You are on page 1of 13

Gagueira... o que, mesmo?!?

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly1

A centopia vivia muito feliz At que o Sapo, gracejando, Disse: Por favor, com que perna a senhora inicia sua marcha? E a cabea da centopia ficou num tal estado, que ela se deitou perturbada Numa vala Pensando em como faria para andar... (Irwin, 1983)

A gagueira um quadro dos mais comuns na clnica fonoaudiolgica. No sendo fonoaudiloga, mas estudando a gagueira j h doze anos, acompanho a formao destes profissionais e percebo que muitos mitos permanecem na prpria Fonoaudiologia, a despeito de tantos estudos. Este artigo pretende discutir um pouco acerca destes mitos, a partir da fala de alunas do quarto ano do curso de Fonoaudiologia2, e estabelecer alguns parmetros para sua definio. No se pretende aqui nenhuma originalidade, apenas um espao de reflexo que sirva de auxlio principalmente para os que esto entrando em contato com o tema pela primeira vez. A definio da gagueira sempre se mostrou uma dificuldade, por ser muito fcil escorregar da definio etiologia, tomando-se uma coisa pela outra. Em 2001, antes de qualquer informao, baseando-me no que j deveriam conhecer sobre o assunto e em alguns textos que lhes passei3, perguntei informalmente s alunas: O que gagueira?. Apresento a seguir as respostas,
Mestre Psicologia Clnica (PUCCAMP), Doutora Psicologia Clnica (PUC-SP), Docente da PUCSP do curso de Fonoaudiologia, Psicloga Clnica. 2 Estas disciplinas so optativas, escolhidas pelas alunas no ltimo ano de curso. Este artigo discute as colocaes das alunas em 2001 e 2002. Em 2001, a disciplina se chamava Gagueira: definio, etiologia, teraputica e compreenso psicanaltica e em 2002, Estudo psicanaltico da gagueira. 3 Jakubowicz (1983), Meira (1983), Friedman (1986), Bloodstein (1995).
1

que devem ser tomadas como disparador para as questes que vou desenvolver e no como dados de uma pesquisa, por no ser esta a inteno. H conflito emocional, pode surgir por freqentes interrupes e cortes dos pais, no ocorre pela tentativa da criana em adquirir um padro adulto de fala; Alterao do ritmo de fala desencadeada por algum fator emocional, difcil definir, mais fcil descrever; Diversas possibilidades de origem, talvez existam gagueira de diferentes caractersticas, com origens diversas; No posso concluir qual a definio da gagueira, pois h muitas teorias que tentam explicar seu surgimento, mas no a definem; A gagueira muito bem descrita, porm ningum define o que , o que causa. Um fator muito relevante a dvida de para qual profissional encaminhar um gago, como trabalhar com a gagueira (ou com o gago), o que fazer para melhorar a gagueira ou o que fazer para a pessoa aceitar sua gagueira; uma desordem de fala e tem seu ritmo alterado. Parece que a explicao da gagueira est na juno de todas (as teorias) que j existem mais aquelas que vo aparecer; Eu acredito em todas as teorias. Acho que o gago tem um componente psicolgico intervindo, tem uma tenso nos msculos, tem um conflito entre falar e no falar, angstia, medo, frustrao. Porm, um gago no precisa necessariamente apresentar todos esses sintomas; Todas as definies apresentam concordncias e crticas, mas nenhuma define com exatido o tema proposto e deixam muitas dvidas e questes que no foram respondidas; Todas as teorias apresentadas apenas caracterizam a gagueira; porm nem todas definem; uma manifestao na fala do sujeito, que tem como caracterstica uma srie de alteraes, como bloqueios, prolongamentos, hesitaes, que podem ou no vir acompanhadas de manifestaes corporais (tiques). Na gagueira, h muitos componentes do nvel psquico

