You are on page 1of 8

Pr.

Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ] Introduo

As obras da carne so conhecidas; prostituio, impureza e sensualidade exagerada, MAS o fruto do esprito amor... (Glatas 5.19-22). Sim, as obras da carne so nossas conhecidas pelo sentido natural do ser humano, pela nossa prpria experincia, que demonstra o que bom para os seres humanos e para a sociedade humana, bem como o que nos prejudicial. O texto traz uma lista de vcios, que no a nica em toda a Escritura, mas que aqui usada pelo apstolo Paulo para enumerar os males que esses vcios podem nos causar. Comea pela prostituio, ou imoralidade sexual, que pode abranger tambm a fornicao, sexo entre solteiros, e adultrio, sexo entre pessoas casadas. O texto vai alm para abranger a impureza sexual e a lascvia, que a sexualidade pervertida e levada ao exagero. Se o texto bblico ficasse s por aqui de nada nos valeria, pois trazer a relao de vcios pouco acrescenta nossa vida. Por isso, a Palavra de DEUS, que a verdade, nos apresenta o Fruto do Esprito. Esse Fruto do Esprito, na verdade, so qualidades morais DIVINAMENTE implantadas em ns, atravs do Esprito de DEUS, a fim de que possamos adquirir a imagem do Senhor Jesus Cristo. Devemos notar que a palavra FRUTO colocada em confronto com o termo Obras. O ser humano produzir sempre, por si mesmo, obras da carne por serem o fruto natural do ser humano. Porm, existem os aspectos superiores do fruto espiritual, que no consistem de esforo humano, mas que resulta da atuao de DEUS, atravs de Seu Esprito em ns.

O Amor

As obras da carne so conhecidas; prostituio, impureza e sensualidade exagerada, MAS o fruto do esprito amor... (Glatas 5.19-22). A vida crist no consiste em resolues morais e esforos humanos. O crente vai sendo transformado segundo a natureza divina. Essa transformao est muito alm da capacidade do ser humano, pois o alvo por demais elevado e o caminho por demais inclinado para o alto para que possamos segui-lo, como uma deciso humana. Todo o desenvolvimento do crente em busca de sua santificao requer a realidade da busca do Esprito Santo de DEUS, pois Ele a fonte de tudo. No se trata de usar os meios de meditao, solitude, jejuns prolongados. Tudo isso pode modificar temporariamente o ser humano pela fora mental. Mas essa mudana no vai perdurar. Assim, comecemos pelo AMOR, como o primeiro aspecto do Fruto do Esprito.

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

O Amor o terreno onde so cultivadas todas as demais virtudes. O Amor o solo onde todos os Dons Espirituais so plantados e se desenvolvem. O AMOR A FONTE DE TODA A ESPIRITUALIDADE. O Amor a prova de espiritualidade. O Amor a principal caracterstica da famlia de DEUS e governa todas as aes dentro dessa famlia. Passa do Pai para o Filho, do Filho para os filhos, dos filhos para os outros filhos, dos filhos para o Filho e do Filho para o Pai. O Amor consiste em querer para o outro aquilo que queremos para ns mesmos. a dedicao ao prximo. o dispndio de tempo e energias em favor do outro, da mesma forma que ns, voluntria e necessariamente, despendemos tempo e energia conosco mesmos. O Amor renova e d nova fora F. Falemos do Amor de DEUS para os seres humanos, que a fonte de todo o bem-estar humano. isso que encontramos no Evangelho de Joo captulo 3 verso 16: Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho Unignito.... Esse AMOR, de DEUS para com os seres humanos, a base do Amor do ser humano para outros seres humanos. , tambm, o elevado exemplo e o padro mediante o qual o amor humano deve ser exercido. Existe, tambm, o Amor dos seres humanos para com DEUS. o primeiro e o maior de todos os mandamentos, conforme nos ensinou o Senhor Jesus, registro que temos em Mateus 22.34-35: Jesus disse: Amars o Senhor teu DEUS de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este o primeiro e grande mandamento. E tambm o Amor do ser humano para seus semelhantes. Esse essencialmente o Fruto do Esprito de que estamos tratando neste artigo. Como nos diz o autor da carta do Apstolo Joo, conhecido como o apstolo do Amor: Se algum diz: Eu amo a DEUS e odeia a seu irmo mentiroso. Quem no ama a seu irmo, ao qual viu como pode amar a DEUS a quem no viu? Aquele que no ama no conhece a DEUS, porque DEUS amor (1 Joo 4.8 e 20). Concluindo: Ns sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmos. Quem no ama seu irmo permanece na morte (1 Joo 3.14). O Esprito Santo produz amabilidade

