You are on page 1of 24

17/08/2011

SISTEMA DE INFORMAO UNIDADE CHACARA -

PROF. EMANUEL MATOS


E M A N U E L . U N I P @ G M A I L . C OM - AULA 1

SISTEMAS
O que um sistema
Se recorrermos ao dicionrio, podemos encontrar dezenas de conceitos. Vejamos alguns, retirados do dicionrio Aurlio de lngua portuguesa: 1. Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relao. 2. Disposio das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada: sistema penitencirio; sistema de refrigerao. 3. Reunio de elementos naturais da mesma espcie, que constituem um conjunto intimamente relacionado: sistema fluvial; sistema cristalino. 4. O conjunto das instituies polticas e/ou sociais, e dos mtodos por elas adotados, encarados quer do ponto de vista terico, quer do de sua aplicao prtica: sistema parlamentar; sistema de ensino. 5. Reunio coordenada e lgica de princpios ou ideias relacionadas de modo que abranjam um campo do conhecimento: o sistema de Kant; o sistema de Ptolomeu.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 25).

17/08/2011

SISTEMAS
6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Conjunto ordenado de meios de ao ou de ideias, tendente a um resultado; plano, mtodo: sistema de vida; sistema de trabalho; sistema de defesa. Tcnica ou mtodo empregado para um fim precpuo: sistema Taylor (de Frederick W. Taylor, 1856-1915); sistema Braille (de Louis Braille, 1809-1852). Modo, maneira, forma, jeito: Adotou um novo sistema de pentear os cabelos. Complexo de regras ou normas: um sistema de futebol; um sistema de corte e costura. Qualquer mtodo ou plano especialmente destinado a marcar, medir ou classificar alguma coisa: sistema mtrico; sistema decimal. Anat. Conjunto de rgos compostos dos mesmos tecidos e que desempenham funes similares. Ex.: o sistema nervoso. Biol. Coordenao hierarquizada dos seres vivos em um esquema lgico e metdico, segundo o princpio de subordinao dos caracteres. [E um produto da inteligncia humana, derivado da necessidade de compreender a natureza o mais prximo possvel da realidade.] Ling. A prpria lngua quando encarada sob o aspecto estrutural. Mus. Qualquer srie determinada de sons consecutivos.

13. 14.

Esta e uma pequena lista de possveis aplicaes da palavra sistemas.


(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 25).

SISTEMAS
Kenneth Boulding, um dos criadores da TGS, conceitua, de forma bem humorada, sistema como desta maneira: Um sistema e uma grande caixa preta, cujos fechos no podemos abrir, e tudo o que podemos descobrir reduz-se ao que entra e ao que sai. s vezes, a percepo de pares de entrada - sada, relacionados aos parmetros permite-nos relacionar uma entrada, uma sada e uma situao; mas, se nos faltar isto que os cus no permitam! , seremos obrigados a forar a tampa.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 26).

17/08/2011

SISTEMAS
S

Na figura, S e o nosso sistema em estudo, que esta sendo observado ou que ser objeto de implementao; A, B e C so subsistemas em um primeiro nvel da hierarquia; b1 e b2 so subsistemas de B, e c1 e c2 so subsistemas de C. Alm disso, a figura nos informa que esse sistema S faz parte de um ambiente (os sistemas que formam tal ambiente no foram listados!). S, juntamente com os demais sistemas do ambiente, formam o supersistema. (Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 27).

SISTEMAS
O que um Sistema?
Ambiente

Sinais de Feedback Sinais de Controle

Sinais de Feedback

Controle pela Administrao

Sinais de Controle

Entrada de Matrias-Primas Fronteira do Sistema

Processos de Fabricao

Sada de Produtos Acabados

Outros Sistemas

17/08/2011

SISTEMAS

PARAMETROS DE SISTEMAS Entradas e recursos: a diferena entre entrada e recurso e muito pequena. Uma maneira de ajudar a diferencialos e considerar que as entradas so passveis de transformao pelos subsistemas, enquanto os recursos so os elementos necessrios para que se de a transformao. Saidas e objetivos: as sadas so os resultados dos processos de transformao do sistema. Podem ser resultados fsicos, como um produto material, mas podem vir na forma de informaes, conhecimentos, deslocamentos, benefcios, servios e modelos. Processos de transformao: para que um sistema gere resultados a partir das entradas, so necessrias aes sobre as entradas, usando-se recursos. mas organizados, os processos de transformao geralmente agregam valor s entradas ao converte las em sada.