que ajudam na instalao dela e eu estes componentes podem ou no estar relacionados histria primitiva do sujeito; Existe na gagueira uma questo de denominao, tanto pelo sujeito quanto pelo outro, dando a ela uma conotao subjetiva; No h uma definio, o que tem apenas uma caracterizao do problema por vrios autores; Cada caso um caso, depende de cada gago, pois a gagueira se manifesta diferente em cada gago; Gagueira dificuldade! A primeira idia que me veio ao ler as respostas das alunas foi que lhes era difcil at mesmo definir o que significa definir. Pareciam no conseguir entender que definir descrever, caracterizar. Logo, a descrio das caractersticas de quem gagueja j uma definio, no podendo ser considerada como um tipo de. O contedo das respostas girou em torno do receio de dar uma definio. Em apenas duas delas, pudemos ver um esboo disto. Tal fato parece ter decorrido da expectativa das prprias alunas em relao possibilidade de existir uma definio padro e que eu, como professora, poderia sab-la. Ressalto aqui, como um fato curioso, que mesmo no ltimo ano as alunas tivessem esta expectativa, o que poderia ser entendido como fruto do prprio tema. Para o leitor desavisado (das teorias), mesmo estudante de Fonoaudiologia, passa a sensao de que no saber definir a gagueira decorrente de sua incompetncia e no da variabilidade terica. Quando questionei as alunas a respeito das colocaes que fizeram, foi isto que revelaram. Voltarei a isto mais frente.

No ano de 2002, com nova turma, algumas mudanas na organizao da disciplina, mas com a mesma questo, O que gagueira?. As respostas foram: um distrbio que ocorre na fala de uma pessoa, caracterizado por disfluncias como repeties, interrupes e algumas vezes com movimentos associados; um distrbio da fluncia com interrupes no fluxo da fala. Essa gagueira est relacionada com prolongamentos, repeties e outros; A gagueira caracterizada por pausas, omisses, repeties que ocorrem na fala de uma pessoa, que no consegue ter um controle disso; Gagueira um disturbio da fala. Ela caracterizada por repeties, pausas prolongadas, interrupes, etc. Para que haja gagueira, o indivduo precisa se achar gago; um distrbio da fluncia, que pode ser marcado por pausas, prolongamentos, interrupes na fala do indivduo e que podem vir ou no acompanhadas por movimentos associados. Para um gago preciso considerar-se gago e suas causas so bastante discutidas; Um distrbio da fluncia da fala que no se manifesta apenas na fala, se manifesta no corpo inteiro. Ela faz parte do sujeito. Na fala, se caracteriza por pausas, repeties; uma alterao na fluncia da fala, uma disfluncia patolgica; Gagueira se caracteriza por uma fala disfluente, ou seja com pausas, prolongamentos, hesitaes; um distrbio na fluncia da fala e pode aparecer como pausas, hesitaes, prolongamentos; A gagueira um sintoma que aparece na fala do sujeito; uma disfluncia que ocorre na fala do sujeito, acompanhada ou no de movimentos associados tanto corporais como faciais, ocorrem prolongamentos, bloqueios, hesitaes, repeties e alteraes na respirao. Como consenso, dessa vez, a caracterizao da gagueira como prolongamentos, hesitaes, repeties, bloqueios, com ou sem movimentos associados. E apenas uma delas

uma aluna que j havia atendido um gago a constatao de que o gago deve se perceber como tal. Ao ver as respostas deste ano, veio-me rapidamente mente um texto de Barros & Friedman (2000), em que aparecem os no ditos importantes acerca da gagueira, a partir de um trecho da fala dos fonoaudilogos4: A proposta de definio de gagueira pressupe uma fala normal, j que um distrbio e que uma disfluncia patolgica; - Quem fala tem controle do que faz e quem gagueja perde o controle. Ou seja, quem no gagueja controla a fala. Concordo com Friedman (1992, 1997, 1998, 1999) quando aponta para a ideologia do bem falar que perpassa o imaginrio social. Pelas colocaes acima, podemos observar que, para o senso comum, o gago aquele que perde as rdeas da boa conduo da fala, tornando-se um mau falante. Nada mais lhe resta a no ser buscar controlar o ato da fala, qual um exerccio, insistindo em falar direito, e falhando a cada tentativa... Se ao final do curso de Fonoaudiologia, as alunas continuam a ter esta viso da gagueira indefinvel e resultado de um descontrole do ato de fala hora de repensarmos um pouco os ns tericos (e mesmo ns, como tericos) e esboar algumas sadas. Voltemos definio, retomando apenas algumas delas, percorrendo outras reas que no s a Fonoaudiologia5: Bloch (1968, pp. 129-134, passim) faz vrias consideraes:

