You are on page 1of 14

REDENO Depois do pecado de Ado, o ser humano se desviou do propsito de Deus para sua vida, de ser Sua imagem

e semelhana, dirigido pelo Seu Santo Esprito, para Sua honra e Sua glria. O homem se tornou independente de Deus mas passou a ser controlado pela sua natureza m e pecaminosa. Deus, em sua infinita misericrdia e amor, enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para que pagasse o preo pelos nossos pecados e pudssemos nos aproximar novamente Dele. Muitos recebem o sacrifcio de Cristo, mas a Palavra s vezes semeada entre os espinhos, que a sufocam quando ela quer crescer. O Tentador, atento s fraquezas do homem, oferece ele os mais diversos meios de agradar sua carne, atravs do pecado. Cabe ao homem no se deixar dominar. Mas o Tentador astuto, e cada vez que o Ser Humano cai, sua natureza m ressurge aos poucos, tentando domin-lo novamente. Entretanto o Esprito Santo, O Consolador que Deus enviou no desiste e tenta mostrar ao homem que ainda h uma sada se ele se arrepender, mas isso s se ele quiser.

PERSONAGENS

Ser Humano - Representa todos os homens e mulheres que ouvem a Palavra de Deus, a recebem, mas se deixam levar ao serem tentados.

Natureza M/ Velho Homem - quem controla o Ser Humano sem Deus. Quando o homem recebe o sacrifcio de Cristo na cruz, sua natureza m torna-se seu velho homem, pois j no mais vive por ele, mas agora o Esprito de Deus quem o dirige.

O Semeador - aquele que semeia, prega a Palavra do Senhor, com o objetivo de alcanar frutos, vidas transformadas, salvas pelo amor de Deus, para a honra e glria do Senhor.

O Consolador - o Esprito Santo de Deus, quem Ele envia para consolar e dirigir o Ser Humano quando este recebe o sacrifcio que Cristo fez por ele na cruz.

O Tentador - O Inimigo de Deus e do homem, que para derrub-lo oferece a ele as coisas que agradam sua carne, mas desagradam a Deus, tentando afastar o Ser Humano o mximo que puder de seu Criador.

A Hipocrisia - aquela que ensina o homem ter uma vida dupla, fingindo ser o que no fundo ele realmente no . Ensina-o a agir de maneiras diferentes, dependendo do lugar e da situao, conforme lhe convm.

A Ambio - Ela quem diz ao ser humano, que sem dinheiro, riquezas, poder, bens materiais e coisas do gnero, ele no pode viver. Ensina-o que ele deve servi-la e que sem ela, ele no pode ser feliz, que sem ela, ele no nada.

A Luxria - Ela forma mais palpvel da vontade carnal do homem, a impureza, a sensualidade. Constantemente tenta convenc-lo que nela no h mal nenhum, que seus desejos por ela so naturais e normais.

A Ira - Ela como um incndio florestal que quando enche o Ser Humano por completo, incontrolvel. Demonstra-se atravs da raiva, do dio, da falta de amor e de perdo. o mal que mais se exterioriza no homem.

A Mentira - Ela tenta mostrar-se sempre necessria e inocente. Tenta enganar o homem dizendo que s vezes precisa us-la visando um bem maior. Quando domina o Ser Humano, faz ele acreditar at mesmo que ela a verdade.

A Dvida - Ela se apresenta como uma negociante que vende suas ideias, histrias, cincias, filosofias e falsas religies, sempre visando fazer o homem se questionar a respeito de Deus, do Esprito Santo e da salvao atravs de Jesus Cristo.

O Medo - Ele uma das ltimas armas do Tentador para tentar desviar o homem de Deus, faz-lo parar de confiar no Esprito Santo e no poder do Senhor para salv-lo e guard-lo. Para isso o medo tenta assustar o Ser Humano o quanto puder.

A Culpa - Ela vem para definitivamente destruir o homem, pra lhe afastar definitivamente do caminho perfeito, para confirmar sua dvida sobre o poder de Deus e o Esprito Santo em sua vida. Ou na direo do Esprito Santo lev-lo ao arrependimento.