As obras da carne so conhecidas: ciumeiras, acessos de raiva, brigas... mas o Fruto do Esprito amabilidade (Glatas 5.20-22). Amabilidade delicadeza no trato com as outras pessoas. Esse termo no original em grego significa excelncia de carter e honestidade. O Senhor Jesus foi quem melhor deu o exemplo dessa qualidade e, por isso, Ele passou a ser o nosso modelo. O servo de Jesus Cristo que possui essa qualidade gentil e gracioso para com os seus semelhantes. Ele no se mostra inflexvel e exigente. Demonstra doura de temperamento e de palavras, sobretudo com os que esto sua volta, e se dispe a uma atitude afvel, amvel e corts. Essa atitude de delicadeza no trato nos deixa facilmente abertos a perdoar aqueles que nos causam mgoa e ressentimentos.

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

Ns que queremos desenvolver esse fruto do Esprito Santo no podemos e no devemos ser inflexveis e amargos, mas sim dotados de fala mansa e palavras suaves, o que vai encorajar outros a buscar a nossa companhia. A delicadeza no trato pode dar-se bem at mesmo com pessoas ousadas e de temperamento difcil. Vamos nos dispor hoje a praticar a delicadeza no trato?

A Alegria As obras da carne so manifestas... mas o Fruto do Esprito Alegria (Glatas 5.1922). O Apstolo Paulo continua em seu esclarecimento a respeito das obras da carne. Ele nos fala agora de inimizades, desavenas e faces ou divises. Alm do amor, que o terreno onde so cultivadas as virtudes espirituais, o Apstolo trata agora de Alegria. DEUS no enviou seu Filho para nos encher de tristeza, de abatimento, de desnimo. Ele nos deu Seu Filho para trazer Alegria aos nossos coraes. De dentro de uma priso romana, o Apstolo Paulo nos exorta: Alegrai-vos sempre no Senhor, em Filipenses 4.4. E o prprio Senhor Jesus j nos encoraja dizendo: Alegrai-vos por estar o vosso nome escrito nos cus (Lucas 10.20). A verdadeira Alegria no uma emoo artificial, motivada por pessoas, animais ou objetos. uma ao do Esprito Santo de DEUS no nosso esprito. Essa Alegria nos inspira a Esperana e a Coragem para continuarmos. E a Confiana em nosso DEUS e satisfao de estarmos vivos em Cristo. Mesmo no meio das lutas e das provas, das inimizades e das desavenas, temos Alegria em servirmos ao Senhor, caminhando em nossa jornada. Essa Alegria enche nosso corao de louvores cada hora do dia, pois com a Alegria triunfamos sobre a dor, sobre a traio, sobre os dissabores que ocorrem em nossa vida. O Senhor Jesus deixa aos seus amados esta bendita esperana. Estas coisas vos tenho dito para que a minha Alegria permanea em vs, e a vossa Alegria seja completa (Joo 15.11). Amado, amada, permita-me sugerir a voc, mesmo no meio da mais terrvel batalha, que voc busque essa Alegria verdadeira, que nos dada como fruto do Esprito Santo.

A Bondade As obras da carne so manifestas... mas o Fruto do Esprito Bondade (Glatas 5.19-22).