SISTEMAS
Ambiente:

PARAMETROS DE SISTEMAS

especificar o ambiente de um sistema significa, tambm, estabelecer os limites do sistema, e isso nem sempre e uma tarefa fcil. E importante chamar a ateno para o fato de que o termo ambiente esta sendo usado para caracterizar o ambiente externo, tambm chamado de meio ou meio ambiente. As entidades que fazem parte do meio ambiente de um sistema so aquelas que interagem com o sistema (trocam algum tipo de informao, energia e material) e que no so controladas pelo sistema. Portanto, nem toda entidade externa faz parte do ambiente do sistema. Feedback: o termo feedback esta relacionado ao termo controle. O objetivo de implantar tais mecanismos, principalmente em sistemas administrativos, e o de fiscalizar os fluxos de matria, energia e informao dentro do sistema e alertar sobre a necessidade de ao, quando os resultados que vm sendo obtidos no correspondem ao plano original. Em sistemas sofisticados, esse processo se faz de modo automtico, propiciando o autocontrole do sistema. Sistemas abertos so dinmicos e sujeitos a mudanas. Em um sistema dinmico, e necessrio rever periodicamente, ou continuamente, as sadas, visando a fazer as alteraes necessrias para continuar atendendo o ambiente. Os elementos de um sistema que permitem que o sistema permanea em equilbrio so controle e feedback.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 32).

17/08/2011

SISTEMAS

TIPOLOGIA DE SISTEMAS Concretos abstratos Os sistemas concretos (fsicos) so formados por equipamentos, mquinas, pessoas e, de um modo geral, de objetos e artefatos reais. J os sistemas abstratos so formados por smbolos que representam atributos e por objetos que podero existir apenas no pensamento do observador, analista ou projetista. So exemplos de sistemas abstratos as teorias, os conceitos, os planos, as hipteses e os modelos conceituais, dentro outros. Naturais artificiais2 Segundo a origem do sistema, podemos classifica-lo como natural, pois surge de processos naturais, como o sistema solar e o sistema ambiental (clima, solo). Esses sistemas tm suas origens na origem do universo, sendo resultados das foras e dos processos que caracterizam tal universo. J os sistemas construdos pelo homem so chamados de artificiais, ou sistemas fsicos projetados. So projetados como resultado de algum propsito estabelecido pelo homem, e existem para servir a esse propsito. Os sistemas de informao so exemplos de tais sistemas artificiais. E importante registrar que os sistemas abstratos tambm podem ser classificados como sistemas projetados. Estes representam um produto consciente da mente humana.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 33).

SISTEMAS
Abertos fechados

TIPOLOGIA DE SISTEMAS Quanto a interao com seu ambiente, os sistemas podero ser abertos, quando trocam algum tipo de matria, energia ou informao com o ambiente. Os sistemas classificados como fechados no sofrem influncia, nem influenciam o ambiente Homem maquina Graas a automao e a tecnologia da informao, os sistemas classificados como homem - mquina so referenciados com frequncia nos dias atuais: o papel de cada componente e perfeitamente definido. A mquina desempenha a funo de processador, mas e sempre o homem que prove a entrada inicial. As propriedades dos homens e das mquinas so combinadas: a mquina com sua capacidade iterativa de derivar solues de mquina e o homem com sua capacidade de raciocnio.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 34).

10

17/08/2011

SISTEMAS

PROPRIEDADES DOS SISTEMAS Adaptativo vs No Adaptativo Capacidade de adaptao ao ambiente ou no. Homeostase Refere-se a capacidade do sistema de retornar a um estado de equilbrio. Em sistemas naturais, essa capacidade e inerente ao sistema, mas, nos sistemas projetados pelo homem, tal retorno ao estado desejado de equilbrio esta diretamente relacionado ao mecanismo (sistema) de controle e feedback. E esse mecanismo que garantira ou no o retorno do sistema a um estado desejado. Sinergia e a propriedade do sistema em que as aes cooperativas de agentes independentes produzem efeitos totais maiores que as somas de seus efeitos tomados independentemente. Entropia esta diretamente relacionada aos sistemas administrativos e de informao. A entropia mede o grau de desordem de um sistema, e a forma de combater essa desordem se da atravs da informao. Muitos tipos de sistemas de informao tm como finalidade bsica diminuir a entropia dos sistemas administrativos.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 35).

