dentro deste ambiente, tirarmos o mximo de informaes para proporcionar mais segurana a quem concede crdito. O mais importante desse processo a separao dos clientes em categorias de risco. Essa idia requer uma metodologia de classificao. Dentre elas existe uma chamada RISC (Reestrutura Interna da Segurana do Crdito) que visa classificar cada cliente numa categoria e atribuir-lhe um grau de risco. Assim, termina aquela polmica na empresa entre dar crdito ou no para um cliente. Se ele estiver acima do limite de risco que a empresa quer correr, de duas uma: ou no se vende ou se vende com pagamento antecipado. Alm disso, preos diferentes podero ser praticados para cada cliente, bem como condies de pagamento e procedimentos de cobrana. Com um bom cadastro e com uma metodologia de classificao de risco a empresa tratar clientes diferentes de modo diferente, terminando com a tremenda injustia que se comete hoje onde, paradoxalmente, os inadimplentes tm mais direitos e regalias frente aqueles clientes fiis e que honram seus compromissos. Pense nisso e mude sua atitude!

You might also like