You are on page 1of 12

Memria Flash (atualizado)

Tutoriais
Diferentemente da memria RAM e tambm das SRAM, a memria Flash permite armazenar dados por longos perodos, sem precisar de alimentao eltrica. Graas a isso, a memria Flash se tornou rapidamente a tecnologia dominante em cartes de memria, pendrives, SSDs, memria de armazenamento em cmeras e smartphones e assim por diante. Conhea em detalhes seu funcionamento, tipos e formatos usados. Carlos E. Morimoto 09/11/2009 Diferentemente da memria RAM e tambm das SRAM, a memria Flash permite armazenar dados por longos perodos, sem precisar de alimentao eltrica. Este simples fato acabou fazendo com que a memria Flash se tornasse uma das tecnologias mais importantes das ltimas dcadas, possibilitando o surgimento dos cartes de memria, pendrives, SSDs, celulares, cmeras e players de mdia com armazenamento interno e assim por diante. Se a memria Flash no existisse, todas essas reas estariam muito atrasadas em relao ao que temos hoje. Os celulares e os palmtops provavelmente ainda utilizariam memria SRAM para armazenar os dados e seriam por isso mais caros e perderiam os dados quando a bateria fosse removida. Os pendrives simplesmente no existiriam e os cartes de memria estariam estagnados nos cartes CompactFlash, utilizando microdrives ou pequenas quantidades de memria SRAM alimentada por uma pequena bateria. Formatos mais compactos, como os cartes SD e miniSD simplesmente no existiriam. Nem todos os chips de memria Flash nascem iguais. Embora a funo seja sempre a mesma (armazenar dados), existem diferenas nas tecnologias usadas, que determinam onde o chip ser usado. Existem dois tipos de memria Flash. A primeira tecnologia de memria Flash a se popularizar foi o tipo NOR, que chegou ao mercado em 1988. Os chips de memria Flash NOR possuem uma interface de endereos similar da memria RAM, incluindo o suporte ao XiP (eXecute in Place), que permite que softwares armazenados no chip de memria Flash sejam executados diretamente, sem precisarem ser primeiro copiados para a memria RAM. Isso permite que eles sejam usados para armazenar o BIOS da placa-me e firmwares em dispositivos diversos, que antes eram armazenados em chips de memria ROM ou EEPROM. Nos primeiros PCs, por exemplo, o BIOS da placa-me era gravado em um chip de memria ROM e por isso no era atualizvel, a menos que o chip fosse fisicamente substitudo. O problema com as memrias NOR que elas so muito caras e, embora as leituras sejam rpidas, o tempo de gravao das clulas muito alto. Em um chip de memria NOR tpico, as operaes de gravao demoram cerca de 750 nanosegundos, no que vrias ordens de magnitude mais lento do que em um chip de memria RAM.

No caso do BIOS da placa-me, isso no um grande problema, pois voc s precisa atualiz-lo esporadicamente, mas os chips de memria Flash NOR no seriam muito adequados para uso em um SSD, por exemplo.

Chips de memria Flash NOR de acesso serial, como os usados para gravar o BIOS em placas-me atuais As memrias NOR chegarem a ser utilizados em muitos palmtops e smartphones (at por volta de 2006) para armazenar o firmware do sistema, mas nesse caso ela era usada apenas para leitura, com todas as operaes de escrita sendo feitas em um chip de memria SRAM ou Flash NAND separado. A vantagem nesse caso que o boot era um pouco mais rpido, j que o sistema podia rodar diretamente a partir da memria Flash, sem precisar ser primeiro copiado para a memria RAM. Eles so tambm muito utilizados em dispositivos mais simples, como impressoras, modems ADSL, pontos de acesso e outros, armazenando o firmware do sistema. De volta aos PCs, as memrias Flash NOR chegaram a ser utilizadas nos primeiros cartes de memria PCMCIA e CompactFlash, mas elas desapareceram desse ramo quando foram introduzidas as memrias NAND, que rapidamente se tornaram as mais populares. Nelas, cada clula composta por dois transstores, com uma fina camada de xido de silcio precisamente posicionada entre os dois, que armazena cargas negativas. Isso cria uma espcie de armadilha de eltrons, que permite manter os dados por longos perodos de tempo, sem que seja necessrio manter a alimentao eltrica (como nas memrias SRAM), ou muito menos fazer um refresh peridico (como na memria DRAM). Isso simplifica muito o design dos cartes, pendrives e outros dispositivos, pois eles precisam incluir apenas os chips de memria Flash NAND, um chip controlador e as trilhas necessrias (nada de baterias, circuitos de refresh ou qualquer coisa do gnero). Aqui temos um diagrama da Intel que mostra uma clula de memria Flash NAND:

