You are on page 1of 2

A arte no Egito Antigo na Mesopotmia

Ao longo do rio Nilo e principalmente na regio norte -- o Delta - ; e na regio sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizaes. No Egito desenvolveu-se um povo com uma cultura bastante peculiar, pois na maior parte de sua histria manteve pouco contato com outras civilizaes. Na mesopotmia desenvolveram diversas civilizaes e portanto podemos encontrar uma manifestao cultural um pouco mais

diversificada.

No entanto no espere encontrar grandes diferenas, pois a cultura dos povos da Antigidade Oriental foi caracterizada pelo pragmatismo.

O Pragmatismo
Consideramos uma cultura como pragmtica quando o comportamento , a produo intelectual ou artstica de um povo determinada por sua utilidade. Os homens dessas civilizaes possuam uma mentalidade voltada exclusivamente voltada para a praticidade e, do ponto de vista artstico, realizaram obras que pudessem ter utilidade. Essa utilidade no necessariamente material, pode ser ideolgica, poltica ou religiosa. Por exemplo: Os arquitetos que projetaram os grandes palcios e templos no pretendiam a fama, ou mostrar que eram mais engenhosos que outros. A dimenso do palcio, a altura de uma porta, possua uma finalidade: mostrar queles que se aproximavam a grandiosidade do poder, ou seja, perto de um palcio ou templo o homem sente-se pequeno. Mesmo a produo de objetos de luxo -- braceletes, colares, ou vestimentas com tecidos finos -serviam para a distino social e ao mesmo tempo utilizavam-se de referncias religiosas ou militares, ou seja, possuam uma utilidade ideolgica.

Escultura
A grandiosidade foi a caracterstica marcante na arquitetura de egpcios e mesopotmicos, refletindo a fora do Estado Teocrtico. As principais obras foram Palcios e Templos, que representavam o poder da elite dessas duas regies: a nobreza e os sacerdotes. No Egito destaca-se ainda a construo de tmulos, uma vez que os egpcios acreditavam na vida aps a morte, e por isso os faras e os membros da elite eram enterrados em grandes tmulos, levando consigo vrios objetos e inclusive serviais para a nova vida. Nesse contexto que encontramos as pirmides, construes monumentais que atraem e fascinam qualquer indivduo at hoje, inclusive pelo misticismo que as envolvem. Para a maioria das pessoas falar em Egito pensar em pirmides.

Qual seria sua reao se um amigo lhe dissesse: Passei uma semana de frias no Egito, mas no fui conhecer as pirmides.

Parece algo impossvel ! Apesar dessa fascinao bom lembrar-mos que as pirmides serviram de tmulos para alguns faras. Poucos. A construo de pirmides no Egito foi uma exceo em sua longa histria. Como os faras eram enterrados com grande riqueza, as pirmides passaram a ser alvo de ladres, fazendo com que fosse abandonada a idia de novas construes. A partir de ento, foram construdos os hipogeus, tmulos subterrneos, cobertos pela terra. As grandes obras foram construdas com pedras, o que em parte explica sua longa durao. Na Mesopotmia destaca-se a construo de Zigurates, grandiosos templos, na forma de sacadas e com escadarias nas laterais. Nos zigurates ou ao seu redor desenvolvia-se a atividade comercial. Poucas obras da arquitetura mesopotmica sobreviveram ao tempo, ou por que na sua maioria eram construdas com tijolos de barro, ou devido as inmeras guerras vividas pela regio. As principais obras sobreviventes so de origem Persa.

A escultura
A escultura egipcia pretendeu obter a eternizao do homem. A estaturia desenvolveu um processo de representao que pudesse preservar a imagem do Fara ou de nobres importantes aps a morte. Essa tendncia ao realismo na forma em parte se deve a crena na vida aps a morte. As obras mais importantes conhecidas so os bustos da rainha Nefertite, considerada uma das mulheres mais belas da histria universal. Porm no foi sua beleza que inspirou os artstas da poca, mas sua realeza. As principais esttuas da regio da mesopotmia representam homens em p, e so chamadas de "oradores", onde destacam-se a face e principalmente os olhos. No entanto, os relevos foram a principal expresso artstica da regio, no s pelas carctersticas artsticas, mas para a compreenso da histria e da religiosidade dos povos.

A escultura
A ourivesaria egpcia utilizou-se principalmente do ouro, prata e pedras. Os materiais produzidos eram utilizados por elementos da corte e possuam a funo de talisms. Os templos e tmulos tambm eram decorados com pedras preciosas e objetos de ouro com inscries. Na mesopotmia a ourivesaria era uma das atividades artsticas mais importantes e apesar das guerras e dos constantes saques que ocorreram na regio, tesouros de alguns reis foram preservados. Estatuetas de cobre, colares e braceletes, assim como utenslios trabalhados em ouro e prata com incrustaes de pedras eram muito comuns, e com estilos variados dada a diversidade de povos que ocupou a regio. As obras persas refletem ainda certa influncia da cultura grega, dado o naturalismo que possuem.

You might also like