Jesus Cristo - O Filho do Deus vivo que veio ao mundo como homem para pagar o preo do nosso pecado, sendo humilhado e morto por nossa causa, para nossa redeno. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou dentre os mortos, vencendo a morte, o diabo, o inferno e o pecado.

Narrador - No um personagem, ele narra as cenas no desenrolar da pea.

OBSERVAES

Esta pea teatral uma pantomima, ou seja no h nenhuma fala dos personagens dita por eles, apenas a narrao e a mmica. Cada personagem ter sua vestimenta especfica com o nome do que representa escrito nela. Tambm usar uma mscara de acordo com suas caractersticas. A trilha sonora deve ser adaptada conforme as caractersticas de cada personagem.

Ser Humano - Parte superior branca, inferior, jeans e tnis branco. Se possvel roupa estritamente igual para o personagem Natureza M/ Velho Homem. Mscara com um desenho de um rosto comum, sem expresso significativa. Muda-se a mscara para uma com a expresso de felicidade quando o Esprito Santo comea a dirigi-lo e no momento da redeno. Luvas brancas.

Natureza M/ Velho Homem - Idem ao personagem Ser Humano, exceto pela mscara que ser sempre a mesma, sem expresso. Luvas brancas.

O Semeador - Roupa usual. Um saco de sementes que ele semeia na plateia Mscara com expresso alegre mas com o suor do trabalho de levar a Palavra de Deus. Luvas brancas.

O Consolador - Roupa branca longa, nela est escrito no centro em destaque, preto: Consolador, no resto da roupa est escrito em cinza: Esprito Santo, Deus, Jesus Cristo, Yaweh, Elohim, Verbo, Palavra de Deus. Placa escrita Perdo.

O Tentador - Roupa social preta. Uma rosa vermelha. Recipiente com sangue falso. Mscara com um sorriso irnico e olhar malfico, uma lgrima de sangue sai de um de seus olhos. Luvas pretas.

A Hipocrisia - Roupa de duas cores, de preferncia preto de um lado e branco do outro. Mscara tambm de duas cores, expresses opostas em cada um dos lados da mscara. Uma luva branca e outra preta.

A Ambio - Roupa elegante. Dinheiro na mo. Mscara com sorriso extremamente exagerado, com olhos bem abertos e alguns cifres nos lados. Luvas coloridas.

A Luxria - Roupa usual. Mscara com sorriso e olhar atraentes, um corao desenhado em um dos lados e do outro um coelhinho de gravata. Luvas vermelhas.

A Ira - Roupa preta, botas, luvas pretas, correntes e acessrios do gnero. Mscara com expresso de extrema raiva. Luvas cinza.

A Mentira - Roupa virada. Mscara pintada de ponta cabea. Luvas brancas cortadas nos dedos.

A Dvida - Roupa de vendedor/ negociante, pontos de interrogao na roupa. Mscara com expresso enigmtica e alguns pontos de interrogao. Saco grande com ponto de interrogao, cheio de livros forrados de branco, com interrogaes no centro. Luvas brancas.

O Medo - Roupa preta rasgada. Mscara com expresso de medo nos olhos, grandes e totalmente brancos. Nariz e boca com expresso de raiva, sangue escorrendo da boca. Luvas pretas rasgadas.

A Culpa - Roupa preta e longa. Espcie de sobretudo, rasgado e picotado com capuz que cobre todo o rosto. Mscara totalmente preta. Correntes amarradas nas pernas. Chicote.

Jesus Cristo - Roupa Branca longa com manto vermelho que envolve a parte superior acima de um dos ombros e abaixo do brao oposto ao quele ombro. Mscara sem rosto, s com a coroa de espinhos e sangue. Sem luvas, a marca dos pregos pintada nas mos, com sangue escorrendo.

CENA 1 O MUNDO JAZ NO MALIGNO (INTRODUO)

Apagam-se as luzes e comea a narrao (tambm, se possvel, pode ser feito um vdeo de introduo editado imagens de acordo com a narrao).