Pelo diagrama voc pode notar que embora mais complexa que uma clula de memria RAM (onde temos apenas um transstor e um capacitor), a clula de memria Flash ocupa pouco espao, pois o segundo transstor posicionado sobre o primeiro. Graas ao tamanho reduzido das clulas, cada chip de memria Flash NAND armazena uma quantidade muito maior de dados, o que faz com que o preo por megabyte seja muito mais baixo. Alm de mais baratas que as NOR, as memrias NAND tambm so muito mais rpidas na hora de gravar dados. A principal limitao que elas so endereadas usando pginas de 4 KB (ou 2 KB, dependendo do design do chip) e acessadas atravs de um barramento serial. Ou seja, do ponto de vista do sistema, um carto de memria Flash NAND est mais para um HD do que para uma unidade de memria. Voc pode us-lo para guardar dados, mas na hora que o sistema precisa rodar um programa, precisa primeiro copi-lo para a memria RAM, da mesma forma que faria ao usar um HD. A partir de 2006, at mesmo os smartphones e palmtops passaram a utilizar chips de memria NAND para armazenar o firmware e os aplicativos instalados, em vez de um chip separado de memria XOR. Isso se tornou possvel graas ao uso de sistema de execuo dinmica, onde os aplicativos so primeiro copiados da memria Flash para a memria RAM e executados a partir dela. Esse esquema muito similar ao que temos num PC, onde os arquivos so salvos no HD, porm processados usando a memria RAM.

MLC e SLC
Memria Flash (atualizado)
Carlos E. Morimoto 09/11/2009

O grande boom da memria Flash aconteceu entre 2004 e 2005, quando uma combinao de dois fatores fez com que os preos por MB cassem rapidamente. O primeiro foi o brutal aumento na produo e a concorrncia entre os fabricantes, que empurraram os preos para baixo. Alm de gigantes como a Samsung e a Toshiba, at mesmo a Intel e a AMD investiram pesadamente na fabricao de memria Flash. O segundo foi a introduo da tecnologia MLC (Mult-Level Cell), onde cada clula passa a armazenar dois ou mais bits em vez de apenas um. Isso possvel graas ao uso de tenses intermedirias. Com 4 tenses diferentes, a clula pode armazenar 2 bits, com 8 pode armazenar 3 bits e assim por diante. Na gerao atual (2009) os chips armazenam apenas 2 bits, mas no deve demorar at que os fabricantes desenvolvam clulas capazes de armazenar 3 e 4 bits, j que isso reduzir proporcionalmente o custo por megabyte. O MLC foi implantado de forma mais ou menos simultnea pelos diversos fabricantes e permitiu reduzir drasticamente o custo por megabyte, quase que de uma hora para a outra. Hoje em dia, os chips MLC so os usados na esmagadora maioria dos pendrives, cartes de memria e SSDs. Os chips "tradicionais", que armazenam um nico bit por clula passaram a ser chamados de "SLC" (single-bit cell) e ainda so produzidos com o objetivo de atender o mercado de SSDs de alto desempenho (sobretudo os modelos destinados ao mercado de servidores). Embora muito mais caros, eles oferecem um melhor desempenho e so mais durveis. Outra tecnologia usada pelos fabricantes para cortar custos e ao mesmo tempo permitir a criao de chips de maior densidade o "Die-Stacking", onde dois ou mais chips so "empilhados", conectados entre si e selados dentro de um nico encapsulamento, que possui o mesmo formato e contatos que um chip tradicional:

Chips de memria empilhados, usando o die-stacking Assim como em outras tecnologias, o uso do die-stacking inicialmente encarecia os chips, mas, com a evoluo das tcnicas de produo, ele acabou resultando em reduo de custos, j que boa parte do preo de um chip de memria flash corresponde, justamente, ao processo de encapsulamento. Com isso, acaba sendo bem mais barato produzir um nico chip com 8 camadas, do que 8 chips separados, por exemplo. Por serem muito pequenos, os chips de memria Flash so incrivelmente flexveis, permitindo o uso nos mais diversos formatos. Hoje em dia, essa questo est praticamente decidida, j que com exceo de alguns aparelhos da Sony, todos os outros aparelhos novos utilizam cartes microSD, mas os primeiros anos foram bem mais movimentados, com uma verdadeira guerra de formatos, alguns abertos e outros proprietrios.

