You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 01818/08 Pg. 1/2 ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL MUNICPIO DE BANANEIRAS PRESTAO DE CONTAS DA PREFEITA, SENHORA MARTA ELEONORA ARAGO RAMALHO, RELATIVA AO EXERCCIO FINANCEIRO DE 2007 PARECER FAVORVEL, NESTE CONSIDERANDO O ATENDIMENTO INTEGRAL S EXIGNCIAS DA LRF, COM AS RESSALVAS DO PARGRAFO NICO DO ART. 124 DO RITCE-PB APLICAO DE MULTA NO CONHECIMENTO DA DENNCIA FORMALIZADA ATRAVS DO PROCESSO TC 01176/08 - RECOMENDAES. RECURSO DE RECONSIDERAO CONHECIMENTO NO PROVIMENTO.

ACRDO APL TC 748 / 2011


RELATRIIO RELATR O
Esta Corte de Contas, na Sesso Plenria realizada em 01 de dezembro de 2010, nos autos que tratam da anlise da Prestao de Contas da Prefeita Municipal de BANANEIRAS, Senhora MARTA ELEONORA ARAGO RAMALHO, relativa ao exerccio de 2007, decidiu (fls. 2852), atravs do Parecer PPL TC 242/2010, emitir, unanimidade, parecer favorvel s contas prestadas e, do Acrdo APL TC 1150/2010 (fls. 2853/2854), in verbis: 1. APLICAR multa pessoal a Senhora MARTA ELEONORA ARAGO RAMALHO, no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), em virtude da no realizao de licitaes em ocasies em que estas se mostraram necessrias, bem como pela acumulao indevida de cargos pblicos, configurando a hiptese prevista nos termos do artigo 56, inciso II, da LOTCE (Lei Complementar 18/93) e Portaria 39/2006; 2. ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias para o recolhimento voluntrio da multa ora aplicada, aos cofres estaduais, atravs do FUNDO DE FISCALIZAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA MUNICIPAL, sob pena de cobrana executiva, desde j recomendada, inclusive com a intervenincia da Procuradoria Geral do Estado ou da Procuradoria Geral de Justia, na inao daquela, nos termos dos pargrafos 3 e 4, do artigo 71 da Constituio do Estado, devendo a cobrana executiva ser promovida nos 30 (trinta) dias seguintes ao trmino do prazo para recolhimento voluntrio, se este no ocorrer; 3. NO CONHECER da denncia formalizada atravs do Processo TC 01176/08, uma vez que se trata de matria exaurida no mbito federal, qual seja, pelo Ministrio da Previdncia Social, segundo se entende das concluses apostas pela Auditoria; 4. RECOMENDAR Edilidade, no sentido de que no mais repita as falhas verificadas nos presentes autos, especialmente aquelas referentes infringncia aos princpios constitucionais e administrativos, bem como sistemtica de contabilizao da receita pblica, sob pena de serem consideradas em situaes futuras. Inconformada com a deciso, a interessada interps, por intermdio de seus procuradores legais, o presente Recurso de Reconsiderao, de fls. 2860/2864, que a Auditoria analisou e concluiu pelo conhecimento do Recurso, negando-lhe provimento (fls. 2870/2872).

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 01818/08 Pg. 2/2

Foi solicitada prvia oitiva ministerial e esta opinou, atravs do ilustre Procurador Geral Marcilio Toscano Franca Filho, em preliminar, pelo CONHECIMENTO do Recurso de Reconsiderao, consubstanciado no Documento TC 726/11, interposto pela Senhora Marta Eleonora Arago Ramalho, na condio de Prefeita Municipal de Bananeiras e, no mrito, pelo seu NO PROVIMENTO, mantendo na ntegra o teor do Acrdo APL TC 1150/2010 e Parecer PPL TC 242/2010. Foram feitas as comunicaes de praxe. o Relatrio.

PROPOSTA DE DECIISO PROPOSTA DE DEC SO


Verifica-se que o recurso foi interposto por parte legtima e dentro do prazo legal estabelecido e, portanto, tempestivo, merecendo ser conhecido e, quanto ao mrito, verifica-se que a recorrente se limitou a requerer a desconsiderao da penalidade aplicada, sem, contudo, demonstrar razes para afastar as pechas que motivaram tal imposio, mostrando-se, por isto mesmo, insuficiente para reformar as decises atacadas. Isto posto, o Relator prope aos integrantes do Tribunal Pleno que, em preliminar, CONHEAM do Recurso de Reconsiderao interposto, por preencher os requisitos de legitimidade e tempestividade e, no mrito, NO LHE CONCEDAM PROVIMENTO, mantendo-se intactas as decises guerreadas (Parecer PPL TC 242/2010 e Acrdo APL TC 1150/2010). a Proposta.

DECIISO DO TRIIBUNAL DEC SO DO TR BUNAL


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 01818/08; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta; ACORDAM os MEMBROS do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade, com a declarao de impedimento do Conselheiro Arnbio Alves Viana, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, na Sesso desta data, em CONHECER do Recurso de Reconsiderao interposto, por preencher os requisitos de legitimidade e tempestividade e, no mrito, NO LHE CONCEDER PROVIMENTO, mantendo-se intactas as decises guerreadas (Parecer PPL TC 242/2010 e Acrdo APL TC 1150/2010).
Publique-se, intime-se e registre-se. Sala das Sesses do TCE-Pb - Plenrio Ministro Joo Agripino
Joo Pessoa, 21 de setembro de 2011. _____________________________________ Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente _________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator ___________________________________________ Dr. Marclio Toscano Franca Filho Procurador Geral do Ministrio Pblico Especial Junto ao Tribunal

rkro

You might also like