You are on page 1of 15

Universidade Federal de Alfenas

Grandezas Fsicas e Incertezas

Ana Beatriz Faria Michelin Gustavo Calegari Teodoro Luiz Francisco Fernandez Pereira Marcela Nicolau Coluci

Poos de Caldas Setembro de 2011

1. Resumo
Analisamos dados necessrios de uma esfera, uma mesa de granito (em forma de paraleleppedo) e um cilindro, para poder calcular a rea superficial de tais corpos. A cada medio percebeu-se que havia instrumentos mais propcios para tal tarefa, isso porque, procurou-se obter uma medida mais prxima da realidade. Cada instrumento possua uma escala, uma extenso, e isso nos fez escolher aquilo que mais se adequaria com os objetos. No entanto, por mais certo que isso tenda a ser, existe sempre uma incerteza nas medies. Devido a tal inexatido, calculamos as incertezas dessas reas, que esto tanto diretamente relacionadas com o tipo de instrumento utilizado para a medio como a prpria medio em si.

Analisando os resultados obteve-se os seguintes valores: Ac/Ae = 28,62 ( At/Ac = 38,98 ( , At/Ae = 1115,83 ( 5,16).

2. Introduo Medir um objeto compar-lo com um padro e atribuir uma unidade indicativa da grandeza [1]. O fato de atribuir medidas, por meio de comparaes a padres prestabelecidos, est historicamente ligado aos homens e seu desenvolvimento em sociedade. Devido ao crescimento das prticas comerciais e das cincias, tornou-se necessrio afixar padres de comparao reconhecidos, acessveis e invariveis, e definir unidades de medidas. Um dos principais referenciais para padres de medidas o Sistema Internacional de Unidades (SI), que estabeleceu em 1971, na 14 Conferncia Geral de Pesos e Medidas, sete grandezas como fundamentais e as demais como derivadas de combinao dessas sete. A tabela 1 apresentar as grandezas fundamentais, suas unidades de medidas e os smbolos, no SI. As grandezas derivadas so obtidas por clculos matemticos, a partir de grandezas fundamentais. Pode-se citar como exemplo, o clculo de reas e superfcies, obtidos por multiplicaes de comprimentos, que sero abordados nesse experimento. Tabela 1: Grandezas Fundamentais no SI, com as respectivas unidades e smbolos. Grandezas Fundamentais Comprimento Massa Tempo Corrente eltrica Temperatura termodinmica Quantidade de matria Intensidade luminosa Unidade metro Smbolo m

quilograma kg segundo ampre kelvin mol candela s A K mol cd

Adaptado de Halliday e Resnick. Fundamentos da Fsica 8 Ed. Muitas vezes torna-se necessrio trabalhar as unidades de medidas em escalas reduzidas ou bem elevadas. Para facilitar a compreenso, o SI definiu fatores multiplicativos que expressam os mltiplos e submltiplos das unidades. A tabela 2 indica alguns dos fatores mais usados. Tabela 2: Prefixo das unidades do SI. Fator 10-12 10-9 10-6 10-3 10-2 10-1 10 102 103 106 109 1012 Prefixo pico nano micro mili centi deci deca hecto quilo mega giga ter Smbolo p n m c d da h k M G T

Adaptado de Halliday e Resnick . Fundamentos da Fsica 8 Ed. Antes de efetuar uma medio deve-se conhecer a grandeza e o grau de exatido pretendido nos resultados e assim escolher um instrumento de medida mais adequado e previamente calibrado [2]. Nesse experimento, sero apresentados alguns instrumentos de medio com diferentes precises e ser necessrio escolher o mais indicado(s) , para determinadas situaes.

Com os resultados aferidos, necessrio fazer o clculo da margem de erro encontrada, procurando aproximar-se o valor obtido o mais prximo possvel de um valor desejado. A equao (1) trata do clculo de propagao de incertezas, ou seja, a margem de erro, para dados valores, em que g a incerteza de uma grandeza, A e B variveis da grandeza, A e B incertezas de A e B respectivamente e referindo-se que uma derivada parcial.

(1)

3. Descrio do Aparato Experimental Foram utilizados para o experimento: Paqumetro Micrmetro Rgua Transparente (30,00 cm) Trena (5,00 m) Pequena Esfera Cilindro de gesso Tampo de granito da bancada do laboratrio multiusurio V.

3.1 Paqumetro O paqumetro um instrumento de medidas lineares. possvel mensurar altura, largura e profundidade de objetos. A leitura realiza observando-se as rguas graduadas do cursor e da parte fixa do instrumento [3].