MLC e SLC
Memria Flash (atualizado)
Carlos E. Morimoto 09/11/2009 O grande boom da memria Flash aconteceu entre 2004 e 2005, quando uma combinao de dois fatores fez com que os preos por MB cassem rapidamente. O primeiro foi o brutal aumento na produo e a concorrncia entre os fabricantes, que empurraram os preos para baixo. Alm de gigantes como a Samsung e a Toshiba, at mesmo a Intel e a AMD investiram pesadamente na fabricao de memria Flash. O segundo foi a introduo da tecnologia MLC (Mult-Level Cell), onde cada clula passa a armazenar dois ou mais bits em vez de apenas um. Isso possvel graas ao uso de tenses intermedirias. Com 4 tenses diferentes, a clula pode armazenar 2 bits, com 8 pode armazenar 3 bits e assim por diante. Na gerao atual (2009) os chips armazenam apenas 2 bits, mas no deve demorar at que os fabricantes desenvolvam clulas capazes de armazenar 3 e 4 bits, j que isso reduzir proporcionalmente o custo por megabyte. O MLC foi implantado de forma mais ou menos simultnea pelos diversos fabricantes e permitiu reduzir drasticamente o custo por megabyte, quase que de uma hora para a outra. Hoje em dia, os chips MLC so os usados na esmagadora maioria dos pendrives, cartes de memria e SSDs. Os chips "tradicionais", que armazenam um nico bit por clula passaram a ser chamados de "SLC" (single-bit cell) e ainda so produzidos com o objetivo de atender o mercado de SSDs de alto desempenho (sobretudo os modelos destinados ao mercado de servidores). Embora muito mais caros, eles oferecem um melhor desempenho e so mais durveis.

Outra tecnologia usada pelos fabricantes para cortar custos e ao mesmo tempo permitir a criao de chips de maior densidade o "Die-Stacking", onde dois ou mais chips so "empilhados", conectados entre si e selados dentro de um nico encapsulamento, que possui o mesmo formato e contatos que um chip tradicional:

Chips de memria empilhados, usando o die-stacking Assim como em outras tecnologias, o uso do die-stacking inicialmente encarecia os chips, mas, com a evoluo das tcnicas de produo, ele acabou resultando em reduo de custos, j que boa parte do preo de um chip de memria flash corresponde, justamente, ao processo de encapsulamento. Com isso, acaba sendo bem mais barato produzir um nico chip com 8 camadas, do que 8 chips separados, por exemplo. Por serem muito pequenos, os chips de memria Flash so incrivelmente flexveis, permitindo o uso nos mais diversos formatos. Hoje em dia, essa questo est praticamente decidida, j que com exceo de alguns aparelhos da Sony, todos os outros aparelhos novos utilizam cartes microSD, mas os primeiros anos foram bem mais movimentados, com uma verdadeira guerra de formatos, alguns abertos e outros proprietrios.

Os controladores
Memria Flash (atualizado)
Carlos E. Morimoto 09/11/2009 Com exceo dos antigos cartes SmartMedia e xD, que vimos h pouco, todos os cartes de memria Flash incluem um chip controlador, que encarregado do

