You are on page 1of 2

2.

(Fuvest-SP) Ao longo da Idade Mdia, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizaes, s quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizaes, bastante diferentes da Ocidental, contriburam significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do sculo XI, e para o advento da Modernidade no sculo XV. a) Quais foram essas civilizaes? b) Indique suas principais caractersticas

6. (UFJF-MG) O islamismo, religio fundada por Maom e de grande importncia na Unidade rabe, tem como fundamento: a) o monotesmo, influncia do cristianismo e do judasmo, observado por Maom entre povos que seguiam essas religies. b) o culto dos santos e profetas atravs de imagens e dolos. c) o politesmo, isto , a crena em muitos deuses, dos quais o principal Al. d) o princpio da aceitao dos desgnios de Al em vida e a negao de uma vida ps-morte. e) a concepo do islamismo vinculado exclusivamente aos rabes, no podendo ser professado pelos povos inferiores.

8. (Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Mdia, em que o poder poltico confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existncia de seitas rivais como: a) politestas e monotestas b) sunitas e xiitas c) cristos e muezins d) sunitas e cristos e) xiitas e politestas

9. UECE Na origem do chamado cisma do Oriente, pode-se assinalar corretamente: a) as desavenas entre os membros da hierarquia catlica e o Imperador bizantino diziam respeito cobrana das indulgncias e corrupo dos bispos; b) significou o aparecimento de inmeras seitas reformadas, que se desligaram da Igreja romana; c) no Imprio Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promovia um excessivo culto aos dolos e s imagens; d) em Bizncio, ao contrrio do cristianismo ocidental, as imagens e os dolos dos santos no eram objetos de adorao e culto. 18. UFRN A expanso do Imprio Muulmano, durante a poca medieval, est ligada ao crescimento do Islamismo. Pode-se afirmar, tambm, que a expanso muulmana: a) criou um intercmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento da produo, a difuso de tcnicas e a propagao de mercadorias; b) exerceu uma grande influncia sobre as crenas do Oriente, sendo a principal fonte de desenvolvimento do monotesmo no Imprio Bizantino; c) decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produo de seda, comercializada pelas tribos da Pennsula Arbica; d) resultou de um processo de unificao poltico-administrativa das diversas tribos arbicas que lutavam contra a dominao da Igreja Catlica. 18. UFRN A expanso do Imprio Muulmano, durante a poca medieval, est ligada ao crescimento do Islamismo. Pode-se afirmar, tambm, que a expanso muulmana: a) criou um intercmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento da produo, a difuso de tcnicas e a propagao de mercadorias; b) exerceu uma grande influncia sobre as crenas do Oriente, sendo a principal fonte de desenvolvimento do monotesmo no Imprio Bizantino; c) decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produo de seda, comercializada pelas tribos da Pennsula Arbica; d) resultou de um processo de unificao poltico-administrativa das diversas tribos arbicas que lutavam contra a dominao da Igreja Catlica.

47. UEM-PR
Justiniano queria uma Igreja unificada, para poder us-la como apoio para seu governo. A boa estrutura administrativa da Igreja podia contribuir muito neste sentido. Isto explica o seu cesaropapismo, isto , a constante interveno no domnio da Igreja. Para no desagradar ao papa, procurou conciliar a heresia do monofisismo com a ortodoxia defendida pela Igreja. Mas acabou colocando sob sua influncia o prprio papa e, conseqentemente, a Igreja do ocidente, que passou a assumir traos caractersticos da Igreja do oriente.
ARRUDA. 1986, p. 297.

Conforme o texto, pode-se dizer que: 01. o imperador Justiniano buscava apoio na Igreja para governar; 02. as igrejas do imprio bizantino possuam boas estruturas arquitetnicas e administrativas; 04. o cesaropapismo significa que as terras pertencentes Igreja eram cobiadas e invadidas pelo imperador; 08. a interveno do imperador nos assuntos da Igreja denomina-se cesaropapismo; 16. os monofisistas eram ortodoxos; 32. os ortodoxos eram considerados hereges pela Igreja; 64. a igreja defendia os monofisistas. D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 82. UFMS Sobre o Imprio Bizantino, durante algum tempo tambm chamado de Imprio Romano do Oriente, correto afirmar que: 01. a herana da filosofia grega, de enorme influncia na sociedade bizantina, contribuiu para a existncia de um ambiente de debates em torno de temas religiosos, a exemplo da origem e natureza de Jesus Cristo; 02. as Cruzadas contriburam para sua decadncia, pois causaram a reabertura do Mediterrneo aos mercados ocidentais, um maior contato entre os mundos cristo ocidental, muulmano e bizantino e o aumento do anti-semitismo na Europa; 04. a civilizao bizantina exerceu pouqussimas influncias culturais sobre as sociedades medievais, principalmente sobre as eslavas; 08. em 1453, Constantinopla foi conquistada pelos turcos otomanos, liderados pelo sulto Maom II, sendo transformada na capital do Imprio Otomano, momento em que seu nome foi mudado para Istambul; 16. a arte bizantina foi marcada pela fuso de elementos culturais asiticos, gregos e latinos, condicionados pelo Cristianismo. D, como resposta, a soma das alternativas corretas.

You might also like