Figura1: Foto de um Paqumetro. Segundo a figura 1, podemos observar a estrutura de um paqumetro, que apresenta uma preciso de 0,05mm e um limite de 150 mm, ou seja, sua incerteza equivale diviso da menor escala permitida pelo instrumento dividido por dois, correspondendo a dois algarismos significativos.

3.2 Micrmetro O micrmetro, ou Palmer, foi inventado pelo Frances Jean Louise Palmer, com a necessidade de haver um instrumento de realizasse medidas mais precisas que o paqumetro. Sendo necessria a leitura de centsimos de milmetros de maneira mais simples possvel [3]. O micrmetro consiste em um aparelho baseado em fusos. Assim, a cada volta do tambor, o fuso micromtrico avana uma distncia chamada passo. Pela qual podemos obter a medida, dividindo o nmero de passo pelo nmero de divises do tambor [3]. Desta maneira, girando o tambor, cada diviso provoca um deslocamento de 0,01mm no fuso.

Figura 2: Foto de um Micrmetro (extrado [4]). Enfim, o Palmer conforme pode ser observado na figura 2 utilizado quando h necessidade de realizar medidas de objetos muito pequenos e com a maior preciso possvel. Pois apresenta uma resoluo, incerteza de 0,01mm. 3.3 Rgua Transparente (30,00 cm) A rgua um instrumento de medida linear com graduaes diversas, geralmente centmetros e milmetros, mltiplos do metro. Destinado a medir objetos de porte mediano, como se pode observar na figura 3.

Figura 3: Foto de uma Rgua Transparente de 30,00 cm (extrado de [5]). Este instrumento de media apresenta uma incerteza de 0,50mm, ou seja, a sua preciso no muito grande comparada com o paqumetro e micrmetro. Desta forma, sua utilizao destina-se melhor a objetos de porte maior. 3.4 Trena (5,00 m) A trena um instrumento de medida baseado na rgua, apresentando as mesmas caractersticas mtricas, como pode ser observado pela figura 4. Entretanto, de maior comprimento e flexibilidade.

Figura 4: Foto de uma Trena de 5,00m (extrado [6]). Seu uso prevalece nas construes civis, principalmente por pedreiros e engenheiros. Devido relevncia de sua incerteza em relao ao tamanho dos objetos a serem medidos. A sua incerteza de 0,50 mm, ou seja, o erro da medida realizada no objeto pode estar 0,50mm pra mais ou menos.

3.5 Esfera No experimento utilizou-se de uma pequena esfera, como pode ser observado pela figura 5.

Figura 5: Foto do cilindro de gesso, da esfera e do tampo de granito. 3.6 Cilindro de Gesso Ainda segundo a figura 5, podemos perceber parcialmente as dimenses do cilindro de gesso, junto pequena esfera e o tampo de granito utilizado para o experimento. 3.7 Tampo de Granito O tampo de granito utilizado para o experimento foi o do laboratrio multiusurio V, localizado na primeira bancada a esquerda. Como pode ser observado pela figura 6.

Figura 6: Foto do tampo de granito.

4. Procedimento de Medio Os critrios utilizados para a escolha dos aparatos de medio teve como principal relevncia a escolha dos instrumentos de maior preciso, julgando as dimenses dos objetos mensurados e a facilidade de leitura e manuseio dos equipamentos. Desse modo apesar do micrometro apresentar uma maior preciso do que uma trena, nem sempre ser o instrumento mais adequado para a medio dos objetos. 4.1 Esfera O instrumento utilizado para a mensurao do dimetro da esfera foi o paqumetro. Apesar de o micrometro ser um instrumento com uma maior preciso, o dimetro da esfera era quase do tamanho da escala do micrometro. Para chegar medida do dimetro, a esfera foi colocada na parte de mensurao do paqumetro, e depois de efetuada a medio correta, travou-se o cursor utilizando o parafuso de trava. 4.2 Cilindro A mensurao do cilindro foi feita a com a rgua transparente de 30,0 cm. Devido a um mais fcil manuseio do aparelho, a utilizao do paqumetro foi descartada. Para a coleta de medidas, apoiou-se o cilindro sobre o tampo de mesa, e efetuaram-se as mensuraes. 4.3 Tampo de granito Para a mensurao do tampo de granito foram utilizados dois instrumentos de mensurao; a trena e o paqumetro. O comprimento e a largura foram mensurados com a trena, e a altura com o paqumetro. Para a utilizao desses instrumentos na medio dessas grandezas foi levada em considerao a relevncia da sua incerteza em relao dimenso do objeto medido. A mensurao das dimenses do tampo de granito for realizada colocando a trava da trena em uma das extremidades do tampo e observando a medida obtida. J o uso do paqumetro, mensurou-se corretamente a altura, e travou-se o cursor.