Narrador O mundo inteiro jaz no Maligno, 1 Joo captulo 5, versculo19. Depois que o pecado entrou no mundo, o homem acreditou que podia ser independente de Deus e o corao de todos se encheu de maldade. Veio ao mundo a violncia, a misria, o erro, a prostituio, a impureza, a idolatria, as feitiarias, a inimizade, o cimes, a ira, a discrdia, a inveja, a hipocrisia, a mentira, coisas semelhantes a essas e todo tipo de males. (pausa) E o pecado tinha um preo, seu preo era a morte. (pausa) Mas Deus em sua

infinita misericrdia, bondade e amor, enviou seu Filho para morrer em nosso lugar, para que tivssemos mais uma chance de nos aproximarmos Dele. Jesus foi morto, mas ressuscitou, venceu o pecado, a morte e o inferno. Agora Ele nos oferece a salvao, a liberdade e a vida eterna, mas cabe a cada um de ns decidir se queremos, (pausa) ou no.

CENA 2 - O VAZIO

Acendem-se as luzes. Entra o Ser Humano e o Consolador atrs dele, dirigindo seus atos.

Narrador Quando o homem se afastou de Deus por causa do pecado, ele conseguiu a independncia que queria, mas se tornou dependente da sua Natureza M, que controla todos os seus atos, [...]

Natureza M entra, empurra o Consolador e comea a tomar o controle do Ser Humano, ela troca a mscara dele com a expresso de alegria por uma sem expresso. Ele olha para suas mos e para si mesmo se sentindo diferente, Natureza M faz o mesmo ao mesmo tempo, a partir de agora em todas as prximas cenas.

Narrador [...] na maioria das vezes de uma forma muito sutil, digamos, (irnico)bonita aos olhos de seus semelhantes, [...]

Ser Humano cumprimenta algum na plateia e quando vai embora abana.

Narrador [...] mas na sua mente, ainda reina o pecado. Todo Ser Humano sabe do vazio que h em seu corao, por estar longe do seu criador, sabe que por mais bom que ele possa parecer, ou no, existe algo maior, existe algo melhor, existe algo, ou algum que pode preencher esse vazio. [...]

Ser Humano fica pensativo, olha para os lados, olha para si mesmo, toca no seu corao e anda de um lado para o outro devagar.

Narrador [...] As pessoas buscam de vrias maneiras, com paixes, vcios, religies, como preencher o que est faltando, mas nada funciona, a no ser uma coisa.

Durante a narrao, Ser Humano se mostra apaixonado, fazendo um corao com as mos e se mexendo um pouco para os lados. Pega uma garrafa e comea a beber e depois um cigarro e comea a fumar. Ajoelhase, faz o sinal da cruz e comea a levantar as mos e depois se abaixar at tocar o cho algumas vezes. Ele se levanta, toca no corao e faz o sinal de negativo com a cabea, demonstrando que aquilo no preencheu o vazio que h nele. Apagam-se as luzes.

CENA 3 - O SEMEADOR SAIU A SEMEAR

Luz focada no semeador, que vem em direo ao Ser Humano, e enquanto anda via lanando suas sementes na plateia

Narrador E o Semeador saiu a semear. Poucos tem a coragem que ele tem. Passar por lugares ridos, sombrios, e desconhecidos, em solo rochoso, entre os espinhos, em terra seca, at um dia chegar a terra frtil, onde a Palavra de Deus semeada cresce e d frutos.

O Semeador chega perto do Ser Humano aos poucos, ele desconfia, mas ouve o que o Semeador tem a dizer, ele fala da Palavra de Deus. Ser Humano se mostra desconfiado a princpio, mas aos poucos aceita a palavra do Semeador. Ser Humano tem a mscara trocada mais uma vez pela de expresso alegre. Natureza m se afasta aos poucos, como se no fosse ela que estivesse controlando seus movimentos, levada at a cruz que se encontra na parte de trs. Ela crucificada com muita resistncia, mas acaba na cruz como se estivesse morta. Depois de crucificada, trocada a inscrio em sua roupa que passa a ser Velho Homem. O Consolador toma o lugar de Natureza M e passa a dirigir Ser Humano.

Narrador Quando recebemos o sacrifcio que Cristo fez em nosso lugar, na cruz, por ns, como se ns mesmos tivssemos sido crucificados. Ns abrimos a porta do nosso corao para Ele entrar, e Ele, atravs de seu Esprito Santo, O Consolador, vem at ns para nos dar descanso e sabedoria, para nos guiar no caminho que nos leva a vida eterna, para dirigir os nossos passos conforme a Sua vontade, que boa, perfeita e agradvel.