SISTEMAS
CICLO DE VIDA

A origem da expresso ciclo de vida de um sistema talvez esteja ligada a idia de que os sistemas abertos (vivos) uma vez que trocam energia, material e informao com o meio possuem um ciclo semelhante aos organismos vivos, pois estes tambm so sistemas. Tais sistemas tm um ciclo natural de concepo desenvolvimento vida til morte. A Figura ilustra este ciclo.
(Audy, Jorge. Fundamentos de Sistemas de Informao. Bookman, 04/2011. p. 36).

12

11

17/08/2011

EXERCICIOS

1. Quais sao os parmetros considerados na especificacao de um sistema? 2. Conceitue sistema.

3. Qual e a diferenca entre recursos e entradas?


4. Para cada um dos sistemas a seguir, procure identificar os principais, objetos, processos e estados: a) maquina de lavar roupa; b) uma padaria.

INFORMAES VS DADOS
Dados So Conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos (Davenport e Prusak, 1988, p2) Informaes So dados com algum significado ou relevncia.

Dado
Data de nascimento : 07/12/1967 Soma de Preo Unitrio x Quantidade Medio x Mtrica de Temperatura = 38C Medio x Mtrica de Distncia = 200 km

Informao
Idade: 43 anos Valor Total da Fatura : R$ 2500,00 Quente Longe

14

13

17/08/2011

Dados versus Informaes

Relatrio Mensal Vendas - Regio Oeste Vendedor: Charles Mann Emp No. 79154 Item Quant. Preo Sapatos 1200 100

Histria do Papel dos Sistemas de Informao

1950-1960

1960-1970

1970-1980 Apoio Deciso

1980-1990 Estratgico e Usurio Final

1990-2000 Comrcio Electrnico

Processamento Relatrios Administrativos de Dados

Processamento Eletrnico de Dados

Sistemas de Informao Gerencial

Sistemas de Apoio Deciso

Computao do Usurio Final Inf. Executiva Sistemas Especialistas Inf. Estratgica

Empresa e Comrcio Eletrnicos Interconectados E-Business e ECommerce

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
O que so sistemas de informao
Um Sistema de Informaes combina Tecnologia da informao com dados, procedimentos para processar dados e pessoas que coletam e usam os dados.(Gordon) Pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam(ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informaes destinadas a apoiar a tomada de decises, a coordenao e o controle de uma organizao. (Laudon)
17

SISTEMAS DE INFORMAO
Os dados brutos (DATA) registrados num supermercado e depois organizados a produzir informaes teis (Information)

18

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
FUNES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Este Sistemas de Informaes (IS) com as atividades bsicas (Entrada/Input, Processamento/Processsing e Sada/Output)

SISTEMAS DE INFORMAO
FUNES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Coleta A coleta consiste na obteno e na codificao de dados que caracterizam entidades, eventos e previses de eventos que sejam de interesse da organizao. Os dados coletados so valores que determinados atributos da entidade ou evento apresentam em uma certa situao. Esses dados so codificados em uma forma armazenvel e manipulvel pelo sistema. Processamento O processamento transforma os dados de entrada em resultados ou dados de sada que sejam teis para a organizao. O processamento e constitudo por um conjunto de algoritmos que realizam operaes de acordo com os objetivos do sistema de informao, transformando os dados coletados e armazenados em dados de sada ou resultados.

20

19

10

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
FUNES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Armazenamento O armazenamento e responsvel pelo registro dos dados coletados e dos dados resultantes do processamento em um meio que permita sua recuperao para utilizao futura pela organizao. Os dados podero ser utilizados posteriormente na realizao de procedimentos de planejamento, organizao, direo e controle de eventos e processos de negcio.