5. Resultados das Medidas e Tratamento dos Dados 5.1 Clculo das reas: Calculou-se a rea superficial da esfera, cilindro e tampo de granito.Abaixo sero apresentadas as expresses utilizadas para os clculos das superfcies e os resultados obtidos. i) rea superficial da esfera: ( ) em que D o dimetro da esfera. Para D = 22,0 mm, tem-se : Ae = 1520,53 mm. ii) rea Superficial do cilindro: ( ) Em que D o dimetro do cilindro e H a altura. Para D = 103,00 mm e H = 83,00 mm, tem-se : Ac = 43522,0 mm. iii) rea do tampo de granito ( (4) ( ) (3) (2)

em que L1 comprimento , L2 a largura e L3 a espessura do tampo de granito. Para L1=1200,00 mm, L2 = 655,00 mm, L3= 33,600 mm , tem-se: At= 1696656,00 mm. 5.2 Clculo das incertezas das reas: i) Incerteza da rea da Esfera: ( ) (5)

Substituindo Ae de (2) , e derivando a rea em relao a D, tem-se : ( Para D = 22,00 mm , (6) = 0,05 mm, tem-se : = 6,91 mm.

ii)

Incerteza da rea do Cilindro: ( ) ( )

(7)

Substituindo Ac de (3) e derivando a rea em relao a H e a D, respectivamente, tem-se: ( [ ( e ] (8) = 334, 0 mm.

Para D = 103,0 mm, H = 83,0 mm,

= 0,5 mm, tem-se:

iii)

Clculo da Incerteza da rea do tampo de granito:

(9)

Substituindo At de (4) e derivando em relao a L1, L2 e L3, respectivamente, temse: [ ( ] [ ( ] [ ( e ]

(10) = 0,05

Para L1 = 1200 mm, L2 = 655,0 mm, L3 = 33,6 mm, mm, tem-se: = 1424,90 mm.

= 0,5 mm e

5.3 Razo entre as reas Expressou-se a razo entre reas efetuando a diviso, que resultou num valor constante (N) adimensional , conforme (11): (11) Aps realizar a diviso, necessitou-se calcular a incerteza do cociente, conforme (12):

[(

)]

[(

)]

[(

[(

*(

*(

[(

) ]

( i)

(12)

Clculo da razo entre rea do crculo e rea da esfera: Utilizando-se os valores calculados: Ac = 43522,0 mm , Ae = 1520,53 mm, e a

expresso (12) para o clculo da incerteza do cociente, tem-se: , ii) Clculo da razo entre rea do tampo de granito e rea do crculo: Utilizando-se os valores calculados: At= 1696656,00 mm, Ac = 43522,0 mm , e a expresso (12) para o clculo da incerteza do cociente, tem-se: , iii) Clculo da razo entre rea do tampo de granito e rea da esfera: Utilizando-se os valores calculados: At= 1696656,00 mm, Ae = 1520,53 mm, e a expresso (12) para o clculo da incerteza do cociente, tem-se: ,

6. Concluso A mensurao de qualquer tipo de grandeza fsica sempre ser acompanhada incertezas. Tais incertezas podem ser calculadas a partir de equaes matemticas que resultam na margem de erro que o aparelho de medio pode ter apresentado na coleta das medidas. De acordo com a as medidas tomadas no experimento, pode-se concluir que a razo entre a rea superficial dos objetos medidos so de: Ac/Ae = 28,62 ( At/Ac = 38,98 ( , At/Ae = 1115,83 ( 5,16). ,

A superfcie irregular e o acabamento do cilindro e do tampo de granito, respectivamente, podem ter gerado erros durante a mensurao, mesmo que medidos com aparelhos precisos em relao a sua dimenso. Alem de erros de observao e impercia dos instrumentadores.

7. Referncias Bibliogrficas [1] Halliday e Resnick. Os Fundamentos da Fsica 8 Ed. [2] Instituto de Pesos e Medidas do Estado de So Paulo (IPEM-SP). Disponvel em : [3] Marangoni, A.C. Livro de Fsica Universidade de Franca; 2008. [4] GDV Ferramentas Disponvel em:

<http://www.gdvferramentas.com.br/instrumentosdemedicao.html> Acesso em: 07 de set. de 2011. [5] Papelaria Import Disponvel em:

<http://www.importpaperpapelaria.com.br/prod_detalhes.asp?produto_ID=3797> Acesso em: 07 de set. de 2011. [6] Total Ferramentas Disponvel em:

<http://ferramentastotal.azlojavirtual.com.br/produto/detalhe/13109-Trena-com-fitametalica-5m-x-1mm-Vonder> Acesso em: 07 de set. de 2011. [7] Vuolo, J.H. Fundamentos da Teoria de Erros Ed. Edgard Bjucher LTDA 2ed; 1996.

You might also like