gerenciamento dos endereos e todas as operaes de leitura e gravao, alm de executarem funes de manuteno diversas. Os cartes atuais utilizam o sistema "wear levelling" para ampliar a vida til das clulas. O grande problema que as clulas de memria Flash NAND MLC suportam cerca de 10.000 operaes de gravao, o que bem pouco se comparado a outras mdias de armazenamento. Para complicar, a maioria dos sistemas de arquivos (especialmente FAT e EXT) realizam atualizaes frequentes na tabela de endereamento da partio. Se nada fosse feito a respeito, as gravaes sucessivas iriam rapidamente inutilizar as clulas responsveis pelo armazenamento da tabela, inutilizando o carto. Graas ao wear levelling feito uma espcie de "rodzio" dos endereos mais acessados entre as clulas do carto, evitando a fadiga de alguns endereos isolados. Outra funo remapear os endereos defeituosos, onde um setor de uma rea reservada passa a ser usado em seu lugar. Isto muito similar ao sistema utilizado nos HDs modernos, onde a controladora tambm capaz de remapear os badblocks automaticamente. Voc pode ento se perguntar como o controlador faz para descobrir os endereos defeituosos. A resposta que, alm dos dados e dos setores da rea reservada, a memria armazena tambm alguns bytes adicionais (tipicamente 64 bytes adicionais para cada bloco de 2048 bytes), usados para guardar cdigos ECC. Estes cdigos permitem no apenas identificar, mas tambm corrigir erros simples nos dados gravados. Como o controlador no tem como descobrir exatamente em qual clula ocorreu o erro, normalmente todo o bloco de 2048 bytes remapeado. Grande parte dos cartes de memria Flash j saem de fbrica com alguns setores defeituosos remapeados (assim como os HDs). Isso permite que os fabricantes aproveitem mdulos que de outra forma precisariam ser descartados, reduzindo o custo de forma considervel. At certo ponto, o controlador tambm responsvel pelas taxas de transferncia suportadas pelo carto, j que ele quem determina os modos de acesso e as frequncias de clock suportadas. Mesmo que os chips de memria sejam suficientemente rpidos, a taxa de transferncia mxima pode ser limitada pelo controlador. Por exemplo, muitos cartes microSD utilizam controladores limitados a 20 MHz, que so capazes de transferir a, no mximo, 10 MB/s, enquanto muitos dos novos j utilizam controladores capazes de operar a 50 MHz, como nos cartes SD regulares. A velocidade dos cartes comparada pelos fabricantes velocidade dos drives de CDROM. Um carto "133x" um carto que usa um controlador capaz de transferir a 20 MB/s, um "155x" um carto capaz de transferir a 25 MB/s e assim por diante. As taxas reais so normalmente mais baixas (sobretudo nas operaes de gravao), pois ficam limitadas tambm velocidade dos chips, por isso no leve o ndice muito a srio, ele apenas uma ferramenta de marketing. De qualquer forma, conveniente evitar cartes que no fazem meno velocidade de transferncia, pois eles normalmente so limitados a 33x ou menos. Note que os cartes SDHC adotam um ndice diferente, como veremos a seguir.

miniSD e microSD
Memria Flash (atualizado)
Carlos E. Morimoto 09/11/2009 Embora pequenos em relao aos cartes CompactFlash e SmartMedia, os cartes SD ainda so grandes demais para algumas aplicaes, sobretudo para uso em celulares e nas cmeras mais compactas. Para solucionar o problema foram criados dois formatos miniaturizados, o miniSD e o microSD, que so menores e mais finos.

O miniSD mede 2.15 x 2.0 cm, com apenas 1.4 mm de espessura, enquanto o microSD mede apenas 1.5 x 1.1 cm, com apenas 1 mm de espessura, o que fez com que ele se tornasse rapidamente o formato mais usado, substituindo todos os anteriores. Alm da miniaturizao, outro segredo para a popularizao do microSD o custo. Os cartes so produzidos diretamente em torno dos chips de memria, sem o uso de nenhum circuito adicional. O controlador includo diretamente dentro do chip e os contatos do carto so ligados diretamente em contatos do chip de memria, que ento acessado diretamente pelo dispositivo no qual ele encaixado. Voc pode pensar nos cartes microSD como chips de memria flash avulsos, que voc pode usar onde quiser. Em comparao, em um pendrive necessrio incluir tambm um chip controlador (que faz a interface entre o chip de memria e o controlador USB), alm da placa de circuito, o cristal de clock e outros componentes, um conjunto que acaba saindo mais caro:

A capacidade a mesma, mas o pendrive usa um volume muito maior de componentes Como toda nova tecnologia, os cartes microSD eram inicialmente mais caros, j que poucos os fabricantes os produziam. Entretanto, conforme o volume de produo foi crescendo, os preos foram caindo vertiginosamente. Cartes de 8 GB que custavam (preos do exterior) mais US$ 100 no incio de 2008 caram para US$ 30 no incio de 2009 e em seguida para US$ 15 (ou at menos) no incio de 2010 (pesquise em lojas como a dealextreme.com), preos bem mais baixos que pendrives da mesma capacidade. Na maioria dos casos, o carto acompanha um adaptador SD. Como os dois padres so compatveis eletricamente, o adaptador apenas um dispositivo passivo, muito barato de se produzir. Existem tambm adaptadores para mini-SD e Memory Stick Duo, sem falar nos leitores USB, que transformam o carto microSD em um mini-pendrive:

Voc pode se perguntar como possvel que os cartes microSD sejam to compactos, j que qualquer carto SD precisa de pelo menos dois chips (o chip de memria e o controlador) e num carto microSD mal temos espao para um. A resposta est no diestacking, tecnologia que comentei h pouco. Num carto microSD temos um ou mais chips de memria e o prprio controlador "empilhados", formando um nico encapsulamento. Ele instalado pelo fabricante numa placa de circuito que contm os contatos externos e em seguida selado dentro da cobertura externa. O mesmo se aplica aos cartes Memory Stick Micro, que possuem dimenses similares. No existe como desmontar um microSD e, mesmo que voc quebre um no meio, no vai conseguir diferenciar os chips, pois eles so produzidos usando wafers muito finos (at 0.025 mm de espessura nos mais recentes) e juntados de forma muito precisa.

SDHC
Memria Flash (atualizado)
Carlos E. Morimoto 09/11/2009 Alm do formato, outra questo importante sobre os cartes SD a questo da capacidade. Inicialmente, o padro de cartes SD previa o desenvolvimento de cartes de at 2 GB, formatados por padro em FAT16. Voc pode reformatar o carto em NTFS ou em outros sistemas de arquivos, mas, nesse caso, a maior parte das cmeras e outros dispositivos deixam de conseguir acess-lo, embora voc ainda consiga acessar o carto normalmente se conect-lo a um PC usando um adaptador USB. Quando o limite de 2 GB foi atingido, os fabricantes passaram a criar extenses para permitir a criao de cartes de 4 GB, usando hacks para modificar o sistema de endereamento e passando a usar o sistema FAT32 (no lugar do FAT16) na formatao. Estes cartes de 4 GB "no-padronizados" so compatveis com a maioria dos dispositivos antigos, mas voc pode enfrentar problemas diversos de compatibilidade, j que eles no seguem o padro.

Para colocar ordem na casa, foi criado o padro SDHC (Secure Digital High Capacity), onde a tabela de endereamento foi expandida e o sistema de arquivos FAT32 passou a ser oficialmente usado. Todos os cartes que seguem o novo padro carregam o logotipo "SDHC" ou "microSDHC" (que permite diferenci-los dos cartes de 4 GB "no-oficiais") e trazem um nmero de classe, que indica a taxa de transferncia mnima em operaes de escrita. Veja um exemplo de carto com o logotipo:

Os cartes "Class 2" gravam a 2 MB/s, os "Class 4" a 4 MB/s, os "Class 6" a 6 MB/s, e assim por diante. O mesmo se aplica aos cartes miniSD e microSD. Note que a numerao no diz nada sobre a velocidade de leitura, mas ela tende a ser proporcionalmente maior. O lanamento do padro SDHC criou problemas de compatibilidade entre os novos cartes e aparelhos antigos, incluindo no apenas smartphones e cmeras, mas tambm leitores de cartes. Para suportar o SDHC, necessrio que o dispositivo utilize um controlador compatvel e (no caso dos smartphones), tambm, um firmware atualizado. Muitos smartphones lanados de 2006 em diante, que originalmente no oferecem suporte ao SDHC, podem se tornar compatveis atravs de atualizaes de firmware, mas, por outro lado, existem tambm muitos modelos recentes que realmente ficaro para sempre limitados aos cartes de 2 GB, uma limitao que tem se tornado cada vez mais severa conforme os cartes de maior capacidade caem de preo. Em muitos casos, possvel utilizar os cartes de 4 GB no-padronizados nesses aparelhos (eles podem ser diferenciados dos SDHC facilmente, pois no possuem o logo), mas, nesse caso, uma questo de tentativa e erro. muito melhor confirmar a compatibilidade com o SDHC antes de comprar. O padro SDHC original prev a criao de cartes de at 32 GB, que o limite de tamanho para parties FAT 32 com clusters de 16 KB. Em 2009 foi anunciado o formato SDXC (SD Extended Capacity), que elevou o limite para 2 TB, adotando o uso

do sistema de arquivos exFAT (o sucessor do FAT32, que utiliza um sistema de endereamento de 64 bits). A mudana do SDHC para o SDXC no ser indolor, j que o novo sistema de endereamento torna necessrio o uso de controladores atualizados e mudanas nos softwares. Por outro lado, ela uma atualizao necessria, j que os cartes de 64 e 128 GB j esto no horizonte.

You might also like