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

Inimizades e disputas so resultado de uma vida que se entrega aos instintos naturais da carne. Mas quem dirigido pelo Esprito Santo de DEUS tem um fruto diferente: a Bondade. No podemos esquecer que a Bondade a base do carter de nosso DEUS. O Senhor Jesus ensinou que no h ningum que seja Bom, a no ser DEUS (Marcos 10.15). Isso nos leva a entender que o Padro de Bondade deve ser o nosso DEUS. A Bondade como Fruto do Esprito Santo deve ser uma qualidade gerada na vida dos servos do Senhor. Bondade deve ser tambm uma tendncia para QUERER fazer o que Bom. Bondade combina SER Bom com FAZER o Bem. Fazer o Bem no simplesmente fazer beneficncia, ajudar os necessitados, embora isso seja parte da Bondade. Fazer o Bem zelar pela verdade e pela retido e expulsar de nossos coraes o mal e a maldade. Em outra parte do ensino de nosso Mestre podemos aprender mais sobre fazer o Bem, em Mateus 5.6-9. Fazer o Bem : ter fome e sede de justia; praticar a misericrdia; ter um corao limpo; ser pacificador. Expulsemos a maldade. Vamos abrir os nossos coraes para a Bondade.

Domnio Prprio Fomos chamados para ser livres. Mas, no deixemos que essa liberdade se torne uma desculpa para que os desejos humanos nos dominem. Pois o Fruto do Esprito Domnio Prprio (Glatas 5.13 e Glatas 5.23). Tambm chamado de Temperana ou Moderao, o Domnio Prprio o controle sobre nossos prprios desejos e paixes. Para os casados isso inclui a fidelidade aos votos o casamento. Para os solteiros a pureza, o controle sobre a imoralidade. O ensino da Palavra de DEUS sobre o Domnio Prprio bem claro, alm de extenso. O escritor da carta de Tiago fala que todos ns tropeamos em muitas coisas. Mas, se conseguimos controlar a nossa lngua somos capazes de refrear todo o nosso corpo. A moderao do servo do Senhor no falar tambm requerida no pensar. O Profeta Jeremias nos adverte para lavarmos de nosso interior toda malcia e tirarmos de nosso meio os maus pensamentos. o ensino do nosso Mestre, Jesus, de que do corao, isto do nosso interior, procedem a maus pensamentos: assassinatos, adultrios, prostituio, falso testemunho e blasfmias. A Bblia tambm est recheada de advertncias contra o descontrole na bebida alcolica. O sbio escritor do livro dos Provrbios fala que devemos nos afastar dos beberres, e que as bebidas misturadas levam a feridas sem causa e a brigas e queixas. O controle sobre a bebida tambm se estende aos excessos na comida. O Apstolo Paulo diz que nosso descontrole nessas reas pode fazer nosso irmo ou nossa irm tropear, ou escandalizar-se ou ainda enfraquecer-se.

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

Mas, e se no conseguimos exercer o Domnio Prprio sobre essas reas de nossa vida, o que fazer? Realmente, as paixes, os descontroles, os excessos fazem parte da natureza humana decada por causa do pecado. Precisamos constantemente nos lembrar que a nossa velha natureza est morta, mas no enterrada, vamos carreg-la conosco at o fim de nossa existncia aqui na terra. Somente por nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Libertador, que vamos alcanar a vitria sobre o nosso velho eu. esse o Fruto que o Esprito Santo quer produzir em ns. Seja a vossa MODERAO conhecida de todos. Perto est o Senhor (Filipenses 4.5). Graas a DEUS porque em Jesus Cristo somos mais do que vencedores, por Ele, que nos amou! Glria a Ele, pelos sculos dos sculos. Hoje e sempre.