Apagam-se as luzes.

CENA 4 - O TENTADOR

Narrador (devagar) Mas muitas vezes espinhos tambm crescem em solo frtil.

Entra o Tentador com um rosa na mo, luz focada primeiro na rosa. Luzes vermelhas vo se acendendo enquanto ele caminha em direo ao Ser Humano.

Narrador O Tentador( ESSE NARRADOR DIFERENTE): Quais so as suas fraquezas? Sutil, cruel, a face mais elegante e perspicaz do mal. Ele tenta imitar o Consolador, dando seu falso consolo atravs das coisas que atraem nossa carne. (pausa) Mas h sangue em suas mos. [...]

O Tentador levanta um pouco o brao e aperta o recipiente com sangue falso at ele escorrer na sua mo e pingar no cho. Ele olha para a mo enquanto realiza o ato e depois para o cho. Abaixa novamente o brao e comea a rodear e observar Ser Humano. O Consolador abaixa a cabea de Ser Humano para que ele no veja o Tentador.

Narrador [...] Ele j levou milhares para o abismo com suas mentiras. Quais so as suas fraquezas? o que Ele te pergunta a todo instante, e quando ele descobre uma delas [...]

Ser Humano levanta cabea empurrando a mo do Consolador, que a partir de agora tenta convencer constantemente o Ser Humano a no se levar pelas tentaes que viro, mas sempre rejeitado por ele. Ser Humano comea a olhar para o Tentador. Ao mesmo tempo o Velho Homem levanta a cabea da mesma maneira que Ser Humano e olha na mesma direo que ele, a partir de agora, o Velho Homem comea a tentar se desprender da cruz. O Tentador, como se tivesse descoberto as fraquezas do Ser Humano se afasta um pouco e comea a oferecer as tentaes. Sempre que uma tentao oferecida, o Tentador apenas cruza os braos observa o que acontece.

Narrador [...] o seu jogo comea.

CENA 5 - A HIPOCRISIA

Entra a Hipocrisia guiada pelo Tentador. Mostra-se primeiro de frente para a plateia, revelando suas duas faces e seus dois lados, depois mostra um lado de cada vez, agindo de maneiras diferentes de acordo com a face que aparece. Ela ensina o Ser Humano agir de maneiras diferentes em ocasies

diferentes conforme lhe convm. Com a Igreja age como um santo, no mundo como mundano.

Narrador A Hipocrisia: ( ESSE OUTRO NARRADOR) Eu sou, mas eu no sou, contradio, nimo dobre quem sabe. Duas faces, (irnico) afinal, todos tem seu lado bom e seu lado mau. ( intimador) Quem voc quando est sozinho? Quem voc diante das pessoas? Ou voc apenas o que lhe convm ser em determinadas situaes. Afinal, todos tem seu lado bom e seu lado mau. No estou certo? Certo, errado, o que importa, eu sou mas no sou. Vou te ensinar a ser como eu. Ser o que convm ser onde voc estiver.

Sai a Hipocrisia, um dos braos do Velho Homem se desprende da cruz, ele continua tentando se soltar, mas continua com o resto do corpo preso.

CENA 6 - A AMBIO

Entra a Ambio conduzida pelo Tentador, ela tem em suas mos muito dinheiro e atira na frente do Ser Humano uma nota, que desesperadamente se ajoelha para peg-la. Ambio mostra que tem mais, mas para que o Ser Humano as tenha, ele deve servi-la. Ela atira uma nota de cada vez no cho e o Ser Humano engatinha atrs dela juntando as notas.

Narrador A Ambio: (OUTRA VOZ DIFERENTE) (irnico) S quero te fazer feliz, ora, ningum vive sem dinheiro, sem os bens materiais que os satisfazem. Voc no diferente, eu sei, eu te conheo. Sirva a mim e eu te darei o que voc quiser. Fama, fortuna, viagens, a vida que todos sonham ter. Acredite, sem mim no existe felicidade, (ameaador) sem mim voc no ningum, sem mim voc no nada.