A gagueira um grito de socorro revelador de conflitos subjacentes.

a gagueira definida como um distrbio da fluncia que se caracteriza por interrupes anormais no fluxo da fala, sendo geralmente experienciada pelo indivduo que gagueja como uma perda de controle, j que involuntria (Friedman, 2000, p. 336).

A gagueira no uma maneira de falar, mas uma maneira de ser e sentir. Na realidade, no existe gagueira. Existem gagueiras. A gagueira mais desordem da personalidade que da fala.
Ora, pouco pode se delimitar da gagueira em si, pois quase todos os transtornos mentais podem ser assim colocados ou caracterizados. Em Johnson (1942), podemos encontrar que a gagueira um distrbio avaliativo dos pais em relao disfluncia expressa pelo filho. Ou seja, a gagueira comea no ouvido dos pais, principalmente naquela poca em que a criana apresenta mais disfluncias, no perodo de aquisio da linguagem; Bloodstein (1995, p. 09) faz a seguinte colocao: no temos nenhuma

definio operacional que sirva para caracterizar as respostas de gagueira de uma forma totalmente satisfatria.
O autor descarta todas as tentativas possveis de definio, at mesmo a que estamos buscando; Para Sheehan (1953), a gagueira um conflito de aproximao-evitao, um problema psicolgico. Em outras palavras, a gagueira o que lhe causa, o que no a define; Em 1964, Wingate estabeleceu uma definio que ainda considerada como a mais exata, de acordo com Meira (1998):

O termo gagueira significa: interrupo na fluncia da expresso verbal que caracterizada por repeties ou prolongamentos involuntrios, audveis ou silenciosos, na emisso de pequenos elementos da fala, chamados: sons,
Em momento algum pretendo esgotar as muitas possibilidades que j foram oferecidas pela literatura ao definir a gagueira. As definies aqui tm o objetivo de ilustrao da problemtica exposta.
5

slabas e palavras de uma slaba. Estas interrupes usualmente ocorrem com freqncia ou tm carter marcante e no so prontamente controladas. Algumas vezes as interrupes so acompanhadas por atividades acessrias envolvendo o aparelho fonador relacionado ou no com estruturas corporais ou emisses de fala estereotipadas. Estas atividades aparentam ser uma luta relacionada fala. Tambm h, no infrequentemente, indicaes ou relatos da presena de um estado emocional que varia de uma condio geral de excitao ou tenso para emoes mais especficas de natureza negativa, tais como medo, embarao, irritao, etc. A fonte imediata de gagueira alguma incoordenao expressa no mecanismo perifrico da fala: a causa presentemente desconhecida e pode ser complexa ou composta (Wingate, 1964, p. 484);
A definio bastante ampla, caracterizando a gagueira e apresentando fatores desencadeantes sem uma teoria especfica o que permite sua utilizao por muitas reas alm de uma linguagem acessvel a qualquer leitor. Ajuriaguerra (1980, p. 320), no Manual de Psiquiatria Infantil, assim coloca:

A tartamudez ou gagueira um distrbio da fala que se caracteriza por repeties ou bloqueios que acarretam uma ruptura do ritmo e da melodia do discurso. So descritos classicamente dois tipos tartamudez: a clnica (stuttering) e a tnica (stammering), que normalmente encontram-se

associadas. A primeira caracteriza-se por repeties mais ou menos longas dos fonemas, especialmente do primeiro, s vezes com emisso de um fonema parasita; a tartamudez tnica, por uma parada de emisso, acompanhada de sincinesias mais ou menos importantes e de reaes emocionais. Os movimentos associados e os distrbios respiratrios so considerados como as conseqncias secundrias desta afeco.
A definio bastante extensa e faz uma subdiviso que, na rea fonoaudiolgica pouqussimo utilizada. Para as pessoas que no so desta rea, tal caracterizao permanece, porm, como a mais correta, pelo peso que tem o autor para a discusso das psicopatologias infantis. Jakubowicz (1983, p. 19) diz que a gagueira se divide em fenmenos observveis

repetio ao nvel do fonema, da slaba ou do sintagma, alongamento de sons, bloqueios da fonao, posies articulatrias fixas, pausas estranhas fala, mudanas sbitas na tonalidade e na intensidade da voz, falha do ritmo, falta de sincronizao entre a respirao e a fonao, distores faciais e corporais, introduo sistemtica de pequenas frases ou interjeies,
e no observveis:

conflito entre falar e no falar, medo das palavras, sentimento de frustrao e vergonha, falta de confiana na sua habilidade para falar, ansiedade em situaes de fala, embarao, tenso, irritao e confuso, dvidas e ambigidades, autodefesa.

Da mesma forma que Ajuriaguerra (1980), temos uma descrio bastante acurada. S que ao dividir o fenmeno, a autora pode dar a idia de que os dois momentos se do em separado, o que no a realidade. Alm disso, fenmenos observveis e no observveis se retro-alimentam, criando e definindo a gagueira. Finalmente, em Grnspum (1987, p. 10), tambm se referindo aos quadros psicopatolgicos infantis:

Nos distrbios de linguagem, enquadra-se a gagueira que distrbio de ritmo. A gagueira prende-se muito diretamente a fatores de ordem emocional. Geralmente, ela se inicia por imitao, em casa ou na escola. Com a atitude da famlia de ansiedade, de correo, de afastamento do gago do convvio com os outros aumenta a dificuldade da fala.
O autor, bastante conhecido na psiquiatria infantil brasileira, faz colocaes que podem ser afeitas gagueira ou no. No s a gagueira um distrbio de ritmo e se o , como? Alm disso, muitos quadros esto ligados a fatores emocionais e a questes familiares. A imitao parece aparecer como um fator a isentar o gago de sua prpria gagueira, o que complica ainda mais esta definio que no caracteriza a gagueira em si, apenas fala de situaes associadas a ela. Estas poucas definies que, como avisei, so algumas delas, do indcios do quanto difcil expor sobre o assunto sem gerar uma srie de dvidas; o que, alis, as prprias alunas indicaram e alguns tericos tambm (Meira, 1983; Friedman, 1986). Em comum, temos a descrio dos bloqueios, hesitaes, repeties, ainda que tais comportamentos estejam associados palavra distrbio;

e se distrbio porque h a possibilidade de se falar bem, sem disfluncias, sem gaguejar. Gagueira no pode ser considerada como um distrbio da fala, j que no h fala correta nem incorreta. Talvez um distrbio que pode ocorrer na fala, ainda mais porque a fala comum cheia de desvios, de bloqueios, hesitaes. Poderamos, em relao gagueira, falar de um aumento da freqncia de disfluncias. Acontece, porm, que disfluir perdoando-se o neologismo para l de usual. Quanto mais ansiosos, tensos e temerosos estivermos, e mais importante ou difcil o assunto, mais disfluiremos. Os fatores emocionais (tenso, medo, ansiedade) so fundamentais manuteno da gagueira, mas isto uma realidade em quaisquer atos humanos. Ainda assim, alguma definio deve ser estabelecida, principalmente porque do diagnstico que advm a teraputica. Muitos gagos procuram por uma soluo, carregados de muito sofrimento, e o terapeuta s poder chegar a algum lugar se souber do que se trata a questo trazida; mesmo que aponte para uma teraputica que no cura a gagueira em si, mas a relao do gago com a mesma. Neste sentido, deixo alguns parmetros, que poderiam ser considerados: - definir a gagueira uma descrio, uma caracterizao; - repeties e prolongamentos involuntrios so necessrios e suficientes para o diagnstico; - h um esforo do gago no sentido da fluncia, que no existe nos no gagos, fato que no percebido nem pelos gagos nem pelos no gagos; - a fala percebida como gaga a partir de: ocorrncia de repeties e prolongamentos audveis e a freqncia manifesta das repeties e prolongamentos; - a manifestao precisa da gagueira nica;