Distribuio A distribuio faz a disseminao dos dados dentro e fora da organizao. A disseminao torna possvel o acesso aos dados por aqueles que necessitam e esto autorizados a fazerem seu uso.

SISTEMAS DE INFORMAO
FUNES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Retroalimentao ou feedback Alm das funes de coleta, processamento, armazenamento e distribuio dos dados, consideramos uma funo dos sistemas de informao a retroalimentaao ou feedback. A retroalimentacao propicia ao sistema de informao um mecanismo de controle que monitora as sadas, compara com os objetivos do sistema e ajusta ou modifica as atividades de coleta e processamento com o intuito de manter o sistema, atendendo aos requisitos para os quais foi desenvolvido.

22

21

11

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
FUNES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

SISTEMAS DE INFORMAO
COMPONENTES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Hardware O primeiro elemento e o conjunto de equipamentos empregados na coleta, processamento, armazenamento e distribuicao dos dados. O hardware inclui os computadores e seus perifericos (dispositivos de entrada, saida e armazenamento), bem como os dispositivos de interconexao e equipamentos de telecomunicacao como placas de rede, roteadores, hubs, antenas, satelites e outros.

Software
O software inclui sistemas operacionais, protocolos de comunicacao, sistemas gerenciadores de bancos de dados e aplicativos individuais, departamentais ou de gestao empresarial.

24

23

12

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
COMPONENTES DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Dados O terceiro componente engloba representacoes de fatos fisicos ou de previsoes de eventos que estao armazenadas no hardware, de forma a permitir seu processamento pelo software, incluindo, por exemplo, apontamentos de baixas de estoque ou estimativas de desempenho da equipe de vendas. Procedimentos E preciso considerar que os sistemas de informacao fazem parte de um contexto organizacional no qual as pessoas desempenham papeis diferentes, de acordo com uma hierarquia que estrutura niveis de autoridade e responsabilidade. Pessoas

As pessoas constituem o quinto elemento de um sistema de informacao e podem ser classificadas em dois grupos: os profissionais de sistemas de informao e os usuarios.

SISTEMAS DE INFORMAO
PERSPECTIVA DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

Sistemas de Informaes so muito mais que computadores. preciso entender as dimenses organizacional, humana e tecnolgica que os formam.

26

25

13

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO

COMPONENTES E CONTEXTO DE UM SISTEMAS DE INFORMAES

SISTEMAS DE INFORMAO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAES

Sistemas de Processamento de Transacoes (SPT) uma transacao e uma troca de informacoes que ocorre quando duas partes estao envolvidas em alguma atividade. As operacoes rotineiras que ocorrem em um ambiente organizacional envolvem tran- sacoes de diversos tipos: o fechamento de um pedido com um cliente, a matricula de um aluno em uma universidade, a emissao de uma receita por um medico ou a baixa de uma quantidade do estoque de uma materia-prima. As transacoes constituem os eventos basicos da vida de uma organizacao.

28

27

14

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAES

Sistemas de Informacao Gerencial (SIG) Os gerentes do nivel tatico de uma organizacao tem como responsabilidade a gestao de um conjunto de operacoes que dizem respeito a uma unidade organizacional como um setor, departamento ou divisao. Em geral, esses gerentes sao responsaveis pelo planejamento, organizacao, direcao e controle de tais opera- coes, de forma que determinadas metas sejam alcancadas. Alem disso, os gerentes estao preocupados com o cumprimento de determinados parametros de qualidade. Assim, esses gerentes tem a necessidade de acompanhar periodicamente os resultados da area sob sua responsabilidade. Esses resultados sao medidos semanal, mensal ou anualmente atraves de indicadores que sintetizam certos dados das transacoes realizadas na organizacao. Os Sistemas de Informacao Gerencial sao ferramentas para o controle das atividades rotineiras da organizacao.