A Ambio joga o resto do seu dinheiro no cho e sai, o Velho Homem continua tentando de desprender da cruz, cada vez com mais fora. O Ser Humano continua ali prostrado, juntando e olhando para o dinheiro que a Ambio atirou no cho.

CENA 7 - A LUXRIA

Entra a Luxria devagar, acompanhada pelo Tentador. Ela olha uma vez para a plateia e depois constantemente para o Ser Humano enquanto anda envolta dele. a nica personagem que atua toda a cena junto com o Tentador, que a conduz pelo brao. Ser Humano tambm olha constantemente para ela.

Narrador A Luxria: OUTRA VOZ (irnico e suave) Sensualidade, o que h de mal nela? Uma foto, uma revista, uma olhada, quem sabe uma noite. O que pode haver de mal nisso? (srio) Mas a pergunta no esta, mas sim, o que h de mal no seu corao? (surpreso) Espere! Ela est acompanhada? Sim, ela tambm foi tentada a ser assim. Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer? A luxria diz, siga o seu corao. (irnico) Afinal, o que h de mal nela? Uma foto, uma revista, uma olhada, quem sabe uma noite. O que pode haver de mal nisso?

Ser Humano segue Luxria at a sada e depois volta, aparentando estar um pouco tonto. Velho Homem desprende o outro brao da cruz, mas seu corpo e pernas ainda esto presos. CENA 8 - IRA

Entra a Ira, rpido, caminha por todos os lados, O Tentador nem consegue lev-la at o Ser Humano. Ela parece gritar no ouvido dele. Ser Humano comea agir como a Ira, atira alguns objetos, briga com a plateia

Narrador A Ira: (bravo) Raiva, dio, dor, maldade, falta de amor e perdo (suspiro). (normal) Com estas palavras pode-se descrev-la, ela vem aos poucos, mas com o tempo se torna incontrolvel como um incndio florestal. Quem poder det-la, ela j tomou conta do seu corao! [...]

Raiva vai embora e Ser Humano senta no cho, coloca as mos na cabea.

Narrador [...] (choro e medo) Mas a culpa no minha, foram eles, foram eles, [...]

Ser Humano se levanta e se mostra novamente revoltado. O Velho Homem consegue soltar o corpo da cruz, mas seus ps continuam presos.

Narrador [...] eu os odeio! (tom vai diminuindo at alcanar a normalidade) Eu os odeio, eu os odeio. Raiva, dio, dor, maldade, falta de amor e perdo. Com estas palavras pode-se descrev-la, ela vem aos poucos, e aos poucos tomou conta do seu corao.

CENA 9 - A MENTIRA

Entra a Mentira conduzida pelo Tentador, entra com as mos no bolso, fingindo no ter interesse no Ser Humano, ela fala algumas vezes ao seu ouvido.

Narrador A Mentira: (irnico)( NO O MESMO NARRADOR DA PEA ) verdade, diria ela. Ah, quem nunca mentiu? Mas claro, sempre foi por uma boa causa. (dvida) Sempre foi por uma boa causa? Ou isso mais uma mentira? Quem se importa, eles acreditam. (irnico) Eu sou a verdade, diria ela, (certeza) mas nos seus olhos pode-se ver o engano, nos seus olhos pode-se ver o erro, o caminho que ela conduz leva para a perdio. Quando descobrirem realmente a verdade, a mentira no vai mais estar ao seu lado, nem ela, nem ningum. Ela afasta os seus amigos, seus familiares, conhecidos, te traz m fama e corrompe os seus pensamentos e o seu corao. (irnico) Mas verdade, diria ela. Acredite, no h nada oculto que no venha a ser revelado.

Ser Humano, depois que a Mentira cochicha em seu ouvido vai e fala no ouvido de algum na plateia, depois faz sinal de positivo com a cabea. Sai a Mentira. O Velho Homem continua tentado se desprender da cruz. CENA 10 - A DVIDA

Entra a Dvida, olhando atentamente para a plateia, depois se vira para o Ser Humano e comea a analis-lo, Ser Humano tambm olha na direo do olhar da dvida. Dvida abre a sua sacola e oferece um livro ao Ser Humano, ele a princpio no tem muita reao.