Fidelidade As obras da carne so conhecidas: os grupos, as disputas, os partidos... mas o Fruto do Esprito Fidelidade (Glatas 5.20-22). A Fidelidade faz parte do carter de nosso DEUS. A Bblia declara que desde os tempos antigos o Senhor fiel. Somos informados que DEUS guarda a Sua Aliana e a Sua Misericrdia at mil geraes daqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos. Sua Fidelidade ao povo de Israel declarada repetidas vezes. Nenhuma de Suas palavras falhou de tudo o que Ele havia falado atravs de Moiss e dos profetas. To forte esse trao do carter de DEUS, a Fidelidade, que o autor da carta aos Hebreus declara que impossvel que DEUS minta (Hebreus 6.18). Se Ele prometeu, Ele vai fazer porque Ele FIEL. esse Fruto do carter de nosso DEUS que o Esprito Santo deseja produzir em ns. Fidelidade constncia, firmeza, palavra confivel, caminhar com DEUS. Por conseqncia, entendemos que a infidelidade afastar-se dos caminhos do Senhor. Isso nos leva a deixar a Aliana, o Compromisso assumido quando declaramos a nossa F. O infiel chamado de louco na Palavra de DEUS porque, embora tenha conhecido a DEUS, afastou-se dEle e passou a praticar e aprovar pensamentos e atos que o Senhor rejeita. Hoje tempo de voltar Fidelidade ao nosso DEUS. O convite do Senhor Jesus ainda ressoa em nossos ouvidos: Sejam fiis at o ponto de morrer por mim, e Eu lhes darei a Coroa da Vida (Apocalipse 2.8). Ento... No vale a pena ser Fiel?

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ] Mansido

As obras da carne so conhecidas: inimizades, brigas, discusses; mas o Fruto do Esprito Mansido (Glatas 5.20-22). Mansido no covardia; mansido no caracterstica de um fraco que, diante de situaes adversas, se encolhe e se afasta. Pelo contrrio, mansido est associada fora e coragem. Os mansos tm moderao nas suas palavras e em seus atos. o Esprito do DEUS vivo que nos concede a capacitao para expressarmos interesse e compaixo genunos pelos outros. Mansido quer dizer Serenidade, Equilbrio de algum que tem suas paixes sob controle. O manso perdoa injrias, corrige seus erros e sabe governar seu prprio mpeto. O manso deve submeter-se, humildemente, ao exemplo deixado pelo prprio Senhor Jesus. Ele mesmo declarou: Aprendei de mim, sou manso e humilde de corao (Mateus 11.29). Senhor, escuta minha orao neste dia. D-me um corao manso, um esprito equilibrado. No desejo ganhar batalhas pela fora do meu brao ou da minha inteligncia. Quero ser uma pessoa que produza o Fruto do Esprito em minha vida. Quero ser de bom gnio, assim conquistando pessoas em toda parte. D-me mansido no trato com as pessoas. Estou disposto a pagar o preo. Oro e j agradeo em nome do Senhor Jesus, Amm.

As obras da carne e a Paz As obras da carne so conhecidas: invejas, bebedices, orgias... mas o Fruto do Esprito Paz (Glatas 5.21-22). Quem j esteve dentro de uma priso sabe como a ante-sala do inferno. Nunca estive preso, mas pude fazer evangelismo em um presdio. O lugar terrvel! O cheiro de ferro misturado com comida velha e banheiro sujo... Coisa que no deste mundo... Onde no h PAZ. Dentro da cadeia no existe misericrdia nem graa. O que reina a Lei da Honra e da Justia prpria, criada pelos maiorais. E em lugares como esses que muitos cristos, irmos nossos, se encontram hoje por amor do Nome do Senhor Jesus. MAS ELES TM PAZ... Voc que esteve em um dos cultos de nossa Igreja neste domingo passado, ou participou de culto em outra Igreja, ou esteve no Parque da Independncia assistindo a um show, pode imaginar o que seja estar preso por amor do nome do Senhor Jesus? VOC PODE OU PODER VIVER ESTA PAZ?

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

A Paz conserva a alma e o esprito confiantes no Senhor JESUS, e s nele. No basta estar cercado de amigos, ou apreciar um dia de sol ou de chuva. preciso mais do que isso. Mediante esta PAZ que nos concedida pelo Esprito Santo de DEUS temos a RECONCILIAO com nosso Senhor, e a podemos viver em PAZ uns com os outros. A PAZ o contrrio exato de DIO, DESAVENA, CONTENDA, CONFLITO, INVEJA, dos EXCESSOS, tudo isso que so obras da Carne. A PAZ o primeiro fruto que se observa aps o perdo dos pecados. A PAZ, por meio do Esprito Santo de DEUS, serve como grande consolador em qualquer e em todas as provaes. Viva na Paz do Senhor Jesus hoje, a minha orao.