SISTEMAS DE INFORMAO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAES

Sistemas de Informacao Executiva (SIE) Os gerentes do nivel estrategico de uma organizacao tem necessidade de informacoes diferenciadas em relacao aos demais niveis da empresa. Um executivo do nivel estrategico esta envolvido em situacoes relacionadas ao planejamento corporativo de longo prazo, onde as decisoes nao sao estruturadas e ha a necessi- dade de informacoes sobre a realidade da organizacao, mas, sobretudo, sobre a situacao e as tendencias do ambiente externo a organizacao. Os sistemas de informacao executiva (SIE) sao os sistemas de informacao que auxiliam os executivos do nivel estrategico da organizacao a tomar decisoes nao-estruturadas, a partir da disponibilizacao de um ambiente computacional e de comunicacao que permita facil acesso a dados internos e externos da organizao

30

29

15

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAES

Sistemas de Informacao Executiva (SIE) Os gerentes do nivel estrategico de uma organizacao tem necessidade de informacoes diferenciadas em relacao aos demais niveis da empresa. Um executivo do nivel estrategico esta envolvido em situacoes relacionadas ao planejamento corporativo de longo prazo, onde as decisoes nao sao estruturadas e ha a necessidade de informacoes sobre a realidade da organizacao, mas, sobretudo, sobre a situacao e as tendencias do ambiente externo a organizacao. Os sistemas de informacao executiva (SIE) sao os sistemas de informacao que auxiliam os executivos do nivel estrategico da organizacao a tomar decisoes nao-estruturadas, a partir da disponibilizacao de um ambiente computacional e de comunicacao que permita facil acesso a dados internos e externos da organizao

SISTEMAS DE INFORMAO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAES

32

31

16

17/08/2011

EXERCICIOS
1. Quais sao os objetivos dos sistemas de informacao? 2. Descreva as funcoes dos sistemas de informacao. 3. Descreva e exemplifique os componentes dos sistemas de informacao.

SISTEMAS DE INFORMAO
CICLO DE VIDA

Necessidade.
Embora no seja efetivamente uma etapa, a necessidade e o ponto de partida e o retorno do ciclo de vida dos sistemas de informao. As organizaes buscam os sistemas de informao com o intuito de solucionar problemas organizacionais. Esses problemas podem ser traduzidos por necessidades ou requisitos a serem atendidos. A implementao de sistemas de informao e ento um processo de mudana em que a organizao busca melhorar seu desempenho na relao com o ambiente em que atua. Existem quatro tipos de mudanas organizacionais propiciadas pela Tecnologia da Informao (Laudon e Laudon, 1998)

34

33

17

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
OPORTUNIDADES PARA IMPLANTAO

Quando identificar oportunidades implantao de sistemas de informao A gestao de estoques

para

Inicialmente o foco da gestao da producao foi a preocupacao com os estoques, no sentido de propiciar o atendimento da demanda a partir da pronta disponibilizacao dos produtos constantes dos pedidos dos clientes. Numa situacao em que o ciclo de vida dos produtos fosse medido em anos e as demandas se mantivessem com poucas variacoes, a gestao de estoques poderia ser relativa- mente simples e ter como objetivo o gerenciamento eficiente de grandes volumes de estoque necessarios para atender os pedidos dos clientes.
35

SISTEMAS DE INFORMAO
OPORTUNIDADES PARA IMPLANTAO

Quando identificar oportunidades implantao de sistemas de informao A gestao de estoques

para

Inicialmente o foco da gestao da producao foi a preocupacao com os estoques, no sentido de propiciar o atendimento da demanda a partir da pronta disponibilizacao dos produtos constantes dos pedidos dos clientes. Numa situa- cao em que o ciclo de vida dos produtos fosse medido em anos e as demandas se mantivessem com poucas variacoes, a gestao de estoques poderia ser relativamente simples e ter como objetivo o gerenciamento eficiente de grandes volumes de estoque necessarios para atender os pedidos dos clientes.
36

18

17/08/2011

SISTEMAS DE INFORMAO
OPORTUNIDADES PARA IMPLANTAO

O planejamento das necessidades de materiais O passo seguinte na evolucao dos modelos de gestao foi a preocupacao com o planejamento das necessidades de materiais como forma de minimizar os custos de estoques e produzir apenas o que e vendido.