10

- fatores ambientais podem causar ou inibir a remisso da gagueira, levando sua persistncia ou prevenir que a gagueira ocorra mesmo em pessoas predispostas ou auxiliar em sua remisso; - nenhum fator, na vida do gago, pode ser visto como certeiro para causar/manter a gagueira: estrutura familiar, raa, cultura, sociedade, caractersticas familiares apesar da maior freqncia em famlias que j tm outros gagos; - gago quem se percebe como tal, sendo o fator subjetivo o mais importante para o diagnstico; - a gagueira est relacionada a uma histria particular do sujeito na construo de sua linguagem. Encerrando minhas colocaes, remeto-me centopia, que vivia feliz at que algum a interrogou sobre sua caminhada, impedindo-a de seguir sua trajetria. Para no repetirmos isto com a gagueira, lembremo-nos que, na gagueira, como j disse uma vez6, do gago que se trata!

GOMES (1995).

11

Referncias Bibliogrficas AJURIAGUERRA, J. de. (1980). Manual de Psiquiatria Infantil. So Paulo. Masson. BARROS, R. & FRIEDMAN, S. (2000). Concepes sobre fluncia: ideologias subjacentes. Distrbios da Comunicao. 11(2): 335-337. BLOCH, P. (1968). Problemas da voz e da fala. Rio de Janeiro. Ed. Letras e Artes. BLOODSTEIN, O. (1995). A handbook on stutrtering. London. Capman & Hall. FRIEDMAN, S. (1986). Gagueira: origem e tratamento. So Paulo. Summus. _____________. (1992). A construo do personagem bom falante. Tese (Doutorado). PUC-SP. Psicologia Social. _____________. (1997). Gagueira. In: LOPES F.., O. (ed.). Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo. Ed. Roca. _____________. (1998). Gagueira Comunicao. 10(1): 127-132. e Subjetividade. Distrbios da

_____________. (1999). Fluncia: normalidade e patologia. Distrbios da Comunicao. 11(1): 131-136. GOMES, R. E. O. (1995). Gagueira e Identificao sexual: reflexes tericoclnicas. Anais: I CONGRESSO MINEIRO DE PSICOLOGIA. 16/ Setembro. Belo Horizonte. GRNSPUM, H. (1987). Distrbios Psiquitricos da Criana. Rio de Janeiro. Atheneu. IRWIN, A. (1993). Gagueira. So Paulo. Martins Fontes. JAKUBOWICZ, R. (1983). A gagueira: teoria e tratamento de adultos e crianas. Rio de Janeiro. Antares.
12

JOHNSON, W. et al. (1942). A study of the onset and development of stuttering. Journal of Speech Disorders. 7: 251-257. MEIRA, M. I. M. (1983). Gagueira: do fato para o fenmeno. So Paulo. Cortez. ______________. (1998). Gagueira. In: GOLDFELD, M. Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. SHEEHAN, J. (1953). Theory and treatment of stuttering as an approachavoidance conflict. Journal of Psychology. 36: 27-49. WINGATE, M. A. (1964). A standard definition of stuttering. Speech and Hearing Disorders. 29: 484-489. Journal of

13

You might also like