Narrador A Dvida: Enigmtica. DIFERENTE DO NARRADOR DA PEA Como? Quando? Onde? O qu? Por qu? Como posso crer no que no vejo? Ela vem como uma negociante que vende as suas ideias: cincias, histrias, filosofias, falsas religies e tudo o que sua mente puder comprar. O seu preo? Nenhum no incio. Mas mais tarde, nem todo o ouro do mundo pode pag-lo. [...]

Nesse momento, Ser Humano olha para o Consolador e comea a duvidar dele, o Consolador chega perto e Ser Humano finge que no o v nem o ouve, e continua lendo o livro oferecido pela Dvida.

Narrador [...]Como? Quando? Onde? O qu? Por qu? Como posso crer no que no vejo?

Sai a Dvida e o Ser Humano continua lendo o livro, Velho Homem consegue desprender uma perna da cruz, mas continua com a outra presa.

CENA 11 - O MEDO

As Luzes se apagam.

Narrador O Medo: (amedrontador) como um vento frio que sobe desde a ponta de seus ps e toma conta de todo o seu corpo. Glido, temvel, assustador, apavorante. [...]

As luzes se acendem rapidamente, Medo assusta a plateia com um grito.

Narrador [...] O que voc sente quando est sozinho a noite? As trevas tentam cobrir voc para assust-lo e afast-lo de quem pode te proteger. [...]

As luzes se acendem rapidamente, Medo assusta Ser Humano com um grito.

Narrador [...] Voc tenta despist-lo mas no consegue.[...]

As luzes se acendem definitivamente, Ser Humano est sentado com as mos nos ouvidos, Medo anda em volta dele. O Consolador tenta se aproximar, mas Ser Humano se vira para o lado oposto a ele algumas vezes.

Narrador [...] (normal) Porque s o verdadeiro amor lana fora todo o medo. Mas se o verdadeiro amor, o que vem de Deus no estiver em voc, o Medo continuar l. (amedrontador) Ele como um vento frio que sobe desde a ponta de seus ps at tomar conta de todo o seu corpo. Glido, temvel, assustador, apavorante. Voc pode tentar despist-lo, mas no vai conseguir, pois s o verdadeiro amor lana fora todo o medo.

O Medo olha para a cruz, e v que o Velho Homem conseguiu se libertar. O Velho Homem corre em direo ao Ser Humano, senta no cho atrs dele e imita suas aes. O Consolador cai aos poucos, coloca as mos no rosto como se estivesse chorando. Medo vai embora e as luzes se apagam.

CENA 12 - A CULPA

As luzes se acendem, o Velho Homem agora controla novamente Ser Humano, ele anda devagar de um lado para o outro com o rosto voltado para o cho.

Narrador Depois de todos os seus pecados, o Ser Humano acaba por deixarse ser controlado novamente por sua Natureza M, por seu Velho Homem. Mas quando isso acontece, vem sobre ele a mais terrvel sensao que ele j possa ter experimentado. [...]

Luzes se apagam e ficam s acesas as luzes vermelhas que antes conduziram o Tentador. Entra a Culpa lentamente. Ser Humano olha assustado e perplexo, vai um pouco para trs mas depois para e olha atentamente para a Culpa enquanto ela se aproxima dele.

Narrador [...]Mais cruel que o Tentador, mais fria e assustadora que o Medo e com mais raiva do que a Ira.

Quando ela chega perto ele cai no cho, mas continua olhando para ela, ela levanta o chicote rapidamente e para.

Narrador A Culpa: [...]

Agora Culpa bate no Ser Humano, constantemente e lentamente. Ele coloca a mo no rosto e sofre muito.

Narrador [...] Ela vem para te destruir, pra te afastar definitivamente do caminho perfeito, para confirmar sua dvida sobre o poder de Deus e o Esprito Santo em sua vida. No se deixe dominar por ela. Ela vai te machucar, sim, vai. Mas no deixe ela te destruir. No deixa ela te afastar do Consolador. Clame! Clame! Clame por socorro! (pausa) (grito) Deus!