SISTEMAS DE INFORMAO
OPORTUNIDADES PARA IMPLANTAO

Melhorar o Conhecimento do Mercado Aumentar a Capacidade de Resposta Aperfeioar as Comunicaes Persuasivas Melhorar a Seleo de Estratgias

38

37

19

17/08/2011

QUESTES
1. As entradas num sistema empresa podem ser: a. Produtos a serem vendidos. b. Matria-prima, equipamentos e energia. c. Servios que foram prestados. d. Salrio dos trabalhadores. e. N.D.A. 2. Os sistemas de suporte executivo ajudam a controlar e produzir: a. O desempenho de um departamento especfico. b. Informaes de escritrio. c. O planejamento estratgico da empresa. d. A nota fiscal de uma venda. e. N.D.A.

QUESTES
3. Atualmente as pessoas, mesmo que indiretamente, esto trabalhando com Sistemas de Informaes independente da sua profisso, isso pode ser percebido: a. No uso do telefone. b. No uso dos caixas eletrnicos de bancos e Internet. c. Na compra de um produto em uma pequena loja. d. Na participao de um evento de treinamento. e. N.D.A. 4. Para que as empresas possam atingir nveis superiores de produtividade e eficcia nas fbricas e escritrios necessrio: a. Comprar um computador. b. Contratar mais pessoal. c. Utilizar servios de consultores externos. d. Vender mais. e. Desenvolver uma ampla compreenso sobre Sistemas de Informao.

40

39

20

17/08/2011

QUESTES
5. O que a Teoria Geral de Sistemas?

6. Para que uma empresa utiliza um Sistema de Informao?

Verdadeiro ou Falso 7. Os Sistemas de Informao de uma empresa, quando desenvolvido, no deve ser mudado para o resto da vida da organizao. ( ) Verdadeiro ( ) Falso

RESPOSTAS

1 B 2. C 3. B 4. E 5. uma teoria interdisciplinar que possui a capacidade de transcender os problemas tecnolgicos e explicar cada rea com princpios gerais, bem como o uso de modelos, de maneira que todas as reas da cincia pudessem interligar as descobertas com conceitos comuns a todas. 6. Para melhorar o fluxo de informaes em toda a empresa e, a partir disso, usar melhor este fluxo para ser a base do processo de tomada de decises promovendo decises mais acertadas e uma melhor resposta ao mercado. 7. Falso

42

41

21

17/08/2011

CASE - ALTERANDO NEGOCIOS DA GE

Mudar para e-business e e-commerce para evitar que novos concorrentes no mercado virtual viessem a reduzir seus lucros. Mudar para e-business tornou-se uma diretriz imperiosa e todas as unidades de operaes da GE preocupam-se em integrar seus fornecedores e clientes aos processos internos da empresa.

ESTRATGIAS EMPRESARIAIS DESENVOLVIDAS PELO EX-PRESIDENTE JACK WELCH

Globalizao Servios e-business Programa de Qualidade Total (Seis Sigma)

22

17/08/2011

ESTRATGIA EMPRESARIAL JEFF IMMELT

Continua a aplicar as quatro estratgias desenvolvidas por Jack Welch e procura tornar tais iniciativas mais profundas e amplas. Destaca que as unidades empresariais devem digitalizar ou terceirizar as partes da empresa que no se relacionam com o cliente. Apia o desenvolvimento de cabinas digitais ou de portais de informao empresarial que permitam aos gerentes acompanharem constantemente o essencial de seus negcios.

GARY REINER - DIRETOR DE INFORMTICA

Concentra-se no potencial empresarial da tecnologia de informao e em seus reflexos sobre o desempenho da empresa. Meta: Tirar todo o proveito da Internet para vender produtos e servios, simplificar as operaes internas e a compra de materiais e suprimentos. Resultado: a GE est frente de suas concorrentes na obteno de benefcios com a Web.

23

17/08/2011

RESULTADOS EMPRESARIAIS DA FORA DA INTERNET EM TODA A EMPRESA DIGITALIZAO


Vendas: em um ano as vendas online cresceram sete bilhes de dlares. Compras: foram adquiridos em leiles online mais de 6 bilhes de dlares. Fabricao: Os processos internos que a GE utilizar juntamente com tecnologias de Internet. Exemplo: Ferramentas de Desenvolvimento Quickplace, Sametime e Support Central.

24

You might also like