O Esprito Santo opera quando h Unidade no Corpo Como bom e agradvel que os irmos vivam em unio! Porque assim que o Senhor nos pode dar a Sua beno e a Sua vida para sempre (Salmo 133.1-3). A Unidade dos irmos sempre foi agradvel e desejvel. E o rei Davi coloca neste Salmo palavras profticas visando unir os irmos que vivem juntos, mas nem sempre vivem unidos. Passados mais de mil anos, o nosso Mestre Jesus vai levar ao Pai a Sua orao em favor dessa mesma unio. No Evangelho de Joo captulo 17 verso 21, principalmente, o Senhor intercede por todos ns suplicando que todos os irmos fossem UM como Jesus e o Pai so UM. A respeito do que suplica o nosso Mestre? Unio de Igrejas, unio de organizaes, unio artificial? Apresento aqui pelo menos quatro desejos do Mestre expresso nesta orao do captulo 17 do evangelho de Joo: Unidade espiritual; Unidade de coraes; Unidade de propsitos e; Unidade de vontades; O Apstolo Paulo vai expandir esse ensino do Mestre no captulo 12 de sua primeira carta Igreja dos Corntios. Ela vai dizer que, como igreja, somos um corpo s, que como um corpo tem muitos membros assim tambm na igreja, que o corpo de Cristo. Ele fale de UNIDADE no Corpo. No importa a origem, no importa a ocupao de cada um nem tampouco o nvel de escolaridade. Todos no corpo de Cristo fomos batizados em UM s Esprito. E esse Esprito de DEUS vai operar no Corpo distribuindo Dons conforme Ele mesmo decide, atribuindo individualmente a cada um para o CRESCIMENTO da Igreja. Quando h UNIDADE no Corpo, o Esprito opera em nosso meio. E os DONS do Esprito Santo so necessrios para: 1. Manifestar o Poder do Esprito Santo no meio do povo de DEUS; 2. Confirmar a mensagem do Evangelho com Poder sobrenatural;

Pr. Ezequias Costa

[ O FRUTO DO ESPRITO SANTO ]

3. Edificar espiritualmente a congregao em geral e os crentes em particular; 4. Trazer Poder para a Batalha Espiritual contra o domnio das trevas; Oh Senhor, leva-nos a compreender a orao de Jesus quando pede por nossa unidade. Que haja em ns o nico Esprito que concede dons a uma Igreja Unida em Esprito, em Amor, em Propsitos e em Vontades Amm.

Pacincia As obras da carne so manifestas: discrdia, ira, egosmo... mas o Fruto do Esprito Pacincia (Glatas 5.20-22). Vivemos em uma era de impacincia. No toleramos entrar em filas, sejam longas ou curtas. No meio do caos do trnsito o que se v so pessoas impacientes e agressivas, desferindo xingamentos aos outros. Brigamos por quaisquer motivos e pessoas se matam por causa de arranhes na pintura dos carros. Nosso DEUS paciente porque tolera pacientemente todas as nossas imperfeies e iniqidades. O Senhor no se deixa arrebatar por exploses de ira e de furor. Se essa exploso acontecesse seria a destruio da raa humana. Os seres humanos, porque so imperfeitos, cometem pecados, falhas, provocam desordens. Mas o Senhor se mostra paciente diante de tais coisas aplicando Sua misericrdia e no Sua justa indignao. A presena de DEUS a nossa salvao. No haveria salvao sem a Pacincia de nosso DEUS. A Pacincia, como Fruto do Esprito Santo implantado em ns, nos permite subjugar a ira e a inteno de contenda e tolerar as injrias. A Pacincia consiste em suportarmos as fragilidades e as provocaes dos outros. preciso fazer isso com base na considerao de que DEUS tem-se mostrado extremamente paciente conosco. A Pacincia nos leva a suportar todas as tribulaes e dificuldades da vida sem murmuraes e sem rebeldia. A Pacincia nos traz tolerncia ante o erro cometido ou diante de uma conduta com exageros, sem nos deixarmos ser arrastados pela ira e pelo desejo de vingana.

You might also like