Silncio. A Culpa para de bater no Ser Humano e olha para o Consolador. Ele se levanta, pega algo (a placa onde est escrito Perdo) e vai em direo Culpa, mostra a placa para ela, sem ainda mostrar para a plateia.

Narrador Mas o Senhor tambm a usa, para que nosso corao chame por Ele, para que na nossa fraqueza venhamos ver que necessitamos desesperadamente do Seu amor.

A Culpa olha para o perdo, depois para O Consolador e para o Ser Humano, depois vai embora devagar pelo mesmo lugar que entrou.

Narrador Deus, Jesus Cristo, O Perfeito Amor, O Consolador, O Esprito Santo ainda no desistiu e jamais vai desistir de voc. No importam os seus pecados, no importa a sua hipocrisia, no importa a sua ambio e a luxria que h em seu corao. No importa a ira, no importam suas mentiras, nem suas dvidas, nem o medo que toma conta do seu corao. Jesus morreu em seu lugar, para que voc fosse livre dos seus pecados e agora ele quer mudar sua vida e sua histria, agora ele quer te oferecer o seu perdo. Cabe a voc receb-lo, ou no.

O Velho Homem se levanta e vai embora correndo. O Consolador vem e consola o Ser Humano e oferece a ele a placa. Ser Humano, se levanta feliz, mostra a placa onde est escrito Perdo e abraa o Consolador. O Tentador tenta se aproximar rpido em com raiva, mas o Consolador o repreende com a mo, Ser Humano faz o mesmo ao mesmo tempo. O Tentador se afasta tambm correndo. Apagam-se as luzes.

CENA 13 - REDENO

Narrador Deus nos mostrou o quanto nos ama atravs de Jesus Cristo, que morreu por ns quando ainda vivamos no pecado. A sentena de morte que estava sobre ns, foi rasgada. Ele morreu para nossa redeno, e ao terceiro dia ressuscitou, vencendo o pecado, a morte e o inferno. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu nico Filho, para que todo o que nele cr no morra, mas tenha a vida eterna. Basta voc querer.

Ser Humano est agora ajoelhado perante a cruz, mas quem est nela Jesus Cristo sendo pregado. Cada vez que se houve o barulho da batida do martelo, a luz se acende momentaneamente. Depois de algumas batidas, a luz se acende definitivamente e Jesus olha para o alto.

Narrador Est consumado!

A cabea de Jesus volta-se para baixo e as luzes se apagam.

Narrador (devagar) Basta voc querer. Voc quer?

As luzes se acendem e todos agradecem a plateia

FINAL

Pregao e orao. ALGUMAS OBSERVAES:

PRECISA TER UM NARRADOR DA PEA E OUTRAS VOZES DIFERENTES PARA A NARRAO DOS PERSONAGENS COMO GRIFADO DE VERMELHO PRECISA TOMAR CUIDADO COM OS PERSONAGENS, COLOCAR PESSOAS AINDA NO BATIZADAS EM DETERMINADOS PAPIS PODE CAUSAR problemas CADA ENSAIO PRECISA COMEAR COM ORAO, TEATRO UMA REA QUE O DIABO TRABALHA... OREM SEMPRE E INCENTIVEM OS INTEGRANTES A ORAR EM CASA SEMPRE EM PROL DA PEA CASO FOR FAZER A TRILHA, CUIDADO PARA NO FICAR MONTONA. O NARRADOR PRECISA TER DINAMICA INVISTAM EM CENRIO, FIGURINO E ILUMINAO E TRILHA SONORA, ISSO ENRIQUECE O TEATRO OBSERVEM HORRIOS DE ENSAIOS E DIAS, NO DEIXE QUE ESTE TEATRO SEJA UM PESO NA VIDA DOS IRMOS, ENSAIEM EM HORRIOS REGULARES, NO AVANANDO A HORA... LEMBREM-SE QUE O MAIS IMPORTANTE A REDENO, INVISTA FORTE NESSA PARTE, PARA QUE AS PARTES MS DA PEA NO FIQUE MAIS INTERESSANTE QUE O FINAL. O PAPEL DE JESUS DEVE SER FORTE E A PARTE FINAL DA REDENO PRECISA SER MUITO MAIS MARCANTE QUE TODA A PEA. OREM, OREM E OREM!!!

You might also like